Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Ai ai ai aia :sarcastic:

 

-10°C Urupema se confirmar essa MP ?

 

et66cdg.png

 

 

5,6°C aqui !

 

 

William, sem chance! MP pra no máximo -4 ou -5 em Urupema, e mesmo valor pro PNI.

 

NESTE TIPO DE CONFIGURAÇÃO, VAI ENTRE -6/-9 URUPEMA E -3/-5 M.I.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 54 min

 

4,2°C B.Jardim*, 6,7°C Papanduva*, 6,9°C, 7,1°C Cruzeiro, S.Joaquim*, 7,3°C Três Barras*, 7,6°C Frei Rogério/*Epagri e 7,7°C Climaterra.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia Frio seu lindo ! :sarcastic:

 

 

Minimas hoje em MDF , só nao vi geada por que um fato estranho ocorreu , exatamente as 6h da manha , o céu limpo passou a céu completamente nublado e vento que era zero começou a ficar forte o que elevou a temperatura , só agora começa a limpar outra vez !

 

Minimas

 

 

PWS LAGE 1,6°C

 

PWS TOATOA 6,3°C

 

 

INMET

 

CDJ 3,7°C

 

MV 3,7°C

 

MDF 4,2°C

 

---------------------------------------

 

PWS GONÇALVES 7,1°C

Link to comment
Share on other sites

Ai ai ai aia :sarcastic:

 

-10°C Urupema se confirmar essa MP ?

 

et66cdg.png

 

 

5,6°C aqui !

 

 

William, sem chance! MP pra no máximo -4 ou -5 em Urupema, e mesmo valor pro PNI.

 

NESTE TIPO DE CONFIGURAÇÃO, VAI ENTRE -6/-9 URUPEMA E -3/-5 M.I.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 54 min

 

4,2°C B.Jardim*, 6,7°C Papanduva*, 6,9°C, 7,1°C Cruzeiro, S.Joaquim*, 7,3°C Três Barras*, 7,6°C Frei Rogério/*Epagri e 7,7°C Climaterra.

Se o cenário se confirmar será o grande teste deste ano para o Tuias... :mail: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Ai ai ai aia :sarcastic:

 

-10°C Urupema se confirmar essa MP ?

 

http://i.imgur.com/et66cdg.png[/ig]

 

 

5,6°C aqui !

 

 

William, sem chance! MP pra no máximo -4 ou -5 em Urupema, e mesmo valor pro PNI.

 

NESTE TIPO DE CONFIGURAÇÃO, VAI ENTRE -6/-9 URUPEMA E -3/-5 M.I.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 54 min

 

4,2°C B.Jardim*, 6,7°C Papanduva*, 6,9°C, 7,1°C Cruzeiro, S.Joaquim*, 7,3°C Três Barras*, 7,6°C Frei Rogério/*Epagri e 7,7°C Climaterra.

 

Artur acho que pegou pesado agora , com esse tipo de MP Urupema cai sem controle , em qualquer mpzinha fraca já negativa imagina com um cavalo dessas ! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia Frio seu lindo ! :sarcastic:

 

 

Minimas hoje em MDF , só nao vi geada por que um fato estranho ocorreu , exatamente as 6h da manha , o céu limpo passou a céu completamente nublado e vento que era zero começou a ficar forte o que elevou a temperatura , só agora começa a limpar outra vez !

 

Minimas

 

 

PWS LAGE 1,6°C

 

PWS TOATOA 6,3°C

 

 

INMET

 

CDJ 3,7°C

 

MV 3,7°C

 

MDF 4,2°C

 

---------------------------------------

 

PWS GONÇALVES 7,1°C

 

William, não me leve a mal, mas eu não confio nos teus dados. Não estou dizendo que vc está fraudando suas medições, apenas acho que o teu instrumento não é confiável. Tua estação é mais fria que a Vila Ingleza de CDJ! Até do Horto....

 

Enfim, não consigo confiar. Desculpa.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia Frio seu lindo ! :sarcastic:

 

 

Minimas hoje em MDF , só nao vi geada por que um fato estranho ocorreu , exatamente as 6h da manha , o céu limpo passou a céu completamente nublado e vento que era zero começou a ficar forte o que elevou a temperatura , só agora começa a limpar outra vez !

 

Minimas

 

 

PWS LAGE 1,6°C

 

PWS TOATOA 6,3°C

 

 

INMET

 

CDJ 3,7°C

 

MV 3,7°C

 

MDF 4,2°C

 

---------------------------------------

 

PWS GONÇALVES 7,1°C

 

William, não me leve a mal, mas eu não confio nos teus dados. Não estou dizendo que vc está fraudando suas medições, apenas acho que o teu instrumento não é confiável. Tua estação é mais fria que a Vila Ingleza de CDJ! Até do Horto....

 

Enfim, não consigo confiar. Desculpa.

 

Ok Bruno sucegado ! Acho que voce nao viu meus posts de calibrar minha estaçao junto a Davis vue de Gonçalves , e tambem, a do INMET deve tar errada tambem pois até agora ta dando pau nas estaçoes de CDJ e MV , e fica no maximo em dia de advecção de ar frio a 0,5C da minha estaçao ou talvez la da menos que aqui ! É só pegar os dados e comparar !

Link to comment
Share on other sites

Bruno e demais

 

Dias do Teste , a davis ficou entre a piscina e um lago ornamental de carpas no quintal de casa , a 1,5 m do chão uns 5 Metros mais alto que a minha estaçao , e a minha estaçao estava a uns 200 Metros dentro da baixada e sem nada perto só mato !

 

22 Abril Davis 9,1C--- PWS LAGE 8,7C

 

23 Abril Davis 12,9C --- PWS LAGE 12,2C

 

24 Abril DAVIS 12,1C--- PWS LAGE 11,3C

 

Lembro muito bem de postar que no periodo da tarde a davis era mais fria que a minah estaçao até umas 19h ! Cabe a voces agora !

Link to comment
Share on other sites

 

NESTE TIPO DE CONFIGURAÇÃO, VAI ENTRE -6/-9 URUPEMA E -3/-5 M.I.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 54 min

 

4,2°C B.Jardim*, 6,7°C Papanduva*, 6,9°C, 7,1°C Cruzeiro, S.Joaquim*, 7,3°C Três Barras*, 7,6°C Frei Rogério/*Epagri e 7,7°C Climaterra.

 

Artur acho que pegou pesado agora , com esse tipo de MP Urupema cai sem controle , em qualquer mpzinha fraca já negativa imagina com um cavalo dessas ! :sarcastic:

 

 

William, nao peguei pesado. Ano passado que teve aquela onda bombástica nao chegou a -9 em Urupema nem de perto. Bom, melhor que eu falar é esperarmos a tal onda de frio ai.

 

Já o PNI com -5,7 arrebentou!

 

Coutinho, ano passado lembro q previram -10 ou -11 la pro sul e nao fez!

Link to comment
Share on other sites

PNI: -05,7ºC

 

Aqui, mínima de 08,7ºC. Perfect!

 

 

OWWWWWW. Matou a pau! O PNI é PHODA, quero ver com um ASAS forte do que ele não é capaz...

 

Tem potencial pra levar a mínima absoluta do ano. Especialmente o Rebouças.

 

Nesta altitude não tem chupada, com o ar seco é outro mundo e o negócio afunda sem dó!

Link to comment
Share on other sites

-05,7 - Parque do Itatiaia MG (PWS - Posto Marcão)

-05,2 - Parque do Itatiaia RJ (PWS - Abrigo Rebouças)

 

Eu dizia que estavam exagerando em relação a possível diferença entre o Marcão e o Rebouças, como se fosse outro mundo. O Marcão já está entre duas montanhas, mas apesar de estar na entrada do vale já representa muito bem o potencial de queda deste pólo gelado.

Link to comment
Share on other sites

Em sua última rodada o CFS voltou a insistir na erupção ao redor do dia 20 de maio:

 

Anomalia entre 19/05 e 24/05

 

teZxdMV.png

 

Nota-se uma erupção bastante continentalizada, capaz de provocar anomalias de até 5oC/6oC abaixo da normal em alguns locais.

 

O Global moderou um pouco este avanço, mas ainda continua muito forte.

 

O GFS segue rodando sem rumo.

 

O europeu já coloca o anticiclone polar ingressando no cone sul entre 216h e 240h.

 

O CFS mais a longo prazo enxerga novo pulso polar provocando anomalias negativas no Brasil entre 8/06 e 16/06:

 

PIANFym.png

 

azhCwXK.png

Link to comment
Share on other sites

-05,7 - Parque do Itatiaia MG (PWS - Posto Marcão)

-05,2 - Parque do Itatiaia RJ (PWS - Abrigo Rebouças)

 

Eu dizia que estavam exagerando em relação a possível diferença entre o Marcão e o Rebouças, como se fosse outro mundo. O Marcão já está entre duas montanhas, mas apesar de estar na entrada do vale já representa muito bem o potencial de queda deste pólo gelado.

 

Caio, percebi pelos poucos dias que vi, que existe um equilibrio entre Rebouças e Marcao.

 

Apesar do evidente equilibrio, devo lembrar a todos que a mínima do Brasil em 2014 até o momento ocorreu no Rebouças, e nao no Marcao.

 

Creio eu que o Marcao recebe ar frio do interior da baixada lá do parque mesmo, por isso a razao desse equilibrio todo. E no fundo, a estaçao do Marcao nao esta tao mal localizada assim. Vi fotos de geada severa bem onde esta a estaçao do Marcao.

 

E temos de ver que o ar frio de verdade chegou somente ontem, entao poderemos ter situacoes em que com ar estabilizado, o Rebouças deva descer absurdamente. Ainda nao vimos nada em termos de PNI.

 

Sobre Gonçalves, claramente está passando por situaçao de inversao termica, as ultimas fotos que vi de denso nevoeiro, reforçam que ao invés de descer ar frio na baixada, está acontecendo uma inversao muito proxima ao solo, talvez por isso que as mínimas de lá nao estejam sendo "boas" em termos de BAZ.

 

Sobre a PWS do William, eu e o MAfili pegamos muito no pé dele pra calibrar a estaçao, e foram feitos muitos testes. Se fosse antes da calibragem, poderia ter até negativado ou zerado na estaçAo do William, agora calibrada ficou quase em 2 positivo. Lembro a todos que o horto, que é uma especie de topinho, fez 0,8 graus.

 

A estaçao do William, está calibrada.

 

Voltando ao assunto PNI, a impressao que tive na ocasiao da instalacao da estacao Reboucas, foi que com sol a baixada la ficava até mais quente que no Marcao. Devemos lembrar que o Rebouças tem 50 metros a menos na altitude, o que pode sim significar uma diferença de temperatura pra mais no Rebouças.

Link to comment
Share on other sites

Bruno e demais

 

Dias do Teste , a davis ficou entre a piscina e um lago ornamental de carpas no quintal de casa , a 1,5 m do chão uns 5 Metros mais alto que a minha estaçao , e a minha estaçao estava a uns 200 Metros dentro da baixada e sem nada perto só mato !

 

22 Abril Davis 9,1C--- PWS LAGE 8,7C

 

23 Abril Davis 12,9C --- PWS LAGE 12,2C

 

24 Abril DAVIS 12,1C--- PWS LAGE 11,3C

 

Lembro muito bem de postar que no periodo da tarde a davis era mais fria que a minah estaçao até umas 19h ! Cabe a voces agora !

 

William, algum desses 3 dias estava com céu claro e sem vento?

Link to comment
Share on other sites

Bruno acho que no primeiro dia sim , mais era situação de pré frontal pois no segundo dia choveu !

 

 

Artur isso ai , e até coloquei a davis pra ver como ficava , lembro que depois que pegaram no meu pé resolvi o problema da estaçao ! Compara com INMET tem dias que a diferença é quase nula !

 

 

Rebouças precisa de ASAS , ai sim vamos ficar com os olhos arregalados , Artur vou pra la no dia 1 de Junho se voce e o Carlos quiserem pego os dados do Rebouças !

Link to comment
Share on other sites

Bruno acho que no primeiro dia sim , mais era situação de pré frontal pois no segundo dia choveu !

 

 

Artur isso ai , e até coloquei a davis pra ver como ficava , lembro que depois que pegaram no meu pé resolvi o problema da estaçao ! Compara com INMET tem dias que a diferença é quase nula !

 

 

Rebouças precisa de ASAS , ai sim vamos ficar com os olhos arregalados , Artur vou pra la no dia 1 de Junho se voce e o Carlos quiserem pego os dados do Rebouças !

 

Não precisa William..inclusive a estação se encontra num local fechado sem acesso pra ninguem...o o anotador que entra lá

Link to comment
Share on other sites

Devemos lembrar que o Rebouças tem 50 metros a menos na altitude, o que pode sim significar uma diferença de temperatura pra mais no Rebouças.

 

Eu acho que não significa nada essa diferença, Artur. Apenas uma baixada mais fechada e que perderá menos calor nas máximas e mais calor nas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas Rio Grande do Sul

 

01,7 - São José dos Ausentes (PWS)

05,7 - Canela (PWS - Castelinho)

06,2 - Bom Jesus RS (Ciram)

06,7 - São José dos Ausentes (Inmet)

06,8 - Vacari (Ciram)

07,4 - Vacaria (Fepagro)

08,3 - Vacaria (UCS)

08,9 - Vacaria (Inmet)

09,0 - Bom Jesus (Inmet)

09,7 - Pinhal da Serra (Corede)

09,9 - Farroupilha (PWS - Vicentina)

11,6 - Soledade (PWS - Tuias)

 

Mínimas Santa Catarina

 

04,3 - Bom Jardim da Serra (Ciram)

05,6 - Morro da Igreja (Inmet)

06,8 - Papanduva (Ciram)

06,8 - São Joaquim (Conv/Inmet)

06,9 - São Joaquim (Ciram - St Isabel)

07,1 - Cruzeiro SC (Climaterra)

07,2 - São Joaquim (Aut/Inmet)

07,3 - Três Barras (Ciram)

07,7 - Frei Rogério (Ciram)

08,1 - Itaiópolis (Ciram)

08,4 - Fraiburgo (Ciram)

08,5 - Campo Alegre (Ciram)

08,5 - São Joaquim (Ciram - Bentinho)

08,5 - São Joaquim (Ciram - Chapada Bonita)

08,6 - Rio Negrinho (Ciram)

08,7 - São Joaquim (Ciram - Boava)

08,8 - Água Doce (Ciram)

08,8 - Joinville (PWS - D Francisca)

08,9 - São Bento do Sul (Ciram)

09,0 - Sta Cecília (Ciram)

09,2 - Curitibanos (Inmet)

09,2 - Monte Carlo (Ciram)

09,4 - Matos Costa (Ciram)

09,4 - Urupema (Ciram)

09,5 - Campo Belo do Sul (Ciram)

09,5 - Lages (Inmet)

09,5 - São Joaquim (Ciram - Despraiado)

09,6 - Campos Novos (Ciram)

09,7 - Major Vieira (Inmet)

09,7 - Mafra (Ciram)

09,8 - Jacinto Macha da Pedra (Ciram)

09,9 - Água Doce (PWS - Herciliópolis)

09,9 - Canoinhas (Ciram)

 

Mínimas Parana

 

06,8 - Porto Amazonas (Ciram)

07,7 - São Mateus do Sul (Inmet)

08,4 - Telêmaco Borba (Simepar)

09,1 - Irati (Inmet)

09,2 - Ivai (Inmet)

09,6 - Jaguariaíva Simepar)

09,8 - Iancio Martins (Inmet)

 

Mínimas Região Sudeste

 

-05,7 - Parque do Itatiaia MG (PWS - Posto Marcão)

-05,2 - Parque do Itatiaia RJ (PWS - Abrigo Rebouças)

 

00,8 - Campos do Jordão (SP (Horto Florestal)

01,6 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

03,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

03,7 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

03,7 - Monte Verde MG (Inmet)

03,7 - Nova Friburgo RJ (Inmet)

03,8 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

04,0 - Pico do Couto RJ (Inmet)

04,2 - Maria da Fé MG (Inmet)

05,2 - Santa Rita do Sapucaí MG (PWS)

05,7 - Caparaó MG (Inmet)

05,9 - Caldas MG (Inmet)

06,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

06,2 - São Lourenço MG (Inmet)

06,7 - Maria da Fé MG (PWS - Toa Toa)

06,9 - São Luis do Paraitinga SP (Inmet)

06,9 - Teresópolis RJ (Inmet)

07,0 - Itajubá MG (INPE)

07,1 - Gonçalves MG (PWS)

07,1 - Manhuaçu MG (Inmet)

07,3 - Passa Quatro MG (Inmet)

07,6 - Itapetininga SP (Ciiagro)

08,0 - Teresópolis RJ (INPE)

08,1 - Barbacena MG (Inmet)

08,4 - Itajubá MG (PWS)

08,5 - Piquete SP (INPE)

08,5 - São Lourenço da Serra SP (Ciiagro)

08,5 - Vicosa MG (Inmet)

08,6 - Ouro Branco MG (Inmet)

08,7 - Extrema MG (Ciiagro)

08,7 - Juiz de Fora MG (PWS - Bandeirantes)

08,7 - Monte Alegre do Sul SP (Ciiagro)

08,8 - Itararé SP (Ciiagro)

08,9 - São João del Rei MG (Inmet)

09,1 - Machado MG (Inmet)

 

Posto Marcão PNI

 

Bco da Moto

 

tJHh5av.jpg

 

9FMioxG.jpg

 

Abrigo Rebouças PNI

 

fYva29e.jpg

 

LCcEONl.jpg

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ter a informação do Alessandro que a estação Davis de Urupema foi religada. Pelo que ele me falou estava sem o estabilizador, ele arrumou um e religou tudo.

 

Agora vamos aguardar e ver se volta automaticamente...

 

Senão tem dois caminhos, ver com a VIVO o sinal 3G ou ir reconfigurar tudo.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ter a informação do Alessandro que a estação Davis de Urupema foi religada. Pelo que ele me falou estava sem o estabilizador, ele arrumou um e religou tudo.

 

Agora vamos aguardar e ver se volta automaticamente...

 

Senão tem dois caminhos, ver com a VIVO o sinal 3G ou ir reconfigurar tudo.

 

 

VOLTOU!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Só uma pequena amostra da diferença deste ano para o ano passado. De 12 de abril a 12 de maio na estação de Urupema em valores arredondados, mais de dez negativas e mínima absoluta para competir com o PNI:

 

Tabular Weather History for 12 Apr 2013 - 12 May 2013
2013	Temperature °C	
Apr High Avg  Low	
12	19	15	12	
13	16	12	4	
14	16	7	-2	
15	18	8	-2	
16	17	10	1	
17	19	8	-1	
18	20	7	0	
19	11	3	0	
20	22	10	-1	
21	21	10	-1	
22	17	10	2	
23	17	10	2	
24	17	10	3	
25	19	11	2	
26	20	10	0	
27	21	12	3	
28	23	14	8	
29	22	14	6	
30	24	16	8	
2013	Temperature °C	
May High Avg  Low	
1	23	13	6	
2	25	15	8	
3	25	16	8	
4	20	17	14	
5	15	13	8	
6	15	6	-2	
7	12	4	-3	
8	18	4	-6	
9	23	7	-5	
10	16	4	-1	
11	21	11	3	
12	19	10	0	

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ter a informação do Alessandro que a estação Davis de Urupema foi religada. Pelo que ele me falou estava sem o estabilizador, ele arrumou um e religou tudo.

 

Agora vamos aguardar e ver se volta automaticamente...

 

Senão tem dois caminhos, ver com a VIVO o sinal 3G ou ir reconfigurar tudo.

 

 

VOLTOU!!!!!!!!

 

ALELUIA! Aí sim!!!! Saudades dela hahahaha

Link to comment
Share on other sites

Urupema tem um potencial tão bom com o frio.

Mas porque ela é tão pequena?

Ninguem ainda explorou esse vilarejo?

Hoteis,pousadas, restaurantes?

O que tem de errado por lá que ainda é uma cidadezinha com no máximo 10 ruas?

 

Urubici até entendo pq ele tem um limite geográfico e não dar para expandir

mas Urupema poderia se tornar um local turistico e uma cidade ambiental.

AAAA esqueci que é Brasil :russian:

Link to comment
Share on other sites

Só uma pequena amostra da diferença deste ano para o ano passado. De 12 de abril a 12 de maio na estação de Urupema em valores arredondados, mais de dez negativas e mínima absoluta para competir com o PNI:

 

Tabular Weather History for 12 Apr 2013 - 12 May 2013
2013	Temperature °C	
Apr High Avg  Low	
12	19	15	12	
13	16	12	4	
14	16	7	-2	
15	18	8	-2	
16	17	10	1	
17	19	8	-1	
18	20	7	0	
19	11	3	0	
20	22	10	-1	
21	21	10	-1	
22	17	10	2	
23	17	10	2	
24	17	10	3	
25	19	11	2	
26	20	10	0	
27	21	12	3	
28	23	14	8	
29	22	14	6	
30	24	16	8	
2013	Temperature °C	
May High Avg  Low	
1	23	13	6	
2	25	15	8	
3	25	16	8	
4	20	17	14	
5	15	13	8	
6	15	6	-2	
7	12	4	-3	
8	18	4	-6	
9	23	7	-5	
10	16	4	-1	
11	21	11	3	
12	19	10	0	

 

Caio, esse ano tá osso aqui em SC!

Link to comment
Share on other sites

Só uma pequena amostra da diferença deste ano para o ano passado. De 12 de abril a 12 de maio na estação de Urupema em valores arredondados, mais de dez negativas e mínima absoluta para competir com o PNI:

 

Caio como disse outro dia. Ano passado Urupema tinha -3°C às 18:00, se não fosse as nuvens, os dois dígitos viriam...

Link to comment
Share on other sites

.....Sobre a PWS do William, eu e o Mafili pegamos muito no pé dele pra calibrar a estaçao, e foram feitos muitos testes. Se fosse antes da calibragem, poderia ter até negativado ou zerado na estaçAo do William, agora calibrada ficou quase em 2 positivo. Lembro a todos que o horto, que é uma especie de topinho, fez 0,8 graus.

 

A estaçao do William, está calibrada.....

 

SIM, a estação está calibrada.

 

Decepcionante o PNI...nem chegou a -7ºC.

 

Acho que 1,2ºC em Ausentes outra decepção.

 

0,8ºC no Horto que droga.

 

AKITA, todo mundo dizendo que o frio chegou cedo este ano...[ o populacho é assim mesmo]

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.