Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

E se repete, após a ultima chuva que veio em 17/07 o tempo está completamente seco no norte do PR e por aqui começa a tentativa de melhorar a situação da área rural tentando reduzir a poeira, principalmente pra quem tem problemas respiratórios, agosto está sendo catastrófico claro que ao menos o calor não está tão presente. No momento faz 26°C.

Link to comment
Share on other sites

Esse valor de CAPE projetado pra ca é passível de temporais nao ?

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=-22.320&lon=-45.296&lang=pt&type=graph&units=m

Os universitários podem responder melhor :mosking: mas já vi valores de CAPE de 3000.

 

----------------------

 

E o refresco foi tiro-curtíssimo aqui em Sampa. :sad:

Depois de amanhecer nublado, ainda com ventos marítimos, o céu limpou e a temperatura já começa a disparar.

 

A automática do Mirante e o IAG já superaram os 25°C.

 

Sol e céu limpo.

Link to comment
Share on other sites

 

E o refresco foi tiro-curtíssimo aqui em Sampa. :sad:

Depois de amanhecer nublado, ainda com ventos marítimos, o céu limpou e a temperatura já começa a disparar.

 

A automática do Mirante e o IAG já superaram os 25°C.

 

Sol e céu limpo.

 

Amanhã vai encostar ou bater nos 30ºC, pelas projeções de modelos... Interessante para monitorar....

 

Aí na segunda-feira volta ao clima invernal... Céu nublado, máximas sub 20, e chuva fraca...

 

E aí já no meio da semana, volta a esquenta muito novamente... Assim não tem saúde que aguente! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

 

E o refresco foi tiro-curtíssimo aqui em Sampa. :sad:

Depois de amanhecer nublado, ainda com ventos marítimos, o céu limpou e a temperatura já começa a disparar.

 

A automática do Mirante e o IAG já superaram os 25°C.

 

Sol e céu limpo.

 

Amanhã vai encostar ou bater nos 30ºC, pelas projeções de modelos... Interessante para monitorar....

 

Aí na segunda-feira volta ao clima invernal... Céu nublado, máximas sub 20, e chuva fraca...

 

E aí já no meio da semana, volta a esquenta muito novamente... Assim não tem saúde que aguente! :sarcastic:

 

Claramente a primavera climática se instalando. Estamos com condições típicas de setembro há mais ou menos 10 dias.

Link to comment
Share on other sites

Amanhã vai encostar ou bater nos 30ºC, pelas projeções de modelos... Interessante para monitorar....

Aí na segunda-feira volta ao clima invernal... Céu nublado, máximas sub 20, e chuva fraca...

E aí já no meio da semana, volta a esquenta muito novamente... Assim não tem saúde que aguente! :sarcastic:

O Vinicius postou exatamente o que eu ia dizer: típico de setembro, de primavera se instalando.

Link to comment
Share on other sites

Ótima análise Vini.

 

Já entramos na dinâmica de transição para primavera também ou segunda parte do inverno que já tem outra característica. E hoje dia é um típico de final de Agosto. O vento já sopra de Leste com mais frequência. Temos bastante variação de nuvens, ora nublado, encoberto, parcialmente nublado e limpo. No período que passamos do inverno não é tão comum tanta variação.

 

A umidade relativa agora fica um pouco maior de dia, e um pouco menor em algumas noites.

 

O que não está típico são as temperaturas, que estão acima da média.

 

26°C na Peterstrasse.

Link to comment
Share on other sites

Não dá pra ter nenhum otimismo, o GFS 12Z confirma aquele pensamento de um agosto recorde - anomalia de temperatura de HOJE até o final do mês/12Z de 01/09:

 

Kuz1ZDK.png

 

Acho que a semana terá mais calor do que frio.

 

Confirmado o cenário já dá pra martelar: JJA mais quente da história de Florianópolis e grande parte de SC!

Link to comment
Share on other sites

Realmente o CFS este ano está horrível, bem como praticamente todos os modelos pisaram muito na bola também. Creio que as condições atípicas da atmosfera neste ano têm contribuído para essa instabilidade.

 

Em JF, dia agradável, sem frio, nem calor. Máxima foi de 20,6C e a mínima, por enquanto, é de 15,2.

Link to comment
Share on other sites

Se o CFS projeta esse frio para os primeiros dias de setembro, infelizmente o GFS na maioria de suas rodadas tem indicado para o mesmo período o retorno daquele terror que foi observado na primeira quinzena de agosto, ou seja, bloqueio atmosférico pegando até o RS.

 

E eu infelizmente também acho que o CFS está muito ruim nesse inverno, sobretudo quando é para prever incursões polares!

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção as últimas corridas do CMC... Projetando anomalias significativas no Sudeste-Centro/Oeste e depois amplas mínimas no Centro-Sul-MS-SP no final desta próxima semana...

 

Mas o problema é que tá longe... e dado o histórico recente dos modelos... Vamos vê até aonde o canadense vai prosseguir com essa ideia....

 

OTOEiOM.png

 

0NO6pY1.png

 

oZ8vGFd.png

Link to comment
Share on other sites

Em considero este inverno MORTO E ENTERRADO. Toda e qualquer esperança de frio, não só é improvável, como é temporária dentro de um padrão de transição ou fixação da primavera DESDE O FINAL DE JULHO!! Eu não tenho esperança em p**** nenhuma. Apenas espero chuva e tempo fechado com dias mais frescos.

 

Por falar em chuva, tivemos uma chuva TORRENCIAL em POA. Mas não acumulei muito: foram 11,3 mm no episódio. Agora voltou a chover também com trovoadas e acumulo 14,2 mm até o momento. Agora faz 18,7°.

 

Hoje a variação foi de 15,2° a 27,8° sem baixar dos 48%. Delícia de abafamento.

Link to comment
Share on other sites

Mafili adora

 

E Porto Alegre rumo aos 20 meses consecutivos acima da média. ....está adorando mais ainda..!!

 

:laugh: :laugh:

Minha aposta: anomalia negativa em POA só em 2016. Já bati o martelo. É o Espírito 2012 sambando na nossa cara aqui, e sambando de pés descalços em cima do asfalto quente ao meio-dia. :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Uma rápida constatação: Desde 2013, em torno do dia 20 de Agosto, o nosso Atlântico Sul só faz aquecer mais a cada ano...

 

Mafili adora! :sarcastic:

 

http://i.imgur.com/VOQexHG.gif

 

Desde 20 de agosto? O loco! Pensei que isso começou a aquecer em dezembro de 2013.

 

Dessa forma, já são 2 anos com Atlântico aquecido sem nenhuma pausa!

Tomara que haja logo uma compensação e tenhamos por 2 anos seguidos também um atlântico resfriado.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, o pior é que quando o desenho é perfeito não há ar frio suficiente! E digo mais!!! O cenário que vem sendo proposto é o mais favorável a ocorrência de frio amplo e forte dos últimos anos, porém... quando se fala em ar quente a coisa parece mais certa:

É a mais pura verdade! Quando se trata de frio eu fico bem desconfiado. Mas quando se trata de previsão de calor eu tenho certeza de que fará calor, e vem algo ainda pior do que o previsto!!

 

Aqui muitos relâmpagos e trovoadas. Novas instabilidade estouraram no E do RS. Agora 18,5° com +-87% e 1010,3 mb.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente realmente nesse inverno quando se fala em calor a coisa é bem mais certa! Foi como o Caio (eu acho) disse que a atmosfera nesse JJA tem apresentado viés de bloqueio.

 

Por isso que eu estou muito mais crente de que o calorão da segunda metade de setembro indicado pelo CFS (Rodolfo já tem postado isso por aqui desde o fim do mês passado) poderá se confirmar do que as temperaturas mais baixas indicadas também pelo mesmo modelo pra primeira semana de setembro.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, você chegou a divulgar as mínimas e máximas completas de julho no Campo Belo e Rebouças?

Se sim. Onde posso consultar.

 

Sim...do Campo Belo.......O Rebouças, o Artur não me passou....acho que a estação já tinha sido desativada....postei acho que tá no tópico de julho ou agosto...tem que dar uma procurada....pois não lembro mais que dia foi....

 

O console do Rebouças é o que está em sua casa :laugh: :laugh: :laugh:

 

Os dados estavam corrompidos, várias interrupções com mínimas e máximas estranhas...tornaram os dados irrelevantes.

Link to comment
Share on other sites

Segundo o Ronaldo até o dia 21:

 

FLORIANÓPOLIS/INMET 20,6/+3,7

 

S.J/INMET/ 14,8/+4,0

 

Florianópolis o mais quente em 1964 com 19,4oC deve ser quebrado, São Joaquim com quase +3oC de anomalia em 67 pode não ser quebrado pelo frio em altura nesta semana.

 

A expectativa é grande, mas se não quebrar em São Joaquim mesmo assim deverá ser altíssima a anomalia.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mafili adora

 

E Porto Alegre rumo aos 20 meses consecutivos acima da média. ....está adorando mais ainda..!!

 

:laugh: :laugh:

Minha aposta: anomalia negativa em POA só em 2016. Já bati o martelo. É o Espírito 2012 sambando na nossa cara aqui, e sambando de pés descalços em cima do asfalto quente ao meio-dia. :rofl:

 

 

Eu já disse antes que esse ''inverno 2015'' era só pra quem tem aLtitude. :mosking:

 

E disse lá por abril, maio...

 

Aqui fomos ontem de 13,2° C a 28,4° C. :heat:

 

Isso pra mim é calor demais para um dia que começou fresco. Dá medo de pensar no que vamos encarar de setembro em diante.

 

12,4° C de mínima hoje.

 

22,5°C agora a pouco, às 10 h. Agradável, né?...

Link to comment
Share on other sites

Está feia a coisa: depois da mínima matinal de 15,6°, mesmo com leve advecção de ar frio agora já tenho 21,2° com 70% e céu limpo. A temperatura de agora já supera a máxima prevista para hoje. É o que eu tenho dito: nada está tão ruim que não possa piorar. Impressionante!!

 

Pago para ver a mínima baixar de 10° na próxima noite. Creio que nem chega a 10° em boa parte da cidade, inclusive aqui.

Link to comment
Share on other sites

Aviso: o GFS está dando uma onda de frio para a entrada de setembro!! Uma alta de 1034 mb no meio da Argentina num corredor de ar frio aberto por baixas no Atlântico. Dá -6° em 850 hpa na divisa Uruguai/RS e -4° em POA, chegando a -2° em SC. Isso no limite da grade de previsão. O ar frio se esparrama também para o Centro-Oeste.

 

Mas eu olho com MUITA cautela essa perspectiva: o ar frio surgiu "do nada" de ontem para hoje e, a julgar pelo padrão do "inverno" 2015 eu apostaria no desaparecimento completo da mp e um bloqueio com calor no lugar.

 

Agora 22,2° com 68%. Domingo de sol e "ar frio" da nova "mp" que chegou nesta madrugada.

Link to comment
Share on other sites

:laugh: :laugh:

Minha aposta: anomalia negativa em POA só em 2016. Já bati o martelo. É o Espírito 2012 sambando na nossa cara aqui, e sambando de pés descalços em cima do asfalto quente ao meio-dia. :rofl:

 

 

Eu já disse antes que esse ''inverno 2015'' era só pra quem tem aLtitude. :mosking:

 

E disse lá por abril, maio...

 

Aqui fomos ontem de 13,2° C a 28,4° C. :heat:

 

Isso pra mim é calor demais para um dia que começou fresco. Dá medo de pensar no que vamos encarar de setembro em diante.

 

12,4° C de mínima hoje.

 

22,5°C agora a pouco, às 10 h. Agradável, né?...

 

 

E o que falar de Canguçu e Pinheiro Machado então que não tem altitude... Essa última caso houvesse uma estação lá poderia ser deste do mês passado a cidade com máximas mais baixas do Brasil já que Canguçu está bem próximo de São Joaquim.

Link to comment
Share on other sites

Já que ninguém comentou da mínima no PNI/Furnas, -5,9ºC ás 5 h 25.

 

Frio o o. Com certeza o povo do parque não está reclamando.

 

Por aqui só choro.

 

Praia Grande em ritmo de pré frontal e aquecendo. Poucas cirros.

 

Por aqui...praia cheia..mar azul e 27.6...muita gente curtindo esse domingo de muito sol...

Link to comment
Share on other sites

Projeção um tanto Assustadora do ECMWF, mostra a dimensão da força que o calor poderá ter no começo de Setembro.

 

Toda a área em cinza claro, tem Temperatura Maior que 23ºC em 850hpas!!

 

E isso é só começo de setembro!

Para você ver como a rodada do GFS parece fora da casinha. Por aquele modelo teremos o frio mais intenso do ano em pleno início de setembro!!

 

Aqui 22,8° com 51% e vento O a 4,8 km/h. Baita "mp".

Link to comment
Share on other sites

Projeção um tanto Assustadora do ECMWF, mostra a dimensão da força que o calor poderá ter no começo de Setembro.

 

Toda a área em cinza claro, tem Temperatura Maior que 23ºC em 850hpas!!

 

E isso é só começo de setembro!

Para você ver como a rodada do GFS parece fora da casinha. Por aquele modelo teremos o frio mais intenso do ano em pleno início de setembro!!

 

Aqui 22,8° com 51% e vento O a 4,8 km/h. Baita "mp".

 

 

Os mapas do site windyty.com, que creio eu é baseado no GFS já vem demonstrando esse cenário ao uns 3 dias, embora que por vezes mais broqueado, cenário que não é seguido no dia de hoje.

 

Por mim não haveria nada mais clássico, do que o frio mais forte do ano ser em Setembro. É muito comum que em anos de inverno ruim (como este de 2015), vim uma bomba polar no final de Agosto ou Setembro.

 

 

Abaixo a projeção do site para Quarta-Feira (02/09/2015):

 

 

334jg55.jpg

Link to comment
Share on other sites

Podem tirar o cavalinho polar de vocês da chuva!

 

Não vem frio intenso no início de Setembro. Não preciso fazer análises mais profundas para concluir que a queda da AAO no final de Julho não trouxe grandes coisas para este final de Agosto, e o que dizer agora que agora esse indicador está lá em cima de novo...não vem frio, e o GFS está outlier neste momento.

Link to comment
Share on other sites

Podem tirar o cavalinho polar de vocês da chuva!

 

Não vem frio intenso no início de Setembro. Não preciso fazer análises mais profundas para concluir que a queda da AAO no final de Julho não trouxe grandes coisas para este final de Agosto, e o que dizer agora que agora esse indicador está lá em cima de novo...não vem frio, e o GFS está outlier neste momento.

 

Também acho pouco provável esse cenário se concretizar, nem de forma mais branda. Se de fato essa alta polar surgir, ela tende a ficar totalmente bloqueada, sobrando algo apenas para o RS.

 

Por outro lado, continuo com pe atrás, quanto a uma futura MP bomba, ate pelo menos a 1° quinzena de Outubro. Se esse fato não ocorrer, 2015 seria um ano totalmente fora dos parâmetros da história climática do país. Até 1995 teve seus episódios de frio forte.

Link to comment
Share on other sites

Anomalia de temperatura em 850 pelo Europeu 12Z entre os dias 29/08 e 01/09.

 

5BPUEL1.png

 

Como há muito esperado e discutido aqui no BAZ, o Sul vai fritar nos últimos dias do mês. É o padrão 2015 em sua forma clássica, grande e potente bloqueio, jato quente em 850, bloqueio em altos níveis não permitindo que nada se crie por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Podem tirar o cavalinho polar de vocês da chuva!

 

Não vem frio intenso no início de Setembro. Não preciso fazer análises mais profundas para concluir que a queda da AAO no final de Julho não trouxe grandes coisas para este final de Agosto, e o que dizer agora que agora esse indicador está lá em cima de novo...não vem frio, e o GFS está outlier neste momento.

Penso exatamente a mesma coisa. Eu simplesmente não acredito na previsão, apesar de criar uma falsa esperança. A não ser que o modelo se mantenha assim até a véspera. Caso contrário fico com os 12 pés atrás.

Link to comment
Share on other sites

Parece piada de mau gosto, mas é a PRIMEIRA VEZ em um mês que tenho os atuais 16,6° com tempo bom no final de tarde. Isto é INÉDITO em agosto de 2015! É muito impressionante o estrago deste "inverno" quando nos damos conta que o padrão é tão ruim, mas tão ruim que tal temperatura que seria absolutamente normal para a época se tornou exceção ao ponto de não termos mais no corpo uma "memória climática" do evento.

 

A máxima ainda por cima chegou a 23,7°. Um dia de "inverno", como se vê.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.