Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2024

Recommended Posts

Em 26/06/2024 em 21:41, Edison Bocorny Jr disse:

Forçado e baseado em quê de concreto?

Já que eles gostam de atirar para todos lados.

Pelo que entendi, pelas projeções semanais do Europeu, que mostram julho inteiro acima da média quase no Brasil todo. Só que outro dia postaram aqui a projeção de julho do próprio Europeu e tinha uma ampla região com temperaturas dentro da média. Eu realmente não entendo essas contradições dos próprios modelos e não sei o que devo levar a sério.

• Like 7
  • Thanks 2

Em 26/06/2024 em 21:41, Edison Bocorny Jr disse:

Forçado e baseado em quê de concreto?

Já que eles gostam de atirar para todos lados.

Já foi debatido a maluquice dos modelos esse ano, concordo com você, dependendo de qual modelo foi seguido, dava pros institutos atirararem pra qualquer lado, isso é pauta pra debate em um tópico de quão fora da curva foram as previsões esse ano.

Edited by wallace silva
  • Like 7
  • Thanks 2

Em 26/06/2024 em 18:53, Serrano disse:

Curioso é que foram dois jogos na neve no mesmo dia. Em 30/05/79 o Avaí e o Inter (de Lages) se enfrentavam em Lages pelo Catarinense sob uma forte nevada:

1935204784_0f6c49f4f068c1c61d3e5440ed3eacf0(1).jpg.460bdb492a654c53ab57915299c65d89.jpg

http://www.interdelages.com.br/noticias/87/Conheca+o+lendario+Inter+x+Avai+debaixo+de+neve#:~:text=Se o registro do fenômeno,e o gramado ficou branco.

Deve ter sido um baita evento, com acumulação desde Bento até pelo menos Lages.

Serrano, essa massa polar de 30/31 de maio de 1979, foi histórica para o centro-sul de Minas, todo RJ, SP.

Negativas em várias cidades.

Geadas numa ampla área de Minas, serra do ES, vale do Paraíba e serrana do RJ.

Junho continua uma monotonia, aqui no Noroeste do RJ, na torcida para o tempo mudar no domingo, quem sabe choverá um pouco.

• Like 10
  • Thanks 3

É impressionante como a ruindade durante o inverno parece atingir mais as nossas latitudes baixas do que o sul da Argentina. 

É de chorar ver que Río Gallegos em 2023, 2022 e 2020 com julhos 2 à 3ºC abaixo da média e nós aqui prefiro nem comentar....E é bem provável que 2024 também feche abaixo da média a julgar pelo junho bastante gélido até aqui. 

Nos últimos 10 anos, 6 julhos foram acima da média, 3 dentro e somente 2016 foi abaixo (-1.0ºC). E neste período o mês mais frio nem foi julho e sim junho 2016 com folga!

• Like 11

🌥️☁️🌧️⛈️

Máxima: 25,9°C em Jaraguá do Sul/Tifa Monos

Mínima até o momento: 2,6°C↓ no Morro da Igreja

Menor máxima: 9,8°C no Morro da Igreja

Rajadas máximas: 98,64 km/h no Morro da Igreja

96,6 km/h em Bom Jardim da Serra/Serra do Rio do Rastro

91,01 km/h no Morro das Torres

80,6 km/h em Praia Grande/Serra do Faxinal

75,96 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta

73,55 km/h em Rancho Queimado/Viníciola Terramilia

72,7 km/h em São Joaquim/Fabrini

72,32 km/h em Água Doce/Herciliópolis

Precipitação máxima: 62,1 mm em São Joaquim/Fabrini

> Parece que estão prevendo até -3°C para a serra catarinense amanhã?

> Faz só 5°C nas baixadas no momento...

image.jpeg.6a83ca28efbd432f4611c497cd372a14.jpeg

• Like 7
  • Haha 8

Em 26/06/2024 em 22:46, pindorama disse:

É impressionante como a ruindade durante o inverno parece atingir mais as nossas latitudes baixas do que o sul da Argentina. 

É de chorar ver que Río Gallegos em 2023, 2022 e 2020 com julhos 2 à 3ºC abaixo da média e nós aqui prefiro nem comentar....E é bem provável que 2024 também feche abaixo da média a julgar pelo junho bastante gélido até aqui. 

Nos últimos 10 anos, 6 julhos foram acima da média, 3 dentro e somente 2016 foi abaixo (-1.0ºC). E neste período o mês mais frio nem foi julho e sim junho 2016 com folga!

Frio em Rio Gallegos foi fora do normal mesmo em Junho, nessa ultima onda de frio que ficou estacionada pela patagonia, foram 8 dias sem a temperatura maxima passar de 0C. 

image.thumb.png.2b3451ccc82639d5976ff9ed4d335dcb.png

Finalmente o ar polar conseguiu chegar ao Brasil e as ultimas saidas dos modelos demonstram um padrao de sucessivas incursoes polares, a se monitorar.

Com o avanco do ar gelado ao norte, frio diminui na patagonia, estou em Neuquen  onde faz 11C e ceu limpo no momento.

• Like 11
  • Thanks 3

Grande parte de São Paulo vem tendo uma noite quente (para esta época) nessa quarta feira.

A maioria das estações do CGE registram até 22 graus e até 23 graus.
Às 23 horas, o aeroporto de Congonhas registrava 22 graus enquanto o de Cumbica estava com 20 graus.
Já no extremo sul da cidade, a situação está melhor. Faz 18 graus na Capela do Socorro, 19 graus em Parelheiros e 14 graus em Marsilac.

Pelas previsões (tanto o GFS quanto o europeu), a cidade poderá ter alguma chance de chuva amanhã. Inclusive, a máxima será um pouco mais baixa (entre 24 e 26 graus).

Isso tudo poderá ocorrer, já que teremos a passagem de mais uma frente fria que, mesmo sendo fraca, mostra que o bloqueio está mais maleável.

• Like 6
  • Thanks 1
  • Sad 1

Cheguei aqui em Mongaguá hoje à tarde. A Baixada Santista tinha sol entre nuvens, e quando cheguei em casa (16:55), estávamos com 23,5 ºC (altamente confortável). A temperatura caiu lentamente e agora temos 21,3 ºC no meu termômetro-higrômetro digital.

Interessante que estamos levemente abaixo da capital, em temperatura. A estação particular que eu acompanho lá perto da USP, no Butantã, zona oeste da capital paulista está marcando 22,2 ºC (0,9 grau mais quente que aqui no litoral).

A previsão para amanhã aqui em Mongaguá é de um dia com céu encoberto e talvez alguma chuva, com variação 17 ºC / 20 ºC.

• Like 10

Bom dia ! Estou em BH hoje para escolha da minha guarnição militar, e a sensação térmica é absurdamente baixa neste momento, como vocês podem ver por essa foto:

8bdaaf15-9ed6-45fa-8a8b-6a2a1bf046e0.thumb.jpeg.409c7885d03d5901b348b2988a74edff.jpeg

Este é o bairro Barro Preto, na parte central da cidade. O céu encontra-se fosco pela poluição das queimadas. 

Aos bazianos de BH: Acredito que em Julho estarei várias vezes por aqui. Vamos combinar um mini encontro. 

• Like 17
  • Haha 3

Mais uma frente fria passando sem qualquer influência aqui pelo centro-norte de São Paulo.

image.thumb.png.ce40dda29625c987468579c37f8201d0.png

O ar frio na retaguarda trouxe mínimas baixas para o Sul, e a temperatura cai também no MS e em parte do MT. No RS e SC, festival de mínimas abaixo de 5°C.

image.thumb.png.658be5f32b1e3e4f4ad7505e25aedea2.png

Por influência pura e simples do ar seco, mínimas abaixo de 10°C também no sul de MG e no Planalto Central.

Aqui em Matão, a semana está quente. No dia 25 tivemos uma extraordinária máxima de 32,8°C, seguramente uma das mais altas da história para junho (isso se não for A mais alta). Essa foi uma das 3 máximas acima de 32 e uma das 11 máximas acima de 31°C neste mês até agora. Ontem chegamos a 31,8°C, e hoje começamos o dia com 14,5°C, e a cidade tomada por fumaça.

Mudanças são esperadas no fim da semana, mas aqui no centro-norte do estado vamos ter que nos contentar com migalhas (síndrome do pombo).

wrf_t2m_12z_95.png?2116

• Like 22
  • Thanks 4
  • Sad 3

Hoje o dia amanheceu com chuva e 20,8 ºC aqui em Mongaguá, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. A chuva durou mais de 1 hora e até atrapalhou para levar minhas filhas à creche. A chuva parou por volta das 08:00 e o céu continuou encoberto. Agora (09:25), temos 20,3 ºC e 70% de umidade.

A previsão para hoje, pra cá, era de variação 18 ºC / 20 ºC (amplitude baixíssima).

Estou esperando a bela MÁXIMA de 16 ºC no domingo! Terei que fechar as portas e janelas da casa pra não passar frio!

• Like 10
  • Thanks 2

Alguma nebulosidade e nevoeiro nessa manhã em Adamantina:

image.thumb.png.361063dcaf712d4bfb497d7a2131ce2c.png

Efeito de um ar frio muito raso que escoou do MS/PR para cá. Nada demais, 16,1ºC hoje cedo em casa.

As queimadas estão tomando conta do oeste paulista, já faz um mês que não chove em uma irregularidade chuvosa bem forte desde julho/23.

A previsão indica chuva nesse fim de semana com a chegada dessa frente fria, mas os efeitos na temperatura serão bem tênues.

• Like 15
  • Thanks 2
  • Sad 1

Em 27/06/2024 em 08:00, Renan disse:

Bom dia ! Estou em BH hoje para escolha da minha guarnição militar, e a sensação térmica é absurdamente baixa neste momento, como vocês podem ver por essa foto:

8bdaaf15-9ed6-45fa-8a8b-6a2a1bf046e0.thumb.jpeg.409c7885d03d5901b348b2988a74edff.jpeg

Este é o bairro Barro Preto, na parte central da cidade. O céu encontra-se fosco pela poluição das queimadas. 

Aos bazianos de BH: Acredito que em Julho estarei várias vezes por aqui. Vamos combinar um mini encontro. 

Oi, Renan, bom dia

Houve uma enorme inversão térmica hoje, uma das maiores que já vi aqui, com mínima acima de 17ºC nas altitudes e 14°C na Pampulha e esse céu fosco infelizmente é comum nessa época. Acontece que normalmente sistemas com nuvens e ventos chegam dispersando periodicamente essa fumaça toda, mas em 2024 não chega nada! Esse próximo sistema será muito fraco na RMBH, com uma queda muito ligeira nas temperaturas máximas seguida das mínimas. Bom para meados de abril.

Até o momento não tivemos sequer 1 único dia invernal em 2024. Pra cá, considero invernal qualquer variação com mínimas próximas dos 10 e máximas próximas dos 20. O que teve foram alguns poucos dias outonais na virada de maio pra junho e dias ordinários de amplitude em junho. O pessoal do interior de São Paulo tem tido muito calor, mas também tem pelo menos uns 2/3 dias de inverno por mês.

Eu acho uma ótima ideia a gente se encontrar, mas sem falar do tempo!

Abraço.

• Like 6
  • Thanks 1

Mongaguá, na Baixada Santista, litoral de SP, com céu totalmente encoberto e garoa spray desde as 10:00 (depois daquela chuva ao amanhecer). Temperatura começou a ficar sub 20 em certos momentos, e alcançamos a mínima parcial agora (11:05), de 19,8 ºC.

Pena que a previsão para amanhã (sexta-feira) é de um dia de sol com variação 19 ºC / 28 ºC.

E no sábado já vira de novo, e teríamos chuva e variação 15 ºC / 22 ºC.

Isso é que é gangorra térmica!

Enquanto não chega esse calor chato de amanhã, espero que hoje à tarde tenhamos algumas sub 20 novamente.

Edited by BrunoSaoPauloCapital
Retirar a palavra "céu" antes de "chuva"
  • Like 8
  • Thanks 2

Em 27/06/2024 em 08:54, Vinicius Lucyrio disse:

image.thumb.png.658be5f32b1e3e4f4ad7505e25aedea2.png

Me surpreendi, pensei que faria 6/7C, porque estava úmido e imaginei que teria nevoeiro até tarde.

Não teve nevoeiro aqui, e essas foram as mínimas nas minhas estações em Iporã do Oeste:

3,9°C Flor e Ser (520m)

4,2°C Wickert (455m)

4,6°C Casa/trevo (580m)

As 11:25 fazia 9,8°C no topo (São Vendelino/600m)

1495849082_WhatsAppImage2024-06-27at11_28_11.thumb.jpeg.862407dbd8b7eddf218673c1942d8717.jpeg

• Like 16
  • Thanks 3

Em 27/06/2024 em 10:50, Daniel Lisboa disse:

Confesso que estou desanimado.  A previsão para segunda, que já foi de 14 de máxima, agora já está em 17. E os indícios de que teríamos outra MP na sequência evaporaram do Euro e do GFS. Começo a temer que a previsão da Meteored esteja certa.

A previsão do Meteoblue que é muito assertivo e bem conservador indica marcas melhores e sinceramente, sou mais o meteoblue. Veja só:

1274853439_Screenshot_20240627-1247222.thumb.png.75c7eff170aac496fad806335f1e11f8.png

Fora que teremos uma chuva até volumosa na segunda... Vamos ver quem vence essa mas acredito e torço pelo Meteoblue...

• Like 7
  • Thanks 2

Em 26/06/2024 em 18:57, Moretão disse:

Olha, tô pra dizer que tem que ter tido muita sorte para esse jogo de Erechim ter terminado com 0 grau.

Não que alguém duvide do frio de Erechim, mas essa temperatura é mais para madrugada/manhã. Na hora do jogo ou terminando, é muito difícil. O estádio não é em baixada pelo que lembre.

Tem que ver se este termômetro estava abrigado.

Eu vi pelo google mesmo, não lembrando o jogo ao certo, senão ia pesquisar pra confirmar. Lembro que estava realmente muito frio no Rio Grande naquela época. Era uma MP bem forte. Se eu lembrar e conseguir achar trago os valores exatos pra gente.

• Like 5

Pelo GFS 12z, RS simplesmente foi teletransportado pra Latitude 34° e o Bloqueio avançou pra divisa de SC com PR, aqui no leste do Sudeste só os pulsos do dia 29/06 a 02/07 e aquele fim de grade de 09/07 a 12/07.

Esperar os membros agora pra analizar se é factível o operacional 

POA ou Buenos Aires? Enquanto a gente no Sudeste chupando manga.

Screenshot_2024-06-27-14-32-05-095_com.android.chrome-edit.thumb.jpg.92bcf6494f708e30fa0d056eaff8ccf1.jpg

Edited by wallace silva
  • Like 8

Em 27/06/2024 em 14:34, wallace silva disse:

Pelo GFS 12z, RS simplesmente foi teletransportado pra Latitude 34° e o Bloqueio avançou pra divisa de SC com PR, aqui no leste do Sudeste só os pulsos do dia 29/06 a 02/07 e aquele fim de grade de 09/07 a 12/07.

Screenshot_2024-06-27-14-32-05-095_com.android.chrome-edit.thumb.jpg.92bcf6494f708e30fa0d056eaff8ccf1.jpg

O final da grade tinha calorzinho e agora virou frio aqui direto.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 9
  • Thanks 1

Depois do maio e junho que tivemos, uma semana modo full inverno:

Screenshot_20240627_145724_Chrome.thumb.jpg.7215773af0c2438ea60c98ba10d2da7b.jpg

Pode ser um evento "normal", mas lembrando da situação de poucas semanas atrás é algo excelente.

Apesar de o frio perder força na próxima semana, os modelos não apontam para muito aquecimento. Deve permanecer um friozinho bom até dia 10 ao menos.

-

Por aqui uma tarde com sol e céu azul e máxima até o momento em 14°C. Dia perfeito.

• Like 13

Em 27/06/2024 em 16:08, Daniel Lisboa disse:

Tou falando. As últimas rodadas vêm piorando a próxima mp e o restante da grade. Temo que julho logo entrará no padrão 2024.

Para quem vive no Brasil tropical, resta aproveitar o momento. Dado o contexto atual, Qualquer brisa ou ar polar fraco já é motivo para comemorar. Só espero que o período chuvoso volte de forma regular e no momento esperado. Especificamente na minha região, há uma alta probabilidade de ficarmos 150 dias ou mais sem chuvas este ano, contrastando com a estação seca "nutella" que tivemos no ano passado.

Edited by Alberto Hanauer
  • Like 3
  • Thanks 3
  • Sad 6

Em 27/06/2024 em 14:34, wallace silva disse:

O sul da Região Sudeste vai ter um frio legal. São Paulo capital terá máxima de 14 ºC no próximo domingo e de 16 ºC na segunda-feira. E aqui no litoral de SP teríamos máxima de 16 ºC no domingo.

• Like 6

Renan,

você está ingressando na PM mineira.

Esquentou bem na região de Muriaé, máxima de 33,4

• Like 6
  • Thanks 1

QAP, QRV?

Dando uma 20 no meliante na QTR ou em QRT?

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 1
  • Haha 3
  • Confused 2

Em 27/06/2024 em 18:15, Ernani de Paula disse:

Renan,

você está ingressando na PM mineira.

Esquentou bem na região de Muriaé, máxima de 33,4

Olá, Nani. Na verdade, estou ingressando no Exército Brasileiro, como Oficial Temporário (8 anos), e vou lecionar no colégio militar de Juiz de Fora. Realização de um sonho !

E estou aqui em BH para o início dos trâmites, amanhã retorno a JF.

Estou hospedado numa pousada bem ao lado da lagoa da Pampulha. Por aqui, muito calor, a máxima atingiu incríveis 29,3°C !!! Deve ter sido um dos dias mais quentes para Junho na capital mineira. A mínima até que foi razoável (14,5C). 

Agora à noite já refrescou novamente e está muitíssimo agradável dar uma volta pela lagoa. Eu adoro essa cidade ! 

• Like 10
  • Thanks 4

Pela 12z do Euro sem calor nos próximos dias e um novo refresco aqui pra SP por volta do dia 05. Meteoblue tbm corrobora para isso... Ao menos não teremos calor e teremos probabilidade de chuva no sábado, domingo e segunda. Mas de fato, rodada após rodada os modelos foram reduzindo o frio em altura dessa próxima MP, uma pena... 

• Like 4
  • Sad 5

Em 27/06/2024 em 18:53, Renan disse:

Olá, Nani. Na verdade, estou ingressando no Exército Brasileiro, como Oficial Temporário (8 anos), e vou lecionar no colégio militar de Juiz de Fora. Realização de um sonho !

E estou aqui em BH para o início dos trâmites, amanhã retorno a JF.

Estou hospedado numa pousada bem ao lado da lagoa da Pampulha. Por aqui, muito calor, a máxima atingiu incríveis 29,3°C !!! Deve ter sido um dos dias mais quentes para Junho na capital mineira. A mínima até que foi razoável (14,5C). 

Agora à noite já refrescou novamente e está muitíssimo agradável dar uma volta pela lagoa. Eu adoro essa cidade ! 

Na verdade, não entra nem no top-5. Máximas dessa ordem são comuns isoladamente, em pré-frontais bem marcadas. Na área central, com histórico mais longo, o dia de hoje perde pra vários das décadas de 70 e 80, inclusive. Mas é sim um dia bem quente para o padrão da época. Uns 4ºC acima da média.

Já faz alguns dias que as previsões colocam uma queda de temperatura para o leste do Sudeste na 2ª semana de juLho, a clássica situação em que o ar frio chega aqui beeeem depois de atingir o Brasil (pelo sul do RS). A última rodada (vigente agora a noite) já coloca alguns dias invernais pra BH. Não é onda de frio nem frio forte, mas já é um avanço.

Vamos acompanhando. 

Agora faz 20/21 graus. 

PS.: eu amo essa arborização farta que sai nas fotos do centro e da Pampulha. Muito verde nas suas fotos e isso com certeza ameniza a sensação térmica.

Edited by LeoP
  • Like 7
  • Thanks 1

Aqui no RJ, o frio só dura até o dia 02/07. Em seguida, voltamos para a sequência repetida desde abril; já nem dói mais. Só gostaria de mais chuva/umidade, está bem difícil conviver com esse tempo seco. Mesmo sendo comum nesta época do ano, os índices de umidade estão mais baixos do que o normal para a região do RJ. 

cats.jpg

• Like 6
  • Sad 7

Em 27/06/2024 em 20:08, Jonatas Dias disse:

Aqui no RJ, o frio só dura até o dia 02/07. Em seguida, voltamos para a sequência repetida desde abril; já nem dói mais. Só gostaria de mais chuva/umidade, está bem difícil conviver com esse tempo seco. Mesmo sendo comum nesta época do ano, os índices de umidade estão mais baixos do que o normal para a região do RJ. 

cats.jpg

Eu tbm já estou anestesiado, nem ligo mais, se vier algo bom ainda nesse inverno, ótimo, excelente, e se não vier tbm, amém! Sabendo da realidade de 2024 comemoro até mesmo se não vier calor ainda que não tenha frio, e principalmente, chuva, coisa que até anos atrás eu achava extremamente corriqueiro e sem graça a chuva, agora tô comemorando cada pingo kkkkkkk... Enfim, seguindo sem me abalar, sem perder a esperança claro, mas sem me abalar mais...

• Like 7
  • Thanks 2
  • Sad 4

27 de junho, completando 30 anos da forte onda de frio de junho de 1994, geadas por todo Sul de Minas, Triângulo Mineiro, parte da Zona da Mata;

interior de São Paulo com geadas desde o dia 26, negativas desde a Mantiqueira, até o interior de São Paulo;

geadas por 2 dias(27 e 28) na região serrana do RJ.

em Poços de Caldas, desceu aos -7,2 negativos.

• Like 7
  • Thanks 4

Em 27/06/2024 em 20:41, Davi Silva disse:

Boa noite a todos.

Variações de hoje:

22,1°C / 26,0°C Rio de Janeiro/Marambaia

22,1°C / 26,7°C Niterói/Barreto

21,7°C / 26,5°C Seropédica/UFRRJ

19,8°C / 26,7°C Rio de Janeiro/Vila Militar

19,8°C / 28,9°C Rio de Janeiro/Jacarepaguá

INMET

Que raridade, a automática de Jacarepaguá, registrar uma máxima bem maior do que na automática da Vila Militar

• Like 5
  • Thanks 1

• Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.