Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

LuluBros

Members
  • Posts

    1519
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by LuluBros

  1. Depois de um longo inverno, resolvi postar, não só o resumo de agosto, mas de todo o período desde que instalei meu Drone em topo, cota 800, no bairro Vila Alto de Santo André. No geral, extremos muito parecidos com o Mirantão. Mas ela tem dois diferenciais: - Tem rápida queda de temperatura, no começo maioria das tardes, com a chegada do vento sul. - Em dias que o vento sul predomina, tem máximas menores que o Mirantão, principalmente na primavera.
  2. Se isso vingar, TEM CHANCE (VEJAM BEM, NÃO É CERTEZA!) de ter precipitação invernal no PN da Serra dos Órgãos.
  3. Teve um porrete de frio muito forte em 1990 que causou minima de 2 no Aeroporto de Congonhas.
  4. A localidade de Vista Alegre, em Bonja, teve mínima de -5,7 hoje após ter qual máxima ontem? Mais uma queda superior a 30 graus, correto? @Fernando Keiser
  5. Chegar a junho sem sub10 até que não é raro. Mas, ano inteiro sem sub10, o único foi 2015.
  6. Um toque ao Maicon e ao Felipe S Monteiro: caso esteja na dúvida, toque a grama. Em alguns casos, de fato, poderia se tratar de orvalho congelado. Mas, sem tocar a grama, não tem como saber. Até meus quase 18 anos, confundi muita orvalhada com geada. Até que percebi que, se não sai gelo na mão, é mero orvalho, por mais esbranquiçado que esteja. 👍
  7. Sampa é abençoada demais. Recebe MM do litoral, do interior e do Vale do Paraíba! Isso quando a MM não inventa de brotar exatamente em cima da gente!
  8. No bairro Vila Alto de Santo André (em Santo André mesmo) cheguei a ter meia hora de chuva fraca ao amanhecer. Riacho Grande, até onde vi, teve 4,4 mm.
  9. Eu diria que atualmente o Centro Expandido migrou pro Cwa e o extremo sul da região metropolitana aidna conserva o Cfb.
  10. Esse clima decididamente não é do grupo D. Conforme a classificação, enquadram o clima como D se a média do mês mais frio é abaixo de zero ou de -3. E Janeiro é significativamente acima de zero. Mas áreas mais altas da região, aí sim, entram com folga no clima D.
  11. Convenhamos: se o padrão de comparação foi a península ibérica, não é nada difícil qualquer outro território ter frio melhor nessa latitude. As áreas baixas do norte da Índia também são bem tristes para frio.
  12. No caso do Pq. Barigui, é que o lago evapora ainda que sob baixas temperaturas, e esse evaporado está a uma temperatura mais alta. Quando ele entra em contato com o ar mais frio acima. ele se condensa. No caso de Echaporã, acho que é isso que o colega falou, mais a intensa transpiração das árvores. Numa área urbana, pode ter relevo e UR perto de 100% que dificilmente aparece essa condensação como a de Echaporã.
  13. São as duas áreas refinada e artisticamente circuladas (sqn) em azul. A Lamenha Pequena, a do norte. E o cruzamento dos rios Barigui e Iguaçu, a do sul.
  14. Mas o efeito baixada tb faz uma senhora diferença em Cwb. Tanto é que o cruzamento dos rios Barigui e Iguaçu ficou com temperatura média noturna menor que o bairro Lamenha Pequena, um dos mais altos de Cwb, e predominantemente rural.
  15. Já percorrei os arredores de Ulan Bator pelo GSV. É até estranho saber do friozão que faz por lá já em novembro, e ver pouca neva no chão. Mas no GSV o céu estava com boa transparência.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.