Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2024

Renan
 Share

Recommended Posts

Começou a chover bem por aqui agora, e temos somente 12°C segundo dados do CGE Mauá.

A previsão para os próximos dias, segundo atualização das 12z, não está nada mal! Aquele friozão incialmente previsto (chegou a botar 6 de mínima com 13 de maxima) acho que miou mesmo, mas houve uma melhora nas máximas e na constância do frio:

IMG_0224.jpeg

• Like 12
  • Thanks 4

Em 08/07/2024 em 22:25, Felipe Pelisari disse:

Provavelmente essa massa polar tinha suporte de ar frio em altitudes em vários níveis suficiente para manter os flocos 

Exatamente. Aqui em POA estava com -5° em 850 hpa. POA teve chuva congelada com 9°. Tinha bons cumulus na área e deu neve em Novo Hamburgo com a passagem de um Cb ou quase Cb. Bizarro!!

• Like 9
  • Thanks 4

Variação de 8,6° (mínima matinal) a 11,5° aqui em casa. É a menor máxima do ano até agora.

Agora faz 6,9° com 71%. É a mínima do dia. Se o tempo abrir de vez vou a 4°, mas não sei se dá geada com o tempo abrindo tarde e ainda com brisa de sul.

Segue o registro da várzea do Rio Gravataí inundada nessa tarde. 

• Like 14
  • Thanks 3
  • Sad 1

☁️🌧️

Máxima: 18,9°C em São João do Itaperiú/Santa Luzia

Mínima até o momento: 1,5°C no Morro da Igreja

Menor máxima: 4,3°C no Morro da Igreja

Rajada máxima: 72 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta

Precipitação máxima até o momento: 13,4 mm↑ em Itapoá/INMET

> Amanhã tem alguma chance de ter a menor máxima do ano. Essa chance já foi maior anteriormente.

• Like 13
  • Thanks 3

Saida das 18Z do ECWMF continua indicando neve misturada com chuva na Madrugada de Quarta, dessa vez coloca tambem essa possibilidade na Região de Soledade. Esta dando 2 graus a menos que o GFS. Detalhe que se isso estiver subestimado em 2 graus como temos visto, poderiamos ter mais de 10cm de neve..... Sera interessante monitorar....

image.thumb.png.6b472dfab78c7230da66798ae5e64971.png

• Like 14
  • Thanks 1
  • Haha 1

Em 08/07/2024 em 22:30, Marcos disse:

Exatamente. Aqui em POA estava com -5° em 850 hpa. POA teve chuva congelada com 9°. Tinha bons cumulus na área e deu neve em Novo Hamburgo com a passagem de um Cb ou quase Cb. Bizarro!!

Fui pesquisar sobre essa neve em Nova Hamburgo ,e olha que imagem impressionante que encontrei desse evento.

Imagem

Imagem

• Like 12
  • Thanks 6

Em 08/07/2024 em 23:50, PabloMQL disse:

Precipitacion invernal , agua nieve? Graupel? hoy en Montevideo, hubieron muchos videos y testimonios, este es en barrio de Carrasco:

Muito interessante, pode informar o horário se possível?

Edited by Felipe Pelisari
  • Like 6
  • Thanks 1

On 7/8/2024 at 11:45 PM, Vinícius Balera said:

Isso é neve?

Yo creo que si, las condiciones fueron propicias.

A las 5 de la tarde la estacion de Lavalleja registrava 4,5°C (a las 23 hrs tenemos 0,7°C), con lluvias intermitentes.

El que grabo el video lo catalogo como nieve, en Villa Serrana cayo graupel, pero no se ve igual.

Tal vez alguien pueda corroborar, pero en esa zona la nieve o mas bien las nevizcas se dan con cierta frecuencia.

Edited by PabloMQL
  • Like 8
  • Thanks 2

Em 09/07/2024 em 00:00, PabloMQL disse:

Yo creo que si, las condiciones fueron propicias.

A las 5 de la tarde la estacion de Lavalleja registrava 4,5°C (a las 23 hrs tenemos 0,7°C), con lluvias intermitentes.

El que grabo el video lo catalogo como nieve, en Villa Serrana cayo graupel, pero no se ve igual.

Se sim ,houve duas ocorrência de neve aí no Uruguai esse ano?

• Like 5

Madrugada começando com chuva em vários locais de São Paulo.

Nas estações do CGE, as temperaturas variam de 11 graus no extremo sul a 13 graus em outros locais da cidade.

Nos 2 principais aeroportos da Grande SP, temos 13 graus na atualização da meia noite

Radares mostram essas áreas de chuva próximas à Grande SP.

1UN5X1q.jpeg

• Like 12
  • Thanks 1

Em 08/07/2024 em 21:22, Felipe Pelisari disse:

Qual sua opinião caio? 

De tanta insistência fiquei com uma pulga atrás da orelha 

A insistência realmente intriga. É raro verificar o euro insistindo no fenômeno rodada após rodada.

Mas o modelo não traz outros índices que sustentem o mapa de neve, a começar pelo frio necessário nas camadas da atmosfera.

A isoterma está elevada na região, o ponto de congelamento entre 2.200m no RS a 3.000m em SC. Cenário que torna fisicamente impossível um floco se sustentar até a superfície sob a saturação do ar prevista na atmosfera juntamente a grandes volumes de chuva.

• Like 8
  • Thanks 2
  • Sad 1

Em 09/07/2024 em 01:01, Caio César disse:

A insistência realmente intriga. É raro verificar o euro insistindo no fenômeno rodada após rodada.

Mas o modelo não traz outros índices que sustentem o mapa de neve, a começar pelo frio necessário nas camadas da atmosfera.

A isoterma está elevada na região, o ponto de congelamento entre 2.200m no RS a 3.000m em SC. Cenário que torna fisicamente impossível um floco se sustentar até a superfície sob a saturação do ar prevista na atmosfera juntamente a grandes volumes de chuva.

• Like 1

Em 09/07/2024 em 01:01, Caio César disse:

Obrigado Caio, suas análises de perfil atmosférico para neve são com fundamentos e critérios relevantes.

• Like 3

image.png.735c0db674811c0a5e8ecba19ddc8c67.png

Em 09/07/2024 em 02:01, Andrechaves disse:

Boa noite a todos.

Agora no Pico Araçatuba ( em Tijucas do SUl, próximo de Curitiba),fazendo 4ºC e chovendo.A previsão é minima de 2º C com chuva...existe a chance de neve na região,assim como em 2020 que nevou somente la no local?

Naquele diá eu estava la .. porem era p CICLONE BOMBA... 

Deve cai graupel e sincelo com essa condição.. e vzle mto a pena a aventura so por esses dois... 

Se animar, suba o bradador.. da ir carro ate 1450mts 

Compare  diferencia das previsão de 2020 com agora

image.png.3a4ed554b98f97a27d2cb5b1e87f1a10.png

image.png.d11a2037e47780a61c738db0903a20cd.png

Essa é a previsão de agora pra região da serra.

image.png.8a73914ebd632b62a147fdac14396114.png

image.png.af1c5453fe2e1a08c71c9b1d12e73501.png

Edited by carlex
Novos dados
  • Like 6
  • Thanks 1

Não basta o fiasco da semana passada, ontem no JN:

"pequena chance de neve e alta probabilidade de chuva congelada entre a tarde e a noite..."

Screenshot_20240709-011217.thumb.png.871b5b10390ac584d4fdc4b1e9e08a0b.png

Antigamente falávamos aqui que os institutos brasileiros eram muito conservadores em relação a eventos invernais. Ultimamente eles ouviram as nossas preces, mas também não precisava idealizar que as nossas serras ficavam ao sul do paralelo 40, colocando neve e chuva congelada em qualquer evento de frio.

A banalização disso em uma sucessão de fracassos públicos não tem limites e leva a meteorologia nacional ao ridículo.

• Like 7
  • Haha 3
  • Sad 1

Na atualização da madrugada:

Adeus qualquer mínima chance de neve que existia de sexta para sábado, assassinada e esquartejada em todos os modelos.

Muita umidade e bloqueio do ar frio de modo consensual.

E isso é ruim de modo geral, para todos. Mostrando uma retração do ar frio que atingiria o Brasil em algumas rodadas alucianadas de parte a parte no variados modelos.

Edited by Caio César
  • Like 6
  • Thanks 2

Desabafo....

Entramos na era das MP's excessivamente úmidas e bloqueadas, é um festival. É só ver a dificuldade absurda de se ter frio em altura ultimamente, com ausência de máximas expressivas em lugares elevados, camadas com umidade e temperaturas bagunçadas/invertidas...Nem no MI tá conseguindo algumas casquinhas de neve, pobreza completa em evento invernal.

É o cenário clássico de MPs com bloqueio. Aqui mesmo apesar do friozão diurno, se quer ainda baixamos de 10ºC de forma generalizada (nesta MP), foram apenas alguns pontos que registraram 9,xºC . 

Pela previsão agora é alta a chance de fechar julho abaixo da média, mas mais pelas máximas bastante abaixo. 

Enfim este Poseidon que se formou no Atlântico não quer recuar nunca. Não é à toa que o SE só tá se f**** nessa história toda. 

• Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 6

Em 09/07/2024 em 06:58, pindorama disse:

Desabafo....

Entramos na era das MP's excessivamente úmidas e bloqueadas, é um festival. É só ver a dificuldade absurda de se ter frio em altura ultimamente, com ausência de máximas expressivas em lugares elevados, camadas com umidade e temperaturas bagunçadas/invertidas...Nem no MI tá conseguindo algumas casquinhas de neve, pobreza completa em evento invernal.

É o cenário clássico de MPs com bloqueio. Aqui mesmo apesar do friozão diurno, se quer ainda baixamos de 10ºC de forma generalizada (nesta MP), foram apenas alguns pontos que registraram 9,xºC . 

Pela previsão agora é alta a chance de fechar julho abaixo da média, mas mais pelas máximas bastante abaixo. 

Enfim este Poseidon que se formou no Atlântico não quer recuar nunca. Não é à toa que o SE só tá se f**** nessa história toda. 

Frio úmido é legal por 1 ou 2 dias. Emendar semanas de temperaturas baixas, muita chuva e umidade elevada é um saco. Sou bem mais frio com sol.

Aqui marca 6,5°C no momento, nublado, nevoeiro na montanha. Frio dentro de casa, mesmo mantendo aquecimento na maior parte do tempo.

E o euro insiste:

Screenshot_20240709_072408_Chrome.thumb.jpg.6ef90f6172248ec5b51dc89e3f7e77df.jpg

• Like 13
  • Thanks 2

Em 08/07/2024 em 23:35, Vinícius Balera disse:

Fui pesquisar sobre essa neve em Nova Hamburgo ,e olha que imagem impressionante que encontrei desse evento.

Imagem

Imagem

Eu estava nesta região na casa do meu falecido pai.

Era 16:35 quando começou a nevar e pena que o sol abriu uma hora depois, senão tinha ficado acumulado até o amanhecer do outro dia.

Neste mesmo lugar, vi a neve de 8/7/1994 quando tinha 15 anos na mesma intensidade.

A neve de 2006 foi de um cavado e a de 1994 um ciclonão com vento, abre e fecha.

As 3 vezes que vi neve foram na região de Poa e não na serra.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 11
  • Thanks 7

Em 09/07/2024 em 09:00, Edison Bocorny Jr disse:

Hoje completa 30 anos da neve em Porto Alegre e aqui que mencionei.

https://metsul.com/2024-07-08-neve-porto-alegre/

eu perdi todas essas da história recente de neve na RMPOA kkk e agora não vem neve de jeito nenhum

se aquela de NH acontecesse hj eu ia em quinta marcha pela BR 116 quase voando

• Like 6

Estou na cidade vizinha da minha , e a temperatura registrada aqui não condiz com a realidade, durante o dia registram temperaturas máximas baixa para o local.

Sendo a a diferença entre as duas cidades é de 10 KM sem diferenças de altitudes, e na minha cidade são as mínimas que não é compatível com a sensação térmica real.

No momento aqui tá abafado, e a temperatura não é de 21°© como mostrado no aplicativo.

Resumindo: Mínima real da minha cidade não é compatível com a temperatura do aplicativo ,ou seja , é mais fria um pouco durante a noite.

E a máxima real da minha cidade vizinha é maior que mostrada no aplicativo, é mais quente e abafado como na minha cidade e de outras da região vizinha com clima totalmente idêntico.

E como se explica isso? Modelo númerico e ausência de estação como relatei esses dias atrás?

Screenshot_20240709-093121.png

Screenshot_20240709-093435.png

Edited by Vinícius Balera
  • Like 9

Em 09/07/2024 em 09:23, pindorama disse:

Urupema em junho de 2021 nevou por três dias seguidos. Acho que foi a última vez que vi uma nevada relevante em SC. 

Saiu São Francisco de Paula (se não me engano) no Datena ao vivo. Ele soltava o bordão "Me dá ibagens da neve no RS" e dizia que era a primeira neve ao vivo da tv brasileira. 

• Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 8

Saidas de hoje de manha foram muito ruins em termos de frio para os proximos 5-10 dias,  frio ficando restrito ao RS com menor intensidade.

ECWMF reduziu os pontos com neve misturado com chuva, acredito ter sido um erro do modelo mesmo pois aumentou a isoterma 0C para 2600m na regiao de cambara, por mais que indique chuva misturada com neve nessas condições seria praticamente impossível, acredito que nas próximas rodadas tire completamente esse chance de neve....

• Like 3
  • Thanks 2
  • Sad 2

Em 09/07/2024 em 09:23, pindorama disse:

Urupema em junho de 2021 nevou por três dias seguidos. Acho que foi a última vez que vi uma nevada relevante em SC. 

Nós ficamos mal acostumados com 3 invernos relativamente bons (2020 a 2022). Em 2021 teve registro de neve por 3 dias consecutivos em SC (algo que não ocorria desde 2000). Não foram acumulados tão expressivos, mas já foi bonito de ver.

Em 2022 teve neve logo em maio (17/18), nevou em agosto, final de setembro e finalmente dia 01/11 no MI - primeira neve registrada num mês de novembro no BR. Nem dá pra reclamar do julho daquele ano, pois os outros meses foram interessantes.

Em 2023 teve um registro fraquinho em abril. Tivemos um recorde de neve mais tardia (nov22) e a segunda mais precoce (abr23), configurando a menor janela de neve já registrada no país (menos de 6 meses separaram os dois eventos). Depois tivemos uma nevinha fraca em julho2023.

De lá pra cá, nada. Eu boto fé em agosto/setembro. Esse julho abaixo da média foi algo que os principais modelos não pegaram para cá mesmo próximo da data. E já estão ajustando os próximos dois meses.

• Like 11
  • Thanks 1

Em 09/07/2024 em 07:56, Edison Bocorny Jr disse:

Eu estava nesta região na casa do meu falecido pai.

Era 16:35 quando começou a nevar e pena que o sol abriu uma hora depois, senão tinha ficado acumulado até o amanhecer do outro dia.

Neste mesmo lugar, vi a neve de 8/7/1994 quando tinha 15 anos na mesma intensidade.

A neve de 2006 foi de um cavado e a de 1994 um ciclonão com vento, abre e fecha.

As 3 vezes que vi neve foram na região de Poa e não na serra.

Olhei a legenda, e vi que foi você que tirou essas imagens incríveis, parabéns por esse trabalho.

E vejo que esses momentos de neve também foi marcante pra ti e demais pessoas nessa região da grande Porto Alegre.

• Like 5
  • Thanks 2

Em 09/07/2024 em 10:11, Tiagocxs disse:

Para sábado e domingo até sexta passada os modelos estavam apontando entre -2 e -4 para Caxias, hoje aponta 6. Da nem pra chamar de ajuste, 3 dias e mudamos da água pro vinho.

Do vinho para a água de descarga. O que seria uma MP muito forte virou um espirro polar molhado. 

• Like 3
  • Haha 5
  • Sad 1

Em 09/07/2024 em 09:30, Vinícius Balera disse:

Estou na cidade vizinha da minha , e a temperatura registrada aqui não condiz com a realidade, durante o dia registram temperaturas máximas baixa para o local.

Sendo a a diferença entre as duas cidades é de 10 KM sem diferenças de altitudes, e na minha cidade são as mínimas que não é compatível com a sensação térmica real.

No momento aqui tá abafado, e a temperatura não é de 21°© como mostrado no aplicativo.

Resumindo: Mínima real da minha cidade não é compatível com a temperatura do aplicativo ,ou seja , é mais fria um pouco durante a noite.

E a máxima real da minha cidade vizinha é maior que mostrada no aplicativo, é mais quente e abafado como na minha cidade e de outras da região vizinha com clima totalmente idêntico.

E como se explica isso? Modelo númerico e ausência de estação como relatei esses dias atrás?

Bom dia. Por isso que instalamos estações meteorológicos, devido a essas diferenças entre locais, que existe, e o que mostra nos aplicativos muitas vezes não é a condição real, é uma estimativa. Só com estação meteorológica mesmo.

• Like 8
  • Thanks 1

Alem da chuva, São Paulo vem tendo uma manhã fria.

Nas estações do CGE, as temperaturas variam de 11 graus no extremo sul a 14 graus nos locais menos frios da cidade.

Outros locais (maior parte da capital) está com 12/13 graus.

Nos aeroportos, temos 13 graus em Congonhas e 14 graus em Cumbica às 10 horas.

• Like 10

Em 09/07/2024 em 05:54, Caio César disse:

Não basta o fiasco da semana passada, ontem no JN:

"pequena chance de neve e alta probabilidade de chuva congelada entre a tarde e a noite..."

Screenshot_20240709-011217.thumb.png.871b5b10390ac584d4fdc4b1e9e08a0b.png

Antigamente falávamos aqui que os institutos brasileiros eram muito conservadores em relação a eventos invernais. Ultimamente eles ouviram as nossas preces, mas também não precisava idealizar que as nossas serras ficavam ao sul do paralelo 40, colocando neve e chuva congelada em qualquer evento de frio.

A banalização disso em uma sucessão de fracassos públicos não tem limites e leva a meteorologia nacional ao ridículo.

Diante da qualidade geral das midias de massa e filtros de informação que eles fazem, previsão de neve exagerada é o menor dos problemas.

Ademas, se essa porção em azul ali do mapa estivesse ali na regiao de Pinheiro Machado/Herval teria esse desempenho todo ano.

• Like 7

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.