Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2024


Recommended Posts

O modelo usado pelo Ronaldo Coutinho mostra que o período entre 28 de junho e 28 de julho pode ter temperaturas acima da média em grande parte da Região Centro-sul. Para São Paulo capital e litoral de São Paulo, assim como todo o estado do Rio de Janeiro e o leste e sul de Minas Gerais, as temperaturas ficariam na média normal. Já no interior de São Paulo (por volta de 80% do estado, ficariam com anomalias +1, +2 ou até mais. (no mapa, eu peguei o centro-sul do Brasil, apenas).

image.png.fd64caa9ef8fff064c1fe6481811901f.png

  • Like 8
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

SENHORAS E SENHORES

Será que temos algum lugar na América Latina com a temperatura maior do que a minha, mesmo no miolo do inverno?

Bem no auge do verão não seria normal, e sim histórico, surreal, pois não tenho palavras para descrever isto.

28.0 as 5:21 da manhã com vento norte.

Atlântida, praia do nosso litoral norte com 27.0 agora, sendo que só presenciei esta temperatura na onda de calor histórica no início de fevereiro de 2010, quando estava lá e registrei 26 graus de mínima. 

IMG_20240615_052110708.jpg

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 8
  • Thanks 3
  • Haha 1
  • Sad 11
Link to comment
Share on other sites

Bom dia, juventude.

 

 

Nesta madrugada, tivemos mínima de 27,9°C entre 2h e 3h.

 

I22tyNM.png

 

A temperatura seguiu subindo até 29,2° entre 6h e 7h. Esse mesmo ápice já havia sido registrado entre as 22h e a meia-noite. Deve ter sido recorde de temperatura em madrugada de junho.

 

 

Com a virada do vento (entre 7h e 8h), as coisas já mudaram de figura. Temos 23,8° e tempo nublado.

 

ScFynrr.png

  • Like 15
  • Thanks 4
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

> Mínima RS: 12°C em Gramado/Piratini

> Mínima PR: 8,2°C em Castro e Palmas

> Mínima SC: 7,6°C em Joinville/Serra Dona Francisca

 

> Maior mínima PR: 24,7°C em São Miguel do Iguaçú

> Maior mínima RS: 25,7°C em Teutônica/Languiru (trocando agora)

> Maior mínima SC: 27,5°C em Praia Grande/Alvorada

  • Like 9
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Boas mínimas (para 2024) em BH na última noite e amanhecer, com alguns lugares muito perto ou iguais ao menor registro do ano:

 

13,0 C Pampulha (igualou a menor do ano, também em junho);

13,2 C Cercadinho 

15,0 C centro (perto da menor do ano, registrada no dia 01/06);

 

A partir de hoje, o vento diminui de intensidade e as temperaturas voltam a subir um pouco, mas sem calor na grade (exceto numa possível pré-frontal antes da prometida mudança lá pelo dia 25).

  • Like 9
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Temos tido um clima muito agradável no Rio, ontem de madrugada sai pra escutar uma música e batia 16°c na minha região, dava pra sair a caráter 

 

IMG_20240614_220655.thumb.jpg.db1af7fc3d3ebaf37d8fbe9c68cf47e9.jpg

 

Agora um céu azul de brigadeiro, 30°c com brisa, calor no sol e fresco na sombra.

 

IMG_20240615_113047.thumb.jpg.8b2602bf98a7f36d1ca7a27b75c02a83.jpg

 

Agora é partir pra praia e aproveitar, e de noite da pra usar casaco, quer coisa melhor que isso ? Torço pro gelo mas também não consigo reclamar, quem vive o verão daqui, qualquer clima mais ameno é lucro.

  • Like 8
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

eu sou a favor de fazer uma limpa nesses negacionistas de plantão que aparecem aqui só pra causar 

 

ah mas vão dizer "é censura". Não,não é censura. Fake news já é considerado crime na Internet.

 

Normalizar a desinformação é permitir que mais pessoas espalhem mentiras, e isso sim atrapalha inclusive na prevenção de desastres como esse.

 

mas querem ver como esse meu post vai ser deletado, enquanto que a palhaçada que apareceu na página anterior ficará intacta?

 

 

 

 

  • Like 22
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 02:50, BrunoSaoPauloCapital disse:

O modelo usado pelo Ronaldo Coutinho mostra que o período entre 28 de junho e 28 de julho pode ter temperaturas acima da média em grande parte da Região Centro-sul. Para São Paulo capital e litoral de São Paulo, assim como todo o estado do Rio de Janeiro e o leste e sul de Minas Gerais, as temperaturas ficariam na média normal. Já no interior de São Paulo (por volta de 80% do estado, ficariam com anomalias +1, +2 ou até mais. (no mapa, eu peguei o centro-sul do Brasil, apenas).

image.png.fd64caa9ef8fff064c1fe6481811901f.png

Comparado com o que estamos vivendo agora, esse mapa é um sonho. E olha que ali em Taubaté julho será abaixo da média!

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2024 em 18:39, Matheus b Santos disse:


Tem posts que não envelhecem:

 

 

Anomalia da altura geopotencial de 500 hPa entre 01/09/23 e 01/06:

compday.ivyeM07RxD.thumb.jpeg.2dc61c1e6cfcac0200460eeab915593b.jpeg

Hoje por ex a altura de 500 hPa está em 5960 m ou 596 dam na sondagem do Galeão.
Daqui a pouco vai chegar o momento que altas de 600 dam serão comuns por aqui... 

  • Like 5
  • Thanks 2
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 12:05, Eclipse POA disse:

eu sou a favor de fazer uma limpa nesses negacionistas de plantão que aparecem aqui só pra causar 

 

ah mas vão dizer "é censura". Não,não é censura. Fake news já é considerado crime na Internet.

 

Normalizar a desinformação é permitir que mais pessoas espalhem mentiras, e isso sim atrapalha inclusive na prevenção de desastres como esse.

 

mas querem ver como esse meu post vai ser deletado, enquanto que a palhaçada que apareceu na página anterior ficará intacta?

 

 

 

 

 

Agora o senhor falou tudo!

O que existem de pessoas que se dizem profissionais e espalham fake news é brincadeira! E pior: Ganham muito dinheiro espalhando desinformação.

  • Like 9
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 12:05, Eclipse POA disse:

eu sou a favor de fazer uma limpa nesses negacionistas de plantão que aparecem aqui só pra causar 

 

ah mas vão dizer "é censura". Não,não é censura. Fake news já é considerado crime na Internet.

 

Normalizar a desinformação é permitir que mais pessoas espalhem mentiras, e isso sim atrapalha inclusive na prevenção de desastres como esse.

 

mas querem ver como esse meu post vai ser deletado, enquanto que a palhaçada que apareceu na página anterior ficará intacta?

 

 

 

 


Disse tudo 👏🏻👏🏻

 

Enquanto dermos espaço nesse fórum para negacionistas de plantão alimentaremos ainda mais uma falsa negativa que já encontra-se ultrapassada. 
 

Inclusive, acho que as regras do fórum devem ser revistas com urgência. 
 

Chega ser patético em pleno 2024 não se poder fazer uma crítica a empresa de meteorologia em uma espaço onde o que se discute é a meteorologia, outro dia um amigo nosso teve seus posts excluídos por simplesmente criticar a Metsul, isso é patético, ora, não vamos mais poder criticar erros grotescos de previsões lançadas por essas empresas? 
 

A única coisa que deve prevalecer é que não haja fake News e que tais críticas sejam para discernir ódio (xingamentos) o que não deve ser tolerado no espaço. 
 

Críticas a meu ver servem para a própria empresa aprimorar suas previsões e ao mesmo tempo evitar comentários negativos nas redes. 
 

Principalmente empresas que continuam alimentando diariamente fake News climáticas na falsa esperança de um “resfriamento global”.

 

Agora fica minha dúvida, até quando será admitido nesse espaço sem nenhuma fundamentação científica o negacionismo climático?
 

 

  • Like 9
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 12:05, Eclipse POA disse:

eu sou a favor de fazer uma limpa nesses negacionistas de plantão que aparecem aqui só pra causar 

 

ah mas vão dizer "é censura". Não,não é censura. Fake news já é considerado crime na Internet.

 

Normalizar a desinformação é permitir que mais pessoas espalhem mentiras, e isso sim atrapalha inclusive na prevenção de desastres como esse.

 

mas querem ver como esse meu post vai ser deletado, enquanto que a palhaçada que apareceu na página anterior ficará intacta?

 

 

 

 


Seu post não será deletado, pois é sensato. Vamos ficar de olho em quem vem postar algumas coisas aqui só para “causar”, se achando o “diferentão”, dono da verdade, por acreditar nas fake News da teoria dos ciclos naturais do clima. 
 

Não é censura: Quem acreditar o contrário pode até escrever aqui, desde que com embasamento do que está dizendo, sem ficar apenas no deboche infantil. Neste caso a mensagem será deletada sim. 
 

E as críticas aos institutos pode ser feita, relembro que pode sim, mas mais uma vez, com decência e embasamento. 
 

Da última vez, não foi isso que aconteceu. 

  • Like 9
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

2024 em casa (Vila Jamil de Lima):

 

image.thumb.png.d4f9b5d621dcc4cadf555360d1a1c0b0.png

 

Nesse mês o efeito relevo faz até uma diferença nas mínimas, então estações que ficam em baixadas estão conseguindo ter mínimas, porém ainda acima da média, aqui em Adamantina não é diferente.

 

Observem no campo de anomalia de água precipitável que boa parte do Brasil se encontra sob o domínio de uma massa seca proporcionada pelo bloqueio, e os lestes estão se dando bem, nessa configuração quem sofre é o oeste da América do Sul, além do próprio sul do Brasil, já que o padrão de escoamento em baixos níveis voltará a atuar sobre o RS, aliás com condição de alerta.

 

ecmwf-deterministic-samer-pwat_norm_anom-8431200.thumb.png.08f9382a519b3178d8421b7eebd1f80f.png

 

Pela 0z do euro o RS (parte norte) voltaria ter problemas com a chuvarada. 

 

ecmwf-deterministic-southbrazil-qpf_anom_10day_mm-9230400.thumb.png.b67f6be0613ff5219557a143fa25f4bf.png

 

Essa condição do euro é acompanhada do ensemble:

 

ecmwf-ensemble-avg-southbrazil-qpf_anom_10day_mm-9273600.thumb.png.2155b5f7662f5231deba3192455c303d.png

 

Se olharmos o padrão de maio está se repetindo, o aquecimento do oceano na parte central/norte do Atlântico transporta muita umidade para Amazônia, esbarra nos andes e desce pelo JBN para a região sul do Brasil, essa condição é praticamente idêntica ao que ocorreu em maio.

 

ostia-all-samer-sst_anom-8323200.thumb.png.79d1c1d233c8af496ab9741567314e09.png

 

ecmwf-deterministic-samer-pwat_mm-8593200.thumb.png.9cf6ac6059e7d2044062b8625b8dd718.png

 

Quanto a Adamantina as notícias não são agradáveis. 

 

As temperaturas devem permanecer como estão, altas para junho (esse junho deve terminar como o mais quente por uma boa margem (assim como maio), até agora em Presidente Prudente a anomalia é de 3,4ºC acima do normal para a média da 91/20.

 

image.png.3ec921a5231ef9c42c480fa2cc63a83a.png

 

Por enquanto ainda não temos uma janela concreta para recordes de mínimas e máximas que ficam na casa dos 33/34 máximas e 20/21 nas mínimas, aquele 34 é de pré-frontal, então ainda é incerto. 

 

Quanto a essa MP do controle que para cá não é nada de mais, vira e mexe aparece algo tanto nos modelos operacionais quanto no ensemble. Porém, o consenso ainda dos membros é de que somente o sul (talvez) teria uma MP mais forte, o que também não reverteria o péssimo mês que estão tendo.

 

Alcance máximo da MP pelo ensemble:

 

ecmwf-ensemble-avg-brarg-t2m_c_anom_1day-9295200.thumb.png.422b90dbd5b41cad9f6c3438708db2cc.png

 

  • Like 8
  • Thanks 3
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Tarde de sábado começando com calor e muito sol por aqui.

Há um pouco (mas bem pouco mesmo) de cúmulos no céu.

 

Estamos com temperaturas entre 26 e 28 graus em toda a cidade e URA na casa dos 30 e até 40%.

 

Os ventos continuam a soprar do continente.

No aeroporto de Congonhas, a velocidade média chegou aos 25 km.

 

Screenshot_20240615-134847.thumb.png.3ac8f0859cd04fb0d8d99790e81a7a61.png

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Triste demais toda essa configuração se intensificando e se tornando tão semelhante a maio, temo demais pelos gaúchos e torço para que nada tão intenso quanto maio volte a acontecer novamente, ao pensar nessa possibilidade ainda que remota de toda aquela chuvarada voltar a ocorrer em regiões que agora que estão tentando voltar a um meio normal meu coração chegar a gelar de verdade... Mas acredito (e espero) que naquelas proporções de maio não deva chegar, mas que é triste é, muito.... Enquanto isso estamos na mesma, calor de dia e friozinho a noite... Felizmente aqui pro leste de SP não teremos recordes e, de acordo com o Euro e o GFS realmente teremos um mudança de padrão a partir do dia 23/ 24 aqui pro leste com uma MP meio bloqueada e que irá se maritimizar rápido (de acordo especialmente com o GFS, vamos ver o que dirá o ECMWF mas próximas rodadas) mas acabará influenciando bem o leste de SP... Meteored coloca chuvinha no dia 23 e coloca mínima de 7°C aqui em SP por uns dois dias... Meteoblue tbm segue essa tendência de mudança no tempo aqui em SP... Vamos ver as próximas rodadas dos modelos ... 

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 6
  • Thanks 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 12:05, Eclipse POA disse:

eu sou a favor de fazer uma limpa nesses negacionistas de plantão que aparecem aqui só pra causar 

 

ah mas vão dizer "é censura". Não,não é censura. Fake news já é considerado crime na Internet.

 

Normalizar a desinformação é permitir que mais pessoas espalhem mentiras, e isso sim atrapalha inclusive na prevenção de desastres como esse.

 

mas querem ver como esse meu post vai ser deletado, enquanto que a palhaçada que apareceu na página anterior ficará intacta?

 

 

 

 

Eu sou a favor da liberdade de expressão e de debate de diferentes ideias (até mesmo se algumas ideias forem contra o que está estabelecido pela ciência atualmente. Eu, pessoalmente, acredito no aquecimento global amplificado pelos humanos, mas não quero calar as vozes que se colocam em posição contrária. Em relação à criminalização das Fake News, eu considero que seja impossível, pois não dá pra definir uma regra geral sem acabar com a liberdade de expressão. Quem ficaria a cargo de decidir quais vozes podem ser caladas? O governo atual? O governo em 2030? É complicado. Porém, isso já foge totalmente do assunto do fórum. Encerro a minha opinião aqui.

No monitoramento, tenho dia de verão aqui em Mongaguá, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Chegamos aos 32,0 ºC de máxima aqui em casa, e agora tenho 30,6 ºC. Dia de sol e céu azul.

  • Like 8
  • Thanks 6
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Eu estava assistindo um vídeo do meteorologista Davi Moura, do qual gosto muito, e uma coisa me chamou a atenção: em abril/24 a chance de termos uma La Niña no JJA era de 60% e agora na atualização de junho/24 a chance caiu pra 39%.

 

Nota-se claramente a dificuldade dos modelos pra se determinar o estabelecimento da La Nina.

 

E se a chance é de 39% significa que o trimestre muito provavelmente será de neutralidade.

 

Por essas e outras que critico muito mais os modelos do que aqueles que os usam em suas previsões (tomara que a IA chegue realmente pra melhorar os modelos e ajudar nossos profissionais). 

 

Contudo, segue a tendência de uma La Niña, de moderada a forte: o impacto nas chuvas na primavera seria o atraso da chuva e menos chuva.

 

Quem quiser assistir segue o link.

 

https://youtu.be/0-ISZ4W8GCA?si=Thq0_EVEAJgJj7_U

Screenshot_20240615_071606_YouTube.jpg

Screenshot_20240615_071630_YouTube.jpg

Screenshot_20240615_071700_YouTube.jpg

Edited by Rodrigo-GO
  • Like 9
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 16:11, BrunoSaoPauloCapital disse:

Eu sou a favor da liberdade de expressão e de debate de diferentes ideias (até mesmo se algumas ideias forem contra o que está estabelecido pela ciência atualmente. Eu, pessoalmente, acredito no aquecimento global amplificado pelos humanos, mas não quero calar as vozes que se colocam em posição contrária. Em relação à criminalização das Fake News, eu considero que seja impossível, pois não dá pra definir uma regra geral sem acabar com a liberdade de expressão. Quem ficaria a cargo de decidir quais vozes podem ser caladas? O governo atual? O governo em 2030? É complicado. Porém, isso já foge totalmente do assunto do fórum. Encerro a minha opinião aqui.

No monitoramento, tenho dia de verão aqui em Mongaguá, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Chegamos aos 32,0 ºC de máxima aqui em casa, e agora tenho 30,6 ºC. Dia de sol e céu azul.

 

 

a partir do momento que algumas pessoas confundem liberdade de expressão com espalhar desinformação, corremos sérios riscos, como já aconteceu com as vacinas. 

houve uma queda significativa na vacinação das crianças após toda aquele negacionismo propondo métodos alternativos não comprovados.

 

além disso, tal como a eficácia das vacinas, o aquecimento global é sim comprovado pela ciência, basta saber fazer uma básica leitura de gráficos. 

o que está em aberto são os motivos. mas as temperaturas estão em si aumentando.

e é disso que to falando, o cara veio la fazer uma postagem infantil sem nenhum argumento. do mesmo nível daqueles que faziam o tal trocadilho "vachina", fazendo os próprios filhos estarem expostos a doenças e riscos por não os vacinarem.

  • Like 8
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 16:53, Eclipse POA disse:

 

 

a partir do momento que algumas pessoas confundem liberdade de expressão com espalhar desinformação, corremos sérios riscos, como já aconteceu com as vacinas. 

houve uma queda significativa na vacinação das crianças após toda aquele negacionismo propondo métodos alternativos não comprovados.

 

além disso, tal como a eficácia das vacinas, o aquecimento global é sim comprovado pela ciência, basta saber fazer uma básica leitura de gráficos. 

o que está em aberto são os motivos. mas as temperaturas estão em si aumentando.

e é disso que to falando, o cara veio la fazer uma postagem infantil sem nenhum argumento. do mesmo nível daqueles que faziam o tal trocadilho "vachina", fazendo os próprios filhos estarem expostos a doenças e riscos por não os vacinarem.

É isso. Você pode ter interpretações diferentes sobre algo, mas fatos são fatos. Além disso, fake news e nagacionismo literalmente matam pessoas. Não é brincadeirinha ou algo sobre o qual dê para tergiversar.

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 04:33, Caio César disse:

Madrugada absurdamente quente e possivelmente histórica.

 

Screenshot_20240615-032857.png.1592750de4cd19d63e5803e595cac6c1.png

 

 

Screenshot_20240615-032935.png.98220ed56ce577d0b899aaeefde0ff5b.png

 

 

Screenshot_20240615-033207.png.655fbeea94b6bf84cf02759ac42ac6ab.png

 

 

Sul catarinense fervendo, serra fervendo, Grande POA derretendo depois da máxima histórica.

 

Pra desconfiar bastante, mas o Euro veio com uma incursão na 00Z entre os dias 23/24.

 

575698737_prateptype_cat_ecmwf-met.sa(8).thumb.png.3a1009fb40af9234492e54dc121bf2bb.png

 

 

 

O que está quebrando o frio da gente são estas baixas no Chile. Se elas estivessem um pouco mais espassadas, chegando três dias depois de ar frio entrar centrossul do Brasil. Seria show. Pois não atrapalharia o avanço da FF, e já prepararia o terreno pra outra. Mas esta sintonia fina é difícil.

E o que me impressiona é alguém acreditar que com 2, 3 meses de antecedência é possível prever esta sintonia fina.

  • Like 4
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Vou relatando o tempo aqui em Buenos Aires nos últimos dias. Spoiler: calor, muito calor, calor recorde, calor de novo. Junho bizarro e terrível.

Comeco pela quarta, 5 de junho:

Mínima: 11,2°C
Máxima: 16,1°C
Chuva: 6 mm

Chuvinha fraca e inesperada de madrugada, céu nublado ao longo do dia.

 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

O CICLONE DO DIA 23 ESTÁ LÁ.

PORÉM, HÁ FORTALECIMENTO DO BLOQUEIO, E AINDA OUTRA BAIXA NO CHILE ATRAPALHANDO AINDA MAIS O AVANÇO DE AR FRIO.

 

ENFIM...

GFS PELO MENOS ACERTOU O CICLONE.

MAS, NÃO CONTAVA COM TODOS ESTES EMPECILHOS PARA UM FRIO DIGNO NO FINAL DE JUNHO.

 

gfs_mslp_pcpn_frzn_samer_36.thumb.png.5b667acb9f41af8b3e604a6671bc48b8.png

  • Like 1
  • Sad 10
Link to comment
Share on other sites

Basta o sol se por para que o fenômeno das ilhas de calor comece a se manifestar em São Paulo.

 

Nas áreas menos urbanizadas, as temperaturas já estão despencando. Temos 17 graus tanto em Marsilac quanto na Capela do Socorro, que além de não terem tanta urbanização (sobretudo Marsilac - Capela do Socorro é parcialmente urbanizada) estão em uma baixada. Já em Parelheiros, que não está em uma baixada, faz 20 graus.

Em locais bastante urbanizados (áreas mais próximas do centro da cidade), ainda faz 24 graus.

 

Apesar da intensificação dos ventos continentais (que ajuda a trazer o ar quente do centro do país), as máximas continuaram em 27/28 graus.

 

Os dados citados acima se referem às estações do CGE.

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.