Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2021

Recommended Posts

12 minutos atrás, edsr97 disse:

AEROPORTO CAMPO GRANDE  5°C  ❄️

EXPECTATIVA 12 UTC 
Euro: 11°C
GFS: 10°C

ICON: 9°C

Tava na cara isso, sem condições às temperaturas projetadas, essencialmente em alguns pontos do Sul e para o MS, diante de uma advecção polar Continental deste porte... 

• Like 12
  • Thanks 1

Buen dia, frio, ventoso, humedo y lluvioso aqui en Montevideo, 6,6°C a las 9:30hrs. .recien estuvo cayendo precipitacion invernal, granizo pequeño por un rato aqui en el norte de la ciudad, saque una fotografia.

IMG_20210728_093448_3.thumb.jpg.f0b321ec8ce19f1658c6b3fff09e1b75.jpg

image.png.fdfa5353759bcbcc23fd05ebebdff894.png

MELILLA (Montevideo)  Latitud  -34.92 Longitud -56.25 Elevacion 60 m
TIPO
Estación Meteorológica automática 24hs
ULTIMA ACTUALIZACIÓN
2021-07-28 09:30:00      El Sol sale a las: 07:42:00       Se Oculta a las : 18:00:00
DATOS ACTUALES
TEMP EXTERIOR
6.6 C
Edited by Pablo MQL
  • Like 16
  • Thanks 8

1 hora atrás, Vitor Hugo disse:

Bom dia!

Mínima de -1.0ºC em beltrão e incríveis -2.4ºC em pato branco. Não sei se  houve geada pq fiquei com preguiça de sair de casa.

Mas o estado teve valores de -5.0ºC já nesta primeira manhã de MP, realmente vai surpreender em alguns aspectos.

38782.jpg

dessa vez a estação Horizonte/Palmas, registrou a mínima do Paraná, com massa polar atuando, efeito dos fortes ventos que favorece os topos.

• Like 7
  • Thanks 2

8 minutos atrás, Brenorj disse:

Essa previsão de neve pra Caxias e me mudei pra Veranópolis esse final de semana 😅 

Torcendo pro GFS acertar e nevar bem aqui tbm.

Tá bem frio agora (por volta de 4°C) com um sol forte que ajuda a aquecer.

IMG_20210728_094355246.jpg

Vizinho! haha

Que venha esta neve aqui na região em Veranópolis e Nova Prata. Inclusive a possibilidade está aparecendo na previsão.

20210728_101320.thumb.jpg.51d2640c0aeac8a8467ccb835b468f4f.jpg

• Like 8
  • Thanks 2

1 hora atrás, Vitor Hugo disse:

Bom dia!

Mínima de -1.0ºC em beltrão e incríveis -2.4ºC em pato branco. Não sei se  houve geada pq fiquei com preguiça de sair de casa.

Mas o estado teve valores de -5.0ºC já nesta primeira manhã de MP, realmente vai surpreender em alguns aspectos.

38782.jpg

-5 no dia que nem é o mais frio previsto; -8 em oficial no estado vem, se preparem!

• Like 12

A manhã gelada na região central do norte do Paraná. Agora a sensação térmica deve ser similar a que senti no dia 29/06.

Estive em Apucarana, por lá, fazia 0/1°C com bastante vento de manhãzinha. Sol abriu forte às 7:00. Às 12:00 a cidade registrava 6.1°C com ST de 3°C.

Simepar às 10:00 28/07:

Apucarana 4.7°C (ST 1°)

Maringá 6.7°C (ST 4°)

Londrina 8.2°C (ST 7°)

Cornélio Procópio 9.3°C (ST 7°)

Estações particulares 

Sarandi (Ihara): 6.3°C

Londrina (Lerroville): 6.9°C 

Rolândia (Bayern): 7.3°C

Rolândia (Sítio Tapir): 8.5°C

• Like 17

Convencional do Mirante acumulou 21,4mm.

A automática do Mirante parou de reportar dados às 02h. Se continuar com problema, recomendado ver os dados da estação do CGE, que é a mais próxima. 

• Like 14

12 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Isso foi inesperado, se continuar nesse ritmo a máxima vai ser bem mais baixa que o previsto. 

se não subir mais, a máxima terá sido meia noite com variação de 8 a 9 graus nas estações. Tem chances de máxima sub 10 hoje e eu nem esperava por isso. Fora também chances de máximas sub 10 quinta e sexta. MInha nossa.😦

• Like 9
  • Thanks 4

Epagri/Ciram aposta em mais duas ondas de frio intenso até o final do inverno!!!

Previsão Climática Trimestral para Santa Catarina 

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura próxima da média climatológica em SC. Ainda são esperadas pelo menos duas ondas de frio intenso até o final do inverno, com formação de geada ampla e temperatura negativa. Eventos com precipitação de neve ainda podem ocorrer no mês de agosto, principalmente no Planalto Sul. Na primavera, sobretudo em outubro de 2021 são esperados episódios de frio tardio, com temperatura próxima ou abaixo de zero, e formação de geada isolada. Nevoeiros serão frequentes no trimestre, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade sobretudo no período noturno, madrugada e amanhecer.

Fonte: https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/2021/07/27/previsao-climatica-trimestral-para-santa-catarina/

• Like 16
  • Thanks 2

Agora, SandroAlex disse:

Epagri/Ciram aposta em mais duas ondas de frio intenso até o final do inverno!!!

Previsão Climática Trimestral para Santa Catarina 

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura próxima da média climatológica em SC. Ainda são esperadas pelo menos duas ondas de frio intenso até o final do inverno, com formação de geada ampla e temperatura negativa. Eventos com precipitação de neve ainda podem ocorrer no mês de agosto, principalmente no Planalto Sul. Na primavera, sobretudo em outubro de 2021 são esperados episódios de frio tardio, com temperatura próxima ou abaixo de zero, e formação de geada isolada. Nevoeiros serão frequentes no trimestre, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade sobretudo no período noturno, madrugada e amanhecer.

Fonte: https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/2021/07/27/previsao-climatica-trimestral-para-santa-catarina/

chitômetro: uma em AGosto e outra em Setembro. Fora as pontuais ondas de frio comuns não tão potentes.

• Like 4
  • Thanks 3

Agora, Rafael Rezende de loyola disse:

chitômetro: uma em AGosto e outra em Setembro. Fora as pontuais ondas de frio comuns não tão potentes.

Também pensei nisso com meu chutômetro... Lembrando que ano passado tivemos uma MP forte quase fim de agosto. Então... como diz o Coutinho, "tem muito inverno pela frente!"

• Like 5
  • Thanks 4

Nessa janela aqui pra quem sabe ver uma paraguaia pelo PNI. Difícil mas... estaremos lá pra conferir e reportar aqui! Preparando o equipamento pro provavel acampamento mais gelado que já fiz.

Chuva em SP até agora em linha com os modelos, se continuar passa os 25mm previstos, pq já deu a cota aqui. 12°, mas parece que tá agradável, adaptados 🥴👀

Screenshot_20210728-103817_Windy.jpg

• Like 13

7 minutos atrás, SandroAlex disse:

Também pensei nisso com meu chutômetro... Lembrando que ano passado tivemos uma MP forte quase fim de agosto. Então... como diz o Coutinho, "tem muito inverno pela frente!"

eu to querendo MUITO uma onda de frio potente em Setembro. Setembro tá devendo e muito. Faz uns 10 anos que não tem um setembro abaixo da média, acho. Tudo ou na média pra cima ou até pra MUITO acima (vide 2017)

• Like 11

Se no norte paranaense quanto mais continental mais frio (com exceção das áreas altas como Apucarana e Mauá), em MG, quanto mais ao leste, mais frio.

Passos (205 km daqui) no sudoeste do estado está na casa 21/22°C. Em Alfenas (60 km daqui ao oeste) 19°C. Aqui em Varginha, meio do sul de Minas, 17.5°C. Conceição do Rio Verde, 75 km daqui para leste, está com 13.4°C. Aiuruoca, 140 km daqui, na divisa do sul de Minas com a zona da mata e Campo das Vertentes, tem apenas 12°C.

De qualquer forma, previam 22°C para cá. Está 17.5°C com tempo fechado.

Só falta a chuva, nem que seja para abaixar poeira.

• Like 10
  • Thanks 2

3 horas atrás, Wagner97 disse:

Desculpem pela qualidade péssima da foto, mas tentei fotografar o local da estação CGE do Riacho Grande. Como podem ver fica num topão, daí a fama de mínimas ruins. Mas a estação costuma brilha em dias como o de hoje. No momento faz 10,3°C lá, quase a mesma temperatura de Marsilac, por exemplo.

IMG_20210728_072529170~2.jpg

Aqui tem localização e fotos de todas as estações do CGE: 

• Like 6
  • Thanks 2

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.