Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Pelo GFS o ciclone explosivo vai trazer um pouco de ar frio unicamente devido ao giro do sistema. No RS pode chegar a 4° em 850 hpa na 6ª-feira que vem. Isso significa sensação de frio na serra. Do mais frio normal. Para POA, com esse quadro de vento e nebulosidade, apostaria numa variação de 11° a 15°/16°.

 

O problema é depois. No último dia do mês passa dos 22° em 850 hpa no oeste do RS e chega frouxo a 20° em 850 em grande parte do Sul. E nem mesmo sinal de ar frio entrando pelo continente. Só aparecem baixas pressões, tanto no Atlântico quanto no Pacífico.

 

Se a queda da AAO trouxe apenas o fim do calor para o Sul do Brasil (quanto mais o resto), o que dirá a AAO elevada por DUAS SEMANAS, e que terá impacto no início de setembro.

 

Por falar em refresco, tive mínima de 14,5°. Está IMPOSSÍVEL baixar de 14° em agosto. Nem com essa "mp" a temperatura baixou disso por aqui. Agora 24,1° com 56%.

 

Para o "inverno" 2015 nada está tão ruim que não possa piorar. Esperem só o mês que vem. Pago para ver.

Link to comment
Share on other sites

E a chuva que vem depois, William, será efeito da frente formada pelo ciclone. Choverá em boa parte do Sudeste.

 

Acabo de ver o ETA 15: ele dá para POA e mesmo Bagé forte aquecimento nos últimos dias da grade convergindo com o GFS desde já!! Isso que é um modelo conservador! Imagina se não fosse!!!! Nada está tão ruim que não possa piorar!!

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, Vinicius: teremos frio fraco, rápido, calor e tempestades!! QUE BELEZA DE INVERNO, GALERA!!! Dá-lhe 2015!!!

 

Confesso que as tempestades dão emoção. Mas o problema são os estragos! Melhor não ter.

 

Aqui 22,9° com 58%.

 

É Marcos, é o que temos para hoje rs. Mal o anticiclone dá tchau para o Sudeste e o ar quente já começa a avançar sobre o RS. Algumas rodadas apontam um importante evento de Zonda para as encostas dos Andes no norte da Argentina em 216/240h.

Link to comment
Share on other sites

Aprendendo

"O vento Zonda é um vento forte, seco e quente que desce das encostas dos Andes. Chega ao solo muito quente. O Zonda é causador de incêndios em províncias do Oeste da Argentina ao pé da dos Andes, sendo observado desde Jujuy até Neuquén. Ele pode ocorrer em grande época do ano, porém é mais comum entre maio e novembro e é intensificado pela passagem de algumas frentes frias especiais. No Brasil, o correspondente seria o vento Noroeste que sopra forte antes da chegada de uma frente fria em áreas litorâneas próximas de Serras como o litoral Sul de Santa Catarina, a região da Baixada Santista, em São Paulo, o litoral do Paraná. O vento Blanco é um vento muito forte e misturado com neve, que é levantada do solo. A neve levantada pelo vento cria uma cortina que pode deixar a visibilidade tão prejudicada, que não se sabe se a neve está caindo das Nuvens ou levantada do solo. Este vento é próprio das regiões polares e montanhosa. Nos Estados Unidos se chama blizzard. Outros nomes populares do vento Blanco são cellisca, aventanieve. No Norte da Ásia é conhecido como vento ártico."

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/233953/ventanis-dias-de-zonda-e-blanco-na-argentina/

Link to comment
Share on other sites

DIA NORMAL DE AGOSTO; 5,4/16,0 12,9 AGORA.

 

SEM CALOR FORTE ATÉ O OUTRO SÁBADO, PREDOMINANDO MAIS O FRIO DO CENTRO AO LITORAL.

 

 

Por aqui na media hoje 3°C - 20°C , tambem agosto normal por esse dia ! Tivemos muitas nuvens durante o dia , agora limpando a caindo devagar 15°C

 

Preciso de um help pra mandar as horas/frio pros produtores , eu uso a FTP do software da estaçao pra mandar as estremas todo dia pro email deles agora preciso mandar horas /frio , qualquer coisa chamo no face !

Link to comment
Share on other sites

DIA NORMAL DE AGOSTO; 5,4/16,0 12,9 AGORA.

 

SEM CALOR FORTE ATÉ O OUTRO SÁBADO, PREDOMINANDO MAIS O FRIO DO CENTRO AO LITORAL.

 

12C° para 5:30 da tarde é um belo valor, no final de semana deve se aproximar de 0C° por ai né.

 

Por aqui 19C° agora as 5:30, tempo bem nublado e vento frio

 

E São Bernardo do Campo com 13,5 agora....pra mim é muito mais significativo...que 12 na Serra Catarinense....

Link to comment
Share on other sites

Se os nossos outonos e invernos ocorressem a dinâmica projetada pelos modelos meteorológicos; massa polar+ciclone extratropical ou cavado+ frio forte em todas as camadas atmosféricas, teríamos bons períodos de resfriamento.

Sei que é normal, ocasionalmente, a formação de bloqueios secos atmosféricos no centro do país porém estes precisam ser rompidos por fortes frentes frias ( em situações de normalidade), acompanhadas de fortes massas polares.

É melhor altas polares com 1025/1029 hpa, combinada com outros fatores, provocar frio intenso e democrático no nosso país, do que aquelas de 1040/1045 hpa bloqueados na região do Uruguai e Buenos Aires; ou mesmo com a configuração da onda de frio de 2010, que atingiu unicamente o Oeste do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Como será que ta o Rafael Dable curtindo este verão antecipado em Livramento ? :laugh: :laugh:

 

Chegou a 35° por lá ? ou nem foi pra tanto...

 

Olha, para o padrão 2015, esta semana foi excelente!!

Na segunda e na terça choveu muito, quarta e ontem tivemos tempo encoberto com máximas entre 16/17 graus. Hoje, a mínima foi de 6,6 e a máxima de 21,7ºC com sol.

Link to comment
Share on other sites

REPETIU E INTENSIFICOU EM RELAÇÃO AO DAS 0Z.

 

3 de setembro? Que legal isso! Ao menos não teremos um duradouro bloqueio após a passagem daquela baixa pressão para daqui à uma semana.

 

Algumas rodadas do GFS (sobretudo a 0z e 12z) indicam para o início de setembro o repeteco daquela tragédia que tivemos na primeira metade desse agosto. Deus me livre isso novamente!

Link to comment
Share on other sites

Muitas áreas do Centro Oeste que estão no período da seca vão ter chuva graças a esse ciclone que vai se formar na próxima quarta. Aqui pra região tem uma boa chance de uma precipitação mais significativas entre 5~10mm, vai dar pra abaixar a poeira. Desde a semana passada tenho acompanhado, e o primeiro modelo que "pegou" a chuva no centro oeste foi o ETA, o GFS e CMC não pegaram nada. Até agora os modelos já começaram a se entender com essa entrada de umidade pelo interior do país, oque ainda não está bem definido é a intensidade. ETA por exemplo aposta em bons volumes e já a partir do dia 25, diferente do GFS e CMC que apostam em chuva só a partir do dia 27 e menores volumes.

Link to comment
Share on other sites

Como será que ta o Rafael Dable curtindo este verão antecipado em Livramento ? :laugh: :laugh:

 

Chegou a 35° por lá ? ou nem foi pra tanto...

 

Olha, para o padrão 2015, esta semana foi excelente!!

Na segunda e na terça choveu muito, quarta e ontem tivemos tempo encoberto com máximas entre 16/17 graus. Hoje, a mínima foi de 6,6 e a máxima de 21,7ºC com sol.

Eu não sei o que é mínima de 6° a DOIS MESES!!! E não tenho mínima de um dígito a MAIS DE UM MÊS!

 

Agora tenho 17,4° com 77% e vento E a 10,1 km/h. Um vento "frio" para o padrão deste "inverno".

Link to comment
Share on other sites

"Gostei" da previsão para setembro. Vai ser mais quente do que o normal?? QUE CHOVA!! Eu aceito qualquer coisa em termos de temperatura, mas NÃO QUERO ver o sol por dias!! Se ficar nublado entre 20° e 22° está bom. O que não pode é sol com máxima folgando acima dos 30°. Se é para estragar, que estrague sem radiação na cabeça.

Link to comment
Share on other sites

Projeção de precipitação do modelo europeu ECMWF para os próximos 10 dias, by Vinícius Lucyrio.

 

1inch = 25,4mm

 

http://i.imgur.com/0pejkHp.jpg

 

Que beleza ver esse laranja bem em cima do leste paulista. :heart: :heart: :heart:

Choveria nos próximos 10 dias algo em torno dos 50 mm, o que é mais do que a média de agosto aqui na cidade.

 

---------------------

 

GFS 18z ao menos parou de indicar pra primeira semana de setembro o repeteco do que foi observado na primeira metade de agosto.

Haveria bloqueio, mas as chuvas ficariam retidas no sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Eu não sei o que é mínima de 6° a DOIS MESES!!! E não tenho mínima de um dígito a MAIS DE UM MÊS!

 

Agora tenho 17,4° com 77% e vento E a 10,1 km/h. Um vento "frio" para o padrão deste "inverno".

 

Marcos, o último dia que havia baixado dos 10ºC aqui em Livramento, foi no dia 1º de agosto, com 9,2ºC.

Esses 6,6 graus de hoje, foi a exceção, mas pelo menos não temos calorão previsto para os próximos 5 dias.

Link to comment
Share on other sites

DIA NORMAL DE AGOSTO; 5,4/16,0 12,9 AGORA.

 

SEM CALOR FORTE ATÉ O OUTRO SÁBADO, PREDOMINANDO MAIS O FRIO DO CENTRO AO LITORAL.

 

12C° para 5:30 da tarde é um belo valor, no final de semana deve se aproximar de 0C° por ai né.

 

Por aqui 19C° agora as 5:30, tempo bem nublado e vento frio

 

E São Bernardo do Campo com 13,5 agora....pra mim é muito mais significativo...que 12 na Serra Catarinense....

 

Aki ta frio, 13 graus. Tem vento lá fora e nuvem.

Link to comment
Share on other sites

DADOS DA 0Z;

 

MUITA CHUVA EM 45 DIAS, ENTRE 330 A 400 MM/SC.

 

TUDO QUE A FRUTICULTURA NÃO QUER, MUITOS DIAS DE CHUVA E VÁRIOS PERÍODOS DE FRIO MODERADO A FORTE, NA MÉDIA DOS 45 DIAS, NORMAL E EM ALGUNS PONTOS ABAIXO DA MÉDIA. SETEMBRO ACIMA NO LITORAL E NORMAL A LIGEIRAMENTE ABAIXO DO CENTRO AO OESTE.

 

QUE ANO!

Link to comment
Share on other sites

DADOS DA 0Z;

 

MUITA CHUVA EM 45 DIAS, ENTRE 330 A 400 MM/SC.

 

TUDO QUE A FRUTICULTURA NÃO QUER, MUITOS DIAS DE CHUVA E VÁRIOS PERÍODOS DE FRIO MODERADO A FORTE, NA MÉDIA DOS 45 DIAS, NORMAL E EM ALGUNS PONTOS ABAIXO DA MÉDIA. SETEMBRO ACIMA NO LITORAL E NORMAL A LIGEIRAMENTE ABAIXO DO CENTRO AO OESTE.

 

QUE ANO!

 

Será??

 

A Média dos últimos 7-10 Dias mostra um cenário bem diferente... Bloqueio Atmosférico, Picos extremos de temperatura (para o Sudeste/Centro-Oeste), frentes estacionadas sobre SC/RS com muita chuva, e Ar Polar que tem, todo represado na Argentina... Bem a cara do padrão atual.

 

Outro fator negativo, é que QUASE TODAS as previsões de ar polar de Longo Prazo dos modelos operacionais (Caio que não me deixa mentir) neste inverno, estão se "esfarelando" em pó a medida que se aproxima do evento...

 

Tomara que o CFS esteja identificando nessas novas corridas um novo padrão para o mês de Setembro, juntamente com essas corridas do ECMWF. Por enquanto, eu pessoalmente continuo cético.

Link to comment
Share on other sites

 

Será??

 

A Média dos últimos 7-10 Dias mostra um cenário bem diferente... Bloqueio Atmosférico, Picos extremos de temperatura (para o Sudeste/Centro-Oeste), frentes estacionadas sobre SC/RS com muita chuva, e Ar Polar que tem, todo represado na Argentina... Bem a cara do padrão atual.

 

Outro fator negativo, é que QUASE TODAS as previsões de ar polar de Longo Prazo dos modelos operacionais (Caio que não me deixa mentir) neste inverno, estão se "esfarelando" em pó a medida que se aproxima do evento...

 

Tomara que o CFS esteja identificando nessas novas corridas um novo padrão para o mês de Setembro, juntamente com essas corridas do ECMWF. Por enquanto, eu pessoalmente continuo cético.

 

Corretíssimo, enxergo o mesmo cenário. Cético desde o início do inverno, também visto como pessimismo ou negativo para o fórum.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, apesar de ser mantido praticamente o mesmo cenário sinótico da 00Z de ontem, o europeu veio com pequenos ajustes - infelizmente para menos frio. O ciclone ainda tem boas chances de ser uma bomba, já que vai se aprofundar muito assim que avançar para o oceano. A progressão da última rodada, juntamente com a alta:

wcih5Y8.png

jwOUZcG.png

UsKdCz9.png

 

O cenário de grande contraste térmico provocado pela rápida troca de massas de ar está mantida, portanto, o cenário de perigo para tempo severo se mantém:

MCrxcOu.png

PH8ecPv.png

kRnhIDN.png

 

Para que vocês visualizem melhor, olhem as anomalias de temperatura em 850mb. Essa mudança rápida deve vir com forte ingresso de jato em baixos níveis, e a pré-frontal deve ser de bastante vento no MS, norte do PR, SP e MG. Talvez levante bastante poeira antes da chuva.

WB2g7op.png

szLHSPR.png

YuI5cqk.png

 

Na imagem de precipitação acumulada em 240h podemos ver claramente que no Centro-Sul a maior carga viria no RS, SC e sudoeste do PR. Em MG e MT os pontos isolados sugerem que pode haver tempestades unicelulares no avanço da frente fria nestes estados:

I74bOol.png

 

Até aí tudo uma maravilha né, tirando o pé de vento que o litoral do UY e do RS podem ter devido ao ciclone e da chuvarada com tempo severo que pode vir a causar transtornos em alguns lugares. O problema começa a surgir em 150h, lá na Argentina: o Zonda. O Zonda deve provocar um grande aquecimento nas encostas dos Andes no norte da Argentina, e o ar quente ingressa para o RS pelo oeste, atingindo SC em 192h e o litoral do PR e SP em 216h. Deve haver paralelamente a formação de um intenso bloqueio.

2wd4ohw.gif

z3oLC4U.png

 

:) e :(

Link to comment
Share on other sites

PRIMEIRA QUINZENA DE AGOSTO 2015, ATÉ AGORA, HISTÓRICA EM SC. COMPARANDO COM AS MÉDIAS ATÉ 21.

 

21,6 ITAPIRANGA/SR.WOLFGANG +4,9 20,8/+4,1

21,3 CRICIÚMA/EPAGRI/+5,5 20,6/4,8

21,1/+FLORIANÓPOLIS/INMET/+4,2 20,6/+3,7

20,2 FPOLIS/NORTE/ILHA 19,9

16,7 LAGES/INMET/ +- +3,6 16,1/+3,0

16,5 FRAIBURGO/EPAGRI/+- +2,8 15,9/+2,2

16,0 ITAIÓPOLIS/EPAGRI/ +- +2,4 15,6/+2,0

15,8 S.J/INMET/ +5,0 14,8/+4,0

15,3 CLIMATERRA/S.JOAQUIM/ +4,3 14,5/+3,5

15,2 SANTA ISABEL/EPAGRI 15,0

14,3 CRUZEIRO/CLIMATERRA/+4,1 13,4/+3,2

14,0 B.JARDIM/EPAGRI 13,7

13,5 URUPEMA/EPAGRI 13,1

13,5 M.TORRES/EPAGRI 12,5

13,4 M.IGREJA/INMET 12,2

 

S.JOAQUIM NÃO QUEBRARÁ O RECORDE.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.