Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2015


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Se você for analisar a estação de Urussanga só negativa com fortíssimas incursões polares. Apenas em anos que tiverem MPs expressivas é que ela negativou.

 

:negative:

 

Me desculpe amigo, mas não posso concordar. 1983 não teve nenhuma incursão expressiva e negativou por lá. Tem vários outros anos com incursões médias que negativou por lá. São 39 negativas só no BDMEP, que ainda não tem uns 12 anos da série 61-90.

 

Onde negativa apenas em MP expressivas é no Vale do Itajaí e Norte Catarinense. No litoral sul é comum negativar uma vez a cada 2/3 anos, ou menos. Pós 2000 diminuiu, um pouco, pudera com vários invernos ruins.

 

17°C, um bom dia para final de Agosto.

 

Tudo bem, posso ter me equivocado em partes, mas para negativar em Urussanga não é qualquer MP xexelenta que faz negativar, tem que ser algo de moderado/forte.

 

No pós 2000 tudo ficou mais difícil, na década de 90 dava muitas, muitas sub 5° no Inmet/Indaial e em vários anos teve mínimas entre 0/2C° algo que foi ficando extremamente raro no pós 2000.

 

Mas o objetivo foi estampar os dados de Urussanga em 1967, mostrando que é difícil de acreditar que 1967 possa ter sido pior do que este 2015. Este ano Urussanga mal teve mínimas sub 5° teve uma ou duas.

 

A ATUAL ESTAÇÃO TEM VÁRIOS AÇUDES NA VOLTA, ISTO EXPLICA PARTE DESTA "FALTA".

Link to comment
Share on other sites

A princípio é para estarem corretos Caio, pois tirei do BDMEP do Inmet.

 

Nota-se que em 1967 teve 2 negativas (-1,6 e -0,8) e nada mais nada menos que 15 temperaturas abaixo dos 5C°

 

Se você for analisar a estação de Urussanga só negativa com fortíssimas incursões polares. Apenas em anos que tiverem MPs expressivas é que ela negativou.

 

 

Por isso mesmo, que falar em mudança de estação não tira o mérito do potente frio que fez em 1967 como muito demonstrado pelos dados. Nem se compara com essa tragédia.

Link to comment
Share on other sites

Deivid, o inverno de 1967 teve como destaque uma bomba em junho que provocou bastante frio no Sul e em partes de SP (porém por aqui foi bem tiro-curto). Essa onda de frio provocou alguns recordes para junho (e até absolutos) da normal 1961-1990:

 

Irineópolis-SC: -7,1°C

Lages-SC: -4,6°C

Porto União-SC: -3,7°C

Xanxerê-SC: -5,2°C

 

Apesar disso, no geral foi quente.

 

Este ano está sendo quente (Partes baixas de SC) e praticamente não está tendo mínimas de inverno, as mínimas estão similares a inicio/metade de primavera.

 

Em 1967 no geral foi quente, mas pelo menos teve um evento expressivo, forte, abrangente.

 

Os -1,6 de Urussanga foram na primeira quinzena de Junho, com certeza deve ter sido na mesma MP que provocou estes valores acima, então você percebe que foi um evento que pegou o estado inteiro em cheio, pois fez frio do Oeste(Xanxerê) ao planalto norte (Irineópolis/Porto União) Serra/Planalto Sul (Lages) e sul e litoral sul (Urussanga)

 

Se formos fazer comparativos, qual evento tivemos este ano que levou frio de porte forte para TODAS as regiões do estado ? Teve algumas baixas temperaturas como no dia que Urupema bateu os -6C°mas foi um frio de baixada e restrito, nas demais regiões mais frias ficou perto de 0C° (salve algumas que negativaram entre -2/-0).

Link to comment
Share on other sites

CAIO EM 1998 DEU UM DIA COM NEGATIVA EM S.J/INMET, FOI, ATÉ HOJE, A MAIOR MÍNIMA ABSOLUTA COM -1,0°C.

 

DE MAIO ATÉ 31 DE JULHO O INVERNO ESTAVA RAZOÁVEL NO INTERIOR DE SC, RUIM FOI AGOSTO. NA CAPITAL TEVE 6/10 DIAS DE FRIO, CHEGANDO A 5,4 E 6,1 AS MAIS BAIXAS, EM TERMOS DE DIAS BEM ABAIXO DO NORMAL QUE É 25/30 DIAS. FRIO ATÉ TEVE, MAS CABE NOS DEDOS DAS MÃOS.

 

E FALO, SÓ DE SC. O INVERNO MAIS QUENTE NA SERRA FOI, DISPARADO, 1967.

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem, posso ter me equivocado em partes, mas para negativar em Urussanga não é qualquer MP xexelenta que faz negativar, tem que ser algo de moderado/forte.

 

No pós 2000 tudo ficou mais difícil, na década de 90 dava muitas, muitas sub 5° no Inmet/Indaial e em vários anos teve mínimas entre 0/2C° algo que foi ficando extremamente raro no pós 2000.

 

Mas o objetivo foi estampar os dados de Urussanga em 1967, mostrando que é difícil de acreditar que 1967 possa ter sido pior do que este 2015. Este ano Urussanga mal teve mínimas sub 5° teve uma ou duas.

 

A ATUAL ESTAÇÃO TEM VÁRIOS AÇUDES NA VOLTA, ISTO EXPLICA PARTE DESTA "FALTA".

 

POR ESTE CRITÉRIO, 1998 SERIA O PIOR, APENAS UMA NEGATIVA/INMET/S.J

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja SC

 

Ago07 : 08,7ºC

Ago08 : 08,7ºC

Ago09 : 09,5ºC

Ago10 : 07,6ºC

Ago11 : 07,5ºC

Ago12 : 09,9ºC

Ago13 : 07,7ºC

Ago14 : 09,9ºC

Ago15 : 12,2ºC

 

Esta média de 12,2 é média de verão no PNI pra se ter uma idéia.....!!!

 

Primeira vez que o Morro da Igreja na historia da estação tem um Agosto com dígitos.......Incrível como está quente Santa Catarina....nem seu ponto mais frio está isento...

Link to comment
Share on other sites

CAIO EM 1998 DEU UM DIA COM NEGATIVA EM S.J/INMET, FOI, ATÉ HOJE, A MAIOR MÍNIMA ABSOLUTA COM -1,0°C.

 

DE MAIO ATÉ 31 DE JULHO O INVERNO ESTAVA RAZOÁVEL NO INTERIOR DE SC, RUIM FOI AGOSTO. NA CAPITAL TEVE 6/10 DIAS DE FRIO, CHEGANDO A 5,4 E 6,1 AS MAIS BAIXAS, EM TERMOS DE DIAS BEM ABAIXO DO NORMAL QUE É 25/30 DIAS. FRIO ATÉ TEVE, MAS CABE NOS DEDOS DAS MÃOS.

 

E FALO, SÓ DE SC. O INVERNO MAIS QUENTE NA SERRA FOI, DISPARADO, 1967.

 

Continuo afirmando que estás dourando a pílula deste 2015. Veremos os números finais.

 

Para mim esta negativa de 1998 não é referência. Lembro de ter feito mais frio no geral. Teve um bom frio no final de junho e uma outra boa MP com neve em meados de julho. Vou úmido igual, mas com pouco mais frio.

 

Passei uma semana BEM gelada em Porto Alegre com máximas muito baixas em julho.

 

Gostaria de comparar os números finais, mas este ano não teve nada igual ainda.

Link to comment
Share on other sites

Nesta semana teremos frio apenas segunda e terça. Quarta já esquenta, volta a fazer frio quinta e sexta pela manhã, quando o ar seco aliado ao sol já deve causar um belo estrago nas máximas. Sábado, domingo e segunda vamos fritar.

 

Portanto as chances são grandes, teremos quatro dias acima e quatro dias abaixo, sem comprometer muito as médias atuais. Torcendo muito para este agosto ser recorde na maioria das regiões.

 

Depois pode vir a bomba em setembro que GFS e CMC começam a convergir, sem nenhum suporte do Europeu e do Global, ainda.

Link to comment
Share on other sites

Nesta semana teremos frio apenas segunda e terça. Quarta já esquenta, volta a fazer frio quinta e sexta pela manhã, quando o ar seco aliado ao sol já deve causar um belo estrago nas máximas. Sábado, domingo e segunda vamos fritar.

 

Portanto as chances são grandes, teremos quatro dias acima e quatro dias abaixo, sem comprometer muito as médias atuais. Torcendo muito para este agosto ser recorde na maioria das regiões.

 

Depois pode vir a bomba em setembro que GFS e CMC começam a convergir, sem nenhum suporte do Europeu e do Global, ainda.

 

Acredito 99% que este vai ser o pior inverno que já existiu (desde quando começaram as medições) superando 1967, digo isso nas partes baixas de SC e principalmente vale e norte catarinense.

 

Nestes locais marcados com os traços vermelhos terá o pior inverno já registrado, pois nestes locais não houve ''inverno'' teve 2/3 dias de frio este ano.

 

ktqQl6s.jpg

 

 

Claro que a parte leste abaixo de floripa também não se escapa, mas na região sul ainda que pouco, fez alguns dias de frio e máximas bem amenas, as maiores anomalias se destacam de floripa pra cima.

Link to comment
Share on other sites

O calor vai ser bem intenso antes da chegada do ar frio de quarta-feira. A mínima de quarta-feira (26) será bem alta no MS e oeste do PR, e a de quinta-feira (27) deve ser alta em SP. Algumas rodadas sugerem valores mínimos na casa dos 22/23°C na madrugada do dia 27 em boa parte do estado de SP devido ao forte ingresso de ar quente que precede o frio. Mantém-se a possibilidade de pré-frontal com muito vento na área que engloba o oeste e norte do PR, SP e MS (principalmente oeste e sul), de quarta a quinta-feira.

oaLRjki.png

ElR58GF.png

Brr5WL1.png

 

Mas, apesar do desenho sinótico ser até bem bonito, sugiro que criem galinhas d'Angola, cabras, dragões de komodo, tudo, menos expectativas em relação ao frio. Não neste pulso.

Link to comment
Share on other sites

Nesta semana teremos frio apenas segunda e terça. Quarta já esquenta, volta a fazer frio quinta e sexta pela manhã, quando o ar seco aliado ao sol já deve causar um belo estrago nas máximas. Sábado, domingo e segunda vamos fritar.

 

Portanto as chances são grandes, teremos quatro dias acima e quatro dias abaixo, sem comprometer muito as médias atuais. Torcendo muito para este agosto ser recorde na maioria das regiões.

 

Depois pode vir a bomba em setembro que GFS e CMC começam a convergir, sem nenhum suporte do Europeu e do Global, ainda.

 

 

EUROPEU 0Z

tabela.GIF.3a4be06992a9095c898801e6dba68d02.GIF

Link to comment
Share on other sites

Se todo este calor previsto para o dia 29 em diante se confirmar, vão ser três dias de temperaturas acima da média, ou seja, a leve diminuição que irá ocorrer no decorrer desta semana nas anomalias, será recompensada nos últimos 3 dias do mês.

 

Olhando por este cenário, acredito que as médias devem fechar da seguinte maneira pelo estado.

Tendo em vista que muitos locais estão disparadamente entre +3,5/+4,5 neste momento)

 

Y3Pe4aA.jpg

Link to comment
Share on other sites

Área de chuva cruzando o estado de SP, deve atingir em cheio a região do Cantareira mais tarde.

 

KD6mhTB.png

 

se não se dissipar antes :sad:

 

 

Sempre quando vai chegando aqui perto ela perde força , no momento sol entre nuvens altas e muito calor 24°C chegamos a mais de 25°C .... Ura baixa em 40% , vamos torcer !

Link to comment
Share on other sites

Continuo afirmando que estás dourando a pílula deste 2015. Veremos os números finais.

 

Para mim esta negativa de 1998 não é referência. Lembro de ter feito mais frio no geral. Teve um bom frio no final de junho e uma outra boa MP com neve em meados de julho. Vou úmido igual, mas com pouco mais frio.

 

Passei uma semana BEM gelada em Porto Alegre com máximas muito baixas em julho.

O ano de 1998 foi o ano sem frio intenso em POA. Foi a maior mínima absoluta de nossa história: 4,8° no final de junho. Eu não baixei de 8,5°, mas com meu sensor em área coberta. Com o abrigo atual eu ficaria com 6,X°. Foi uma vergonha. E não teve nenhuma tarde muito fria. Minha menor máxima ficou em 14,6°.

 

O inverno de 1998 é equivalente ao de 2014, mas menos extremado. Em 2014 tivemos variações maiores de temperatura. Já 2015 é pior do que os dois. O frio no solstício foi maior do que qualquer deles em 1998 ou 2014, mas o padrão é muito pior. Prefiro MIL VEZES o inverno de 1998 a 2015. De hoje em diante, 1998 é, para mim, o segundo pior inverno, seguido por 2005.

Link to comment
Share on other sites

Algo extremamente INCOMUM para os dias de hoje.

A máxima se deu hoje as 3 da manhã com 17,7C°

 

Há exatos 31 anos, em 24 de agosto de 1984, o ingresso de uma poderosa massa de ar polar trazia neve

para Porto Alegre.......

 

Digamos, assim, a história é feita de altos e baixos.

 

Cada dia mais fascinante essas coisas do tempo e clima.

 

Muito bom este JJA de 2015.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Algo extremamente INCOMUM para os dias de hoje.

 

No momento em Indaial: 15,1C° 14:00 H

 

A máxima se deu hoje as 3 da manhã com 17,7C°

Totalmente!! Minha máxima também está em 17,7°. Mas o céu se encheu de nuvens e está segurando o aquecimento. Tenho incríveis 17,5° com 57%. Finalmente um dia de inverno, mas bem no padrão e um pouco seco. O dia está excelente.

Link to comment
Share on other sites

Algo extremamente INCOMUM para os dias de hoje.

 

No momento em Indaial: 15,1C° 14:00 H

 

A máxima se deu hoje as 3 da manhã com 17,7C°

Totalmente!! Minha máxima também está em 17,7°. Mas o céu se encheu de nuvens e está segurando o aquecimento. Tenho incríveis 17,5° com 57%. Finalmente um dia de inverno, mas bem no padrão e um pouco seco. O dia está excelente.

 

Por aqui estou com uma garoa persistente desde as 11 da manha, 15,1C° de momento e por incrível que pareça, hoje o dia está passando uma sensação de frio, várias pessoas com casacos e calças, diferente do cenário dos últimos dias onde a maioria era visto com calça jeans e camisetas e durante os finais de semana bermudas e camisetas.

 

3iM9VxG.jpg

Link to comment
Share on other sites

Olha que abismo de diferença entre os 2 modelos, em 204h/216h

 

GFS (Algo bem significativo, que bem melhoradinho pode virar a baleia polar que nós aguardamos o inverno todo)

 

1NX1aXx.jpg

 

Europeu (Um puta bloqueio impedindo a chance de qualquer ar mais frio se aproximar do Brasil e de quebra mostrando o calvário de brinde.

 

4uur6Bh.jpg

Link to comment
Share on other sites

Há exatos 31 anos, em 24 de agosto de 1984, o ingresso de uma poderosa massa de ar polar trazia neve

para Porto Alegre....... :sarcastic:

 

 

 

poaneve.jpg~original

poaNeve2.jpg~original

Picture%20699.jpg~original

poa.jpg~original

 

.

Eu lembro!

Sou de Novo Hamburgo 45 km da capital e estava lá naquele dia. Eu tinha 5 anos e meio e fui em 1 programa de TV infantil chamado Programa do Remendão na extinta TV Guaíba canal 2 (atual Record RS). Por aqui também ficou branco de neve nas partes mais altas do município e fazia apenas 2 graus aqui na grande Porto Alegre à tardinha.

Link to comment
Share on other sites

Digamos, assim, a história é feita de altos e baixos.

 

Exatamente.

 

--

 

Muito bom saber que o Morro da Igreja fecha ou pode fechar em 12 graus no mês de Agosto de um ano quente.

 

Isso para mim significa que em anos muito frios Agosto fecha em torno de 5 graus. Julho que é mais frio, na casa dos 4 graus.

 

--

 

No BDMEP falta dados da estações de SC de 1984. A única que possui dados é a de Chapecó. Não são dados ruins, mas a MP deve ter ficado mais restrita ao RS.

 

Chapecó:

 

24/08: 4,7/16,8

25/08: 2,2/8,6

 

"Programa do Remendão" - Seria algum programa do SCI?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

16:00HS

 

13,0 - São Bernardo do Campo (Riacho Grande)

13,0 - Parque Nacional do Itatiaia

13,0 - Curitiba

14,0 - Gramado

16,0 - Campos do Jordão

16,0 - São Paulo

18,0 - Porto Alegre

19,0 - Santos

20,0 - Florianópolis

23,0 - Rio de Janeiro

30,0 - Belo Horizonte

31,0 - Brasília

33,0 - Campo Grande

34,0 - Goiania

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis em 20oC e pouco sinal de frio por aqui. Amanhã já começa a esquentar.

 

Caio , far um favor?

 

Tenho um amigo aqui do trabalho que vai passar agora a próxima sexta/sab / dom em Balneario Camboriú.....vi que está dando sol....é isso mesmo...e vai fazer calor ou vai estar ameno...??

 

Obg

Link to comment
Share on other sites

O inverno de 1998 é equivalente ao de 2014, mas menos extremado. Em 2014 tivemos variações maiores de temperatura. Já 2015 é pior do que os dois. O frio no solstício foi maior do que qualquer deles em 1998 ou 2014, mas o padrão é muito pior. Prefiro MIL VEZES o inverno de 1998 a 2015. De hoje em diante, 1998 é, para mim, o segundo pior inverno, seguido por 2005.

 

 

Obrigado pela lembrança e pelos dados, Marcos. Realmente 1998 deu um chicote em 2015, e uma mínima absoluta de -1oC em São Joaquim (Inmet), sem dados das atuais estações de baixada, não é régua para comparar este com aquele ano, ou com nenhum.

Link to comment
Share on other sites

Caio , far um favor?

 

Tenho um amigo aqui do trabalho que vai passar agora a próxima sexta/sab / dom em Balneario Camboriú.....vi que está dando sol....é isso mesmo...e vai fazer calor ou vai estar ameno...??

 

Obg

 

Muito calor e céu azul. Algum refresco cedo pela manhã na sexta e no sábado. Dias ótimos e muito aproveitáveis, especialmente pela manhã, de tarde sempre bate um ventinho.

Link to comment
Share on other sites

 

No BDMEP falta dados da estações de SC de 1984. A única que possui dados é a de Chapecó. Não são dados ruins, mas a MP deve ter ficado mais restrita ao RS.

 

Chapecó:

 

24/08: 4,7/16,8

25/08: 2,2/8,6

 

Não, foi uma massa polar muito forte e abrangente. Na tarde mais fria, Cuiabá tinha 10°C as 15h, e toda a faixa leste(1) do Sudeste teve temperaturas muito baixas no período da tarde. Ocorreram também geadas amplas no sul do estado e mais localizadas no centro e norte, com poucas perdas, no interior de SP. Em São Paulo foi o primeiro e único grande destaque do inverno de 1984, que foi bastante quente no interior.

 

edit (1): toda a faixa litorânea e áreas próximas.

 

São Paulo - IAG:

25/08/1984: 6,5/15,5

26/08/1984: 2,8/12,4

27/08/1984: 1,6/13,7

28/08/1984: 8,2/11,2

 

Piracicaba - Esalq

25/08/1984: 13,4/29,4

26/08/1984: 6,4/20,1

27/08/1984: 2,9/17,9

28/08/1984: 4,8/19,9

Link to comment
Share on other sites

NO LITORAL DE SC, CALOR, NA SEGUNDA. NA ORLA FICARÁ BEM FRESCO, SAIU DA ORLA O CALOR SERÁ FORTE NA SEGUNDA, ACIMA DOS 30, NA PRAIA ENTRE 23/25°C.

 

DIA 31 BLU PODE IR A 36°C.

 

SETEMBRO SERÁ O QUE DEVERIA SER AGOSTO, UMA PENA, SERIA ÓTIMO P/FRUTICULTURA, AGORA É PREJÚ NA CERTA.

 

36C° ?????? Ai é pra torrar o vivente hein...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.