Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2024


Renan
 Share

Recommended Posts

Em 15/01/2024 em 23:47, Carlos Campos disse:

37,8°C Novembro/23

38,1°C Dezembro/23

37,9°C Janeiro/24

 

DESPADRONIZADA!

 

E nem necessariamente estaria descalibrada, já q está neste local:

Screenshot_20240115-234301.png.d65b1f3eaf81f9ebed332b5b1228ae3a.png

Espremida entre conjuntos residenciais e próxima de um asfalto.

Não considero.

Deve estar marcado 1 grau a mais tranquilamente.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 16/01/2024 em 02:59, Matheus Vinicius disse:

Para mim os dados dela representam a realidade de quem mora em local urbanizado, eu sinto na pele o calor daqui, constante e terrível. 

E tem estações ainda mais quentes que essa.

A última vez que coloquei um casaco foi no início de agosto. 

Concordo. Bastante, inclusive.

Essa estação representa sim o microclima local, uma vez que é sabido por todos que o "efeito estufa" é realidade nos dias atuais.

Não há a menor possibilidade de querer que áreas densamente povoadas/asfaltadas de Curitiba apresentem temperaturas semelhantes às registradas no campus aberto da UFPR, onde ficam os sensores do INMET e do SIMEPAR.

Acredito que, para questões de estudos climáticos regionais os padrões INMET são os mais corretos, por outro lado, se o intuito do estudo for mostrar a realidade climática de um determinado local, no caso o bairro Boqueirão, onde a urbanização cobre praticamente toda a área geográfica, é errôneo querer apanhar os registros do INMET "fresquinho" e aplicar ao Boqueirão.

Eu acredito que nesse ponto é necessário haver um consenso e vai uma pergunta: sob intensa radiação diurna, é mais quente ao nível de 2m no Boqueirão ou no INMET? A resposta é simples: no Boqueirão, ou pelo menos numa grande área daquele bairro. É a realidade que as pessoas estão enfrentando ao ar livre numa área urbanizada, sem gramados ou vegetação abundante.

Como exemplo prático, em um dia de intenso calor é comum as pessoas quererem passear nos parques arborizados pra se refrescarem. Então isso mostra a diferença de realidades locais. 

A finalidade deste post não é mostrar que alguém aqui está errado e sim apontar que o dado nessa estação específica, que registra até 3°C a mais que os registros do INMET não significa uma irrealidade e sim uma micro realidade. Para um estudo regional, no caso o clima predominante na região metropolitana de Curitiba, como um todo, anulando baixadas e topos, anulando áreas asfaltadas, etc, a estação Boqueirão não é um parâmetro confiável, mas é confiável localmente.

Da mesma forma, eu jamais poderia pegar os registros de vento obtidos no topo de um edifício em Jaraguá do Sul e os aplicar como realidade da cidade, uma vez que frequentemente esses ventos superam 90-100 km/h mesmo algumas vzs sob condições de bom tempo. 

Quanto à esses pormenores, durante muitos anos eu fiquei indignado por não poder mostrar de maneira "confiável" a realidade das baixadas aqui em Piraquara, onde no inverno, sob condição estável as mínimas eram muito inferiores às do INMET em Curitiba. Me aventurava de madrugada indo até a baixada, pra medir a temperatura, algumas vezes sob frio congelante e tendo que instalar meus aparelhos no meio da noite pra ninguém ver e depois roubar (e isso já aconteceu, inclusive). Hoje, não me preocupo mais. 

Minha estação atualmente está a quase 8 metros do chão, no telhado e estou tranquilo e satisfeito, mesmo tendo consciência de que as mínimas absolutas anuais serão em média +3/+5°C em relação às mínimas possíveis na baixada.

AirBrush_20240116092551.thumb.jpg.6aa6c834e55ad7b7a5baaf6544902c99.jpg

O fato de acontecer um -5°C lá no campo aberto e -1°C no topo do meu telhado não irá mudar em nada a minha realidade, até pq eu vou registrar com fotos a geada.

Ninguém hoje se impressiona mais com nada: em BH a sensação térmica chega às vzs a -30°C e é só uma notícia. Poucos vão atrás pra saber de fato a realidade.

Voltando a origem do problema, no caso do @Matheus Vinicius, está correto em dizer que lá onde mora é mais quente que no INMET, pois é. A solução é se mudar... de bairro, de cidade, de estado, de país, de planeta.

E tirar a blusa de moletom quando está calor.

🫠

Edited by Carlos Campos
  • Like 8
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

Assim o verão se torna a minha estação do ano preferida.

O verão dos meus sonhos, com outra sequência de dias sem calor, escurece tarde, amanhece cedo.

Lá no final da grade 29 de janeiro, 33 graus, podendo não ocorrer.

55901818_Screenshot_20240116-0951382.thumb.png.dee70743a72a677bc1147dfb1c6e73f5.png

Screenshot_20240116-095233~2.png

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Máximas do 1° dia (15/01) da nova onda de calor no Vale do Ribeira:

 

41,0°C Pariquera-Açu "2" (28 m)¹

39,9°C Miracatu (57 m)¹

39,8°C Eldorado (26 m)¹

39,7°C Juquiá (17 m)¹

39,4°C Cajati (69 m)¹

39,4°C Registro "UNESP" (21 m)¹

39,3°C Sete Barras (27 m)¹

39,0°C Pedro de Toledo (61 m)¹

38,9°C Pariquera-Açu (43 m)¹

38,6°C Registro (35 m)²

38,5°C Itaóca (191 m)¹

38,3°C Barra do Turvo (164 m)¹

38,3°C Jacupiranga (44 m)¹

38,2°C Iporanga (109 m)¹

36,3°C Iguape (4 m)¹

35,8°C Ribeira (188 m)¹

35,7°C Iguape (3 m)²

34,6°C Itapirapuã Paulista (579 m)¹

32,3°C Barra do Turvo (659 m)²

32,0°C Ilha Comprida (6 m)¹

31,6°C Apiaí (914 m)¹

31,5°C Cananéia (2 m)¹

31,5°C Juquitiba (690 m)¹

30,5°C Tapiraí (860 m)¹

 

¹CIIAGRO

²INMET

  • Like 3
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 16/01/2024 em 09:49, Carlos Campos disse:

Concordo. Bastante, inclusive.

Essa estação representa sim o microclima local, uma vez que é sabido por todos que o "efeito estufa" é realidade nos dias atuais.

Não há a menor possibilidade de querer que áreas densamente povoadas/asfaltadas de Curitiba apresentem temperaturas semelhantes às registradas no campus aberto da UFPR, onde ficam os sensores do INMET e do SIMEPAR.

Acredito que, para questões de estudos climáticos regionais os padrões INMET são os mais corretos, por outro lado, se o intuito do estudo for mostrar a realidade climática de um determinado local, no caso o bairro Boqueirão, onde a urbanização cobre praticamente toda a área geográfica, é errôneo querer apanhar os registros do INMET "fresquinho" e aplicar ao Boqueirão.

Eu acredito que nesse ponto é necessário haver um consenso e vai uma pergunta: sob intensa radiação diurna, é mais quente ao nível de 2m no Boqueirão ou no INMET? A resposta é simples: no Boqueirão, ou pelo menos numa grande área daquele bairro. É a realidade que as pessoas estão enfrentando ao ar livre numa área urbanizada, sem gramados ou vegetação abundante.

Como exemplo prático, em um dia de intenso calor é comum as pessoas quererem passear nos parques arborizados pra se refrescarem. Então isso mostra a diferença de realidades locais. 

A finalidade deste post não é mostrar que alguém aqui está errado e sim apontar que o dado nessa estação específica, que registra até 3°C a mais que os registros do INMET não significa uma irrealidade e sim uma micro realidade. Para um estudo regional, no caso o clima predominante na região metropolitana de Curitiba, como um todo, anulando baixadas e topos, anulando áreas asfaltadas, etc, a estação Boqueirão não é um parâmetro confiável, mas é confiável localmente.

Da mesma forma, eu jamais poderia pegar os registros de vento obtidos no topo de um edifício em Jaraguá do Sul e os aplicar como realidade da cidade, uma vez que frequentemente esses ventos superam 90-100 km/h mesmo algumas vzs sob condições de bom tempo. 

Quanto à esses pormenores, durante muitos anos eu fiquei indignado por não poder mostrar de maneira "confiável" a realidade das baixadas aqui em Piraquara, onde no inverno, sob condição estável as mínimas eram muito inferiores às do INMET em Curitiba. Me aventurava de madrugada indo até a baixada, pra medir a temperatura, algumas vezes sob frio congelante e tendo que instalar meus aparelhos no meio da noite pra ninguém ver e depois roubar (e isso já aconteceu, inclusive). Hoje, não me preocupo mais. 

Minha estação atualmente está a quase 8 metros do chão, no telhado e estou tranquilo e satisfeito, mesmo tendo consciência de que as mínimas absolutas anuais serão em média +3/+5°C em relação às mínimas possíveis na baixada.

AirBrush_20240116092551.thumb.jpg.6aa6c834e55ad7b7a5baaf6544902c99.jpg

O fato de acontecer um -5°C lá no campo aberto e -1°C no topo do meu telhado não irá mudar em nada a minha realidade, até pq eu vou registrar com fotos a geada.

Ninguém hoje se impressiona mais com nada: em BH a sensação térmica chega às vzs a -30°C e é só uma notícia. Poucos vão atrás pra saber de fato a realidade.

Voltando a origem do problema, no caso do @Matheus Vinicius, está correto em dizer que lá onde mora é mais quente que no INMET, pois é. A solução é se mudar... de bairro, de cidade, de estado, de país, de planeta.

E tirar a blusa de moletom quando está calor.

🫠

 

Bom dia, Carlos

 

Acho que a questão desta estação é a irregularidade na forma de medir a temperatura e não a urbanização. Como já disseram aqui, a urbanização tem efeito significativo nas temperaturas mínimas de uma localidade, não nas máximas. Inclusive, existe o tal "efeito caverna" que pode fazer áreas densamente edificadas de uma metrópole mais frescas durante o dia que as adjacências pela falta de sol causada pelos edifícios.

 

Esta localidade que está em discussão registrou, por 2 vezes em poucas semanas, temperaturas maiores que a área central de Belo Horizonte em 114 anos de dados (37,5C). O centro de BH é completamente urbanizado desde a década de 1940 e, atualmente, é bastante verticalizado - muito mais que o bairro Boqueirão, em Curitiba. Isso não pode ser natural.

 

A questão aí parece ser a ventilação ou a influência artificial de algum elemento (parede desse prédio, por exemplo). Inclusive, até árvores dentro de um parque gramado podem provocar aquecimento se diminuir a ventilação de uma estação.

 

A temperatura até existe, mas ela é tão pouco representativa que não vale a pena considerar. Ela mede, basicamente, a sensação de alguém que tá andando ali dentro daquelas paredes e, se a pessoa der alguns passos e sair do prédio, sentirá mais ou menos o que o INMET marca (resguardadas diferenças de altitude e relevo, que não sei). É como eu considerar a temperatura de uma avenida num horário de pico: o valor até existe, mas ele é artificial demais. O mesmo local pode, poucos segundos depois, estar livre da influência do calor do escapamento dos carros (que se dissipa) e ficar sob temperatura parecida com a atmosfera livre. Eu ando de moto e sinto essas nuances o tempo todo, bastando eu virar uma rua pra temperatura mudar, ou seja, basicamente eu senti a temperatura do escapamento do carro da frente e não a temperatura do ar.

 

Por isso é importante demais a padronização.

 

.

.

.

 

Hoje o tempo abriu aqui e o dia tá bem bonito:

 

IMG_6691.jpg.0c6a7b927d9e41b83071b74e707eb86d.jpg

 

A temperatura mínima ficou em 19°C e agora já temos calor de 29/30°C.

 

 

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 16/01/2024 em 11:31, LeoP disse:

 

Bom dia, Carlos

 

Acho que a questão desta estação é a irregularidade na forma de medir a temperatura e não a urbanização. Como já disseram aqui, a urbanização tem efeito significativo nas temperaturas mínimas de uma localidade, não nas máximas. Inclusive, existe o tal "efeito caverna" que pode fazer áreas densamente edificadas de uma metrópole mais frescas durante o dia que as adjacências pela falta de sol causada pelos edifícios.

 

Esta localidade que está em discussão registrou, por 2 vezes em poucas semanas, temperaturas maiores que a área central de Belo Horizonte em 114 anos de dados (37,5C). O centro de BH é completamente urbanizado desde a década de 1940 e, atualmente, é bastante verticalizado - muito mais que o bairro Boqueirão, em Curitiba. Isso não pode ser natural.

 

A questão aí parece ser a ventilação ou a influência artificial de algum elemento (parede desse prédio, por exemplo). Inclusive, até árvores dentro de um parque gramado podem provocar aquecimento se diminuir a ventilação de uma estação.

 

A temperatura até existe, mas ela é tão pouco representativa que não vale a pena considerar. Ela mede, basicamente, a sensação de alguém que tá andando ali dentro daquelas paredes e, se a pessoa der alguns passos e sair do prédio, sentirá mais ou menos o que o INMET marca (resguardadas diferenças de altitude e relevo, que não sei). É como eu considerar a temperatura de uma avenida num horário de pico: o valor até existe, mas ele é artificial demais. O mesmo local pode, poucos segundos depois, estar livre da influência do calor do escapamento dos carros (que se dissipa) e ficar sob temperatura parecida com a atmosfera livre. Eu ando de moto e sinto essas nuances o tempo todo, bastando eu virar uma rua pra temperatura mudar, ou seja, basicamente eu senti a temperatura do escapamento do carro da frente e não a temperatura do ar.

 

Por isso é importante demais a padronização.

 

.

.

.

 

Hoje o tempo abriu aqui e o dia tá bem bonito:

 

IMG_6691.jpg.0c6a7b927d9e41b83071b74e707eb86d.jpg

 

A temperatura mínima ficou em 19°C e agora já temos calor de 29/30°C.

 

 

Perfeito, também considero o local da estação, no que diz respeito à má ventilação e proximidade com asfalto/muro e paredes de concreto. 

Na questão eu levei em consideração exatamente isso. Independente de qualquer desses motivos, corresponde a situação local. Mas claro, está sendo influenciada por esses fatores. Pra ser mais claro, eu quis mostrar que as pessoas que vivem nesse local e em outros na mesma situação irão sentir na pele essa realidade.

De qualquer maneira, a influência "sólida e artificial" é um fator preponderante.

 

Aqui também amanhecemos sob Cirrus, e estava bonito:

20240116_112958.gif.9946b133755f0c263899a553677d70b1.gif

Mínima 19,3°C 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

On 1/16/2024 at 9:49 AM, Carlos Campos said:

Concordo. Bastante, inclusive.

Essa estação representa sim o microclima local, uma vez que é sabido por todos que o "efeito estufa" é realidade nos dias atuais.

Não há a menor possibilidade de querer que áreas densamente povoadas/asfaltadas de Curitiba apresentem temperaturas semelhantes às registradas no campus aberto da UFPR, onde ficam os sensores do INMET e do SIMEPAR.

Acredito que, para questões de estudos climáticos regionais os padrões INMET são os mais corretos, por outro lado, se o intuito do estudo for mostrar a realidade climática de um determinado local, no caso o bairro Boqueirão, onde a urbanização cobre praticamente toda a área geográfica, é errôneo querer apanhar os registros do INMET "fresquinho" e aplicar ao Boqueirão.

Eu acredito que nesse ponto é necessário haver um consenso e vai uma pergunta: sob intensa radiação diurna, é mais quente ao nível de 2m no Boqueirão ou no INMET? A resposta é simples: no Boqueirão, ou pelo menos numa grande área daquele bairro. É a realidade que as pessoas estão enfrentando ao ar livre numa área urbanizada, sem gramados ou vegetação abundante.

Como exemplo prático, em um dia de intenso calor é comum as pessoas quererem passear nos parques arborizados pra se refrescarem. Então isso mostra a diferença de realidades locais. 

A finalidade deste post não é mostrar que alguém aqui está errado e sim apontar que o dado nessa estação específica, que registra até 3°C a mais que os registros do INMET não significa uma irrealidade e sim uma micro realidade. Para um estudo regional, no caso o clima predominante na região metropolitana de Curitiba, como um todo, anulando baixadas e topos, anulando áreas asfaltadas, etc, a estação Boqueirão não é um parâmetro confiável, mas é confiável localmente.

Da mesma forma, eu jamais poderia pegar os registros de vento obtidos no topo de um edifício em Jaraguá do Sul e os aplicar como realidade da cidade, uma vez que frequentemente esses ventos superam 90-100 km/h mesmo algumas vzs sob condições de bom tempo. 

Quanto à esses pormenores, durante muitos anos eu fiquei indignado por não poder mostrar de maneira "confiável" a realidade das baixadas aqui em Piraquara, onde no inverno, sob condição estável as mínimas eram muito inferiores às do INMET em Curitiba. Me aventurava de madrugada indo até a baixada, pra medir a temperatura, algumas vezes sob frio congelante e tendo que instalar meus aparelhos no meio da noite pra ninguém ver e depois roubar (e isso já aconteceu, inclusive). Hoje, não me preocupo mais. 

Minha estação atualmente está a quase 8 metros do chão, no telhado e estou tranquilo e satisfeito, mesmo tendo consciência de que as mínimas absolutas anuais serão em média +3/+5°C em relação às mínimas possíveis na baixada.

AirBrush_20240116092551.thumb.jpg.6aa6c834e55ad7b7a5baaf6544902c99.jpg

O fato de acontecer um -5°C lá no campo aberto e -1°C no topo do meu telhado não irá mudar em nada a minha realidade, até pq eu vou registrar com fotos a geada.

Ninguém hoje se impressiona mais com nada: em BH a sensação térmica chega às vzs a -30°C e é só uma notícia. Poucos vão atrás pra saber de fato a realidade.

Voltando a origem do problema, no caso do @Matheus Vinicius, está correto em dizer que lá onde mora é mais quente que no INMET, pois é. A solução é se mudar... de bairro, de cidade, de estado, de país, de planeta.

E tirar a blusa de moletom quando está calor.

🫠

Bom, eu sempre tive uma ideia que para representar o clima de uma cidade, teria que pegar várias estações espalhadas pelos bairros, entre baixadas, topos, centros urbanos e fazer uma média entre elas.

A população de uma cidade fica bem distribuídas entre os bairros, baixadas, topos, etc. E o pior, a gente se locomove entre a cidade e pega essa variação de temperatura.

Aqui em Ponta Grossa é um local bem acidentado, tem inúmeras baixadas onde várias pessoas moram. A arborização daqui é bem precária, não é raro a diferença entre o centro da cidade e a periferia bater seus 3-4°C.

E assim, não dá para se basear numa estação para determinar o clima da cidade, visto a estação do simepar da nossa cidade fica +/- uns 15km do centro da cidade, dentro do Parque de Vila Velha, num campo. Ninguém mora lá, mas usam como registro oficial.

 

 

Edited by GabrielG.
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Vou dar meu pitaco também sobre o “caso estação do bairro Boqueirão”: Acho que não dá para considerar a estação sequer como uma referência de microclima extremamente localizado. A meu ver, o principal motivo das temperaturas extremas de lá se deve ao sensor de temperatura da estação estar superaquecendo, mostrando uma temperatura irreal até mesmo para a realidade local. 
 

Qual a marca dessa estação ? Se for WRF Comercial, já sabem né ? É um lixo. Em todo caso, mesmo estando muito mal instalada, se fosse um equipamento de boa qualidade , com bom abrigo, marcaria valores menores.
 

Vejam o caso de uma WRF que está instalada na zona rural daqui de Juiz de Fora, no distrito de Rosário de Minas. É um local totalmente livre de urbanização e que, em Novembro passado, na onda de calor, simplesmente mediu uma máxima bizarra de 40,6 graus! Isso é mais que 2 graus acima do que eu medi na minha estação no bairro Bandeirantes naquele evento ! E olha que o abrigo da minha estação, uma Davis Vue, já não é dos melhores (em diversos dias com pouca ventilação ocorre um certo grau de aquecimento irreal do sensor dentro do abrigo)…. e o que dizer desta estação do Boqueirão ? Certamente tem um abrigo ruim e desconsiderável. 
 

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 16/01/2024 em 12:09, Renan disse:

Vou dar meu pitaco também sobre o “caso estação do bairro Boqueirão”: Acho que não dá para considerar a estação sequer como uma referência de microclima extremamente localizado. A meu ver, o principal motivo das temperaturas extremas de lá se deve ao sensor de temperatura da estação estar superaquecendo, mostrando uma temperatura irreal até mesmo para a realidade local. 
 

Qual a marca dessa estação ? Se for WRF Comercial, já sabem né ? É um lixo. Em todo caso, mesmo estando muito mal instalada, se fosse um equipamento de boa qualidade , com bom abrigo, marcaria valores menores.
 

Vejam o caso de uma WRF que está instalada na zona rural daqui de Juiz de Fora, no distrito de Rosário de Minas. É um local totalmente livre de urbanização e que, em Novembro passado, na onda de calor, simplesmente mediu uma máxima bizarra de 40,6 graus! Isso é mais que 2 graus acima do que eu medi na minha estação no bairro Bandeirantes naquele evento ! E olha que o abrigo da minha estação, uma Davis Vue, já não é dos melhores (em diversos dias com pouca ventilação ocorre um certo grau de aquecimento irreal do sensor dentro do abrigo)…. e o que dizer desta estação do Boqueirão ? Certamente tem um abrigo ruim e desconsiderável. 
 

 

Concordo.

Mas, alongando um pouco essa temática, penso o seguinte: vc está caminhando durante a tarde no centro urbanizado de um bairro populoso, onde só há basicamente concreto e asfalto, além de uma circulação de ar muito ruim. O Sol está castigando, bem acima. Vc imagina um parque com muita grama e um vento soprando moderado, então obviamente vc pensa em estar lá, pois seria com certeza bem mais fresco do que no local onde vc está. Ora, mais fresco quanto? Pra estar mais confortável teria que ser na faixa de quanto? 1°C a menos? Isso não significa refresco se faz mais de 30°C. Seria como se estivesse 33°C no bairro urbanizado e 32°C no parque arborizado. Nessas condições quase idênticas, pra que se deslocar pro parque então? Digamos q a diferença entre ambos os locais seja de 2,5°C... Já estaria melhor no parque? Acredito que um pouco melhor.

Vc acredita que seria possível uma diferença de 2,5°C entre um local concretado e um local aberto e gramado? Eu acredito, não só acredito quanto penso em uma diferença até maior. Não fosse isso, não diríamos às vezes: "nossa, que fresquinho está aqui, comparando com o centro".

Bem, a diferença das máximas entre a estação Boqueirão e o Parque Barigui no dia mais quente de Dezembro passado foi 2,1°C. Mesmo se não soubéssemos desses números, saberíamos q no Barigui esteve mais fresco.

O mesmo vale pro topo no INMET, uma ampla área verde e ventilada, onde fez 2,6°C a menos que no Boqueirão. Não é uma diferença absurda, já que no INMET incontestavelmente é mais fresco pelas condições locais. E olha que se fosse pra sentir uma diferença de "apenas" 2,6°C no meio da tarde, eu nem me importaria em não sair do bairro.

Nós estamos presos mentalmente numa realidade térmica "pequena", justamente devido a décadas sob 1 único ponto de monitoramento. 

Edited by Carlos Campos
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

40°C generalizados antes das 15h no vale:

image.thumb.png.09bebd76ef35cbceaaaa2bf1b1096a71.png

 

Amanhã e quinta-feira devem ser ainda pior. Hoje já deve superar os 40,4°C e renovar o recorde de maior máxima já registrada em janeiro pela estação do CIIAGRO em Eldorado.

Tudo isso com o céu estando repleto de nuvens e o sol se escondendo:

image.thumb.png.948e6502eacca6c10d12f8a4cf7afd33.png

O verão deste ano não está sendo para amadores 😂😂

Edited by Otavio Cyrino
  • Like 4
  • Thanks 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 16/01/2024 em 09:56, Edison Bocorny Jr disse:

Assim o verão se torna a minha estação do ano preferida.

O verão dos meus sonhos, com outra sequência de dias sem calor, escurece tarde, amanhece cedo.

Lá no final da grade 29 de janeiro, 33 graus, podendo não ocorrer.

55901818_Screenshot_20240116-0951382.thumb.png.dee70743a72a677bc1147dfb1c6e73f5.png

Screenshot_20240116-095233~2.png

Não entendi, todos os dias estão quentes aí. E muito.

  • Like 1
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

Em 16/01/2024 em 15:02, Matheus Vinicius disse:

Não entendi, todos os dias estão quentes aí. E muito.

Esse é o resultado do ensino a distância kkkk... Calor hoje. Muito mais do que ontem que tivemos aguaceiros durante toda tarde. Já passamos frouxo os 32,2°C e a lua de cristal brilha horripilante!

  • Like 1
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

Em 16/01/2024 em 14:03, Marcos disse:

Ontem tive máxima de 32,9° sem baixar dos 55%. Resultado: a mínima não baixou dos 22,9° hoje devido à umidade alta.

 

Agora faz desagradáveis 32,8° com 62%. Ao menos o sol sumiu devido à camada de cirrostratus.

 

Eis o vídeo de ontem.

 

 

Dia lindo, não vejo nada de desagradável. Claro q o fator URA elevada e temperatura idem não é muito bom. 

Mas essa paisagem é tranquilizante.

Screenshot_20240116-163149.jpg.8ee6eddc02c58e5fb53bc716f0c9c813.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Esse é o dia mais quente do mês até agora, em todas as estações da cidade. A câmera online deixa claro as condições do tempo hoje:

 

image.thumb.png.d5e5a84c15bf9c56b0bdbb2eb911db72.png

 

A máxima na minha estação ficou em elevados 34,2°C e a UR mínima não baixou de 55%. Sensação de grande desconforto.

 

Já a mínima foi decente: 18,2°C. Valor alcançado graças ao tempo aberto a noite toda.

  • Like 4
  • Thanks 1
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Em 16/01/2024 em 16:34, Carlos Campos disse:

Dia lindo, não vejo nada de desagradável. Claro q o fator URA elevada e temperatura idem não é muito bom. 

Mas essa paisagem é tranquilizante.

Screenshot_20240116-163149.jpg.8ee6eddc02c58e5fb53bc716f0c9c813.jpg

 

Desagradável em relação à sensação, não à paisagem. O céu está realmente bonito.

 

Agora, por exemplo, faz 28,5° mas com sensação de 32,7°. U.r. em 76%!! Ao menos teremos chuva antes do previsto.

  • Like 5
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de calor HORROROSO aqui em Curitiba, a máxima pelo INMET foi de 32.7c

E no bairro Boqueirão foi 34.1c

Essa situação parece não ter fim, vem se arrastando desde outubro.

Tá ficando a nível verão 2018-2019 pra pior

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

E a capital paulista não está em situação diferente com relação a calor, infelizmente.

Tivemos mais um dia de sol com presença de cumulus... mas chuva que é bom, nada.

Nem ameaçou.

O dia ruim (Em termos de calor) só não foi pior porque os ventos continentais de NO a N sopraram o dia todo, evitando uma verdadeira sauna ao ar livre.

 

Além disso, a noite passada foi muito quente.

Nem locais periféricos e com pouca urbanização da cidade escaparam.

 

Mínimas de hoje nas estações do CGE que costumam registrar as menores temperaturas da cidade:

Marsilac: 19,2°C

Capela do Socorro: 19,4°C

Parelheiros-Barragem: 20,4°C

São Mateus: 21,5°C

Perus: 21,7°C

 

E não foi só na capital que a noite foi quente.

Temperaturas mínimas de hoje em algumas cidades do leste e SO paulistas (Todas no planalto)  onde mínimas acima de 20 são muito pouco frequentes ou mesmo raras (INMET),

Barueri: 21,8°C (Região metropolitana)

São Miguel Arcanjo: 21,7°C

Bragança Paulista: 21,3°C

Itapeva: 21,2°C

 

Sampa hoje,

Mirante (Aut): 23,7°C / 33,0°C

Interlagos: 22,2°C / 33,9°C

 

--------------

 

Este janeiro está assim em Sampa até hoje (Anomalias em relação à normal 1991-2020):

 

Mirante (Aut)

Mínimas: 20,1°C (+0,7°C)

Máximas: 30,7°C (+2,1°C)

 

Interlagos

Mínimas: 19,5°C

Máximas: 29,6°C

 

Vejam que as máximas de Interlagos estão 1°C acima da média do Mirante.

Complicado...

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 7
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Bastou o tempo abrir para o ar aquecido, nativo deste verão sob El Niño forte, exercer toda sua expressão e o calor voltar com força em BH também. A temperatura máxima hoje subiu exatos 5ºC em relação a ontem e alcançou elevados 32,8ºC.

 

A facilidade para esquentar é impressionante. E o calor que tem feito em SP e, principalmente, em Curitiba tem me chamado a atenção.

 

 

  • Like 4
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 16/01/2024 em 18:51, Aldo Santos disse:

E a capital paulista não está em situação diferente com relação a calor, infelizmente.

Tivemos mais um dia de sol com presença de cumulus... mas chuva que é bom, nada.

Nem ameaçou.

O dia ruim (Em termos de calor) só não foi pior porque os ventos continentais de NO a N sopraram o dia todo, evitando uma verdadeira sauna ao ar livre.

 

Além disso, a noite passada foi muito quente.

Nem locais periféricos e com pouca urbanização da cidade escaparam.

 

Mínimas de hoje nas estações do CGE que costumam registrar as menores temperaturas da cidade:

Marsilac: 19,2°C

Capela do Socorro: 19,4°C

Parelheiros-Barragem: 20,4°C

São Mateus: 21,5°C

Perus: 21,7°C

 

E não foi só na capital que a noite foi quente.

Temperaturas mínimas de hoje em algumas cidades do leste e SO paulistas (Todas no planalto)  onde mínimas acima de 20 são muito pouco frequentes ou mesmo raras (INMET),

Barueri: 21,8°C (Região metropolitana)

São Miguel Arcanjo: 21,7°C

Bragança Paulista: 21,3°C

Itapeva: 21,2°C

 

Sampa hoje,

Mirante (Aut): 23,7°C / 33,0°C

Interlagos: 22,2°C / 33,9°C

 

--------------

 

Este janeiro está assim em Sampa até hoje (Anomalias em relação à normal 1991-2020):

 

Mirante (Aut)

Mínimas: 20,1°C (+0,7°C)

Máximas: 30,7°C (+2,1°C)

 

Interlagos

Mínimas: 19,5°C

Máximas: 29,6°C

 

Vejam que as máximas de Interlagos estão 1°C acima da média do Mirante.

Complicado...

 

Previsão indica que São Paulo deve ter máximas acima de 30 até sexta. Ou seja, mais três dias bem quentes por aqui.

 

A partir de sábado a situação muda e as máximas não vão passar dos 30 pelo menos até o dia do aniversário da cidade(previsão de mínima de 16 graus no dia 25)

 

Se as previsões confirmarem, a média das máximas do mês ficaria com quase 31, mas depois voltaria a média normal. 

 

 

Edited by Darley
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Aqui pra Curitiba as previsões nunca representam a realidade, as máximas são de 3°c a 4°c maior que o previsto.

Nem imagino como devem estar as médias, um absurdo, algo bizarro tá acontecendo com o clima dessa cidade.

Mudança climática é real, a impressão que eu tenho é que eu moro numa cidade quente e só. 

Edited by Matheus Vinicius
  • Like 3
  • Haha 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 16/01/2024 em 23:45, Renan disse:

Meu Deus do céu ! As imagens de POA são aterradoras esta noite ! Aguardando o vídeo do @Marcossobre essa tempestade. 

 

Pelo que vi da destruição em Porto Alegre, imagino que o Marcos possa estar  sem energia neste momento. 

 

Pode ter havido uma microexplosão ou um tornado F0 ou F1 na capital gaúcha? 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Terrível a situação em POA. Espero que não tenha ocorrido danos muito sérios ou coisas piores.

E q o Marcos traga notícias logo..

@Eclipse POA em Canoas a situação está ou esteve parecida?

 

Litoral do Paraná sendo bombardeado nesta madrugada.

Há uma célula severa na costa. O sistema se iniciou ao norte da região metropolitana de Curitiba e rumou para lá.

Screenshot_20240117-001700.jpg.2ab6461e0a6069d85aef02c0fc2b8573.jpg

 

Bem visível aqui de casa:

AirBrush_20240117002310.jpg.083070ef690e50b20c85a9d0ced83320.jpg

 

20240117_002107.gif.ddc514e8be47c5e444d6155d3a808329.gif

 

Edited by Carlos Campos
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 17/01/2024 em 00:27, Carlos Campos disse:

Terrível a situação em POA. Espero que não tenha ocorrido danos muito sérios ou coisas piores.

E q o Marcos traga notícias logo..

@Eclipse POA em Canoas a situação está ou esteve parecida?

 

Litoral do Paraná sendo bombardeado nesta madrugada.

Há uma célula severa na costa. O sistema se iniciou ao norte da região metropolitana de Curitiba e rumou para lá.

Screenshot_20240117-001700.jpg.2ab6461e0a6069d85aef02c0fc2b8573.jpg

 

Bem visível aqui de casa:

AirBrush_20240117002310.jpg.083070ef690e50b20c85a9d0ced83320.jpg

 

20240117_002107.gif.ddc514e8be47c5e444d6155d3a808329.gif

 

Oi amigo.

 

Estamos sem luz, mas felizmente eu estava com o cel carregado completamente e consigo usar a rede de dados pra dar umas espiadas rápidas nas atualizações.

Minha rua e as da região próxima estao completamente alagadas. Os carros estão tendo dificuldades pra transitar. Entrou muita água no meu ap, mesmo com tudo fechado, e fiquei um tempão secando. Uma das minhas venezianas abriu completamente na hora dos vendavais e quase foi arrancada.

Teve MUITO barulho de vento, até mais do que naquela microexplosao de agosto de 2022 aqui. A ventania foi muito intensa. O aguaceiro tb. Deu um barulho de estouro violento que acredito ter sido algum transformador de um poste de luz próximo. Abraço 

 

Ainda temos chuva , vento e trovoadas mas o pior já passou. Só não sei qt tempo vai levar pra voltar a luz.

Edited by Eclipse POA
  • Like 2
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 17/01/2024 em 00:34, Eclipse POA disse:

Oi amigo.

 

Estamos sem luz, mas felizmente eu estava com o cel carregado completamente e consigo usar a rede de dados pra dar umas espiadas rápidas nas atualizações.

Minha rua e as da região próxima estao completamente alagadas. Os carros estão tendo dificuldades pra transitar. Entrou muita água no meu ap, mesmo com tudo fechado, e fiquei um tempão secando. Uma das minhas venezianas abriu completamente na hora dos vendavais e quase foi arrancada.

Teve MUITO barulho de vento, até mais do que naquela microexplosao de agosto de 2022 aqui. A ventania foi muito intensa. O aguaceiro tb. Deu um barulho de estouro violento que acredito ter sido algum transformador de um poste de luz próximo. Abraço 

 

Ainda temos chuva , vento e trovoadas mas o pior já passou. Só não sei qt tempo vai levar pra voltar a luz.

Nossa, inacreditável isso, pois normalmente o verão aí é bem seco. Vi q a área atingida é muito ampla.

A super célula cruzou o Uruguai e se manteve forte ao longo do dia, possivelmente alimentada pelo forte calor. 

Espero q melhore a situação aí. Já teve muita desgraça na primavera 😔

Durma bem (pelo menos está escuro, ajuda no 😴 e amanhã vc limpa e lava tudo )

Abraço solidário 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, caros.

 

Dia de sol e calor inclemente por aqui, céu limpíssimo praticamente o dia todo. Máxima de 37,3° e 47%. Agora, noite estrelada com 30,8° e 68%... chega a ser surreal isso. Chuva foi só para o lado da Baixada / Anchieta acumulando uns parcos mm. Para amanhã indicam praticamente um quadro inalterado, apenas elevando a temperatura para 42°. Eu até acharia um exagero, mas como indicam que a tendência dos ventos será de N/NE, acredito que lá vem fritura.

 

Só agora soube do temporal sobre POA. Meu Deus do céu, só pancada desde a Primavera.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.