Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão América do Norte 2023


Leandro A M Leite
 Share

Recommended Posts

  • 3 weeks later...
Em 17/08/2023 em 07:16, Wagner97 disse:

Uma baixa pressão (ciclone?) promete levar chuvas bem expressivas para a Califórnia nos próximos dias… O quão raro isso é em Agosto?

IMG_5819.jpeg

É um furacão (assunto para o tópico dos furacões)

 

Nessa região da Califórnia é praticamente impossível ter furacão porque as águas são mais frias, mas elas estão nesta momento mais quentes do que o normal. 

Edited by Darley
  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/08/2023 em 07:16, Wagner97 disse:

Uma baixa pressão (ciclone?) promete levar chuvas bem expressivas para a Califórnia nos próximos dias… O quão raro isso é em Agosto?

 

Pois é... a maior parte da Califórnia tem o chamado clima mediterrâneo, que se caracteriza por verões secos e invernos chuvosos (Como no Mediterrâneo "de verdade", na Europa).

A média de agosto (1991-2020) em duas estações de Los Ângeles é 0,0 mm.

Portanto, chuva nesta época por lá deve ser algo muito raro.

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Me mudei para o Canadá. 

 

Enquanto o Brasil está torrando de calor em Setembro, aqui no Canadá... está torrando também?

 

Ok, sem temperaturas na região dos 40⁰C por aqui. Mesmo assim, está fazendo muito mais calor do que o normal para fim de Setembro e início de Outubro, época em que o clima de verão já está definitivamente enterrado e começa a esfriar de forma mais significativa.

 

Onde estou morando, Saskatoon (um freezer semelhante a Winnipeg), os dias estao agradáveis e até quentes. Está previsto 28⁰C para amanhã. Depois disso, fica mais frio, porém ainda nada de mais para esta época do ano. A temperatura média em Setembro é 5.5 / 18.4 e em Outubro é -1.4 / 10.3.

 

351996894_Screenshot_20230925-083805_SamsungInternet.jpg.e5c92ac3c16f85c4fc801a2f54747d06.jpg

 

Já em Windsor, a cidade mais ao sul do Canadá, Outubro deve começar com muito calor. Naturalmente o clima lá é mais quente, com média de 6.7 / 15.8 em Outubro. Mesmo assim, estará muitíssimo mais quente que o normal.

 

135595266_Screenshot_20230925-082844_SamsungInternet.thumb.jpg.2d51edde396788c89e27d9359bdbf000.jpg

 

Apesar do calorzinho, a vegetação já está completamente em ritmo de outono aqui em Saskatoon, garantindo um espetáculo visual colorido nos mais variados tons:

 

IMG-20230924-WA0039.thumb.jpg.4295b91c8cec7f2f4953d2f3221e54ee.jpg

 

IMG-20230924-WA0042.thumb.jpg.14165d83b9fbde1ecf2794d0fc2472f0.jpg

 

IMG-20230924-WA0062.thumb.jpg.2d873d51a35a08f0883a3af39bcd7154.jpg

 

É bom eu aproveitar enquanto o clima ainda está favorável. No Canadá, não importa se o inverno for muito mais quente que a média, ainda é garantido que fará muito frio. Em Saskatoon, a média em Janeiro é de -18.9 / -8.8. Não há aquecimento global que consiga fazer isso virar calor, haha.

  • Like 12
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Nós brasileiros tivemos essa concepção de que os EUA fossem um país, no geral frio, graças aos filmes com neve, como os de Natal, mas, eu vejo  que é um país cujo calor é um dos piores do mundo, principalmente no sul e sudoeste no verão, com temperaturas que passam dos 40 C, ou até dos 45 C, como em Phoenix e Las Vegas, e até mais de 50 C no Vale da Morte, aliás, o recorde de maior temperatura da Terra pertence aos EUA, ao Death Valey, e Phoenix é a maior capital estadual em população dos EUA, não dá pra considerar os Estados Unidos um país frio, é um país considerado relativamente quente pelos climatologistas, assim como a China também é. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 27/09/2023 em 14:02, Leandro A M Leite disse:

Nós brasileiros tivemos essa concepção de que os EUA fossem um país, no geral frio, graças aos filmes com neve, como os de Natal, mas, eu vejo  que é um país cujo calor é um dos piores do mundo, principalmente no sul e sudoeste no verão, com temperaturas que passam dos 40 C, ou até dos 45 C, como em Phoenix e Las Vegas, e até mais de 50 C no Vale da Morte, aliás, o recorde de maior temperatura da Terra pertence aos EUA, ao Death Valey, e Phoenix é a maior capital estadual em população dos EUA, não dá pra considerar os Estados Unidos um país frio, é um país considerado relativamente quente pelos climatologistas, assim como a China também é. 

 

Mais ou menos. Concordo que existe esta visão distorcida de que os invernos são necessariamente frios e com muita neve nos EUA, somada a um desconhecimento geográfico que pode fazer muita gente imaginar que o clima mais típico dos EUA é algo tipo Chicago.

 

Mas também acho que nunca foi mistério que lá faz calor, que existem regiões desérticas e climas tropicais ou perto disso. E de fato o frio que pode fazer lá no inverno é bem significativo. Com exceção de boa parte da Flórida, Califórnia, e das partes de menor altitude e latitude dos estados do sul dos EUA no geral (como Phoenix), os invernos são de frios a gélidos, não menos que isso. Mais frios do que nas cidades mais frias do Brasil. Nem sempre com neve no Natal,  mas quase sempre havendo algumas massas polares que derrubam as temperaturas para dois dígitos abaixo de zero e até mesmo máximas negativas.

 

A China acho ainda mais impressionante pela capacidade de fazer frio em latitudes tão baixas, mas também faz um calor de lascar por lá no verão.

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje a temperatura mínima foi de -1,0⁰C e a máxima de 11,0⁰C no aeroporto de Saskatoon. Primeira negativa desde o dia 30 de Maio. Seria facilmente um dos dias mais frios do ano onde eu morava no Brasil.

 

Mesmo assim, considerando que passei o dia em casa, foi possível ficar o dia todo usando roupas curtas. Não porque sou daqueles que aguenta o frio (bem pelo contrário), mas simplesmente por ser muito quente aqui dentro. Estou tão mal acostumado a ficar sentindo este calor de calefação dentro de casa que estou tendo que deixar a janela aberta para sentir um pouco do ar mais frio. Sem exagero, o termômetro do meu imã de geladeira já chegou a marcar 28⁰C aqui dentro. O mesmo termômetro marcava menos de 15⁰C dentro do meu apartamento no Brasil, quando fazia mais frio. E não há muito o que fazer para não ficar tão quente aqui, pois o prédio todo é quente. Bem, talvez eu não reclame disso mais adiante quando o inverno canadense chegar para valer.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Os Estados Unidos são um dos únicos países do mundo, senão o único, que abriga todos os domínios climáticos presentes na terra, e isso é visível, em termos ilustrativos, em uma porção muito diminuta: o Hawaii.

 

Visitei o Hawaii algumas vezes. Na primeiro vez que fui pra lá, eu estava no início da faculdade, então não tinha tanto conhecimento sobre clima. Enquanto eu viajava pela Big Island (a Ilha denominada Hawaii, de facto), fiquei impressionado como, em questão de algumas horas, eu estava dirigindo em uma região de savana semelhante ao cerrado do Brasil, depois em uma floresta equatorial, florestas mediterrâneas e, quando subi o vulcão Kilauea, estar tão frio que toda a montanha estava coberta de neve. Lembrando que a Big Island é minúscula.

 

O que eu quero dizer com isso é que não se tem como definir os EUA como um país quente ou um país frio. Ocorre que é um país 99.9% localizado na zona temperada e que tem seu território disposto longitudinalmente, e banhados por dois grandes oceanos em seus extremos.

 

Os EUA têm os desertos mais quentes do mundo, e as pradarias mais frias do mundo para sua latitude. Montana e Wyoming foram os locais mais frios que já visitei, com exceção de Yukon e Québec. Poucas cidades grandes do mundo são tão ou mais frias que Chicago, Nova York ou Boston.

 

Os invernos dos EUA são dos mais frios entre quase todos os países do planeta. Não existem regiões do mundo, com a mesma latitude e altitude que Kansas ou Missouri, por exemplo, com invernos tão frios. Nenhum local da Europa, com exceção talvez da Rússia ocidental e alguns países da Ásia Central, como Casaquistão. O único lugar do mundo que, climatologicamente falando, se assemelha com os EUA, e bate de frente, é a China.

 

Em termos muito mais sutis, e trazendo para o Hemisfério Sul, a Argentina seria o que temos mais próximo.

Mas, como o @EduardoFinattocomentou, acredito também que somente a China é o pais que bate os EUA em médias mínimas. Há locais da China com climas glaciais, que nos EUA só são encontrados em algumas regiões do Alaska.  

Edited by Nestor Antonio Bresolin Junior
  • Like 6
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 25/09/2023 em 12:01, EduardoFinatto disse:

Me mudei para o Canadá. 

 

Enquanto o Brasil está torrando de calor em Setembro, aqui no Canadá... está torrando também?

 

Ok, sem temperaturas na região dos 40⁰C por aqui. Mesmo assim, está fazendo muito mais calor do que o normal para fim de Setembro e início de Outubro, época em que o clima de verão já está definitivamente enterrado e começa a esfriar de forma mais significativa.

 

Onde estou morando, Saskatoon (um freezer semelhante a Winnipeg), os dias estao agradáveis e até quentes. Está previsto 28⁰C para amanhã. Depois disso, fica mais frio, porém ainda nada de mais para esta época do ano. A temperatura média em Setembro é 5.5 / 18.4 e em Outubro é -1.4 / 10.3.

 

351996894_Screenshot_20230925-083805_SamsungInternet.jpg.e5c92ac3c16f85c4fc801a2f54747d06.jpg

 

Já em Windsor, a cidade mais ao sul do Canadá, Outubro deve começar com muito calor. Naturalmente o clima lá é mais quente, com média de 6.7 / 15.8 em Outubro. Mesmo assim, estará muitíssimo mais quente que o normal.

 

135595266_Screenshot_20230925-082844_SamsungInternet.thumb.jpg.2d51edde396788c89e27d9359bdbf000.jpg

 

Apesar do calorzinho, a vegetação já está completamente em ritmo de outono aqui em Saskatoon, garantindo um espetáculo visual colorido nos mais variados tons:

 

IMG-20230924-WA0039.thumb.jpg.4295b91c8cec7f2f4953d2f3221e54ee.jpg

 

IMG-20230924-WA0042.thumb.jpg.14165d83b9fbde1ecf2794d0fc2472f0.jpg

 

IMG-20230924-WA0062.thumb.jpg.2d873d51a35a08f0883a3af39bcd7154.jpg

 

É bom eu aproveitar enquanto o clima ainda está favorável. No Canadá, não importa se o inverno for muito mais quente que a média, ainda é garantido que fará muito frio. Em Saskatoon, a média em Janeiro é de -18.9 / -8.8. Não há aquecimento global que consiga fazer isso virar calor, haha.

Acho que só mesmo a região ali de Vancouver/Victoria é que tem um inverno muito brando para os padrões canadenses. Mal neva no inverno. Ainda assim, é bastante frio para os padrões brasileiros.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 27/09/2023 em 17:02, Leandro A M Leite disse:

Nós brasileiros tivemos essa concepção de que os EUA fossem um país, no geral frio, graças aos filmes com neve, como os de Natal, mas, eu vejo  que é um país cujo calor é um dos piores do mundo, principalmente no sul e sudoeste no verão, com temperaturas que passam dos 40 C, ou até dos 45 C, como em Phoenix e Las Vegas, e até mais de 50 C no Vale da Morte, aliás, o recorde de maior temperatura da Terra pertence aos EUA, ao Death Valey, e Phoenix é a maior capital estadual em população dos EUA, não dá pra considerar os Estados Unidos um país frio, é um país considerado relativamente quente pelos climatologistas, assim como a China também é. 

A característica mais marcante do clima dos EUA é a continentalidade. O que significa verões muito quentes e invernos gelados. Dizer que é um país “quente” ou frio” é muito vago.

A continentalidade é a regra, mas é claro que existem exceções, como o sul da Flórida, região de LA e São Francisco, etc.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

On 10/1/2023 at 9:28 AM, Wagner97 said:

Acho que só mesmo a região ali de Vancouver/Victoria é que tem um inverno muito brando para os padrões canadenses. Mal neva no inverno. Ainda assim, é bastante frio para os padrões brasileiros.


A região de Vancouver e Victoria é de fato bem amena em relação às demais regiões canadenses, no inverno, devido aos intermináveis dias de chuva. Passei dois invernos em Vancouver, e era mesmo como chamavam: Raincouver. Porém, quando ocorria de alguma MP chegar na cidade e “secar” tudo, ocorria temperaturas bem baixas, com alguns vários dias com máxima negativa. A mínima que peguei lá foi -15⁰C que, claro, não são nada em comparação aos -38⁰C que presenciei em Ottawa. 


Os verões, porém, são muito mais frescos que o resto do território tbm, ate frios. Lembro que em julho, quando fazia 35⁰C em Montréal, não passava dos 20⁰C em Vancouver.

 

E sobre a neve, caia uma vez, no máximo duas ou três vezes, por mês, entre novembro e fevereiro, e não mais de 20/30 cm.  

  • Like 6
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

On 10/1/2023 at 9:40 AM, Wagner97 said:

A característica mais marcante do clima dos EUA é a continentalidade. O que significa verões muito quentes e invernos gelados. Dizer que é um país “quente” ou frio” é muito vago.

A continentalidade é a regra, mas é claro que existem exceções, como o sul da Flórida, região de LA e São Francisco, etc.


Isso, justamente por ser um território maior no eixo x do que em y. A questão da Costa Oeste é uma tendência em praticamente todos os continentes, tanto que os climas mediterrâneos quase sempre se localizam nessa porção das massas continentais.

 

E ainda sobre os EUA, tem a questão de que não existe barreira natural de MP vindas do norte. Elas são canalizadas através das Grandes Planícies até o golfo do México pelas Rochosas de um lado, e pelos Apalaches do outro. O que não acontece em nenhuma outra lugar do hemisfério norte, senão, em menor escala, na China.

 

Na Argentina e Brasil temos algo parecido, como as MPs que conseguem avançar até o Acre sem grandes barreiras naturais, sendo canalizadas de um lado pelos Andes e do outro pelos Planaltos Brasileiros. Tanto é que o Acre é o local do mundo, com aquela altitude e latitude, que faz mais frio no mundo. 

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Em 25/09/2023 em 12:01, EduardoFinatto disse:

Me mudei para o Canadá. 

 

Enquanto o Brasil está torrando de calor em Setembro, aqui no Canadá... está torrando também?

 

Ok, sem temperaturas na região dos 40⁰C por aqui. Mesmo assim, está fazendo muito mais calor do que o normal para fim de Setembro e início de Outubro, época em que o clima de verão já está definitivamente enterrado e começa a esfriar de forma mais significativa.

 

Onde estou morando, Saskatoon (um freezer semelhante a Winnipeg), os dias estao agradáveis e até quentes. Está previsto 28⁰C para amanhã. Depois disso, fica mais frio, porém ainda nada de mais para esta época do ano. A temperatura média em Setembro é 5.5 / 18.4 e em Outubro é -1.4 / 10.3.

 

351996894_Screenshot_20230925-083805_SamsungInternet.jpg.e5c92ac3c16f85c4fc801a2f54747d06.jpg

 

Já em Windsor, a cidade mais ao sul do Canadá, Outubro deve começar com muito calor. Naturalmente o clima lá é mais quente, com média de 6.7 / 15.8 em Outubro. Mesmo assim, estará muitíssimo mais quente que o normal.

 

135595266_Screenshot_20230925-082844_SamsungInternet.thumb.jpg.2d51edde396788c89e27d9359bdbf000.jpg

 

Apesar do calorzinho, a vegetação já está completamente em ritmo de outono aqui em Saskatoon, garantindo um espetáculo visual colorido nos mais variados tons:

 

IMG-20230924-WA0039.thumb.jpg.4295b91c8cec7f2f4953d2f3221e54ee.jpg

 

IMG-20230924-WA0042.thumb.jpg.14165d83b9fbde1ecf2794d0fc2472f0.jpg

 

IMG-20230924-WA0062.thumb.jpg.2d873d51a35a08f0883a3af39bcd7154.jpg

 

É bom eu aproveitar enquanto o clima ainda está favorável. No Canadá, não importa se o inverno for muito mais quente que a média, ainda é garantido que fará muito frio. Em Saskatoon, a média em Janeiro é de -18.9 / -8.8. Não há aquecimento global que consiga fazer isso virar calor, haha.

Primeiramente, parabéns pela coragem de realizar essa mudança de vida, um giro de 360° se comparada a realidade do nosso país. 

Eu admiro muito, pessoas com essa capacidade de decisão, principalmente nesse teu caso em específico, q escolheu uma cidade com clima tendendo para o temperado frio continental, o qual não é encontrado nem mesmo no extremo sul da Argentina.

Sobre morar em lugares com clima parecido ao que existe por aí, já desejei poder viver essa mesma realidade, quando era mais jovem e não sabia distinguir o abismo q existe entre sonho e realidade. 

Hoje eu não faria essa mudança, mesmo q fosse possível, pois tenho plena ciência de q cedo ou tarde (acredito q cedo) eu entraria em completo desespero, desejando abandonar tudo e voltar ao q era antes. 

Imaginar passar mais da metade do ano, dia após dia, pisando no gelo e tendo q andar apressadamente pelas ruas pra encontrar um abrigo em q o ar não estivesse congelando me dá a certeza do q eu não quero para mim, pois necessito de sol e calor para poder ao menos me movimentar e me manter animado.

Óbvio q muitas pessoas tem uma visão totalmente diferente da minha e se sentem felizes e realizadas vivendo em lugares considerados "difíceis" por mim. Não fosse assim, não haveriam cidades desenvolvidas ao norte do paralelo 50° ou mesmo no paralelo 64° como é o caso de Fairbanks, onde praticamente todas as máximas diárias no inverno são negativas e as mínimas não raramente baixam dos -40°C (algo q aí também está dentro das possibilidades, já q fez -46°C).

Bem, sou curioso e dei uma olhada nas fotos da tua nova cidade e pude perceber q é muito bem desenvolvida e as condições climáticas provavelmente são mais suportáveis do q foram um dia no passado. Além disso, o ser humano, diferente da maioria dos animais (e de mim, obviamente), se adapta ao clima, uns mais rapidamente outros menos, mas se adapta.

No meu caso, a dificuldade psicológica de adaptação é tamanha, q não consigo ver filmes ou séries onde a "trama" se desenrola em lugares gelados e tenho q acompanhar as lutas dos personagens, além dos problemas da história em si, com o clima.

Pensar q o homem conseguiu sobreviver, por exemplo, dentro de embarcações rústicas nas proximidades do ártico, caçando baleias, tendo q enfrentar mares revoltosos ou congelados, durante sei lá, meses, me dá um nó na cabeça. E ainda com o fator escuridão pra piorar tudo... eu penso: é verdade? 

Claro q nada disso vc irá vivenciar, já q existe boa calefação e tudo é mais fácil hoje em dia. 

Outra coisa, no meu caso, precisaria de um intervalo de alguns dias entre uma nevada e outra, no inverno, com pelo menos uns 3 dias acima dos 10/12°C antes de vir nova "geada severa". Gosto de sentir os efeitos das mudanças entre um evento frontal e outro. Esse negócio de uma nevasca se sobrepor à anterior e o gelo ir se amontoando semana após semana, mês após mês (como se tudo fosse uma coisa apenas) e só começar a derreter no começo do verão, fazendo aquele lamaçal horrível não me deixaria feliz. 

Mas Saskatoon é quase um "semi árido" gelado, então possivelmente não há tanto transtorno nesse aspecto, mas ainda há.

Enfim, boa sorte, boa vida em frente e desejo q vc seja bem feliz nessa nova realidade.

Abraço 

Edited by Carlos Campos
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 01/10/2023 em 12:10, Carlos Campos disse:

 No meu caso, a dificuldade psicológica de adaptação é tamanha, q não consigo ver filmes ou séries onde a "trama" se desenrola em lugares gelados e tenho q acompanhar as lutas dos personagens, além dos problemas da história em si, com o clima.

 

Então, não assista este filme.

Em inglês: "Jeremiah Johnson"

Em português no Brasil: "Mais Forte Que a Vingança".

Nunca vi um filme com tanta neve, ainda mais no "Velho Oeste" dos EUA. :D

Baseado numa história real, com Robert Redford.

 

jeremiah johnson.jpg

 

Edited by Aldo Santos
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

Em 01/10/2023 em 09:10, Carlos Campos disse:

Primeiramente, parabéns pela coragem de realizar essa mudança de vida, um giro de 360° se comparada a realidade do nosso país. 

Eu admiro muito, pessoas com essa capacidade de decisão, principalmente nesse teu caso em específico, q escolheu uma cidade com clima tendendo para o temperado frio continental, o qual não é encontrado nem mesmo no extremo sul da Argentina.

Sobre morar em lugares com clima parecido ao que existe por aí, já desejei poder viver essa mesma realidade, quando era mais jovem e não sabia distinguir o abismo q existe entre sonho e realidade. 

Hoje eu não faria essa mudança, mesmo q fosse possível, pois tenho plena ciência de q cedo ou tarde (acredito q cedo) eu entraria em completo desespero, desejando abandonar tudo e voltar ao q era antes. 

Imaginar passar mais da metade do ano, dia após dia, pisando no gelo e tendo q andar apressadamente pelas ruas pra encontrar um abrigo em q o ar não estivesse congelando me dá a certeza do q eu não quero para mim, pois necessito de sol e calor para poder ao menos me movimentar e me manter animado.

Óbvio q muitas pessoas tem uma visão totalmente diferente da minha e se sentem felizes e realizadas vivendo em lugares considerados "difíceis" por mim. Não fosse assim, não haveriam cidades desenvolvidas ao norte do paralelo 50° ou mesmo no paralelo 64° como é o caso de Fairbanks, onde praticamente todas as máximas diárias no inverno são negativas e as mínimas não raramente baixam dos -40°C (algo q aí também está dentro das possibilidades, já q fez -46°C).

Bem, sou curioso e dei uma olhada nas fotos da tua nova cidade e pude perceber q é muito bem desenvolvida e as condições climáticas provavelmente são mais suportáveis do q foram um dia no passado. Além disso, o ser humano, diferente da maioria dos animais (e de mim, obviamente), se adapta ao clima, uns mais rapidamente outros menos, mas se adapta.

No meu caso, a dificuldade psicológica de adaptação é tamanha, q não consigo ver filmes ou séries onde a "trama" se desenrola em lugares gelados e tenho q acompanhar as lutas dos personagens, além dos problemas da história em si, com o clima.

Pensar q o homem conseguiu sobreviver, por exemplo, dentro de embarcações rústicas nas proximidades do ártico, caçando baleias, tendo q enfrentar mares revoltosos ou congelados, durante sei lá, meses, me dá um nó na cabeça. E ainda com o fator escuridão pra piorar tudo... eu penso: é verdade? 

Claro q nada disso vc irá vivenciar, já q existe boa calefação e tudo é mais fácil hoje em dia. 

Outra coisa, no meu caso, precisaria de um intervalo de alguns dias entre uma nevada e outra, no inverno, com pelo menos uns 3 dias acima dos 10/12°C antes de vir nova "geada severa". Gosto de sentir os efeitos das mudanças entre um evento frontal e outro. Esse negócio de uma nevasca se sobrepor à anterior e o gelo ir se amontoando semana após semana, mês após mês (como se tudo fosse uma coisa apenas) e só começar a derreter no começo do verão, fazendo aquele lamaçal horrível não me deixaria feliz. 

Mas Saskatoon é quase um "semi árido" gelado, então possivelmente não há tanto transtorno nesse aspecto, mas ainda há.

Enfim, boa sorte, boa vida em frente e desejo q vc seja bem feliz nessa nova realidade.

Abraço 

 

Obrigado!

 

O clima de Saskatoon realmente é frio demais para o meu gosto. Fico um pouco receoso de como irei lidar com o ápice do inverno, que é extremamente rigoroso. 

 

Por ser um clima mais árido, altos acúmulos de neve não são um desafio tão grande aqui como em outros lugares até mais quentes. Acredito que o grande desafio são as temperaturas muito gélidas que alcançam os -30⁰C algumas vezes por ano. Não consigo imaginar como é a sensação de sair na rua com esta temperatura. 

 

Mas talvez eu acabe não passando o auge do inverno aqui. Eu vim para o Canadá pois meu marido está fazendo doutorado em Saskatoon, então neste momento estou apenas seguindo onde ele vai. Em breve ele deverá participar de um projeto em Montreal e passar um bom tempo por lá, provavelmente ainda este ano, e eu irei junto. É um caso de cidade que é um pouco menos fria que aqui, porém mais nivosa. Vou acabar conhecendo um pouco de cada clima.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/10/2023 em 16:40, EduardoFinatto disse:

 

Obrigado!

 

O clima de Saskatoon realmente é frio demais para o meu gosto. Fico um pouco receoso de como irei lidar com o ápice do inverno, que é extremamente rigoroso. 

 

Por ser um clima mais árido, altos acúmulos de neve não são um desafio tão grande aqui como em outros lugares até mais quentes. Acredito que o grande desafio são as temperaturas muito gélidas que alcançam os -30⁰C algumas vezes por ano. Não consigo imaginar como é a sensação de sair na rua com esta temperatura. 

 

Mas talvez eu acabe não passando o auge do inverno aqui. Eu vim para o Canadá pois meu marido está fazendo doutorado em Saskatoon, então neste momento estou apenas seguindo onde ele vai. Em breve ele deverá participar de um projeto em Montreal e passar um bom tempo por lá, provavelmente ainda este ano, e eu irei junto. É um caso de cidade que é um pouco menos fria que aqui, porém mais nivosa. Vou acabar conhecendo um pouco de cada clima.

Bom, ao menos vc estará bem aconchegado, estando com o marido. 

(mas isso não me impediria de lá pelo dia 20/11 tentar algo parecido à isto: "Amor, já deu, né?... a gente já pode voltar, né?")

  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

Com o assunto acima, da mudança do @Eduardo Finatto para o Canadá (temos outros colegas por lá também), fiquei motivado e fiz um comparativo entre 3 localidades daquele país: Montreal, Saskatoon e Vancouver. 

 

Setembro/2023

1-Vancouver 

2-Saskatoon 

3-Montreal 

 

Gallery_1696201800450.thumb.jpg.e6a1705ebb864a864b4488b82188ad9b.jpg

 

Mas não fica só nisso. Peguei também o mês de Janeiro/2023 nas mesmas cidades.

Só muda a ordem das tabelas:

 

1-Montreal 

2-Saskatoon 

3-Vancouver 

 

Gallery_1696201904655.thumb.jpg.8112085fc4ce35f42c0a49d7eb8585a7.jpg

 

Vancouver é a minha queridinha, pois pra mim apresenta temperaturas mais humanas e menos mortíferas por exemplo, se eu fosse pego desprevenido longe de casa, ou de qualquer casa.

E se eu quisesse ver a neve, não teria q ir muito longe. 

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/10/2023 em 13:49, Aldo Santos disse:

 

Então, não assista este filme.

Em inglês: "Jeremiah Johnson"

Em português no Brasil: "Mais Forte Que a Vingança".

Nunca vi um filme com tanta neve, ainda mais no "Velho Oeste" dos EUA. :D

Baseado numa história real, com Robert Redford.

 

jeremiah johnson.jpg

 

Agora vou ter q assistir, né?

Aliás, descobri q nevava também no Arizona quando tinha meus 15 anos, lendo os gibis do Tex.

Gostava bastante a forma em q inseriam o "tempo/clima" nas histórias.  Não era somente o bang-bang. 

  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

Em 01/10/2023 em 20:43, Carlos Campos disse:

Agora vou ter q assistir, né?

Aliás, descobri q nevava também no Arizona quando tinha meus 15 anos, lendo os gibis do Tex.

Gostava bastante a forma em q inseriam o "tempo/clima" nas histórias.  Não era somente o bang-bang. 

 

Tem um faroeste antigo, de 1955, chamado "Nas Garras da Ambição" em português e "The Tall Men" no original em inglês, com Clark Gable.

Dois irmãos vão tentar ganhar dinheiro numa cidade de mineiros no estado de Montana, no inverno.

Tem uma cena em que eles e mais outras pessoas pegam uma tempestade de neve com uma baita ventania.

É a maior luta para acharem abrigo.

Fico pensando: como será que filmaram aquela cena?

Usaram um ventilador gigante num local nevado ou aproveitaram uma tempestade de verdade? :D

 

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/09/2023 em 21:20, EduardoFinatto disse:

Hoje a temperatura mínima foi de -1,0⁰C e a máxima de 11,0⁰C no aeroporto de Saskatoon. Primeira negativa desde o dia 30 de Maio. Seria facilmente um dos dias mais frios do ano onde eu morava no Brasil.

 

Mesmo assim, considerando que passei o dia em casa, foi possível ficar o dia todo usando roupas curtas. Não porque sou daqueles que aguenta o frio (bem pelo contrário), mas simplesmente por ser muito quente aqui dentro. Estou tão mal acostumado a ficar sentindo este calor de calefação dentro de casa que estou tendo que deixar a janela aberta para sentir um pouco do ar mais frio. Sem exagero, o termômetro do meu imã de geladeira já chegou a marcar 28⁰C aqui dentro. O mesmo termômetro marcava menos de 15⁰C dentro do meu apartamento no Brasil, quando fazia mais frio. E não há muito o que fazer para não ficar tão quente aqui, pois o prédio todo é quente. Bem, talvez eu não reclame disso mais adiante quando o inverno canadense chegar para valer.

Eduardo Finatto,

a temperatura dentro de casa, fica direto nos 28 graus!

 

Pra mim esses 28 graus é calor, o ideal seriam 25 graus direto, se a casa tem que ficar toda fechada no outono/inverno.

Agora, quando sair lá fora, com vários graus negativos, dá um choque térmico enorme.

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 03/10/2023 em 18:18, Ernani de Paula disse:

Eduardo Finatto,

a temperatura dentro de casa, fica direto nos 28 graus!

 

Pra mim esses 28 graus é calor, o ideal seriam 25 graus direto, se a casa tem que ficar toda fechada no outono/inverno.

Agora, quando sair lá fora, com vários graus negativos, dá um choque térmico enorme.

 

 

 

Chegou aos 28⁰C aqui dentro durante uma sequência de dias mais quentes no fim de Setembro. Claro, sendo um termômetro de imã de geladeira, fica em uma pequena cozinha sofrendo influência de eletrodomésticos, e mais próximo do centro do edifício, onde é mais quente. Então foi um caso extremo.

 

Agora que já está fazendo uma sequência de dias mais frascos (temperaturas na faixa dos 5-15⁰C) e posicionando o termômetro próximo da janela, a temperatura fica nos 25⁰C. 

 

Ainda é meio quentinho demais pro meu gosto. Acho que 22⁰C seria mais próximo do ideal para o conforto dentro de casa. Talvez chegue a isso quando começarem as primeiras máximas sub-0 ali por Novembro.

 

Choque térmico é um problema. Sempre preciso checar a temperatura que está fazendo lá fora, pois aqui de dentro não há como ter verdadeiramente alguma noção. Posso estar confortavelmente sem roupa aqui dentro com temperaturas negativas lá fora. E depois de estar lá fora com as roupas adequadas para o frio, ao entrar em um local fechado novamente dá uma certa sensação de sufoco pela calefação, sendo desagradável manter-se com as mesmas roupas que estava usando na rua. Alguns locais dispõem de armários e cabides para guardar os casacos, mas nem todos.

 

Deve ser muito desagradável usar roupas para um frio de -20 em um local onde a temperatura interna esteja acima de +20. Ou seja, espero que a calefação não seja tão forte assim no auge do inverno, haha.

  • Like 3
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

On 10/4/2023 at 12:07 PM, EduardoFinatto said:

 

Chegou aos 28⁰C aqui dentro durante uma sequência de dias mais quentes no fim de Setembro. Claro, sendo um termômetro de imã de geladeira, fica em uma pequena cozinha sofrendo influência de eletrodomésticos, e mais próximo do centro do edifício, onde é mais quente. Então foi um caso extremo.

 

Agora que já está fazendo uma sequência de dias mais frascos (temperaturas na faixa dos 5-15⁰C) e posicionando o termômetro próximo da janela, a temperatura fica nos 25⁰C. 

 

Ainda é meio quentinho demais pro meu gosto. Acho que 22⁰C seria mais próximo do ideal para o conforto dentro de casa. Talvez chegue a isso quando começarem as primeiras máximas sub-0 ali por Novembro.

 

Choque térmico é um problema. Sempre preciso checar a temperatura que está fazendo lá fora, pois aqui de dentro não há como ter verdadeiramente alguma noção. Posso estar confortavelmente sem roupa aqui dentro com temperaturas negativas lá fora. E depois de estar lá fora com as roupas adequadas para o frio, ao entrar em um local fechado novamente dá uma certa sensação de sufoco pela calefação, sendo desagradável manter-se com as mesmas roupas que estava usando na rua. Alguns locais dispõem de armários e cabides para guardar os casacos, mas nem todos.

 

Deve ser muito desagradável usar roupas para um frio de -20 em um local onde a temperatura interna esteja acima de +20. Ou seja, espero que a calefação não seja tão forte assim no auge do inverno, haha.

 

Uma dica de quem já passou por isso inúmeras vezes: mantenha o termostato em 22ºC sempre, não tem erro kk.

 

Por pior que pareça, os ambientes às vezes se tornam desagradavelmente quentes sim, não vou negar. Na universidade que eu estudava era um martírio, mas depois parece que a pele acostuma, sei lá.

 

Sobre a roupa, compra uma parka bem quentinha, grossa, grande, com bastante pelo, aí você não precisa de muita roupa debaixo quando sair de casa, e não passará calor ao tirá-la quando estiver em algum lugar aquecido.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 04/10/2023 em 12:07, EduardoFinatto disse:

 

Chegou aos 28⁰C aqui dentro durante uma sequência de dias mais quentes no fim de Setembro. Claro, sendo um termômetro de imã de geladeira, fica em uma pequena cozinha sofrendo influência de eletrodomésticos, e mais próximo do centro do edifício, onde é mais quente. Então foi um caso extremo.

 

Agora que já está fazendo uma sequência de dias mais frascos (temperaturas na faixa dos 5-15⁰C) e posicionando o termômetro próximo da janela, a temperatura fica nos 25⁰C. 

 

Ainda é meio quentinho demais pro meu gosto. Acho que 22⁰C seria mais próximo do ideal para o conforto dentro de casa. Talvez chegue a isso quando começarem as primeiras máximas sub-0 ali por Novembro.

 

Choque térmico é um problema. Sempre preciso checar a temperatura que está fazendo lá fora, pois aqui de dentro não há como ter verdadeiramente alguma noção. Posso estar confortavelmente sem roupa aqui dentro com temperaturas negativas lá fora. E depois de estar lá fora com as roupas adequadas para o frio, ao entrar em um local fechado novamente dá uma certa sensação de sufoco pela calefação, sendo desagradável manter-se com as mesmas roupas que estava usando na rua. Alguns locais dispõem de armários e cabides para guardar os casacos, mas nem todos.

 

Deve ser muito desagradável usar roupas para um frio de -20 em um local onde a temperatura interna esteja acima de +20. Ou seja, espero que a calefação não seja tão forte assim no auge do inverno, haha.

 

 

Estou bastante curioso pelos teus relatos do clima Canadense, @Eduardo Finatto. Ainda mais após ler mais detalhadamente teus posts recentes após a viagem e mudança. Sucesso aí nessa nova etapa e em breve vai ter neve aí pelo jeito hahahaha

 

Sempre tive curiosidade em como as pessoas percebem esses choques entre o calor dos ambientes internos pela calefação, comparado com quando se sai pra rua com neve e aquelas temperaturas congelantes. Enfim, o inverno aí deve ser magia pura, principalmente perto do Natal e virada do ano.

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

On 10/4/2023 at 5:08 PM, Eclipse POA said:

 

 

Estou bastante curioso pelos teus relatos do clima Canadense, @Eduardo Finatto. Ainda mais após ler mais detalhadamente teus posts recentes após a viagem e mudança. Sucesso aí nessa nova etapa e em breve vai ter neve aí pelo jeito hahahaha

 

Sempre tive curiosidade em como as pessoas percebem esses choques entre o calor dos ambientes internos pela calefação, comparado com quando se sai pra rua com neve e aquelas temperaturas congelantes. Enfim, o inverno aí deve ser magia pura, principalmente perto do Natal e virada do ano.

 

 

 

Em Vancouver infelizmente quase nunca se tem um natal com neve, mas tive uma experiência de white christmas em Montana que foi um desastre kk. Preciso ressignificar logo isso!

Na Áustria já foi mais bonitinho.

  • Like 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 04/10/2023 em 17:08, Eclipse POA disse:

 

 

Estou bastante curioso pelos teus relatos do clima Canadense, @Eduardo Finatto. Ainda mais após ler mais detalhadamente teus posts recentes após a viagem e mudança. Sucesso aí nessa nova etapa e em breve vai ter neve aí pelo jeito hahahaha

 

Sempre tive curiosidade em como as pessoas percebem esses choques entre o calor dos ambientes internos pela calefação, comparado com quando se sai pra rua com neve e aquelas temperaturas congelantes. Enfim, o inverno aí deve ser magia pura, principalmente perto do Natal e virada do ano.

 

 

 

Eu tenho curiosidade da experiência que ele vai ter, quando soprar o vento Chinook (é o Noroeste deles, só que turbinado  com Mucilon na infância) hehe .

  • Like 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

On 10/4/2023 at 5:52 PM, Juzinho said:

 

Eu tenho curiosidade da experiência que ele vai ter, quando soprar o vento Chinook (é o Noroeste deles, só que turbinado  com Mucilon na infância) hehe .

 

Ahh, o Chinook kk

Ouvia falar muito dele, mas em Vancouver não era muito expressivo não.

O pessoal que eu conhecia de Calgary falava muito dele.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Certamente serão altas emoções em um clima que oscila desta forma no decorrer de cinco meses:

 

979069623_Screenshot_20231004-184114_SamsungInternet.jpg.30a026cadc4a5a5348c62d3e66b203e2.jpg

 

É muito extremo! O Natal com neve é praticamente uma certeza por aqui. Ao menos certamente haverá neve no chão.

 

Os EUA que a vida toda eu considerei um país tão frio, vendo aqui do norte agora parece ter um clima bem mais suportável, inclusive em cidades como New York ou até Chicago. Minneapolis consegue ser uma versão mais suavizada do clima daqui! haha 

 

Entretanto, até o momento este outono vem sendo acima da média e não tem nada de muito interessante pra mostrar. Aliás, tem sim. Ottawa, a capital canadense, registrou máximas superiores a 30⁰C ontem e hoje, número nunca antes atingido em um mês de Outubro.

 

Aqui em Saskatoon, bem longe de Ottawa, Outubro está começando fresco, porém não muito frio, e ainda teremos uma longa sequência de temperaturas bem acima da média, com algumas máximas superando 20⁰C.

 

928471408_Screenshot_20231004-184623_SamsungInternet.jpg.ddc70f5f7c21a5890f30ee3f6f287f47.jpg

 

Mas acredito que até o início de novembro deverá chegar a primeira bomba que vai virar a chave para o padrão de inverno. 

 

Edited by EduardoFinatto
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Passando da metade de Outubro em Saskatoon, e até agora o mês foi suave de forma geral. Foram poucas mínimas negativas, poucas máximas sub-10, algumas acima de 20. 
 

Até agora o mês está com uma média mínima de 2.9°C e média máxima de 14.7°C

 


IMG_0781.thumb.jpeg.54595fa13e09c3f7a630d846f0f6b567.jpeg

 

O já comentado muito eficiente aquecimento das edificações torna tudo mais suportável, sendo temperaturas que no Brasil certamente provocariam uma sensação mais acentuada de frio. Para a população daqui, este é o último período de “calor” para aproveitar antes da chegada do frio. E agora sim, está chegando:

 

 

IMG_0780.thumb.jpeg.e63213b86b663e2bbaef58f0b9d5078f.jpeg

 


É uma virada meio brusca caso se confirmar. O clima irá sair de um padrão de máximas acima de 10 e partir direto para máximas sub-0, sem meio termo. Será o teste para ver se minhas roupas de frio darão conta do serviço. 

 

Edited by EduardoFinatto
  • Like 3
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Neve chegou em Saskatoon na manhã de hoje, sendo a primeira da temporada de frio 2023/24. 
 

IMG_0802.thumb.jpeg.13cccf43a4dd7cb5f1b72bc4f126137d.jpeg
 

A temperatura é de -7,1°C.

 

Ontem a máxima durante a tarde foi negativa, de -0,9°C, também a primeira da temporada. Um tanto desconfortável ficar na rua com temperaturas assim, até dói. Imagino então quando chegarem os dias de frio mais extremo com -20, -30…

 

E estava quase todo mundo muitíssimo bem agasalhado pra esse friozinho ainda “leve”. O povo já tirou os casacões, gorros e luvas do armário.
 

Já percebi que é mito que canadense sai na rua com pouca roupa de boa sob temperaturas negativas. Na verdade sentem frio assim como qualquer brasileiro. Uma aparente maior tolerância ao frio se verifica apenas quando alguém está fazendo um curto trajeto entre um lugar quente e outro lugar quente. Com tanta calefação, o corpo fica bem aquecido e consegue suportar o frio da rua mais facilmente quando é apenas por alguns poucos minutos. Mas ninguém sai de camiseta pra simplesmente ficar lá fora, como se tivesse alguma misteriosa mega resistência ao frio.

 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 24/10/2023 em 12:17, EduardoFinatto disse:

E estava quase todo mundo muitíssimo bem agasalhado pra esse friozinho ainda “leve”. O povo já tirou os casacões, gorros e luvas do armário.
 

Já percebi que é mito que canadense sai na rua com pouca roupa de boa sob temperaturas negativas. Na verdade sentem frio assim como qualquer brasileiro. Uma aparente maior tolerância ao frio se verifica apenas quando alguém está fazendo um curto trajeto entre um lugar quente e outro lugar quente. Com tanta calefação, o corpo fica bem aquecido e consegue suportar o frio da rua mais facilmente quando é apenas por alguns poucos minutos. Mas ninguém sai de camiseta pra simplesmente ficar lá fora, como se tivesse alguma misteriosa mega resistência ao frio.

 

 

Seu relato se juntam a muitos desmistificando essa ideia. Creio que isso seja um pouco sintoma da famosa "síndrome do vira-lata" de alguns brasileiros, de exaltar (nesse caso, no contexto da meteorologia) o clima exterior e minimizar ainda mais o já limitado frio brasileiro.

 

Assim como eu tinha um colega canadense que usava os mesmos agasalhos que usamos aqui em BH no inverno, para uma temperatura perto de 10ºC de manhã, já conversei com um conhecido que morou em alguma cidade aí que não me lembro o nome, e ele me disse que alguns ligavam a calefação quando a temperatura externa chegava aos 9ºC. É meio estranho, mas torna-se compreensível quando penso que nós sentimos frio dentro de casa aqui no Brasil quando a temperatura se aproxima ou baixa de 10 e, diante de um recurso ali acessível (a calefação), o sujeito prefere não sentir o desconforto.

 

Depois, se possível, seria interessante seu relato de como os canadenses reagem a temperaturas frias tipicamente brasileiras, como entre 5 e 15ºC. Creio que também haja diferença na reação a tais valores se você estiver saindo do verão ou saindo do inverno.

 

Abraço.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 24/10/2023 em 16:59, LeoP disse:

 

Seu relato se juntam a muitos desmistificando essa ideia. Creio que isso seja um pouco sintoma da famosa "síndrome do vira-lata" de alguns brasileiros, de exaltar (nesse caso, no contexto da meteorologia) o clima exterior e minimizar ainda mais o já limitado frio brasileiro.

 

Assim como eu tinha um colega canadense que usava os mesmos agasalhos que usamos aqui em BH no inverno, para uma temperatura perto de 10ºC de manhã, já conversei com um conhecido que morou em alguma cidade aí que não me lembro o nome, e ele me disse que alguns ligavam a calefação quando a temperatura externa chegava aos 9ºC. É meio estranho, mas torna-se compreensível quando penso que nós sentimos frio dentro de casa aqui no Brasil quando a temperatura se aproxima ou baixa de 10 e, diante de um recurso ali acessível (a calefação), o sujeito prefere não sentir o desconforto.

 

Depois, se possível, seria interessante seu relato de como os canadenses reagem a temperaturas frias tipicamente brasileiras, como entre 5 e 15ºC. Creio que também haja diferença na reação a tais valores se você estiver saindo do verão ou saindo do inverno.

 

Abraço.


Eles amam calefação. Tem calefação em tudo, não se passa frio em lugar nenhum a não ser na rua. Pelo contrário, pode-se ficar tranquilamente até mesmo com camiseta de manga curta em alguns lugares que gostam de botar a temperatura lá em cima. Certamente canadenses reclamariam do frio no inverno do Sul do BR, não muito do frio na rua mas mais do frio dentro de casa.
 

Hoje a temperatura máxima foi de -3,6°C e agora (19h) está fazendo -9,1°C. Dentro de casa está agradável e não dependo minimamente de usar qualquer roupa mais pesada. Até o chão de casa é quente.

 

E sim, esta calefação é utilizada frequentemente até mesmo quando as temperaturas estão bem acima de 0. Ao ponto de eu achar desconfortável, pois gosto de um clima um pouco mais refrescante dentro de casa, apropriado para ficar sob um cobertor e consumindo alguma bebida quente. 
 

Não percebi diferenças drásticas no modo como os canadenses se vestem quando faz clima de “frio brasileiro” por aqui. Com temperaturas abaixo de 10°C, já se vê muita gente vestindo casacos e gorros. Com 15°C, até mesmo 20 com um ventinho fresco, é normal utilizar algum agasalho básico. 
 

Algo que ocorre é que a temporada de clima quente bem mais limitada acaba fazendo com que as pessoas tenham o costume de fazer “atividades de verão” em condições que brasileiros provavelmente evitariam. Sair pra caminhar/correr, passear em algum parque, ficar na beira de um lago, são coisas que em Abril o povo já está começando a fazer, com as temperaturas ainda mal superando 0°C e a neve ainda não tendo derretido completamente. Não é que não estejam mais sentindo frio nessa época, mas relativamente ao ápice do inverno isso já se considera o início da fase “quente” do ano, algo que pode nos causar certo estranhamento.
 

De fato percebo que na transição do inverno para a primavera há um grande ânimo dos canadenses para fazer atividades externas, pelo simples fato de as temperaturas estarem voltando a ficar ligeiramente positivas.

Edited by EduardoFinatto
  • Like 2
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 24/10/2023 em 23:06, EduardoFinatto disse:


Eles amam calefação. Tem calefação em tudo, não se passa frio em lugar nenhum a não ser na rua. Pelo contrário, pode-se ficar tranquilamente até mesmo com camiseta de manga curta em alguns lugares que gostam de botar a temperatura lá em cima. Certamente canadenses reclamariam do frio no inverno do Sul do BR, não muito do frio na rua mas mais do frio dentro de casa.
 

Hoje a temperatura máxima foi de -3,6°C e agora (19h) está fazendo -9,1°C. Dentro de casa está agradável e não dependo minimamente de usar qualquer roupa mais pesada. Até o chão de casa é quente.

 

E sim, esta calefação é utilizada frequentemente até mesmo quando as temperaturas estão bem acima de 0. Ao ponto de eu achar desconfortável, pois gosto de um clima um pouco mais refrescante dentro de casa, apropriado para ficar sob um cobertor e consumindo alguma bebida quente. 
 

Não percebi diferenças drásticas no modo como os canadenses se vestem quando faz clima de “frio brasileiro” por aqui. Com temperaturas abaixo de 10°C, já se vê muita gente vestindo casacos e gorros. Com 15°C, até mesmo 20 com um ventinho fresco, é normal utilizar algum agasalho básico. 
 

Algo que ocorre é que a temporada de clima quente bem mais limitada acaba fazendo com que as pessoas tenham o costume de fazer “atividades de verão” em condições que brasileiros provavelmente evitariam. Sair pra caminhar/correr, passear em algum parque, ficar na beira de um lago, são coisas que em Abril o povo já está começando a fazer, com as temperaturas ainda mal superando 0°C e a neve ainda não tendo derretido completamente. Não é que não estejam mais sentindo frio nessa época, mas relativamente ao ápice do inverno isso já se considera o início da fase “quente” do ano, algo que pode nos causar certo estranhamento.
 

De fato percebo que na transição do inverno para a primavera há um grande ânimo dos canadenses para fazer atividades externas, pelo simples fato de as temperaturas estarem voltando a ficar ligeiramente positivas.

As exposições por longos períodos influenciam muito isso

Já saí de sp em janeiro, clima de verão total calor e úmido e cai no inverno europeu que nem é tão rigoroso, os primeiros dias sentia um frio horroroso na rua, mesmo agasalhado.

E estranhava muito esta história de dentro dos lugares estar quentinho por causa da calefação e nas ruas um gelo, pq geralmente passei é muito o contrário, saindo do ar condicionado gelado do escritório para o calor das ruas.

Mas no final parecia estar mais adaptado eu voltei quase 2 meses depois ainda dentro do verão, estranhei o calorão assim que o avião abriu as portas.

E é muito pior do que ir do calor para o frio, pq frio vc se agasalha e vai , mas no calor não tem como, é muito desagradável gera um stress, eu fico uns 2 dias me sentindo cansado sem dormir direito, reclamando o tempo todo, meu Deus, que calor é este, depois acostuma, até aqui no Brasil já passei por isto, fui muito para o nordeste e teve vezes  que sai de uma semana fria em sp e assim que desci do avião a temperatura alta incomodou.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Minha mãe conhecia um senhor aqui de SP que havia morado alguns anos em Moscou.

Na época, ele foi lá para estudar, em nível de pós-graduação.

 

Ele contava que, no 1º inverno, por muito pouco não desistiu.

Na rua, vestido com tudo que tinha direito, conforme instruções de brasileiros que já tinham estado lá e dos próprios russos, ele tremia de frio.

Dizia que sentia um frio insuportável, mesmo com toda aquela roupa.

 

O 2º ano foi um pouco melhor e assim foi.

Ele dizia que, no último ano, quando já ia retornar ao Brasil, se tivesse que ficar mais tempo lá, toparia de boa.

O seu organismo já tinha se adaptado...

 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 26/10/2023 em 10:13, Aldo Santos disse:

Minha mãe conhecia um senhor aqui de SP que havia morado alguns anos em Moscou.

Na época, ele foi lá para estudar, em nível de pós-graduação.

 

Ele contava que, no 1º inverno, por muito pouco não desistiu.

Na rua, vestido com tudo que tinha direito, conforme instruções de brasileiros que já tinham estado lá e dos próprios russos, ele tremia de frio.

Dizia que sentia um frio insuportável, mesmo com toda aquela roupa.

 

O 2º ano foi um pouco melhor e assim foi.

Ele dizia que, no último ano, quando já ia retornar ao Brasil, se tivesse que ficar mais tempo lá, toparia de boa.

O seu organismo já tinha se adaptado...

 

De fato temos essa capacidade de adaptação. Obviamente meu exemplo não se compara a sair de uma cidade como o Rio de Janeiro e ir morar em Saskatoon (Canadá), mas quando mudei de Jaraguá do Sul (uma cidade onde o inverno é brando e a primavera e verão são extremamente quentes e úmidos com temperaturas na casa dos seus 33/37ºC e nos dias mais quentes variando entre os 38/41ºC) para São Bento do Sul (cidade com média anual de 16ºC, mínimas chegando até os -5ºC em MP´s mais fortes e muitos dias com máximas baixas e podendo ser sub-10 em diversas ocasiões) sofri um bocado no meu primeiro inverno, e isso que foi fraco (2019).

Quando houve as duas MP´s fortes daquele ano (julho e agosto) eu dormia de calça jeans, duas meias, jaqueta e as cobertas. Claro que a estrutura de nossas residências no Brasil não ajuda (por mais que em minha cidade eu conheça inúmeras residências que possuem bastante investimento contra o frio, não sendo a maioria), mas hoje, morando aqui há 4 anos, minha tolerância ao frio já é bem maior.
Por outro lado, evito visitar meus familiares no verão em dias que sei que Jaraguá do Sul vai pegar fogo, porque estou bem sensível a altas temperaturas. Houve um dia em que passeávamos por lá num dia muito quente, minha esposa passou mau, teve uma queda de pressão e pediu para adiar o retorno p SBS.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 24/10/2023 em 23:06, EduardoFinatto disse:


Eles amam calefação. Tem calefação em tudo, não se passa frio em lugar nenhum a não ser na rua. Pelo contrário, pode-se ficar tranquilamente até mesmo com camiseta de manga curta em alguns lugares que gostam de botar a temperatura lá em cima. Certamente canadenses reclamariam do frio no inverno do Sul do BR, não muito do frio na rua mas mais do frio dentro de casa.
 

Hoje a temperatura máxima foi de -3,6°C e agora (19h) está fazendo -9,1°C. Dentro de casa está agradável e não dependo minimamente de usar qualquer roupa mais pesada. Até o chão de casa é quente.

 

E sim, esta calefação é utilizada frequentemente até mesmo quando as temperaturas estão bem acima de 0. Ao ponto de eu achar desconfortável, pois gosto de um clima um pouco mais refrescante dentro de casa, apropriado para ficar sob um cobertor e consumindo alguma bebida quente. 
 

Não percebi diferenças drásticas no modo como os canadenses se vestem quando faz clima de “frio brasileiro” por aqui. Com temperaturas abaixo de 10°C, já se vê muita gente vestindo casacos e gorros. Com 15°C, até mesmo 20 com um ventinho fresco, é normal utilizar algum agasalho básico. 
 

Algo que ocorre é que a temporada de clima quente bem mais limitada acaba fazendo com que as pessoas tenham o costume de fazer “atividades de verão” em condições que brasileiros provavelmente evitariam. Sair pra caminhar/correr, passear em algum parque, ficar na beira de um lago, são coisas que em Abril o povo já está começando a fazer, com as temperaturas ainda mal superando 0°C e a neve ainda não tendo derretido completamente. Não é que não estejam mais sentindo frio nessa época, mas relativamente ao ápice do inverno isso já se considera o início da fase “quente” do ano, algo que pode nos causar certo estranhamento.
 

De fato percebo que na transição do inverno para a primavera há um grande ânimo dos canadenses para fazer atividades externas, pelo simples fato de as temperaturas estarem voltando a ficar ligeiramente positivas.

Quer dizer que uma pessoa dessas regiões usaria gorro e luva até em Cuiabá de vez em quando, ou poderia se vestir até melhor que os cuiabanos, bom, há 20 anos eu tive uma colega de intercâmbio da Alemanha no ensino médio em Primavera do Leste, um dia amanheceu friozinho,  uns 19 C, neblina, e ela colocou blusa de frio, nesse dia apareceu o sol e esquentou, uma outra vez esfriou, estava 13 C de manhã com vento e tempo nublado, e ela colocou blusa de frio como todos, foi o dia todo frio, 13 C/14 C.

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 24/10/2023 em 12:17, EduardoFinatto disse:

Neve chegou em Saskatoon na manhã de hoje, sendo a primeira da temporada de frio 2023/24. 
 

IMG_0802.thumb.jpeg.13cccf43a4dd7cb5f1b72bc4f126137d.jpeg
 

A temperatura é de -7,1°C.

 

Ontem a máxima durante a tarde foi negativa, de -0,9°C, também a primeira da temporada. Um tanto desconfortável ficar na rua com temperaturas assim, até dói. Imagino então quando chegarem os dias de frio mais extremo com -20, -30…

 

E estava quase todo mundo muitíssimo bem agasalhado pra esse friozinho ainda “leve”. O povo já tirou os casacões, gorros e luvas do armário.
 

Já percebi que é mito que canadense sai na rua com pouca roupa de boa sob temperaturas negativas. Na verdade sentem frio assim como qualquer brasileiro. Uma aparente maior tolerância ao frio se verifica apenas quando alguém está fazendo um curto trajeto entre um lugar quente e outro lugar quente. Com tanta calefação, o corpo fica bem aquecido e consegue suportar o frio da rua mais facilmente quando é apenas por alguns poucos minutos. Mas ninguém sai de camiseta pra simplesmente ficar lá fora, como se tivesse alguma misteriosa mega resistência ao frio.

 

Isso é um dos maiores mitos. A verdade é que baixou de 15°C eles sentem frio como qualquer ser humano normal.
Uns anos atras eu acompanhava um youtuber gringo de Denver que estava morando em Curitiba e ele comentou que passou mais frio aqui no inverno curitibano do que lá em Denver, justamente por conta da ausência de calefação que temos aqui.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Sem entrar no mérito da calefação...mas falando de frio na rua, é como comentado pelo Aldo, questão de aclimatação... provavelmente por ser a primeira onda de frio por lá da temporada causa um choque térmico grande e as pessoas obviamente sentem frio pois estavam vindo de um padrão de temperaturas de verão. Mas garanto que daqui a alguns meses se acostuma rápido e, perto de dias com -20°C uma tarde com sol e zero grau vai ser convidativa para passeio de manga curta na rua para algumas pessoas (Eu já vi casal e criança andando na rua em Boston com roupas leves, de meia estação, com 1°C, nublado e vento).

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 29/10/2023 em 11:43, Wagner97 disse:

Isso é um dos maiores mitos. A verdade é que baixou de 15°C eles sentem frio como qualquer ser humano normal.
Uns anos atras eu acompanhava um youtuber gringo de Denver que estava morando em Curitiba e ele comentou que passou mais frio aqui no inverno curitibano do que lá em Denver, justamente por conta da ausência de calefação que temos aqui.


Certamente deve se passar muito frio em Curitiba. 
 

A sensação de frio não é provocada apenas pela temperatura, mas também pela exposição muito prolongada a determinada temperatura. Passar alguns minutos sob um frio forte enquanto todo o resto dos locais está bem aquecido pode ser muito mais suportável do que passar muitos dias seguidos constantemente sob uma temperatura apenas levemente fria, porém ainda abaixo do ideal para o conforto térmico.


Por exemplo, em uma típica semana fria de inverno em Curitiba, é possível que a temperatura fique alguns dias sem ultrapassar os 15ºC, e vários dias seguidos sem ultrapassar os 20ºC. Muitos residências não possuem um padrão construtivo razoável para reter o calor, e não possuem infraestrutura para aquecimento, por vezes apenas alguns aquecedores elétricos que não aquecem um ambiente por inteiro, ou nada mesmo. Ou seja, a pessoa pode ficar uma semana inteira sentindo temperaturas abaixo de 15/20°C durante quase 100% do tempo, na rua e dentro de casa. A temperatura não é de um frio extremo, mas causa sim uma sensação desagradável conforme se fica mais tempo exposto a este friozinho. 

Quem mora em países frios está acostumado a deixar o termostato nos 22, 24°C. Se fossem tão adaptados ao frio poderiam deixar em “confortáveis” 15°C, haha, mas obviamente ninguém faz isso. Durante o inverno frio, o povo permanece mais de 90% do tempo em casa, no trabalho, no carro, ou em qualquer outro lugar fechado e sempre muito bem aquecido. O curto tempo na rua sentindo temperaturas negativas muito provavelmente é durante o trajeto de alguns minutos entre um local e outro. Ficar apenas alguns minutos na rua com temperaturas negativas é curiosamente tranquilíssimo quando estamos bem aquecidos em todo o resto do tempo, assim retomando ao que eu quis dizer que o frio que sentimos não é apenas relacionado aos números da temperatura mas também muito ao tempo prolongado em que estamos expostos. 

  • Like 2
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Tenho a impressão que europeus e asiáticos de regiões frias na Idade Média, além de indígenas de boa parte dos EUA, Canadá e Alaska em séculos passados, deviam ter muito mais resistência/adaptação ao frio do que as pessoas desses locais atualmente.

Eles tinham sim sistemas primitivos de calefação... mas que certamente eram muito menos eficientes do que os atuais.

 

-------------------

 

Certa vez, assisti a um documentário interessante sobre um povo indígena que vivia/vive no sul da Patagônia argentina, já perto da Terra do Fogo.

Não me lembro mais o nome deles.

Quando os europeus chegaram por lá, eles eram muito primitivos e andavam quase nus, mesmo naquele clima.

Durante muito tempo, os europeus pensavam que eles tinham alguma mutação no organismo que os fazia resistir ao frio.

 

Só que com o tempo, alguns deles começaram a viver na "civilização", usando roupas, trabalhando como empregados em fazendas, etc.

Aí, ocorria um fato interessante: em poucos anos, esses indígenas que passaram a usar roupas acabavam ficando com a mesma sensibilidade ao frio que as pessoas das cidades.

E não conseguiam mais voltar a viver com pouca ou nenhuma roupa, como os seus parentes que continuaram no modo de vida tradicional.

 

Essa tribo tem remanescentes até hoje mas, atualmente, todos usam roupas normais, como o pessoal das cidades.

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 30/10/2023 em 13:39, EduardoFinatto disse:


Certamente deve se passar muito frio em Curitiba. 
 

A sensação de frio não é provocada apenas pela temperatura, mas também pela exposição muito prolongada a determinada temperatura. Passar alguns minutos sob um frio forte enquanto todo o resto dos locais está bem aquecido pode ser muito mais suportável do que passar muitos dias seguidos constantemente sob uma temperatura apenas levemente fria, porém ainda abaixo do ideal para o conforto térmico.


Por exemplo, em uma típica semana fria de inverno em Curitiba, é possível que a temperatura fique alguns dias sem ultrapassar os 15ºC, e vários dias seguidos sem ultrapassar os 20ºC. Muitos residências não possuem um padrão construtivo razoável para reter o calor, e não possuem infraestrutura para aquecimento, por vezes apenas alguns aquecedores elétricos que não aquecem um ambiente por inteiro, ou nada mesmo. Ou seja, a pessoa pode ficar uma semana inteira sentindo temperaturas abaixo de 15/20°C durante quase 100% do tempo, na rua e dentro de casa. A temperatura não é de um frio extremo, mas causa sim uma sensação desagradável conforme se fica mais tempo exposto a este friozinho. 

Quem mora em países frios está acostumado a deixar o termostato nos 22, 24°C. Se fossem tão adaptados ao frio poderiam deixar em “confortáveis” 15°C, haha, mas obviamente ninguém faz isso. Durante o inverno frio, o povo permanece mais de 90% do tempo em casa, no trabalho, no carro, ou em qualquer outro lugar fechado e sempre muito bem aquecido. O curto tempo na rua sentindo temperaturas negativas muito provavelmente é durante o trajeto de alguns minutos entre um local e outro. Ficar apenas alguns minutos na rua com temperaturas negativas é curiosamente tranquilíssimo quando estamos bem aquecidos em todo o resto do tempo, assim retomando ao que eu quis dizer que o frio que sentimos não é apenas relacionado aos números da temperatura mas também muito ao tempo prolongado em que estamos expostos. 

 

Quando visitei Bariloche, em outubro de 2017 - primavera deles - eu peguei vários dias entre 5 e 17ºC. As tardes, de forma geral, tinham temperaturas entre 12 a ligeiramente acima de 15ºC, com sol quase sempre presente. As pessoas de lá, moradores ou turistas, andavam muito bem agasalhadas, boa parte até mais do que eu, mesmo com uma temperatura alguns ou vários graus acima de 10 e a presença do sol.

 

Apesar de o vento que soprava diminuir a sensação térmica, observar o povo de uma cidade fria usar casacos e acessórios (cachecois, toucas etc) nessas temperaturas, em plena primavera (portanto já passado o frio do inverno), me faz pensar que eles só devem usar em massa mangas curtas quando a temperatura passar dos 20.

 

O hotel era quente, claro, com calefação ligada todos os dias, mesmo nos começos de noite com a temperatura pouca coisa abaixo de 10 na rua.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Olhando a previsão para algumas cidades dos EUA contíguos, percebi que não há nenhuma onda de frio muito forte prevista para o território americano nos próximos dias, pelo contrário, as temperaturas estão previstas pra ficarem acima do normal pra essa época do ano em vários lugares nessa semana, quem sabe uma surpresa no Natal, mas anos de El Niño também não são muito favoráveis pra frio intenso nos EUA, na verdade até ocorrem ondas de frio fortes, mas são tiro curto, e depois esquenta. 

Edited by Leandro A M Leite
Link to comment
Share on other sites

Em 02/12/2023 em 12:58, Leandro A M Leite disse:

Olhando a previsão para algumas cidades dos EUA contíguos, percebi que não há nenhuma onda de frio muito forte prevista para o território americano nos próximos dias, pelo contrário, as temperaturas estão previstas pra ficarem acima do normal pra essa época do ano em vários lugares nessa semana, quem sabe uma surpresa no Natal, mas anos de El Niño também não são muito favoráveis pra frio intenso nos EUA, na verdade até ocorrem ondas de frio fortes, mas são tiro curto, e depois esquenta. 

Se eu pudesse passar o outono e inverno em Montpelier já estava ótimo! Com ou sem onda de frio.

 

Próximos dias por lá:

Screenshot_20231202-132326-964.png.fbd0a9261755c62d99c34618080cec26.png

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.