Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Acabaram de falar do frio do PNI na PLIN PLIN!

 

 

 

Na Europa e EUA se dar uma importância ao clima e tempo que não é dado no Brasil. E mesmo assim lá nunca ouvir meteorologista se preocupando de dizer que foi registrado temperaturas extremas em morros, montanhas, etc.... Falam das temperaturas na cidades onde afeta a vida das pessoas e tals por menor que seja.

 

Imagine se colocassem uma estação meteorologia no ponto mais alto do Alasca ? Acho que registraria uns 100 negativos.

 

Desculpe mas se vc tem um lugar como os EUA onde NAS CIDADES se faz -30, -40, já tem dados interessantes o suficiente. E mesmo assim eles monitoram topos de montanhas sim, como o monte Washington. Agora no Brasil, onde temos locais que fazem frio em cidades? Aqui vira noticia quando faz 10 POSITIVO na cidade de SP, entao os únicos lugares que merecem atençao com relacao ao frio estao no sul e nas serras do sudeste.

 

E vc fala desprezando que aqui no sudeste, temos somente 3 estacoes em regioes de mais dificil acesso, que é o PNI e o Pico do Couto, de resto as medicoes, mesmo as de maria da fe, sao feitas em CIDADES. Entao me parece que teu argumento de só monitorarmos morros ou nos preocuparmos com morros nao procede.

 

Pior, vc tem o senso de que nao precisa monitorar nada de pico, nada de parque nacional, só centros de cidades. O nosso frio nao esta nas cidades medias e grandes, e é por isso que colocamos estaçoes em locais diferentes de uma cidade pra saber onde de fato faz frio e interessa à ciencia saber.

 

Agora, seria legal vc se informar da importancia de estacoes em picos elevados para a aeronautica, estudo do clima, previsao do tempo, antes de achar que nao tem valor essas informacoes.

Link to comment
Share on other sites

Só não apago a postagem porque as fotos são lindas

mas breve esse cenário vai se repetir

Desculpem o meu equívoco

Ano passado cometi o mesmo ekívoco umas 2 vzs no inverno, postando fotos de geadas no face, ocorridas em SC no ano de 2012, pq encontrei as mesmas com data de 2013. Sorte q vi o erro e corrigi em seguida.

Alguns sites kerendo incrementar suas matérias com imagens, pegam a primeira foto q encontram e postam como se fosse do dia. Muita gente nem percebe.

É normal.

Belíssimas fotos!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Este espaço deveria ser para discussão meteorológica e monitoramento. Tem se tornado uma central de disputas, um espezinhando o outro. Acho que estou no Orkut.

 

Por favor, parem de postar idiotices de aqui tá frio, lá não está.. não colabora com nada. Cada comentário besta gera uns outros 5 igualmente bestas como resposta. Isso cansa muito!

 

Se o PNI tem ou não tem população pouco importa. Era um dado que não tínhamos e que agora serve para se verificar o potencial de frio lá no alto. Para o dia-a-dia da imprensa ou previsão do tempo é óbvio que importa onde estão as cidades e o dado do PNI passa a ser uma curiosidade interessante, assim como o topo do morro da igreja e etc. É louvável que exista a disposição para buscar os dados, instalar estações e tudo mais. Porém, aproveitar esses dados para achincalhar outro usuário, se achar melhor ou menosprezar ou se engrandecer é uma atitude de alguém que tem sérios problemas de autoestima, pois a estação não fala, não se mexe, não tem sentimentos...

Link to comment
Share on other sites

Concordo que lá não mora ninguem, isso é fato

mas a frequencia de gente por lá é alta e pode comparar a mesma quantidade de moradores + turistas em Urupema por semana talvez

 

Por ser um Parque nacional, vc não pode criar moradias, mas garanto a você que se não fosse um parque, teríamos uma cidade de mil ou dois morados. Seria o Campos do Jordão do RJ

 

O "se" não existe... De novo este negócio ridículo de comparar turistas com moradores? Francamente...

Link to comment
Share on other sites

Mínimas Rio Grande do Sul

 

 

11,6 - Soledade (PWS - Tuias)

 

Puts to até com vergonha de publicar isso aqui...

 

MINIMA ASSUNCAO 810 mts: 11,5 GRAUS

 

LATITUDE -23,40

Quero ver se tu terá a hombridade de publicar em breve quando der uma onda de frio de verdade e nem preciso esperar junho, é maio mesmo... :mosking: :punish:

Ah e agora é guerra, agora deu, muita corneta em cima de uma baixada média aqui que é o Tuias... :treaten: mas mesmo o Tuias vai surrar galos famosos... :mosking: não vejo a hora de chegar esta mp continental... :twisted: :twisted: :twisted:

 

PH,

 

Me chateia ler o comentario acima, creio que nao precisava levar a serio a brincadeira com o Assunçao. Em um ano de medicoes, se a minima do assuncao superar tuias, sera no maximo umas 5 vezes ao ano.

 

Tira esse papo de guerra, nao leva a nada.

 

Abracos cornetantes! :friends:

 

Torales,

 

Admiro vc, te conheci pessoalmente, mas nao entendo, toda vez, ultimamente, vc entra aqui pra rasgar o verbo, vc é inteligente, ao invés de ficar na posicao de atacar pedras, faca o que sabe de melhor, que é contribuir com o espaço. Se lamuriar das lamurias de outros, é entrar no mesmo barco, desculpe minha sinceridade.

 

bom, chega de historias e vamos á contribuicao:

 

Todos os modelos estao convergindo pra dias melhores em termos de frio. Há a chance de Maio acabar ABAIXO DA MEDIA no centro sul, e isso sim é algo a se comemorar, uma vez que viemos de um periodo de forte calor. Estao lembrados de quando muitos publicaram aqui que ia ser um mes de maio acima da media, pelos modelos? As novas rodadas nao sustentaram essa visao pessimista apontada dias atras.

Link to comment
Share on other sites

Como de praxe nas incursões polares com esta trajetória, os ventos em decorrência do posicionamento da alta no Atlântico vem de do quadrante leste (L-NE) e por vezes norte.

 

Esses ventos vem carregados de umidade e como estamos em uma planície com montanhas de mais de 1000 metros a oeste, fatalmente ficamos com variação de nuvens durante todo o dia.

 

Pra quem mora nesta faixa do leste do estado sabe o quanto é um saco um quadro destes. Dependemos de parcas e rápidas aberturas do céu para termos algo interessante (mínimas relativamente baixas).

 

Pela volta das continentais já. Essas marítimas carregadas de umidade não estão com nada. Se ao menos segurassem as máximas, mas nem isto. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Bela queda da AAO...

Uma breve abertura nos próximos dias pode ser favorável.

 

Será que vem coisa boa no fim do mês?

 

 

The daily AAO index and its forecasts using MRF and Ensemble mean forecast data are shown for the previous 120 days as indicated and they are normalized by standard deviation using 1979-2000 base period. A 3-day running mean is applied for the forecast indices.

 

Observations

 

aaoobs_zps446103ca.gif

 

 

Sds.

 

Silvio, em quanto tempo poderemos ter o reflexo desta queda? Será que essa queda indica que são reais as chances de se ter uma MP decente para o 3ª parte deste mês, tal como os modelos vem apontando?

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

..... Há a chance de Maio acabar ABAIXO DA MEDIA no centro sul, e isso sim é algo a se comemorar, uma vez que viemos de um periodo de forte calor. Estao lembrados de quando muitos publicaram aqui que ia ser um mes de maio acima da media, pelos modelos? As novas rodadas nao sustentaram essa visao pessimista apontada dias atras.

 

Artur,

 

Não sei e não entendo muitos dos questionamentos

 

Veja as anomalias de 09 de abril de 2014 a 8 de maio de 2014,

 

É tudo muito estranho o desapego a realidade e viver de fantasias.

 

Sinceramente é tudo esquisito para o meu entendimento.

 

69hn69.gif

Link to comment
Share on other sites

Artur, faz 10 anos que estou aqui no BAZ e nunca vi tanta porcaria escrita. Está meio a meio, 50% a 50% de bobagem e coisas interessantes. Deveria ter no máximo 10% assim. Se hoje não consigo postar mais do que gostaria é por outros motivos. Hoje sou muito mais leitor, porém me tornei um leitor exigente. Tem me cansado entrar no BAZ e ler tanta ladainha. Só isso.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Gostaria que as pessoas respeitassem as outras, em especial suas opiniões. NINGUÉM É OBRIGADO A LER NADA TAMPOUCO CONCORDAR COM OPINIÃO ALHEIA. APENAS RESPEITÁ-LA.

 

Será que é tão difícil assim?

 

Gostaria também de pedir para que aqueles que reclamam da qualidade contribuissem para a melhoria do site.

 

NÃO RECLAMEM, CONTRIBUAM.

Link to comment
Share on other sites

Esse Carlos é hilário :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Claro...isso aqui não é um quartel...onde a brincadeira é proibida..

 

Concordo com Shimutz. Se não gostas de certas escristas daqui....basta não le-las....O Baz é assim desde que nasceu...

 

O Baz de antigamente , as dicussoes eram feitas em cima de hipoteses.

 

O Baz de hoje , as discussões são em cima de dados reais, que deram muito trabalho para conseguir..

Link to comment
Share on other sites

Silvio, em quanto tempo poderemos ter o reflexo desta queda? Será que essa queda indica que são reais as chances de se ter uma MP decente para o 3ª parte deste mês, tal como os modelos vem apontando?

 

Abs

 

Diego, historicamente os dados mostram que períodos assim indicam chances maiories de ocorrência e de uma maior frequênica de MPs nesses períodos.

Na minha opinião abre-se uma janela de oportunidade, já que a oscilação propicia as condicões para que o ar frio seja liberado. Agora, se vai ocorrer ou não, é difícil dizer.

Pra mim, período favorável nos próximos 15 dias após uma oscilação grande como essa.

 

Para o Mafili, por exemplo, essa queda no índice não significa muita coisa!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Uma constatação, o Tuias é disparado a baixada mais ventosa do RS, onde tem estação.Este talvez seja o ponto fraco do Tuias , pois com ventos quase q constantes, não consegue boas médias de mínimas.Quanto mais em direção ao leste, menos vento.Então, o amigo Shimutz tem razão quando me dizia sobre FX...há vales bem protegidos e com pouco vento em Fontoura Xavier...

:mail:

 

Essa Guamirim nos guarda segredos, PH. Eu sempre acreditei nisso!! :hi: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Shimutz: classifico como bobagem a tentativa de criar rivalidades e bairrismos em cima de temperaturas. Isso tem se destacado no fórum. Em nenhum momento estou desqualificando a opinião de qualquer baziano. A cada 10 posts, 5 são sobre isso.

 

Carlos: Em 2003 tínhamos o acesso aos dados do Inmet.. apenas no dia seguinte! E ainda assim de apenas 8 estações no RS. Hoje temos mais de 100 dados interessantíssimos de pontos dos mais frios do Brasil. O que fazemos com eles? Passamos a criar mais rankings de frio e discussões na mesma batida sobre onde faz mais frio ou não, acirrando ainda mais disputas que não levam a nada.

 

Todo mundo gosta de brincar, não sou contra nada disso. A questão é que muitos aqui nem sequer estão brincando ao falar disso... apenas uma tentativa de acordar o pessoal e melhorar a qualidade do fórum. E não venham com essa de que não se deve reclamar, e apenas contribuir... fala sério né!

Link to comment
Share on other sites

Vamos ao que interessa

 

Diego ouvi uma vez que quando o AAO cai , em 15 dias o presente chega , vamos ver se confirma isso mesmo !

 

 

Global -

 

Apontando a MP chegando no Maximo até o Sul de MG

 

sFm4Hiz.png

 

 

GFS

 

To postando por postar , porem não coloco a mão no fogo pro ele , parece mulher cada dia esta com um humor diferente , quando parece que "vai " num "vai" mais !

 

 

QcxbFN0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Diegão, eu acredito na influência tanto da AAO nos nossos invernos, quanto da NAO e da AO no inverno da Am. do Norte.

Digamos que a porteira abriu, agora só falta o puro sangue "passar"... :mosking:

 

Mas o Caio tem mais know-how pra explicar melhor a situação!! Pelo que acompanhei ultimamente, o Caio não está muito otimista pro nosso inverno.

 

Caio, o que você acha?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Artur, faz 10 anos que estou aqui no BAZ e nunca vi tanta porcaria escrita. Está meio a meio, 50% a 50% de bobagem e coisas interessantes. Deveria ter no máximo 10% assim. Se hoje não consigo postar mais do que gostaria é por outros motivos. Hoje sou muito mais leitor, porém me tornei um leitor exigente. Tem me cansado entrar no BAZ e ler tanta ladainha. Só isso.

 

Abs!

 

Entendo, Torales.

 

Serei leitor também, claro que não tão exigente. Por exemplo já vi muita porcaria escrita no passado neste fórum.

 

Algumas porcarias eram de tal monta e tal forma repetida que adquiriram formas e conteúdos de verdades e não simples verdades mas as grandes verdades absolutas.

 

São anos lutando que uma MP Marítima é melhor para a faixa do sudeste quando comparada com uma mp continental que nem por aqui passa....a MP....pois, sofremos com a pré frontal.

 

Veja que dos sete quadro sinóticos onde já ocorreu neve....o melhor não tem sido o lendário ciclone sincronizado basta um cavado ou até um pequeno cavado.

 

Sim, dentre as porcarias temos as pioneiras PNI 1 e PNI 2 tal qual as naves Voyager I e II que atualmente já estão fora da heliosfera, enfim no espaço interestelar. E casualmente, não era essa nem vagamente a intenção inicial, uma está no estado de Minas Gerais e a outra no estado do Rio De Janeiro.

 

Dentre as porcarias temos Tuias e Gonçalves, regiões que durante uma década não passou de uma luta intuitiva do Paulo Henrique naquilo que se refere a Tuias e do Willian naquilo que se refere a Gonçalves....hoje há dados destes locais.

 

SINTO PELAS PORCARIAS, mas o fórum cresceu.

 

Sinto, não venham desprezar o PNI.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Negativas 2014 :

 

09 - Itamonte MG (PWS - Parque Nacional do Itatiaia - Posto Marcão)

02 - Urupema SC (Ciram)

01 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis)

01 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

01 - São Joaquim (Cruzeiro SC - Climaterra)

01 - Vacaria RS (Ciram)

01 - Bom Jesus RS (Ciram)

 

 

Negativas 2013 - até esta data

 

12 - Urupema

Link to comment
Share on other sites

Mudando um pouco de assunto:

 

O Mount Mitchell é o maior pico do leste dos EUA. Fica na Carolina do Norte, bem no meio dessa porção, num ponto central entre Florida e NY, para citar como exemplo. Mount Mitchell está a 2.037m de altitude. Peguei para comparar a cidade de Asheville, que fica próxima e está a 650m de altitude. Ambas latitude 35N.

 

Mount Mitchell min. media / max. media

 

Dez: 2.4/-6.3

Jan: 0.8/-8.3

Fev: 1.8/-7.7

 

Asheville

 

Dez: 9.7/-1.5

Jan: 8.6/-2.9

Fev: 10.6/-1.3

 

Diferença de 5 a 6 graus a menos na mínima e de 7 a 8 na máxima média. Diferença de altitude de 1400m.

 

PNI x SP diferença de aprox. 1800m teve mínima de -5 no PNI e 12C (na média) em SP. Diferença de incríveis 17 graus. Não que isso seja regra, mas um topaço como o Mount Mitchell (como o Morro da Igreja) é de muito mais fácil predição que o PNI, cheio de escarpas e com pontos ainda mais altos ao redor. Portanto, acho que o PNI ainda poderá surpreender muito mais em termos de mínima absoluta neste inverno a partir da nova estação! Vou ver se consigo dados para comparar com alguma estação em situação semelhante ao PNI. Mas a diferença tende a ser muito maior que SJ x M.I ou Urupema x M.I.

Link to comment
Share on other sites

Artur, faz 10 anos que estou aqui no BAZ e nunca vi tanta porcaria escrita. Está meio a meio, 50% a 50% de bobagem e coisas interessantes. Deveria ter no máximo 10% assim. Se hoje não consigo postar mais do que gostaria é por outros motivos. Hoje sou muito mais leitor, porém me tornei um leitor exigente. Tem me cansado entrar no BAZ e ler tanta ladainha. Só isso.

 

Abs!

 

Entendo, Torales.

 

Serei leitor também, claro que não tão exigente. Por exemplo já vi muita porcaria escrita no passado neste fórum.

 

Algumas porcarias eram de tal monta e tal forma repetida que adquiriram formas e conteúdos de verdades e não simples verdades mas as grandes verdades absolutas.

 

São anos lutando que uma MP Marítima é melhor para a faixa do sudeste quando comparada com uma mp continental que nem por aqui passa....a MP....pois, sofremos com a pré frontal.

 

Veja que dos sete quadro sinóticos onde já ocorreu neve....o melhor não tem sido o lendário ciclone sincronizado basta um cavado ou até um pequeno cavado.

 

Sim, dentre as porcarias temos as pioneiras PNI 1 e PNI 2 tal qual as naves Voyager I e II que atualmente já estão fora da heliosfera, enfim no espaço interestelar. E casualmente, não era essa nem vagamente a intenção inicial, uma está no estado de Minas Gerais e a outra no estado do Rio De Janeiro.

 

Dentre as porcarias temos Tuias e Gonçalves, regiões que durante uma década não passou de uma luta intuitiva do Paulo Henrique naquilo que se refere a Tuias e do Willian naquilo que se refere a Gonçalves....hoje há dados destes locais.

 

SINTO PELAS PORCARIAS, mas o fórum cresceu.

 

Sinto, não venham desprezar o PNI.

 

Abraços

 

Tenho certeza que você é muito inteligente e sabe que isso não é bobagem. Então, favor não tentar distorcer meu comentário com essa ironia ridícula. O fórum não cresceu desde quando você entrou. Éramos apenas uns 10 lá em 2004 e por aqui já passou muita gente boa e que por algum motivo não participa mais. Hoje em dia o custo de se ter uma estação é 10 vezes menor do que naquela época. Tudo isso contribui, o que não permite que os mesmos que contribuam tenham "carta branca" pra escrever bobagem ou alimentar bairrismos.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Diegão, eu acredito na influência tanto da AAO nos nossos invernos, quanto da NAO e da AO no inverno da Am. do Norte.

Digamos que a porteira abriu, agora só falta o puro sangue "passar"... :mosking:

 

Mas o Caio tem mais know-how pra explicar melhor a situação!! Pelo que acompanhei ultimamente, o Caio não está muito otimista pro nosso inverno.

 

Caio, o que você acha?

 

Sds.

 

 

Não estou nem um pouco otimista, Silvio.

 

A situação do Pacífico e do que poderia ser a medida compensatória, o Atlântico, não está nem um pouco favorável a ocorrência de um inverno frio.

 

Os principais drivers, portanto, estão com ventos totalmente contrários. O aquecimento do Pacífico tende a aumentar a força e a ocorrência do jato subtropical, ampliando a barreira para incursões polares.

 

As incursões que nos atingirem encontrarão um Atlântico Sul mais aquecido, o que deve favorecer no processo de tropicalização do ar polar. Acredito também que deva acontecer alguma alteração no padrão dos ventos, colaborando para a manutenção/fortalecimento do ASAS.

 

O único ponto que poderia salvar é a queda na AAO, contribuindo para a oscilação do jato polar e consequentemente abrindo espaços para o ar frio escoar nessas ondulações para as latitudes mais baixas.

 

Veja o caso de 2009, ano de El Nino em formação e Atlântico comportado. A AAO teve, acredito eu, papel fundamental no registro de um bom inverno no Sul do Brasil, especialmente RS e SC.

 

Veja o padrão negativo da AAO ao longo de 2009 em JJA:

 

2009  6  1 -1.490
2009  6  2 -1.562
2009  6  3 -1.759
2009  6  4 -1.793
2009  6  5 -1.569
2009  6  6 -1.277
2009  6  7 -1.371
2009  6  8 -1.460
2009  6  9 -1.438
2009  6 10 -1.295
2009  6 11 -1.059
2009  6 12 -0.967
2009  6 13 -1.152
2009  6 14 -1.069
2009  6 15 -0.704
2009  6 16 -0.115
2009  6 17  0.171
2009  6 18  0.019
2009  6 19 -0.217
2009  6 20 -0.336
2009  6 21 -0.744
2009  6 22 -1.259
2009  6 23 -1.683
2009  6 24 -1.743
2009  6 25 -1.942
2009  6 26 -2.149
2009  6 27 -2.149
2009  6 28 -2.264
2009  6 29 -2.406
2009  6 30 -2.300
2009  7  1 -2.136
2009  7  2 -2.152
2009  7  3 -2.027
2009  7  4 -1.751
2009  7  5 -1.837
2009  7  6 -1.866
2009  7  7 -1.634
2009  7  8 -1.307
2009  7  9 -1.060
2009  7 10 -1.020
2009  7 11 -1.131
2009  7 12 -1.251
2009  7 13 -1.482
2009  7 14 -1.392
2009  7 15 -1.185
2009  7 16 -1.066
2009  7 17 -0.706
2009  7 18 -0.590
2009  7 19 -0.758
2009  7 20 -1.142
2009  7 21 -1.624
2009  7 22 -1.661
2009  7 23 -1.497
2009  7 24 -1.327
2009  7 25 -1.400
2009  7 26 -1.511
2009  7 27 -1.100
2009  7 28 -0.704
2009  7 29 -0.591
2009  7 30 -0.747
2009  7 31 -0.886
2009  8  1 -0.777
2009  8  2 -1.148
2009  8  3 -1.464
2009  8  4 -1.348
2009  8  5 -0.885
2009  8  6 -0.665
2009  8  7 -0.555
2009  8  8 -0.263
2009  8  9 -0.053
2009  8 10 -0.058
2009  8 11 -0.021
2009  8 12  0.049
2009  8 13  0.412
2009  8 14  0.567
2009  8 15  0.457
2009  8 16  0.408
2009  8 17  0.631
2009  8 18  0.955
2009  8 19  0.972
2009  8 20  0.689
2009  8 21  0.390
2009  8 22 -0.222
2009  8 23 -0.745
2009  8 24 -0.825
2009  8 25 -0.846
2009  8 26 -0.794
2009  8 27 -0.620
2009  8 28 -0.233

 

Portanto, que a AAO nos salve...

Link to comment
Share on other sites

 

Para o Mafili, por exemplo, essa queda no índice não significa muita coisa!

 

Sds.

 

Exatamente,

 

Tanto para a região Sul como para a região sudeste. A variação da AAO está correlacionada razoavelmente com nebulosidade.

 

Agora um cadinho de calma.

 

Na mudança de fase [positiva para negativa] espera-se um aumento brusco da nebulosidade [entendo como a atuação de sistemas frontais associados a ciclones] parece um bom quadro para quem gosta de extremos.

 

Em relação a temperatura,

 

as minhas leituras não correlação significativa.

 

Mas mostra dinâmicas diferentes com a mesma média.

 

AAO negativa por períodos prolongados resulta em uma dinâmica nubladona....[ mínimas altas e máximas baixas]

 

AAO positiva por períodos prolongados resulta em um dinâmica de céu limpo [ mínimas baixas e máximas altas]

 

sem alteração na média em ambos os casos.

 

Mas este é um campo em aberto onde muita coisa nova vai surgir ainda.

 

No gráfico abaixo a correlação de nebulosidade com a AAO.

 

Mas nesse ponto vem alguém e reclama da MM.

 

Enfim,...Saudações Encarnadas

 

28s28ew.jpg

Link to comment
Share on other sites

Veja as anomalias de 09 de abril de 2014 a 8 de maio de 2014,

 

69hn69.gif

 

É que tudo é só Mínimas aqui no Fórum. Não valorizam por exemplo uma constancia de dias nublados/amenos , que por mais não tenha ''Aquela'' mínima , ainda é tão frio quanto 0/20ºC no mesmo dia.

 

E com o PNI online, onde por lá há praticamente só mínimas, as máximas em sua maioria são ''altas'', virou uma ''caça '' de Negativas.

 

Cada região com o seu tipo de frio.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

PNI - POSTO MARCÃO

 

01/05: 04,9 / 19,9

02/05: 00,0 / 17,8

03/05: 05,9 / 13,8

04/05: -00,6 / 18,3

05/05: -01,1 / 18,4

06/05: 01,1 / 17,2

07/05: 02,0 / 15,7

08/05: 00,0 / 16,1

09/05: 05,6 / 15,0

10/05: 03,3 / 11,7

11/05: -02,2 / 13,9

12/05: -05,7 /

 

Med: 08,1 (01,1 / 16,2)

 

PNI - Abrigo Rebouças

 

01/05: 02,2 / 20,5

02/05: 00,0 / 17,2

03/05: 01,1 / 16,6

04/05: 00,5 / 19,9

05/05: -01,2 / 18,8

06/05: -00,6 / 17,7

07/05: 02,7/ 17,1

08/05: 01,6 / 16,2

09/05: 04,4 / 15,0

10/05: 03,8 / 12,7

11/05: -02,3 / 12,6

12/05: -05,2 /

 

Med: 08,0 (00,6 / 16,8)

Link to comment
Share on other sites

Tem um amigo meu que é lojista e tá apavorado com o outono deste ano. As vendas estagnaram, ninguém quer saber de roupa de inverno com esse calor que tá fazendo. Tem loja que já está fazendo liquidação de 50% das roupas de inverno, com receio de encalhar tudo.

Enquanto isso, temos tempo nublado, 22 graus e uma murrinha que não cessa, típica de fins de março.

To adorando esse maio gélido e "dentro do normal"!!

Link to comment
Share on other sites

Tem um amigo meu que é lojista e tá apavorado com o outono deste ano. As vendas estagnaram, ninguém quer saber de roupa de inverno com esse calor que tá fazendo. Tem loja que já está fazendo liquidação de 50% das roupas de inverno, com receio de encalhar tudo.

Enquanto isso, temos tempo nublado, 22 graus e uma murrinha que não cessa, típica de fins de março.

To adorando esse maio gélido e "dentro do normal"!!

 

Aqui em Porto Alegre tá pior... Temperatura na casa dos 25°C.

Link to comment
Share on other sites

Tem um amigo meu que é lojista e tá apavorado com o outono deste ano. As vendas estagnaram, ninguém quer saber de roupa de inverno com esse calor que tá fazendo. Tem loja que já está fazendo liquidação de 50% das roupas de inverno, com receio de encalhar tudo.

Enquanto isso, temos tempo nublado, 22 graus e uma murrinha que não cessa, típica de fins de março.

To adorando esse maio gélido e "dentro do normal"!!

 

Cuidado pra não sofrer bullying até desistir do fórum por essa opinião.

Link to comment
Share on other sites

Nesta tarde comecei a ver convergência entre Global, Europeu e de longe o GFS. Dia 20/21 vai despontando como a data-chave da primeira grande incursão continental do ano.

 

GFS 06Z estava muito bom para o frio, entretanto 12Z tirou tudo (ao menos pra POA). Ainda assim, acredito que voltará a mostrar nas próximas rodadas. Por sinal, o GFS está bem "afiado" esse ano. Ao menos, quando precisei, funcionou com perfeição para período acima de 6 dias. Inclusive precipitação, o que é uma novidade.

Link to comment
Share on other sites

Tem um amigo meu que é lojista e tá apavorado com o outono deste ano. As vendas estagnaram, ninguém quer saber de roupa de inverno com esse calor que tá fazendo. Tem loja que já está fazendo liquidação de 50% das roupas de inverno, com receio de encalhar tudo.

Enquanto isso, temos tempo nublado, 22 graus e uma murrinha que não cessa, típica de fins de março.

To adorando esse maio gélido e "dentro do normal"!!

 

Não está fazendo calor. Estamos com temperatura amena em todo o RS, ainda que acima da média. Calor seria caso tivéssemos um "veranico de maio", que, por sinal, não deveremos ter dessa vez!

Link to comment
Share on other sites

Tem um amigo meu que é lojista e tá apavorado com o outono deste ano. As vendas estagnaram, ninguém quer saber de roupa de inverno com esse calor que tá fazendo. Tem loja que já está fazendo liquidação de 50% das roupas de inverno, com receio de encalhar tudo.

Enquanto isso, temos tempo nublado, 22 graus e uma murrinha que não cessa, típica de fins de março.

To adorando esse maio gélido e "dentro do normal"!!

 

Rafael, se você diz que está quente...quem sou eu para desdizer.

 

O gráfico abaixo coloca anomalias negativas em vastas áreas do RS entre 09 de abril até 08 de maio de 2014.

 

Realmente eu não entendo.

 

Mas deixa quieto. [no sentido de não polemizar...cansa....e não é com você, juro]

 

Abração

 

69hn69.gif

Link to comment
Share on other sites

Nesta tarde comecei a ver convergência entre Global, Europeu e de longe o GFS. Dia 20/21 vai despontando como a data-chave da primeira grande incursão continental do ano.

 

GFS 06Z estava muito bom para o frio, entretanto 12Z tirou tudo (ao menos pra POA). Ainda assim, acredito que voltará a mostrar nas próximas rodadas. Por sinal, o GFS está bem "afiado" esse ano. Ao menos, quando precisei, funcionou com perfeição para período acima de 6 dias. Inclusive precipitação, o que é uma novidade.

 

Pelo Contrário, Torales.

 

keP9ziQ.gif

 

GFS e Europeu concordando em uma erupção Polar continental com começo em 216 horas.

 

Mafili, o Rafael está falando de Maio.

 

Ilustrando o que já foi postado na Metsul.

 

294d3ede5142710e57a57b536bab13e7.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Frost, o que eu mais quero é "queimar a língua", mas DUVIDO que esse frio todo venha até o fim do mês!! Se eu errar, ótimo!!

Outra coisa, jamais deixarei o BAZ, se fizerem bulliyng comigo, vou adorar, sinal que o frio chegou!! :ok:

Mafili, no blog da Metsul, postaram um mapa que mostra anomalias positivas de 2 graus em quase todo RS, com algumas regiões beirando +3 de anomalia.

http://www.metsul.com

Ano passado eu reclamava de boca cheia. 2013 foi uma maravilha em comparação com esse ano!!

Link to comment
Share on other sites

 

http://i.imgur.com/keP9ziQ.gif

 

GFS e Europeu concordando em uma erupção Polar continental com começo em 216 horas.

 

Mafili, o Rafael está falando de Maio.

 

Bom, se for maio...tá quentinho....sim

 

216 horas muito tempo,

 

O problema como dito anteriormente é o quanto desta alta atravessa os Andes.

 

Melhor uma grade 120 horas....

 

Quanto a maio....felizmente a Patagônia tá friozinho....não dá para agradar a gregos e goianos

 

221g29.gif

Link to comment
Share on other sites

 

Não estou nem um pouco otimista, Silvio.

 

A situação do Pacífico e do que poderia ser a medida compensatória, o Atlântico, não está nem um pouco favorável a ocorrência de um inverno frio.

 

Os principais drivers, portanto, estão com ventos totalmente contrários. O aquecimento do Pacífico tende a aumentar a força e a ocorrência do jato subtropical, ampliando a barreira para incursões polares.

 

As incursões que nos atingirem encontrarão um Atlântico Sul mais aquecido, o que deve favorecer no processo de tropicalização do ar polar. Acredito também que deva acontecer alguma alteração no padrão dos ventos, colaborando para a manutenção/fortalecimento do ASAS.

 

O único ponto que poderia salvar é a queda na AAO, contribuindo para a oscilação do jato polar e consequentemente abrindo espaços para o ar frio escoar nessas ondulações para as latitudes mais baixas.

 

Veja o caso de 2009, ano de El Nino em formação e Atlântico comportado. A AAO teve, acredito eu, papel fundamental no registro de um bom inverno no Sul do Brasil, especialmente RS e SC.

 

Veja o padrão negativo da AAO ao longo de 2009 em JJA:

 

2009  6  1 -1.490
2009  6  2 -1.562
2009  6  3 -1.759
2009  6  4 -1.793
2009  6  5 -1.569
2009  6  6 -1.277
2009  6  7 -1.371
2009  6  8 -1.460
2009  6  9 -1.438
2009  6 10 -1.295
2009  6 11 -1.059
2009  6 12 -0.967
2009  6 13 -1.152
2009  6 14 -1.069
2009  6 15 -0.704
2009  6 16 -0.115
2009  6 17  0.171
2009  6 18  0.019
2009  6 19 -0.217
2009  6 20 -0.336
2009  6 21 -0.744
2009  6 22 -1.259
2009  6 23 -1.683
2009  6 24 -1.743
2009  6 25 -1.942
2009  6 26 -2.149
2009  6 27 -2.149
2009  6 28 -2.264
2009  6 29 -2.406
2009  6 30 -2.300
2009  7  1 -2.136
2009  7  2 -2.152
2009  7  3 -2.027
2009  7  4 -1.751
2009  7  5 -1.837
2009  7  6 -1.866
2009  7  7 -1.634
2009  7  8 -1.307
2009  7  9 -1.060
2009  7 10 -1.020
2009  7 11 -1.131
2009  7 12 -1.251
2009  7 13 -1.482
2009  7 14 -1.392
2009  7 15 -1.185
2009  7 16 -1.066
2009  7 17 -0.706
2009  7 18 -0.590
2009  7 19 -0.758
2009  7 20 -1.142
2009  7 21 -1.624
2009  7 22 -1.661
2009  7 23 -1.497
2009  7 24 -1.327
2009  7 25 -1.400
2009  7 26 -1.511
2009  7 27 -1.100
2009  7 28 -0.704
2009  7 29 -0.591
2009  7 30 -0.747
2009  7 31 -0.886
2009  8  1 -0.777
2009  8  2 -1.148
2009  8  3 -1.464
2009  8  4 -1.348
2009  8  5 -0.885
2009  8  6 -0.665
2009  8  7 -0.555
2009  8  8 -0.263
2009  8  9 -0.053
2009  8 10 -0.058
2009  8 11 -0.021
2009  8 12  0.049
2009  8 13  0.412
2009  8 14  0.567
2009  8 15  0.457
2009  8 16  0.408
2009  8 17  0.631
2009  8 18  0.955
2009  8 19  0.972
2009  8 20  0.689
2009  8 21  0.390
2009  8 22 -0.222
2009  8 23 -0.745
2009  8 24 -0.825
2009  8 25 -0.846
2009  8 26 -0.794
2009  8 27 -0.620
2009  8 28 -0.233

 

Portanto, que a AAO nos salve...

 

Pois é Caio, as principais variáveis não estão nem um pouco favoráveis. O que me intriga é que vários modelos continuam apontando um resfriamento rápido no Atlântico Sul, colocando águas mais frias já em Junho próximo. O que os modelos estariam enxergando pra prever isso?

Uma sequência de Mps marítimas? Ciclones bem afastados do continente no atlântico sul?

 

Quanto ao Pacífico quente e o fortalecimento do jato subtropical isso é fato. Se o jato se fortalecer e se posicionar mais ao sul, não tem nada praticamente que possa nos salvar. Nada vindo do sul supera essa barreira, é o Jato que dá as cartas.

O ano de 2009 realmente é um análogo forte, e uma das minhas esperanças. Além das semelhanças que você já citou, houve também uma forte estiagem naquele ano, assim como em 2014, porém, ocorreu entre out/2008 e fev/2009, e foi muito forte na Argentina e sul do Brasil, ao contrário deste ano onde foi intensa no sudeste.

Em 2009 houveram alguns períodos de frio um pouco bloqueado mesmo em JUN/JUL, mas o frio conseguia avançar pelo oeste do Paraná, e chegou com grande intensidade em alguns momentos em Cascavel, Foz, Ponta Porá.

 

Caio, minhas esperanças para esse inverno além da AAO:

 

A) Possível resfriamento do Atlântico nos próximos meses apontado pelos modelos;

B) Anos de El Niño nas décadas de 80/90 onde o jato se posicionava mais ao norte permitindo o avanço do ar frio pelo Oeste;

C) O padrão americano citado pelo Ronaldo. Desde 2006/2007 eu acompanho os invernos na Am. do Norte e só em 1 ano o padrão falhou feio. Já sei que alguns vão contestar, mas na minha visão o padrão tem funcionado sim, principalmente pela influência do Atlântico Norte.

D) Em 2011, ano que eu estava em Chicago, o inverno no sul do Brasil foi muito parecido com o Americano.

 

Vamos esperar que a AAO se mantenha em terreno bem negativo.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Médias Maio 2014 - 12 dias:

 

(+1,9) 19,0 - Porto alegre

 

(+2,6) 21,1 - Florianópolis

 

(+2,1) 17,2 - Curitiba

 

(+1,7) 20,0 - São Paulo

 

(0,0) 20,5 - Belo Horizonte

 

*Dados com base nas estações convencionais do Inmet

*Anomalias para Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte (1981-2010)

*Anomalia para Florianópolis (1961-1990)

Link to comment
Share on other sites

Tem um amigo meu que é lojista e tá apavorado com o outono deste ano. As vendas estagnaram, ninguém quer saber de roupa de inverno com esse calor que tá fazendo. Tem loja que já está fazendo liquidação de 50% das roupas de inverno, com receio de encalhar tudo.

Enquanto isso, temos tempo nublado, 22 graus e uma murrinha que não cessa, típica de fins de março.

To adorando esse maio gélido e "dentro do normal"!!

 

Cuidado pra não sofrer bullying até desistir do fórum por essa opinião.

 

rs

Ele ainda não começou a falar da "infância"...

Link to comment
Share on other sites

Como de praxe nas incursões polares com esta trajetória, os ventos em decorrência do posicionamento da alta no Atlântico vem de do quadrante leste (L-NE) e por vezes norte.

 

Esses ventos vem carregados de umidade e como estamos em uma planície com montanhas de mais de 1000 metros a oeste, fatalmente ficamos com variação de nuvens durante todo o dia.

 

Pra quem mora nesta faixa do leste do estado sabe o quanto é um saco um quadro destes. Dependemos de parcas e rápidas aberturas do céu para termos algo interessante (mínimas relativamente baixas).

 

Pela volta das continentais já. Essas marítimas carregadas de umidade não estão com nada. Se ao menos segurassem as máximas, mas nem isto. :negative:

 

Diegao, mas olhando as reanalises em outro tópico, claramente para favorecer minimas interessantes na faixa leste do sul e sudeste, a trajetoria da MP deve ser maritima, do contrário ficamos apenas com MM pois o efeito de borda nas serras do sul e sudeste é o mesmo, independente do posicionamento da alta, se parar pra pensar. Cansei de ver MP continental e por exemplo o Mirante de Santana estar limpo e o ABC com nebulosidade.

 

O que tem que ver é a potencia da MM maritimizada, quanto mais forte, mais vai causar resfriamento em topos.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.