Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2023


jrmartinisp
 Share

Recommended Posts

Completando o que foi dito pelos colegas em relação ao mês de janeiro, a Metsul fez uma matéria indicando que não só janeiro, mas todo o verão teria chuvas acima da média em boa parte do Brasil. Na mesma previsão, coloca chance de acumulados abaixo do esperado entre SP e SC.

 

Previsão (ECMWF) para janeiro/24 até março/24:

 

1378637932_Semttulo.png.68d2565aa0b66d3151688b06f96748e8.png

fonte: Metsul 

 

Essa condição persistente de chuva abundante entre MG e o NE e parte do Norte, ao mesmo tempo que vai até faltar chuva em boa parte do sul chama a atenção por se tratar de uma previsão trimestral, pra estação toda, em ano de El Niño. A Metsul, inclusive, alerta para o risco de escassez hídrica em parte do sul (para algumas culturas agrícolas) e inundações e enchentes em MG nos próximos meses. Matéria aqui.

 

A certeza é que não haverá repetição de 2014 ou coisa parecida, muito pelo contrário. Apesar de fugir ao padrão clássico do El Niño, essa previsão é verossímil pela falta de chuva no extremo norte, excesso no norte da Argentina e pela irregularidade no SE: choveu demais em outubro, faltou demais em novembro e parte de dezembro e pode voltar a chover muito no verão.

  • Like 18
  • Thanks 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Não estou em Canoas, mas os dados da base aérea indicam um dia horroroso que teve variação de 22,3 / 33,4 °C. Que época medonha.

 

Em Capão da Canoa, pelo que vi, não passou de 27 graus à tarde. Brisas frescas de manhã e ao anoitecer, lembrando um dia de começo de novembro da RMPOA.

  • Like 5
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 21/12/2023 em 23:25, Eclipse POA disse:

Não estou em Canoas, mas os dados da base aérea indicam um dia horroroso que teve variação de 22,3 / 33,4 °C. Que época medonha.

 

Em Capão da Canoa, pelo que vi, não passou de 27 graus à tarde. Brisas frescas de manhã e ao anoitecer, lembrando um dia de começo de novembro da RMPOA.

 

Faz muito bem em ter saído daqui. Foi um dia bem abafado. Agora tenho desagradáveis 26,2° com 77%. A instabilidade que estava a SO daqui pifou e só trouxe nuvens para atrapalhar o resfriamento noturno.

  • Like 5
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Em 21/12/2023 em 23:25, Eclipse POA disse:

Não estou em Canoas, mas os dados da base aérea indicam um dia horroroso que teve variação de 22,3 / 33,4 °C. Que época medonha.

 

Em Capão da Canoa, pelo que vi, não passou de 27 graus à tarde. Brisas frescas de manhã e ao anoitecer, lembrando um dia de começo de novembro da RMPOA.

Estou indo para aí amanhã e retorno terça de manhã.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 21/12/2023 em 23:07, LeoP disse:

Completando o que foi dito pelos colegas em relação ao mês de janeiro, a Metsul fez uma matéria indicando que não só janeiro, mas todo o verão teria chuvas acima da média em boa parte do Brasil. Na mesma previsão, coloca chance de acumulados abaixo do esperado entre SP e SC.

 

Previsão (ECMWF) para janeiro/24 até março/24:

 

1378637932_Semttulo.png.68d2565aa0b66d3151688b06f96748e8.png

fonte: Metsul 

 

Essa condição persistente de chuva abundante entre MG e o NE e parte do Norte, ao mesmo tempo que vai até faltar chuva em boa parte do sul chama a atenção por se tratar de uma previsão trimestral, pra estação toda, em ano de El Niño. A Metsul, inclusive, alerta para o risco de escassez hídrica em parte do sul (para algumas culturas agrícolas) e inundações e enchentes em MG nos próximos meses. Matéria aqui.

 

A certeza é que não haverá repetição de 2014 ou coisa parecida, muito pelo contrário. Apesar de fugir ao padrão clássico do El Niño, essa previsão é verossímil pela falta de chuva no extremo norte, excesso no norte da Argentina e pela irregularidade no SE: choveu demais em outubro, faltou demais em novembro e parte de dezembro e pode voltar a chover muito no verão.

Essa previsão indica um repeteco de janeiro de 2016. Na ocasião, estávamos também sob um El Ninho parecido com esse em termos de intensidade.

Se for isso mesmo, não seria tão ruim pra São Paulo. Choveu abaixo da média, mas foi um mês ameno em termos de temperatura.

 

Em relação a 2014, apesar de estarmos tendo essas ondas de calor, os bloqueios que causam elas até o momento têm sido diferente daqueles que atuaram naquele verão.

Estes têm atuação continental (o que explica o padrão típico de setembro/outubro no centro do Brasil). 0 do verão de 2014 atuava entre o atlântico sul e o centro sul, represando as chuvas no setor ocidental do Brasil (Acre e Rondônia sofreram bastante com as chuvas naquela época).

-------

Calor voltando a ganhar força em Sampa.

mapa_sp_geoserver_estacoes.png.04478a63805798fd07862af13b4f8bbe.png

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/12/2023 em 07:44, Edison Bocorny Jr disse:

Estou indo para aí amanhã e retorno terça de manhã.

 

Aproveite, a diferença de clima entre o litoral norte e a RMPOA é enorme nessa época. Pelo que vi hoje vai ser mais um dia de forte calor combinado com abafamento em POA.

 

  • Like 4
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

E não é que finalmente pudemos ter um descanso do calor devido às chuvas, ontem Cuiabá teve máxima de 30,4 C, isso no período da manhã, com mínima de 27,4 C de madrugada, porém, a partir da uma hora da tarde, a temperatura variou entre 25,2 C e 26,7 C, 5 dias após os absurdos 42,2 C, em Primavera do Leste ontem variou de 21,4 C a 24,7 C no INMET, tivemos o dia inteiro abaixo de 25 C, e no sábado chegou a 37,2 C. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/12/2023 em 10:14, Eclipse POA disse:

 

Aproveite, a diferença de clima entre o litoral norte e a RMPOA é enorme nessa época. Pelo que vi hoje vai ser mais um dia de forte calor combinado com abafamento em POA.

 

 

Tive mínima de 23,8° e agora tenho 31,0° com 66%, o que dá sensação de 36,4°! O p.o. em 23,9°.

 

Na expectativa da chuva de verão (coisa que POA é bem ruim de conseguir devido ao Guaíba ao lado, mas vamos ver).

  • Like 6
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 22/12/2023 em 11:26, Leandro A M Leite disse:

E não é que finalmente pudemos ter um descanso do calor devido às chuvas, ontem Cuiabá teve máxima de 30,4 C, isso no período da manhã, com mínima de 27,4 C de madrugada, porém, a partir da uma hora da tarde, a temperatura variou entre 25,2 C e 26,7 C, 5 dias após os absurdos 42,2 C, em Primavera do Leste ontem variou de 21,4 C a 24,7 C no INMET, tivemos o dia inteiro abaixo de 25 C, e no sábado chegou a 37,2 C. 

E vai repetir na próxima semana máximas de 30 e a partir de 01/01, conforme a previsão.

30 graus aqui não considero calor no verão, exceto com ura alta.

De boa.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia quente no Rio, nesse início de alto verão. Temperatura de 30º pra cima na maior parte da cidade. A falta de chuva tem sido notável por aqui.

E queria fazer uma colocação. Nos últimos anos tenho notado a diminuição significativa de chuvas de fim de tarde na cidade do Rio. O que era muito comum, principalmente a partir de janeiro até março, hoje em dia ocorre com menos frequência. Talvez os números me desmintam, mas eu fico com a sensação de que o RJ tem visto uma diminuição do índice pluviométrico. Ainda recebemos tempestades, óbvio, que por vezes se apresentam de forma ainda mais pesada, trazendo muito estrago. Mas acho que temos menos temporais de verão. Isso pra mim tem sido bem marcante.

  • Like 6
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/12/2023 em 12:38, fsorf9rj disse:

Mais um dia quente no Rio, nesse início de alto verão. Temperatura de 30º pra cima na maior parte da cidade. A falta de chuva tem sido notável por aqui.

E queria fazer uma colocação. Nos últimos anos tenho notado a diminuição significativa de chuvas de fim de tarde na cidade do Rio. O que era muito comum, principalmente a partir de janeiro até março, hoje em dia ocorre com menos frequência. Talvez os números me desmintam, mas eu fico com a sensação de que o RJ tem visto uma diminuição do índice pluviométrico. Ainda recebemos tempestades, óbvio, que por vezes se apresentam de forma ainda mais pesada, trazendo muito estrago. Mas acho que temos menos temporais de verão. Isso pra mim tem sido bem marcante.

 

 

eu posso estar viajando (daí vou perguntar pro @Marcos se ele concorda cmg), mas também tenho essa impressão que as pancadas de verão de segunda metade da tarde (daquelas rápidas, que ocorrem até mesmo tendo bastante sol ainda, abafando tudo e depois ficando ensolarado novamente) diminuíram horrores ultimamente mas pensando agora na RMPOA. Inicialmente pensei que era pela sequência de La Niñas, mas até mesmo nesse EN elas não tem aparecido. O que vieram foram alguns dias com pancadas mais violentas, no período noturno, com diversos minutos de aguaceiros - como em duas noites da semana da onda de calor.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 22/12/2023 em 13:14, Eclipse POA disse:

 

 

eu posso estar viajando (daí vou perguntar pro @Marcos se ele concorda cmg), mas também tenho essa impressão que as pancadas de verão de segunda metade da tarde (daquelas rápidas, que ocorrem até mesmo tendo bastante sol ainda, abafando tudo e depois ficando ensolarado novamente) diminuíram horrores ultimamente mas pensando agora na RMPOA. Inicialmente pensei que era pela sequência de La Niñas, mas até mesmo nesse EN elas não tem aparecido. O que vieram foram alguns dias com pancadas mais violentas, no período noturno, com diversos minutos de aguaceiros - como em duas noites da semana da onda de calor.

 

Não sei se elas diminuíram, mas CANSEI de ver chuva de verão passar ao largo daqui, ser absorvida pelo calor dos vales e o tempo fechar ficando abafado e sem chuva.

 

Também já vi MUITA chuva se formar a leste, já que o vento em altura traz a nebulosidade no sentido oeste-leste. As nuvens que estão em formação morrem sobre o Guaíba e novas se formam sobre POA, descarregando em Alvorada e Viamão.

 

POA está na posição perfeita para NÃO receber chuvas de verão. E o Guaíba não ajuda em nada na temperatura. Só abafa mais.

 

Agora maravilhosos 30,9° com 69%. P.o. em 24,6°. Dia porco.

  • Like 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/12/2023 em 13:22, Marcos disse:

 

Não sei se elas diminuíram, mas CANSEI de ver chuva de verão passar ao largo daqui, ser absorvida pelo calor dos vales e o tempo fechar ficando abafado e sem chuva.

 

Também já vi MUITA chuva se formar a leste, já que o vento em altura traz a nebulosidade no sentido oeste-leste. As nuvens que estão em formação morrem sobre o Guaíba e novas se formam sobre POA, descarregando em Alvorada e Viamão.

 

POA está na posição perfeita para NÃO receber chuvas de verão. E o Guaíba não ajuda em nada na temperatura. Só abafa mais.

 

Agora maravilhosos 30,9° com 69%. P.o. em 24,6°. Dia porco.

Aqui em Novo Hamburgo no verão tem mais chuva e temporais do que Poa.

Verifiquei isso desde a década de 90, por ficar situada na encosta da serra 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Dezembro totalmente irreconhecível no leste de São Paulo, já é dia 22 e os acumulados médios segue abaixo dos 60mm. Cenário começa a ficar preocupante, ainda mais com a perspectiva de um janeiro ainda abaixo da média em chuvas, com um quadro de eterna pós frontal (com a chuva concentrada em MG). Acho a situação ainda tranquila para o cantareira, por ser um reservatório grande, que pode se beneficiar de uma chuva um pouco mais consistente no sul de Minas, mas para reservatórios mais urbanos como o Guarapiranga, a previsão não é muito animadora.

 

Zkye_VLWv1kafdCCnnWnZn-GmwD0Qob6FuwhESpl96GTpun_kK_sCOYOT4Jd6d2gVoef0lIyCbwke9bhGbSUo-_7qMA5yaDWfJRxcehyGOq8yaDToytOjTdsgTFhtaiRi4bhl4ruK7K3SKutim9p0mw

x6A4P6txV58KHRGRhv5ESe0GZSQGdThDLUyQNXTJ-_Jwd8zbQs0ja__NwJrCctGFqcNw2nnB2AqCIYuvXMAQyx4hDk2qadKd85DKT0RGlrReuUgeZwZDkElor1qDDnKrZKM0nzkAzH3yHlAvWOOAQ9s

Edited by Bruno D
  • Like 4
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 22/12/2023 em 15:36, Bruno D disse:

Dezembro totalmente irreconhecível no leste de São Paulo, já é dia 22 e os acumulados médios segue abaixo dos 60mm. Cenário começa a ficar preocupante, ainda mais com a perspectiva de um janeiro ainda abaixo da média em chuvas, com um quadro de eterna pós frontal (com a chuva concentrada em MG). Acho a situação ainda tranquila para o cantareira, por ser um reservatório grande, que pode se beneficiar de uma chuva um pouco mais consistente no sul de Minas, mas para reservatórios mais urbanos como o Guarapiranga, a previsão não é muito animadora.

 

Zkye_VLWv1kafdCCnnWnZn-GmwD0Qob6FuwhESpl96GTpun_kK_sCOYOT4Jd6d2gVoef0lIyCbwke9bhGbSUo-_7qMA5yaDWfJRxcehyGOq8yaDToytOjTdsgTFhtaiRi4bhl4ruK7K3SKutim9p0mw

x6A4P6txV58KHRGRhv5ESe0GZSQGdThDLUyQNXTJ-_Jwd8zbQs0ja__NwJrCctGFqcNw2nnB2AqCIYuvXMAQyx4hDk2qadKd85DKT0RGlrReuUgeZwZDkElor1qDDnKrZKM0nzkAzH3yHlAvWOOAQ9s

 

A Guarapiranga seca muito fácil...a sorte é que a Billings guenta bem o tranco , e se beneficia um pouco com as chuvas orográficas. 

Edited by Juzinho
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Enquanto temos uma temperatura externa de 29.8°c, eu acabei de sentir a temperatura mais baixa de toda a minha vida.

-22°c num frigorífico aqui do mercado, era o que indicava na placa no momento.

 

E eu nunca tive tanta certeza na minha vida que o frio é a coisa mais incrível que existe. E que tudo é adaptável, eu entrei lá de camisa e shorts, tudo gela imediatamente no corpo, incluindo o cabelo, e foi maravilhoso, DESCONFORTO ZERO.

 

 

  • Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 11
Link to comment
Share on other sites

Após uma manhã bem chuvosa, a tarde da quarta-feira 20 iniciou parcialmente nublada em Pombal, na Paraíba. Por volta das 14h30 comecei a ouvir trovoadas de instabilidades que se aproximavam pelo NNE.

received_2779284585559173.jpeg.12eb934518d0846f239337c04842b5eb.jpeg

 

Essa chuva chegou às 14h50, com moderada a forte intensidade, durando cerca de 15 minutos. Depois dessa chuva o céu ficou nublado, mas voltou a chover fraco novamente depois das 16h30. 

Ao todo tive 7,6 mm nesse dia. A máxima foi de 29,5°C na automática do INMET de São Gonçalo.

____

Já na quinta-feira, ontem, não houve registro de chuvas aqui em casa, ainda que tenha caído uma pancada bem rápida por volta das 10h30, mas foi tão rápida que nem sequer chegou a acumular algo. Durante a tarde teve vários Cbs passando pelo norte e pelo sul, nenhum deles me atingiu, apenas ouvi alguns poucos trovões.

received_1664312377431866.thumb.jpeg.1f158e984a0fc647f002783d47012fbe.jpeg

received_860692439125463.thumb.jpeg.dd1b43852b2f69e6669ee76e172e259a.jpeg

Rafael Santos

 

A máxima de ontem em São Gonçalo, na automática do INMET, foi de 32,5°C.

 

Até hoje tenho 47,7 mm em dezembro, que é 20 mm acima da média mensal, e no ano até agora tenho 870,4 mm, 6% acima da média anual (820,1 mm). Mas talvez estes valores mudem, porque o europeu está colocando acho que um pulso da ZCIT na segunda-feira, dia 25.

xx_model-en-178-9_modez_2023122212_81_6126_464.thumb.png.b1811f77b606055f31e4ffe4e680aa1a.png

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

On 12/22/2023 at 4:45 PM, Matheus Vinicius said:

Máxima registrada hoje de 33.1c para o INMET, este é o verão fresco que nós temos né @GabrielG.

Pia do céu, mas você é chato hein. Porém tava vendo aqui, suas reclamações foram acatadas a partir de amanhã teremos os verões igual de Dublin 😂😂

Você não aguentaria 1 dia no interior Paulista, Centro Oeste ou no Paraguai.

On 12/22/2023 at 5:53 PM, Matheus Vinicius said:

Enquanto temos uma temperatura externa de 29.8°c, eu acabei de sentir a temperatura mais baixa de toda a minha vida.

-22°c num frigorífico aqui do mercado, era o que indicava na placa no momento.

 

E eu nunca tive tanta certeza na minha vida que o frio é a coisa mais incrível que existe. E que tudo é adaptável, eu entrei lá de camisa e shorts, tudo gela imediatamente no corpo, incluindo o cabelo, e foi maravilhoso, DESCONFORTO ZERO.

 

 

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se ficasse mais 45minutos lá dentro, você viraria o Rei Gelado, ou estatística mesmo 😂😂😂😂

Pra não fugir do Off, aqui na região de Ponta Grossa esquentou menos que o Inmet de Curitiba, as máximas ficaram na casa dos 30,x°C

 

  • Like 4
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

Em 22/12/2023 em 12:38, fsorf9rj disse:

Mais um dia quente no Rio, nesse início de alto verão. Temperatura de 30º pra cima na maior parte da cidade. A falta de chuva tem sido notável por aqui.

E queria fazer uma colocação. Nos últimos anos tenho notado a diminuição significativa de chuvas de fim de tarde na cidade do Rio. O que era muito comum, principalmente a partir de janeiro até março, hoje em dia ocorre com menos frequência. Talvez os números me desmintam, mas eu fico com a sensação de que o RJ tem visto uma diminuição do índice pluviométrico. Ainda recebemos tempestades, óbvio, que por vezes se apresentam de forma ainda mais pesada, trazendo muito estrago. Mas acho que temos menos temporais de verão. Isso pra mim tem sido bem marcante.

 

Falando em fim de tarde...

 

IMG_6045.jpg.e92891b9c7b13f0c8b91985748feb354.jpg

Agora há pouco, em Belo Horizonte.

 

IMG_6046.jpg.bad4e479c72f80fd6ffab5528c4b655d.jpg

Chuva avançando...

 

O primeiro dia do verão foi bem tranquilo por aqui. Muitas nuvens desde cedo, com pouco sol, ar abafado, mas pouco calor. Máxima de 29,7ºC. Desde o fim da tarde, chove fraco a moderado, sem raios ou vento, condição típica de corredores de umidade, quando a chuva tem menor influência da convecção.

 

Pampulha acumulou, na última hora, bons 13,8 mm e a temperatura baixou pra 20,1ºC, a mínima do dia até agora.

Edited by LeoP
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Sobre o assunto redução de chuvas, uma coisa que aqui na capital paulista diminuiu de frequência foram as ZCAS.

Hoje em dia, no  nosso verão,  aumentou a frequência de temporais de fim de tarde e diminuíram as chuvas mais contínuas, típicas dos corredores de umidade, que se concentravam preferencialmente em janeiro, fevereiro e até em março (As famosas "águas de março").

 

Dados da estação do IAG mostram isso: aumentou o volume mas diminuiu o número de dias de chuva por ano.

Isto é, chove mais em menos dias, indicativo de mais chuvas torrenciais de curta duração e menos chuvas leves a moderadas porém mais prolongadas.

 

--------------

 

Sampa teve pancadas isoladas agora no final de tarde/início de noite.

Nas estações do CGE, houve acumulados pontuais de até 28,6 mm.

Mas na maior parte da cidade choveu menos de 10 mm.

 

Antes das chuvas, mais um dia de sol, calor e variação de cumulus.

Só um milagre salva este mês de estar entre os top-2 ou 3 dezembros mais quentes de toda a série no Mirante, com chances de ser o dezembro mais quente.

Não nos extremos... mas... nas temperaturas médias.

 

Hoje,

Mirante (Aut): 21,0°C / 32,0°C

Interlagos: 19,5°C / 33,6°C

IAG: 18,1°C / 32,8°C

 

Hoje, com algumas horas de ventos continentais à tarde (Eliminando a influência marítima), a escadinha se inverteu. :D

Quanto mais se caminhava para sul, para a serra do Mar, maior a máxima.

 

Pelas previsões de hoje, sem chance de refresco até pelo menos do dia do Natal.

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 22/12/2023 em 21:13, Aldo Santos disse:

Sobre o assunto redução de chuvas, uma coisa que aqui na capital paulista diminuiu de frequência foram as ZCAS.

Hoje em dia, no  nosso verão,  aumentou a frequência de temporais de fim de tarde e diminuíram as chuvas mais contínuas, típicas dos corredores de umidade, que se concentravam preferencialmente em janeiro, fevereiro e até em março (As famosas "águas de março").

 

Dados da estação do IAG mostram isso: aumentou o volume mas diminuiu o número de dias de chuva por ano.

Isto é, chove mais em menos dias, indicativo de mais chuvas torrenciais de curta duração e menos chuvas leves a moderadas porém mais prolongadas.

 

Sobre isso, uma dúvida meio de leigo: por que a grande maioria das ZCAS mais recentes têm ocorrido exatamente na faixa entre o norte do Rio de Janeiro e o sul da Bahia, e não mais ao sul? 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 22/12/2023 em 15:36, Bruno D disse:

Dezembro totalmente irreconhecível no leste de São Paulo, já é dia 22 e os acumulados médios segue abaixo dos 60mm. Cenário começa a ficar preocupante, ainda mais com a perspectiva de um janeiro ainda abaixo da média em chuvas, com um quadro de eterna pós frontal (com a chuva concentrada em MG). Acho a situação ainda tranquila para o cantareira, por ser um reservatório grande, que pode se beneficiar de uma chuva um pouco mais consistente no sul de Minas, mas para reservatórios mais urbanos como o Guarapiranga, a previsão não é muito animadora.

 

Zkye_VLWv1kafdCCnnWnZn-GmwD0Qob6FuwhESpl96GTpun_kK_sCOYOT4Jd6d2gVoef0lIyCbwke9bhGbSUo-_7qMA5yaDWfJRxcehyGOq8yaDToytOjTdsgTFhtaiRi4bhl4ruK7K3SKutim9p0mw

x6A4P6txV58KHRGRhv5ESe0GZSQGdThDLUyQNXTJ-_Jwd8zbQs0ja__NwJrCctGFqcNw2nnB2AqCIYuvXMAQyx4hDk2qadKd85DKT0RGlrReuUgeZwZDkElor1qDDnKrZKM0nzkAzH3yHlAvWOOAQ9s

Dezembro pior do que o de 2013.

 

Mas acredito se a pós frontal for contemplada por dias mais amenos (como janeiro de 2016), ainda não teríamos problema com as outras represas.

Se for quente e seco, a situação já fica delicada, mas ainda longe da tragédia de 2014.

Agora, o grande problema é se, além deste, o verão de 2024/2025 também for seco! Aí sim 2014 pode se repetir!

 

-------------------

Imagem do satélite dessa noite que está chegando ao fim

2090987228_Semttulo.thumb.jpg.ee2a43f55f7abbc8d1eaa9461a6fae6c.jpg

 

-----

Apenas uma observação: O sol já está começando a sua migração cada vez mais para norte e os dias começando a cada vez ficarem mais curtos, indo assim até o final de junho.

Porém, até meados de janeiro, o sol ainda deve se pôr cada vez mais tarde.

  • Like 6
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Eu tava vendo as projeções do GFS e achei isso daqui muito bizarro. A ZCIT no oceano ficaria ao sul da linha do Equador. Até aí ok, não fosse estarmos no final de dezembro.

IMG_20231223_100756_580.thumb.jpg.d543fc0894a1ca3e18f9c92159b1393b.jpg

Superfície, água precipitável, 27/12 às 18h

 

Fui olhar a projeção do europeu pra ver se ele colocava algo parecido com essa loucura e ele põe algo semelhante também:

IMG_20231223_100758_481.jpg.f44aff724f1f10d0ff4e5c307b1dee52.jpg

Superfície, mesma data e hora

 

Independente da intensidade da atividade dela, é uma posição muito a sul pra essa época. Achei interessante isso e pensei que seria bom compartilhar aqui. Os dois modelos concordam com o aumento de umidade entre segunda e terça aqui na região.

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Após  23 dias, finalmente temos um dia com as características que se esperam de um mês de dezembro aqui na RMBH: Predomínio de tempo chuvoso e pancadas de chuva intercaladas, algumas de forte intensidade.  Aliás, nessa temporada chuvosa inteira, isso só tinha acontecido uma vez até então, o que é muito pouco. 

 

20231223_115345.thumb.jpg.12abd12cb8e9b68d84128b8df8048fc1.jpg

 

Com isso, temos temperaturas entre 21°C e 24°C pela cidade, o que nem de longe lembra todo o sofrimento que passamos ao longo da primavera. Espero que o início do verão astronômico realmente tenha sido a virada na chave e os corredores de umidade se concretizem. 

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 23/12/2023 em 11:45, Matheus Vinicius disse:

Estamos tendo a mínima do dia agora, praticamente. Temperatura chegou na casa dos 26°c/27°c, começou a ventar, choveu bastante e a temperatura caiu.

Quase 12:00 com 17°c.

Screenshot_20231223-114348~2.png

Por aqui a máxima chegou em 22,6°C. Vamos ver se aquece no decorrer da tarde p atingir os 28°C previstos.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

5 córregos transbordaram na cidade de São Paulo neste momento: Zavuvus, Mooca, Rio Verde, Saracura e Água Espraiada

 

Vento passou dos 50 por hora na estação de Cidade Ademar. 

 

Várias estações acima dos 30-40mm. 

 

Chuva agora está parando por aqui, após chuva forte com vento que não dava para ver absolutamente nada a frente.

Edited by Darley
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Já é o terceiro dia consecutivo que chove em Friburgo, pelo visto as pancadas voltaram, gloria a Deus! A temperatura caiu dos 29°C no início da tarde para os 22 graus durante o temporal.  Agora garoa faz 23°C, mas nos ambientes internos muito calor, tem que deixar tudo escancarado pra diminuir o bafo.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 23/12/2023 em 17:47, Darley disse:

5 córregos transbordaram na cidade de São Paulo neste momento: Zavuvus, Mooca, Rio Verde, Saracura e Água Espraiada

 

Vento passou dos 50 por hora na estação de Cidade Ademar. 

 

Várias estações acima dos 30-40mm. 

 

Chuva agora está parando por aqui, após chuva forte com vento que não dava para ver absolutamente nada a frente.

 

Atualização: mais quatro córregos transbordaram: 

 

Franquinho

Água Vermelha(Itaim Paulista)

Ribeirão dos Meninos

Paciência 

 

Ao todo, pelo menos 9 córregos monitorados pelo CGE transbordaram. 

 

Edited by Darley
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

O córrego da Paciência passa a 50 m da minha casa. :D

Mas onde transborda com frequência já é cerca de de 3 km abaixo de casa, na região do Parque Edu Chaves, mais próximo da sua foz no rio Cabuçu de Cima.

Aqui no bairro, ele até pode transbordar nas chuvas mais volumosas mas é bem mais raro.

 

-----------

 

Maiores volumes até o momento nas estações do CGE:

São Mateus: 77,0 mm (Zona leste)

Cidade Ademar: 71,0 mm (Z. sul)

Ipiranga: 65,0 mm (Z. sudeste)

Vila Formosa: 56,0 mm (Z. leste)

Mooca: 53,0 mm (Z. leste, próx. ao centro)

Jabaquara: 50,0 mm (Z. sul)

São Miguel Paulista: 45,8 mm (Z. leste)

Tremembé: 45,4 mm (Z. norte)

Vila Prudente: 43,6 mm (Z. sudeste)

Santo Amaro: 42,6 mm (Z. sul)

Vila Mariana: 39,0 mm (Z. sul)

Capela do Socorro-Subprefeitura: 37,4 mm (Z. sul)

Vila Maria: 36,6 mm (Z. norte)

Santana: 36,0 mm (Z. norte)

Itaim Paulista: 30,4 mm (Z. leste)

Sé: 27,2 mm (Centro)

 

Nas estações oficiais até 18 h BR,

Mirante (Aut): 31,4 mm

Interlagos: 42,4 mm

 

Calor de hoje,

Mirante (Aut): 19,4°C / 31,1°C

Interlagos: 19,7°C / 33,3°C

IAG: 17,8°C / 32,9°C

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 23/12/2023 em 18:54, Aldo Santos disse:

O córrego da Paciência passa a 50 m da minha casa. :D

Mas onde transborda com frequência já é cerca de de 3 km abaixo de casa, na região do Parque Edu Chaves, mais próximo da sua foz no rio Cabuçu de Cima.

Aqui no bairro, ele até pode transbordar nas chuvas mais volumosas mas é bem mais raro.

 

Moro a poucos metros de outro córrego(Piqueri, aquele que corre paralelo entre as Furnas e a Antonello da Messina). Esse córrego costuma transbordar quando chove forte a sorte é que onde estou é mais alto, sem riscos mas o problema é energia elétrica, a maioria das vezes que falta luz aqui é quando chove forte - naquele vendaval do início de novembro a luz do meu bairro saiu praticamente ileso e não tive problemas com energia elétrica. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 22/12/2023 em 22:26, Juniorsw disse:

Sobre isso, uma dúvida meio de leigo: por que a grande maioria das ZCAS mais recentes têm ocorrido exatamente na faixa entre o norte do Rio de Janeiro e o sul da Bahia, e não mais ao sul? 

 

Não sei. :D

 

Antigamente, a tendência (O que não significa que fosse sempre assim) era as ZCAS se formarem mais a norte de outubro a dezembro.

Tanto que Belo Horizonte e várias regiões de MG, do norte do RJ e do ES têm dezembro como o mês mais chuvoso do ano, além de apresentarem uma queda das chuvas em fevereiro, e março mais chuvoso do que fevereiro.

 

Já em janeiro e fevereiro, as ZCAS tendiam a se formar mais a sul, atingindo SP, sul de MG, sul do RJ e eventualmente até o PR.

Não sei se tem relação, não sou expert no assunto, mas parece que essa descida da ZCAS acompanhava mais ou menos a descida da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical).

Já SP, grande parte do sul de MG e do sul do RJ já têm janeiro  como o mês mais chuvoso do ano.

Principalmente em SP, ZCAS em novembro e dezembro eram bem menos comuns.

 

Mas ocorria de ela se formar mais a norte mesmo em janeiro e fevereiro.

Um bom exemplo foi em 1979, em que Sampa e grande parte do estado de SP ficaram todo o mês de janeiro e os primeiros 10 dias de fevereiro numa eterna pós-frontal, enquanto que MG, norte do RJ e ES "naufragaram" em chuva, com enchentes históricas dos rios São Francisco, Doce, Jequitinhonha, Mucuri, etc.

 

Em Sampa, janeiro de 1979 teve médias de um mês de abril da época, algo inimaginável hoje em dia.

 

Janeiro de 1979 no Mirante,

Média das mínimas: 16,3°C

Média das máximas: 24,5°C

Máxima absoluta: 30,0°C (No dia 1º, a única de 30°C)

Mínima absoluta: 13,3°C (10)

O mês todo teve apenas 9 dias com temperaturas máximas acima de 25°C.

Chuva: 147,2 mm (Bem abaixo da média)

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Aproveitando o assunto, parece que aqui em São Paulo a virada do ano será mais fresquinha. Máximas amenas para a época (24-25 graus) e provavelmente pouca chuva(a maior parte deve vir antes)

 

Se for isso aí, São Paulo terá um belo final de ano em um ano marcado por muito calor na primavera. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Anti-véspera de Natal marcada pelo tempo encoberto em Belo Horizonte, com raras aberturas de sol ao longo do dia e predomínio de nuvens baixas. A chuva caiu moderada entre parte da manhã e o começo da tarde, com 13 mm acumulados na estação da Pampulha.

Por volta das 13h, assim estava o tempo:


IMG_6131.thumb.jpeg.f04ced310a23b623d4bd40aec4b297fe.jpeg


 

A temperatura máxima ficou em apenas 25,7ºC na Pampulha e a mínima está ocorrendo agora (20h), com 19,4ºC, já com céu mais aberto e várias estrelas visíveis.

 

Um dia bastante agradável de forma geral, apenas com certo abafamento causado pelo tempo muito úmido, inevitável, mas com vento fresco.

Edited by LeoP
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.