Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

ARTUR

 

CONHECI O OBSERVADOR DE CAÇADOR, TRABALHAVA NA EMPASC, DEPOIS EPAGRI, SR.VILSON, AINDA ESTÁ VIVO. PESSOA EXTREMAMENTE METÓDICA E DETALHISTA, NESTE DIA FEZ; -11/-14/-11 E EM JUNHO TINHA DADO -11, DEPOIS DESTA ONDA DE FRIO, NOS MATOS DA REGIÃO, FORAM ENCONTRADOS MUITOS E MUITOS ANIMAIS SILVESTRES MORTOS PELO FRIO EXTREMO, ESPECIALMENTE PASSARINHOS. CAÇADOR É UMA GRANDE BURACO, MUITO MAIS AMPLO QUE URUPEMA. CONVERSEI VÁRIAS VEZES SOBRE ESTE RECORDE, EM RELAÇÃO A ELE, PESSOA MUITO SÉRIA E QUE GOSTAVA MUITO DO QUE FAZIA. NÃO TENHO DÚVIDA ALGUMA DO DADO.

 

Coutinho,

 

Esse eh um dado q eu nao tenho acesso, vamos considerar q entao foi possivel essa marca, numa cidade mais baixa e mais a norte q Urupema...e se nesses dias houvesse a possibilidade de uma anotacao errada? A reanaliae concordo, nao eh conclusiva.

Link to comment
Share on other sites

CARLOS, O OBSERVADOR É MUITO DETALHISTA E ADORAVA (APOSENTADO) O QUE FAZIA, NELE CONFIO. CONVERSEI COM ELE SOBRE ESTA ONDA DE FRIO.

 

ARTUR, EM SITUAÇÕES NORMAIS O PNI NÃO TERÁ O MESMO COMPORTAMENTO DESTE ANO, TIRANDO O EXAGERO DO PH, TEM RAZÃO EM CERTOS ASPECTOS.

 

Blz Coutinho...no mesmo dia que Caçador fez -14....outras cidades vizinhas também arrebentaram...tem esta informação..??

 

No caso do PNI sei que é cedo pra tirar conclusões....mas acho que lá para ter uma média das mínimas de -3/-4 somente com bloqueio mesmo.....pois em situações de entrada de frentes frias......sua média fica em 1/2 graus positivos.....

 

Minha duvida fica qto a média mensal.....pois não sei dizer em que situação ficaria mais fria...

 

quer saber? acho q fica igual. nas maximas q seria a diferenca

Link to comment
Share on other sites

-14ºC em 11 de junho de 1952.

 

Só se for num buraco especial.

 

Por essas simples razão o Estado do Rio de Janeiro é o Estado mais frio do Brasil apesar que medições recentes indicam ser Minas Gerais.

 

Enquanto discutirem clima baseados em estações localizadas em baixadas esta será a verdade absoluta.

 

 

s58c9g.gif

 

Certo, Mafili.

 

Uma pena o Massena foi vencido porque o posto Marcao eh frio demais para a sobrevivencia humana.

 

A possivel salvacao seria o morro do Couto, talvez o maximo de altitude no Brasil que conseguiriamos facil acesso pra colocar uma estacao com relativa seguranca.

 

Se eu conseguir o recurso (nao duvide!), iria comigo pra botar o Couto pra rodar?

Link to comment
Share on other sites

-14ºC em 11 de junho de 1952.

 

Só se for num buraco especial.

 

Certo, Mafili.

 

Falei com o Disme/Inmet.....e encomendei a pesquisa para 11 de junho de 1952.

 

Realmente é uma marca espetacular....e a chance de ser valor de Relva é grande, sendo que as vezes erroneamente eram considerados nestes tempos remotos.. relatou o Disme...que se mostrou interessado e levantar a questão também....Mas é apenas uma opinião...tem que investigar , completou..!!

 

A tarde terei as mínimas de 11 de junho de 1952 de Campos Novos, Lages e Chapecó......e talvez mais algumas estações para mapearmos este dia...

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito sim, tanto que cidades no norte de SC e sul do PR detém quase todos os recordes oficiais (já que estações como as de hoje não existiam nas serras)

-11,5°C em Palmas

-10,0°C em Guarapuava

-12°C em Canoinhas

-11°C em Xanxerê

E por aí vai...

 

Me parece bem plausível...só me intriga um pouco a data! Se essa MP foi expressiva e se outras mínimas baixíssimas aconteceram pelo sul

Perfeito!

Alguém vai contestar isso também?

Alguém comentou q a mínima de Caçador (-14°C) não condiz com a atual média mínima de junho, mas A ATUAL média mínima se refere à OUTRO LOCAL do município!

A estação mudou de local!

Não está mais na baixada dos -14°C!

É como comparar a estação do PNI q ficava no topo (Massena, se não me engano)... Pegar a média das mínimas e comparar com as mínimas da estação Furnas!

Opa, não batem!

Mas ambas ficam muito próximas uma da outra.

Todos sabem a enorme diferença entre topo, meio topo e baixadas.

Palmas, aki no Paraná, NC mais irá registrar -11,5°C pq as estações hj nao ficam mais em local propício à um frio de grandes proporções durante a noite, como era registrado no passado.

Antigamente a média das minimas em Palmas era 4,3°C em Julho (na antiga estação). Hj essa média é de 7°C (estação atual).

Caçador ocorre o mesmo!

Xanxerê tinha média mínima na antiga estação em torno dos 3,5°C em julho. Atualmente a média mínima é 8°C.

 

Existem erros sim nos dados do Inmet.

Os históricos de Curitiba estão repletos de erros.

-17,8°C no MI? Nc acreditei pq não poderia ser possivel, com adveção ou com calmaria polar.

Mas esse dado é extra oficial. O oficial continua sendo o de Caçador.

Assim como o oficial do Sudeste continua com MdF. Se é verídico ou não ng pode afirmar.

Poderia ser erro tbm.

Era um anotador do Inmet, assim como em Caçador era um anotador do Inmet.

Assim como em Palmas, em Guarapuava, em Canoinhas em Videira, em Xanxerê...

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito sim, tanto que cidades no norte de SC e sul do PR detém quase todos os recordes oficiais (já que estações como as de hoje não existiam nas serras)

-11,5°C em Palmas

-10,0°C em Guarapuava

-12°C em Canoinhas

-11°C em Xanxerê

E por aí vai...

 

Me parece bem plausível...só me intriga um pouco a data! Se essa MP foi expressiva e se outras mínimas baixíssimas aconteceram pelo sul

Perfeito!

Alguém vai contestar isso também?

Alguém comentou q a mínima de Caçador (-14°C) não condiz com a atual média mínima de junho, mas A ATUAL média mínima se refere à OUTRO LOCAL do município!

A estação mudou de local!

Não está mais na baixada dos -14°C!

É como comparar a estação do PNI q ficava no topo (Massena, se não me engano)... Pegar a média das mínimas e comparar com as mínimas da estação Furnas!

Opa, não batem!

Mas ambas ficam muito próximas uma da outra.

Todos sabem a enorme diferença entre topo, meio topo e baixadas.

Palmas, aki no Paraná, NC mais irá registrar -11,5°C pq as estações hj nao ficam mais em local propício à um frio de grandes proporções durante a noite, como era registrado no passado.

Antigamente a média das minimas em Palmas era 4,3°C em Julho (na antiga estação). Hj essa média é de 7°C (estação atual).

Caçador ocorre o mesmo!

Xanxerê tinha média mínima na antiga estação em torno dos 3,5°C em julho. Atualmente a média mínima é 8°C.

 

Existem erros sim nos dados do Inmet.

Os históricos de Curitiba estão repletos de erros.

-17,8°C no MI? Nc acreditei pq não poderia ser possivel, com adveção ou com calmaria polar.

Mas esse dado é extra oficial. O oficial continua sendo o de Caçador.

Assim como o oficial do Sudeste continua com MdF. Se é verídico ou não ng pode afirmar.

Poderia ser erro tbm.

Era um anotador do Inmet, assim como em Caçador era um anotador do Inmet.

Assim como em Palmas, em Guarapuava, em Canoinhas em Videira, em Xanxerê...

 

Abraço

 

Grande CeCe!

 

Vamos considerar que houve a troca do local, e que as estacoes de baixada foram movidas para encostas ou topos. Vamos tambem considerar que o anotador pegou o dado certo.

 

Mas e quais eram as condicoes dos termometros, estavam abrigados padrao OMM, qual a altura em relacao ao solo, estava na altura dos olhos ou o cara tinha de se abaixar pra anotar os dados?

 

Interessante notar que dessa discussao pode sair algo inedito na meteorologia nacional, descoberta de habitos errados (ou nao) dos anotadores e talvez a possivel reescrita de algum recorde historico ate entao intocavel.

 

melhor q escrever "akita..."

Link to comment
Share on other sites

Olha pessoal...consegui mais algumas informações :

 

11 de junho de 1952, -14ºC em Caçador SC

 

Em 11 de junho de 1952, Wilson de Oliveira Quadros, um técnico rural que era o observador em Caçador ....ele prestava serviço ao Epagri, pois não era funcionário. Mesmo esta marca de -14 em Caçador ter sido revisada pelo meteorologista do Epagri Clóvis Corrêa, há uma chance enorme de ser valor de relva.....Hoje o anotador Wilson que conta com 81 anos, aposentado e residindo em Florianópolis, era o anotador na época desta estação chamada de experimental do Epagri...e não contava na época com conhecimento para tal função.....pois somente em1960 que ele fez um estágio na Seção de Climatologia Agrícola do IPEAS/Pelotas onde lecionou, a operar ou manusiar aparelhos, fazer medições e tambem elaborar relatórios de dados meteorológicos....Isso 8 anos após o tal recorde.......

 

Por isso que podemos ter um equívoco aqui....Já entrei em contato hoje com o Disme de SP , RS e também o Epagri........para levantar mais dados e informações da estação.

 

Só faltava o BAZ ser o responsável na mudança de recorde absoluto no Pais...entrariamos para história....Mas ainda estamos no começo desta investigação..!!

 

 

Link to comment
Share on other sites

É por essa e por outras.... que aquela separação por regiões devia prevalecer.

 

Mas democraticamente esta opção perdeu feio. Aceita, vai. :hi:

 

Democraticamente pelo povo do Sudeste, que boa parte do pessoal aqui do Sul preferiu deixar separado. Porém no placar agregado deu a junção de tudo.

 

Eu continuo achando que a melhor maneira é voltar a separação por regiões.

Link to comment
Share on other sites

hedsgpa uma sugestão:

 

Peça aos moderadores/Adm uma nova votação para esta questão do Tópicos.....e pronto..!! Ficar aqui falando isso toda vez não adianta....e uma votação define isso de vez........

 

Carlos nao gaate seu tempo com essa questao...na epoca da votacao a grande maioria sugeriu a manutencao do topico nacional, inclusive o povo do sul. Ignore.

Link to comment
Share on other sites

Vamos considerar o seguinte:

Máximas NEGATIVAS diárias, como já ocorreram em Palmas, São Joaquim, Bom Jesus e diversas outras localidades do Sul em eventos de nevadas históricas podem sim ser sucedidas por mínimas absolutas de 2 dígitos negativos em locais de baixada.

A proporção de perda de calor noturno é basicamente a mesma q ocorre em qker local após a passagem da perturbação frontal.

Se durante determinado evento a temperatura máxima não ultrapassa 0°C, o q poderia ocorrer após o afastamento da instabilidade e consequentemente após a desintegração da nebulosidade, estando o anticiclone polar sobre a região?

A amplitude média diária nessas situações é da ordem de 10/12°C!

Aki, a pouco mais de 80 km do oceano, geralmente registro amplitudes de 14/16°C em eventos polares, com geada pela manhã e 13/15°C durante a tarde.

Um local e principalmente uma região afastada cerca de 300 km do oceano e ainda numa área de vale ou baixada acentuada deve apresentar amplitudes muito mais acentuadas!

E se este local estiver a mais de 1.000 m de altitude fica fácil entender o q acontece.

O fato em kestão pelo q eu percebo, não se trata exclusivamente do dado de Caçador.

Se não existisse Caçador nos históricos, o dado contestado seria o de Palmas, ou de Xanxerê...

*Então devemos considerar q o anotador q registrou os -14°C não estava capacitado?

 

*Devemos considerar q o sr. Wolfgang foi um mero amador? (outra cidade catarinense)

 

*Devemos considerar q todos os dados do Inmet na época dos "sabotadores" devem ser contestados?

Partindo da idéia de q provavelmente não eram pessoas q disputavam as menores marcas regionais, merecem todo crédito pelo seu trabalho.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Sobre a divisão dos tópicos: não vai ter votação alguma.

 

---/---

 

Sobre 1952, Nazar e Renan, desconfiem MUITO das reanálises pré-1961 pois há poucos dados. Aparentemente, o miolo do frio de Junho de 1952 se deu em dois pulsos, sendo o primeiro bloqueado e o segundo amplo - responsável por máximas muito baixas em São Paulo inclusive. Os dados:

 

São Paulo - IAG

09/06/1952		12,9	21,1
10/06/1952		10,4	16,0
11/06/1952		8,2	19,6
12/06/1952		4,6	19,7
13/06/1952		5,7	13,5
14/06/1952		12,7	23,2
15/06/1952		13,4	21,6
16/06/1952		14,3	18,6
17/06/1952		11,6	17,4
18/06/1952		5,7	13,6
19/06/1952		3,5	10,4
20/06/1952		4,2	11,8
21/06/1952		10,6	14,3
22/06/1952		9,2	21,4

 

Campinas - IAC

09/06/1952		15,6	20,8
10/06/1952		13,5	19,7
11/06/1952		11,3	18,4
12/06/1952		8,0	22,5
13/06/1952		11,2	17,1
14/06/1952		14,8	24,5
15/06/1952		15,4	24,1
16/06/1952		15,4	26,7
17/06/1952		13,2	22,0
18/06/1952		7,8	13,6
19/06/1952		4,2	9,7
20/06/1952		2,8	14,3
21/06/1952		9,3	20,4
22/06/1952		7,8	23,4

 

Piracicaba - Esalq

09/06/1952		15,9	21,4
10/06/1952		12,7	18,8
11/06/1952		9,9	18,9
12/06/1952		9,9	22,0
13/06/1952		8,2	14,8
14/06/1952		11,3	26,4
15/06/1952		15,5	25,0
16/06/1952		14,7	28,2
17/06/1952		17,4	24,1
18/06/1952		8,0	13,7
19/06/1952		4,2	11,6
20/06/1952		1,7	15,1
21/06/1952		9,4	21,4
22/06/1952		6,0	23,8

 

Vejam os dados da primeira onda de frio. Os dados de SP comparando com os outros demonstra claramente avanço de alguma alta ao largo do Sudeste. Geralmente isso ocorre quando? Isso mesmo, quando há altas agindo no Sul do país, e sem alguma força que a faça subir ela maritimiza. Neste caso, eu acredito nos -14,0°C. As altas fortes, que carregam muito frio, são conhecidamente capazes de provocar mínimas muito baixas no RS e SC - vide junho de 2012, julho de 2011.

Link to comment
Share on other sites

Olha pessoal...consegui mais algumas informações :

 

11 de junho de 1952, -14ºC em Caçador SC

 

Em 11 de junho de 1952, Wilson de Oliveira Quadros, um técnico rural que era o observador em Caçador ....ele prestava serviço ao Epagri, pois não era funcionário. Mesmo esta marca de -14 em Caçador ter sido revisada pelo meteorologista do Epagri Clóvis Corrêa, há uma chance enorme de ser valor de relva.....Hoje o anotador Wilson que conta com 81 anos, aposentado e residindo em Florianópolis, era o anotador na época desta estação chamada de experimental do Epagri...e não contava na época com conhecimento para tal função.....pois somente em1960 que ele fez um estágio na Seção de Climatologia Agrícola do IPEAS/Pelotas onde lecionou, a operar ou manusiar aparelhos, fazer medições e tambem elaborar relatórios de dados meteorológicos....Isso 8 anos após o tal recorde.......

 

Por isso que podemos ter um equívoco aqui....Já entrei em contato hoje com o Disme de SP , RS e também o Epagri........para levantar mais dados e informações da estação.

 

Só faltava o BAZ ser o responsável na mudança de recorde absoluto no Pais...entrariamos para história....Mas ainda estamos no começo desta investigação..!!

 

 

Indício de temperatura da relva ou fora do abrigo, mesmo assim já asseguraria -11°C, pois neste ano não houve recorde nas redondezas de SC e RS em situação de calmaria.

Para fazer -14°C, deveria ser em uma baixada na região de São Joaquim em 1.300 m e não em Caçador.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vamos considerar o seguinte:

Máximas NEGATIVAS diárias, como já ocorreram em Palmas, São Joaquim, Bom Jesus e diversas outras localidades do Sul em eventos de nevadas históricas podem sim ser sucedidas por mínimas absolutas de 2 dígitos negativos em locais de baixada.

A proporção de perda de calor noturno é basicamente a mesma q ocorre em qker local após a passagem da perturbação frontal.

Se durante determinado evento a temperatura máxima não ultrapassa 0°C, o q poderia ocorrer após o afastamento da instabilidade e consequentemente após a desintegração da nebulosidade, estando o anticiclone polar sobre a região?

A amplitude média diária nessas situações é da ordem de 10/12°C!

Aki, a pouco mais de 80 km do oceano, geralmente registro amplitudes de 14/16°C em eventos polares, com geada pela manhã e 13/15°C durante a tarde.

Um local e principalmente uma região afastada cerca de 300 km do oceano e ainda numa área de vale ou baixada acentuada deve apresentar amplitudes muito mais acentuadas!

E se este local estiver a mais de 1.000 m de altitude fica fácil entender o q acontece.

O fato em kestão pelo q eu percebo, não se trata exclusivamente do dado de Caçador.

Se não existisse Caçador nos históricos, o dado contestado seria o de Palmas, ou de Xanxerê...

*Então devemos considerar q o anotador q registrou os -14°C não estava capacitado?

 

*Devemos considerar q o sr. Wolfgang foi um mero amador? (outra cidade catarinense)

 

*Devemos considerar q todos os dados do Inmet na época dos "sabotadores" devem ser contestados?

Partindo da idéia de q provavelmente não eram pessoas q disputavam as menores marcas regionais, merecem todo crédito pelo seu trabalho.

 

 

 

 

Isso aqui tá parecendo Guerra Fria agora.

 

Estão tentando dar um ''impeachment'' no anotador da estação de Caçador. Se ''conseguirem'', as próximas vítimas serão os anotadores de Palmas, Xanxerê, São Joaquim.

 

Lá pelas tantas o pessoal do sul também resolve apertar o ''botão vermelho'' e começam a disparar ''mísseis'' contra os anotadores de Maria da Fé, Poços de Caldas, Monte Verde e por aí vai.

 

Futilidade demais não é bom. Isso não vai acabar bem.

 

Gente, ''seje menas". :mosking:

Link to comment
Share on other sites

CARLOS, O OBSERVADOR É MUITO DETALHISTA E ADORAVA (APOSENTADO) O QUE FAZIA, NELE CONFIO. CONVERSEI COM ELE SOBRE ESTA ONDA DE FRIO.

 

ARTUR, EM SITUAÇÕES NORMAIS O PNI NÃO TERÁ O MESMO COMPORTAMENTO DESTE ANO, TIRANDO O EXAGERO DO PH, TEM RAZÃO EM CERTOS ASPECTOS.

 

Wilson de Oliveira Quadros, que eu me lembre mora em São José e completa 80 anos este ano.

 

Funcionario+da+Epagri+Ca%C3%A7ador+SC.jpg

 

1)O PH pode ter exagerado, mas a diferença é menor do que parece. O RS por ter só estações em topo (e lá é topão mesmo), acaba tendo mínimas históricas bem maiores que a realidade.

 

2)Como já dito, já foram registrados vários valores próximos ao de Caçador. Bem como cidades quentes, especialmente com histórico antigo, já registraram valores muito mais baixos.

 

3)Um termômetro hoje é a mesma coisa que um termômetro 60 anos atrás. Não há nenhum segredo ou mudança tecnológica em um termômetro. Se tiver me corrijam.

 

4-Eu acho que não podemos comparar médias absolutas mínimas, com as menores temperaturas já registradas.

 

Um exemplo? A própria Urupema!

 

Urupema bate -7, -8 todo ano, e tem uma média mínima bem menor que Bom Jardim da Serra. É comum assistirmos Urupema bater 2 graus de frente em São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Mas até hoje, a mínima absoluta de Bom Jardim da Serra ainda é menor. (mínima das 7:00 do dia 8 de Junho de 2012).

 

Outro exemplo: No dia 28 de Junho de 2011, dia que Urupema bateu -8,8°C e -9°C nas duas estações, seu recorde absoluto, Ponte Serrada, estação automática (pra quem enxerga diferença entre aut. e conv.) de topo, bateu -7,6°C. Neste dia não tínhamos nenhuma das estações de Água Doce. Tivemos uma diferença de apenas 1,4°C entre uma estação de topo no Oeste e uma de baixada no Planalto Sul. É possível que tenha feito mais frio no Oeste neste dia, que no Planalto Sul. Ou pelo menos, na cota 1.300 metros do Planalto Sul.

 

Na média, Urupema sempre fica 3/5 graus mais fria que estações na mínima absoluta. Mas isso não significa que sempre seja assim, como explicado acima.

 

O frio no Oeste é raro, mas existe.

 

Então: NÃO ENCONTRO NENHUM INDÍCIO QUE MÍNIMAS ABSOLUTAS ANUAIS TENHAM RELAÇÃO DIRETA, COM MÍNIMAS ABSOLUTAS HISTÓRICAS.

Link to comment
Share on other sites

....Mas ainda estamos no começo desta investigação..!!

 

[/color]

Indício de temperatura da relva ou fora do abrigo, mesmo assim já asseguraria -11°C, pois neste ano não houve recorde nas redondezas de SC e RS em situação de calmaria.

 

A questão de estar fora do abrigo também foi levantada....pois a estação que registrou os -14..era uma experimental....

 

Qto tratamos de dados vindos de estações experimentais do Epagri, temos que ficar atentos a calibração, se está abrigada, etc.....

 

Minha curiosidade é saber a mínima de Campos Novos na mesma data.......

Link to comment
Share on other sites

Pela enésima vez.

 

Nao estou duvidando de ninguem, estou apenas externando meu sentimento aliado ao que eu sei, li e vi na pratica e na teoria, que por melhor que seja o anotador, honesto, disciplinado e sem tendencia a competicao, o equipamento deve ser considerado. Estao olhando pela otica das emocoes, e se o equipamento nao foi o adequado? e se nao estava instalado corretamente, padrao OMM?

 

a melhor estacao do mundo tem tolerancia!

 

Melo, guerra fria é complicado hein? prefere o akita ou politica, ou prefere um debate aberto sobre assuntos do frio, que esta trazendo gente do calibre do Carlos Campos de volta as discussoes?

 

Cece, estava fazendo falta aqui!

 

Moretao, incrivelmente achei teu raciocinio excelente. Nao da pra descartar que as temperaturas nao tenham ocorrido. a diferenca eh q hoje temos as automaticas, com menor necessidade de um observador humano.

Link to comment
Share on other sites

[/i][/b]Isso aqui tá parecendo Guerra Fria agora.

 

Estão tentando dar um ''impeachment'' no anotador da estação de Caçador...

 

:

 

Melo,

 

Isso não é uma guerra....pelo contrário estamos fazendo uma pesquisa séria....sendo qual for o resultado final.....Desconheço se alguém vai tao a fundo em investigar....Acho que o Fórum fica altamente qualificado....com várias pessoas se empenhando aqui.....De maneira alguma é futilidade.....Aliás futilidade pra mim é ficar aqui dizendo na minha casa está sol 20 graus...isso que realmente cansa.....

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Nao estou duvidando de ninguem,

 

O Disme daqui foi categórico.....O -14 existe...é fato..!! Mas temos que saber o que foi marcado....a questão de relva,,,se estava abrigado....detalhes desta estação experimental.....como altura do sensor, etc.......E por fim , verificar as mínimas das estações vizinhas na mesma data....

Daqui a pouco o History vai convidar a gente para o programa **Investigadores de mínimas**

Link to comment
Share on other sites

Vamos considerar o seguinte:

Máximas NEGATIVAS diárias, como já ocorreram em Palmas, São Joaquim, Bom Jesus e diversas outras localidades do Sul em eventos de nevadas históricas podem sim ser sucedidas por mínimas absolutas de 2 dígitos negativos em locais de baixada.

A proporção de perda de calor noturno é basicamente a mesma q ocorre em qker local após a passagem da perturbação frontal.

Se durante determinado evento a temperatura máxima não ultrapassa 0°C, o q poderia ocorrer após o afastamento da instabilidade e consequentemente após a desintegração da nebulosidade, estando o anticiclone polar sobre a região?

A amplitude média diária nessas situações é da ordem de 10/12°C!

Aki, a pouco mais de 80 km do oceano, geralmente registro amplitudes de 14/16°C em eventos polares, com geada pela manhã e 13/15°C durante a tarde.

Um local e principalmente uma região afastada cerca de 300 km do oceano e ainda numa área de vale ou baixada acentuada deve apresentar amplitudes muito mais acentuadas!

E se este local estiver a mais de 1.000 m de altitude fica fácil entender o q acontece.

O fato em kestão pelo q eu percebo, não se trata exclusivamente do dado de Caçador.

Se não existisse Caçador nos históricos, o dado contestado seria o de Palmas, ou de Xanxerê...

*Então devemos considerar q o anotador q registrou os -14°C não estava capacitado?

 

*Devemos considerar q o sr. Wolfgang foi um mero amador? (outra cidade catarinense)

 

*Devemos considerar q todos os dados do Inmet na época dos "sabotadores" devem ser contestados?

Partindo da idéia de q provavelmente não eram pessoas q disputavam as menores marcas regionais, merecem todo crédito pelo seu trabalho.

 

 

 

 

Isso aqui tá parecendo Guerra Fria agora.

 

Estão tentando dar um ''impeachment'' no anotador da estação de Caçador. Se ''conseguirem'', as próximas vítimas serão os anotadores de Palmas, Xanxerê, São Joaquim.

 

Lá pelas tantas o pessoal do sul também resolve apertar o ''botão vermelho'' e começam a disparar ''mísseis'' contra os anotadores de Maria da Fé, Poços de Caldas, Monte Verde e por aí vai.

 

Futilidade demais não é bom. Isso não vai acabar bem.

 

Gente, ''seje menas". :mosking:

Sou aqui do RS e acredito em -11°C na estação de Palmas, -7°C em Poços de Caldas em estação de baixada, já que há registros de -4°C, assim como -7°C em Maria da Fé tranquilamente, mas esta de Caçador não dá pra engolir, merece uma investigação mais minuciosa.

Link to comment
Share on other sites

Vamos considerar o seguinte:

Máximas NEGATIVAS diárias, como já ocorreram em Palmas, São Joaquim, Bom Jesus e diversas outras localidades do Sul em eventos de nevadas históricas podem sim ser sucedidas por mínimas absolutas de 2 dígitos negativos em locais de baixada.

A proporção de perda de calor noturno é basicamente a mesma q ocorre em qker local após a passagem da perturbação frontal.

Se durante determinado evento a temperatura máxima não ultrapassa 0°C, o q poderia ocorrer após o afastamento da instabilidade e consequentemente após a desintegração da nebulosidade, estando o anticiclone polar sobre a região?

A amplitude média diária nessas situações é da ordem de 10/12°C!

Aki, a pouco mais de 80 km do oceano, geralmente registro amplitudes de 14/16°C em eventos polares, com geada pela manhã e 13/15°C durante a tarde.

Um local e principalmente uma região afastada cerca de 300 km do oceano e ainda numa área de vale ou baixada acentuada deve apresentar amplitudes muito mais acentuadas!

E se este local estiver a mais de 1.000 m de altitude fica fácil entender o q acontece.

O fato em kestão pelo q eu percebo, não se trata exclusivamente do dado de Caçador.

Se não existisse Caçador nos históricos, o dado contestado seria o de Palmas, ou de Xanxerê...

*Então devemos considerar q o anotador q registrou os -14°C não estava capacitado?

 

*Devemos considerar q o sr. Wolfgang foi um mero amador? (outra cidade catarinense)

 

*Devemos considerar q todos os dados do Inmet na época dos "sabotadores" devem ser contestados?

Partindo da idéia de q provavelmente não eram pessoas q disputavam as menores marcas regionais, merecem todo crédito pelo seu trabalho.

 

 

 

 

Isso aqui tá parecendo Guerra Fria agora.

 

Estão tentando dar um ''impeachment'' no anotador da estação de Caçador. Se ''conseguirem'', as próximas vítimas serão os anotadores de Palmas, Xanxerê, São Joaquim.

 

Lá pelas tantas o pessoal do sul também resolve apertar o ''botão vermelho'' e começam a disparar ''mísseis'' contra os anotadores de Maria da Fé, Poços de Caldas, Monte Verde e por aí vai.

 

Futilidade demais não é bom. Isso não vai acabar bem.

 

Gente, ''seje menas". :mosking:

Sou aqui do RS e acredito em -11°C na estação de Palmas, -7°C em Poços de Caldas em estação de baixada, já que há registros de -4°C, assim como -7°C em Maria da Fé tranquilamente, mas esta de Caçador não dá pra engolir, merece uma investigação mais minuciosa.

 

 

Então que se investigue todos pq tem vários dados dificil de se acreditar. Como 8º no Maranhão... Está recheado de dados em todas regiões do país que é dificil acreditamos porém alguns pode até ser errado, mais creio que a maioria seja certo esmo.

Link to comment
Share on other sites

[/i][/b]Isso aqui tá parecendo Guerra Fria agora.

 

Estão tentando dar um ''impeachment'' no anotador da estação de Caçador...

 

:

 

Melo,

 

Isso não é uma guerra....pelo contrário estamos fazendo uma pesquisa séria....sendo qual for o resultado final.....Desconheço se alguém vai tao a fundo em investigar....Acho que o Fórum fica altamente qualificado....com várias pessoas se empenhando aqui.....De maneira alguma é futilidade.....Aliás futilidade pra mim é ficar aqui dizendo na minha casa está sol 20 graus...isso que realmente cansa.....

 

Abraço

 

Eu compreendo que existe aí uma ''pesquisa''.

 

O que eu tenho para questionar é que essa pesquisa não é conclusiva, pois não há como se tirar a ''prova dos nove'' e provar efetivamente e de maneira documentada que os - 14° C foram uma anotação ''irregular''.

 

Sim, você pode até dizer que tem ''fortes evidências'' a esse respeito. Mas não adianta forçar a barra. Evidência é uma coisa interessante. Mas não é prova cabal.

 

E Ciência não se faz somente com evidências.

 

É exatamente ao contrário. Em Ciência você levanta uma hipótese a partir de uma evidência e depois vai a campo para colher provas exatas de que a sua hipótese estava correta.

 

É aí a sua evidência terá sido promovida para hipótese e - se você a provar cabalmente - a hipótese vai se transformar em...TEORIA.

 

É isso: você está fazendo um Carnaval em cima de uma evidência razoável. Mais nada.

Link to comment
Share on other sites

Investigação finalizada!!

 

Campos do Jordão - Est. do Horto, Dados Incorretos

 

Pessoal, só para lembrar, descobrir em 2005, um fato importante quanto ao dados da estação do Horto Florestal em Campos do Jordão - SP.

 

Liguei para o Horto contestando os dados de 2003 onde consta julho com maxima media de 11,5 e Agosto com 12,4 , e expliquei para eles que tal valor seria impossivel.

 

Bem , eles tambem estranharam tambem esses valores já que as maximas para estes meses deveriam ficar entre 17/20 graus, e me falaram que iriam dar uma revisada nos dados.

 

Depois tive a resposta, estas maximas medias de 2003 são das 21:00 Horas à 06:00 AM e não a maxima do dia, tai a resposta dos valores terem sidos tão baixos.

 

Resumindo , eles me garantiram que de 2004 pra cá está tudo certo e de 1995 a 2003 ,esses dados que estão postados no Site do Ciagro a chance de estarem incorretos é grande sendo que 2003 já é fato.

 

Eles até me agradeceram em descobrir isso , pois o anotador da epoca era outro e eles nunca tinham notado tal diferença, que na verdade eram coletadas as MAXIMAS NOTURNAS.....

 

Completando eles tambem se mostraram preocupados pois esses dados foram divulgados para muita gente como o Climatempo, Aeronautica, Cptec/Inpe, TV Globo, USP entre outros ( Todos esses orgãos foram citados por eles )

 

Investigação encerrada

 

Link to comment
Share on other sites

Artur, obrigado pela menção do meu nome!

Sei q vc é um cara q prima pela exatidão qdo se trata de estações e condições das mesmas.

Vc é um dos poucos q ainda fazem kestão da permanência de estações convencionais ao lado das automáticas!

 

Um fato q já me custou algumas horas de insônia nos últimos anos: onde foram parar os registros históricos de Caçador?

Me refiro aos dados diários...

Antigamente faziam anotações das mínimas de relva em praticamente todas as estações onde ocorrem geada, tanto aki no Sul qto aí no Sudeste.

Hj eu não sei mais como está...

DP q surgiram as automáticas e se tornou dispensável o cargo de "anotador", parece q não se fazem leituras complementares, então não me interesso mais tanto pelos dados.

 

Sobre uma investigação, acho positivo!

Vai q surge alguns dados ainda mais interessantes q o de Caçador...

 

O fórum é pra discutir, concordar ou discordar mesmo...

Link to comment
Share on other sites

Estava configurando mais uma estaçao , e agora foi a vez da Troyano imoveis do nosso amigo Fernando Troyano , estaçao operante o online !

 

 

PARABENS PELA ESTAÇAO TROY ,

 

PRAIA GRANDE LITORAL DE SP

 

http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ISOPAULO301

 

Valeu William, ela ficará online das 18h até as 9h da manhã por enquanto pois preciso de um computador para deixar online e depois que arrumar o meu velhinho deve ficar 24h on.

 

Aquele Abraço

Link to comment
Share on other sites

Outro exemplo: No dia 28 de Junho de 2011, dia que Urupema bateu -8,8°C e -9°C nas duas estações, seu recorde absoluto, Ponte Serrada, estação automática (pra quem enxerga diferença entre aut. e conv.) de topo, bateu -7,6°C. Neste dia não tínhamos nenhuma das estações de Água Doce. Tivemos uma diferença de apenas 1,4°C entre uma estação de topo no Oeste e uma de baixada no Planalto Sul. É possível que tenha feito mais frio no Oeste neste dia, que no Planalto Sul. Ou pelo menos, na cota 1.300 metros do Planalto Sul.

 

Excelente argumento. Boa lembrança. Porquê não em erupções ainda mais fortes as baixadas da região não foram muito abaixo disso? Tem gente que não se conforma.

Link to comment
Share on other sites

As mínimas do inverno de 1963....parece ser bem mais condizentes..Varias localidades arrebentaram....

 

Agora , se o próprio Inmet colocada em duvida esta marca de -14....dizendo que a chance de ser relva ser enorme ...quem sou eu pra questionar...

 

Nunca vi por exemplo Caçador fazer -6.......e Campos Novos no mesmo dia +8.....de mínima......

 

Mas tudo é possivel

Link to comment
Share on other sites

Um fato q já me custou algumas horas de insônia nos últimos anos: onde foram parar os registros históricos de Caçador?

Me refiro aos dados diários...

 

Entrei no acervo da Folha de SP em 12 de junho de 1952....e nada ...nenhuma notícia. O Inmet explica que pelo fato que na época o Epagri não era um órgão oficial....em sim o Inmet.....Na época ã noticia não saiu em lugar nenhum......Sendo que o recorde de Frio Oficial segundo o Inmet.....(Estações do Inmet), é o de Xanxerê também em Santa Catarina com -11,1 no dia 20 de julho de 1953.........Este....está 100% confirmado e dentro do padrão da OMM.......

Link to comment
Share on other sites

Não adianta vocês compararem Campos Novos com Caçador que são municípios bem diferentes.

 

Outra coisa, não adianta quererem fazer reanálises e tomarem como "prova".

 

A onde de frio de 1963 é uma prova. De regra, o RS registra sempre valores bem baixos. Mas veja o que aconteceu em 1963. A onda de frio pegou parte de SC (Planalto Norte), mas pegou em cheio o Paraná. A única mínima "decente" no RS, que normalmente tem excelentes mínimas foi Bom Jesus com -5°C. Ainda no RS, Iraí teve seu recorde absoluto. O resto do RS decepcionou demais. Está la no BDMEP.

 

-12°C Canoinhas (06/08/1963)(*)

-10,4°C Caçador (06/08/1963)

-9,1°C Irineópolis (06/08/1963)(*)

-8,9°C Palmas (06/08/1963)(**)

-8,4°C Castro (06/08/1963)(*)

-8,2°C São Joaquim (06/08/1963)

-7,4°C Rio Negro (07/08/1963)(*)

-6,6°C São Mateus do Sul (07/08/1963)(*)

-6,3°C Ivaí (06/08/1963)(*)

-6,2°C Guarapuava (06 ou 07/08/1963)

-6,1°C Porto União (06 e 07/08/1963)(*)

-5,3°C Guaíra (06/08/1963)(*)

-5°C Bom Jesus (06/08/1963)

-4,8°C Lages (06/08/1963)

-4,6°C Campo Mourão (06 e 07/08/1963)(*)

-3°C Urussanga (06/08/1963)

-3,4°C Iraí (07/08/1963)(*)

-2,4°C Curitiba (07/08/1963)

-2,4°C Jacarezinho (06/08/1963)(*)

0,3°C Londrina (07/08/1963)(*)

4,2°C Paranaguá (06/08/1963)

 

(*)Recorde absoluto

(**)Palmas não sei se é recorde da estação do INMET, ou apenas da 61-90 do INMET.

 

Vejam que Castro, quase no Estado de SP, bateu SJ e dezenas de cidades. Pode fazer mais frio no PR que no RS e SC, em algumas ocasiões.

 

Poderia eu discordar que em Canoinhas ou Caçador tenha feitos estes valores? Sendo que ficam em média a longínquos 200KMs a Sudoeste de Castro? Poderia, mas prefiro não. "Só sei que nada sei".

 

Ainda nesta onda de frio, observem como Curitiba, que está em uma distância de 100 km de Castro, "decepciona". Se não me engano, a mínima em Ponta Grossa, que é ainda mais próxima de Castro, foi de -4,2°C, recorde absoluto do mês, mas não recorde da estação.

 

Ou seja, não necessariamente porque fez frio em algum lugar, fará frio igual em outro. Uma nebulosidade, uma neblina, um vento na hora errada, já é suficiente para tirar recordes de determinado lugar.

Link to comment
Share on other sites

Pra Florianópolis vivenciar o inverno mais quente de todos os tempos este agosto terá que fechar em 20,2oC ou mais. Ou seja, tem que cair no máximo 1oC a média do mês em relação a atual com esse alívio previsto agora no miolo dos dez últimos dias do mês.

 

Vamos segurando aí #agostorecorde!

Link to comment
Share on other sites

O padrão do inverno 2015 não respeita nada nem ninguém. Nem o Uruguai passa incólume!

 

A rodada das 12Z só confirma o que viemos presenciando ao longo do ano. O que começou proclamado como a salvação de agosto, que seria um golpe nas anomalias absurdas que estamos presenciando, com a linha de 0oC atingindo até SC, mal chegará com sua força máxima no Uruguai.

 

Longe de subestimar, mas diante do quadro apresentado inicialmente houve, conforme esperado, uma gigantesca reduzida no potencial de frio, amplitude e duração deste episódio que inicia em 84/72h.

 

O que chama atenção, MUITA atenção nos modelos não é o frio, já enfraquecido apesar da quebra de padrão e da amenização das temperaturas. Mas sim uma GIGANTESCA área de baixa pressão associada a passagem de uma outra frente-fria entre segunda e terça que deve desenvolver um quadro potencialmente muito perigoso para os três estados do Sul em sua passagem.

 

Acumulados intensos e ventos muito fortes pelo rápido aprofundamento e deslocamento da baixa começam a ganhar cada vez mais força nas projeções apresentadas. A noite de segunda, madrugada e ao longo de toda terça o quadro vai se desenvolvendo do RS ao PR. E como sempre SC fica no núcleo da zona de combate e aprofundamento do sistema.

 

Muita atenção com o quadro que está por vir. Tempo extremamente severo aparecendo no começo da próxima semana pelos dados que acabam de sair.

Link to comment
Share on other sites

HOJE O DEPOIMENTO DAS PESSOAS NÃO VALE NADA.

 

ENTRE ANÁLISES E REANÁLISES FICO COM A PALAVRA DO SR VILSON O QUAL TIVE O PRAZER DE TRABALHAR E CONVERSAR.

 

EM 2013 APESAR VER A NEVE CAIR, TIVE QUE "TOLERAR" CHACOTAS, MAPAS E TEORIAS DE QUE ERA IMPOSSÍVEL CAIR NEVE COM 8°C, REPETIU O FATO EM SETEMBRO, FALANDO COM O PUCHALSK QUE TINHA NEVADO E ELE DIZENDO QUE ERA POSSÍVEL E O PIOR, OS DA EPAGRI DIZENDO QUE ERA CHUVA CONGELADA....

 

OUTRA VEZ O SEBASTIÃO DA EPAGRI, NA ÉPOCA OBSERVADOR, REPORTOU NEVE, LIGARAM ENCHENDO O SACO DELE E ELE DISSE " HELENIR ESTÁ NEVANDO.."

 

JÁ TIVE -0,9°C EM CASA E 13,4°C/INMET NO MESMO HORÁRIO, NÃO DUVIDO QUE DUVIDARAM DO DADO!

 

É BRABO LER ALGUMAS COISAS .

Link to comment
Share on other sites

Por aqui nada de frente fria. Quarta feira segue ensolarada e quente, mas com os ventos soprando com mais força de N-NO por causa da pré frontal. Faz até 28c em alguns postos do CGE.

Tudo bem que segundo os modelos, a entrada dos ventos polares aconteceria entre o fim da tarde e a noite, só que eu já estava um tempo mais fechado hoje e uma máxima mais comportada. Mas enfim, acho que o Sol gostou de Sampa e não quer mais sair daqui.

Link to comment
Share on other sites

Então que se investigue todos pq tem vários dados dificil de se acreditar. Como 8º no Maranhão...

 

Hedsgpa...mandei um email para Bacabal no interior do Maranhão.....Quem me indicou foi uma pessoa da Marinha de S Luis....ele diz que tem um centro de pesquisa lá.....Já mandei sua solicitação...Abraço!!

Link to comment
Share on other sites

Não adianta vocês compararem Campos Novos com Caçador que são municípios bem diferentes.

 

Outra coisa, não adianta quererem fazer reanálises e tomarem como "prova".

 

A onde de frio de 1963 é uma prova. De regra, o RS registra sempre valores bem baixos. Mas veja o que aconteceu em 1963. A onda de frio pegou parte de SC (Planalto Norte), mas pegou em cheio o Paraná. A única mínima "decente" no RS, que normalmente tem excelentes mínimas foi Bom Jesus com -5°C. Ainda no RS, Iraí teve seu recorde absoluto. O resto do RS decepcionou demais. Está la no BDMEP.

 

-12°C Canoinhas (06/08/1963)(*)

-10,4°C Caçador (06/08/1963)

-9,1°C Irineópolis (06/08/1963)(*)

-8,9°C Palmas (06/08/1963)(**)

-8,4°C Castro (06/08/1963)(*)

-8,2°C São Joaquim (06/08/1963)

-7,4°C Rio Negro (07/08/1963)(*)

-6,6°C São Mateus do Sul (07/08/1963)(*)

-6,3°C Ivaí (06/08/1963)(*)

-6,2°C Guarapuava (06 ou 07/08/1963)

-6,1°C Porto União (06 e 07/08/1963)(*)

-5,3°C Guaíra (06/08/1963)(*)

-5°C Bom Jesus (06/08/1963)

-4,8°C Lages (06/08/1963)

-4,6°C Campo Mourão (06 e 07/08/1963)(*)

-3°C Urussanga (06/08/1963)

-3,4°C Iraí (07/08/1963)(*)

-2,4°C Curitiba (07/08/1963)

-2,4°C Jacarezinho (06/08/1963)(*)

0,3°C Londrina (07/08/1963)(*)

4,2°C Paranaguá (06/08/1963)

 

(*)Recorde absoluto

(**)Palmas não sei se é recorde da estação do INMET, ou apenas da 61-90 do INMET.

 

Vejam que Castro, quase no Estado de SP, bateu SJ e dezenas de cidades. Pode fazer mais frio no PR que no RS e SC, em algumas ocasiões.

 

Poderia eu discordar que em Canoinhas ou Caçador tenha feitos estes valores? Sendo que ficam em média a longínquos 200KMs a Sudoeste de Castro? Poderia, mas prefiro não. "Só sei que nada sei".

 

Ainda nesta onda de frio, observem como Curitiba, que está em uma distância de 100 km de Castro, "decepciona". Se não me engano, a mínima em Ponta Grossa, que é ainda mais próxima de Castro, foi de -4,2°C, recorde absoluto do mês, mas não recorde da estação.

 

Ou seja, não necessariamente porque fez frio em algum lugar, fará frio igual em outro. Uma nebulosidade, uma neblina, um vento na hora errada, já é suficiente para tirar recordes de determinado lugar.

 

Bem...em todo caso, esses valores de temperatura que você listou acima só mostram o quanto foram fortes algumas MPs do passado. Já faz tempo que não temos uma MP continental devastadora de recordes de mínimas absolutas em várias cidades, do Sul e principalmente do Sudeste. Realmente, nosso ciclo atual não é nada bom!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

Nas minhas anotações, tenho um dado do INMET de -11,0°C em Caçador no mesmo dia 30/06/1952.

 

Se a estação do INMET ficava num topo e a da Epagri numa baixada, os -14,0°C são perfeitamente possíveis.

 

---------------

Quem acreditaria, hoje, nesses dados de Sampa de 02/08/1955?

Mirante (INMET): -2,1°C

Horto Florestal (INMET): -3,9°C

Cumbica (Guarulhos. Então apenas uma base aérea): -4,2°C

 

-----------------

 

O INMET tem erros sim mas, desse jeito, vamos concluir que todos os observadores estão errados quando achamos que os dados são "diferentes"?

E só errariam para um "lado", no caso para o frio?

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

Nas minhas anotações, tenho um dado do INMET de -11,0°C em Caçador no mesmo dia 30/06/1952.

 

Se a estação do INMET ficava num topo e a da Epagri numa baixada, os -14,0°C são perfeitamente possíveis.

 

Aldo....o -14,0....foi 11/6...portanto outro dia....Mais uma vez afirmo.....o -14 não há duvida.....a duvida é como e o que foi registrado....mais nada...

Link to comment
Share on other sites

Por aqui nada de frente fria. Quarta feira segue ensolarada e quente, mas com os ventos soprando com mais força de N-NO por causa da pré frontal. Faz até 28c em alguns postos do CGE.

Tudo bem que segundo os modelos, a entrada dos ventos polares aconteceria entre o fim da tarde e a noite, só que eu já estava um tempo mais fechado hoje e uma máxima mais comportada. Mas enfim, acho que o Sol gostou de Sampa e não quer mais sair daqui.

Rajadas de ONO a NNO de até:

54 km/h na automática do Mirante

59 km/h em Congonhas

 

A automática do Mirante bateu nos 28,1°C.

Nada diferente dos últimos dias. :sad:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Então que se investigue todos pq tem vários dados dificil de se acreditar. Como 8º no Maranhão...

 

Hedsgpa...mandei um email para Bacabal no interior do Maranhão.....Quem me indicou foi uma pessoa da Marinha de S Luis....ele diz que tem um centro de pesquisa lá.....Já mandei sua solicitação...Abraço!!

 

 

Esse 8º é em Imperatriz outra cidade do estado. Sem contar 13º em São Luís que acho bem surreal.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.