Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2020

Recommended Posts

No evento de frio úmido do miolo de Agosto de 2014, o Mirante variou entre uma mínima de 9°C e uma máxima de 12°C no dia 14, e aquele evento foi com uma advecção polar bem mais modesta no quadro sinótico se comparada ao que está sendo previsto para essa. Como podemos vê nesse mapa de reanálise do auge da advecção polar:

F3OyVzGQ71NywwgUfszZGzefmCz8n054pPJat7ytq0ze9MR4S3x3DE9s84Yb5lSXOfhMCApS8Nl5oy8d0wQamuzG9lpOzvy5rCqQJN2ZULlaqWypkzo81A7AIVmIV49P-LJwt5bl

Tou acreditando que o frio possa tar um pouco subestimado para São Paulo. Mesmo com tempo úmido dificilmente a temperatura não vai abaixo de 10°C mesmo no centro da cidade, em um cenário com uma advecção tão poderosa. Na torcida aqui rs 🙏

• Like 11

1 minuto atrás, Moretão disse:

Mudanças...

GFS diminuiu bastante a neve...

1085258790_Screenshotat2020-08-19083225.png.0292c3a86745e62cd1b5dd91f8917972.png

Europeu por sua vez... aumentou consideravelmente.

315338095_Screenshotat2020-08-19080907.png.a55c32d11369d9a2dcfdcbc0398f2975.png

Os dois modelos indicam neve para Alfredo Wagner e proximidades. No momento a sorte parece estar com o @Tomás WRuas.

Paraná: Não está nos mapas, mas o ECMWF coloca neve no interior de Campo Largo e Campo Magro.

Prever neve é muito difícil, no evento de junho nevou (muito pouco, quase nada...mas nevou) em Palmas-PR, nenhum modelo previa isso e aconteceu. A partir de agora muitas variáveis podem diminuir ou aumentar a intensidade do evento...agora sai a estatística, física e entra o imponderável...tudo pode acontecer pra mais ou pra menos. 

• Like 8
  • Thanks 2

Bom dia! Ontem em Sao Paulo o dia foi nublado, com um pouco de chuva de madrugada e também no fim da manha/comeco da tarde. No fim da noite choveu forte, mas rápido por aqui, com raios e trovoes, mas sem granizo. Nas estacoes do CGE mais próximas de casa foram entre 9 e 12 mm nesta pancada, com duracao de uns 15 minutos. A temperatura variou entre 14-15°C e 18°C. Hoje temos muitas nuvens, mas já com algumas aberturas de sol. Faz 18°C e a máxima prevista é de 26°C.

Em Buenos Aires, ontem o dia foi ensolarado e novamente a cidade teve fumaca, as queimadas no interior do país continuam terríveis pelo visto. A temperatura variou entre 9,5°C e 21,4°C. Hoje a madrugada foi nublada, ventosa e com queda de temperatura. Agora o sol aparece, faz 6,2°C e sensacao térmica de apenas 3,3°C. Ao longo do dia, máxima de 12°C, ainda mais vento e possibilidade de chuva, inclusive durante a noite e já com temperatura de 6°C. Amanha cai pra 2°C, mas infelizmente já com tempo aberto.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 8

8 minutos atrás, Bruno D disse:

No evento de frio úmido do miolo de Agosto de 2014, o Mirante variou entre uma mínima de 9°C e uma máxima de 12°C no dia 14, e aquele evento foi com uma advecção polar bem mais modesta no quadro sinótico se comparada ao que está sendo previsto para essa. Como podemos vê nesse mapa de reanálise do auge da advecção polar:

F3OyVzGQ71NywwgUfszZGzefmCz8n054pPJat7ytq0ze9MR4S3x3DE9s84Yb5lSXOfhMCApS8Nl5oy8d0wQamuzG9lpOzvy5rCqQJN2ZULlaqWypkzo81A7AIVmIV49P-LJwt5bl

Tou acreditando que o frio possa tar um pouco subestimado para São Paulo. Mesmo com tempo úmido dificilmente a temperatura não vai abaixo de 10°C mesmo no centro da cidade, em um cenário com uma advecção tão poderosa. Na torcida aqui rs 🙏

Esse frio foi tiro curtíssimo, no dia seguinte a máxima já bateu nos 18ºC.

• Like 5

1 hora atrás, Jean Carlo disse:

Que manhã de quarta feira é esse em 😨, 2 temporais já passaram por aqui um as 6 horas e outro agora as 8, 20 mm já acumulados, agora venta forte e faz apenas 15°C.

Jean Carlo,

o modelo Cosmo do Inmet, vinha indicando desde sábado, muita chuva na quarta no Paraná, valores acima de 60 mm em várias regiões do estado.

• Like 5

9 minutos atrás, Renan disse:

Que legal ! Boa sorte na empreitada e tomara que possa nos trazer fotos e vídeos de um manto branco de neve. 

Estou confiante pelo evento, tem grandes chances de ser o melhor desde 2013 (até porque entre 2014 e 2019 não houve nada importante). 

Renan, eu não acredito num evento parecido com julho de 2013, pois nakele houve muita neve em uns 100 municípios catarinenses e em muitos paranaenses, inclusive acumulados grandes no centro sul do Paraná, chegando mais fraco, mas chegando até Curitiba.

Tem outro detalhe q são as mínimas nakela ocasião: -4°C aki, -2°C INMET Curitiba e -5°C no interior.

Neste não há nem previsão de 0°C pelo q estou vendo.

Eu acho, minha visão, q este evento se parecerá com o de Agosto/2013 no Rio Grande do Sul. Portanto, akele evento, só q posicionado mais pro norte.

Porquê não houve na ocasião negativas importantes na serra gaúcha. 

Caxias do Sul ficou coberta por neve mas mal chegou à zero grau no evento. Aliás lembrou Curitiba em 1928 q teve neve dentro de um período de 2 dias (não foram 2 dias nevando e sim neve durante a noite e q se estendeu madrugada a fora do outro dia, portanto 2 dias de qker maneira) mas a mínima no evento foi +0,2°C (frio intenso em altura e a linha do 0°C chegando à 900m).

Desta vez, Curitiba ficaria nos +2/+3°C e vai precisar muito do frio em altura q deve zerar na cota dos 1.200/1.400m. Claro, precipitações não podem faltar.

Outra semelhança com o evento de Agosto/2013 foi a enchente no nordeste gaúcho, pegando áreas de POA antes da neve.

Não temos enchentes ainda aki mas pq tava tudo muito seco, rios e reservatórios. Caso estivesse normal, já teríamos desabrigados no Paraná.

Então a semelhança com 2013 fica com o segundo evento, o de Agosto, mas ocorrendo uns 3/4 paralelos ao norte do q ocorreu na ocasião.

Abraço

• Like 10
  • Thanks 2

4 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Renan, eu não acredito num evento parecido com julho de 2013, pois nakele houve muita neve em uns 100 municípios catarinenses e em muitos paranaenses, inclusive acumulados grandes no centro sul do Paraná, chegando mais fraco, mas chegando até Curitiba.

Tem outro detalhe q são as mínimas nakela ocasião: -4°C aki, -2°C INMET Curitiba e -5°C no interior.

Eu acho, minha visão, q este evento se parecerá com o de Agosto/2013 no Rio Grande do Sul. Portanto, akele evento, só q posicionado mais pro norte.

Caxias do Sul ficou coberta por neve mas mal chegou à zero grau no evento. Aliás lembrou Curitiba em 1928 q teve neve dentro de um período de 2 dias (não foram 2 dias nevando e sim neve durante a noite e q se estendeu madrugada a fora do outro dia, portanto 2 dias de qker maneira) mas a mínima no evento foi +0,2°C (frio intenso em altura e a linha do 0°C chegando à 900m).

Desta vez, Curitiba ficaria nos +2/+3°C e vai precisar muito do frio em altura q deve zerar na cota dos 1.200/1.400m. Claro, precipitações não podem faltar.

Outra semelhança com o evento de Agosto/2013 foi a enchente no nordeste gaúcho, pegando áreas de POA antes da neve.

Não temos enchentes ainda aki mas pq tava tudo muito seco, rios e reservatórios. Caso estivesse normal, já teríamos desabrigados no Paraná.

Então a semelhança com 2013 fica com o segundo evento, o de Agosto, mas ocorrendo uns 3/4 paralelos ao norte do q ocorreu na ocasião.

Abraço

Carlos Campos,

em que dia nevou em Curitiba, no mês de julho de 1928?

Na torcida para os modelos aumentarem a neve nos estados do Sul, quero ver muitas fotos e vídeos.

Estou na torcida para os modelos acertarem os volumes de chuva aqui no Noroeste do Rio/divisa com Minas,estão indicando volumes de 20 a 40 mm, começando sexta indo até a noite de domingo.

Vi a previsão de máximas de sexta a sábado em 6 modelos, todos indicando máximas amenas na sexta a tarde e no sábado/domingo máximas baixas para o padrão de clima daqui.Na torcida que mantenham a chuva e o frio úmido nos próximos dias

• Like 5
  • Thanks 1

9 horas atrás, Darley disse:

Enquanto isso aqui em São Paulo o Mirante está com a média de chuva deste mês praticamente alcançada. Bem provável que às 09UTC seja superada. 

Alguém tem as previsões de quantos mm deve chover em São Paulo antes da volta do sol?

Tenho acompanhado isto e está difícil prever, muita oscilação nos modelos a gente fica no limite dos grandes acumulados do PR, é um tira e põe toda hora, mas a Climatempo tinha publicado uma matéria no site deles que a expectativa desta semana ia ser acumular entre 60 e 80mm, acho factível, a média é baixa em Agosto, só 36mm, para o mês mais seco do ano ver granizo, ouvir trovões, ver chuva volumosa em vários bairros, tá de ótimo tamanho. Agosto tem muito bloqueio, é difícil chover, geralmente o que cai na cidade é chuva fraca de um ou 2 dias de alguma FF que já passou pelo sul e deixou toda a chuva por la, sobrando por aqui os restos das instabilidades  e a infiltração. Mais ou menos como foi agora em Julho.

• Like 6

15 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Abraço

Concordo, amigo, e é capaz de nem ser melhor que o de Agosto 2013 na verdade. Porém, se pegamos o período de 2014 até hoje, aí sim, tem grandes chances de ser o melhor desde então, capisce ?

• Like 7
  • Thanks 3

Bom dia a todos.

Os modelos estão devolvendo um pouco mais do frio nas últimas rodadas. Há previsão de a MP atingir até 1038 hPa quando o centro já estiver na América do Sul.

O frio aqui pode ser um pouco mais duradouro e intenso. Que assim seja!

Podemos ter um frio vespertino bem interessante por aqui. Haverá recordes de menores máximas?

A menor máxima este ano está em 16,1˚C, em 16/7/20.

A menor máxima observada deste a implantação de minha estação é 13,6˚C, em 25/9/20.

No momento céu claro e vento forte do quadrante norte/ nordeste. Em plena pré-frontal a temperatura está em elevação: 20,6˚C/ 74%. A mínima hoje foi 16,3˚C.

• Like 10

2 horas atrás, Wagner97 disse:

Desde 2016 agosto tem sido mais úmido que o normal na nossa região, não necessariamente muito chuvoso, mas com sequencias grandes de tempo fechado e episódios de trovoada, muitobom!

Isso mesmo, desde então apenas o de 2019 teve pouquíssima chuva no Mirante.

• Like 4

Rodadas 0z mantiveram a neve nos pontos mais altos próximos a Curitiba. 

Pico Paraná (1800m aproximandamente)

image.png.4219cabb46653e253f202e0a6c79cc1d.png

Bradador (1500m aproximadamente)

image.thumb.png.ff8f4daec691073887553c13cbc4d810.png

Araçatuba (1700m aproximadamente)

image.png.8855b38fc960a09f3fc2f3ff48eedb0a.png

Torcida por surpresas em Curitiba. Euro colocou precipitação com temperatura negativa em 850 hpa. Snow level entre 1000m e 1200m

image.thumb.png.f550c38bedda721564568c94b6ceab06.png

• Like 14

5 minutos atrás, Cristiane Wohlers disse:

Muito obrigada @Renan, @Carlos Campos, com certeza, seja como for nossa aventura, será registrada🤩🤩 e compartilhada com vcs, estamos arrumando, organizando nosso Golzinho Bala, para mais uma!!

Acompanhando esse forró da modelagem kkk❄🌨☃️🌞

Cristiane Wohlers,

na torcida para vocês verem muita neve.

• Like 6
  • Thanks 1

Não acredito em um evento semelhante a 2013.

Em 2013 nevou intensamente em várias regiões, mas a janela para isso foi curta, começou a noite e se fechou no começo da manhã no dia seguinte.

Dessa vez a janela para neve é muito grande em se tratando de Brasil, começa na manhã de quinta e se fecha no começo da madrugada de sábado.

Com certeza vai ser ter vários locais com várias pancadas ao longo desse período sem acumular, assim como vai ser locais com uma bela camada branca.

É a minha opinião.

• Like 7

11 horas atrás, Jonny Arruda disse:

VAI NEVAR MUITO EM SANTA CATARINA.

A neve no Brasil sempre foi difícil de prever, mas mesmo assim ela acontece. Já vi neve mesmo sem nenhum modelo prever.

Tenham fé, vai ocorrer... E para os céticos mandarei ótimas fotos!

No momento chuva torrencial em Lages, com alagamentos... prenúncio de NEVE 

Verdade, em 2010 nevou muito o dia inteiro ( são Joaquim, urupema e Ubirici) segundo o Coutinho, não tinha previsão para tal evento. 

• Like 6

2 horas atrás, claudio eduardo disse:

Vou querer acreditar que essa alteração seja como a chuvas previstas por eles, mudam a todo instante e não acertam , ehehehehe. Abs.

Sim, estão errando bastante as previsões ultimamente mesmo, principalmente essa previsão estendida..

Agora mesmo 14.2ºC, de acordo com a previsão era para estar 18ºC, quase 4 graus de diferença..

Anotação 2020-08-19 110124.png

Edited by manugferreira
  • Like 9

1 hora atrás, marinhonani disse:

Carlos Campos,

em que dia nevou em Curitiba, no mês de julho de 1928?

Na torcida para os modelos aumentarem a neve nos estados do Sul, quero ver muitas fotos e vídeos.

Estou na torcida para os modelos acertarem os volumes de chuva aqui no Noroeste do Rio/divisa com Minas,estão indicando volumes de 20 a 40 mm, começando sexta indo até a noite de domingo.

Vi a previsão de máximas de sexta a sábado em 6 modelos, todos indicando máximas amenas na sexta a tarde e no sábado/domingo máximas baixas para o padrão de clima daqui.Na torcida que mantenham a chuva e o frio úmido nos próximos dias

Bom dia..

Foi na noite do dia 30/Julho até a manhã do dia 31/Julho. Nevou, segundo dados do INMET sob alguns décimos positivos e essa temperatura deve ter oscilado entre 0,5°C e 1°C ao longo da noite até parte da manhã seguinte.

As extremas entre os dias 29/7 e 2/8 na capital 👇AirBrush_20200819111022.jpg.9a84391361a8590f57d72c1a2f1cd74a.jpg

Foi um evento em q a linha de zero grau pegou mais o leste do estado, já q no mesmo período não houve máxima sub10°C em Guarapuava (menor: 11,8°C no dia da neve em Curitiba) e a mínima ficou parecida, com 0,2°C.

A cidade de Ponta Grossa foi favorecida com uma máxima de 7,2°C no dia 30 em razão de ter recebido mais cedo a chegada dos ventos polares q ocorreu ao anoitecer (as máximas foram dakele jeito q odiamos: invertidas e na leitura das 21h).

Essa máxima de Ponta Grossa mostra q Curitiba pode ter tido uma máxima diurna inferior aos 9,5°C apresentados na tabelinha.

• Like 12
  • Thanks 2

13 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Bom dia..

Foi na noite do dia 30/Julho até a manhã do dia 31/Julho. Nevou, segundo dados do INMET sob alguns décimos positivos e essa temperatura deve ter oscilado entre 0,5°C e 1°C ao longo da noite até parte da manhã seguinte.

As extremas entre os dias 29/7 e 2/8 na capital 👇AirBrush_20200819111022.jpg.9a84391361a8590f57d72c1a2f1cd74a.jpg

Foi um evento em q a linha de zero grau pegou mais o leste do estado, já q no mesmo período não houve máxima sub10°C em Guarapuava (menor: 11,8°C no dia da neve em Curitiba) e a mínima ficou parecida, com 0,2°C.

A cidade de Ponta Grossa foi favorecida com uma máxima de 7,2°C no dia 30 em razão de ter recebido mais cedo a chegada dos ventos polares q ocorreu ao anoitecer (as máximas foram dakele jeito q odiamos: invertidas e na leitura das 21h).

Essa máxima de Ponta Grossa mostra q Curitiba pode ter tido uma máxima diurna inferior aos 9,5°C apresentados na tabelinha.

Foi nesse evento que nevou em Campos do Jordão? Não é impossível que isso aconteça de novo, o clima mundial sempre foi instável, há estudos que mostram que na Idade Média e na época do Império Romano o mundo era mais quente que hoje, então uma hora pode ficar mais frio de novo. 

• Like 7

3 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Foi nesse evento que nevou em Campos do Jordão? Não é impossível que isso aconteça de novo, o clima mundial sempre foi instável, há estudos que mostram que na Idade Média e na época do Império Romano o mundo era mais quente que hoje, então uma hora pode ficar mais frio de novo. 

Sim, nesse mesmo.

A chegada do ar polar foi bem antes da saída das precipitações q atuavam no leste.

• Like 4

16 minutos atrás, Leandro Leite disse:

Acredito que o aquecimento global impacta mais fortemente nas médias, e no conceito clima como um todo. Já em questão de eventos pontuais, como nevascas em Curitiba ou Campos do Jordão, tem um fator muito grande de dinâmica, e a atual não vem favorecendo nem mesmo os eventos de neve mais considerável, nem nas partes que eram comum uma grande nevada a cada 2-4 anos (Como na região de São Joaquim).

O problema maior é a falta de sorte em relação a dinâmica atmosférica, a má dinâmica pode estar relacionada ao aquecimento global, que afeta cada região de uma maneira diferente. Mas quanto a eventos extremos e pontuais, a natureza ainda tem capacidade de proporcionar eventos ainda mais severos que 1928 e 1975 por exemplo, é só acontecer a dinâmica correta o encaixe atmosférico certo. 

• Like 9

10 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

E agora? Acho que vai bater na trave em Curitiba...nas duas traves, bater na linha e só o VAR pra confirmar se teve alguma precipitação ou não 

image.png.33070b9f4b022fa799ee488f16a6ab26.png

image.png

Eu só observo. Só me lembro de Julho 2013;  todo mundo chorando, dizendo que  tava jogando a toalha, que tava desistindo de tudo. Deu no que deu.

• Like 5
  • Haha 2

1 minuto atrás, jhfc1986 disse:

Eu só observo. Só me lembro de Julho 2013;  todo mundo chorando, dizendo que  tava jogando a toalha, que tava desistindo de tudo. Deu no que deu.

No final das contas o que vale são os grandes eventos, se agosto de 2020 for histórico, o que aconteceu até aqui esse ano será "deletado"...

• Like 6

18 minutos atrás, ifreitasrosa disse:

E agora? Acho que vai bater na trave em Curitiba...nas duas traves, bater na linha e só o VAR pra confirmar se teve alguma precipitação ou não 

image.png.33070b9f4b022fa799ee488f16a6ab26.png

image.png

Por esse mapa nevaria em Palmas, Bituruna, General Carneiro, Pinhão e Inácio Martins no PR. Chegaria perto daqui.

• Like 8

1 minuto atrás, Jean Carlo disse:

Máximas previstas para hoje podem errar de forma positiva kk, a máxima do dia é do início da madrugada com exatos 17.0°C e desde então a temperatura caiu, chegamos a 14.8°C durante a manhã e agora na casa dos 15°C, início de tarde bem frio aqui.

aqui tbm! tavam prevendo entre 26-28ºC mas a realidade é que já é meio-dia e ainda faz entre 20 e 22º pela região.

• Like 4
  • Thanks 2

Aqui em José Bonifácio temos céu claro e ventos muito fortes de Sudoeste.

Agora 34,4°C. UR em 32%

Janelas fechadas porque está com muita poeira.

20200819_123553.thumb.jpg.1cadc230ac45dd94cd7bdbe3b578a152.jpg

CURIOSO QUE TRÊS LAGOAS TEM 24°C E VENTANIA DE SO (180KM A OESTE DAQUI).

AQUI 34°C E VENTANIA DE SO.

RIO PRETO, 40KM A NORTE, 33°C E VENTANIA AINDA DE NORTE.

Edited by Maicon
  • Like 11
  • Thanks 1
  • Sad 3

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.