Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2023


Recommended Posts

Em 29/08/2023 em 22:29, Maicon disse:

 

Estes mapas climatológicos são muito simplistas, e baseado muitas vezes não em dados reais, mas de deduções do que acredita-se ter naquela região.

Há, por exemplo, alguns mapas colocando média anual de chuva em 1200/1100mm em José Bonifácio, Rio Preto.

Mesmo com o déficit de chuva nos últimos verões, a média de 1970 a 2022 é de cerca de 1.450mm. Ou seja, uns 1.500mm, o que eu sempre falei.

Chover 1100mm no ano, pelo menos em JB, é ano ruim de chuva, com perdas significativas na agricultura. Daí se vê que é puro achismo mesmo de quem elaborou o mapa, pois apenas atualmente temos dados, e ainda assim nem tanto quanto necessário para fazer esta análise detalhada.

 

Sobre mapas de climas. Há muitas variáveis dentro do chamado clima tropical.

Pois tropical é uma condição de redução de chuvas, mas em termos de temperatura pode ter boa variação (interior de SP, MS, Sul Goiais, etc), deixando estacoes mais definidas. Pode haver tropical sem variação nas máximas, como boa parte do centro mineiro, Goiás, DF. Pode ter o tropical no qual pico de calor é no inverno, tipo Palmas.... cada um com sua peculiariedade.

 

Agora subtropical, exige manutenção de um padrão bom de chuva, e padrão bom de frio no inverno. Por vezes zonas de transição podem apresentar estas características, como 2021, 2013, 2007, 2004 no estado de SP.

 

2021 mesmo a temperatura média diária em julho foi de 15°C em alguns pontos em JB. Baita clima subtropical em termos de Brasil.

 

Mas o clima ele não é estático e varia muito.

 

Vendo aqui dados de Juiz de Fora na última frente fria. Maior frio últimos 10 anos! Interior de SP teve uma sub-20 neste evento, com máximas nos outros dias de 22, 23, 24 graus... algo banal.

Só a título de exemplo, 2013, citado pelo Renan, a máxima foi 12.6°C em casa, e chegou a ser de apenas 11°C em SJRP.

Veja que curioso isto.

Um evento histórico pra JF, e banal no interior de SP.

 

Mas, o problema é este...

Tentar catalogar algo, que apresenta diversas nuânces diferentes.

E se não as representam, não representa a realidade.

MS, sul de GO, SP e sul de MG tem um clima tropical com razoável variação de temperatura. Em mPs continentais, essas regiões registram mínimas quase ou menos que 5C, bem como máximas menores que 20 com sol, e a estação seca não é tão extrema quanto Palmas, Cuiabá, Brasília por exemplo. 

Chuva em agosto em Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro e até Belo Horizonte é mais comum do que em Goiânia, Brasília, Palmas e Cuiabá, que são 100% tropicais.

Da pra dizer que o clima tropical típico, 100%, vai de 11 a 18S. Abaixo de 18S até 23S, as características tropicais gradativamente se misturam as características subtropicais; até chegar em 23S, onde começa a haver maior distanciamento climático dos trópicos e a natural passagem para uma outra faixa térmica.

  • Like 12
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 29/08/2023 em 22:48, Carlos Campos disse:

Foi somente para mostrar q o clima subtropical abrange boa parte do Sul e o tropical de altitude pega uma área grande do Sudeste.

Nada mais q isso.

O papo já tava chegando num nível em q o planalto curitibano deixaria de ter o clássico clima subtropical e entraria na mesma classe dos climas do centro do continente africano.

Então postei os mapas.

 

Bem, a não ser q vc concorde com essa aberração de q Curitiba é tropical. 

Aliás nem me importo.

Vou continuar vendo minha série. E depois dormir tranquilamente..

Abraço querido

Desculpa, Carlos.

 

Discordo completamente de você.

Primeiro que, de onde você tirou que o papo estava indo no sentido a que você refere e eu destaco? Quem está dizendo isso, é você. Interpretação sua.

Segundo, cada um tem sua opinião. Que, embora possa se discordar da mesma, deve-se respeitá-la. Você, sutilmente, faz deboche, com o comentário extremamente infeliz que chegar-se-ia ao ponto de comparar Curitiba com o clima do centro do continente africano. Por quê? Nas suas “entrelinhas” (você é um cara inteligente), devido ao tal papo “infrutífero” dos que “puxam a sardinha para o seu lado conveniente. Aí, ao meu ver, a menos que eu esteja paranoico, com teoria persecutória ou algo do tipo, você me inclui nos que "puxam a sardinha a sardinha" para o seu lado. De forma alguma. 

Apenas estou dando meu ponto de vista, e com argumentos. Se são científicos ou não, aí é outra conversa.

Eu espero você não leve a mal, mas eu mesmo te dou um “cartãozinho amarelinho”. Eu não consigo ser hipócrita; sou assim mesmo, daí minha desabilidade no convívio com a sociedade em geral; eu não consigo usar, e até me recuso a usar máscaras.

Na minha opinião, Curitiba não tem clima "clássico subtropical". Para você, fica claro e evidente que Curitiba "está no mesmo saco que Porto Alegre"; cidade que, a meu ver, aí sim já é "subtropical clássico", como a grande parte do território gaúcho. O Sul gaúcho eu diria que já tem “ares temperados”, embora prevaleça bem mais o subtropical. Como vê, para mim não é “preto no branco”: ou é tropical, ou é subtropical. Eu “aumento a lupa”, entende? Óbvio, que, ao se elaborar mapas, por uma questão didática, e para facilitar a compreensão, há de se generalizar mais. Tipo..., passou daquela linha, passa-se de 100% tropical de altitude para 100% subtropical.   

Apenas estou dando meu ponto de vista, e com argumentos. Se são científicos ou não, aí é outra conversa.

Não vou repetir aqui minha teoria sobre as transições entre subtropical e tropical. Você sabe do meu pensamento. 

Debates são úteis, necessários e construtivos.

Abs

 

 

 

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Desculpem o off topic, mas...

Eu tenho um critério próprio de classificação climática e compartilho com vocês.

Como morei muito tempo na Amazônia, em MG e SP acho que tem uma diferença térmica relevante entre regiões próximas do Equador e próximas do Trópico.

 

Critiquem.

133837007_CapturadeTela2023-08-30as09_18_54.png.4feb4245931cc2b5edf7636a2bac8b01.png

 

Aí vem a polêmica...rsrs

 

Classificação de algumas localidades brasileiras.

 

1150386908_CapturadeTela2023-08-30as09_20_03.png.db11dcbdd36ffb2d3a80a79c290ea772.png

 

MG...

 

1540920161_CapturadeTela2023-08-30as09_22_27.png.3882a345c4c48e63fe519afae1898c93.png

  • Like 9
  • Thanks 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 08:39, klinsmannrdesouza disse:

MS, sul de GO, SP e sul de MG tem um clima tropical com razoável variação de temperatura. Em mPs continentais, essas regiões registram mínimas quase ou menos que 5C, bem como máximas menores que 20 com sol, e a estação seca não é tão extrema quanto Palmas, Cuiabá, Brasília por exemplo. 

Chuva em agosto em Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro e até Belo Horizonte é mais comum do que em Goiânia, Brasília, Palmas e Cuiabá, que são 100% tropicais.

Da pra dizer que o clima tropical típico, 100%, vai de 11 a 18S. Abaixo de 18S até 23S, as características tropicais gradativamente se misturam as características subtropicais; até chegar em 23S, onde começa a haver maior distanciamento climático dos trópicos e a natural passagem para uma outra faixa térmica.

Pronto.

 

Exatamente como penso. Ou seja: NADA DE LADAINHA. O que reforça o meu posicionamento.

 

Aliás, já há tempos  percebo que o Klismann tem o pensamento muito parecido com o meu sobre climatologia, além de ser fã de eventos de frio passados históricos; tem uma memória rica. 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 09:24, sjmolive disse:

Desculpem o off topic, mas...

Eu tenho um critério próprio de classificação climática e compartilho com vocês.

Como morei muito tempo na Amazônia, em MG e SP acho que tem uma diferença térmica relevante entre regiões próximas do Equador e próximas do Trópico.

 

Critiquem.

133837007_CapturadeTela2023-08-30as09_18_54.png.4feb4245931cc2b5edf7636a2bac8b01.png

 

Aí vem a polêmica...rsrs

 

Classificação de algumas localidades brasileiras.

 

1150386908_CapturadeTela2023-08-30as09_20_03.png.db11dcbdd36ffb2d3a80a79c290ea772.png

 

MG...

 

1540920161_CapturadeTela2023-08-30as09_22_27.png.3882a345c4c48e63fe519afae1898c93.png

Tem nada de off-topic. Ao contrário, enriquece o debate e os diferentes pontos de vista.

 

A "pegadinha" é a tentativa de tornar isso como uma coisa "ridícula", "sem fundamento". Isso sim que eu diria que é "puxar a sardinha para seu lado" de uma forma sutil, leve, disfarçadamente "descontraída"...

 

Estou sendo bem "leve e sutil" nesse momento também...

 

Parei por aqui, senão meu impulso me domina. Aliás já me dominou.

 

Nem vou mais entrar hoje mais no Fórum. É um desperdício de energia mental terrível para mim. Desnecessário.

 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 09:21, Caco Pacheco disse:

Desculpa, Carlos.

 

Discordo completamente de você.

Primeiro que, de onde você tirou que o papo estava indo no sentido a que você refere e eu destaco? Quem está dizendo isso, é você. Interpretação sua.

Segundo, cada um tem sua opinião. Que, embora possa se discordar da mesma, deve-se respeitá-la. Você, sutilmente, faz deboche, com o comentário extremamente infeliz que chegar-se-ia ao ponto de comparar Curitiba com o clima do centro do continente africano. Por quê? Nas suas “entrelinhas” (você é um cara inteligente), devido ao tal papo “infrutífero” dos que “puxam a sardinha para o seu lado conveniente. Aí, ao meu ver, a menos que eu esteja paranoico, com teoria persecutória ou algo do tipo, você me inclui nos que "puxam a sardinha a sardinha" para o seu lado. De forma alguma. 

Apenas estou dando meu ponto de vista, e com argumentos. Se são científicos ou não, aí é outra conversa.

Eu espero você não leve a mal, mas eu mesmo te dou um “cartãozinho amarelinho”. Eu não consigo ser hipócrita; sou assim mesmo, daí minha desabilidade no convívio com a sociedade em geral; eu não consigo usar, e até me recuso a usar máscaras.

Na minha opinião, Curitiba não tem clima "clássico subtropical". Para você, fica claro e evidente que Curitiba "está no mesmo saco que Porto Alegre"; cidade que, a meu ver, aí sim já é "subtropical clássico", como a grande parte do território gaúcho. O Sul gaúcho eu diria que já tem “ares temperados”, embora prevaleça bem mais o subtropical. Como vê, para mim não é “preto no branco”: ou é tropical, ou é subtropical. Eu “aumento a lupa”, entende? Óbvio, que, ao se elaborar mapas, por uma questão didática, e para facilitar a compreensão, há de se generalizar mais. Tipo..., passou daquela linha, passa-se de 100% tropical de altitude para 100% subtropical.   

Apenas estou dando meu ponto de vista, e com argumentos. Se são científicos ou não, aí é outra conversa.

Não vou repetir aqui minha teoria sobre as transições entre subtropical e tropical. Você sabe do meu pensamento. 

Debates são úteis, necessários e construtivos.

Abs

 

 

 

Bom dia Caco

Vc sempre esteve certo nos argumentos e, acredite, considero a tua linha de pensamento a mais plausível entre todas as q foram expostas neste espaço.

Devo ter exagerado nos drinques ontem.

Gosto bastante da forma minuciosa com q vc descreve as coisas, sem deixar dúvidas.

Abraço, boa quarta-feira.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. O tema dos tipos climáticos do Brasil foge muito pouco ao tema geral proposto no tópico, então não vejo necessidade de considerá-lo "off-topic"....vamos continuar por aqui mesmo. Mas saliento que percebi ânimos exaltados e deboches totalmente desnecessários...vamos nos controlar para evitarmos mensagens apagadas e possíveis advertências, alguns usuários levaram advertência recentemente. Vou responder alguns quotes que achei interessantes de contribuir.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Mínimas muito mais agradáveis hoje. Em Garibaldi tivemos 7,2ºC.

 

As menores mínimas hoje no RS:

339541985_ScreenShot2023-08-30at09_56_07.png.c80b167045af8f2c6760fdc4e2f719cb.png

 

---

 

Eu gostaria de me abster sobre o episódio neandertal de ontem, mas como finalmente houve uma manifestação civilizada, necessito, também, fazer minhas considerações.

 

A primeira problemática do flebilis res de ontem é que, ao associar a definição 'tropical' a certo lugar, qualquer que seja, isso seja considerado uma ofensa. Por que a palavra 'tropical' fere tanto os egos a ponto de serem sujeitos a ofensas? Esse é o questionamento que fica.

 

Em relação às minhas opiniões sobre os climas de determinados locais, isso pouco importa. 

 

O que importa é que ao expor opiniões, que alguém as ache erradas, ruins, ou que alguém simplesmente discorde, o que deve ser feito ou, espera-se em um ambiente minimamente civilizado, é debater, trocar ideia, e não encher essa plataforma com posts irônicos, ácidos, debochados e com ataques velados, deslegitimando ou insinuando pouca inteligência dos membros e até brincadeiras com suicídio na tentativa de descredibilizar a opinião alheia quando ela diverge da sua. O que nos une aqui é justamente a vontade de saber mais sobre uma paixão em comum.

 

O que acontece, entretanto, é que qualquer momento que se traga algum argumento que vá contra a "paixão" de alguém, recebe-se muito ataques mascarados. Como o colega comentou antes, em momento algum foi dito ou sequer insinuado as coisas as quais foram sugeridas. Se estamos em uma plataforma de debate, não deveria haver espaço para intimidação quando se posta alguma coisa, como se o que publicamos devesse ser passado em uma peneira do "eu concordo" aplicada por alguns usuários para que, aí sim, o post seja digno de publicação. É patético e cansativo.

 

Todos aqui temos nossas próprias vivências e percepções sobre as coisas. Sejam por mera observação, seja por anos de estudo, publicações de artigos, congressos, leitura. Seja por interpretação de modelagem matemática, utilização de método científico, matemática básica, ou simplesmente por observação a partir do quintal sua casa. Tudo é válido.

Ninguém determina o que está correto ou não, senão a academia, e que, ainda assim, não está isenta de questionamentos; porém, ao contrario do que observamos ontem (e sinceramente, temos observado em vários momentos), com respeito.  

Respeitemos os profissionais geógrafos, meteorologistas, agrônomos, engenheiros, que se fazem presentes nessa plataforma. Respeitemos também quem é simplesmente entusiasta.

 

 

 

Edited by Nestor Antonio Bresolin Junior
  • Like 10
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 29/08/2023 em 23:29, Maicon disse:

 

Estes mapas climatológicos são muito simplistas, e baseado muitas vezes não em dados reais, mas de deduções do que acredita-se ter naquela região.

Há, por exemplo, alguns mapas colocando média anual de chuva em 1200/1100mm em José Bonifácio, Rio Preto.

Mesmo com o déficit de chuva nos últimos verões, a média de 1970 a 2022 é de cerca de 1.450mm. Ou seja, uns 1.500mm, o que eu sempre falei.

Chover 1100mm no ano, pelo menos em JB, é ano ruim de chuva, com perdas significativas na agricultura. Daí se vê que é puro achismo mesmo de quem elaborou o mapa, pois apenas atualmente temos dados, e ainda assim nem tanto quanto necessário para fazer esta análise detalhada.

 

Sobre mapas de climas. Há muitas variáveis dentro do chamado clima tropical.

Pois tropical é uma condição de redução de chuvas, mas em termos de temperatura pode ter boa variação (interior de SP, MS, Sul Goiais, etc), deixando estacoes mais definidas. Pode haver tropical sem variação nas máximas, como boa parte do centro mineiro, Goiás, DF. Pode ter o tropical no qual pico de calor é no inverno, tipo Palmas.... cada um com sua peculiariedade.

 

Agora subtropical, exige manutenção de um padrão bom de chuva, e padrão bom de frio no inverno. Por vezes zonas de transição podem apresentar estas características, como 2021, 2013, 2007, 2004 no estado de SP.

 

2021 mesmo a temperatura média diária em julho foi de 15°C em alguns pontos em JB. Baita clima subtropical em termos de Brasil.

 

Mas o clima ele não é estático e varia muito.

 

Vendo aqui dados de Juiz de Fora na última frente fria. Maior frio últimos 10 anos! Interior de SP teve uma sub-20 neste evento, com máximas nos outros dias de 22, 23, 24 graus... algo banal.

Só a título de exemplo, 2013, citado pelo Renan, a máxima foi 12.6°C em casa, e chegou a ser de apenas 11°C em SJRP.

Veja que curioso isto.

Um evento histórico pra JF, e banal no interior de SP.

 

Mas, o problema é este...

Tentar catalogar algo, que apresenta diversas nuânces diferentes.

E se não as representam, não representa a realidade.

 

- Então o regime de chuvas de JB é semelhante ao daqui, a nossa pluviosidade média anual gira em torno dos 1600mm....

 

- Infelizmente a cobertura de estações é deficiente, então no nosso vasto território temos sim apenas estimativas para grandes áreas climáticas, que por vezes geram distorsões.

 

- Gostei da sua frase sobre "vários tipos de clima tropical". A meu ver, este é o clima mais subestimado pelos cientistas e com menos estudos: o tropical. Essa ideia de sub-divisão do tropical vai ao encontro da teoria do Caco das porcentagens de transição de climas. A verdade é que, de fato, não há uma linha separando a zona intertropical da zona temperada. O tropical de Palmas não é o mesmo tropical de Muriaé/MG. 

 

- Só uma observação sobre seu comentário desta última frente fria aqui em Juiz de Fora: Tivemos a menor máxima em 10 anos apenas na minha estação do bairro Bandeirantes. Nos topos da cidade perde para o evento de Agosto-2020, pois naquele tinha mais advecção. Ademais, o maior frio em valores absolutos dos últimos muitos anos foi no fatídico Julho-2021 mesmo, com as menores mínimas desde 2000. Esta frente fria dos últimos dias foi um evento de máximas por aqui, mas ainda é inferior a outros eventos históricos de máximas, como em Agosto de 1984 por exemplo. A meu ver, o maior destaque na zona da mata mineira foi o volume de chuvas no Domingo, foi um evento simplesmente sensacional e único para Agosto. 

 

 

 

 

 

 

 

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 29/08/2023 em 22:57, Ernani de Paula disse:

Renan,

aqui em Laje do Muriaé, as máximas nos dias 27 e 28, foram menores do que em 22 agosto de 2020. Ontem a máxima subiu apenas 0,1 graus em comparação com o domingo. Ontem, a garoa voltou forte a partir de meio-dia, com isso segurou a temperatura.

Essa frente fria de final de agosto, trouxe bastante chuva para uma grande área da região sudeste, no litoral, desde Santos até região de Vitória, na cidade de Serra, Fundão no ES, os maiores valores de chuva ultrapassaram os 100 mm com valores de até 250 mm.

Toda Zona da Mata de Minas, todo RJ, grande parte do ES, com valores de chuva variando de 40 mm até 80 mm, para um mês de agosto, foi muito promissor.

 

 

 

 

Agora que o evento já passou, podemos dizer com segurança que foi uma das maiores ocorrências de chuva frontal já registrados aqui na nossa região durante o período do inverno. Deu para se sentir na região Sul durante a passagem de fortes sistemas frontais. O mapa de chuva acumulada no INMET deixa claro onde foi o evento:

 

image.png.485d20199ba96f03617952bc48f179f3.png

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 09:24, sjmolive disse:

Desculpem o off topic, mas...

Eu tenho um critério próprio de classificação climática e compartilho com vocês.

Como morei muito tempo na Amazônia, em MG e SP acho que tem uma diferença térmica relevante entre regiões próximas do Equador e próximas do Trópico.

 

Critiquem.

133837007_CapturadeTela2023-08-30as09_18_54.png.4feb4245931cc2b5edf7636a2bac8b01.png

 

Aí vem a polêmica...rsrs

 

Classificação de algumas localidades brasileiras.

 

1150386908_CapturadeTela2023-08-30as09_20_03.png.db11dcbdd36ffb2d3a80a79c290ea772.png

 

MG...

 

1540920161_CapturadeTela2023-08-30as09_22_27.png.3882a345c4c48e63fe519afae1898c93.png

 

Bom dia, Samuel. Mas essa daí seria a classificação de Koppen, não ? No caso, JF aparece como Cwa nos bairros baixos e Cwb nos bairros altos por causa das temperaturas médias. Em todo caso seria definida como de clima mesotérmico. Mas como as chuvas obedecem claramente ao regime tropical, então eu não consideraria essa classificação de subtropical, de forma alguma. 

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 10:44, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

Mínimas muito mais agradáveis hoje. Em Garibaldi tivemos 7,2ºC.

 

As menores mínimas hoje no RS:

339541985_ScreenShot2023-08-30at09_56_07.png.c80b167045af8f2c6760fdc4e2f719cb.png

 

---

 

Eu gostaria de me abster sobre o episódio neandertal de ontem, mas como finalmente houve uma manifestação civilizada, necessito, também, fazer minhas considerações.

 

A primeira problemática do flebilis res de ontem é que, ao associar a definição 'tropical' a certo lugar, qualquer que seja, isso seja considerado uma ofensa. Por que a palavra 'tropical' fere tanto os egos a ponto de serem sujeitos a ofensas? Esse é o questionamento que fica.

 

Em relação às minhas opiniões sobre os climas de determinados locais, isso pouco importa. 

 

O que importa é que ao expor opiniões, que alguém as ache erradas, ruins, ou que alguém simplesmente discorde, o que deve ser feito ou, espera-se em um ambiente minimamente civilizado, é debater, trocar ideia, e não encher essa plataforma com posts irônicos, ácidos, debochados e com ataques velados, deslegitimando ou insinuando pouca inteligência dos membros e até brincadeiras com suicídio na tentativa de descredibilizar a opinião alheia quando ela diverge da sua. O que nos une aqui é justamente a vontade de saber mais sobre uma paixão em comum.

 

O que acontece, entretanto, é que qualquer momento que se traga algum argumento que vá contra a "paixão" de alguém, recebe-se muito ataques mascarados. Como o colega comentou antes, em momento algum foi dito ou sequer insinuado as coisas as quais foram sugeridas. Se estamos em uma plataforma de debate, não deveria haver espaço para intimidação quando se posta alguma coisa, como se o que publicamos devesse ser passado em uma peneira do "eu concordo" aplicada por alguns usuários para que, aí sim, o post seja digno de publicação. É patético e cansativo.

 

Todos aqui temos nossas próprias vivências e percepções sobre as coisas. Sejam por mera observação, seja por anos de estudo, publicações de artigos, congressos, leitura. Seja por interpretação de modelagem matemática, utilização de método científico, matemática básica, ou simplesmente por observação a partir do quintal sua casa. Tudo é válido.

Ninguém determina o que está correto ou não, senão a academia, e que, ainda assim, não está isenta de questionamentos; porém, ao contrario do que observamos ontem (e sinceramente, temos observado em vários momentos), com respeito.  

Respeitemos os profissionais geógrafos, meteorologistas, agrônomos, engenheiros, que se fazem presentes nessa plataforma. Respeitemos também quem é simplesmente entusiasta.

 

 

 

Um texto bem esclarecedor e uma opinião clara e correta do que houve por aqui nas últimas páginas.

Eu admito e aceito o fato de que me exaltei bastante, fui ácido e irônico na questão do assunto "climatologia", quando deveria ter focado exclusivamente no monitoramento que é o q gosto de fazer.

Peço desculpas à vc, Nestor, já que obviamente foi a partir de um post seu, o qual interpretei erroneamente que tudo começou. E acabou, pois não pretendo seguir em frente nessa temática que já se tornou enfadonha e de certa forma infrutífera. 

Não sou dono da verdade e nem vc o é, e que bom q essa é uma realidade, assim tem bastante coisa a ser descoberta.

 

Existe 1 definição climática para cada área do globo, mas inúmeras divisões para cada tipo climático, dependendo de vários fatores, regionais e locais.

Talvez, com o passar do tempo e com novos estudos q estão sendo realizados neste exato momento, possamos aprender mais.

 

Enfim, estou fazendo minha parte, de livre e espontânea vontade, admitindo minha falha e não espero absolutamente nada em reconhecimento disso.

E sim, houveram outros acontecimentos desagradáveis mas o foco deste post é exclusivamente esse, das últimas horas.

Que a paz esteja com todos.

Ótimo dia!

  • Like 8
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 11:03, Renan disse:

 

Bom dia, Samuel. Mas essa daí seria a classificação de Koppen, não ? No caso, JF aparece como Cwa nos bairros baixos e Cwb nos bairros altos por causa das temperaturas médias. Em todo caso seria definida como de clima mesotérmico. Mas como as chuvas obedecem claramente ao regime tropical, então eu não consideraria essa classificação de subtropical, de forma alguma. 

Oi Renan, baseei em Koppen para alguns parâmetros de corte de temperatura 18 e 22 graus, mas não o segui a risca na proposta.

A ideia é que o dominio climatico seja definido pela temperatura do mês mais frio de Equatorial até Polar.

A temperatura do mês mais quente vai dizer se é subtipo quente, ameno ou frio.

A duração da estação seca pode dizer se é úmido, neutro ou seco, que é a terceira variável de definição climática. Ao contrário de koppen, não levo em conta se é chuva de verão (w do Koppen) ou de inverno (s do Koppen).

 

Sim, eu sumo com o Tropical de Altitude, que só existe no Brasil. Tropical de Altitude = Subtropical. E, no caso de Juiz de Fora, assumo que a estação seca não é comprida o suficiente para o clima ser "Seco" - que aí poderia ser um Subtropical Seco, próximo do conceito de Tropical de Altitude.

 

Mas são suposições minhas, claro... Dignas de serem criticadas mesmo... rsrs.

 

Obrigado pelos comentários!!!

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Amanhecemos com céu encoberto e mínimas altas em relação aos últimos dias:

 

9,9ºC Lençol

10,0ºC Rio Vermelho Povoado

10,1ºC Mato Preto

10,4ºC Rio Negro

10,7ºC Rio Vermelho Estação

 

Sol deu as caras por aqui faz uns vinte minutos e as temperaturas que estão na casa dos 16ºC possivelmente irão bater os 20ºC hoje. 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Nenhuma classificação vai abarcar todas as nuances climáticas existentes. Sempre terá uma localidade que se sentirá "mal representada" o até mesmo injustiçada por ter seu potencial desconsiderado na tal classificação, em qualquer critério que for utilizado.

 

Achei a proposta do @sjmolive interessante. E olhem o que acontece: BH tá na mesma classificação climática que Montes Claros ("tropical"), porém tem médias mais próximas de Juiz de Fora ("subtropical"). Por que? Simples. Juiz de Fora está no limite superior da faixa subtropical e BH no limite inferior da faixa tropical. Estão próximas, mas com um critério entre elas, acontece. A propósito, o que seria AM?

 

Em 29/08/2023 em 21:02, Renan disse:


Estou sentindo falta de algum trabalho acadêmico (dissertação, tese) que se encarregasse de traçar um novo mapa climático de Minas Gerais. Ainda acho generalizado, por exemplo, colocar as cidades elevadas da Mantiqueira aqui do estado no mesmo Cwb de Diamantina, por exemplo. E mesmo BH e JF estão no mesmo Cwa. 

 

Seria bem vinda, embora algumas nuances são realmente muito sutis pra justificarem classificações novas. Tipo BH e Brasília, são cidades-irmãs, no meu ponto de vista. Têm médias térmicas e precipitação muito parecidas ao longo do ano, mas por motivos diferentes. Bsb tem mais altitude, BH sofre mais influência do oceano atlântico, tanto a ASAS quanto os sistemas polares que passam ali - e essa frente foi um exemplo. Essas diferenças justificam uma classificação diferente entre ambas? A meu ver, não. Juiz de Fora não difere muito da capital nas médias (térmicas e pluviométricas) ao longo do ano, embora a dinâmica (do inverno) seja realmente diferente em momentos específicos.

 

E o @Nestor Antonio Bresolin Junior tem razão aí. A palavra "tropical" é quase um bicho-papão aqui rsrs. Não pra mim, claro, que faço questão de sempre salientar a tropicalidade de Belo Horizonte. A capital mineira tem um clima tropical diferente do de Palmas, simples assim. Climas tropicais podem ser muito agradáveis, visto o observado em várias áreas de MG, e também apresentar bom dinamismo em alguns momentos. Além de o verão ser muito interessante de acompanhar, justamente pelo excesso de acontecimentos.

 

Vou tentar assustar alguns aqui: TROPICAL 👻

 

Edited by LeoP
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 11:46, sjmolive disse:

Oi Renan, baseei em Koppen para alguns parâmetros de corte de temperatura 18 e 22 graus, mas não o segui a risca na proposta.

A ideia é que o dominio climatico seja definido pela temperatura do mês mais frio de Equatorial até Polar.

A temperatura do mês mais quente vai dizer se é subtipo quente, ameno ou frio.

A duração da estação seca pode dizer se é úmido, neutro ou seco, que é a terceira variável de definição climática. Ao contrário de koppen, não levo em conta se é chuva de verão (w do Koppen) ou de inverno (s do Koppen).

 

Sim, eu sumo com o Tropical de Altitude, que só existe no Brasil. Tropical de Altitude = Subtropical. E, no caso de Juiz de Fora, assumo que a estação seca não é comprida o suficiente para o clima ser "Seco" - que aí poderia ser um Subtropical Seco, próximo do conceito de Tropical de Altitude.

 

Mas são suposições minhas, claro... Dignas de serem criticadas mesmo... rsrs.

 

Obrigado pelos comentários!!!

 

Eu tenho uma ideia de que essas classificações são meramente para fins acadêmicos. Na realidade fora dos livros não existe uma linha que marca a divisa entre o tropical e o subtropical. 

E sequer acho que existe o clima subtropical. Existe o tropical e o temperado, apenas, dentro dessa ideia minha.

A ideia que quero expor é que quanto mais a sul se vai, a porcentagem do tropical no DNA diminui. E aumenta a porcentagem do temperado. 

Ex:

 

Rio Branco 5% temperado e 95% tropical (equatorial)

Brasília 10% temperado e 90% tropical (de altitude)

Curitiba 60% temperado e 40% tropical (de altitude)

Florianópolis 70% temperado e 30% tropical

Buenos Aires 90% temperado e 10% tropical

 

* proporções aleatórias, só para expor a ideia

 

Quando fica 100% temperado, aí não existem mais o que chamamos de subtropical (que seria a proporção de temperado entre 50% e 99%)

 

Discordo na parte que afirma que o tropical de altitude seria o mesmo que o subtropical. Como Curitiba tem os dois climas no seu DNA, fica bem nítida a diferença. O tropical de altitude é frio no inverno, mas só no período noturno. E o clima é seco. Com o "subtropical", o frio é diurno também, pode ser úmido ou seco, vento e sensação de frio aumenta bastante.

 

 

 

 

 

 

 

 

Edited by stankevecz1
  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Menores temperaturas às 18 h UTC nas automáticas do INMET das capitais em 2023:

Campo Grande 8,6 C em 14 de junho

Curitiba-Simepar 9,9 C em 28 de agosto

Curitiba 10,3 C em 18 de julho 

São Paulo-Interlagos 10,9 C em 27 de agosto

São Paulo-Mirante 11,4 C em 27 de agosto

Porto Alegre-Belém Novo 11,8 C em 18 de julho

Porto Alegre-Jardim Botânico 12,2 C em 18 de julho

Cuiabá 13,1 C em 15 de junho

Florianópolis 14,3 C em 12 de junho

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Hoje o céu limpou completamente da cobertura de nuvens. Estou tendo um dia de céu completamente azul e temperaturas extremamente confortáveis aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP.

 

A mínima ficou nos 17,1 °C às 06:02. E a máxima, por enquanto, alcançou os 23 °C cravados. Junto com esse céu azul que vocês veem na foto, esses 23 °C dão o maior conforto do mundo.

 

Sempre que eu tiver sol, céu azul e 23 °C, vou tirar foto mandar aqui! É o clima mais agradável que existe.

IMG_20230830_132712.jpg

  • Like 13
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 12:10, LeoP disse:

Achei a proposta do @sjmolive interessante. E olhem o que acontece: BH tá na mesma classificação climática que Montes Claros ("tropical"), porém tem médias mais próximas de Juiz de Fora ("subtropical"). Por que? Simples. Juiz de Fora está no limite superior da faixa subtropical e BH no limite inferior da faixa tropical. Estão próximas, mas com um critério entre elas, acontece. A propósito, o que seria AM?

 

Oi Leo, veja que interessante.

 

Belo Horizonte é uma área metropolitana de quase 5 milhões de habitantes, uma ilha de calor digna de registro.

 

Aí veja temperaturas médias jan-jul-ano - normais 91/2020

 

Estações Inmet

 

Montes Claros  17˚S 600m 

24,6˚C - 20,6˚C - 23,5˚C

 

Belo Horizonte 20˚S 900m

23,7˚C - 19,4˚C - 22,1˚C

 

Juiz de Fora 22˚S 900m

21,8˚C - 16,7˚C - 19,4˚C

 

Curiosamente BH está bem próxima às temperaturas de Montes Claros que de Juiz de Fora. 

 

Além da ilha de calor BH, que julgo ser o mais importante para este fato,  a minha hipótese é que quem está a leste do Espinhaço/ Mantiqueira (JFora) tem mais influência marítima e é mais frio que quem está a oeste (BH MClaros).

 

Um pouco desta diferença pode ser a localização da estação de Montes Claros x BH em relação ao perímetro urbano.

 

Interessante, não?!

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Ficamos todos gratos pela mea culpa, @Carlos Campos. Que sigamos, evoluamos e elevemos o debate. Vida que segue.

 

--

 

Sobre a definição climática, eu gostaria de trazer um ponto de reflexão.

Farei um link com outras ciências, a dos solos mais precisamente. Sabemos que, na mecânica dos solos clássica e na pedologia, utilizamos como referência as classificações desenvolvidas sobretudo nos Estados Unidos e no Reino Unido. Nos baseamos nos parâmetros determinados em solos ensaiados em laboratórios europeus e norte-americanos, e que os dados foram meramente extrapolados através de modelagem matemática para, virtualmente, todos os locais do mundo, gerando mapas super bonitos.

Hoje sabemos que nenhuma dessas classificações são reais para solos fora dos EUA e da Europa, pois não levam em consideração quase nenhuma ou nenhuma característica dos solos brasileiros, e aqui me refiro aos solos tropicais, que são presentes em quase 100% do território. Logo, há um esforço de vários cientistas no Brasil para que tenhamos uma classificação nossa, que leva em consideração nossas características climáticas, ciclo de saturação, taxa de decomposição, microorganismos e etc. Isso tudo é muito diferente, exclusivo e particular de cada ponto do globo. Em suma, não se classifica solos tropicais (brasileiros) com parâmetros e metodologia dos solos temperados, pois é grotesco, anticientífico e impreciso. 

 

Na classificação climática, é a mesmíssima coisa. Utilizamos com frequência definições feitas nos EUA e na Europa para classificarmos os climas que eles sequer conhecem, com parâmetros que eles nunca utilizaram ou consideraram, o que resulta em mapas muito imprecisos e extremamente genéricos. Na verdade pouco importa pra eles os nossos microclimas. 

Meu ponto é que devemos, ou deveríamos, utilizar e apoiar uma classificação brasileira, feita por brasileiros, levando com consideração nossas particularidades climáticas, topográficas, hidrográficas. Felizmente temos a classificação do IBGE, que por mais simples e rudimentar que seja, é uma tentativa se não ficarmos reféns de definições que não nos representem. As nomenclaturas de subquente, mesotérmico e etc vêm daí.

 

Sobre a longa discussão de ontem, e que aparentemente ainda é tópico hoje, o que eu falei foi que conforme viajamos para sul, perde-se tropicalidade e ganha-se subtropicalidade. Curitiba compartilha mais características tropicalizadas do que Porto Alegre, ou até Florianópolis, por exemplo. Não foi dito nada além disso. E como o @LeoP colocou, basta desse bicho-papão com a palavra tropical.

 

--

 

Pra não ficar tão off topic assim, saibam que foi instalada uma nova estação em Vacaria/RS em uma das vinícolas de altitude da região!

Ela já está funcionando e esta manhã já marcou a menor mínima entre as estações do município, inclusive a da BASF e INMET.

 

 

Edited by Nestor Antonio Bresolin Junior
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 13:43, sjmolive disse:

Oi Leo, veja que interessante.

 

Belo Horizonte é uma área metropolitana de quase 5 milhões de habitantes, uma ilha de calor digna de registro.

 

Aí veja temperaturas médias jan-jul-ano - normais 91/2020

 

Estações Inmet

 

Montes Claros  17˚S 600m 

24,6˚C - 20,6˚C - 23,5˚C

 

Belo Horizonte 20˚S 900m

23,7˚C - 19,4˚C - 22,1˚C

 

Juiz de Fora 22˚S 900m

21,8˚C - 16,7˚C - 19,4˚C

 

Curiosamente BH está bem próxima às temperaturas de Montes Claros que de Juiz de Fora. 

 

Além da ilha de calor BH, que julgo ser o mais importante para este fato,  a minha hipótese é que quem está a leste do Espinhaço/ Mantiqueira (JFora) tem mais influência marítima e é mais frio que quem está a oeste (BH MClaros).

 

Um pouco desta diferença pode ser a localização da estação de Montes Claros x BH em relação ao perímetro urbano.

 

Interessante, não?!

 

 

Usando como referência a minha estação, ficaria assim:

 

Montes Claros  17˚S 600m 

24,6˚C - 20,6˚C - 23,5˚C

 

Belo Horizonte 20˚S 900m

23,7˚C - 19,4˚C - 22,1˚C

 

Juiz de Fora 22˚S 718m (maior parte da população)

23,3˚C - 16,2˚C - 20,1˚C

 

Neste caso o verão fica bem mais semelhante ao de BH, a média anual não altera muito, e o inverno fica ainda mais diferente na média.

 

Nessa situação, temos 3 estações representativas da população. Mas a tua estação também já é melhor que o mundinho paralelo do INMET, hehehe.

 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 12:22, stankevecz1 disse:

 

Eu tenho uma ideia de que essas classificações são meramente para fins acadêmicos. Na realidade fora dos livros não existe uma linha que marca a divisa entre o tropical e o subtropical. 

E sequer acho que existe o clima subtropical. Existe o tropical e o temperado, apenas, dentro dessa ideia minha.

A ideia que quero expor é que quanto mais a sul se vai, a porcentagem do tropical no DNA diminui. E aumenta a porcentagem do temperado. 

Ex:

 

Rio Branco 5% temperado e 95% tropical (equatorial)

Brasília 10% temperado e 90% tropical (de altitude)

Curitiba 60% temperado e 40% tropical (de altitude)

Florianópolis 70% temperado e 30% tropical

Buenos Aires 90% temperado e 10% tropical

 

* proporções aleatórias, só para expor a ideia

 

Quando fica 100% temperado, aí não existem mais o que chamamos de subtropical (que seria a proporção de temperado entre 50% e 99%)

 

Discordo na parte que afirma que o tropical de altitude seria o mesmo que o subtropical. Como Curitiba tem os dois climas no seu DNA, fica bem nítida a diferença. O tropical de altitude é frio no inverno, mas só no período noturno. E o clima é seco. Com o "subtropical", o frio é diurno também, pode ser úmido ou seco, vento e sensação de frio aumenta bastante.

 

 

 

 

 

 

 

 

Muito interessantes seus comentários e estas porcentagens, bem ilustrativas.

 

Quanto o Tropical de Altitude ter frio apenas no período noturno isso se aplica bem, por exemplo ao Sul de Minas longe da Mantiqueira, ao Alto Paranaíba, para falar de MG.

 

Eu já morei em Lavras, no Sul de Minas e é bem assim mesmo. Tem geada e tem tarde amena e ensolarada no mesmo dia.

 

Mas à medida que você se aproxima da Mantiqueira e dos locais mais altos do sul da Zona da Mata ou das Vertentes isso começa a não ser tão verdade.

 

Juiz de Fora tem média das máximas Inmet em julho de apenas 22˚C.

Compare com 20˚C em Curitiba e 25˚C em Belo Horizonte, para a mesma variável

Tudo bem que este dado de JF é influenciado pela localização topo da estação.

A minha estação Alphaville topo tem média das máximas em julho de 22,5˚C com registro médio de 7 dias mensais de máximas sub-20 no período 2020-23. Vê-se que não temos tardes tão quentes assim em julho por aqui.

 

 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 13:52, Renan disse:

 

Usando como referência a minha estação, ficaria assim:

 

Montes Claros  17˚S 600m 

24,6˚C - 20,6˚C - 23,5˚C

 

Belo Horizonte 20˚S 900m

23,7˚C - 19,4˚C - 22,1˚C

 

Juiz de Fora 22˚S 718m (maior parte da população)

23,3˚C - 16,2˚C - 20,1˚C

 

Neste caso o verão fica bem mais semelhante ao de BH, a média anual não altera muito, e o inverno fica ainda mais diferente na média.

 

Nessa situação, temos 3 estações representativas da população. Mas a tua estação também já é melhor que o mundinho paralelo do INMET, hehehe.

 

Legal esta comparação.

 

Mas veja que, na média, mesmo os dados de sua estação colocam BH (22,1) mais distante de JF (20,1) que de MOC (23,5) no quesito de temperaturas. Semelhante em janeiro e bem distante em julho.

 

Estava pensando outra coisa aqui - Acho que a estação de MOC se localiza próxima a área rural. Daí estes registros de temperatura média por lá.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Último decêndio de agosto vem tendo um comportamento incomum das chuvas em Brasília.

Na última noite e madrugada foram registrados temporais generalizados em diversas regiões, com registro de granizo em alguns pontos. 
 

Seguem os maiores acumulados em Brasília nas últimas 24h registrados nos pluviômetros automáticos do Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas Intensas (SIMCURB/ADASA):

 

Lago Sul: 58 mm
N. Bandeirante: 46,2 mm
Plano Piloto - Asa Sul: 40,4 mm
Arniqueira: 37,6 mm
Candangolandia: 34,2 mm
Parkway: 31 mm
Jardim Botânico: 30,2 mm
Gama: 29,4 mm
Santa Maria: 25,2 mm
Águas Claras: 23,2 mm
Sobradinho 2: 22,8 mm
Itapoã: 21,2 mm
Riacho Fundo 2: 21,2 mm
Plano Piloto - Asa Norte: 19,6 mm
São Sebastião: 19,2 mm
Guará: 15,2 mm

 

Outras estações com acumulados significativos:

 

Tororó (PWS): 62,4 mm
Brazlandia (INMET): 46,8 mm
Cachoeirinha (ANA): 43 mm
PADF (ANA) 41,4 mm
N. Band. (CEMADEN): 41,2 mm
PADDF (INMET): 36,6 mm
S. Sebastião (ANA): 35,2 mm
PADDF (INMET): 36,6 mm
SIA (ANA): 29 mm

 

Comportamento das chuvas nas regiões administrativas do DF desde o dia 25/08 (Rede SIMCURB):

image.jpeg.f4592d8966ee97d462f77eac4614c751.jpeg

 

Edited by Thiago_Farias
  • Like 14
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 29/08/2023 em 23:29, Maicon disse:

 

Estes mapas climatológicos são muito simplistas, e baseado muitas vezes não em dados reais, mas de deduções do que acredita-se ter naquela região.

Há, por exemplo, alguns mapas colocando média anual de chuva em 1200/1100mm em José Bonifácio, Rio Preto.

Mesmo com o déficit de chuva nos últimos verões, a média de 1970 a 2022 é de cerca de 1.450mm. Ou seja, uns 1.500mm, o que eu sempre falei.

Chover 1100mm no ano, pelo menos em JB, é ano ruim de chuva, com perdas significativas na agricultura. Daí se vê que é puro achismo mesmo de quem elaborou o mapa, pois apenas atualmente temos dados, e ainda assim nem tanto quanto necessário para fazer esta análise detalhada.

 

Mas Maicon, esses mapas antigos podem não estar tão fora da realidade assim.

Pelo menos aqui na capital paulista, realmente chovia menos no período aproximado de 1930 a 1970.

 

Vou pegar a estação do IAG que tem histórico mais longo, desde 1932.

1931-1960 => 1.238,5 mm

1961-1990 => 1.442,9 mm

1991-2020 => 1.551,8 mm

 

Agora, veja esses dados anuais do IAG das décadas de 1930 e 1940:

1933:   849,8 mm

1934: 1.071,7 mm

1935: 1.282,7 mm

1936: 1.129,9 mm

1937: 1.324,3 mm

1938: 1.247,4 mm

1939: 1.059,7 mm

1940: 1.043,7 mm

1941: 1.123,0 mm

1942: 1.143,4 mm

1943: 1.071,5 mm

1944: 1.067,6 mm

1945: 1.317,4 mm

1946: 1.086,7 mm

1947: 1.573,4 mm

1948: 1.152,7 mm

1949: 1.303,9 mm

1950: 1.383,0 mm

 

Só que no censo 1950, por exemplo, o estado de SP tinha 9,1 milhões de habitantes (Hoje são 45 milhões).

No mesmo censo, a região metropolitana da capital tinha 2,3 milhões (Hoje são 22 milhões).

 

Pelos dados do posto pluviométrico do Jardim da Luz, centro de Sampa, nota-se um período chuvoso entre (Aproximadamente) 1890 e 1930.

Um período mais seco entre 1930 e 1970.

E um novo período chuvoso (Mais do que o primeiro) a partir de 1980.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 8
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Hoje: 12°C - 24,5°C (parcial CIIAGRO)

 

--------------------------------------------

 

Sobre o debate em relação aos tipos climáticos, cada região do Brasil tem suas nuances, um fator importante pouco falado é a LONGITUDE, é só comparar, por exemplo, os climas de Goiânia e Governador Valadares, duas cidades 100% tropicais, mas com dinâmicas muito diferentes entre si.

Edited by KHS
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 13:34, BrunoSaoPauloCapital disse:

Hoje o céu limpou completamente da cobertura de nuvens. Estou tendo um dia de céu completamente azul e temperaturas extremamente confortáveis aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP.

 

A mínima ficou nos 17,1 °C às 06:02. E a máxima, por enquanto, alcançou os 23 °C cravados. Junto com esse céu azul que vocês veem na foto, esses 23 °C dão o maior conforto do mundo.

 

Sempre que eu tiver sol, céu azul e 23 °C, vou tirar foto mandar aqui! É o clima mais agradável que existe.

 

De agora até meados de novembro, aproximadamente, com o Atlântico ainda relativamente frio, é a época em que o litoral de SP até SC vira outro mundo em relação ao planalto.

Pelo menos nos litorais paulista e paranaense é a época de uma série interminável de dias nublados.

Veremos muitos dias com o planalto torrando e o litoral ameno.

 

-------------

 

Quanto a essa história de classificação climática, concordo totalmente com o Nestor Bresolin: mesmo com possíveis deficiências, a meu ver o ideal é uma classificação brasileira.

 

Um fator que parece que (Salvo engano meu) não foi comentado aqui e é um parâmetro interessante (Evidentemente não é o único) para ter uma idéia de quanto um clima é tropical, é a diferença entre as temperaturas médias do mês mais quente e do mês mais frio.

 

A título de curiosidade, uma lista com o valor daquela diferença (Mês mais quente - mês mais frio, 1991-2020):

Belo Horizonte: 4,6°C

Juiz de Fora (INMET): 5,4°C

São Paulo (Mirante): 6,3°C

Curitiba: 7,6°C

Florianópolis: 8,8°C

Porto Alegre: 10,9°C

Santa Vitória do Palmar-RS: 11,4°C

Buenos Aires: 13,9°C

 

-------------

 

No monitoramento, depois de mais uma noite de céu encoberto, Sampa teve um dia de sol sempre com a presença de alguns cumulus.

Houve hora em que o visual parecia um começo de tarde de verão, só faltou o abafamento e um pouco mais de calor.

Já tivemos ventos continentais à tarde.

 

Mirante (Aut): 14,3°C / 26,4°C

Interlagos: 14,0°C / 26,4°C

IAG: 14,2°C / 26,0°C

 

As previsões são de que o calor retorna no próximo fim-de-semana.

Vamos ver...

 

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 11
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

ainda temos 21 °C em Canoas e céu segue limpo! Previsão de mínima de 11 pelo weather.com

tem um certo abafamento primaveril (aquele que é leve e não tenebroso como o de verão)

 

amanhã aquece mais, podendo chegar a 27, e será novamente ensolarado. 

 

tempo.com continua mantendo chance de acumulados significativos entre sexta e segunda, podendo totalizar mais de 80 mm neste período. 

uma nova montanha-russa na previsão, dinÂmica pura:

 

image.png.1180d9d6805395c2605d27552d6352a4.png

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 14:07, sjmolive disse:

Mas à medida que você se aproxima da Mantiqueira e dos locais mais altos do sul da Zona da Mata ou das Vertentes isso começa a não ser tão verdade.

 

Juiz de Fora tem média das máximas Inmet em julho de apenas 22˚C.

Compare com 20˚C em Curitiba e 25˚C em Belo Horizonte, para a mesma variável

Tudo bem que este dado de JF é influenciado pela localização topo da estação.

A minha estação Alphaville topo tem média das máximas em julho de 22,5˚C com registro médio de 7 dias mensais de máximas sub-20 no período 2020-23. Vê-se que não temos tardes tão quentes assim em julho por aqui.

 

Realmente essa comparação com Curitiba me pareceu errônea.

 

> Primeiro, porque 2°C é bastante diferença.

> Segundo, que você mesmo disse: a estação representa apenas uma parte menor. Maior parte da cidade parece estar a 700/750 metros em média. Então não há porque chamar de "Juiz de Fora" como se fosse uma média da cidade.

> Terceiro que Curitiba tem uma área urbanizada bem maior, e com isso, muito provavelmente médias mais elevadas pela ação humana.

 

Eu acho que se você deseja comparar dois climas (regiões) com eficácia, nem a localização da estação, nem a urbanização deve influenciar.

 

Me corrija se estiver errado, mas até onde eu sei, a normal 61-90 tinha 19,6°C de máxima no mês mais frio em Curitiba. Nesta época, seguramente, Curitiba e RM já tinham bem mais urbanização que JF. E a média máxima de JF era de 22,2°C. Então são +2,6°C já naquela época. Esta diferença provavelmente seria maior, se ambas as cidades estivessem na mesma condição de urbanização.

 

Se você quer comparar o INMET de Juiz de Fora, acho que deve procurar uma estação de topo com bem menos urbanização na região de Curitiba.

 

Eu não sei se existe, pois parece que as estações pouco urbanizadas, são em baixada, na maioria. INMET de Colombo talvez? É assunto para os senhores @stankevecz1 e @Carlos Campos.

 

A comparação não pareceu realista da maneira que foi exposta.

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

On 8/30/2023 at 7:19 PM, Aldo Santos said:

 

De agora até meados de novembro, aproximadamente, com o Atlântico ainda relativamente frio, é a época em que o litoral de SP até SC vira outro mundo em relação ao planalto.

Pelo menos nos litorais paulista e paranaense é a época de uma série interminável de dias nublados.

Veremos muitos dias com o planalto torrando e o litoral ameno.

 

-------------

 

Quanto a essa história de classificação climática, concordo totalmente com o Nestor Bresolin: mesmo com possíveis deficiências, a meu ver o ideal é uma classificação brasileira.

 

Um fator que parece que (Salvo engano meu) não foi comentado aqui e é um parâmetro interessante (Evidentemente não é o único) para ter uma idéia de quanto um clima é tropical, é a diferença entre as temperaturas médias do mês mais quente e do mês mais frio.

 

A título de curiosidade, uma lista com o valor daquela diferença (Mês mais quente - mês mais frio, 1991-2020):

Belo Horizonte: 4,6°C

Juiz de Fora (INMET): 5,4°C

São Paulo (Mirante): 6,3°C

Curitiba: 7,6°C

Florianópolis: 8,8°C

Porto Alegre: 10,9°C

Santa Vitória do Palmar-RS: 11,4°C

Buenos Aires: 13,9°C

 

-------------

 

No monitoramento, depois de mais uma noite de céu encoberto, Sampa teve um dia de sol sempre com a presença de alguns cumulus.

Houve hora em que o visual parecia um começo de tarde de verão, só faltou o abafamento e um pouco mais de calor.

Já tivemos ventos continentais à tarde.

 

Mirante (Aut): 14,3°C / 26,4°C

Interlagos: 14,0°C / 26,4°C

IAG: 14,2°C / 26,0°C

 

As previsões são de que o calor retorna no próximo fim-de-semana.

Vamos ver...

 

 

 

Tens razão, Aldo. A amplitude térmica anual é um belo indicativo também, que vai aumentando conforme se ganha latitude.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

☀️🌤️🌤️🌥️☁️🌧️

 

Máxima: 28,1°C em Iporã do Oeste/Linha Taquarussu

Mínima: -1,9°C em São Joaquim/Caminhos da Neve

Menor máxima: 14,7°C no Morro da Igreja

Rajada máxima: 46,4 km/h no Morro das Torres

Precipitação máxima: 3,2 mm em Navegantes/São Domingos

 

> Dia com bastante sol e poucas nuvens em grande parte do estado. Bem próximo da costa costa, ficou um pouco mais nublado. A chuva foi no começo da madrugada.

 

> Oeste tendo outra vez a máxima do estado. Já é ao menos, pela 3ª vez consecutiva. O interior do continente está começando a esquentar...

 

> Tem tudo para negativar amanhã.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 13:43, sjmolive disse:

Oi Leo, veja que interessante.

 

Belo Horizonte é uma área metropolitana de quase 5 milhões de habitantes, uma ilha de calor digna de registro.

 

Aí veja temperaturas médias jan-jul-ano - normais 91/2020

 

Estações Inmet

 

Montes Claros  17˚S 600m 

24,6˚C - 20,6˚C - 23,5˚C

 

Belo Horizonte 20˚S 900m

23,7˚C - 19,4˚C - 22,1˚C

 

Juiz de Fora 22˚S 900m

21,8˚C - 16,7˚C - 19,4˚C

 

Curiosamente BH está bem próxima às temperaturas de Montes Claros que de Juiz de Fora. 

 

Além da ilha de calor BH, que julgo ser o mais importante para este fato,  a minha hipótese é que quem está a leste do Espinhaço/ Mantiqueira (JFora) tem mais influência marítima e é mais frio que quem está a oeste (BH MClaros).

 

Um pouco desta diferença pode ser a localização da estação de Montes Claros x BH em relação ao perímetro urbano.

 

Interessante, não?!

 

 

A ilha de calor é realmente importante, mas houve uma mudança de dinâmica atmosférica muito evidente. Montes Claros aqueceu mais que a capital Belo Horizonte da última normal para esta atual, mesmo você considerando uma estação rural lá (portanto fora da cidade) e uma do hipercentro de BH.

 

...............

 

Creio que a discrepância foi devido ao fato de sua análise ter levado em consideração um extremo frio de Juiz de Fora e um extremo quente de Belo Horizonte. Eu baseei meu comentário no que eu registro aqui na Pampulha e no que o Renan registra na estação dele, uma vez que, segundo ele sempre enfatiza, é a estação mais relevante para a realidade de Juiz de Fora. Creio que o INMET para Juiz de Fora seria o equivalente à estação Cercadinho para BH (ou estou exagerando?)

 

Aqui na capital, embora a estação hipercentral (que vc usou) seja muito relevante (pela localização), ela não é a mais representativa para a cidade e seus moradores. Além de percepções empíricas, me baseio neste estudo da UFMG sobre o assunto, em que foi feito um mapa climático analítico de Belo Horizonte.

 

Deixo, aqui abaixo, o mapa, em que quanto mais próximo de 8 (tons alaranjados/vermelhos), maior a influência urbana sobre o clima local:

 

1505894809_Mapaclimtico-analticoeestaesmeteorolgicasdeBH.png.1eaa041b5e837e63ba8ec4db038782b7.png

 

Vê-se, claramente, que o INMET Central representa uma porção relativamente pequena do município - a mais artificialmente aquecida - e a Pampulha está numa região muito mais dentro da média dos bairros (em verde), sem viés frio, uma vez que há vastas áreas do município mais frias que ela (tons em azul).

 

Tendo isso em vista, fazendo uma extrapolação, estimo que a média de julho da Pampulha seja de 18,X e a anual próxima de 21,5C. Na média anual, BH (Pampulha) já fica ligeiramente mais próxima de Juiz de Fora (Bandeirantes) que Moc. 
 

 

Edited by LeoP
  • Like 7
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2023 em 20:35, Moretão disse:

 

Realmente essa comparação com Curitiba me pareceu errônea.

 

> Primeiro, porque 2°C é bastante diferença.

> Segundo, que você mesmo disse: a estação representa apenas uma parte menor. Maior parte da cidade parece estar a 700/750 metros em média. Então não há porque chamar de "Juiz de Fora" como se fosse uma média da cidade.

> Terceiro que Curitiba tem uma área urbanizada bem maior, e com isso, muito provavelmente médias mais elevadas pela ação humana.

 

Eu acho que se você deseja comparar dois climas (regiões) com eficácia, nem a localização da estação, nem a urbanização deve influenciar.

 

Me corrija se estiver errado, mas até onde eu sei, a normal 61-90 tinha 19,6°C de máxima no mês mais frio em Curitiba. Nesta época, seguramente, Curitiba e RM já tinham bem mais urbanização que JF. E a média máxima de JF era de 22,2°C. Então são +2,6°C já naquela época. Esta diferença provavelmente seria maior, se ambas as cidades estivessem na mesma condição de urbanização.

 

Se você quer comparar o INMET de Juiz de Fora, acho que deve procurar uma estação de topo com bem menos urbanização na região de Curitiba.

 

Eu não sei se existe, pois parece que as estações pouco urbanizadas, são em baixada, na maioria. INMET de Colombo talvez? É assunto para os senhores @stankevecz1 e @Carlos Campos.

 

A comparação não pareceu realista da maneira que foi exposta.


A estação de topo que serviria para esta comparação talvez fosse o aeroporto Afonso Pena.

Outras estações de topo são muito mais altas . Cachoeira tem 1000m, Campo Largo Red Barn 1100m.

Colombo Inmet é uma encosta. Pra comparar máximas serviria, mas as mínimas já pegam um pouco do efeito baixada.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Como não tem previsão de chuva nas próximas duas horas, pode se dizer como fechado o dado da chuva de agosto no Mirante: foram 28,3mm na convencional. Agosto é um dos meses que foi menos chuvoso que o de 2022 e é apenas a terceira vez que isso acontece neste ano, bem como o segundo menor valor do ano, atrás apenas de julho. 

 

2023 no Mirante, em comparação com 2022(se foi mais ou menos chuvoso, dado da convencional 2023 em relação ao da automática 2022): 

 

Mais chuvosos que o de 2022: fevereiro, março, abril, junho e julho. 

 

Menos chuvosos que o de 2022: janeiro, maio e agosto. 

 

Maio teve praticamente o mesmo valor do ano passado, mas se comparar apenas a automática deste ano, maio foi ligeiramente mais chuvoso. 

 

 

Edited by Darley
  • Like 9
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2023 em 06:57, Darley disse:

Como não tem previsão de chuva nas próximas duas horas, pode se dizer como fechado o dado da chuva de agosto no Mirante: foram 28,3mm na convencional. Agosto é um dos meses que foi menos chuvoso que o de 2022 e é apenas a terceira vez que isso acontece neste ano, bem como o segundo menor valor do ano, atrás apenas de julho. 

 

2023 no Mirante, em comparação com 2022(se foi mais ou menos chuvoso, dado da convencional 2023 em relação ao da automática 2022): 

 

Mais chuvosos que o de 2022: fevereiro, março, abril, junho e julho. 

 

Menos chuvosos que o de 2022: janeiro, maio e agosto. 

 

Maio teve praticamente o mesmo valor do ano passado, mas se comparar apenas a automática deste ano, maio foi ligeiramente mais chuvoso. 

 

 

Curioso que mesmo com aqueles episódios de trovoadas que tivemos ao longo do mês, isso não refletiu na precipitação e o mês ainda conseguiu terminar abaixo da média.  A chuva prometida no fim do mês, decepcionou. Aqui por perto, em Mauá, já tivemos um acumulado bem mais relevante, na casa dos 70mm. Vou postar mais detalhes no tópico de resumos climatológicos.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Hoje temos uma manhã que amanheceu com sol, mas chegou uma nebulosidade que está dominando tudo aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP.

 

Mínima foi de 17,1 ºC às 06:05. E agora (09:25), já estamos com 20,5 ºC e 72% de URA. A máxima prevista é de 24 ºC, tanto hoje, quanto amanhã.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2023 em 06:57, Darley disse:

Como não tem previsão de chuva nas próximas duas horas, pode se dizer como fechado o dado da chuva de agosto no Mirante: foram 28,3mm na convencional. Agosto é um dos meses que foi menos chuvoso que o de 2022 e é apenas a terceira vez que isso acontece neste ano, bem como o segundo menor valor do ano, atrás apenas de julho. 

 

2023 no Mirante, em comparação com 2022(se foi mais ou menos chuvoso, dado da convencional 2023 em relação ao da automática 2022): 

 

Mais chuvosos que o de 2022: fevereiro, março, abril, junho e julho. 

 

Menos chuvosos que o de 2022: janeiro, maio e agosto. 

 

Maio teve praticamente o mesmo valor do ano passado, mas se comparar apenas a automática deste ano, maio foi ligeiramente mais chuvoso. 

 

 


Eu estava achando que Agosto tinha sido bem mais chuvoso por aí , mas ledo engano. Choveu mais em Juiz de Fora do que em São Paulo neste mês , um fato incomum para o inverno. 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Já que estamos no último dia do inverno (meteorológico), eu posso dizer que o inverno de 2023 foi o menos frio, e com menos cara de inverno entre os 3 invernos que passei aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP. Eu cheguei aqui em março de 2021.

 

Em 2021, nós tivemos mínima anual de 9,5 ºC! Aqui é bem difícil de ter sub 10, mesmo sob massa de ar polar.

 

Já em 2022, esfriou menos, chegando a 12 ºC.

 

E em 2023, a menor mínima que peguei foram os 14,3 ºC do dia 5 de julho de 2023. Acredito que, como amanhã começa a primavera, não teremos mais chance de baixar desses 14,3 ºC.

 

Torço para que a primavera seja cheia de máximas sub 25.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.