Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2022


Recommended Posts

Em 11/06/2022 em 18:43, jean10lj disse:

Tava focando nas mínimas e até esqueci de relatar: máxima de 9,8ºC hoje no topo (Aparecida/Iporã do Oeste). Sol o dia inteiro.

 

852243931_photo_2022-06-11_18-38-04(2).thumb.jpg.e75feda1ed141322dcacbe8600e6732a.jpg

photo_2022-06-11_18-38-04.thumb.jpg.d7dd196b36fe8b4312643739db93c12f.jpg

Reparei q a máxima aí foi ligeiramente inferior às gigantes dos Campos de Palmas (Gottardi/Vargem Bonita/Fraiburgo/Lebon Regis)..

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 11/06/2022 em 19:57, Carlos Campos disse:

Reparei q a máxima aí foi ligeiramente inferior às gigantes dos Campos de Palmas (Gottardi/Vargem Bonita/Fraiburgo/Lebon Regis)..

 

Relativamente comum nessas situações de frio raso forte ou então sem muito avanço latitudinal, na verdade, a região do meio-oeste tem média máxima bem alta o ano todo pra altitude.

 

T950 hoje de tarde (altura da linha aparecida)

 

fdddfdfdd.thumb.png.dfec4ac67060aaa233bac2b0d527c5f6.png

 

Junho está muito bom. Aparecida/Iporã do Oeste:

 

dsgdgsgdssdgss.thumb.png.0fe3872e85b091bba3cc1ea89a09b360.png

 

 

 

  • Like 21
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Quem gosta de acer ou de um local com um monte deles, fiz esse vídeo na Praça Gustavo Lansch, aqui em POA, conhecida justamente pelo aspecto de outono/inverno nessa época com as folhas no chão e o colorido das árvores.

 

As mudas foram plantadas por um morador local na década de 1990. O resultado é essa maravilha que temos aqui.

 

Agora tenho céu limpo, vento e 8,8° com 64%.

 

 

Edited by Marcos
  • Like 17
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Buenas noches, disminuyo un poco el viento y la temperatura "despencó" en Montevideo.

La maxima fue de aproxiñadamente 12°C en la estación Melilla, 11,6°C en la estacion Prado, dia soleado, muy ventoso y con cielo "brigadeiro".

 

image.png.4ff08fdd2d1a702570a1320fb886d878.png

 

Rondando las 21hrs tenemos 5,8°C en la estacion Prado y 4,2°C en la estación Melilla de Montevideo, vamos a tener miínima invertida ya que la mínima a la mañana fue de 6,5°C, con mucho viento.

 

image.png.8201da60b46585799f1a2f0d466b15df.png

 

image.png.851ef3b522c089a62bd938c1b061f8fd.png

  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

Em 11/06/2022 em 18:13, jrmartinisp disse:

Creio que é o ar polar, o satélite faz leitura de infravermelho, no esquema da Climatempo fica em um tom mais claro meio "esbranquiçado" .

Tanto que na primavera quando aparece aquelas ondas de calor terríveis o mapa fica marrom escuro ou até preto.

 

 

Screenshot_20220611-180956-835.png

Preto é quando o ar está muito seco 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 11/06/2022 em 22:38, sjmolive disse:

Boa noite a todos.

Menor máxima do ano registrada hoje a tarde aqui no Alphaville JF: 17,1˚C.

No momento, céu nublado e frio, quase sem vento: 14,4˚C (22h35min).


Máximas boas hoje. Toda a cidade teve máximas sub-20, inclusive na minha estação com 19,8C. A máxima no INMET foi invertida (18,2C). E em Ibitipoca a máxima foi 16,4C. 
 

Modelos aumentaram um pouco o frio pra cá a partir de Segunda, principalmente nas máximas baixas. 

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 11/06/2022 em 23:30, Eclipse disse:

acabei de lavar a louça e quase morri

 

sábado com variação 4,9 / 12,4 °C em POA (INMET). 

agora 8 °C

 

Aqui 5,1° / 12,4°. Quase literalmente empatada com o INMET. O aero teve 5,5° / 12,1°.

 

Agora excelentes 7,7° com 70%. Ontem tinha 8,8° no mesmo horário.

 

 

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Impressionante o efeito do adiabático em Torres. A máxima por lá foi 18,4°. Enquanto a PWS em Imbé, 90 km ao S, teve apenas 12,8°. O frio em Torres foi simplesmente destruído! É, de longe, a pior cidade para máximas baixas no RS.

 

Araranguá teve 17,9° e Urussanga 17,7°. Outros dois dados muito ruins na máxima.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 12/06/2022 em 00:10, Marcos disse:

Impressionante o efeito do adiabático em Torres. A máxima por lá foi 18,4°. Enquanto a PWS em Imbé, 90 km ao S, teve apenas 12,8°. O frio em Torres foi simplesmente destruído! É, de longe, a pior cidade para máximas baixas no RS.

 

Araranguá teve 17,9° e Urussanga 17,7°. Outros dois dados muito ruins na máxima.

Aqui é sempre assim. Eu nunca nem espero máximas menores do que 15C com sol. E quando elas acontecem dá pra levantar a mão pro céu kkkkk. Mas até as 3 da manhã havia baixado para 2,5C! Outros pontos da região tem vento, tipo Criciúma.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 10.3ºC em casa e 8.7ºC no INMET (sempre perco 😒 kkkkkk). Essa queda veio sem vento algum na madrugada, e ainda continua bem calmo. A nebulosidade ainda persiste. Não sei se ainda vai chegar advecção ventosa aqui no centro de SP, ou se vamos continuar nessa toada, acredito que não pois ainda se preveem singelas mínimas de 8 a 9ºC amanhã e terça.

  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 12/06/2022 em 08:28, Renan disse:

Um festival espetacular de negativas !

 

6E6CB9D4-9B7F-493A-9239-04C00E129595.thumb.jpeg.4e179d1e6d045c63c319e8940ea60af2.jpeg

 

Algumas estações no RS tiveram mínimas menores hoje do que ontem, pelo INMET.

 

Bento Gonçalves teve -0,6 ontem e -0,7 hoje. Lagoa Vermelha -1,3 ontem e -1,4 hoje. Serafina Correa foi a -1,8 ontem e -2,2 hoje. 

 

Mas acho que a maioria das estações não conseguiram esfriar tanto como na última madrugada. Algumas falharam miseravelmente. A exemplo de Torres que foi a 2,8⁰C ontem (vencendo Porto Alegre por uma ampla margem, diga-se de passagem), enquanto hoje chegou a 8,1⁰C no inicio da madrugada e depois esquentou. 

 

Em Porto Alegre mínima de 4,9⁰C ontem e 5,6⁰C hoje. Que cidade difícil para esfriar! Ninguém espera frio muito forte em PoA, mas nem pra conseguir uns 2/3⁰C enquanto o interior de baixa altitude zera/negativa? É grande a dificuldade para uma sub-5.

Edited by EduardoFinatto
  • Like 19
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje, tivemos a mínima do mês na estação Sesc Inmet SP .

Eu até achei que a temperatura ia cair menos do que caiu , por que tínhamos muita nebulosidade ontem a noite , aqui na ZS.

Chegamos a mínima de 8.6 graus , ainda perde para algumas temperaturas registradas em Maio , a mínima do ano segue sendo os 6.5 graus do mês passado .

  • Like 18
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

NO NOROESTE PAULISTA, PELO WRF AMANHECERIAMOS COM 11° A 15°C.

PORÉM, MÍNIMAS DE HOJE...

 

BORBOREMA: 7.4°C;

IBITINGA: 7.8°C;

VALPARAÍSO: 8.1°C;

ANDRADINA: 8.1°C;

DIRCE REIS: 8.5°C;

PINDORAMA: 8.8°C;

SANTA SALETE: 8.8°C;

BARRETOS: 8.8°C;

BURITAMA: 8.8°C (PWS);

JOSÉ BONIFÁCIO (EM CASA): 8.8°C;

AURIFLAMA: 9°C;

ARAÇATUBA: 9.2°C;

GENERAL SALGADO: 9.4°C;

JALES: 9.5°C;

UBARANA: 9.7°C (PWS);

ADOLFO: 9.8°C (PWS);

VOTUPORANGA: 10.1°C;

FERNANDÓPOLIS: 10.1°C;

ESTRELA D' OESTE: 10.3°C;

SANTA FÉ DO SUL: 10.4°C;

MIRASSOL: 10.4°C;

NHANDEARA: 10.5°C.

 

O AEROPORTO DE SJRP AMANHECEU COM 12°C.

 

AMANHÃ GELA MAIS!

  • Like 18
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal! O amanhecer aqui em Eldorado foi nublado e com mínima de 7,6°C, a menor do ano:

052d7c51-7dc0-40eb-b8cd-ae464245ffb6.thumb.jpg.573ca6a1d44e5ae0f1ec86f1951815a0.jpg

 

Fui caminhar de manhã e, para minha surpresa, quase tivemos geada mesmo com essa mínima "alta". Vários matos e gramas estavam com o ponto de orvalho exposto, mas faltou o frio para congelarem, se tivesse <7°C acho que a geada era certa:

21d7eac8-fc7b-47ed-ae02-1f834b98d648.thumb.jpg.635b286c2f6011dfdf2d2a3372aa5e2f.jpg

295a66f2-05b7-4e91-adbf-b4ee7a7ebf4c.thumb.jpg.845e4139b7a9f823cc026701c34d1712.jpg

4e4a0c55-905e-4c25-9057-193eaca21de8.thumb.jpg.2a5ac9f503bd032cda2443745a9d56e4.jpg

fa47c331-050a-4d13-aa28-7bcc00b27dfd.thumb.jpg.d783d02f61a7cf7714808b60ca50595c.jpg

715783d6-1910-4972-89de-1b42ea11ec13.thumb.jpg.e6fa5c08ffaf36c3951d61ceee440d97.jpg

8734fe0a-6e69-48ce-ad88-83adbc789ccf.thumb.jpg.0174659bcbdc37c9cbba183f44729934.jpg

b1d1aad8-5a73-4496-a4fd-02a360ce69cb.thumb.jpg.012082863baeb46b035cacf713dbc66f.jpg

 

Eu achei interessante que o ponto de orvalho engana bem de longe, tinha um local onde o topo da vegetação estava branquinho e parecia muito com geada, ainda mais porque o mato era marrom. Até fiz uma foto do lugar em questão, mas ela ficou muito ruim e não fica perceptível na imagem por conta da câmera do meu celular não ser das melhores. Talvez se colocarem o brilho no máximo consigam ver este branco que eu relato:

576057d4-ca15-42ae-a201-2f6c28aa927e.thumb.jpg.7c86d91c0c733f2498dcec7a2f719046.jpg

e585e8f5-a464-404f-8697-d094729acd12.thumb.jpg.046e80db9d96944e0c61a38c0498e232.jpg

 

  • Like 24
  • Thanks 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 12/06/2022 em 08:22, SandroAlex disse:

Tive mínima de -0,4°C aqui em casa. Teve geada, mas não foi tão visível como no final de maio quando não negativou.

IMG_20220612_071154744_MP.thumb.jpg.3735688cb61e8fc6a375af1369aaa846.jpg

 

Mínimas nas outras estações:

 

-1,1°C Epagri Rio Vermelho

-0,8°C Epagri Mato Preto

0,6°C Samae Centro 

 

Bom dia...

Aqui a advecção durante a madrugada deixou as mínimas parecidas.

 

-0,1°C  Borda da Mata (baixada)

  0,9°C Casa (topo)

Geada ampla e uma das mais secas dos últimos anos.

Screenshot_20220612_090710.thumb.jpg.8cefed30f9cb25cf547ded215a40fdcb.jpg

 

Screenshot_20220612_091030.thumb.jpg.3f88d250cea4e8aae8589dc37adb8292.jpg

 

Screenshot_20220612_091202.thumb.jpg.b18f50f150a1072e9d5467fc046b86af.jpg

 

Screenshot_20220612_090233.thumb.jpg.344d7687b8dc92b96b1db260b9f83d47.jpg

 

Screenshot_20220612_090012.thumb.jpg.a6f1683e164fa71e6464e19711241ca6.jpg

 

Screenshot_20220612_085834.thumb.jpg.5f5f59913897ced98f4bf2ce478c98f4.jpg

 

Screenshot_20220612_091420.thumb.jpg.42a0ea3b14faab2f4128d0a22693be18.jpg

  • Like 14
  • Thanks 17
Link to comment
Share on other sites

Depois de um dia friozinho e seco ontem com máxima de 17,8ºC, Florianópolis hoje amanheceu com 4,7ºC no INMET, menor mínima pra Junho desde 2016. Céu limpo e falta de vento favoreceram a queda.

 

Já em Blumenau o vento não deu trégua em momento algum, mínima de 7,7ºC (nem foi a menor do ano). Alguns locais conseguiram se proteger do vento, mínimas bem variadas na parte nordeste de SC:

image.thumb.png.2c541af9d8155972019a669aee0676b5.png

 

11ºC com 54% no aero de Floripa às 9h, brisa continental (W) a 9km/h. Mais um dia muito bonito.

  • Like 16
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas no sul de SP:

 

INMET:

 

2,5°C Barra do Turvo (659 m)

4,8°C São Miguel Arcanjo (675 m)

5,7°C Itapeva (743 m)

6,7°C Registro (35 m)

7,6°C Iguape (Litoral)

 

CIIAGRO:

 

 1,6°C Itapirapuã Paulista (~576 m)

 2,2°C Apiaí (891 m)

 3,1°C Barra do Chapéu (862 m)

 4,1°C Itaóca (~145 m)

 5,8°C São Lourenço da Serra (~703 m)

 6,1°C Iporanga (109 m)

 7,1°C Iguape (Litoral)

 7,6°C Eldorado (27 m)

 8,4°C Sete Barras (~27 m)

10,0°C Cananéia (Litoral)

10,3°C Juquiá (19 m)

10,9°C Ilha Comprida (Litoral)

 

Destaque para estação de Itapirapuã Paulista, município daqui do Vale do Ribeira que nem é tão alto, ficou muito tempo sem reportar dados e já voltou dando show. Até onde eu vi, foi a 2° menor mínima de SP, só perdeu para uma estação de Bom Sucesso de Itararé (Fazenda São Benedito) com seus 0,2°C.

  • Like 15
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Mínimas SC - 12/06:

 

-6,13°C no Morro das Torres

-5,2°C em Lebon Régis/Sítio Santian

-5,1°C em Vargem Bonita

-4,7°C em Painel/Lava Tudo

-3,9°C em Fraiburgo/Fazenda Maciel

-3,58°C em Urubici/Vacas Gordas/Epagri

-3,54°C em Urupema/Parque de Exposição

-3,4°C em Água Doce/Fazenda Gottardi

-3,34°C em Frei Rogério

-3,2°C em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro Eco Resort e Ouro Verde/Fazenda Furnas

 

A noite foi de vento em SC. E todas as estações tiveram alguma subida em pelo menos algum período da noite/madrugada. Por isso, em alguns locais, as mínimas foram em encosta.

 

Em muitos locais (baixadas), as mínimas devem baixar mais na próxima madrugada. Na Serra, Bom Jardim da Serra (Terra do Gelo e Vista Alegre), devem ter mínimas mais baixas, se o vento parar. Nas outras fica um pouco mais difícil.

 

bjs.PNG.13f89aab6ee0464d42628151da4ff54b.PNG

 

Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro tem apenas 2,3°C com vento de 54 km/h.

Edited by Moretão
  • Like 17
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 12/06/2022 em 10:31, Felipe Backendorf disse:

 

Essa estação não é muito confiável, é daquela WRF comercial. Tava marcando -4,3C com muito vento pouco antes dessa mínima, bastante incompatível com a altitude em que se encontra.

 

Também tinha minhas dúvidas. Mas como está no portal, achei que pudesse ser confiável. Vou editar.

 

Mudando de assunto, acho que Blumenau baixa de 5 amanhã, na pior das hipóteses. A MP só vai embora quando o vento parar. Talvez baixe de 4 até...

  • Like 7
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 12/06/2022 em 10:39, Moretão disse:

 

Também tinha minhas dúvidas. Mas como está no portal, achei que pudesse ser confiável. Vou editar.

 

Mudando de assunto, acho que Blumenau baixa de 5 amanhã, na pior das hipóteses. A MP só vai embora quando o vento parar. Talvez baixe de 4 até...

Também acho que a mínima vai ser amanhã, modelos deram uma melhoradinha pra próxima madrugada na questão de secura e menos vento.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 12/06/2022 em 10:00, Luide Luckmann disse:

E junho se encaminha para ser muito frio,na média! Euro prevê ótimas mínimas na próxima mp do dia 18. Após, um curtíssimo aquecimento seguido de uma possível potente mp! Tudo em aberto ainda, depois do dia  20

20220612_095700.jpg

 

Olha as máximas da previsão estendida do CPTEC p cá:

 

Screenshot_20220612-104350-778.png.87d3324d85b7017f387c10e21f05cfb9.png

  • Like 9
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 12/06/2022 em 09:30, Carlos Campos disse:

 

Bom dia...

Aqui a advecção durante a madrugada deixou as mínimas parecidas.

 

-0,1°C  Borda da Mata (baixada)

  0,9°C Casa (topo)

Geada ampla e uma das mais secas dos últimos anos.

Screenshot_20220612_090710.thumb.jpg.8cefed30f9cb25cf547ded215a40fdcb.jpg

 

Screenshot_20220612_091030.thumb.jpg.3f88d250cea4e8aae8589dc37adb8292.jpg

 

Screenshot_20220612_091202.thumb.jpg.b18f50f150a1072e9d5467fc046b86af.jpg

 

Screenshot_20220612_090233.thumb.jpg.344d7687b8dc92b96b1db260b9f83d47.jpg

 

Screenshot_20220612_090012.thumb.jpg.a6f1683e164fa71e6464e19711241ca6.jpg

 

Screenshot_20220612_085834.thumb.jpg.5f5f59913897ced98f4bf2ce478c98f4.jpg

 

Screenshot_20220612_091420.thumb.jpg.42a0ea3b14faab2f4128d0a22693be18.jpg

Lindas imagens, Carlos! Parabéns pelo registro.

==================================

O céu deu uma limpada aqui em Eldorado, o dia promete ser bem seco, às 10:50 faz 16,3°C | 59%. Amanhã promete bastante!

  • Like 10
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 12/06/2022 em 10:45, SandroAlex disse:

 

Olha as máximas da previsão estendida do CPTEC p cá:

 

Screenshot_20220612-104350-778.png.87d3324d85b7017f387c10e21f05cfb9.png

Na minha opinião, pegando mais o euro como referência, o dia 18 e 19 devem ser de céu claro, proporcionando mínimas boas. Depois deve aquecer e vir outra mp do dia 25 em diante. Mas aí que está um pouco divergente, ainda cedo pra falar muita coisa.

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 12/06/2022 em 10:55, Luide Luckmann disse:

Na minha opinião, pegando mais o euro como referência, o dia 18 e 19 devem ser de céu claro, proporcionando mínimas boas. Depois deve aquecer e vir outra mp do dia 25 em diante. Mas aí que está um pouco divergente, ainda cedo pra falar muita coisa.

Olha só a Alta pressão de 1045hpa se aproximando do cone-sul , pelo euro! Se isso chega aqui ainda é uma incógnita. Porque cada modelo dá um cenário totalmente diferente

image.png.8e31ab4fafb2fc192b2ed583e5b7d7f5.png

  • Like 9
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 12/06/2022 em 10:00, Luide Luckmann disse:

E junho se encaminha para ser muito frio,na média! Euro prevê ótimas mínimas na próxima mp do dia 18. Após, um curtíssimo aquecimento seguido de uma possível potente mp! Tudo em aberto ainda, depois do dia  20

20220612_095700.jpg

 

Olhando última rodada GFS, de 21 a 26 não haveria nada relevante. Mas, no fim da grade (dia 28) há belo ciclone projetado, com boa massa de ar frio no litoral da Argentina.

Acho que pode dar bom e julho começar gelado.

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 12/06/2022 em 11:06, Maicon disse:

 

Olhando última rodada GFS, de 21 a 26 não haveria nada relevante. Mas, no fim da grade (dia 28) há belo ciclone projetado, com boa massa de ar frio no litoral da Argentina.

Acho que pode dar bom e julho começar gelado.

Que ele esteja errado e o euro certo kkkkkk.

  • Like 3
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 12/06/2022 em 10:54, Otavio Cyrino disse:

Lindas imagens, Carlos! Parabéns pelo registro.

==================================

O céu deu uma limpada aqui em Eldorado, o dia promete ser bem seco, às 10:50 faz 16,3°C | 59%. Amanhã promete bastante!

Vlw Otávio! 

Fiz algumas time lapse q ficaram bacanas, mas tendo q diminuir a resolução pra caber, perderam qualidade.

 

20220612_111044.gif.10e8a33a427f835983035e035281ad45.gif

 

20220612_110947.gif.462b9f4cfec45acdc113203025b807ce.gif

  • Like 11
  • Thanks 10
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured, unpinned and locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.