Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Renan

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2019

Topic will be automatically locked at 03:00 AM

Recommended Posts

Abril foi um mes de temperatura acima da média em Buenos Aires, com média das mínimas em 15°C (+ 1,2°C), das máximas em 24,3°C (+ 1,4°C) e média simples de 19,7°C (+ 1,3°C). Apesar disso, 2019 está tendo um desvio de apenas + 0,1°C até agora, entao nao posso reclamar. Mais detalhes aqui: 

Para o mes de maio as médias climatológicas sao em torno de 3,5 graus mais baixas que abril em Buenos Aires:

Média das mínimas: 10,7°C

Média das máximas: 19,3°C

Média simples: 15°C

Aqui em São Paulo maio tem média de chuva na casa dos 70 a 80mm.

Em 2018, choveu apenas 10,8mm no Mirante(foi o mês menos chuvoso de 2018 no Mirante, e com um grande contraste com 2017 quando acumulou 153,4mm e 2016 com 105,7mm, que foram os meses de maio chuvosos mais recentes).

Como se comportará a chuva de maio? Lembrando que a primeira quadra teve mais de 1000mm acumulados e se chover pelo menos 100mm, estaremos praticamente alcançando a chuva acumulada no ano de 2018 inteiro e também do acumulado de chuva do primeiro semestre de 2017.

• Like 3

1 hora atrás, CloudCb disse:

Na convencional está assim:

27uFQz6.png

Meu Deus! Máximas acima da média todos os meses! Isso se deve ao Atlântico mais quente, certo?

Acho que nunca na minha vida eu peguei mínimas acima de 25°C, provavelmente vou demorar a me adaptar aos dias mais extremos. A previsão do Foreca deixa máximas sempre em torno dos 29°C para João Pessoa, não sabia que estava batendo nos 32°C diariamente também. 

• Haha 1

Posted (edited)

Maio começou ligeiramente acima da média, com mínima de 13º (+1º) e máxima de 23º (+1º). Porém, a tendência é que esquente mais, chegando a patéticos 30 graus (com odiosos 22 de mínima) no domingo, quando deve chover.

Edited by Cahe Gundel

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

Meu Deus! Máximas acima da média todos os meses! Isso se deve ao Atlântico mais quente, certo?

Sim. Desde o início do ano que o Atlântico, na costa leste, está quente. Nas últimas semanas bateu os 30°C, chegando quase a 31°C.

4 horas atrás, Renan disse:

Troque por "à procura do outono pleno", pois essa era a promessa e por enquanto não vi nada ainda. 

Hahahahahaha.....boa, verdade!!!!!!

• Like 1

Simplesmente patético e deprimente eu estar com o ventilador ligado numa noite de MAIO.

• Like 2
  • Thanks 2
  • Haha 2
  • Confused 1
  • Sad 5

9 horas atrás, ricardosilva disse:

Simplesmente patético e deprimente eu estar com o ventilador ligado numa noite de MAIO.

Mínima bizarramente alta para Maio em Barra do Piraí-RJ. 

21°C na área central da cidade.

Não me lembro de usar ventilador nessa época do ano!

12 minutos atrás, Ivan disse:

Mínima bizarramente alta para Maio em Barra do Piraí-RJ. 

21°C na área central da cidade.

Não me lembro de usar ventilador nessa época do ano!

Mínima de 18,2C hoje cedo na minha estação (anomalia de +05,0C). 

E vai continuar assim até pelo menos o dia 10. Devo dizer que os modelos continuam adiando indefinidamente o frio, postergando e postergando... é o verão mais longo já registrado em toda a história !

• Like 1
  • Confused 1
  • Sad 3

Posted (edited)

Bom dia! Hoje, dia 2 de maio, o acumulado anual de 2019 em Fortaleza ultrapassou os 2.000 mm. Com os 21,0 milímetros registrados entre ontem (1º) e hoje (2), o total subiu para 2.009,6 mm. A última vez que a barreira dos 2.000 mm anuais foi superada foi em 2011. Segue os acumulados mensais no posto do Pici em 2019:

JAN: 213,7 mm

FEV: 466,7 mm

MAR: 679,3 mm

ABR: 584,3 mm

MAI (ATÉ O DIA 02): 65,6 mm

TOTAL 2019 (ATÉ 02/05): 2.009,6 mm

http://www.funceme.br/app/calendario/

Edited by Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor
  • Like 3

3 minutos atrás, Pedro Victor Peixoto Paulino Pedro Victor disse:

Bom dia! Hoje, dia 2 de maio, o acumulado anual de 2019 em Fortaleza ultrapassou os 2.000 mm. Com os 21,0 milímetros registrados entre ontem (1º) e hoje (2), o total subiu para 2.009,6 mm. A última vez que a barreira dos 2.000 mm anuais foi superada foi em 2011. Segue os acumulados mensais no posto do Pici em 2019:

JAN: 213,7 mm

FEV: 466,7 mm

MAR: 679,3 mm

ABR: 584,3 mm

MAI (ATÉ O DIA 02): 65,6 mm

TOTAL 2019 (ATÉ 02/05): 2.009,6 mm

http://www.funceme.br/app/calendario/

Praticamente Belém do Pará. Hahaha 

• Like 1

1 hora atrás, Renan disse:

Mínima de 18,2C hoje cedo na minha estação (anomalia de +05,0C). 

E vai continuar assim até pelo menos o dia 10. Devo dizer que os modelos continuam adiando indefinidamente o frio, postergando e postergando... é o verão mais longo já registrado em toda a história !

Todos os modelos numéricos estão errando as previsões a médio prazo, devemos sempre ficar com pé atrás principalmente com a atmosfera confusa entre padrão el niño ou neutralidade como agora

21 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Todos os modelos numéricos estão errando as previsões a médio prazo, devemos sempre ficar com pé atrás principalmente com a atmosfera confusa entre padrão el niño ou neutralidade como agora

O problema é esse: Estão errando (e constantemente postergando) somente a massa polar que finalmente traria a mudança de dinâmica ! Desde meados de Abril, a mesma ladainha: Modelos pegando uma boa MP em médio ou longo prazo, e quando chega na distância de uns 6 ou 7 dias, mudam totalmente e voltam a colocar resfriamento somente no fim da grade. 

Não aguento mais !!!

• Sad 3

2 minutos atrás, André Luiz DS disse:

Sem comentários: 

489654.PNG

Já pensou se esse padrão se mantivesse até o final do inverno ? Eu compraria uma passagem de avião para a Suécia e me juntaria à causa de Greta Thunberg (essa guria é F@!!)

• Like 1
  • Haha 2
  • Sad 1

Por aqui o padrão de outono está presente desde o dia 09 de março. Porém é visível a falta de uma MP decente, abril ficou com mínima absoluta muito alta.

gdssdgdgsdsdgsgdsgdsds.thumb.png.d62301ad9070b7f6b4f368f022b36a07.png

• Like 2

14 minutos atrás, jean10lj disse:

Por aqui o padrão de outono está presente desde o dia 09 de março. Porém é visível a falta de uma MP decente, abril ficou com mínima absoluta muito alta.

gdssdgdgsdsdgsgdsgdsds.thumb.png.d62301ad9070b7f6b4f368f022b36a07.png

Seria o efeito da altitude combinado com a continentalidade? 

Pras bandas do Atlântico a situação está bem diferente.

As mínimas e máximas estão numa anomalia bizarra!

Consequências de um Atlântico quente.

14 minutos atrás, Ivan disse:

Seria o efeito da altitude combinado com a continentalidade? 

Pras bandas do Atlântico a situação está bem diferente.

As mínimas e máximas estão numa anomalia bizarra!

Consequências de um Atlântico quente.

Março teve excesso de umidade, e isso não deixou aquecer. Abril teve uma situação semelhante. Não teve entradas de ar quente nem de ar frio significativas. Tempo chocho proporcionou normalidade nesse caso.

• Like 3
  • Thanks 2

Posted (edited)

Inexistente QUALQUER padrão de transição no Sudeste. Volumes de chuva bizarros em lugares semi-áridos, Montes Claros vai ter o dobro de chuva do mês no mínimo.

Verão completo.Acredito que vai ate o fim do mês. Muitos lugares vão ter trovoadas em pleno mês de Maio. E não é cidade litorânea não, são cidades como Brasília...

hqdefault.jpg

Edited by Nowcasting
  • Haha 1
  • Confused 1
  • Sad 1

Essa situação de calor de final de abril/começo de maio não é nenhuma novidade nem nunca vai ser. Muito me admira pessoas próximas da  Linha de Capricórnio reclamarem de calor, se fosse os portenhos reclamarem de calorão nessa época dai realmente seria motivo pra alarde.

Me recordo de já ter usado ventilador para dormir em maio, mas foram todos anos M***.

Acho que o que realmente choca, não é fazer calor em Maio, ainda mais para a latitude de São Paulo, é perfeitamente normal a ocorrência de alguns dias de calor, os chamados veranicos, mas o que tem sido muito fora do comum, nesse início de outono astronômico, e a quase total manutenção de um padrão climático de verão, com mínimas e máximas acima a muito acima da média, por dias e semanas a fio, sem a entrada de qualquer MP mais significativa... Em outonos ruins de outrora, por mais que o padrão fosse de calor, com máximas absolutas até maiores que nesse Abril/começo de Maio, acontecia alguma entrada de ar frio mais significativo, daqueles que trazem um frio passageiro/vampiresco, no caso desse ano não houve isso, ainda mais vendo o sudeste como um todo. Isso sem falar que não a nenhum bloqueio de ASAS significativo, o tempo predominante é úmido, um padrão bem de final de verão, isso já está completando 2 meses.

• Like 16

3 minutos atrás, Bruno D disse:

Acho que o que realmente choca, não é fazer calor em Maio, ainda mais para a latitude de São Paulo, é perfeitamente normal a ocorrência de alguns dias de calor, os chamados veranicos, mas o que tem sido muito fora do comum, nesse início de outono astronômico, e a quase total manutenção de um padrão climático de verão, com mínimas e máximas acima a muito acima da média, por dias e semanas a fio, sem a entrada de qualquer MP mais significativa... Em outonos ruins de outrora, por mais que o padrão fosse de calor, com máximas absolutas até maiores que nesse Abril/começo de Maio, acontecia alguma entrada de ar frio mais significativo, daqueles que trazem um frio passageiro/vampiresco, no caso desse ano não houve isso, ainda mais vendo o sudeste como um todo. Isso sem falar que não a nenhum bloqueio de ASAS significativo, o tempo predominante é úmido, um padrão bem de final de verão, isso já está completando 2 meses.

@Beto Krepsky , aí está a resposta para seu questionamento...

• Like 2

28 minutos atrás, Bruno D disse:

Perfeita explicação! 

14 horas atrás, ricardosilva disse:

Aquele momento que você descobre que a gente já saiu do verão mas o verão ainda não saiu da gente chegando perto da metade do outono

• Like 1

1 hora atrás, Bruno D disse:

É dessa vez a situação é pior no sudeste.

Aqui até meados de abril até que foi promissor e não tenho que reclamar, o problema maior começou na metade do mês a diante. Já estamos +/- 3 semanas nesse padrão climático.

• Like 1