Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Lembro de uma matéria de jornal, se não me engano de julho de 1997 quando estávamos sob influência de forte El Niño, que dizia:

 

"Brasil ferve e congela por efeitos do El Niño" ou algo assim.

 

A matéria falava que enquanto o Sudeste estava com temperaturas elevadas no inverno, o Sul tinha neve, destacando Santa Catarina.

 

Naquela época eu guardava os jornais com notícias sobre clima, se encontrar essa reportagem vou escanear e posto aqui!

 

El Niño pode até ser sinônimo de inverno fraco, mas não deixa de ter episódios pontuais extremos de frio!

 

Esperem até setembro para dá-lo como perdido...

Link to comment
Share on other sites

 

Ilustrando o que já foi postado na Metsul.

 

Suponho que o da esquerda seja 2014 e o da direita 2013

 

Agora olhe para o sudeste.

 

E diga-me qual maio é melhor 2013 ou 2014 até o momento?

 

Não pense em você...seja caridoso....pense no Will.

 

O curioso é o título da matéria do blog,

 

Se eu entendo direito parece que há a palavra amena.

 

Rio Grande do Sul terá outra semana amena e sem extremos térmicos

 

294d3ede5142710e57a57b536bab13e7.jpg

Link to comment
Share on other sites

Exatamente,

 

Tanto para a região Sul como para a região sudeste. A variação da AAO está correlacionada razoavelmente com nebulosidade.

 

Agora um cadinho de calma.

 

Na mudança de fase [positiva para negativa] espera-se um aumento brusco da nebulosidade [entendo como a atuação de sistemas frontais associados a ciclones] parece um bom quadro para quem gosta de extremos.

 

Em relação a temperatura,

 

as minhas leituras não correlação significativa.

 

Mas mostra dinâmicas diferentes com a mesma média.

 

AAO negativa por períodos prolongados resulta em uma dinâmica nubladona....[ mínimas altas e máximas baixas]

 

AAO positiva por períodos prolongados resulta em um dinâmica de céu limpo [ mínimas baixas e máximas altas]

sem alteração na média em ambos os casos.

 

Mas este é um campo em aberto onde muita coisa nova vai surgir ainda.

 

No gráfico abaixo a correlação de nebulosidade com a AAO.

 

Mas nesse ponto vem alguém e reclama da MM.

 

Enfim,...Saudações Encarnadas

 

28s28ew.jpg

 

Concordo em partes. Acho que você está se baseando mais na média de longo prazo.

No curto prazo, em períodos de 10/15 dias, essa dinâmica de céu limpo em períodos de AAO positiva pode significar um bloqueio ou um ASAS bem estabelecido no Centro-sul do continente. Como a dinâmica dos ventos em longos períodos de AAO positiva dificulta o avanço do ar frio, a diferença entre um longo veranico e um curto e tradiconal veranico de 10 dias pode ser a situação da AAO.

No nosso inverno com curtíssima janela de oportunidade, um período de 15 dias mais favorável em que duas MPs conseguem chegar as nossas latitudes faz toda diferença.

Pra mim faz muita diferença, já que a diferença entre um inverno quente e um inverno frio no centro-sul do Brasil pode ser a passagem de 2/3 sistemas mais fortes pela nossa região.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Olha, vi gente aí comentando de roupas encalhadas nas lojas devido ao "calor do outono". Desculpem-me, mas ontem aqui em Curitiba tivemos uma sensação térmica baixa para a época do ano, 14 graus, máxima de 15, se não me engano, não tenho os dados oficiais aqui. O que eu tenho a dizer é: as lojas estão vendendo muito bem, obrigada. Para início de maio está ótimo. Acredito, sim, em um inverno muito rigoroso. Beijos

Link to comment
Share on other sites

Como de praxe nas incursões polares com esta trajetória, os ventos em decorrência do posicionamento da alta no Atlântico vem de do quadrante leste (L-NE) e por vezes norte.

 

Esses ventos vem carregados de umidade e como estamos em uma planície com montanhas de mais de 1000 metros a oeste, fatalmente ficamos com variação de nuvens durante todo o dia.

 

Pra quem mora nesta faixa do leste do estado sabe o quanto é um saco um quadro destes. Dependemos de parcas e rápidas aberturas do céu para termos algo interessante (mínimas relativamente baixas).

 

Pela volta das continentais já. Essas marítimas carregadas de umidade não estão com nada. Se ao menos segurassem as máximas, mas nem isto. :negative:

 

Diegao, mas olhando as reanalises em outro tópico, claramente para favorecer minimas interessantes na faixa leste do sul e sudeste, a trajetoria da MP deve ser maritima, do contrário ficamos apenas com MM pois o efeito de borda nas serras do sul e sudeste é o mesmo, independente do posicionamento da alta, se parar pra pensar. Cansei de ver MP continental e por exemplo o Mirante de Santana estar limpo e o ABC com nebulosidade.

 

O que tem que ver é a potencia da MM maritimizada, quanto mais forte, mais vai causar resfriamento em topos.

 

Artur, até entendo teu ponto. Entretanto, a trajetória destas MPs estão passando ao largo do litoral catarinense e indo diretamente onde o Brasil faz a curva, entre SP e RJ! Lá ela tem potencia suficiente para limpar o tempo e prover um avanço ao interior do RJ, parte de SP, Minas e ES.

 

Pelo menos em MP continental eu tenho de 1 a 2 dias de tempo limpo, vento forte de O-SO e queda brutal de temperatura. Neste horário em MPs fortes por aqui na minha estação já estaria abaixo dos 15ºC (claro que me refiro a MPs do core do inverno neste caso).

 

Essa configuração, com o giro da alta propiciando ventos de NE-E-SE só me trazem ventos marítimos carregados de nuvens que empacam na serra do mar a Oeste. Agora é um típico caso. Estou aqui na empresa e vejo a Leste e Sul o tempo aberto. E a Oeste e Norte TAPADO de nuvens, inclusive carregadas. Com o anoitecer os ventos marítimos acalmam e aquelas nuvens estancadas na serra começam a retornar e, pimba, estacionam em cima de Joinville.

 

É isto que me deixa irado, entende?

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Olha, vi gente aí comentando de roupas encalhadas nas lojas devido ao "calor do outono". Desculpem-me, mas ontem aqui em Curitiba tivemos uma sensação térmica baixa para a época do ano, 14 graus, máxima de 15, se não me engano, não tenho os dados oficiais aqui. O que eu tenho a dizer é: as lojas estão vendendo muito bem, obrigada. Para início de maio está ótimo. Acredito, sim, em um inverno muito rigoroso. Beijos

 

 

:good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde com algumas nuvens do tipo cúmulos na capital paulista.

Aqui no começo zona leste temos temperaturas variando em 20/21 graus nas estações do CGE.

 

Hoje a temperatura durante o dia já deu uma boa subida e isso aconteceu já que os ventos não sopraram do mar durante a tarde!

Link to comment
Share on other sites

Olha, vi gente aí comentando de roupas encalhadas nas lojas devido ao "calor do outono". Desculpem-me, mas ontem aqui em Curitiba tivemos uma sensação térmica baixa para a época do ano, 14 graus, máxima de 15, se não me engano, não tenho os dados oficiais aqui. O que eu tenho a dizer é: as lojas estão vendendo muito bem, obrigada. Para início de maio está ótimo. Acredito, sim, em um inverno muito rigoroso. Beijos

 

Mas Curitiba é sempre gelada. Calor nessa cidade é exceção da exceção.

 

Porto Alegre é 100% dependente de ar polar pra ficar com tempo agradável...

Link to comment
Share on other sites

 

Concordo em partes. Acho que você está se baseando mais na média de longo prazo.

No curto prazo, em períodos de 10/15 dias, essa dinâmica de céu limpo em períodos de AAO positiva pode significar um bloqueio ou um ASAS bem estabelecido no Centro-sul do continente. Como a dinâmica dos ventos em longos períodos de AAO positiva dificulta o avanço do ar frio, a diferença entre um longo veranico e um curto e tradiconal veranico de 10 dias pode ser a situação da AAO.

No nosso inverno com curtíssima janela de oportunidade, um período de 15 dias mais favorável em que duas MPs conseguem chegar as nossas latitudes faz toda diferença.

Pra mim faz muita diferença, já que a diferença entre um inverno quente e um inverno frio no centro-sul do Brasil pode ser a passagem de 2/3 sistemas mais fortes pela nossa região.

 

Sds.

 

3 MP em 15 dias [ duas continentais forte e uma marítima forte]

 

é um super polar outbreak

 

completamente imprevisível a longo prazo.

 

Um evento a cada 20/30 anos.

 

Como discutido anteriormente o inverno na região sul apresenta 20/25 dias frio extremo [padrão brazil] qualquer 15 dias a mais nessa conta é uma diferença brutal.

 

Mesmo assim é muito difícil [também discutido anteriormente] oscilar +2ºC acima ou -2ºC abaixo da média em JJA em POA.

 

Saudações Encarnadas.

Link to comment
Share on other sites

PNI já tem incríveis 4,6 graus as 17:45 da tarde. Vai negativar antes das 7 desse jeito!

 

Já tem 3,7, nao faz nem 3 minutos que escrevi a msg!

 

E em Maio do ano passado, localizei uma mensagem dizendo bem no final do mes que Urupema atingiu a incrivel marca de -6,2 graus. E esse ano nada espetacular por lá até o momento.

 

Corrida do frio 2014

 

PNI Rebouças -6,1

PNI Marcao -5,7

PNI Marcao -4,9

Link to comment
Share on other sites

Lembro de uma matéria de jornal, se não me engano de julho de 1997 quando estávamos sob influência de forte El Niño, que dizia:

 

"Brasil ferve e congela por efeitos do El Niño" ou algo assim.

 

A matéria falava que enquanto o Sudeste estava com temperaturas elevadas no inverno, o Sul tinha neve, destacando Santa Catarina.

 

Naquela época eu guardava os jornais com notícias sobre clima, se encontrar essa reportagem vou escanear e posto aqui!

 

El Niño pode até ser sinônimo de inverno fraco, mas não deixa de ter episódios pontuais extremos de frio!

 

Esperem até setembro para dá-lo como perdido...

 

 

Flavio, costumava ser assim até a virada do século, 1999/2000. Anos de El Niño tinham algumas vezes invernos até melhores que anos de La Niña. É mais raro, mas acontecia.

No geral, o típico ano de El Niño tinha mínimas mais altas e máximas mais baixas, com muitos dias nublados, aquele friozinho "meia boca" sem grandes extremos, e as vezes na média ficava igual ou até mais baixo que anos de La Niña. Foi assim em 1983 e 1998, onde o inverno no geral não teve dias gélidos, mas em 1983 teve um nevão em S. Joaquim em setembro, com neve no sul do Paraná, e em 1998 teve uma enorme acumulação no Morro da Igreja.

 

Eu tenho um jornal de Curitiba de Junho de 1972, ano de El Niño forte, onde o jornalista dizia que nunca tinha visto um junho quente como aquele e que os invernos na capital paranaense não eram mais os mesmos. Pimba, em Julho de 1972 veio uma mega onda de frio, fez -5C em Curitiba e a onda de frio "patrolou" o sul e sudeste do Brasil. Fez -8C em Castro, e perto de -10C em Guarapuava.

 

Em 1963 e 1969 também foi assim, ano típico de El Niño, verão escaldante(1963), 154 dias sem chover na capital paulista segundo a Folha, inverno no geral quente, e uma mega onda de frio em Agosto. Em 1963 teve também o mês de inverno mais frio já registrado na história de São Joaquim(Inmet), já que em Junho/1963 o Inmet registrou 5.9C de média em São Joaquim!!! :shok:

Depois da chegada do Ronaldo Coutinho(1999), nunca mais houve esses extremos... :rofl:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pra vcs verem como o PNI foge à logica...Tem 3,1 agora, em forte queda de quase 0,1 grau por minuto, e olhem o vento:

 

Parado, rajadinha de 3,2 km/h (ridicula) e direção do vento NOR-NORDESTE

 

Isso quer dizer que ainda nao comecou o ar frio escoar de dentro pra fora do parque. Quando começar...poderemos ir a -5 ou mesmo beliscar os -6 como na ultima noite. Nao vou arriscar que fará mais frio, apesar da pressao por la estar 1 hpa mais alta que ontem, mas espero o frio igualando a ultima noite.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, olhe no que falei em Março nas apostas para o Outono/Inverno de 2014.

 

Que seria ameno e úmido.

 

Sobre Maio até agora, pra mim 2014 está melhor que 2013, não tem coisa melhor que esta ausencia de Frio. Andar tranquilo sem roupas pesadas.

 

Pro Sul, é só comparar quanto ao ano passado no termo de mínimas absolutas/negativas (Única coisa que importa :cray: ) , 2014 está um desastre.

 

Mas a maioria também gosta de neve, e esse tempo ameno e úmido só tem a ajudá-los.

Link to comment
Share on other sites

 

Concordo em partes. Acho que você está se baseando mais na média de longo prazo.

No curto prazo, em períodos de 10/15 dias, essa dinâmica de céu limpo em períodos de AAO positiva pode significar um bloqueio ou um ASAS bem estabelecido no Centro-sul do continente. Como a dinâmica dos ventos em longos períodos de AAO positiva dificulta o avanço do ar frio, a diferença entre um longo veranico e um curto e tradiconal veranico de 10 dias pode ser a situação da AAO.

No nosso inverno com curtíssima janela de oportunidade, um período de 15 dias mais favorável em que duas MPs conseguem chegar as nossas latitudes faz toda diferença.

Pra mim faz muita diferença, já que a diferença entre um inverno quente e um inverno frio no centro-sul do Brasil pode ser a passagem de 2/3 sistemas mais fortes pela nossa região.

 

Sds.

 

3 MP em 15 dias [ duas continentais forte e uma marítima forte]

 

é um super polar outbreak

 

completamente imprevisível a longo prazo.

 

Um evento a cada 20/30 anos.

 

Como discutido anteriormente o inverno na região sul apresenta 20/25 dias frio extremo [padrão brazil] qualquer 15 dias a mais nessa conta é uma diferença brutal.

 

Mesmo assim é muito difícil [também discutido anteriormente] oscilar +2ºC acima ou -2ºC abaixo da média em JJA em POA.

 

Saudações Encarnadas.

 

Eu disse 2 Mps em 15 dias, você deu uma aumentada pra tirar um sarrinho... Aliás, conheço a sua predileção pelo calor extremo, clima de sauna, dias quentes e úmidos.

Mas é isso mesmo, 15 dias a mais de frio fazem toda a diferença no nosso inverno. Inverno com frio constante que eu me lembre foi 1962, o mais frio já registrado depois de 1950. Esse ficou abaixo da média em Porto Alegre de abril a outubro.

 

Sds.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Foto tirada a quase 2 horas atrás

o céu estava lindo e a lua mais linda ainda, peguei meu telescopio e fiquei namorando a lua por quase 1 hora

tentei tirar uma foto com celular ( unica camera que tenho aqui em casa) mas nao consegui focar bem pq ela brilhava muito. LINDA demais

10335810_1479647755601228_1097730366_n.jpg?oh=43265c6e556fb7ef197476938367b033&oe=5373103E&__gda__=1400047441_616f9ce850933838902cc14268be3f15

 

Agora zona norte faz 17 graus :hang1:

PNI negativa antes das 19h :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Urupema tem um potencial tão bom com o frio.

Mas porque ela é tão pequena?

Ninguem ainda explorou esse vilarejo?

Hoteis,pousadas, restaurantes?

O que tem de errado por lá que ainda é uma cidadezinha com no máximo 10 ruas?

 

Urubici até entendo pq ele tem um limite geográfico e não dar para expandir

mas Urupema poderia se tornar um local turistico e uma cidade ambiental.

AAAA esqueci que é Brasil :russian:

 

 

CALMA...

 

URUPEMA ANTES E DEPOIS DA ESTAÇÃO DO CIRAM, ESTÁ COMEÇANDO A MELHORAR, AGORA JÁ TEM ASFALTO ATÉ A CAPITAL, 198 KM.

 

PODERÁ EM POUCO TEMPO PASSAR S.JOAQUIM.

Link to comment
Share on other sites

 

Sim, aguardando nosso amigo Shimutz transferir.

 

 

Exatamente e irei com o máximo prazer. Este sábado a tarde será o DIA!!!

 

Bem legal que Urupema voltou a ficar online! E nada melhor pra comemorar essa volta que anotar uma negativa!

Link to comment
Share on other sites

Espero que tenhamos um inverno bem frio!!

Pq estão dizendo que o próximo verão será mais quente e seco do que o último

de boa, se confirmar isso, vou prolongar a minha hospedagem em Hallstatt - Aústria

 

Sério, você vai lá?

 

Eu passei por lá, mas foi no milênio passado. Não deve ter mudado muita coisa, heheheh...

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Artur,

 

Não sei e não entendo muitos dos questionamentos

 

Veja as anomalias de 09 de abril de 2014 a 8 de maio de 2014,

 

É tudo muito estranho o desapego a realidade e viver de fantasias.

 

Sinceramente é tudo esquisito para o meu entendimento.

 

69hn69.gif

 

BEM INTERESSANTE O MAPA, OU SEJA, DENTRO DO "NORMAL".

 

MANTENDO AS PROJEÇÕES, SERÁ INTERESSANTE VER AS DESCULPAS DE MUITOS....

Link to comment
Share on other sites

Mafili, vc apenas esqueceu que o cara que diligenciou a compra da estação do pni, que sugeriu o local da estação (queriam um local ruim pra mínimas), que certamente foi um dos 3 que mais contribuíram para compra do equipamento e que certamente foi quem mais se deslocou para a conclusão da instalação da PWS, foi o gaúcho que vos fala.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz: classifico como bobagem a tentativa de criar rivalidades e bairrismos em cima de temperaturas. Isso tem se destacado no fórum. Em nenhum momento estou desqualificando a opinião de qualquer baziano. A cada 10 posts, 5 são sobre isso.

 

Torales, Torales, te conheço há mais de década e sei o quão coerente e perspicaz é.

 

Sabemos todos que não podemos mudar o ser humano. Sabemos que não podemos obrigá-lo a pensar assim, assado, conforme ou disconforme este ou aquele pensamento. Sabemos também que não podemos fazer com que se manifestem com esta ou aquela ideologia, pensamento ou opinão.

 

Sabemos que cada qual tem todo o direito de falar o que pensa, seja besteirinha, seja cientificidade complexa. Mas sabemos muito bem que não somos obrigados a ler o que escrevem, seja sobre bairrismo, sobre rivalidade, sobre qualquer coisa.

 

Assim, de tanto sabermos, e já para encerrarmos este debate sobre liberdade de opinião, penso, francamente, que não podemos fazer nada diante de uma "bobagem" escrita aqui, a menos que infrinja as regras do BAZ.

 

Trocando em miudos: se não gostamos de 5 em cada 10 post's, só nos resta uma alternativa: passar direto ou ignorar. Simples assim.

 

Aquele abraço.

Link to comment
Share on other sites

Espero que tenhamos um inverno bem frio!!

Pq estão dizendo que o próximo verão será mais quente e seco do que o último

de boa, se confirmar isso, vou prolongar a minha hospedagem em Hallstatt - Aústria

 

Sério, você vai lá?

 

Eu passei por lá, mas foi no milênio passado. Não deve ter mudado muita coisa, heheheh...

 

Abraço.

 

Sim sim, vou com um casal de amigos, pretendemos ficar la no natal e ano novo

nunca fui, só vi pelas fotos, é um lugar dos sonhos

vc gostou de lá?

Pelas fotos e imagens mostram que é um paraíso, parece conto de fadas

Link to comment
Share on other sites

Mais uma manhã e tarde de céu azul e temperatura amena, máxima de 24,5ºC.

 

Fiquei acompanhando depois de 17 h 15 o comportamento da estação do PNI, esperando o horário em que os ventos mudam de norte/nordeste, para sudeste/sul.

Perto do horário da mudança de direção dos ventos, a velocidade começou a diminuir para 2km/h ou 0km/h.Mudou a direção do vento para leste rapidamente e logo foi para sudeste, a umidade caiu para 90%, estava antes em 95%.

Ás 18 h 27 marcava 3,1ºC, fiquei aguardando a queda maior, o vento estava na direção em que esfria rápido, foi isso o que aconteceu.

Repetindo acima, 18 h 27 marcava 3,1ºC, exatamente 9 minutos depois marcava ás 18 h 36 1,1ºC, com ponto de orvalho de -0,2ºC,ventos de 2km/h a 3km/h, deve ter começado a formação de geada.

Muito interessante,surpreendente etc o Alto de Itatiaia.

Rumo a mais uma negativa.

Link to comment
Share on other sites

Parece que o Global diminuiu bastante o frio na próxima MP do dia 20.No máximo chegaria ao sul do Paraná e olhe lá:

 

Resta saber se foi uma sepultada definitiva.Mas é certo que enfraqueceram bastante essa onda de frio.Tinha azuis no sul do RS.Agora no máximo um verde escuro.

 

geo850_d1_40.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Então sábio Malafili,tu achas que não tive esforço para convencer o proprietário das Tuias a instalar a Davis?E o esforço dos bazianos, do Bruno, do Diego?

E para de ofender.Porcaria não,vamos respeitar.

Aqui tem muita gente com inteligência acima da média, mas tenho que fazer referência à capacidade do Shimutz de fazer leitura da realidade, de entender o clima de uma região, em pouco tempo de observação. :clapping:

A diferença principal entre Fontoura oeste(Tuias) e Fontoura Centro, a rugosidade do terreno, funciona como atenuante do vento, isto explica, pq Soledade, região de campo, o ar flui com mais facilidade, portanto tem mais vento... :ok:

Água Azul (Pedras Brancas) Fontoura Xavier, vcs vão ouvir falar muito neste local... :mosking: :mosking:

Artur eu to levando na esportiva, não há nenhuma guerra real, apenas tom de brincadeira e descontração, pelo menos da minha parte. :friends:

E o Carlos matou a charada, os dados são reais, são números, não podemos brigar com os números, temos sim que buscar entendê-los...

Torales, eu discordo, acho salutar a comparação entre as centenas de estações... :ok:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Espero que tenhamos um inverno bem frio!!

Pq estão dizendo que o próximo verão será mais quente e seco do que o último

de boa, se confirmar isso, vou prolongar a minha hospedagem em Hallstatt - Aústria

 

Sério, você vai lá?

 

Eu passei por lá, mas foi no milênio passado. Não deve ter mudado muita coisa, heheheh...

 

Abraço.

 

Sim sim, vou com um casal de amigos, pretendemos ficar la no natal e ano novo

nunca fui, só vi pelas fotos, é um lugar dos sonhos

vc gostou de lá?

Pelas fotos e imagens mostram que é um paraíso, parece conto de fadas

 

O lugar é maravilhoso, o lago é tão bem encaixado entre as montanhas que a cidade se resume a um mero "fiapo" de terreno plano onde praticamente não sobrou nem um centímetro sem construção. É surreal. Mas eu fui em abril, no natal vai estar gelaaaaaaaaaaaadooooo.

 

Se passar por Viena não deixe de comer a tradicional Sacher Torte, no Hotel Sacher. É de chocolate. E a princesa Sissy adorava, hehehe...

 

Boa viagem, vai ser inesquecivel!

 

Abraço.

 

Agora, só para não pegarem no pé :sarcastic: :

 

Contrariando o dito popular, em Jundiaí "MP velha não faz friagem boa".

 

18,7º C às 19 horas. Nesse mesmo horário fazia muito mais frio ontem, uns 3 graus a menos.

 

Na torcida para que o prevista para as próximas semanas se confirme e que a queda da AAO demonstre ser realmente efetiva em termos de frio!

Link to comment
Share on other sites

Médias Maio 2014 - 12 dias:

 

(+1,9) 19,0 - Porto alegre

 

(+2,6) 21,1 - Florianópolis

 

(+2,1) 17,2 - Curitiba

 

(+1,7) 20,0 - São Paulo

 

(0,0) 20,5 - Belo Horizonte

 

*Dados com base nas estações convencionais do Inmet

*Anomalias para Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte (1981-2010)

*Anomalia para Florianópolis (1961-1990)

 

Nem com chuva de prata a anomalia cairia até esta quarta. Vai ter que batalhar (e muito) até o final do mês para a anomalia cair.

 

Outro modelo, o Japa, está acompanhando a erupção de 192h/216h aos moldes do Europeu. Bonita convergência.

 

Outra, vejam como o ar está seco na altitude do PNI:

 

83746 SBGL Galeao Observations at 12Z 12 May 2014

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1023.0     42   19.8   13.8     68   9.78    200      3  291.1  318.9  292.8
1010.0    131   17.2   12.2     72   8.91                289.5  314.8  291.1
1000.0    200   17.4   10.4     63   7.97                290.6  313.4  291.9
 976.0    408   18.0    7.0     49   6.48                293.2  312.1  294.3
 925.0    865   15.0    5.0     51   5.94                294.6  312.2  295.7
 893.0   1162   12.6    4.6     58   5.99                295.1  312.9  296.2
 850.0   1574    8.8    2.8     66   5.54                295.4  311.8  296.3
 793.0   2143    3.2    1.8     91   5.53                295.3  311.7  296.3
 787.0   2206    7.4  -12.6     23   1.85                300.4  306.4  300.8
 781.0   2269   10.0  -39.0      2   0.17                303.9  304.5  303.9
 775.0   2333   10.4  -38.6      2   0.18                305.0  305.6  305.0
 700.0   3172    6.2  -42.8      1   0.13                309.3  309.8  309.3
 661.0   3639    3.6  -45.4      1   0.10                311.5  311.9  311.5
 618.0   4184    2.2  -46.8      1   0.09                315.9  316.3  316.0
 500.0   5860   -9.1  -37.1      8   0.32                321.9  323.1  321.9

Link to comment
Share on other sites

Vamos ao que interessa

 

Diego ouvi uma vez que quando o AAO cai , em 15 dias o presente chega , vamos ver se confirma isso mesmo !

 

 

Global -

 

Apontando a MP chegando no Maximo até o Sul de MG

 

sFm4Hiz.png

 

 

GFS

 

To postando por postar , porem não coloco a mão no fogo pro ele , parece mulher cada dia esta com um humor diferente , quando parece que "vai " num "vai" mais !

 

 

QcxbFN0.jpg

 

Que comece o chororô:

 

geo850_d1_41.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

[

 

*Dados com base nas estações convencionais do Inmet

*Anomalias para Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte (1981-2010)

*Anomalia para Florianópolis (1961-1990)

 

Nem com chuva de prata a anomalia cairia até esta quarta. Vai ter que batalhar (e muito) até o final do mês para a anomalia cair.

 

Outro modelo, o Japa, está acompanhando a erupção de 192h/216h aos moldes do Europeu. Bonita convergência.

 

O PURGUINHA, KKKKK, ERA PARA A REGIÃO DE S.JOAQUIM QUE FICARÁ PRÓXIMO DE 0 (0,5/0,8) A ANOMALIA ATÉ QUARTA OU QUINTA. FPOLIS PODERÁ FICAR PRÓXIMO AOU UM POUCO ABAIXO DA NORMAL ATÉ O DIA 31.

Link to comment
Share on other sites

Parece que o Global diminuiu bastante o frio na próxima MP do dia 20.No máximo chegaria ao sul do Paraná e olhe lá:

 

Resta saber se foi uma sepultada definitiva.Mas é certo que enfraqueceram bastante essa onda de frio.Tinha azuis no sul do RS.Agora no máximo um verde escuro.

 

http://wxbrasil.net/modelos/global/mapas_1/geo850_d1_40.png

 

Que chato isso! Espero que não seja algo parecido com a previsão pro dia 01 de maio, ou seja, a longo prazo previa uma forte MP e na hora do evento veio uma miséria daquelas!

Link to comment
Share on other sites

O lugar é maravilhoso, o lago é tão bem encaixado entre as montanhas que a cidade se resume a um mero "fiapo" de terreno plano onde praticamente não sobrou nem um centímetro sem construção. É surreal. Mas eu fui em abril, no natal vai estar gelaaaaaaaaaaaadooooo.

 

Se passar por Viena não deixe de comer a tradicional Sacher Torte, no Hotel Sacher. É de chocolate. E a princesa Sissy adorava, hehehe...

 

Boa viagem, vai ser inesquecivel!

 

Abraço.

 

 

Opaaa maravilhosooo

 

Viena eu não sei se passo porque vamos desembarcar em Salzburg que é o aeroporto mais perto de Hallstatt.

Viena é pouco longe mas se alugar-mos um carro , com certeza iremos para Viena ou até mesmo Munich na Alemanhã

 

to contando os dias, sai meio caro mas valerá apena

Link to comment
Share on other sites

Parece que o Global diminuiu bastante o frio na próxima MP do dia 20.No máximo chegaria ao sul do Paraná e olhe lá:

 

Resta saber se foi uma sepultada definitiva.Mas é certo que enfraqueceram bastante essa onda de frio.Tinha azuis no sul do RS.Agora no máximo um verde escuro.

 

http://wxbrasil.net/modelos/global/mapas_1/geo850_d1_40.png

 

Que chato isso! Espero que não seja algo parecido com a previsão pro dia 01 de maio, ou seja, a longo prazo previa uma forte MP e na hora do evento veio uma miséria daquelas!

 

Mas isso pelo Global. Europeu e GFS, que são os principais, mantém ainda.

 

Mesmo assim, não há motivos para choro ou alegria, ainda está tudo muito longe.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.