Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2024

Renan
 Share

Recommended Posts

Temperaturas extremas el dia de ayer Terça-feira en Montevideo (Melilla):

image.png.2aa1d8edebbe6407a986597aba356c2f.png

0°C a las 0°C

Posteriormente la temperatura estuvo bajo cero hasta aproximadamente las 9 de la mañana.

image.png.e29a5c35cbc1207bc4aa341293d526b6.png

En la estacion Prado maxima de 9,2°C minima de 6,1°C.

Nueva maxima sub10, jornada nubosa por momentos, soleada en otros momentos.

• Like 9
  • Thanks 2

Hj iniciei minha viagem rumo ao sul do Brasil, onde revisitarei as serras gaúcha e catarinense, planalto de Palmas-PR e a linda Curitiba.

Além disso, vou conhecer Blumenau, Indaial e Pomerode.

No trajeto de hj, Goiânia-Ourinhos-SP, o tempo começou a mudar em Lins e daí em diante ficou nublado. 

Aqui em Ourinhos choveu hj, antes de eu chegar. Todo mundo agasalhado aqui, mas não tá tão frio.

Diferente de hj, amanhã devo pegar chuva no trajeto.

• Like 21
  • Thanks 3

Em 10/07/2024 em 20:21, Rodrigo-GO disse:

Hj iniciei minha viagem rumo ao sul do Brasil, onde revisitarei as serras gaúcha e catarinense, planalto de Palmas-PR e a linda Curitiba.

No trajeto de hj, Goiânia-Ourinhos-SP, o tempo começou a mudar em Lins e daí em diante ficou nublado. 

Aqui em Ourinhos choveu hj, antes de eu chegar. Todo mundo agasalhado aqui, mas não tá tão frio.

Boa viagem, Rodrigo!

Se puder, tira umas fotos e põe aqui pra nós!

Posta a foto e a temperatura no momento. Seria interessante.

• Like 8
  • Thanks 1

Ninguém imaginava, nem os meteorologistas o dia amanheceu um pouco mais limpo no Rio a temperatura subiu um pouco mais obtive máxima de 28 graus aqui no Rio de Janeiro, porém agora quando cheguei em casa por volta das 20h o céu estava limpo e agora são 21:20 e chove moderado com direito a  trovoada aqui no bairro do cachambi, zona norte do Rio, acho nenhum meteorologista prévia essa chuva Hoje, e a temperatura está em apenas 20 graus no momento. Realmente ninguém acredita nessas mudanças de tempo na minha época trovoadas era em tempo de calor, porém agora está ocorrendo temperatura amenas no auge do inverno, bom se chover granizo ae bato o martelo 

• Like 15

Em 10/07/2024 em 21:24, Gabriel fontenelle disse:

Ninguém imaginava, nem os meteorologistas o dia amanheceu um pouco mais limpo no Rio a temperatura subiu um pouco mais obtive máxima de 28 graus aqui no Rio de Janeiro, porém agora quando cheguei em casa por volta das 20h o céu estava limpo e agora são 21:20 e chove moderado com direito a  trovoada aqui no bairro do cachambi, zona norte do Rio, acho nenhum meteorologista prévia essa chuva Hoje, e a temperatura está em apenas 20 graus no momento. Realmente ninguém acredita nessas mudanças de tempo na minha época trovoadas era em tempo de calor, porém agora está ocorrendo temperatura amenas no auge do inverno, bom se chover granizo ae bato o martelo 

Eu acredito que se limpar a noite, amanhã vai ser caótica por conta do nevoeiro e neblina que vai se formar.

• Like 7

Outro dia gelado com 9.7 de máxima, mínima 7.1 graus e garoa/chuva fraca.

Amanhã a máxima deve ficar entre 11/12 graus e o GFS coloca outra bomba para pelo dia 23, com mínima de 2 graus e máxima de apenas 11 graus.

Já o euro não projeta isto até o momento.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 13
  • Thanks 2

Em 10/07/2024 em 21:23, pauloribrj disse:

Temporal surpresa agora a noite na cidade do Rio de Janeiro acompanhado de raios e trovões. Não tinha previsão de chuva forte pra essa noite (não que eu tenha visto).

satelite-10072024-2121.thumb.jpg.d14be06d8fc1c078e5dff037b470e183.jpg

temporal-10072024-2119.thumb.jpg.dedc069577a768d65efdf316692954c4.jpg

Rapaz trovão e até uns raios aqui em SG, fiquei surpreso pq não tinha previsão para isso, tô vendo Copa América em bar ao céu aberto e saiu todo mundo correndo, de fato essa chuva com 19°c e essa intensidade com trovão e raios está é surpreendente. Vamos acompanhar o acumulado.

Edit: Estourou um raio aqui assustou geral, bem perto, muito mas muito raro isso fora do verão.

Edited by wallace silva
  • Like 12

On 7/10/2024 at 8:21 PM, Rodrigo-GO said:

Debe de ser increible un viaje asi, me hace recordar los viajes N-S a traves de la costa este norteamericana, vivir el cambio de clima, es como atravesar las  cuatro estaciones del año en un viaje.

Por aqui quizas negativemos por segunda vez en el año, si la humedad y la neblina nos dejan hacerlo::

image.png.a7e1a86538d614a767e3f0100c1ac5ed.png

Los suburbios ya estan bajo cero:

image.png.c78486306f4fac859d3be99fe392f675.png

Edited by PabloMQL
  • Like 10
  • Thanks 2

Na verdade não...
Desde semana passada, os modelos já apontavam chance de trovoadas na terça e quarta (hoje).

Inclusive a previsão de hoje do prevots mostrava nível 1 de tempo severo pra hoje:

Variação de 15,7/27,4 aqui. Choveu com trovoadas finalmente... 5,8 mm acumulados.
A última trovoada aqui tinha sido em 18/04.

• Like 15
  • Thanks 1

Correria total aqui kkkkk

Realmente ninguém esperava por isso (leigos) Eu que tento me informar também me surpreendi com intensidade que caiu aqui em São Gonçalo, na minha região. Agora já acabou. Vascaínos estão felizes e toma-le gelo/churras pendurado neles, voltamos a maré mansa...

Edited by wallace silva
  • Like 7

Em 09/07/2024 em 23:37, diogoperetti disse:

Jornal de 1994 do RS , neve foi forte na serra...

Morava em Passo fundo, esse foi um dos dias mais alegres que tive, nevou bastante na cidade,  a cidade  tem altitudes variadas 650/740

Eu morava em uma rua com 687 metros, quando era criança ( sou de 82) achava que morava em um país frio kkkk bons tempos , vi várias nevadas que recordo  1990, 1994, 1999,2000 as anteriores se teve em Passo fundo não recordo, percebo aqui pelo fórum que a ocorrência diminuiu, a cidade tem uma altitude mediana

Edited by Felipe Pelisari
  • Like 13
  • Thanks 1

Em 10/07/2024 em 22:11, PabloMQL disse:

Debe de ser increible un viaje asi, me hace recordar los viajes N-S a traves de la costa este norteamericana, vivir el cambio de clima, es como atravesar las  cuatro estaciones del año en un viaje.

Por aqui quizas negativemos por segunda vez en el año, si la humedad y la neblina nos dejan hacerlo::

image.png.a7e1a86538d614a767e3f0100c1ac5ed.png

Los suburbios ya estan bajo cero:

image.png.c78486306f4fac859d3be99fe392f675.png

Es una experiência increible viajar dos mil km. Con el avance de viaje, vimos y sentimos los cambios de paisaje y clima. 

• Like 9

Chegou a fazer um bom frio no início da madrugada. Estações próximas registraram mínimas entre 0 e 3°C, formação de geada dado condições favoráveis. Quando fui deitar antes da meia noite tinha 3,7°C no meu termômetro.

Mas é claro que a nhaca tomou conta na madrugada e logo reverteu as temperaturas. Aqui tenho 4,5°C no momento, totalmente nublado, a chuva não tarda a voltar...

Pela Epagri negativou em Bom Jardim (-1,2°C), Urupema (-0,6°C) e alguns décimos na Boava e Despraiado em São Joaquim.

Edited by Serrano
  • Like 14
  • Thanks 2

Parou a chuva já no período noturno, e amanhecemos nublado.

Boa parte do tempo nesses últimos 2 a 3 dias estivemos entre 8,9 a 10,11 graus. Baixíssima amplitude térmica pela umidade, e muito frio úmido.

Ambientes internos já desconfortáveis, mesmo que não tenha havido nenhuma mínima muito baixa desde o friozão seco da primeira semana do mês. As tardes não estão aquecendo há dias, então não entra calor, só acumula frio.

• Like 16

Em 11/07/2024 em 07:56, Peregrine disse:

Bom dia a todos ! Continuo com minha análise de um inverno marcado com algumas ondas de frio fortes pelo Sul do Brasil (diferença nas temperaturas entre região tropical e Antártica está muito alta). Se tivesse que escolher um ano para fazer alguma comparação, escolheria 2017. Abraços.

2017 foi um dos anos recentes mais frios no leste do sudeste. Era uma MP marítima atrás da outra por aqui. Pelo menos pra gente não faz o menor sentido comparar 2024 com 2017, são anos de configurações e dinâmicas totalmente opostas. Um dos melhores contra um dos piores. 

• Like 7
  • Thanks 5

Em 11/07/2024 em 09:00, RafaelBHZ disse:

2017 foi um dos anos recentes mais frios no leste do sudeste. Era uma MP marítima atrás da outra por aqui. Pelo menos pra gente não faz o menor sentido comparar 2024 com 2017, são anos de configurações e dinâmicas totalmente opostas. Um dos melhores contra um dos piores. 

além disso, Julho de 2017 no RS foi o extremo oposto deste de 2024. Em 2017, várias máximas altíssimas e apenas uma MP de destaque na terceira semana.

Esse de 2024, uma quinzena com máximas baixíssimas e muita umidade após um começo de mês com friozão mais seco.

• Like 10

São Paulo vem tendo uma manhã de quinta-feira com céu encoberto por nuvens baixas.
Pelas previsões, o sol deve aparecer durante o dia.

Nas estações do CGE, as temperaturas variam de 15 graus no extremo sul a 18 graus nos locais mais quentes da cidade.
Outras áreas registram 17 graus.
Nos aeroportos, temos 18 graus em Cumbica e 17 graus em Congonhas.

• Like 9

Em 11/07/2024 em 08:51, Renan disse:

Muito frio em JF também , mínima de gélidos 13,8C e com muito sol e tempo seco. Máxima prevista de 27 graus aqui no norte de Goiás. Bom dia a todos ! 

É muito complicada essa dinâmica, Renan. E temo que já estejamos vivendo um novo normal. Aonde o heat dome do Brasil central está mais forte do que nunca.

Foi-se o tempo que anticiclones fracos de 1022mb atravessavam o sul e alcançavam SP com uma frente-fria comum.

Agora tem que ser bomba acima de 1030mb com ciclone na costa pra vencer o heat dome do Brasil central, que incorporou MG e SP.

Eu me recordo que não era incomum frentes alcançando o sudeste com certa tranquilidade sem nenhum ciclone pra empurrar o sistema. Parece que entramos numa era em que para um ar frio mais expressivo (continental, porque algumas marítimas ainda alcançam) chegar ao sudeste, virou condição que seja um sistema muito forte e com um baita ciclone na costa do Prata/sul do BR. Senão não vence o paredão. 

E o PR também me parece ter sido incorporado em certa medida por esse padrão. Veja que Curitiba está mais de 2C acima da média neste julho, com ar muito frio represado na altura do RS e Uruguai. Nada rompe e alcança sequer o Trópico de Capricórnio. 

• Like 12
  • Sad 4

Em 11/07/2024 em 09:09, Eclipse POA disse:

além disso, Julho de 2017 no RS foi o extremo oposto deste de 2024. Em 2017, várias máximas altíssimas e apenas uma MP de destaque na terceira semana.

Esse de 2024, uma quinzena com máximas baixíssimas e muita umidade após um começo de mês com friozão mais seco.

Viva a xoxeza!

Os dias de sol com 10/23 serão muito bem vindos na segunda quinzena e fazem parte do nosso inverno.

GFS tirou o friozão enquanto o euro colocou um pouco mais.

Falta de sintonia entre os modelos.

• Like 6

JULHO DE 2024 TERÁ CHUVA ACIMA DA MÉDIA NO MIRANTE!

A automática do Mirante acumulou 61mm neste mês até o momento. 

61mm em julho no Mirante equivale a 368mm em janeiro. 

São Paulo será uma das capitais com chuva acima da média em julho de 2024. 

Estou usando o dado da automática porque a convencional do Mirante aparentemente está com problemas, hoje não reportou o dado das 12UTC pelo segundo dia consecutivo. 

Capitais com chuva acima da média em julho de 2024 (11/06):

SÃO PAULO MIRANTE 

Florianópolis 

Rio Branco 

• Like 13

temperaturas abaixo da média nesse início de julho nos INMETs de SC ao nível do mar:

• 11,1ºC Urussanga (40m)
  • 11,4ºC Araranguá (2m)
  • 12,6ºC Laguna (34m)
  • 13,9ºC Indaial (72m)
  • 14,0ºC Itapoá (6m)
  • 14,3ºC São José (4m)
  • 14,7ºC Itajaí (5m)

Fonte: agroconnect

Temos mais um dia frio e com garoa em Floripa, faz 13,2ºC às 11h na epagri.

• Like 12

Entrando no padrão força-barra estabelecido por alguns institutos de renome para sugerir chance de precipitação invernal neste ano, mesmo diante de condições de temperaturas elevadas e pouco propícias nas camadas da atmosfera, se fosse pra apostar em alguma possibilidade eu apostaria na janelinha de uma atividade convectiva bastante interessante no RS neste próximo domingo. Ora senão, vejamos :

Os modelos sugerem a passagem de um VCAN bem formado e fechado atravessando o estado.

gfs-deterministic-southbrazil-z500_anom-0969200.thumb.png.7287b8026df7f1856a0379566cc124ee.png

gfs-deterministic-southbrazil-z500_mslp-0969200.thumb.png.062aee0342236c469496a92fb3e30524.png

Propiciando intensa vorticidade na atmosfera.

gfs-deterministic-southbrazil-vort500_z500-0969200.thumb.png.ce61aa42edfc3106d7aafe0bf90c07cf.png

O núcleo o VCAN tem centro bem frio, não intenso, mas pode alcançar os -20 em 500mb em algum momento sobre o RS.

gfs-deterministic-southbrazil-t500-0969200.thumb.png.d3dbc2b3231fc99e9d000b2d4af9bd12.png

Em 700hpa finalmente um valor digno de nota. Próximo dos -5C cruzando as serras/região das Hortênsias

gfs-deterministic-southbrazil-t700-0969200.thumb.png.367e5b9a36f7e3a26dd1005a0c3b6600.png

Em 850, entre 3/4/5C e até beliscando um pouco menos, com sorte.

gfs-deterministic-southbrazil-t850-0990800.thumb.png.ff20a3be207e0c18f7b7a978a93248c5.png

Valores ainda altos, semelhantes as últimas "não chances" que foram propagadas a milhões e milhões de pessoas. Ocorre que agora há um sistema mais tempestuoso e frio, capaz a meu ver de trazer surpresas.

Em alguns momentos do dia todo esse cenário se reflete em bastante instabilidade sendo registrada em superfície.

gfs-deterministic-southbrazil-t850_mslp_prcp6hr_mm-0969200.thumb.png.43c5aca39c1535bf1f2afe00d7a3eb7e.png

Eu considero até o cenário mais propício ao registro de granizo, mas que pelo perfil da atmosfera e um relativo frio em superfície, pode vir acompanhado de alguma chuva congelada e, quiçá com muita sorte, uns floquitos perdidos aqui e acolá em algum ponto.

Interessante o cenário.

• Like 25
  • Thanks 2

Três capitais podem ultrapassar a média anual de chuva ainda neste mês de julho. 

O que precisa para ultrapassar (e quanto já choveu neste mês):

Porto Alegre: 155,9mm(36,8mm)

São Luís: 46,4mm(37,2mm)

Teresina: 14,2mm(1,8mm)

Obs: São Luís e Teresina são dados da automática. 

São Luís é a capital que neste momento está mais próxima de superar a média. Está a menos de 10mm de ultrapassar o normal. 

Para Teresina ultrapassar a média anual ainda neste mês, tem que ser com chuva acima da média neste mês de julho. 

Edited by Darley
  • Like 9

Depois de maio de marasmo e junho, tb esse mês de julho parece estamos sendo um pouco recompensado aqui no Rio de Janeiro, aquela chuva trovoada ontem sobe temperaturas amenas, hoje vamos tendo um dia totalmente nublado e aqui no cachambi faz amenos 22 graus, enquanto isso em Nova Friburgo no momento faz 24 graus, resumindo alto subúrbio carioca está mais fresco que a cidade Nova Frinurgo localizada a mais 800 metros de altitude, tá tudo doido mesmo.

• Like 9

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.