Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2019


Marcos
 Share

Recommended Posts

3 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Se NÃO ME ENGANO, no próprio SESC, próximo à beira da Billings.

 

Mas estou chutando, não tenho certeza...

 

Morei no Grajaú, na Av. Belmira Marim, entre 2008 e 2010.

nossa que maravilha... uma região super estavel, meio periferica, não vai passar a realidade do centro expandido, porém a realidade de milhões de pessoas que moram na periferia de SP e vem pro centro diariamente para trabalhar. Alem disso é uma região que tende a ser super estável, arborizada, etc. Uma otima novidade, uma cidade do tamanho de SP, com a população de SP, merecia mais uma estaçao do inmet, senao mais umas 3.

 

Link to comment
Share on other sites

Fim da onda de calor em Belo Horizonte.😭

 

Após quase 30 dias de calor ininterrupto, com o pico das altas temperaturas justamente ontem (34,1C na automática e 35,0C na convencional do inmet), a semana começa com tempo encoberto na capital. Já choveu em alguns pontos e a previsão é de pancadas ao longo do dia. 

 

A chuva se intensifica nos próximos dias e as máximas devem cair de 7 a 10°C em relação aos últimos dias.

 

Como disse a climatempo, frente fria aliviadora da pátria!

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Nas estações do CGE a média dos acumulados resultaram em 52 mm em 3 horas durante esta madrugada. Abaixo um resumo

 

Penha 50.2
Perus 15.2
Pirituba 27.0
Freguesia do O 50.0
Santana / Tucuruvi 45.5
Tremembé 3.5
Itaim Paulista 54.6
São Mateus 54.8
60.2
Butantã 43.2
Ipiramga 46.8
Santo Amaro 73.0
M Boi Mirim 46.2
Cidade Ademar 83.5
Parelheiros 171.5
Marsilac 110.6
Lapa 25.0
Campo Limpo 39.4
Capela do Socorro 84.6
Vila Formosa 35.4
Mooca 44.2
Itaquera 38.6
Vila Prudente 52.2
Vila Maria 35.8
Vila Mariana 51.4
Riacho Grande 2.6
Maua 73.2
Santana do Parnaiba 19.2
Jabaquara 71.2
Pinheiros 48.4
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

 Antes que a situação mude drasticamente, acho interessante registrarmos as condições que trouxeram um Janeiro tão quente:

 

cdas-sflux_ssta_global_1.png

 

- Atlântico Sul muito quente;

- Pacífico próximo ao Chile frio;

- Pacífico próximo ao Peru e Equador quente;

- Pacífico central quente, mas com algumas águas frias;

- Atlântico norte, Índico e Pacífico norte quente.

  • Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Juzinho disse:

Atualização chuva as 7 h 

 

Parelheiros 168 MM

Marsilac 110 MM

Sesc Inmet 101 MM

Mirante Inmet 49 MM

 

É a primeira vez que a estação do SESC atinge essa marca(e ela ainda não completou seu primeiro ano, falta ainda o mês de março inteiro para completar o primeiro ano (lembrando que ela abriu na segunda quinzena de março)

Sendo que em apenas uma hora choveu mais que toda a chuva no Mirante.

Foi generalizada essa chuva, tanto é que o CGE deixou a cidade em estado de atenção por mais de 4 horas. 

Quase todos os bairros choveu mais de 40mm. E a maioria deles foi mais de 50mm

O Mirante provavelmente tem o segundo evento de chuva acima de 50mm em menos de uma semana(detalhe: no ano de 2018 inteiro foi apenas três chuvas acima de 50mm no Mirante).

Edited by Darley
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Joao disse:

nossa que maravilha... uma região super estavel, meio periferica, não vai passar a realidade do centro expandido, porém a realidade de milhões de pessoas que moram na periferia de SP e vem pro centro diariamente para trabalhar. Alem disso é uma região que tende a ser super estável, arborizada, etc. Uma otima novidade, uma cidade do tamanho de SP, com a população de SP, merecia mais uma estaçao do inmet, senao mais umas 3.

 

Exatamente Palestra!

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Moretão disse:

 Antes que a situação mude drasticamente, acho interessante registrarmos as condições que trouxeram um Janeiro tão quente:

 

cdas-sflux_ssta_global_1.png

 

- Atlântico Sul muito quente;

- Pacífico próximo ao Chile frio;

- Pacífico próximo ao Peru e Equador quente;

- Pacífico central quente, mas com algumas águas frias;

- Atlântico norte, Índico e Pacífico norte quente.

Essa era minha indagação Moretão! Queria justamente saber do porquê do janeiro quente....

 

Agora o seguinte... : na região do Prata, sul do RS, Janeiro foi abaixo da média... No restante do "Centro-sul" brasileiro, BEM ACIMA. 

 

Como é que Janeiro teria se comportado, por exemplo, no Norte e no Sul Chileno? E na Bolívia e Peru? 

 

Seria interessante pegarmos localidades destas regiões para analisarmos o quanto são afetadas pelas condições às quais estão no mapa e você bem resumiu!

 

A minha outra dúvida é: Por que, DO NADA, "VIROU-SE A CHAVINHA"? Rompeu-se COMPLETAMENTE o padrão PODRÃO e, a partir de agora, teremos um NOVO PADRÃO ATMOSFÉRICO! Qual (is) variáveis provocaram esta mudança tão brusca? Interessante investigar as causas, haja vista que fevereiro será, ao menos, bem abaixo da média até +- dia 15. Depois..., NÃO TENHO A MÍNIMA IDEIA....

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

Vou relatar o tempo depois dessa chuva da madrugada:

Hoje o dia foi bem ameno, com direito a sensação de friozinho, uma situação típica de outono/inverno em pleno mês mais quente da escala anual. A temperatura esta tarde está em torno de 21°C(uma bela queda, pois nos últimos dias até sábado as temperaturas estavam em torno de 34, 35, até mesmo 36°Cem alguns locais e as mínimas em torno de 21, 22°C). Se comparar as temperaturas das madrugadas dos últimos dias com a dessa tarde, é uma temperatura muito agradável para a época e horário.

Também teve uma condição que não tinha na cidade há um bom tempo: garoa. Isso mesmo, uma garoa clássica(garoa "spray" como alguns relataram aqui) que era bem típica da cidade há décadas e estava bem raro ultimamente). Muito parecido com aquelas de Lima no inverno(o máximo de "chuva" que tem em Lima é garoa, ou "garúa" ou "camanchaca").

 

Ah, e sobre as chuvas, no Mirante o acumulado foi de 57mm, o maior do ano até o momento.

Edited by Darley
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, victorgn disse:

Nas estações do CGE a média dos acumulados resultaram em 52 mm em 3 horas durante esta madrugada. Abaixo um resumo

 

Penha 50.2
Perus 15.2
Pirituba 27.0
Freguesia do O 50.0
Santana / Tucuruvi 45.5
Tremembé 3.5
Itaim Paulista 54.6
São Mateus 54.8
60.2
Butantã 43.2
Ipiramga 46.8
Santo Amaro 73.0
M Boi Mirim 46.2
Cidade Ademar 83.5
Parelheiros 171.5
Marsilac 110.6
Lapa 25.0
Campo Limpo 39.4
Capela do Socorro 84.6
Vila Formosa 35.4
Mooca 44.2
Itaquera 38.6
Vila Prudente 52.2
Vila Maria 35.8
Vila Mariana 51.4
Riacho Grande 2.6
Maua 73.2
Santana do Parnaiba 19.2
Jabaquara 71.2
Pinheiros 48.4

 

Média de 55 mm nas estações CGE desde ontem. Uma boa marca! 

Link to comment
Share on other sites

Chamou a atenção o acumulado de chuva em Perus. Bem modesto se comparado a outras regiões(no bairro foi no máximo chuva moderada). Vale lembrar que Perus teve o terceiro maior acumulado de chuva de toda a cidade em janeiro(atrás apenas de Santo Amaro e Sé).

O acumulado de chuva no Tremembé e em Riacho Grande está errado, o acumulado nesses bairros foi bem maior(deve ter chovido uns 40mm, no mínimo, nesses locais)

Edited by Darley
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Máxima de invríveis 21.7 no Sesc Inmet , isso registrado as 0 h UtC .

Depois da aberração dos 36.1 de sábado , parece até um sonho de inverno .

A mínima até agora está em 18.7 registrada várias vezes ao longo do dia .Temos 19.1 agora e o Sesc acumulou até agora 103 MM de chuvas hoje , agora garoa entre moderada e forte aqui .

 

 

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde.

Como disse ontem, ocorreram de fato fortes temporais na PB, no PE e no RN em decorrência da ZCIT entre a tarde de ontem e a madrugada de hoje. Alguns locais registraram de 50% até 150% a média do mês.

No PE:

  1. Amaraji: 162,0 mm (média de 107,0 mm)
  2. Cabo de S. Agostinho: 70,8 mm (média de 113,8 mm)
  3. Primavera: 64,0 mm (média de 100,0 mm)

No RN o maior foi de 140,0 mm no município de Venha-Ver (média de 128,0 mm).

E na PB:

  1. Boa Ventura: 92,0 mm (média de 138,1 mm)
  2. Santo André: 84,5 mm (média de 81,0 mm)
  3. Coremas: 81,0 mm (média de 136,6 mm)
  4. Diamante: 80,0 mm (média de 137,0 mm)
  5. Mãe D'Água: 78,0 mm (média de 96,2 mm)

 

Meu pluviômetro registrou meros 4,8 mm.

__

Hoje será mais um dia de fortes temporais, podendo sair novos locais com acumulados iguais ou superiores a 100 mm.

Edited by CloudCb
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

31 minutos atrás, Darley disse:

Vou relatar o tempo depois dessa chuva da madrugada:

Hoje o dia foi bem ameno, com direito a sensação de friozinho, uma situação típica de outono/inverno em pleno mês mais quente da escala anual. A temperatura esta tarde está em torno de 21°C(uma bela queda, pois nos últimos dias até sábado as temperaturas estavam em torno de 34, 35, até mesmo 36°Cem alguns locais e as mínimas em torno de 21, 22°C). Se comparar as temperaturas das madrugadas dos últimos dias com a dessa tarde, é uma temperatura muito agradável para a época e horário.

Também teve uma condição que não tinha na cidade há um bom tempo: garoa. Isso mesmo, uma garoa clássica(garoa "spray" como alguns relataram aqui) que era bem típica da cidade há décadas e estava bem raro ultimamente). Muito parecido com aquelas de Lima no inverno(o máximo de "chuva" que tem em Lima é garoa, ou "garúa" ou "camanchaca").

 

Ah, e sobre as chuvas, no Mirante o acumulado foi de 57mm, o maior do ano até o momento.

Temperatura de ar condicionado hoje o dia todo. Maravilha! Faz somente 18°C por aqui e o tempo está encoberto com garoa.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

As maiores e mais amplas anomalias positivas estão na costa leste da América do Sul e sudeste da Austrália, justamente as regiões que sofreram terríveis ondas de calor! Agora a tendência, ao menos aqui, é baixar um pouco a TSM, mas isso só será possível com uma mudança de padrão.

 

Concordando com os modelos, que mostram uma primeira metade de fevereiro na média ou abaixo, tínhamos um quadro similar no outono de 2018: Pacífico Sul abaixo da média e Atlântica Sul muito quente (ainda que o Pacífica tenha esquentado um pouco nos últimos dias e o Atlântico esteja mais quente no Brasil que na Argentina). Na ocasião, as mp´s entraram aqui a partir da metade de maio e se estabeleceu um padrão de domínio de mp's. A diferença é que há 10 meses atrás não tínhamos um quase-El Niño, mas a similaridade das condições do oceano me fez apostar numa melhora para fevereiro. Deu certo.

 

Mantido o quadro (mesmo quase com El Niño), aposto numa antecipação do outono neste ano com bastante chuva, ao menos no Sul.

 

Hoje variação de 18,3° a 25,9°. Agora 25,8° (o sol predominou a partir de minutos atrás) com 68%. Dia EXCELENTE!

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Já são algumas rodadas que o euro indica essa BALEIA polar entrando no Brasil a partir dos dias 11/12 de fevereiro, então por mais que por enquanto as chances de acontecer não são altas, vale a pena deixar salva no fórum essa rodada. Provavelmente teríamos vários recordes para o mês em várias partes, principalmente no oeste.

 

-12/02

1.thumb.png.226c4f02d275ca236f57bda6a0dbb59e.png

ecmwf_z500_mslp_samer_9.thumb.png.77732dfa4ac9610f1d8f33ec46e897c6.png

 

-13/02

ecmwf_T850a_samer_10.thumb.png.027469064fc93d14cbb5b65be3e365af.png

ecmwf_z500_mslp_samer_10.thumb.png.61e96b82e6eff270875fd0022e8ffdae.png

 

 

  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Essa era minha indagação Moretão! Queria justamente saber do porquê do janeiro quente....

 

Agora o seguinte... : na região do Prata, sul do RS, Janeiro foi abaixo da média... No restante do "Centro-sul" brasileiro, BEM ACIMA. 

 

Como é que Janeiro teria se comportado, por exemplo, no Norte e no Sul Chileno? E na Bolívia e Peru? 

 

Seria interessante pegarmos localidades destas regiões para analisarmos o quanto são afetadas pelas condições às quais estão no mapa e você bem resumiu!

 

A minha outra dúvida é: Por que, DO NADA, "VIROU-SE A CHAVINHA"? Rompeu-se COMPLETAMENTE o padrão PODRÃO e, a partir de agora, teremos um NOVO PADRÃO ATMOSFÉRICO! Qual (is) variáveis provocaram esta mudança tão brusca? Interessante investigar as causas, haja vista que fevereiro será, ao menos, bem abaixo da média até +- dia 15. Depois..., NÃO TENHO A MÍNIMA IDEIA....

 

Pelo que o Fábio de Nittis postou foi quase que rigorosamente na média com -0,1°C de média simples. O que é quase nada considerando que Buenos Aires tem um desvio grande pela latitude maior. A quantidade de chuva também seria interessante de saber. Se foi por isso que fechou na média.

 

Uruguaiana que deve ter fechado bem abaixo da média, em parte devido a grande quantidade de chuva.

 

Nestes locais é interessante saber se há correlação com a costa chilena fria.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Tassio Amaral disse:

Bom dia,

 

na mesma medida de um janeiro desastroso, um fevereiro de encher os olhos de lágrimas tamanha a emoção!!!! 😭🤧

 

METEOBLUE

meteogram_14day.jpg.0fa6b669e56a64cf7f94fa62aad6a2c8.jpg

 

FORECA -SÃO JOÃO EVANGELISTA (45KM DAQUI)

meteogram.png.b2fc3d40a93b1de8fe51ae7e96148d29.png

 

WEATHER.US

Screenshot_20190204-094233.png.843f78370e918654733fefdd8088dda4.png

 

 

 

 

 

 

 

Tassio Amaral

 o GFS está indicando rodada a rodada muita chuva em fevereiro para sua região.

Edited by marinhonani
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, curiosidade da estação aqui próxima, do AHú em Curitiba:

Máximas em Curitiba nos últimos 3 dias (aqui na estação próxima de casa, no Ahú):
-Sábado, 02/02:               35,3º
-Domingo, 03/02:            28,1º
-Segunda, 04/02:             19,7º

E, mínima de hoje: 14,7º.
Ou seja, a temperatura caiu 20,6 graus em menos de 48 horas. 😶

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, renata16 disse:

Meninos, está acontecendo o Armagedom e eu não estou sabendo, ou é erro no termômetro:

image.png.68839cf0333bb17dcf4d7825f9e35533.png

Esse valor é recorde para Ushuaia? Não me lembro de já ter presenciado isso na terra do fogo. O mundo está louco! 

 

E sobre a baleia do dia 11, é tudo que o sudeste não precisa. Foi em uma MP de dezembro que o bloqueio começou. 

  • Like 1
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Esse valor é recorde para Ushuaia? Não me lembro de já ter presenciado isso na terra do fogo. O mundo está louco! 

 

E sobre a baleia do dia 11, é tudo que o sudeste não precisa. Foi em uma MP de dezembro que o bloqueio começou. 

Eu achava que era muito extremo essa temperatura por lá, pois a média das máximas é 14C, mas segundo a World Meteorological Organization o recorde para ushuaia é de 29,5 para janeiro e de 28,9 para fevereiro.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Esse valor é recorde para Ushuaia? Não me lembro de já ter presenciado isso na terra do fogo. O mundo está louco! 

 

E sobre a baleia do dia 11, é tudo que o sudeste não precisa. Foi em uma MP de dezembro que o bloqueio começou. 

 

O recorde de Ushuaia, se não me engano, é 29,x°C.

 

--------------------

 

Quanto ao bloqueio no Sudeste, as MPs tendem a reforçar a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) em superfície.

Mas o maior culpado foi o bloqueio em altitude, em 500 hpa.

 

Aqueles que conhecem mais podem me corrigir, se eu estiver errado.

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, LucianoD disse:

tomara não se concretizar, tem que vir na época certa a partir de abril. Depois vem um março ou um abril quente e de nada adianta.

 

dia muito agradável com 27,4 após máxima de 28,5 ºC. A mínima desceu a 17,8 ºC

Discordo, tomara que se concretize, temos um histórico grande de ondas de calor em quase todos os meses, é justo uma compensação, não tem nada a ver com os outros meses, abril do ano passado foi quente e apenas em maio tivemos frio decente, os outros meses foram fracos em termos de frio exceto setembro.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Enfim um dia digno em Cons. Lafaiete. Depois da chuva de manhã a tarde ficou mais nublada, a alta umidade deu uma sensação de abafamento mas depois dos 34° de ontem hoje não tenho nada a reclamar, só curtir essa tarde maravilhosa com máxima de 26° a mais fresca do ano

Agora, segue um inicio de noite com bastante nebulosidade mas sem cara de chuva. Agradáveis 23° agora

 

Também to impressionado com esses 27° em Ushuaia

Amanhã faz 2 anos que estive lá, fiquei 3 dias e senti bem como é a oscilação do clima naquelas bandas

No primeiro dia chuva e máxima de 10°, no segundo dia sol bombando com máxima de 17° e a galera lá comemorando o "calor" do verão. No ultimo dia já meio nublado e máxima de 14°

Fico tentando imaginar aquela cidade com 27° nesses dias que anoitece lá pelas 22h... 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Moretão disse:

 

Pelo que o Fábio de Nittis postou foi quase que rigorosamente na média com -0,1°C de média simples. O que é quase nada considerando que Buenos Aires tem um desvio grande pela latitude maior. A quantidade de chuva também seria interessante de saber. Se foi por isso que fechou na média.

 

Uruguaiana que deve ter fechado bem abaixo da média, em parte devido a grande quantidade de chuva.

 

Nestes locais é interessante saber se há correlação com a costa chilena fria.

 

Choveu 174,8 mm contra média de 138,1 mm.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Aldo Santos disse:

 

O recorde de Ushuaia, se não me engano, é 29,x°C.

 

--------------------

 

Quanto ao bloqueio no Sudeste, as MPs tendem a reforçar a ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) em superfície.

Mas o maior culpado foi o bloqueio em altitude, em 500 hpa.

 

Aqueles que conhecem mais podem me corrigir, se eu estiver errado.

 

 

Eu tinha lido uma vez que era 29,X°C também, agora nao consigo achar mais onde vi isso.

Mas, de fato, é difícil passar de 20°C em Ushuaia e buscando o histórico do aeroporto o máximo que tinha visto tinha sido 24°C. A estacao do SMN passou de 26°C lá hoje. E ainda faz mais de 23°C!

image.png.bf9f16118781f2b2775e1a841b7e7170.png

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Que bom ver os ânimos bazianos voltarem ao normal. Eu também estou aliviado, não porque tenha feito frio aqui hoje - não fez - .... Mas, pelo menos, o calor voltou ao padrão totalmente normal. A máxima foi de 29,5C na minha estação (a menor do ano, kkkkkkkkkk). A primeira sub-30 ! Bizarro ! 

 

Choveu fraco de manhã e depois parou. Não houve mais chuva. A previsão mostra que ela pode vir forte amanhã, vamos ver. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos! Ontem tivemos dia de sol, com temperatura muito amena de manha e agradável à tarde aqui em Buenos Aires. A mínima foi de 14,3°C e a máxima nao passou de 25°C. Hoje o dia foi ensolarado do comeco ao fim e mesmo assim a temperatura se manteve agradável novamente, com mínima de 18,2°C e máxima de 25,4°C!

Agora temos céu limpo, 22,5°C, URA de 62%, vento nordeste a 4 km/h e pressao de 1.018,7 hpa.

Para amanha a previsao do SMN é de sol e poucas nuvens, com névoa ao amanhecer em áreas periféricas. Mínima de 19°C e máxima de 27°C. O sol nasce às 6h17 e se poe às 19h56.

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Discordo, tomara que se concretize, temos um histórico grande de ondas de calor em quase todos os meses, é justo uma compensação, não tem nada a ver com os outros meses, abril do ano passado foi quente e apenas em maio tivemos frio decente, os outros meses foram fracos em termos de frio exceto setembro.

 

É verdade que já tivemos terríveis ondas de calor que vieram após uma forte massa polar, sempre em épocas mais quentes, tipo Outubro e Dezembro. Mas isso não é uma regra, então, estarei torcendo por essa MP.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

54 minutos atrás, Renan disse:

 

É verdade que já tivemos terríveis ondas de calor que vieram após uma forte massa polar, sempre em épocas mais quentes, tipo Outubro e Dezembro. Mas isso não é uma regra, então, estarei torcendo por essa MP.

 

Antigamente uma ou outra massa de ar polar virava block power, mas não era generalizado como hoje.

Se não torcermos por algo que nos refresque vindo do sul, vamos torcer para que, afinal? :)

O lance é entender até que ponto o Pacífico tem influenciado para que, de uns anos pra cá, esteja sendo tão fácil e frequente a ocorrência de altas em 500 hPa. 

Tem gente que fala que é o aquecimento do Atlântico que propicia os bloqueios. Ainda acredito que não: esse aquecimento pode até reforçar a alta em 500, mas precisa ser visto qual fator é que está na gênese da lazarenta.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

Discordo, tomara que se concretize, temos um histórico grande de ondas de calor em quase todos os meses, é justo uma compensação, não tem nada a ver com os outros meses, abril do ano passado foi quente e apenas em maio tivemos frio decente, os outros meses foram fracos em termos de frio exceto setembro.

Para variar, concordo com você!

Link to comment
Share on other sites

Hoje mínima boa de 19,3°. No INMET deu 17,4°.

 

Mas o melhor é ver as previsões como o europeu dando até 6° em 850 hpa sobre POA na mp que deve entrar no início da semana que vem!! Além do mais, dá variação de 15° a 20°! Se isso se confirmar, será a menor máxima que já registrei num fevereiro!!!

 

Tudo indica os primeiros 20 dias de fevereiro abaixo da média. Ademais, temos um histórico de entrada de mp's no final do mês. Não é regra, mas é comum. Caso isso ocorra, teremos uma grande anomalia negativa.

 

Agora 21,2° com 69% e muitas nuvens.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Renan disse:

 

É verdade que já tivemos terríveis ondas de calor que vieram após uma forte massa polar, sempre em épocas mais quentes, tipo Outubro e Dezembro. Mas isso não é uma regra, então, estarei torcendo por essa MP.

Renan,

que essa massa polar da semana que vem, organize muita chuva no Noroeste do Rio, Zona da Mata e sul do ES.

Que as chuvas comecem hoje a noite e prolonguem até o domingo,estamos precisando de água na terra.

Segundo o mapa do GFS 00Z, a partir do dia 12 as chuvas vão ser empurradas para o ES, centro-norte de Minas e Goiás.

 

Esqueci de comentar aqui, Viçosa registrou o recorde de máxima para fevereiro, dia 3 registrou 35,3ºC, o recorde anterior já durava 50 anos, era de 35,0ºC no dia 17/02/1969.

Na convencional de Itaperuna-RJ marcou 40,5ºC no dia 3, acho que é o recorde para fevereiro desde 1961.

Edited by marinhonani
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A chuva no Litoral Sul do Rio e baía de Sepetiba foi bem maior do que os modelos indicavam,

estações em Angra dos Reis com valores perto de 200 mm, mas foi em Mangaratiba e Itaguaí que choveu por volta de 300 mm.

 

322 mm em Muriqui/Mangaratiba/Cemaden, isso em 37 horas

 

300 mm na ilha da Madeira/Itaguaí/Cemaden, em 37 horas.

 

Em Santos e Cubatão também teve estação que superou os 300 mm em menos de 48 horas

 

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.