Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Até o momento, noite decepcionante por aqui. Ainda estamos na casa dos 15 graus e tempo bem nublado. Não sei de

onde os modelos sinalizaram mínima sub-10 amanhã. To achando um tanto difícil de acontecer...

 

Renan, GFS aponta sub 10 aqui amanhã. Jamais vai acontecer. Ceu cheio de nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Renan vou torcer para as nuvens dissiparem em Juiz de Fora.

Na estação de Coronel Pacheco o esfriamento deu uma freada, deve ter chegado nuvens lá também, na região de Viçosa deve estar com estrelas, a temperatura tem caído de hora em hora,na automática de Friburgo parece que as nuvens dissiparam, a temperatura vinha caindo devagar, mas no horário de 20 horas estava 11,2ºC e ás 21 horas caiu para 9,1ºC, com ponto de orvalho em queda.

 

Aqui em Laje do Muriaé o céu estrelado tomou conta a partir de 19 horas o vento diminuiu e a temperatura está caindo devagar,no momento marca 16,0ºC no lado sul, no batente da janela do quarto.

Link to comment
Share on other sites

Global e CFS começando a concordar, Willian?

 

Anomalia de 21/05 a 26/05

 

Rm2abvR.png

 

 

Anomalia de 24/05 a 29/05

 

49kP4s9.png

 

 

Tudo vem que o Global é o modelo que acima de 216h sempre transforma a serra geral nos Andes, mas a convergência começa a surgir, inclusive com outros modelos mostrando um forte anticiclone polar em aproximação pelo pacífico sul no final da grade.

 

Os últimos dias do mês prometem mais emoções para o pessoal do sul.

Link to comment
Share on other sites

HenriqueBH essa imagem que você postou da temperatura na altura de 2 metros, no horário de 21 horas no dia 22, seria uma massa polar continental, tipo a de junho de 1994, julho de 2000 etc, Florestal iria amanhecer com uns 4ºC, aqui em minha Laje do Muriaé-RJ marcaria uns 9ºC na manhã do dia 23.

Seria uma massa polar muito forte para esse mês.

 

Como já acompanho modelos de previsão desde 2007, nos comentários do Eugênio Hackbart da MetSul, os modelos mostram uma coisa 10, 15 dias antes e depois torna-se uma frustração de frio.

Não custa sonhar um pouquinho, com uma massa cavalar dessa para o sudeste.

Link to comment
Share on other sites

 

Vc não sabia?

A extensão da capital paulista foi aumentada até o alto da mantiqueira, breve teremos bairros por la :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Daniel, sinceramente torço para que ocorra esta FF bloqueada sobre o Sudeste. Não teríamos frio, mas o importante

é a recuperação de nossas represas.

 

Eu também estou na torcida, ainda mais que não tivemos nada de chuva em 90% do estado paulista nesses primeiros 10 dias de maio.

Olhando aquele mapa de chuva e temperatura passou pela minha cabeça a previsão de uma situação parecida com a primeira semana de junho de 2012, ou seja, chuvarada em SP e frio intenso em boa parte do sul do Brasil!

 

================================

 

Aqui no Tatuapé agora temos céu nublado e também ora ele fica mais limpo e ora fica com muitas nuvens.

 

Faz 15/16 nas estações do CGE mais próximas daqui!

Link to comment
Share on other sites

Opa, o céu está quase claro agora e a temperatura despencou para 12,4ºC! Renovam-se as esperanças

para a sub-10.

 

Caio, tá bonito de ver o CFS, mas será que as anomalias negativas no final do mês não poderiam se

estender ao Sudeste não? Tá pintando algo parecido com Julho de 2010, aquela MP monstruosa que

desviou totalmente do Sudeste. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Grande SP, os mapas do CFS postados pelo Caio também desanimam, ou seja, mostra anomalias positivas de temperatura! Mas eu estou achando que o modelo assim como o GFS, este esteja projetando umidade excessiva pro estado paulista e outras áreas do centro do Brasil e por isso as temperaturas não ficarão baixas! Portanto, ainda sem problemas.

Agora, se for temperaturas mais altas por conta de bloqueio seco, aí não né?

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Grande SP, os mapas do CFS postados pelo Caio também desanimam, ou seja, mostra anomalias positivas de temperatura! Mas eu estou achando que o modelo assim como o GFS, este esteja projetando umidade excessiva pro estado paulista e outras áreas do centro do Brasil e por isso as temperaturas não ficarão baixas! Portanto, ainda sem problemas.

Agora, se for temperaturas mais altas por conta de bloqueio seco, aí não né?

 

O problema é que nunca chove o que é previsto pelos modelos.

Link to comment
Share on other sites

Parece que tiraram o clima no google maps :negative:

eu gostava de ver através dele os tempos

 

neste momento -2 graus no PNS :hang1:

 

Eu percebi a mesma coisa e foi depois deles colocarem aquele novo visual.

 

Mas há uma boa notícia! A página do Wundeground tem um mapa no estilo Google maps que exibe as temperaturas e melhor, este ainda mostra as temperaturas das PWS instaladas (inclusive PNI, Maria da Fé, Gonçalves ambas do William, Juiz de Fora do Renan, Santa Rosa do Ilson, Riacho Grande do Carlão, entre outras).

 

Pode ser acessado em: http://www.wunderground.com/wundermap/

Link to comment
Share on other sites

Parece que tiraram o clima no google maps :negative:

eu gostava de ver através dele os tempos

 

neste momento -2 graus no PNS :hang1:

 

Eu percebi a mesma coisa e foi depois deles colocarem aquele novo visual.

 

Mas há uma boa notícia! A página do Wundeground tem um mapa no estilo Google maps que exibe as temperaturas e melhor, este ainda mostra as temperaturas das PWS instaladas (inclusive PNI, Maria da Fé, Gonçalves ambas do William, Juiz de Fora do Renan, Santa Rosa do Ilson, Riacho Grande do Carlão, entre outras).

 

Pode ser acessado em: http://www.wunderground.com/wundermap/

 

Sim sim eu tb o uso :mosking:

mas o google eu aproveitava e visitava os locais kkkkk

não sei se o G.E tb tirou

eles devem ter tirado pq devem ter cancelado contrato com a weather.com

Link to comment
Share on other sites

O problema é que nunca chove o que é previsto pelos modelos.

 

Disse tudo Zie! Desde sábado retrasado (03/05) que o GFS mostra muita umidade em boa parte do Brasil central no período 192-284 horas e nada disso se confirmar! Por isso que estou com 2 pés atrás nessas previsões de chuva!

 

Sudeste virou Califórnia. Chuva aqui é coisa rara! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Uma constatação, o Tuias é disparado a baixada mais ventosa do RS, onde tem estação.Este talvez seja o ponto fraco do Tuias , pois com ventos quase q constantes, não consegue boas médias de mínimas.Quanto mais em direção ao leste, menos vento.Então, o amigo Shimutz tem razão quando me dizia sobre FX...há vales bem protegidos e com pouco vento em Fontoura Xavier...

:mail:

Link to comment
Share on other sites

Ai ai ai aia :sarcastic:

 

-10°C Urupema se confirmar essa MP ?

 

et66cdg.png

 

 

5,6°C aqui !

 

Rodada do Operacional do Global começou a pegar o que os cenários mais otimistas do Cluster já capturavam ontem!

 

Precisamos de mais algum dias pra vê o que o ECMWF sugere... O GFS no Operacional como sempre será instável e será carta fora de baralho agora, mas há bons indicativos dentro do Ensemble para o avanço dessa MP.

 

Pra mim, já me parece com média confiança o avanço dessa MP por volta do dia 20... E há boas perspectivas de ser algo significativo.

 

No Aguardo!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.