Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Olá, pessoal

 

Eu acompanho o fórum desde 2013, mas faz bastante tempo que não comentava por aqui. Em contrapartida, todos os dias venho ler as mensagens hehe.

 

Hoje vi uma notícia, como posso dizer, totalmente mentirosa (ao menos é o que me parece, corrijam-me se estiver errada), falando que este mês de julho foi o mais QUENTE da história do MUNDO. Tipo, oi?

 

Vejam: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/julho-foi-o-mes-mais-quente-da-historia-do-mundo-aponta-relatorio-9cyf4z1bzg77gdzwpasrq9brk

 

:negative: :hysteric:

 

todo mês é o mais quente dos últimos 187483483723 anos :sarcastic:

Em pleno começo de agosto (dia 8) ainda havia gelo "anormal" ao sul da Baía de Hudson (James) - Canadá...

(ainda que certas regiões no mundo estejam apresentando anomalias positivas consideráveis), mas no geral:

 

dados para os EUA:

2l9l34g.jpg

 

2jh5k5.jpg

Link to comment
Share on other sites

O Cacella é velho conhecido dos bazianos mais antigos. Ele ficou sumido por vários anos e agora reapareceu. Este comportamento não me surpreende nem um pouco, ele sempre foi um grande gozador do clima brasileiro. Sempre zuou a neve e o frio no Brasil. Não deem tanta atenção.

 

Sensato Renan, como (quase) sempre! Não é a primeira vez e provavelmente não será a última que leremos isso.

 

--

 

O frio no Vale do Itajaí hoje foi apenas na média para o mês. O que vai consolidando a anomalia alta. Estamos muito perto do Agosto recorde.

 

 

Na Peterstrasse o carro marcava 13°C, aqui no Centro 15°C. Mas a sensação não é ainda de frio de inverno. Um pouco mais que ontem, mas ainda parece outono.

 

Tudo isso devido ao estrago que foram estes 18, 19 dias. Médias de Abril ou Novembro, na primeira quinzena de Agosto, feito inédito até então. Os ambientes aqueceram muito neste período.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Colega,

 

O clima do Brasil tem em qualquer atlas. Vai até subtropical, mas na pratica os invernos são fraquissimos, com raríssimos eventos de frio (menos que 0 grau de minima e maximas abaixo de 10). De fato o problema aqui são as máximas. Tirando a campanha gaúcha que apresenta uma dinâmica mais ligada ao Prata o resto depende de altitude.

 

Burrice é uma das minhas caracteristicas. A ignorância tambem. Ainda bem que não estou sózinho :laugh: :laugh: :laugh:

 

Um grande abraço desse Brasil equatorial... :clapping: :clapping: :clapping:

 

:pleasantry: :pleasantry: :pleasantry: :pleasantry:

 

A verdade dói demais. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Ainda bem que tu não é meu professor de meteorologia... Imagina chegar e dizer que todo o Brasil é tropical. Ou tu é um gênio, ou tu é muito burro(segunda alternativa mais provável). E só para tua informação, não gosto de frio.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos uma chuva fina nessa noite aqui na zona leste de Sampa.

Não estamos tendo aquela faxina com essa frente fria, mas ao menos ela está sendo algo como varrer e depois passar pano úmido para amenizar a sujeira (diga-se: poluição do ar). Ao menos teremos mais uns 7 dias de folga.

 

Agora temos 15c na Mooca-CGE e umidade de 95%.

 

------------------------------

 

Quanto ao Cacella, como disse o Renan vamos relevar os posts dele. Ouvi comentar algumas vezes dele aqui e o comentário era de que ele reduzia o frio no Brasil. hehe

Mas o cara me parece ser gente muito boa :good: e que bom que um baziano das antigas agora voltou à ativa (rimou rs).

Link to comment
Share on other sites

Colegas,

 

Claro que estou me aproveitando desse inverno tórrido para fazer uns chistes :pleasantry: :pleasantry:

 

O problema realmente é que esses eventos são raríssimos e se restringem a pequeníssimas áreas. O que sem dúvida nos deixa frustrados. Antigamente era dificl viajar. Mas hoje, aí do sul, 2 horas de avião e voce esté em Santiago ou Bariloche e vê neve e frio de verdade. Coisa previsível, que vai estar lá 90% do tempo.

 

Há muito tempo atrás eu me perguntava se não seria possível pegar alguns lugares mais frios do Sul e da Mantiqueira e usar uma daquelas máquinas de neve ao ar livre e ter uma estação de esqui. Fui ver a especificação das máquinas e seu uso e no Brasil não dá. As máximas são muito elevadas. Pouquíssimos dias têm máximas inferiores a 5 graus, o que seria necessário para manter o equipamento. Além disso ele funciona melhor com temperaturas ao redor de -10, o que aqui acontece uma vez a cada 30 anos e mesmo assim por meia hora, antes da temperatura subir furiosamente com o nascer do Sol.

 

Como já disseram, tudo é relativo mesmo. Mas o bom senso diz que o que queremos é neve, neve no chão, umas vezes por ano, de forma mais ou menos previsível, como acontece nos EUA, na Suiça, Argentina, Chile, Bolívia, Colombia, Equador e Venezuela. Aqui simplesmente não temos isso. É uma pena. Pelo menos podemos pegar um avião e em duas ou três horas chegar em um lugar que tem inverno de verdade :pleasantry: :pleasantry: :pleasantry: :pleasantry:

 

Pois bem Cacella...é tão tropical que por vezes cachoeiras congelam, riachos congelam...mais um que entra na linha dos céticos chatos, os que querem negar os fatos...
Link to comment
Share on other sites

Bota um gringo numa onda regular de frio no sul que eu aposto que vai sofrer, conheci uma canadense de Hallifax fazendo intercambio no interior do PR, era julho de 2011 e ela estava estressada pois passava frio dentro de casa,,

 

Tudo relativo

Esse é o nosso problema no Sul: nós VIVEMOS o frio! Se tivéssemos calefação, seria bem mais tolerável!

 

Nunca me esqueço daquele 13/8/2013, quando a temperatura afundou aqui em POA e eu saí de casa com 6° e chuva no meio da tarde, algo que jamais tinha visto em todo a minha vida aqui. Os dias anteriores tinham sido sem frio, e minha casa estava agradável. Frio mesmo só na rua. Nem passei frio no dia, mesmo com o ar gélido e úmido. Dia tipicamente londrino.

 

Quanto ao visitante de Brasília, relevem. Vocês sabem a intenção de alguns que vêm turistar no BAZ.

 

Aqui 15,0° com 78%. É a mínima do dia até agora. Tempo bom.

Link to comment
Share on other sites

Colega,

 

O clima do Brasil tem em qualquer atlas. Vai até subtropical, mas na pratica os invernos são fraquissimos, com raríssimos eventos de frio (menos que 0 grau de minima e maximas abaixo de 10). De fato o problema aqui são as máximas. Tirando a campanha gaúcha que apresenta uma dinâmica mais ligada ao Prata o resto depende de altitude.

 

Burrice é uma das minhas caracteristicas. A ignorância tambem. Ainda bem que não estou sózinho :laugh: :laugh: :laugh:

 

Um grande abraço desse Brasil equatorial... :clapping: :clapping: :clapping:

 

Colega, que tem um histórico já duvidoso em fóruns, sou nascido e criado na Campanha Gaúcha by the way. Enfim, primeiramente tu tem que aprender que não existe frio, mas ausência de calor. E que é totalmente relativo, principalmente a sensação de frio. E se tu soubesse alguma coisa, o Brasil é tão "equatorial", que é o único país do mundo, onde faz temperaturas baixas a latitudes baixíssimas e de altitudes baixas (Acre e extremo sudoeste do Amazonas). O clima e frio do Brasil não se resume a isto que tu pensas, e aliás, boa parte das cidades brasileiras tem máximas absolutas menores que muitos lugares onde se alcança valores muito abaixo de 0ºC.

 

Como diriam alguns... "SEJE MENAS".

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante o comportamento da temperatura no PNI/Furnas, a umidade esteve em 96% menos de duas horas atrás, o vento diminuiu, a temperatura também e a umidade foi baixando nos últimos minutos 0,6ºC e 90% umidade. Vamos ter mais uma negativa na madrugada.

 

Na estação do Campo Belo, mais uma negativa para hoje.

 

Corrigindo acima até 23 h 09 min a umidade estava em 96% e 1,7ºC de temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Pois bem Cacella...é tão tropical que por vezes cachoeiras congelam, riachos congelam...mais um que entra na linha dos céticos chatos, os que querem negar os fatos...

 

 

Leva ele pra passar uma noite em advecção só de bermuda na serra gaúcha ou aí no Botucarai. Depois manda ele passar pra acampar no PNI de madrugada, quando tiver ASAS. E pra fechar, que tal levar ele para Pinheiro Machado com passagem em São Joaquim em Julho? :friends:

Link to comment
Share on other sites

Cacella, com esse teu post teremos que rever todos os mapas de clima do mundo. Aqui na AS o clima Tropical vai até Bahia Blanca e Neuquén. Nos Estados Unidos teríamos Georgia, Alabama e Texas tropicais!

 

É, amigo! Vivendo e aprendendo!

 

O Cacella é velho conhecido dos bazianos mais antigos. Ele ficou sumido por vários anos e agora reapareceu. Este comportamento não me surpreende nem um pouco, ele sempre foi um grande gozador do clima brasileiro. Sempre zuou a neve e o frio no Brasil. Não deem tanta atenção.

 

Óbvio! Por isso mesmo acionei o ironic mode :mosking:

 

É um trollzinho frangote.

 

O cara zuava naqueles invernos fracos de 2005/2006 quando se comparavam as mínimas de CDJxSJ.

 

PS.: Os emoticons estão bugados a semanas!

Link to comment
Share on other sites

O QUE O CACELA FALOU POR ÚLTIMO, TEM TODA RAZÃO, FRIO CONSTANTE DURANTE O INVERNO É RESTRITO AO PLANALTO DA NEVE E O SUL DO RS, NESTES LOCAIS TEMOS INVERNO REAL ONDE O FRIO É PREDOMINANTE, NO SUL DO BRASIL COMO UM TODO TEMOS UM INVERNO BRANDO COM ALGUMAS INVASÕES DE FRIO FORTE POR 2/5 DIAS.

 

COMPARANDO DENTRO DO BRASIL, AÍ SIM TEMOS UM INVERNO FRIO NO SUL DO BRASIL MAIS DO SUL DO PR PARA BAIXO E INVERNO RUDE NAS ÁREAS ACIMA DOS 800 M E SUL DO RS.

 

EM TERMOS DE MÁQUINA DE NEVE, FUNCIONOU AQUI, EM ALGUNS DIAS PRODUZIU UMA BOA CAMADA. EM ÁREAS URBANOS A MELHOR CIDADE É URUPEMA.

Link to comment
Share on other sites

Colega,

 

O clima do Brasil tem em qualquer atlas. Vai até subtropical, mas na pratica os invernos são fraquissimos, com raríssimos eventos de frio (menos que 0 grau de minima e maximas abaixo de 10). De fato o problema aqui são as máximas. Tirando a campanha gaúcha que apresenta uma dinâmica mais ligada ao Prata o resto depende de altitude.

Burrice é uma das minhas caracteristicas. A ignorância tambem. Ainda bem que não estou sózinho :laugh: :laugh: :laugh: ]

 

Cacella.....

 

Desconsidere todas as msgs aqui sobre ao seu respeito.....A não ser a do Coutinho que foi perfeita e mais realista possível....

 

O problema que 95% aqui, acham que este pais é uma siberia... :mosking:

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

O destaque nos modelos segue sendo o retumbante fracasso de qualquer anticiclone provocar forte resfriamento no Brasil neste ano. O padrão 2015 é arrasador.

 

O frio previsto não passará de refrescos a leste. A isoterma em 850 não atinge nem o Uruguai, e em SC o tempo úmido não deve dar margem para geada neste próximo pulso, sendo mais frio no litoral do que em áreas a oeste. Entre um e outro avanço de ar mais frio, o ar quente logo avança com tudo, e nos três últimos dias do mês a panela vai ferver. Até com possibilidade de recordes a caminho.

 

Com esse quadro agosto caminha a passos largos para confirmar como o mais quente da história em muitas cidades, o que pesará definitivamente para determinar este como o pior inverno desde o início dos registros.

 

Quando pontuei lá atrás que a dúvida não era se este inverno seria quente, mas o quanto ele seria, confesso que não esperava uma resposta tão forte e precisa. É um desastre completo.

Link to comment
Share on other sites

Continuaremos a ter recordes de "mês mais quente já registrado" por algum tempo ainda. Mas depois, vai saber.....RUSSOS: ESTEJAM CERTOS !!!

 

Hahahaha....a Rússia é a nossa última esperança! :sarcastic:

 

A única coisa que tenho a pedir é que o resfriamento previsto por eles seja para ''os nosso olhos'', só isso, mais nada.

 

Ontem fomos de 12,7° C a 21,6° C.

 

13,4° C de mínima hoje. Já começou a avacalhação. :sarcastic:

 

Pudera, com esse pulso ''rápido no gatilho'' e a nossa famosa ventania, já era de se esperar.

 

14,8° C às 8:20 h.

 

Bom dia a todos.

Link to comment
Share on other sites

São Bernardo do Campo com 11,9 e chuva fraca nesta manhã.....tive 3,2 mm acumulados........O GFS acertou no volume..

 

Mirante de Santana com 13,3 e apenas 1 mm acumulado nesta madrugada.

 

PNI com -4,1.......mínima surpreendente..pois acho que trata-se de entrada de ar frio....neste caso e não por perda de radiação e secura..

Link to comment
Share on other sites

Colega,

 

O clima do Brasil tem em qualquer atlas. Vai até subtropical, mas na pratica os invernos são fraquissimos, com raríssimos eventos de frio (menos que 0 grau de minima e maximas abaixo de 10). De fato o problema aqui são as máximas. Tirando a campanha gaúcha que apresenta uma dinâmica mais ligada ao Prata o resto depende de altitude.

Burrice é uma das minhas caracteristicas. A ignorância tambem. Ainda bem que não estou sózinho :laugh: :laugh: :laugh: ]

 

Cacella.....

 

Desconsidere todas as msgs aqui sobre ao seu respeito.....A não ser a do Coutinho que foi perfeita e mais realista possível....

 

O problema que 95% aqui, acham que este pais é uma siberia... :mosking:

 

Abraço

 

E tem uns 5% que agem como trolls ou são amiguinhos de trolls.

Link to comment
Share on other sites

Colegas,

 

Claro que estou me aproveitando desse inverno tórrido para fazer uns chistes :pleasantry: :pleasantry:

 

O problema realmente é que esses eventos são raríssimos e se restringem a pequeníssimas áreas. O que sem dúvida nos deixa frustrados. Antigamente era dificl viajar. Mas hoje, aí do sul, 2 horas de avião e voce esté em Santiago ou Bariloche e vê neve e frio de verdade. Coisa previsível, que vai estar lá 90% do tempo.

 

Há muito tempo atrás eu me perguntava se não seria possível pegar alguns lugares mais frios do Sul e da Mantiqueira e usar uma daquelas máquinas de neve ao ar livre e ter uma estação de esqui. Fui ver a especificação das máquinas e seu uso e no Brasil não dá. As máximas são muito elevadas. Pouquíssimos dias têm máximas inferiores a 5 graus, o que seria necessário para manter o equipamento. Além disso ele funciona melhor com temperaturas ao redor de -10, o que aqui acontece uma vez a cada 30 anos e mesmo assim por meia hora, antes da temperatura subir furiosamente com o nascer do Sol.

 

Como já disseram, tudo é relativo mesmo. Mas o bom senso diz que o que queremos é neve, neve no chão, umas vezes por ano, de forma mais ou menos previsível, como acontece nos EUA, na Suiça, Argentina, Chile, Bolívia, Colombia, Equador e Venezuela. Aqui simplesmente não temos isso. É uma pena. Pelo menos podemos pegar um avião e em duas ou três horas chegar em um lugar que tem inverno de verdade :pleasantry: :pleasantry: :pleasantry: :pleasantry:

 

Isso de ''inverno de verdade'' é algo muito relativo.

 

Inverno de verdade pode ser algo como ''neve certa e previsível acumulada X dias por ano''.

 

Mas também pode ser "x horas de frio'' suficientes para o cultivo de maçãs.

 

Também pode ser ''aquela estação em que sair da cama e tomar banho quase querendo ficar meio morno'' é um martírio.

 

E também pode ser chegar numa casa em Canela e descobrir que a temperatura interna é de 8° C.

 

Eu posso concordar que o inverno de Jundiaí é absolutamente ridículo, que o de Brasília também é (já morei em Brasília).

 

Mas a única coisa que eu não posso dizer, em nenhuma hipótese, é que não há inverno em Jundiaí e em Brasília, ou que temos no ano toda uma variação de verão.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Colega,

 

O clima do Brasil tem em qualquer atlas. Vai até subtropical, mas na pratica os invernos são fraquissimos, com raríssimos eventos de frio (menos que 0 grau de minima e maximas abaixo de 10). De fato o problema aqui são as máximas. Tirando a campanha gaúcha que apresenta uma dinâmica mais ligada ao Prata o resto depende de altitude.

Burrice é uma das minhas caracteristicas. A ignorância tambem. Ainda bem que não estou sózinho :laugh: :laugh: :laugh: ]

 

Cacella.....

 

Desconsidere todas as msgs aqui sobre ao seu respeito.....A não ser a do Coutinho que foi perfeita e mais realista possível....

 

O problema que 95% aqui, acham que este pais é uma siberia... :mosking:

 

Abraço

 

E tem uns 5% que agem como trolls ou são amiguinhos de trolls.

 

Sendo que tem um que está na categoria master..neste quesito!!

Link to comment
Share on other sites

Interessante o Alckmin hoje...Ele disse que a falta de chuvas é explicável..!!

 

Só chove em meses que tem ** R **

 

Janeiro, Fevereiro, Março Abril Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro....

 

Nunca tinha observado isso..!!

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Quer dizer então que maio, junho, julho e agosto é proibido chover ?

 

Nesses meses São Pedro diz ''Vou tirar férias, e o pessoal lá de SP que se dane agora"

 

Gozação hein!

Link to comment
Share on other sites

O que mais tem me agradado nos últimos dias é a constância dos modelos, algo que tem sido bem raro neste ~inverno~. Os modelos globais, em especial o ECMWF (o que mais tenho acompanhado) mostrava há 4 dias 3 pulsos de ar frio: o primeiro se concretizou e provocou as mínimas do ano em muitas cidades do interior de SP ontem.

 

O segundo pulso começa a subir amanhã, lá pelos pés do continente. Seria um cenário perfeito para uma onda de frio forte se houvesse algo para puxar o frio, tal como um ciclone ou cavado. Ciclone até tem, não tem é sincronia por tempo suficiente:

e9tzfhG.png

udnSZcS.png

 

Deve ser tiro curto, coisa de 3 dias. RS e SC serão os estados mais "agraciados", além do PR e SP teve um resfriamento leve, especialmente na faixa leste. Entre o segundo e o terceiro pulsos, nos dias 26 e 27, acontece o famoso ingresso de ar quente. O contraste térmico e o gradiente de pressão neste evento merecem destaque, pois propicia um cenário um tanto perigoso para tempo severo. Mas antes, vamos ao frio.

 

Do dia 27 para o dia 28 deve ocorrer o pulso de frio mais amplo deste ano, e praticamente todo o Centro-Sul sentirá seus efeitos. O cenário sinótico é um desenho primoroso, que historicamente provoca geadas amplas no PR, SP, MS, MG e GO, porém há algo que impede o ar polar de avançar. Teremos ar frio, amplo, mas não de grande força (o ofício foi enviado, tá em análise). Vejam a mudança de cenários de um dia para o outro:

cEtfOEn.png

7KtOodC.png

9gdWuia.png

uiIwOfF.png

EF9ttbM.png

 

Na tarde do dia 26 a baixa do Chaco começa a se aprofundar, e ocorre um cavamento entre o PY, MS e RS, aliado ao ingresso de ar muito quente vindo do norte. Pessoal, os modelos indicam há rodadas a possibilidade alta de se formar uma bomba meteorológica, surgida a partir deste cavado. Um ciclone de forte intensidade deve se formar ao largo do litoral sul do RS e Uruguai, e deve ter uma queda de pressão superior a 24hPa em 24h - o que caracteriza um ciclone bomba. Todas as rodadas tem vindo com valores de pressão entre 970 e 978hPa muito próximos da costa. Vejam a progressão do sistema:

BDSt3FA.png

hLYz1K1.png

JqNaPhC.png

 

Claro, a chuva. Mesmo com esse estardalhaço todo, em SP a chuva deve ser mais leve. Talvez surjam algumas instabilidades pré-frontais (daquelas isoladas e que costumam ser intensas) devido ao ingresso do ar muito quente imediatamente antes da chegada do frio. Mas do RS ao MS, tempo severo não é para ser descartado de maneira alguma - porém, esta parte deixo para o mestre Rodolfo.

tkc427z.png

7MUcfcg.png

QkSfNyK.png

aR9tiNm.png

mEPJZ23.png

v81EFSx.png

 

Tá, mas e qual o motivo de ter uma sincronia tão perfeita entre alta e ciclone e não ter tanto frio? A resposta está um bocado longe daqui, lá nos pés do continente, onde um bloqueio em 500mb bloqueia o jato polar na Antártida. Ele desce rumo ao pólo depois da Nova Zelândia e volta a subir próximo do sul da África. É pacabá com os pequi de Goiás. Com o jato polar bloqueado, o máximo que teremos é um friozinho furreca, porém democrático. Essa configuração costuma trazer surpresas, como mínimas mais baixas que o previsto. Por esta projeção, há uma chance alta das menores marcas do ano serem quebradas no sul do MT, centro-norte do MS, norte do PR, SP, Triângulo Mineiro e sul de GO.

 

Mais do que o frio, que não deve ser grande coisa (para este inverno sim), devemos focar no ciclone e no possível tempo severo. O cenário como um todo pode ser muito interessante de acompanhar caso ocorra de fato.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, você chegou a divulgar as mínimas e máximas completas de julho no Campo Belo e Rebouças?

Se sim. Onde posso consultar.

 

Sim...do Campo Belo.......O Rebouças, o Artur não me passou....acho que a estação já tinha sido desativada....postei acho que tá no tópico de julho ou agosto...tem que dar uma procurada....pois não lembro mais que dia foi....

Link to comment
Share on other sites

A estação de Vostok na Antártida registrou hoje a menor mínima deste mês, modestos -80,8ºC.

 

Quanto tempo demoraria para um ser humano morrer exposto a essa temperatura ? Mesmo usando 4 calças, 7 casacos, 3 gorros, 4 meias e 4 luvas.

 

Só pelo fato de ''aspirar'' esse ar a -80C°a morte deve ser em poucos instantes né. Eu 'chuto' uns 3/4 minutos.

Link to comment
Share on other sites

A estação de Vostok na Antártida registrou hoje a menor mínima deste mês, modestos -80,8ºC.

 

Quanto tempo demoraria para um ser humano morrer exposto a essa temperatura ? Mesmo usando 4 calças, 7 casacos, 3 gorros, 4 meias e 4 luvas.

 

Só pelo fato de ''aspirar'' esse ar a -80C°a morta deve ser em pouco instantes né. Eu 'chuto' uns 3/4 minutos.

E a umidade relativa seria 0% ?

Link to comment
Share on other sites

A estação de Vostok na Antártida registrou hoje a menor mínima deste mês, modestos -80,8ºC.

 

Quanto tempo demoraria para um ser humano morrer exposto a essa temperatura ? Mesmo usando 4 calças, 7 casacos, 3 gorros, 4 meias e 4 luvas.

 

Só pelo fato de ''aspirar'' esse ar a -80C°a morta deve ser em pouco instantes né. Eu 'chuto' uns 3/4 minutos.

E a umidade relativa seria 0% ?

 

Boa questão.

Link to comment
Share on other sites

A estação de Vostok na Antártida registrou hoje a menor mínima deste mês, modestos -80,8ºC.

 

Quanto tempo demoraria para um ser humano morrer exposto a essa temperatura ? Mesmo usando 4 calças, 7 casacos, 3 gorros, 4 meias e 4 luvas.

 

Só pelo fato de ''aspirar'' esse ar a -80C°a morte deve ser em poucos instantes né. Eu 'chuto' uns 3/4 minutos.

 

AQUI, COM -6,7, SEM LUVA, EM 7 MINUTOS FUI OBRIGADO A ENTRAR, MUITA DOR NAS MÃOS!

 

SEM VENTO ACHO QUE 1/2 MINUTOS!

Link to comment
Share on other sites

Nazar / Melo

 

Boa Questão [2] :laugh: :laugh:

 

Extremamente seco e desagradável para quem não está acostumado, além do descolamento exigir um logística muito complexa. Meu colega de trabalho já teve a oportunidade de ir durante o verão (obviamente), dez/jan, até a estação para pesquisas. Durante essa época, segundo ele os russos usavam uma espécie de "jaqueta de couro" pois "já seria suficiente" para o período. No trabalho tinham muitas anotações feitas de maneira igual as feitas décadas atrás. Os russos levam em média quase 6 meses de navio da Rússia até lá e geralmente permanecem por dois anos na estação.

Link to comment
Share on other sites

Na imensidão desse planeta é claro que sempre vai ter lugares na normalidade ou mais frios que o normal mesmo no mês mais quente que se tem registro.

 

Mas parece uma fuga da realidade ignorar que há um aquecimento.

 

Na imensidão desse planeta é claro que sempre vai ter lugares na normalidade ou mais frios que o normal mesmo no mês mais quente que se tem registro.

 

Mas parece uma fuga da realidade ignorar que há um aquecimento.

 

Eduardo,

 

Eu diria apenas que houve aquecimento desde o fim da Pequena Idade (do gelo....é que termo perda de radiação noturna é algo que me irrita).

 

Vamos lá.

 

A tabela abaixo é a anomalia da temperatura na baixa troposfera medida por satélite (a mesma instituição que fez o gráfico postado pelo Anderson a UAH ...Universidade do Alabama Hunstville)

 

É lida assim: Ano (2015) Month (7 = julho)

 

Globe= anomalia global.

 

NH = Norte Hemisfério

 

SH = Sul Hemisfério

 

Tropics = trópicos, no caso 20N a 20S

 

Agora vejamos.

 

a-Os Trópicos apresentam uma grande anomalia positiva (+0,46) esta pode ser atribuída ao acoplamento El Niño/Atmosfera.

 

b- O hemisfério Sul registra uma anomalia de +0,03ºC ( 3 centésimos de grau.....os melhores sensores do Inmet apresentam acurácia de 0,2ºC, portanto, valor uma ordem de grandeza inferior e outras palavras imperceptível às estações terrestres e evidentemente aos mais acurados, modernos ou dermatológicos).

 

c- O Hemisfério Norte mantém a saga de persistentes anomalias positivas, porém, estabilizadas em um novo e alto patamar.

 

d- A anomalia global foi de +0,18ºC (arrendondando 0,2ºC, posso?) é no limite dos melhores sensores terrestres. Isto significa que ao se colocar a margem de erro intrínseca das medidas terrestres não há nada significativo.

 

Ou seja com termômetros vulgares de álcool ninguém vera aquecimento algum nos últimos 100 anos em escala global (nos casos de brutal aquecimento como a amada São Paulo é possível observar algo).

 

Abração.

 

PS: Eduardo, Eu vi uns comentários "bagunçativos". Ronaldo dizia eu _"Não é bairrismo. O clima não vem da cultura que evoluiu em um determinado espaço através de um determinado tempo, é muito mais importante o clima é um dos componentes que moldam a cultura".

 

Tempos Interessantes.

YR MO GLOBE NH SH TROPICS

2015 1 +0.28 +0.40 +0.16 +0.13

2015 2 +0.18 +0.30 +0.05 -0.06

2015 3 +0.17 +0.26 +0.07 +0.05

2015 4 +0.09 +0.18 -0.01 +0.10

2015 5 +0.29 +0.36 +0.21 +0.28

2015 6 +0.33 +0.41 +0.25 +0.46

[highlight=yellow]2015 7 +0.18 +0.33 +0.03 +0.48[/highlight]

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.