Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2024

Recommended Posts

Em 28/06/2024 em 20:30, Eclipse POA disse:

Amigo, eu tava pensando exatamente nisso hj de manhã, e temos a Lua cheia como fator adicional contribuindo para as vibrações magnéticas oeste-sul das marés das malvinas até o rumo sul-norte às costas equatoriais. Isso cria ondas de rosby leste-noroeste através dos rios de umidade da amazônia, desequilibrando as altas de Bolívia e 1) Assim aquecendo levemente as águas do Peru, 2) Causando baixas de pressão no Chile mas que são rapidamente deslocadas para oeste com o vento nordeste-sudoeste. Dessa forma, é realmente esperado os grandes congelamentos a sul e a invasão de pinguins em POA.

Agradecendo seu comentário em minha postagem e aproveitando seu comentário sobre a Lua, segue introdução de um artigo científico publicado por doutores da USP “A precipitação, enquanto elemento do sistema climático, está em função de fatores internos e forçantes extraterrestres. Dentre estas, a força da gravidade da Lua tem papel significativo como motor das marés oceânicas e sua influência na distribuição da massa e energia em escala global. Evidências mostram um aparente ciclo bidecadal em parâmetros oceanográficos e variáveis atmosféricas em diversas regiões da Terra, sendo o Ciclo Nodal Lunar de 18,6 anos apontado como potencial modulador desses fenômenos climatológicos. “ lembrando: “

O Ciclo Nodal Lunar define a variação da inclinação do plano da órbita da Lua em relação à superfície terrestre. Como esse plano é inclinado com relação ao equador, a Lua passa, relativamente falando, 14 dias no Hemisfério Norte e 14 dias no Hemisfério Sul durante o ciclo de 28 dias de suas fases.

A inclinação ou declinação do plano orbital, porém, não é “fixa”. Ela varia de sua posição máxima de 28,6°N a 28,6°S de latitude para a mínima de 18,4°N a 18,4°S de latitude num intervalo de 9,3 anos e retorna para a posição máxima em mais 9,3 anos, totalizando um ciclo de 18,6 anos.”

• Like 4
  • Thanks 2

Em 30/06/2024 em 15:20, Darley disse:

O Mirante teve ABSOLUTAMENTE ZERO de chuva em junho de 2024. 

Primeiro semestre no Mirante fechou com 880,4mm e Natal foi a capital mais chuvosa neste mês com 605,7mm. 

No tópico dos resumos vou publicar posteriormente o acumulado das capitais no primeiro semestre. 

Exato, a convencional do Mirante fechou este mês de junho com 0,0 mm.

Recentemente, isto só tinha ocorrido em agosto/2007 e julho/2008.

A estação INMET-Interlagos (SESC) fechou este junho com 5,0 mm, com apenas 1 dia acima de 1 mm.

Mas sempre paira a dúvida: se alguns (Ou vários...) dos dias com 0,2 mm realmente foram orvalho ou... "tilt" da estação (Automática).

As médias provisórias (As mínimas de hoje devem ocorrer agora à noite) deste mês de junho ficaram assim (Anomalias em relação à 1991-2020):

Mirante

Mínimas: 15,4°C (+1,9°C)

Máximas: 26,0°C (+3,1°C)

Média compensada: 19,9°C (+2,4°C)

Interlagos

Mínimas:14,5°C

Máximas: 25,8°C

Média compensada: 18,8°C

As anomalias mensais da média compensada neste ano estão assim no Mirante:

Jan: +0,1°C

Fev: +0,4°C

Mar: +1,2°C

Abr: +1,8°C

Mai: +3,3°C

Jun: +2,4°C

---------------------

Como já dá para perceber pelo total mensal do Mirante, esta frente passou quase a seco pela capital paulista.

Como já comentado, houve algumas garoas ou chuvas leves rápidas e isoladas.

O maior volume até o momento nas estações do CGE (Isto é, naquelas poucas que acumularam alguma coisa) foi 1,2 mm em Marsilac, lá no extremo sul.

As máximas de hoje foram invertidas, registradas entre 1 e 2 UTC (10 e 11 h da noite de ontem),

Mirante (Aut): 16,6°C

Interlagos: 15,2°C

Às 16 h, céu encoberto em Sampa,

Mirante (Aut): 12,2°C

Interlagos: 11,5°C

Ventos de SE a S.

• Like 11
  • Thanks 1
  • Sad 3

Agora mais algumas idéias de como o Ar Polar se dirige da Antártica até o nosso Continente: “

Pelo dinamismo das Anticiclones que nascem na Antártica , a trajetória de direção geral sudoeste/ nordeste no hemisfério sul com um componente meridiano mais ou menos acentuado, sendo mais deslocada para o Trópico no inverno quando a potência e a velocidade das Anticiclones são mais fortes.

Pelo relevo, cuja altitude é superior a cerca de 1000 metros, ou seja, próximo da espessura média dos Anticiclones e em particular pelos alinhamentos contínuos. O relevo canaliza a massa total ou parcial dos Anticiclones, impõe trajetórias e determina unidades de circulação de camadas baixas.”

• Like 1
  • Thanks 3

Em 30/06/2024 em 16:14, Samihr Hermes disse:

Friozinho há 8 graus sul do equador. 

O termômetro (mega confiável, só que não) marcou 13 C kkk. Mas na estação do inmet foi 15 C

Estou relativamente próximo de Garanhuns , tenho curiosidade e vontade de conhecer Garanhuns, queria ver se realmente aí é frio hehe.

• Like 9

Agora tenho 12°C e vento de SE moderado dando a sensação de mais frio ainda... Finalmente uma tarde digna de inverno...

IMG_20240630_165926_843.thumb.jpg.f6e0cb4de9f88b10b5f6326f01b23faf.jpg

E dando uma passeada pela redondeza não pude deixar de perceber algumas araucárias em meio a uma mata aos fundos de algumas residências...

IMG_20240630_165222_756_SR.thumb.jpg.a524c5d41079c24444a73527908c343b.jpg

A foto está meio ruim mas dá pra perceber a copa das belas araucárias bem desenvolvidas e adultas ... Fico imaginando que, em tempos imemoriais como a região era mais abundante delas e relação a hj, e sua redução aqui pela cidade seja pelo clima mais quente agora ou pela atividade antrópica... Mas de toda a forma são lindas e embelezam o ambiente por onde se encontram.... 

• Like 13
  • Thanks 3

On 6/30/2024 at 2:53 PM, Vinícius Balera said:

Estou relativamente próximo de Garanhuns , tenho curiosidade e vontade de conhecer Garanhuns, queria ver se realmente aí é frio hehe.

É um frio relativo. A gente se adapta. Quando se mora nessa região do nordeste, fazendo 17 C vc já sente frio estando adaptado ao calor. Eu mesmo quando morava em Natal e fazia 20 C a noite eu já ficava com frio. kkkkkk

Mesmo aqui onde moro, quando está verão e começa a fazer 10 graus eu já passo frio... já quando o inverno está acabando e a primavera começando e faz 10 graus eu acho um calorzinho maravilhoso.

Garanhuns e arredores faz um bom frio se vc está saindo de lugares cuja mínima é 24. Indo pra Garanhuns no inverno vc facilmente pega máximas de 24-25 quando está seco, quando está umido as máximas ficam em torno de 22.

• Like 8
  • Thanks 1

Em 30/06/2024 em 17:27, Samihr Hermes disse:

É um frio relativo. A gente se adapta. Quando se mora nessa região do nordeste, fazendo 17 C vc já sente frio estando adaptado ao calor. Eu mesmo quando morava em Natal e fazia 20 C a noite eu já ficava com frio. kkkkkk

Mesmo aqui onde moro, quando está verão e começa a fazer 10 graus eu já passo frio... já quando o inverno está acabando e a primavera começando e faz 10 graus eu acho um calorzinho maravilhoso.

Garanhuns e arredores faz um bom frio se vc está saindo de lugares cuja mínima é 24. Indo pra Garanhuns no inverno vc facilmente pega máximas de 24-25 quando está seco, quando está umido as máximas ficam em torno de 22.

A mínima aqui na cidade que estou no agreste de Alagoas hoje foi uns dois ou três graus a menos que Garanhuns e região pelo aplicativo do celular, mas a máxima é totalmente diferente.

Analiso pelo aplicativo que Caetés tem a máxima e mínima mais baixa que Garanhuns. Será que é verdade?

• Like 6

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISOMIG7/graph/2024-06-27/2024-06-27/monthly

image.png.47512941842c60c3d493858626f740e6.png

Acho essa estação uma das mais interessantes. Máxima do mês 33.9 C, mínima do mês 13.9 C. Fica no Alto Oeste Potiguar, apenas 6 graus sul do equador. Clima semi árido pega com força lá, inverno seco e baixada propiciando temperaturas bem frias nas madrugadas.

• Like 11
  • Thanks 1

On 6/30/2024 at 3:31 PM, Vinícius Balera said:

A mínima aqui na cidade que estou no agreste de Alagoas hoje foi uns dois ou três graus a menos que Garanhuns e região pelo aplicativo do celular, mas a máxima é totalmente diferente.

Analiso pelo aplicativo que Caetés tem a máxima e mínima mais baixa que Garanhuns. Será que é verdade?

Acredito que Caetés tem sim temperatura mais fria que Garanhuns, é que Garanhuns é a "maior cidade que faz mais frio". Já que vc está no Alagoas, existe uma reserva florestal ao sul de Garanhuns na fronteira com o estado do Alagoas. Reserva Biológica de Pedra Talhada. Eu acredito, embora não haja dados pra confirmar, que essa área possui as menores máximas da região pois combina altitude com pluviosidade mais alta. Então o sol pega menos. Em compensação as mínimas devem ser maiores.

Nos lugares mais semiáridos o frio pega mais forte, embora seja de madrugada. Arco Verde PE fez 14 C noite passada.

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ILAGOA37/graph/2024-06-30/2024-06-30/monthly

Edited by Samihr Hermes
  • Like 6
  • Thanks 2

Em 30/06/2024 em 17:31, Samihr Hermes disse:

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ISOMIG7/graph/2024-06-27/2024-06-27/monthly

image.png.47512941842c60c3d493858626f740e6.png

Acho essa estação uma das mais interessantes. Máxima do mês 33.9 C, mínima do mês 13.9 C. Fica no Alto Oeste Potiguar, apenas 6 graus sul do equador. Clima semi árido pega com força lá, inverno seco e baixada propiciando temperaturas bem frias nas madrugadas.

Aqui na minha região , estações meteorológicas mais próxima fica em torno de 30/40 km DAQUI

• Like 5
  • Sad 1

On 6/30/2024 at 3:40 PM, Vinícius Balera said:

Aqui na minha região , estações meteorológicas mais próxima fica em torno de 30/40 km DAQUI

É complicado, cara! Tem um vazio de estações ainda nessa região que é foda. Mas tem melhorado. Faz uns 5 anos que entrei aqui no BAZ e comecei a pesquisar sobre esses microclimas do "nordeste do nordeste". Era muito pior naquela época, hoje parece que está começando a ter mais estações.

Mas ainda falta maior densidade de estações, principalmente se o objetivo for capturar os lugares mais frios. Garanhuns, Caetés, Brejo da Madre de Deus, Poção, Triunfo, Quati, Paranatama, Bom Conselho, São José do Egito... vish, tem que comer mto feijão com arroz ainda.

Edited by Samihr Hermes
  • Like 9

Em 30/06/2024 em 17:35, Samihr Hermes disse:

Acredito que Caetés tem sim temperatura mais fria que Garanhuns, é que Garanhuns é a "maior cidade que faz mais frio". Já que vc está no Alagoas, existe uma reserva florestal ao sul de Garanhuns na fronteira com o estado do Alagoas. Reserva Biológica de Pedra Talhada. Eu acredito, embora não haja dados pra confirmar, que essa área possui as menores máximas da região pois combina altitude com pluviosidade mais alta. Então o sol pega menos. Em compensação as mínimas devem ser maiores.

Nos lugares mais semiáridos o frio pega mais forte, embora seja de madrugada. Arco Verde PE fez 14 C noite passada.

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ILAGOA37/graph/2024-06-30/2024-06-30/monthly

Se eu não me engano, essa localidade fica entre os municípios alagoanos de Palmeira dos índios e Quebrangulo e de Bom Conselho em Pernambuco.

Por isso que já tinha visto alguns artigos que destacam alguns municípios desses com a divisa de Pernambuco como uns dos mais frios de Alagoas que são: Quebrangulo, Ibateguara e São José da Laje . Próximos dessa região há os municípios de Mar Vermelho conhecida como a suíça alagoana e Viçosa considerados uns dos polos turísticos relacionado ao frio no estado de Alagoas. .

• Like 7

On 6/30/2024 at 3:45 PM, Vinícius Balera said:

Se eu não me engano, essa localidade fica entre os municípios alagoanos de Palmeira dos índios e Quebrangulo e de Bom Conselho em Pernambuco.

Por isso que já tinha visto alguns artigos que destacam alguns municípios desses com a divisa de Pernambuco como uns dos mais frios de Alagoas que são: Quebrangulo, Ibateguara e São José da Laje . Próximos dessa região há os municípios de Mar Vermelho conhecida como a suíça alagoana e Viçosa considerados uns dos polos turísticos relacionado ao frio no estado de Alagoas. .

Eu ia comentar isso com vc agora, existe essa região de Mar Vermelho em Alagoas que dizem ser uma das mais frias do estado e, infelizmente, não tem nada de dados. =(

E, justo! Acho que essa região de Quebrangulo e Bom Conselho devem ser a mais fria do Alagoas. Aliás, é uma nerdice pura mas Quebrangulo parece nome de cidade de livro do Tolkien. kkkkkkk

Edited by Samihr Hermes
  • Like 4
  • Haha 3

Em 30/06/2024 em 17:42, Samihr Hermes disse:

É complicado, cara! Tem um vazio de estações ainda nessa região que é foda. Mas tem melhorado. Faz uns 5 anos que entrei aqui no BAZ e comecei a pesquisar sobre esses microclimas do "nordeste do nordeste". Era muito pior naquela época, hoje parece que está começando a ter mais estações.

Mas ainda falta maior densidade de estações, principalmente se o objetivo for capturar os lugares mais frios. Garanhuns, Caetés, Brejo da Madre de Deus, Poção, Triunfo, Quati, Paranatama, Bom Conselho, São José do Egito... vish, tem que comer mto feijão com arroz ainda.

Percebi o motivo de não ser mais estudado e discutido os climas e seus microclimas no Nordeste , principalmente na região do Sertão e Agreste . Acho que só perdemos pra região amazônica no Norte em questão de capacidade de monitoramento.

• Like 5

Em 30/06/2024 em 17:46, Samihr Hermes disse:

Eu ia comentar isso com vc agora, existe essa região de Mar Vermelho em Alagoas que dizem ser uma das mais frias do estado e, infelizmente, não tem nada de dados. =(

Realmente , há registros de 10ºC ou próximo nessa cidade , mas provavelmente esses registros devem ter sido feito com termômetros de rua ou mercúrio.

Também foi registrado temperatura assim em Água Branca , mas antes tinha uma estação do INMET convencional que se encontra desativada.

• Like 7

On 6/30/2024 at 3:48 PM, Vinícius Balera said:

Percebi o motivo de não ser mais estudado e discutido os climas e seus microclimas no Nordeste , principalmente na região do Sertão e Agreste . Acho que só perdemos pra região amazônica no Norte em questão de capacidade de monitoramento.

Sim. Precisa de mta estação ainda. Apesar disso, o Rio Grande do Norte está relativamente bem monitorado http://meteorologia.emparn.rn.gov.br/inicio

O governo do estado tem atraído bastante empresas de energia e tem investido em agricultura familiar. Se não me engano, o INPE local (que fica na UFRN) consegue entregar modelos numéricos dos ventos do estado a cada 30 minutos.

• Like 9

Em Florianópolis o último dia de junho foi de sol e frio.

Dados de algumas estações da ilha:

Sertão: 6,2/13,4ºC
Açores: 9,1/13,2ºC
Itacorubi: 6,5/15,4ºC
Carijós: 4,5/16,5ºC
Corrégo Grande: 6,3/15,1ºC
Lagoa do Peri: 9,0/14,6ºC

Apesar do frio hoje, o mês vai fechar +2ºC nas mínimas e máximas.

Deve terminar como terceiro Junho mais quente registrado.

• Like 7
  • Thanks 3

On 6/30/2024 at 3:51 PM, Vinícius Balera said:

Realmente , há registros de 10ºC ou próximo nessa cidade , mas provavelmente esses registros devem ter sido feito com termômetros de rua ou mercúrio.

Também foi registrado temperatura assim em Água Branca , mas antes tinha uma estação do INMET convencional que se encontra desativada.

Tem um registro de 10.4 graus de 2017 em Arco Verde, na automática.

image.thumb.png.d9674ff370e55cfff216335644c80038.png

Edited by Samihr Hermes
  • Like 8
  • Thanks 1

Em 30/06/2024 em 17:53, Samihr Hermes disse:

Sim. Precisa de mta estação ainda. Apesar disso, o Rio Grande do Norte está relativamente bem monitorado http://meteorologia.emparn.rn.gov.br/inicio

O governo do estado tem atraído bastante empresas de energia e tem investido em agricultura familiar. Se não me engano, o INPE local (que fica na UFRN) consegue entregar modelos numéricos dos ventos do estado a cada 30 minutos.

Desconheço se aqui em Alagoas tem esse serviço.

Qual foi a mínima mais baixa registrada aí no Rio Grande do Norte?

• Like 5

Em 30/06/2024 em 17:56, Samihr Hermes disse:

Tem um registro de 10.4 graus de 2017 em Arco Verde, na automática.

image.thumb.png.d9674ff370e55cfff216335644c80038.png

Arcoverde é muito fria realmente , acredito que isoladamente possa baixar disso.

Verifiquei histórico do Inmet quando a estação de Água Branca funcionava , chegou até 11ºC .

Olha só a previsão para os próximos dias em Caetés que é bem próximo de Garanhuns.

E da região de Mata Grande ,Água Branca e Canapi aqui em Alagoas, que são cidades relativamente alta,

Captura de tela 2024-06-30 175229.png

Captura de tela 2024-06-30 175427.png

• Like 11

Em 30/06/2024 em 18:12, Edison Bocorny Jr disse:

Creio que 12 graus em Martins ou Cerro Corá 

Bastante frio pra região ,considerando que ontem algumas localidades entre Pernambuco e Paraíba chegaram a ter 12/14ºC , até mesmo nas cidades mais elevadas daqui de Alagoas atingiram 12ºC , enquanto na minha cidade atingiu os 16º C como previsto ontem ,até mesmo comuniquei aqui sobre essa possibilidade.

1468552017_WhatsAppImage2024-06-30at18_10.59(1).thumb.jpeg.9aaaf42bbb7f5e5579e105355a971d7a.jpeg321531882_WhatsAppImage2024-06-30at18_10_59.thumb.jpeg.cf97d61745a6a32d550db1fba9976476.jpeg

• Like 10

Em Patrocínio, o mês de junho fechou com média máxima de 27,8ºC, sendo o maior valor já registrado na estação, superando os 26,7ºC de 2021. Chama atenção, que assim como maio,  não teve praticamente nenhum dia com máxima abaixo da média, sendo o menor valor de 25,7ºC.

A máxima hoje chegou a 29,7ºC, sendo a terceira maior já registrada, empatando com os 29,7ºC de 01/06/2012 e atrás apenas dos 29,9ºC de 26/06/2016. 

A média mínima, devido a secura, fechou levemente abaixo da média (-0,4ºC). Chama atenção, que a menor maior mínima do mês foi de 12,9ºC, sendo o menor valor registrado desde abertura em 2007.

Devido a média mínima levemente abaixo, 2024 fechou com média simples de 19,12ºC, sendo o terceiro mais quente registrado desde 2007, ficando atrás de 2013 (19,35ºC) e 2012 (19,34ºC). 

• Like 15
  • Sad 1

INMET Ouro Branco em junho/24 e desvio sobre a média 2007-2023

Temperatura mínima média: 13,6°  (+0,8°)  aqui em casa a média mínima no meu termômetro ficou um pouco menor: 12,5°

Temperatura máxima média: 26° (+3°) máximas 3 graus acima do normal pra junho!

Média simples do mês: 19,8°  (+1,9°)

Um junho quase 2 graus acima da média! Isso explica muito meu sumiço do fórum nesse mês...:S

Edited by Enio Rezende
  • Like 4
  • Sad 5

Em 30/06/2024 em 18:17, Vinícius Balera disse:

Bastante frio pra região ,considerando que ontem algumas localidades entre Pernambuco e Paraíba chegaram a ter 12/14ºC , até mesmo nas cidades mais elevadas daqui de Alagoas atingiram 12ºC , enquanto na minha cidade atingiu os 16º C como previsto ontem ,até mesmo comuniquei aqui sobre essa possibilidade.

1468552017_WhatsAppImage2024-06-30at18_10.59(1).thumb.jpeg.9aaaf42bbb7f5e5579e105355a971d7a.jpeg321531882_WhatsAppImage2024-06-30at18_10_59.thumb.jpeg.cf97d61745a6a32d550db1fba9976476.jpeg

Tem uma reportagem de TV de Mar Vermelho, que fez 12 graus e a cidade, praça vazia a noite, as pessoas trancadas em casa, protegidas no sofá com cobre leito assistindo TV.  

• Like 8

On 6/30/2024 at 4:17 PM, Vinícius Balera said:

Po, bem legal ver essas temperaturas de Alagoas, mesmo que sejam por modelagem numérica. É um indicativo de que há bastante pra se explorar.

Quanto ao RN, há um registro de 12.4 C na estação de São Miguel em 2022. Infelizmente os dados dessa estação ficaram estranhos no último ano, mas agora está parecendo normal novamente. Vamos ver se vai continuar boa durante esse inverno.

image.png.147c0824f63c4a8008d7d8628ec5251a.png

• Like 9

Temperatura despencando rapidamente como previsto. Já tem estações na região com marcas negativas às 19 hrs (-0,7ºC Vacas Gordas, -2,3ºC Urupema). Aqui tenho 2,4ºC, deve chegar próximo aos -5ºC de ontem, mas com o mesmo "problema": vento fraco e constante, tudo bem seco, não deve dar aquela geada bonita...

Edited by Serrano
  • Like 10

Em 30/06/2024 em 19:15, João Vicente disse:

Nossa 5 graus la já..despencou

Muito expressivo para o horario e para florianopolis....

Na assinatura do Felipe: 

Extremos 2023 - Florianópolis, Santa Catarina
Mínima: 3,9ºC (19/06) | Máxima: 35,1ºC (25/01)

Que mínima anual patética para a estação mais fria! Esta noite a maioria das estações vão derrubar esses 3.9ºC

• Like 8
  • Thanks 1

Em 30/06/2024 em 18:48, Edison Bocorny Jr disse:

Tem uma reportagem de TV de Mar Vermelho, que fez 12 graus e a cidade, praça vazia a noite, as pessoas trancadas em casa, protegidas no sofá com cobre leito assistindo TV.  

Água Branca e Mar Vermelho são igualmente frias , mas Mar vermelho o frio deve ser mais consistente pelo fator umidade e o vento marítimo ser mais próximo do oceano.

• Like 6

Em 30/06/2024 em 19:06, Samihr Hermes disse:

Po, bem legal ver essas temperaturas de Alagoas, mesmo que sejam por modelagem numérica. É um indicativo de que há bastante pra se explorar.

Quanto ao RN, há um registro de 12.4 C na estação de São Miguel em 2022. Infelizmente os dados dessa estação ficaram estranhos no último ano, mas agora está parecendo normal novamente. Vamos ver se vai continuar boa durante esse inverno.

image.png.147c0824f63c4a8008d7d8628ec5251a.png

Sim ,nem eu imaginava que teria essa temperatura facilmente aqui em Alagoas .

Acho que alguns dessas previsões se baseia pelo modelo apresentado no Vertusky se não me engano,

• Like 4

Em 30/06/2024 em 19:22, Daniel Lisboa disse:

Poxa, fui ver e não tem nada demais. Me iludiu.

2098472235_Screenshot_20240630-1934462.png.ccf1c60c4f1c45868d725319f1b9d78d.png

1066017082_Screenshot_20240630-1934562.png.85e2a0bf4129c4d6b01edda5ec5d0a4b.png

É o final da grade e só mostra o início do avanço sobre o Brasil, precisamos ver as próximas rodadas... Mas já é algum bom indicativo, parece mostrar o avanço da frente fria de forma mais desbloqueada... Resta saber se vai persistir a previsão e se sim se vai conseguir avançar de forma mais abrangente e mais intensa... Eu pessoalmente gostei... Já há alguns dias ele parece indicar alguma coisa... Vamos ver... Não é nada extraordinário mas, achei bem interessante...

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 11
  • Thanks 1

On 6/30/2024 at 5:26 PM, Vinícius Balera said:

Sim ,nem eu imaginava que teria essa temperatura facilmente aqui em Alagoas .

Acho que alguns dessas previsões se baseia pelo modelo apresentado no Vertusky se não me engano,

Bem legal, vou dar uma olhada no site.

Quanto a São Miguel, hoje a temperatura chegou 33.8 C com 37% de umidade, no momento já caiu para 17.1 C com 93% de umidade.

image.png.a98158dc8657547e85c7b54757c6e49c.png

@Vinícius Baleraolha esse lugar (habitado) na Paraíba:

image.png.911647799ce4d5a00f39e67e790bdda1.png

https://www.meteoblue.com/en/weather/week/quati_brazil_3391113

Edited by Samihr Hermes
  • Like 7

Se minhas análises e acompanhamento desse sistema que está trazendo frio para o Sul do Brasil estiveram corretas e obedecendo os relevos acima de 1.000m, deveremos ter registro de geadas pela serra da Mantiqueira até terça ou quarta feira bem como queda de temperatura por áreas da Chapada Diamantina. Boa noite a todos !

• Like 3
  • Thanks 1

Em 30/06/2024 em 19:39, Samihr Hermes disse:

Bem legal, vou dar uma olhada no site.

Quanto a São Miguel, hoje a temperatura chegou 33.8 C com 37% de umidade, no momento já caiu para 17.1 C com 93% de umidade.

image.png.a98158dc8657547e85c7b54757c6e49c.png

@Vinícius Baleraolha esse lugar (habitado) na Paraíba:

image.png.911647799ce4d5a00f39e67e790bdda1.png

https://www.meteoblue.com/en/weather/week/quati_brazil_3391113

Para verificar previsão numérica , qual é o melhor aplicativo? Wundermap, ventusky , accuwheather , meteoblue ou meteored? ou teria mais aplicativo ou sites?

Seria interessante se o sigma ou accuwheather conseguisse pegar esse registro aí no RN.

• Like 5

On 6/30/2024 at 5:50 PM, Vinícius Balera said:

Para verificar previsão numérica , qual é o melhor aplicativo? Wundermap, ventusky , accuwheather , meteoblue ou meteored? ou teria mais aplicativo ou sites?

Seria interessante se o sigma ou accuwheather conseguisse pegar esse registro aí no RN.

Boa pergunta. Acredito que isso varia, tem que ver de lugar pra lugar... Eu gosto do meteoblue pq eles fazem uma média do ensemble. Pegam vários modelos numéricos e tiram a média (se não me engano é isso).

Agora eu fiquei super curioso sobre o Alagoas, geralmente eu ficava mais de olho no RN, PB e PE. Mas tenho que abrir o olho pro AL. 😂

No entanto não acho que ele seja necessariamente melhor do que outros modelos. Acho difícil conseguirem pegar essa temperatura de São Miguel no modelo pois é um fenômeno "microscópico", ele acontece numa escala menor do que a resolução da maioria desses modelos. Fenômenos extremados são assim mesmo e isso não é nem exclusividade de São Miguel, muitas das estações dos colegas do Sul e Sudeste que detectam temperaturas baixissimas não são pegas pelo modelo também.

Outra coisa que gosto do meteoblue é que vc pode filtrar por altitude por ex:

image.thumb.png.714dd58a96875b264a0779b86f01109d.png

Edited by Samihr Hermes
  • Like 6

Já temos geada aqui em Iporã do Oeste desde as 18:30, quando o sensor de relva da Flor e Ser negativou.

Agora as 19:50 está 2.2 com -1.7 na relva na flor e ser.

image.png.1e4a0dcb54846508806f37ecc5a7dc49.png

image.png.2291fdf54ee4c724bc4172172a12ad97.png

Está mais frio que ontem. Estou curioso para ver se vai manter essa bela queda e se amanhã terá mínimas mais baixas do que hoje.

• Like 11
  • Thanks 1

Domingo de muito frio aqui, com mínima de 3.2 graus e máxima 12.6 graus, muito sol e ventinho gelado.

Agora faz 7.4 graus e para amanhã aposto em 2 graus aqui e -1 na área rural.

GFS e euro última atualização mantendo o frio aqui sem trégua, com outra paulada tipo esta MP a partir do dia 13.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 11

Em 29/06/2024 em 22:07, Ernani de Paula disse:

Leo P,

qual o valor da mínima que viu de Januária em sua pesquisa da wikipédia!

7,2ºC.

Em 30/06/2024 em 10:14, RafaelBHZ disse:

Trabalho com uma Curitibana e o que ela mais reclamou aqui de BH meteorologicamente falando é da ausência desse frio autêntico, que persiste durante o dia inteiro. E como estamos em 2024, fica até difícil pra mim defender a minha cidade, não tem argumento que possa salvar numa situação como essa. 

E ainda tem outra que é natural de Campina Grande-PB, embora morou por anos em João Pessoa, que também está debochando de BH dizendo que esperava encontrar uma cidade muito mais fresca e agradável. Pra você ver a que ponto chegamos, meu amigo! 

Mas aí, no caso da curitibana, é mais falta de conhecimento dela do que o clima em si. Mesmo se estivesse abaixo da média, não faria esse frio autêntico, pois isso não faz parte da dinâmica climática da região. Até ocorrem tardes ligeiramente frias, mas é máxima de 18/19 graus, nada comparado a Curitiba. E, mesmo quando raramente ocorre algo mais forte (15/17C), é por pouco tempo, pois as condições locais não são favoráveis.

Agora, a outra de Campina Grande tem toda a razão. A despeito do frio fraco, uma das vantagens da localização geográfica de Belo Horizonte - e amplas áreas de altitude do centro-leste mineiro - é, durante o outono e o inverno, a possibilidade de períodos prolongados de temperaturas baixas para padrões nacionais. Podemos ficar 10, 15 dias direto entre 10/12 - 21/25 graus e essa é a maior qualidade do nosso inverno - que está ausente em 2024.

-----------------------------------

Enquanto o frio é intenso no Sul e em parte do Sudeste, passei o dia inteiro sem camisa no meu sítio em Sabará, a 1000 m de altitude:

original_a584cfa7-cd51-4504-a87c-196a29dc8da2_IMG.jpg.75021d24b1bcf1775c836ae903c9af98.jpg]

Foi um dia muito bom, com calor agradável à tarde e resfriamento significativo à noite (inclusive na capital baixou para 13ºC na Pampulha, o que eu não esperava).

As temperaturas baixam um pouco nos próximos dias e deve voltar a sensação de algum frio entre parte da noite e dos amanheceres, também por causa das nuvens e do vento que deve aumentar de intensidade. Aliás, ao que parece, a fraca advecção está começando nos topos da região.

Edited by LeoP
  • Like 10
  • Thanks 4

Estou com medo....muito, muito medo de fechar o mês de Junho no INMET-JF, pois algo me diz que vou obter o dado que não queria (temperatura média mais alta dos registros). 

Na minha estação, fechamos o mês com uma menor máxima de 22,2°C. Disparadamente o Junho com a média das máximas mais alta. Somente 3 dias tiveram predomínio de nuvens por aqui, os outros 27 dias predominou o sol, e também não houve chuva (0mm).

• Like 2
  • Haha 1
  • Sad 6

Em 30/06/2024 em 19:58, Samihr Hermes disse:

Boa pergunta. Acredito que isso varia, tem que ver de lugar pra lugar... Eu gosto do meteoblue pq eles fazem uma média do ensemble. Pegam vários modelos numéricos e tiram a média (se não me engano é isso).

Agora eu fiquei super curioso sobre o Alagoas, geralmente eu ficava mais de olho no RN, PB e PE. Mas tenho que abrir o olho pro AL. 😂

No entanto não acho que ele seja necessariamente melhor do que outros modelos. Acho difícil conseguirem pegar essa temperatura de São Miguel no modelo pois é um fenômeno "microscópico", ele acontece numa escala menor do que a resolução da maioria desses modelos. Fenômenos extremados são assim mesmo e isso não é nem exclusividade de São Miguel, muitas das estações dos colegas do Sul e Sudeste que detectam temperaturas baixissimas não são pegas pelo modelo também.

Já que ficou curioso sobre Alagoas , vou te dizer aqui mais um dado , peguei frio diurno(período da tarde) na sexta passada dia 22/6 , sensação de frio e chuva leve a tarde toda, sendo que houve uma leve abertura de sol e pouco abafamento ao meio-dia, depois o tempo fechou e esfriou.

Na estação INMET mais próxima que é em Palmeira dos Índios(45 KM daqui) registrou apenas 24ºC na sexta e sábado passado durante o horário de aquecimento , mas na sexta a tarde tava muito frio ao contrário de sábado que estava mais chuvoso e agradável, e a temperatura ou sensação oscilava entre 18 a 20º C por aí, mas o termômetro não conseguiu registrar a temperatura real , que marcava 25/26ºC.

Antes disso , sentir frio o dia todo aqui foi no mês de agosto de 2022 quando estava de férias aqui ,mas não lembro a data.

pela temperatura ,diria que nesse dia , estaria em trono de 21/18º C , mas o termômetro do celular  novamente não registrou a temperatura real, estava em 24º nesse dia de máxima.

Edited by Vinícius Balera
  • Like 6

Em 30/06/2024 em 19:58, Samihr Hermes disse:

Na minha cidade aqui , acho que  o accuwhether não serve na maioria das vezes aqui , ao contrário de outros lugares que já morei.

Realmente a ausência de estação aqui na localidade atrapalha.

• Like 6

• Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.