Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Agosto/2024

Recommended Posts

Em 28/08/2024 em 10:34, Rafael disse:

Bom dia a todos. Agua no Caledônia hj  congelou como podem ver o vídeo abaixo. Na área urbana a mínima ficou na faixa dos 11 e 12 graus devido a nebulosidade.

Rafael, muito esquisito, a temperatura na PWS do Caledônia, não era compatível com congelamento, para formar essas placas de gelo, a temperatura tem que ficar negativas por algumas horas. Há não ser que o lugar que ele filmou, não foi  no pico e sim em algum lugar abaixo. 

Ontem na madrugada teve condições de formar placas de gelo em poças, teve perto de 0,0 por um tempo e negativa por 30 minutos.

Atmosfera mais estável nessa noite na região do Vale dos Deuses, nesse instante 21 h 59 a PWS marca 3,4 graus.

Edited by Ernani de Paula
  • Like 9

Quarta feira de muito sol e temperatura entre 10.4 e 21.0 graus.

A chuva deve aparecer somente na manhã de domingo e no aguardo da atualização da onda de calor implacável do GFS, se descerá até aqui na RM POA.

Vi que Corumbá e Cuiabá o euro projeta 43 graus, o GFS coloca 46 graus, mas acho fora da realidade, igual os 41 graus aqui 

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 7
  • Sad 6

🌤️🌥️☁️

Máxima: 25,28°C em Ouro/Linha São José

Mínima: -0,6°C em Joinville/Serra Dona Francisca

Menor máxima até o momento: 11,9°C em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro Eco Resort

> Segue aquecendo no estado.

> Aquecimento adiabático noturno nos topos da serra. A máxima na serra do Rio do Rastro era de 9,6°C até o começo da noite e agora disparou para 13,7°C.

> Preocupante algumas rodadas. Contudo é época de superestimar calor.

https://x.com/Climaterra/status/1828448197976457651

Chuva congelada?

• Like 11

Em 28/08/2024 em 22:21, Moretão disse:
🌤️🌥️☁️

Máxima: 25,28°C em Ouro/Linha São José

Mínima: -0,6°C em Joinville/Serra Dona Francisca

Menor máxima até o momento: 11,9°C em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro Eco Resort

> Segue aquecendo no estado.

> Aquecimento adiabático noturno nos topos da serra. A máxima na serra do Rio do Rastro era de 9,6°C até o começo da noite e agora disparou para 13,7°C.

> Preocupante algumas rodadas. Contudo é época de superestimar calor.

https://x.com/Climaterra/status/1828448197976457651

Chuva congelada?

Credo. Se acontecesse isso em Floripa, achando que estava garantida e bateríamos uma máxima baixa que há décadas nunca vemos....sou capaz de me jogar da ponte kkkkkkkkk.

Este tipo de máxima é a mais ridícula e revoltante de todas kkkk. É broxante demais o dia amanhecer com 5ºC e chuva, e no finalzinho dispara para 10ºC. 

Prefiro máxima invertida após a meia noite do que antes. 

• Like 6

Em 28/08/2024 em 21:57, Ernani de Paula disse:

Rafael, muito esquisito, a temperatura na PWS do Caledônia, não era compatível com congelamento, para formar essas placas de gelo, a temperatura tem que ficar negativas por algumas horas. Há não ser que o lugar que ele filmou, não foi  no pico e sim em algum lugar abaixo. 

Ontem na madrugada teve condições de formar placas de gelo em poças, teve perto de 0,0 por um tempo e negativa por 30 minutos.

Atmosfera mais estável nessa noite na região do Vale dos Deuses, nesse instante 21 h 59 a PWS marca 3,4 graus.

No vídeo ele não fala data, deixando em dúvida de quando foi feito.

Pelo menos tentei achar uma data alí e não vi nada.

Por outro lado, se foi sob advecção, o q seria comum na montanha, 0°C pode congelar a superfície de pequenas lâminas de água, principalmente se estiverem sobre metal.

• Like 9

Depois de dias terríveis, com uma grande concentração de aerossóis em baixos e médios níveis no fim de semana, desde ontem Brasília tem um céu azul completamente livre da fumaça contrastando com uma belíssima floração de ipês amarelos. 
A dispersão se deu principalmente pela entrada dos ventos pela alta oceânica, que também tem trago um bom incremento de umidade no leste goiano e DF (em relação ao que tínhamos na pré-frontal).
Hoje tivemos mínimas entre 12°C e 15°C, com valores menores na porção leste do DF, também pela influência maior da alta naquela região, já a máxima deve ficar entre 26° e 27°C.

download.thumb.png.3792b53e83d1538159f61d9b5bf0f808.png

Entardecer de ontem:

ae3c7b96-afbe-4370-a2c3-ffe31e6c43cf.thumb.jpg.27642d6b626982dd50c19c24845b3588.jpg  

A diferença entre o céu apocalíptico de domingo à tarde e da manhã hoje: 

391943875_Blank2GridsCollage.thumb.png.154884e650057aad94c04e275a2ae730.png

Registro dos ipês na terça-feira, quando ainda tínhamos alguma concentração de fumaça em dispersão:

5ceeee87-3a97-4e7d-ac03-320324a1f0a4.thumb.jpg.69b98a3864c4399702a751776eedd7e9.jpg

Edited by Thiago_Farias
  • Like 21
  • Thanks 1

Em 29/08/2024 em 08:00, Edison Bocorny Jr disse:

Como ficou banal o centro oeste ferver nesta época acima do que ocorria.

Cuiabá ir aos 43/44 graus por dias desde o ano passado, novamente, quando antes era 39/41 graus.

Screenshot_20240829-074832~2.png

Pena que não tem chegada de nenhum ar polar , não sei como vcs de Cuiabá conseguem aguentar esse calor temperatura muito alta no Rio de Janeiro o povo passa mal, imagina isso 41,42 e 43 de máxima muito calor, mínimas de 24,25,27 e 28 são bem abafadas.

• Like 5
  • Sad 2

Cuiabá ir aos 43/44 graus por dias desde o ano passado, novamente, quando antes era 39/41 graus.

O Weather Channel prevê no máximo 40ºC/41ºC, o que serve de alento é que se prevê uma estação chuvosa mais regular, pois não há mais o El Niño, pode chover a partir de meados de setembro, mas da segunda metade de outubro pra frente é que melhora mais, enquanto que pro RS o ano pode terminar quente e seco, no verão de 2022 teve picos de 42ºC no noroeste gaúcho por causa da seca provocada pela La Niña. 

• Like 9

Graças a uma boa frequência de frentes frias, Cuiabá teve um julho e um agosto mais ou menos dentro da média, agosto tá em 19,31ºC/26,72ºC/34,38ºC e julho teve 16,87ºC/23,81ºC/31,58ºC, tendo como base a estação do Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande, pra comparação, julho e agosto 2023, 17,97ºC/25,27ºC/33,55ºC e 21,9ºC/29ºC/36,26ºC, respectivamente, junho 2024 teve 19,47ºC/26,22ºC/33,93ºC, quase equiparado com agosto devido à quase ausência de frentes frias, já maio foi 19,94ºC/24,66ºC/30,35ºC, graças a três frentes frias entre os dias 14 e 31 que compensaram o calor dos primeiros 13 dias, de maio pra cá só junho foi mais quente, aquelas previsões de temperatura muito acima da média, até 4ºC, para os meses de inverno não se confirmaram, espero que os próximos meses, passadas essas ondas de calor, se equiparem à média com as chuvas regulares, verões de La Niña são frescos. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 7

Desculpe que m*%¨$@ de clima!

Edited by pindorama
  • Like 5
  • Haha 6
  • Sad 1

Em 29/08/2024 em 12:17, Leandro A M Leite disse:

O Weather Channel prevê no máximo 40ºC/41ºC, o que serve de alento é que se prevê uma estação chuvosa mais regular, pois não há mais o El Niño, pode chover a partir de meados de setembro, mas da segunda metade de outubro pra frente é que melhora mais, enquanto que pro RS o ano pode terminar quente e seco, no verão de 2022 teve picos de 42ºC no noroeste gaúcho por causa da seca provocada pela La Niña. 

O Coutinho não prevê um verão muito quente no RS e SC e isto ocorre esporadicamente, com picos de calor e mais a oeste e noroeste do RS e extremo oeste SC.

Aqui RM POA ocorrem picos de calor 39/40, mas o normal muitos dias de calor com 30/32/34 graus, as vezes nublado e chove com 28 de máxima, as vezes um pico de 36.

• Like 10

Tempo esquentando nessa tarde de quinta feira, conforme já vinha sendo previsto desde o final de semana.

Apenas no extremo sul que a temperatura está amena.

mapa_sp_geoserver_estacoes.png.f45b2bc0cae0c3c3913286f442923a93.png

Essa temperatura mais baixa por lá se deve a atuação da infiltração marítima, que deve se espalhar por toda a cidade mais tarde.

A foto do satélite mostra a nebulosidade baixa dessa infiltração na baixada santista, começando a subir a serra.

9I7mM5e.png

• Like 12
  • Sad 1

Manhã bastante úmida e nublada com mínima de 6,8°C.

Ficou friozinho e nublado até meio dia, agora o sol apareceu e deu uma esquentada - 21°C.

No domingo passa uma FF fraca e esfria um pouco novamente. Até o outro final de semana a média fica ali nos 8/18 pelo ECMWF.

Meteram o louco no superaquecimento do final de grade. Se confirmar será um pico de calor importante e o maior desde o alto verão.

• Like 8

Eu to pensando é na conta de energia do pessoal de Cuiabá. Eu ficaria com ar condicionado ligado 24 horas por dias.

• Like 6
  • Sad 5

Em 27/08/2024 em 16:29, LeoP disse:

Ainda bem. Essa piada já deu aqui no fórum, foi engraçado e tal nas primeiras vezes mas aí depois tornou-se um flood desnecessário de mensagens repetitivas que ocupava quase metade da página. Ademais, quanto menos isso for divulgado, melhor. 

Putz, logo eu que nunca escrevi nada sobre o assunto. Na minha vez não vale mais. Lamentável rsrs

Aqui no RJ vamos tendo o aumento previsto nas temperaturas, mas ainda muito agradável pra se deslocar pela rua, sem frio nem calor. Perfeito.

Tive mínima de 17º em casa, mas na cidade tiveram locais com 13º (os de sempre).

E assim vai chegando ao fim o baixo verão.

• Like 6
  • Thanks 1
  • Haha 4

Em 29/08/2024 em 12:41, pindorama disse:

Desculpe que m*%¨$@ de clima!

Subscrevo 400 vezes.

Em termos de Brasil, Deus foi muito bom comigo ao me colocar no paralelo 30°S. Claro, nível do mar com muitos dias abafados, alguns sufocantes, mas NEM se compara a grande maioria do Brasil!

Estou em Santa Cruz do Sul de novo e aqui no distrito de Rio Pardinho está na casa dos 17°. Lá em POA minha estação tem elevados 21,9°. Saí ganhando na troca, kkkk.

• Like 7
  • Haha 3

Em 29/08/2024 em 14:05, Marcos disse:

Subscrevo 400 vezes.

Em termos de Brasil, Deus foi muito bom comigo ao me colocar no paralelo 30°S. Claro, nível do mar com muitos dias abafados, alguns sufocantes, mas NEM se compara a grande maioria do Brasil!

Estou em Santa Cruz do Sul de novo e aqui no distrito de Rio Pardinho está na casa dos 17°. Lá em POA minha estação tem elevados 21,9°. Saí ganhando na troca, kkkk.

O nosso verão é quente sim e curto, raramente tórrido, mas longe de ser de calor intenso, com exceção da bizarrice 2014.

GFS 12Z brochou dos 41 graus, 39 e agora 32 aqui em um dia.

Se alinhou ao euro.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 5
  • Thanks 1

Perfeição climática resume o dia aqui na RMBH hoje. Além do céu claro e temperaturas agradáveis, venta bastante e de forma constante desde cedo. Chegou até a ter uma certa infiltração marítima pela manhã.  

Aqui em casa estamos assim, e não está muito diferente nas principais estações.

20240829_151249.thumb.jpg.8a07125b204aed3930f5ebd070879433.jpg

20240829_151225.thumb.jpg.3e8e6ac93a89061140e4d62241f4dfa5.jpg

É um bom alento antes da próxima onda de calor que já vai vir no padrão setembro, podendo chegar a 35°C. 

• Like 8
  • Thanks 1

Em 29/08/2024 em 10:54, Gabriel Nogeira disse:

Não sei como vcs de Cuiabá conseguem aguentar esse calor

Quem, de Cuiabá? Não lembro de nenhum cuiabano participando com posts ultimamente.

O @Edison Bocorny Jr mora na Grande Porto Alegre/RS

Mas pra não ficar tão chato, serei um cuiabano por 20 segundos: "Sim, amigo, é horrível esse inferno aqui em Cuiabá, juntando fumaça, pensa... Mas a gente vai aguentando aos trancos, quase morrendo mas é a vida 😩"

• Like 2
  • Thanks 1
  • Haha 9

Em 29/08/2024 em 15:22, Carlos Campos disse:

Quem, de Cuiabá? Não lembro de nenhum cuiabano participando com posts ultimamente.

O @Edison Bocorny Jr mora na Grande Porto Alegre/RS

Mas pra não ficar tão chato, serei um cuiabano por 20 segundos: "Sim, amigo, é horrível esse inferno aqui em Cuiabá, juntando fumaça, pensa... Mas a gente vai aguentando aos trancos, quase morrendo mas é a vida 😩"

Pensei que era postou a previsão de Cuiabá.

• Like 2
  • Haha 4

Sobre essa debate sobre o Cuiabá, tenho em mente que calor é bom com as seguintes condições: férias/tempo livre, com grana e em cidade litorânea. Por isso gosto do clima das capitais do Nordeste e não curto do Brasil central apesar de ambos serem quentes, o centro do país sofre demais com os estremos da continentalidade do Clima e com a poluição das queimadas, e sem aquela brisa oceânica que sempre limpa o ar. Então pra resumir cidades litorâneas sim aproveitam do calor tanto em qualidade de vida quanto comercialmente devido o turismo, já cidades pra dentro do continente acho que fica extremamente desconfortável.

-------------------------------------

IMG_20240829_151607.thumb.jpg.8e1bc604d5ae97553a70577526984ff1.jpg

Mais um dia lindo, 26°c em Niterói.

---------------------------

Edit: aqui no Rio msm vejo o quanto o povo sofre no verão, é tenso ter que trabalhar acima dos 35°c, umidade alta e mínimas entre 26°c e 29°c.

Edited by wallace silva
  • Like 7
  • Thanks 2

Médias no aeroporto de Cuiabá/Várzea Grande segundo a tutiempo nos últimos meses:

Maio: 19,9ºC/24,5ºC/31,6ºC

Junho: 19,5ºC/26,1ºC/34,7ºC

Julho: 16,8ºC/23,8ºC/32,5ºC

Ano passado:

Julho: 18ºC/25,2ºC/33,6ºC

Agosto: 22,2ºC/29ºC/36,4ºC

Os dois primeiros meses do segundo semestre de 2024 foram menos quentes que os mesmos de 2023, graças ao fim do El Niño, um Pacífico Equatorial neutro pra frio e a oscilação antártica negativa recorde aliviaram a barra com frentes frias em série. 

• Like 6

Julho está sendo o mês mais ilibado dos últimos anos, uma vez que o recorde de mês mais quente continua pertencendo a 1987, com uma anomalia de +2,0ºC com relação à média na convencional do INMET, no aeroporto 21,1ºC/26,7ºC/34ºC. 

• Like 6

Em 29/08/2024 em 16:17, Gabriel Nogeira disse:

Pensei que era postou a previsão de Cuiabá.

A gente tem esse hábito mesmo, postar previsão de lugares legais, dinâmicos, quando a previsão local está sem graça...nem ligue.

Eu sou um dos q costuma apelar para esse artifício.

Próximos dias aqui em Curitiba serão bem monótonos, então mais uma vez apelo para outra localidade.

Lima, no Peru.

Screenshot_20240829-170202.jpg.a7bdc9d34bccafbfd7d2976e9f56feca.jpg

Abraço, espero ter esclarecido 🫠

Edited by Carlos Campos
  • Like 3
  • Thanks 1
  • Haha 7

Pessoal, não sou conhecedor e tampouco um estudioso da meteorologia, mas acho todo esse universo muito interessante.

Acompanho as previsões (especialmente durante o inverno), e, por conta do meu trabalho, que é relacionado ao campo, passei a observar o tempo com mais curiosidade. Participo pouco aqui no fórum, mas já aprendi muito lendo as postagens, e gosto bastante dos registros fotográficos e textuais de muitos, e em especial os do Carlos Campos.

Como tenho uma "veiazinha nerd" mais ou menos desenvolvida, resolvi disponibilizar online os dados de duas estações sob meus cuidados aqui em Jaguariaíva/PR. Ainda estou atualizando e reconfigurando os sistemas, mas espero poder manter isso da melhor forma possível, por hobby, e com a esperança de que os dados possam ser úteis para mais alguém.

Na estação "Centro" tenho registros desde 2019. Na estação "Distrito" também os tenho, mas por conta de um problema técnico, no sistema só aparecem os dados desde julho de 2023.

http://centro.infomorph.online

http://distrito.infomorph.online

Edited by GBJ
  • Like 5
  • Thanks 1

Em 29/08/2024 em 15:17, RafaelBHZ disse:

Perfeição climática resume o dia aqui na RMBH hoje. Além do céu claro e temperaturas agradáveis, venta bastante e de forma constante desde cedo. Chegou até a ter uma certa infiltração marítima pela manhã.  

Aqui em casa estamos assim, e não está muito diferente nas principais estações.

20240829_151249.thumb.jpg.8a07125b204aed3930f5ebd070879433.jpg

20240829_151225.thumb.jpg.3e8e6ac93a89061140e4d62241f4dfa5.jpg

É um bom alento antes da próxima onda de calor que já vai vir no padrão setembro, podendo chegar a 35°C. 

E eu vim hoje pra Governador Valadares e peguei um dia quente aqui, entre 19 e 30ºC, enquanto na capital variou entre 15 e 26/27. Aqui está mais a leste do estado que BH, então em tese sente de forma efetiva os efeitos da alta polar no oceano. Essa diferença entre as cidades é basicamente pela altitude: 900 m BH x 190 m Gov. Valadares. 

Toda a região dos Vales do Aço e Rio Doce são baixas (<300 m), mais quentes, úmidas e abafadas perto de partes mais elevadas do estado, como aquelas influenciadas pela Cadeia do Espinhaço, onde está localizada a região metropolitana. 

Pela manhã, saí de BH pela estação ferroviária com 15/16ºC, céu ainda limpo e um vento frio:

original_b6e7d10c-876c-4cee-8e08-6873fb0e100d_IMG_20240829_063138.jpg.2d533b07b6ba08462f44aaddfa35139a.jpg

O vento, inclusive, não cessa na capital já faz alguns dias. Nas últimas 48 h, os bairros altos da cidade chegaram a ter vento sustentado (não é rajada) de quase 50 km/h, uma loucura. Claro que essa não é a realidade do resto da cidade, mas mostra uma atmosfera muito movimentada nesse sentido, o que se reflete numa brisa constante com rajadas periódicas de 20/30 km/h até nos pontos mais afastados da serra do Curral.

A temperatura (pelo termômetro do trem) aumentou subitamente assim que passei de Barão de Cocais, com a redução de altitude, e cheguei em Governador Valadares com 28/29 graus. Não foi um dia ruim aqui, foi tranquilo pelo ar seco e algum vento, mas tava (e continua) bem morno o ar.

Agora (19 h), por exemplo, faz 25ºC aqui e 20/21 em BH, considerando os inmets.

Edited by LeoP
  • Like 8

Em 29/08/2024 em 14:19, Edison Bocorny Jr disse:

O nosso verão é quente sim e curto, raramente tórrido, mas longe de ser de calor intenso, com exceção da bizarrice 2014.

GFS 12Z broxou do 41 graus, 39 e agora 32 aqui em um dia.

Se alinhou ao euro.

Pra mim os verões dessas áreas baixas do Sul fora do litoral são todos horríveis: Blumenau, Criciúma, Porto Alegre, Santa Maria. Boa parte do noroeste gaúcho e oeste catarinense/paranaense são ruins também.

E se der o azar de pegar um período particularmente quente não deve nada aos piores do país. Muito abafado e com possibilidade de mínimas altíssimas.

Verão bom é na beira da praia se tiver uma brisa soprando. Haha Ou acima dos 800 m onde as madrugadas são agradáveis. O famoso "Cfb".

• Like 9

Em 29/08/2024 em 19:28, Serrano disse:

Pra mim os verões dessas áreas baixas do Sul fora do litoral são todos horríveis: Blumenau, Criciúma, Porto Alegre, Santa Maria. Boa parte do noroeste gaúcho e oeste catarinense/paranaense são ruins também.

E se der o azar de pegar um período particularmente quente não deve nada aos piores do país. Muito abafado e com possibilidade de mínimas altíssimas.

Verão bom é na beira da praia se tiver uma brisa soprando. Haha Ou acima dos 800 m onde as madrugadas são agradáveis. O famoso "Cfb".

O próximo verão será meu primeiro verão em Blumenau..

Não vejo a hora.

..

15/24 hj, o frio passou mas a nebulosidade ta segurando as máximas. 

• Like 3

Em 29/08/2024 em 19:28, Serrano disse:

Janeiro/2019 passei em Paranaguá, nunca mais, peguei máxima de 40 e mínima de 25, tinha dias que era 2 da madrugada e ainda fazia 28, insuportável, o clima de verão nas baixitudes sulistas é totalmente intragável.

--

Próximos dias pelo Euro pra cá são 'meh', ficamos na borda da bolha quente ao norte, faz calor mas nada surpreendente... desanimador.

image.png.f2661118dfe246697dc37d16a975a008.png

Pelo andar da carruagem, considerando os fatores expostos agora, maçarico vem com tudo em Outubro hein, já to me preparando psicologicamente.

• Like 5

Em 29/08/2024 em 16:25, wallace silva disse:

Sobre essa debate sobre o Cuiabá, tenho em mente que calor é bom com as seguintes condições: férias/tempo livre, com grana e em cidade litorânea. Por isso gosto do clima das capitais do Nordeste e não curto do Brasil central apesar de ambos serem quentes, o centro do país sofre demais com os estremos da continentalidade do Clima e com a poluição das queimadas, e sem aquela brisa oceânica que sempre limpa o ar. Então pra resumir cidades litorâneas sim aproveitam do calor tanto em qualidade de vida quanto comercialmente devido o turismo, já cidades pra dentro do continente acho que fica extremamente desconfortável.

-------------------------------------

IMG_20240829_151607.thumb.jpg.8e1bc604d5ae97553a70577526984ff1.jpg

Mais um dia lindo, 26°c em Niterói.

---------------------------

Edit: aqui no Rio msm vejo o quanto o povo sofre no verão, é tenso ter que trabalhar acima dos 35°c, umidade alta e mínimas entre 26°c e 29°c.

É a minha preferência também. Calor durante as férias, numa praia bacana e bem longe dos distúrbios frontais, então já imagino RN, CE, ou seja, morrerei sonhando..

Não conheço essa praia lindíssima q vc sempre mostra pra gente aqui. Não conheço o Rio de Janeiro, bem como qualquer localidade ao norte de SP. Mas eu posso imaginar, sonhar, sentir 😢

(se alguma vez falei que já havia ido ao Nordeste, era uma pequena mentira)

Essa praia em Niterói é tudo q eu imagino de legal numa praia: pouca gente, morros, água de certa forma limpa. Só não preenche 1 requisito importante: tem frente fria/frente costeira fria, infiltração oceânica com nebulosidade baixa.

Tirando isso, tá perfeita.

Em 29/08/2024 em 17:55, GBJ disse:

Pessoal, não sou conhecedor e tampouco um estudioso da meteorologia, mas acho todo esse universo muito interessante.

Acompanho as previsões (especialmente durante o inverno), e, por conta do meu trabalho, que é relacionado ao campo, passei a observar o tempo com mais curiosidade. Participo pouco aqui no fórum, mas já aprendi muito lendo as postagens, e gosto bastante dos registros fotográficos e textuais de muitos, e em especial os do Carlos Campos.

Como tenho uma "veiazinha nerd" mais ou menos desenvolvida, resolvi disponibilizar online os dados de duas estações sob meus cuidados aqui em Jaguariaíva/PR. Ainda estou atualizando e reconfigurando os sistemas, mas espero poder manter isso da melhor forma possível, por hobby, e com a esperança de que os dados possam ser úteis para mais alguém.

Na estação "Centro" tenho registros desde 2019. Na estação "Distrito" também os tenho, mas por conta de um problema técnico, no sistema só aparecem os dados desde julho de 2023.

http://centro.infomorph.online

http://distrito.infomorph.online

Vou acompanhar essas duas estações nos próximos eventos.

Jaguariaíva, gosto do lugar. Adoro o nome Jaguariaíva. Conheci em 2020 o cânion gigantesco que tem aí perto. Fui também para Sengés. E eu viveria muito bem na cidade, encantadora. Tem geadas e menos infiltração oceânica do q em Piraquara.

Obrigado pelas palavras, querido. Amei, e os raters também amaram.

Abraço 

• Like 5
  • Thanks 2

Em 29/08/2024 em 19:52, Edison Bocorny Jr disse:

GFS firme nas drogas alucinógenas pesadas aqui.

Coloca 6 graus num dia e dois dias após 41 de máxima.

Para os modelos principalmente ele, aqui estamos na zona indefinida transição de ocorrer ou não ainda. 

Screenshot_20240829-194946~2.png

a saída no tempo.com saiu interessante, bem dinâmica, e o calor seria tiro curto

• Like 2

Em 29/08/2024 em 20:22, Carlos Campos disse:

Não sai daí.

que vou dar uma olhada.

.

.

Screenshot_20240829-201818.jpg.63b5526a1d5cd991f286285eb89947e9.jpg

Verdade, aquele 34° tá interessante. O 8° também. Temperatura pra todo gosto. Vc sabe né? Q é só uma possibilidade. 

claro. igual, por mim ficaria 13 / 23 todo dia com sol.

• Like 1
  • Thanks 1

São Paulo vem tendo uma noite de céu limpo.

Houve a entrada da brisa marítima à partir do final da tarde, mas que não foi suficiente para trazer aquela nebulosidade baixa.

Devido a esse céu limpo mais a ausência dos ventos, o fenômeno das ilhas de calor dita as temperaturas na cidade com valores ultrapassando os 10 graus de um local para a outro nas estações do CGE.

RknWyP8.png

Durante o dia, já foi possível notar a retorno daquele céu mais esfumaçado igual na semana passada.

A foto do satélite da NASA confirma isso (e, inclusive, já dá para ver as queimadas ressurgindo).

EzZqsIS.jpeg

Edited by Daniel85
  • Like 2
  • Sad 5

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.