Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2024

Recommended Posts

Noite nublada no Rio de Janeiro e aguardando ansioso por alguma pancada de chuva para amenizar os focos de queimada.  Hoje a temperatura na Vila Militar (INMET) variou entre 20,6°C e 29,3°C. A madrugada foi mais abafada que nos dias anteriores devido a aproximação da frente fria, o que provocou vento constante pela manhã com rajadas de até 41Km/h.

Hoje fui caminhar no Parque Radical que fica bem próximo da minha casa e fiz algumas imagens do incêndio que atingiu a Floresta dos Atletas. Pra quem não é do RJ, a Floresta dos Atletas foi semeada pelos atletas na Cerimônia de Abertura da Olimpíada em 2016. Parte desse legado virou cinza. 😢

Se aqui que é uma cidade litorânea está assim, imagina no Pantanal. 😢

Algumas imagens que registrei hoje pela manhã:

20240629_074621.thumb.jpg.b45c3fee9ef0ff73e71cdf38a5db0c7b.jpg

20240629_075051.thumb.jpg.c838e7302e24218a4f20d249e37f4ccf.jpg

20240629_075648.thumb.jpg.b8e91045c99945e214e107b37a8d394c.jpg

• Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 15

Em 29/06/2024 em 20:24, Marcos disse:

Nossa! Sub10 em Rio Grande é bem incomum, talvez raro. Já no Chuí é mais comum. Baita dados!!

Aqui no Brasil, é possível encontrar máximas sub-10  na altura do mar até qual localidade? E já foi registrado sub-5 de máxima no litoral ? Tenho muita curiosidades sobre esses dados incomuns de acontecer  aqui no Brasil

• Like 5
  • Thanks 3

Em 29/06/2024 em 20:24, Marcos disse:

Nossa! Sub10 em Rio Grande é bem incomum, talvez raro. Já no Chuí é mais comum. Baita dados!!

E acho que no Chuí deva ter chegado a 8/9 de máxima , já que esse dado parou de ser atualizado antes de meio-dia.

• Like 4
  • Thanks 2

Tá complicado mesmo. Dentro da ruindade de 2024, parte de Minas Gerais tem tido uma escassez enorme de ar frio - inclusive para os nossos padrões. No oeste do Brasil as anomalias estão muito altas e faz muito mais calor que aqui, mas chega ar frio forte que coloca ao menos as mínimas absolutas dentro de um valor aceitável. Por aqui, as mínimas do ano estão ridículas.

O centro-leste de MG não é rota de ar polar massivo, mas quando o Brasil é "bombardeado" com ar polar como está agora e será nessa 1ª quinzena de julho, parte desses sistemas sempre trazem reflexos aqui pelo mar, causando resfriamento, ou alguma marítima trazendo ar frio mais robusto. Nem proporcionalmente o ar frio tem chegado por essas bandas.

Pra se ter uma ideia, a grande maioria dos bairros de BH vai entrar em julho sem ter baixado de 13ºC. Sinto que fui transportado para uma localidade de altitude do norte de Goiás, onde não chega NADA (caixa alta porque é nada mesmo!).

Bom, ao menos temos isso:

IMG_20240629_115929.jpg.a8cb342a02eba9433e4bc615d572922f.jpg

IMG_20240629_131908.jpg.13e170dc003e2194c8f2147552221a8d.jpg

IMG_20240629_131238.jpg.bd62c70a72d41f3258db9e6cdfd5cb11.jpg

Agora é torcer para essa melhoria geral que ocorreu no Sul e já em São Paulo - considerando a previsão estendida - continue subindo o mapa pra gente ter um final de inverno melhor com, pelo menos, uma mínima anual mais decente.

Edited by LeoP
  • Like 16
  • Thanks 3
  • Sad 1

Em 29/06/2024 em 20:28, LeoP disse:

Tá complicado mesmo. Dentro da ruindade de 2024, parte de Minas Gerais tem tido uma escassez enorme de ar frio - inclusive para os nossos padrões. No oeste do Brasil as anomalias estão muito altas e faz muito mais calor que aqui, mas chega ar frio forte que coloca ao menos as mínimas absolutas dentro de um valor aceitável. Por aqui, as mínimas do ano estão ridículas.

O centro-leste de MG não é rota de ar polar massivo, mas quando o Brasil é "bombardeado" com ar polar como está agora e será nessa 1ª quinzena de julho, parte desses sistemas sempre trazem reflexos aqui pelo mar, causando resfriamento, ou alguma marítima trazendo ar frio mais robusto. Nem proporcionalmente o ar frio tem chegado por essas bandas.

Pra se ter uma ideia, a grande maioria dos bairros de BH vai entrar em julho sem ter baixado de 13ºC. Sinto que fui transportado para uma localidade de altitude do norte de Goiás, onde não chega NADA (caixa alta porque é nada mesmo!).

Bom, ao menos temos isso:

IMG_20240629_115929.jpg.a8cb342a02eba9433e4bc615d572922f.jpg

IMG_20240629_131908.jpg.13e170dc003e2194c8f2147552221a8d.jpg

IMG_20240629_131238.jpg.bd62c70a72d41f3258db9e6cdfd5cb11.jpg

Este é só um período difícil que MG está passando, um padrão desfavorável mas que tem seu fim e quem sabe a partir da segunda quinzena de julho ou em agosto o cenário comece a ficar mais favorável... Estava pesquisando sobre as ondas de frio que atingem MG e notícias de órgão de meteorologia informando sobre frio intenso em 2020, 2021 e 2022  e principalmente aquela lendaria MP de maio de 2022, bem ali, recente... Então é só um período mais desfavorável que logo findará e a parte Central de MG voltará a sentir os efeitos de boas incursões polares... Como disse quem sabe ainda até o final julho ou mesmo agosto... Vamos torcer...

• Like 5
  • Thanks 4

Em 29/06/2024 em 20:50, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Este é só um período difícil que MG está passando, um padrão desfavorável mas que tem seu fim e quem sabe a partir da segunda quinzena de julho ou em agosto o cenário comece a ficar mais favorável... Estava pesquisando sobre as ondas de frio que atingem MG e notícias de órgão de meteorologia informando sobre frio intenso em 2020, 2021 e 2022  e principalmente aquela lendaria MP de maio de 2022, bem ali, recente... Então é só um período mais desfavorável que logo findará e a parte Central de MG voltará a sentir os efeitos de boas incursões polares... Como disse quem sabe ainda até o final julho ou mesmo agosto... Vamos torcer...

O inverno já está deteriorado esse ano, mas, se tiver ao menos 1 boa incursão polar por aqui, então conseguirá empatar na ruindade com outros invernos da década de 2000.

• Like 7
  • Thanks 3
  • Sad 1

Chuva neste momento de forma ainda fraca aqui em Guarulhos, aleluias! Temperaturas neste momento em 16,6°C e caindo pela CGE Tremembé... Amanhã ainda mais chuva e máxima mal ultrapassando os 13°C/14°C de acordo com algumas previsões... Vai ser gelo puro amanhã aqui em SP e muita umidade... Vento de SSE agora....

• Like 7
  • Thanks 3

- A pré-frontal rendeu outra máxima bem alta, de 29,2°C.

- Porém, Junho seguirá sem máximas de 30C ou mais na minha estação ! UFA !

- Este Junho é o mais insosso que eu já vivi em minha vida. As mudanças de tempo e temperatura foram praticamente NULAS no decorrer desses 30 dias, de modo que me senti igual ao Léo, ou seja, teletransportado para um clima do tipo "Aw" raiz durante sua estação seca, onde nada ocorre.

- O estado de MG não é bom em dinâmica atmosférica durante o inverno como são os estados de SP, MS, PR, SC e RS. Porém, esse mês de Junho ultrapassou todos os limites, e a dinâmica do estado foi extremamente semelhante a do Tocantins ou norte de Goiás (ou seja: UM MONTE DE NADAS).

Para esquecer, de fato é para esquecer...

• Like 6
  • Thanks 3
  • Sad 8

Boa noite, pessoal.

Tivemos um dia frio, ventoso, com céu limpo.

Pela automática do INMET aqui em Campo Bom, igualamos, às 21h, a mínima do fim da manhã. Teremos mínima invertida, portanto.

US4fq6A.png

Após rajadas entre 40-45 Km/h à tarde, o vento deu uma trégua no início da noite e assim deve se manter.

• Like 8
  • Thanks 3

Em 29/06/2024 em 20:50, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

O Renan já comentou o suficiente, mas vou ilustrar com o que tenho aqui em BH. Até o momento, a mínima anual de 2024 está uns 3ºC superior à maior mínima anual da história. Claro que ainda tem espaço pra isso mudar - e há precedentes disso - e é justamente por isso que uma única MP melhor até a primavera é tão necessária, pra não causar essa anomalia nos dados.

E, sim, maio de 2022 registrou uma das ondas de frio mais fortes de todos os tempos para parte de MG. Belo Horizonte teve sua menor temperatura para o mês de maio desde, pelo menos, 1961, quando o inmet disponibiliza publicamente os dados em seu site.

Ontem, pesquisando sobre Januária, me deparei com um dado (Wikipedia) que me impressionou: a localidade do norte de Minas teve sua menor temperatura não só para maio, mas para todos os tempos, desde que começaram as medições, empatado com 1942. Só que, em 1942, o recorde veio 1 mês mais tarde, no solstício de inverno, enquanto essa veio com o sol menos inclinado e fora do "inverno meteorológico". Uma tabela de recorde absoluto de frio começar com um ano após 2020 é muito impactante ao meu ver.

Tenho vários outros exemplos daqui mesmo que mostram que, há bem pouco tempo, a gente teve meses bem frios, até para padrões antigos (maio de 2020 foi o mais frio desde a década de 80, pelo menos). Eu não tenho dúvida de que esse padrão vai mudar (até pra compensar em alguma medida o estrago atual), mas me assusta um pouco o que tem ocorrido.

A máxima hoje lá em BH ficou em 29ºC e a pré-frontal será amanhã - na prática, um dia igual. A partir de segunda essas máximas caem 3/4 graus.

Edited by LeoP
  • Like 11
  • Thanks 1

Hoje é meu último dia aqui na Argentina, estou em Buenos aires onde fazem 5 graus, hoje foi um dia seco e ventoso com máxima de 9C, baixa na Malvinas impulsiona o ar gelado ao leste da Argentina e sul do Brasil. Espero que continue esse padrão levando ar gelado ao resto do Brasil...

Edited by diogoperetti
  • Like 6
  • Thanks 3

Falar de registro incomum de temperatura , olha só o "frio" que está fazendo aqui no agreste /sertão de Alagoas nesse momento.

E olha só a previsão para amanhã de madrugada , com algumas cidades daqui prevendo 11/12ºC , e na minha tá prevendo 16ºC.

E alguém saber explicar qual é o fenômeno que ocasiona essa queda de temperatura incomum mesmo no inverno aqui na região?

editado.png

editado 2.png

editado 3.png

editado 4.png

Edited by Vinícius Balera
  • Like 8
  • Thanks 1

Em 29/06/2024 em 21:35, LeoP disse:

O Renan já comentou o suficiente, mas vou ilustrar com o que tenho aqui em BH. Até o momento, a mínima anual de 2024 está uns 3ºC superior à maior mínima anual da história. Claro que ainda tem espaço pra isso mudar - e há precedentes disso - e é justamente por isso que uma única MP melhor até a primavera é tão necessária, pra não causar essa anomalia nos dados.

E, sim, maio de 2022 registrou uma das ondas de frio mais fortes de todos os tempos para parte de MG. Belo Horizonte teve sua menor temperatura para o mês de maio desde, pelo menos, 1961, quando o inmet disponibiliza publicamente os dados em seu site.

Ontem, pesquisando sobre Januária, me deparei com um dado (Wikipedia) que me impressionou: a localidade do norte de Minas teve sua menor temperatura não só para maio, mas para todos os tempos, desde que começaram as medições, empatado com 1942. Só que, em 1942, o recorde veio 1 mês mais tarde, no solstício de inverno, enquanto essa veio com o sol menos inclinado e fora do "inverno meteorológico". Uma tabela de recorde absoluto de frio começar com um ano após 2020 é muito impactante ao meu ver.

Tenho vários outros exemplos daqui mesmo que mostram que, há bem pouco tempo, a gente teve meses bem frios, até para padrões antigos (maio de 2020 foi o mais frio desde a década de 80, pelo menos). Eu não tenho dúvida de que esse padrão vai mudar (até pra compensar em alguma medida o estrago atual), mas me assusta um pouco o que tem ocorrido.

A máxima hoje lá em BH ficou em 29ºC e a pré-frontal será amanhã - na prática, um dia igual. A partir de segunda essas máximas caem 3/4 graus.

Leo P,

qual o valor da mínima que viu de Januária em sua pesquisa da wikipédia!

• Like 4

Em 29/06/2024 em 22:00, Vinícius Balera disse:

Fala de registro incomum de temperatura , olha só o "frio" que está fazendo aqui no agreste /sertão de Alagoas nesse momento.

E olha só a previsão para amanhã de madrugada , com algumas cidades daqui prevendo 11/12ºC , e na minha tá prevendo 16ºC.

E alguém saber explicar qual é o fenômeno que ocasiona essa queda de temperatura incomum mesmo no inverno aqui na região?

editado.png

editado 2.png

editado 3.png

editado 4.png

Muito seco, umidade do ar baixa, um pouco menos de sol esta época aí e a altitude ajudam. 

Nada fora do normal por aí.

• Like 4
  • Thanks 2

Aqui no começo da zona leste chegou a chover bem fraco a ponto até de molhar um pouco as ruas.

Mesmo assim, as estações do CGE mais próximas como Vila Maria, Mooca e Penha continuam com 0 mm.

As temperaturas estão em 16/17 graus na maior parte da cidade e em 13/14 graus no extremo sul, pelas estações do CGE.

Pela imagem do radar de São Roque, a área de chuva (bem fraca) se encontra no Vale do Paraíba.

T1gVAq6.jpeg

• Like 5

Em 29/06/2024 em 22:11, Edison Bocorny Jr disse:

Muito seco, umidade do ar baixa, um pouco menos de sol esta época aí e a altitude ajudam. 

Nada fora do normal por aí.

Realmente esse final de semana tá seco , "frio" a noite e agradável durante o dia que foi ensolarado ,e esse padrão tá presente aqui desde ontem.

Em outros invernos , já cheguei a pegar registros de 15/16º C  de mínimas pelo accuweather na minha cidade, mas não sei se é confiável porque aqui no meu município ou nos munícipios vizinhos no raio de 25/35 KM não há estações meteorológica .

Neste mês de junho foi consideravelmente chuvoso , mesmo assim tivemos sensação de frio não tão intenso como agora neste fim de semana que está sendo influenciada pelo padrão de ar mais seco com dias ensolarados e agradáveis( incomum aqui não passar calor ou certo desconforto quando há dias ensolarados mesmo no inverno em anos mais secos e quentes) , e noites relativamente mais fria desde ontem, e esse padrão atual tá sendo novidade até o  momento desse inverno.

E a altitude no meu município varia de 250 a 450 metros de altitude.

O que me chamou mais atenção é o accuweather prever 11/12º C em algumas cidades aqui , não lembro de ter visto isso nos invernos anteriores, apesar que essas cidades com essas mínimas são de maiores altitudes como Agua Branca e Mata Grande que são os municípios mais altos de Alagoas , com altitudes acima dos 500 metros , e alguns mais abaixo disso como Maravilha e Ouro Branco.

Até Delmiro Gouveia  e Piranhas no vale do São Francisco tá com previsão de 15º C ou abaixo disso.

Edited by Vinícius Balera
  • Like 7
  • Thanks 1

Agora gelados 7,6° com 64%. P.o. em apenas 1,2°. É a mínima do dia, e ainda está ventando.

Segue o vídeo da manhã. O Guaíba atingiu 3,56 cm na Usina do Gasômetro perto da meia-noite de ontem, apenas 4 cm da cota de inundação. No Cais Mauá bateu 2,90 m ou um pouco mais. Registrei a inundação na Zona Sul da cidade. Pessoal lá convivendo com a água e ainda por cima nesse frio. Complicado.

• Like 8
  • Thanks 3

Termômetro simples que deixei na grama:

20240630_071119.thumb.jpg.9fb9c700d37c07a14a1e7a6765de9e79.jpg

Não deu aquela geada bonita. Superfícies que costumam acumular uma camada de gelo (como mesa e bancos) estão bem secas.

Na grama só um gelo ralinho, apesar do frio intenso. Mas onde tinha água parada...

20240630_070924.thumb.jpg.2b4a91166bfe4849e45db0f3f70f83d4.jpg

Edited by Serrano
  • Like 14
  • Thanks 4

Por aqui, tive 3.2 graus e na zona rural em Lomba Grande 0.4 grau. 

A máxima prevista é de 12 graus e amanhã deve fazer 1 ou 2 graus aqui e -1 na área rural.

Pelo GFS e principalmente euro, frio direto até o final da grade com mais mps.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 7
  • Thanks 5

☀️🌤️🌤️🌤️

Máximas: 26°C em Jaraguá do Sul/Vila Lenzi

25,2°C em Jaraguá do Sul/Jaraguá Esquerdo

25,1°C em Jaraguá do Sul/Tifa Monos

24,56°C em Schroeder/Rancho Bom/Epagri

Mínima: -3,9°C em São Joaquim/Cruzeiro/Quinta dos Montes

Menores máximas: 3,74°C no Morro das Torres

4,8°C no Morro da Igreja

4,9°C em São Joaquim/Cruzeiro/Quinta dos Montes

5°C em Urubici/Mundo Novo/PWS

5,4°C em São Joaquim/INMET

Rajadas máximas: 90 km/h no Morro da Igreja

75,6 km/h em Bom Jardim da Serra/Serra do Rio do Rastro

72 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta

> Sábado frio.

> Não acompanhei muito a queda ontem de noite, mas pelo que notei nos dados, começou a cair bem depois das 20h30.

> Para quem disse que seria uma massa polar comum, para topos, acabou sendo a massa polar mais forte em algum tempo nas mínimas em SC.

> Próxima noite, Terra do Gelo deve ter um começo de noite mais frio, mas vai ser difícil bater o valor desta noite.

> Sincelo fraco ontem em Urupema:

Urupema-registra-fenomeno-sincelo-em-ama

Foto: Elcio Branco Filho

Edited by Moretão
  • Like 13
  • Thanks 4

Achei bem significativa essa sequência aqui para Gramado:

IMG_0096.jpeg.d7bc52767566de70b18df25486b8f68c.jpeg

Isso sim é FRIO DE VERDADE, não esse frio fake de perda radiativa noturna , no qual amanhece frio e nos primeiros raios de sol já pode tirar o casaco. 

Vocês não têm ideia do quanto eu queria estar na serra gaúcha neste momento…

• Like 17
  • Thanks 5

Em 30/06/2024 em 09:55, Renan disse:

Achei bem significativa essa sequência aqui para Gramado:

IMG_0096.jpeg.d7bc52767566de70b18df25486b8f68c.jpeg

Isso sim é FRIO DE VERDADE, não esse frio fake de perda radiativa noturna , no qual amanhece frio e nos primeiros raios de sol já pode tirar o casaco. 

Vocês não têm ideia do quanto eu queria estar na serra gaúcha neste momento…

Trabalho com uma Curitibana e o que ela mais reclamou aqui de BH meteorologicamente falando é da ausência desse frio autêntico, que persiste durante o dia inteiro. E como estamos em 2024, fica até difícil pra mim defender a minha cidade, não tem argumento que possa salvar numa situação como essa. 

O normal já é xoxo, mas de 2023 pra cá virou uma cidade do norte de Goiás, como vocês bem descreveram. Então, posso falar o que for que a imagem de BH já está queimada pra ela no sentido climático. 

E ainda tem outra que é natural de Campina Grande-PB, embora morou por anos em João Pessoa, que também está debochando de BH dizendo que esperava encontrar uma cidade muito mais fresca e agradável. Pra você ver a que ponto chegamos, meu amigo! 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 5
  • Thanks 2
  • Haha 6
  • Sad 2

Em 30/06/2024 em 10:14, RafaelBHZ disse:

Trabalho com uma Curitibana e o que ela mais reclamou aqui de BH meteorologicamente falando é da ausência desse frio autêntico, que persiste durante o dia inteiro. E como estamos em 2024, fica até difícil pra mim defender a minha cidade, não tem argumento que possa salvar numa situação como essa. 

O normal já é xoxo, mas de 2023 pra cá virou uma cidade do norte de Goiás, como vocês bem descreveram. Então, posso falar o que for que a imagem de BH já está queimada pra ela no sentido climático. 

E ainda tem outra que é natural de Campina Grande-PB, embora morou por anos em João Pessoa, que também está debochando de BH dizendo que esperava encontrar uma cidade muito mais fresca e agradável. Pra você ver a que ponto chegamos, meu amigo! 

É ultrajante ! Mais tarde eu trago aqui pra vocês verem uns fatos. Alguns exemplos de invernos bastante dinâmicos (para nossos padrões) e com dias bastante frios para essas latitudes de cá !

• Like 7
  • Thanks 2

Em 29/06/2024 em 20:27, Vinícius Balera disse:

Aqui no Brasil, é possível encontrar máximas sub-10  na altura do mar até qual localidade? E já foi registrado sub-5 de máxima no litoral ? Tenho muita curiosidades sobre esses dados incomuns de acontecer  aqui no Brasil

Até aqui no Vale do Ribeira / Litoral Sul de São Paulo é possível ter estes registros de sub-10 numa MP muito forte. Cito, por exemplo, aquela MP que provocou nevada ampla pelo sul do país em julho de 2013. Alguns dados daquele ano:

9,5°C Pariquera-Açu (28 m)

9,5°C Registro (21 m)

10,3°C Juquiá (17 m)

10,6°C Sete Barras (27 m)

10,9°C Iguape (4 m)

11,1°C Cananéia (2 m)

*Todas estações do CIIAGRO.

**Não sei também se você se referia a apenas estações a beira do mar.

--------------------------------------

Por aqui tivemos um amanhecer com 13,7°C e a temperatura pouco variou desde então, no momento faz 15,6°C:

image.thumb.png.6626f12378e4148831fc263ceb34b67a.png

• Like 8
  • Thanks 4

• Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.