Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

 

Mafilão, se fizer mais umas 3 ou 4 negativas na casa dos -4 ou -5 e algumas minimas positivas entre 0 e 3 graus, o restante ficando com algo como -0,x ou-1,x, fechará com média negativa fatalmente.

 

Perceba como tá fácil chegar a esse resultado.

 

Sobre frio no PNI, ano passado se extendeu de Maio a Agosto. Esse ano deve chegar no mesmo resulado. Setembro vi ano passado que esquentou bem no PNI.

Mas Julho é o mes mais frio!

 

Artur, Aldo, Ronaldo ou alguém apto.[...são tantos]

 

Ignorância completa minha:

 

Eu vi muita mínimas negativas, com valores apreciáveis e consecutivas em Urupema:

 

Alguém tem registro de média negativa da mínimas.

 

Sinceramente não sei.

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, indo hoje rumo à FX, projeto baixadão do Guamirim, Pedras Brancas, Água Azul, se Deus quiser em breve uma Davis lá...tem sinal de internet...

Vamos ver o q consigo....

Base da baixada 590m,cercada de coxilhas de até 778m... :good: :ok:

 

PH, porque voce está tao obcecado por baixadas? Está buscando o que? Parece que está com medo de alguma coisa? Véio, faz frio sim na Serra do Batucarai, mas não é tudo isso, nem na baixada do tutuias, não é o lugar mais frio do Brasil.

 

Pra um lugar ser considerado o mais frio do Brasil, deve ser frio NA MÉDIA geral. Não adianta um dia fazer -12 se no restante do ano mal consegue baixar de 10 graus.

 

Desfoca da baixada!!!! As vezes o topo pode ser mais interessante sim!

 

Baixada só vai ter valores bons em dias de MP velha no auge do inverno, o que convenhamos em se tratando de Brasil, é mais difícil de acontecer, talvez devido a maior dinamica atmosférica, um dia faz frio de rachar, no outro ja entra pré frontal e adeus mínimas boas! E no sul a coisa é mais dinamica, entao ficam janelas menores de frio intenso. O sudeste tem uma dinamica mais estável, por isso no auge do inverno tem bem mais dias de estabilidade de MPS.

 

Povo do sul, estou errado?

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, indo hoje rumo à FX, projeto baixadão do Guamirim, Pedras Brancas, Água Azul, se Deus quiser em breve uma Davis lá...tem sinal de internet...

Vamos ver o q consigo....

Base da baixada 590m,cercada de coxilhas de até 778m... :good: :ok:

 

Vai falar dela em 5 dias no ano e esquecer dos outros 360.

 

Ouço a mesma coisa a quase dez anos ou mais aqui.

Link to comment
Share on other sites

1)-Acho que a maioria já conseguiu entender pq a mínima absoluta do Brasil, foi em Caçador e não em Urupema...

Pq em um ano o MI ganho na absoluta já estão desqualificando as baixadas...

 

 

2)-É um aprendizado diário gente... duvido alguém decifrar 100% o clima no país...

 

 

3)-Moretão tu já escancarou a implicância comigo, então nossa prosa vai ficar difícil cara, aliás quando tu argumenta baseado em fatos blza, mas quando começa a crítica pessoal, fica mal entende....Nem vou ficar te respondendo

 

1)-Incerteza: Na ocasião do recorde registrado em Caçador, não se faziam observações meteorológicas em Urupema!

Aliás, Urupema já era cidade, na época?

 

2)-Vdd, veja: "A famosa cachoeira q congela em julho de 2000: 12 dias

completamente congelada (fonte

do próprio proprietário do local e

as fotografias em seu arquivo

provam a ocorrência).

Será q isso ocorre em outro local do Brasil, q não a Serra Catarinense?

 

3)-Mentira! Vc sempre acaba respondendo, dramaticamente...escandalosamente...

 

Abraço

(vdd)

Link to comment
Share on other sites

Temos que fazer a experiencia do Mafili! ainda vejo aqui muito mito sobre topos e baixadas!!!!

 

Que mito? Topo e baixada tem diferenças grandes sim...

 

O mito que existe aqui é diferença de baixada para baixada... Tem gente que insiste que baixada em V e U, colher de sopa e afins tem muita diferença...

 

Baixadas frias, Urupema, Bom Jardim da Serra, PNI, registra bons valores normalmente, mas tem umas baixadas meio falsas que prometem, prometem e nada....

Link to comment
Share on other sites

Prova cabal de como o outono está sendo generoso com o sudeste e pífio aqui no litoral sul..

Para algumas partes do sudeste!

Parao o estado de SP, excluindo a mantiqueira, maio está sendo monótono... Em Campinas não tivemos uma sub10 ainda!

Em viracopos:

tmax media: 26,2ºC

tmedia: 20,7ºC

tmin media: 15,5ºC

 

anomalia tmedia de +1,7ºC ("normal" 51-13)

anomalia tmedia de +1,6ºC (normal 81-10)

 

Marcelão, me expressei mal. A parte leste do sudestes, que recebe essas MPs marítimas, está com um outono bem interessante quanto às mínimas. Veja que o Vale do Paraíba, tanto paulista quanto fluminense, já registrou mínimas sub-10!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem registro de média negativa da mínimas.

 

Sinceramente não sei.

 

Obrigado

 

Menores médias das mínimas na história do Baz :

 

1,1 - PNI Marcão (julho-2013)

 

1,2 - PNI Marcão (Agosto-2013)

 

1,5 - Urupema (junho-2011)

 

1,7 - Campos do Jordão (Horto / Julho-2008)

 

2,3 - Campos do Jordão (Horto / Agosto-2010)

 

2,4 - Campos do Jordão (Horto / Agosto/1999)

 

2,7 - PNI Marcão (setembro-2013)

 

3,0 - Campos do Jordão (Horto / julho-2006)

 

3,1 - Morro da Igreja (julho-2007)

 

3,2 - Campos do Jordão (Horto / julho-1996)

 

3,8 - S Joaquim (Climaterra / julho 2007)

 

Faltou o Cruzeiro SC

Link to comment
Share on other sites

[

 

Artur, Aldo, Ronaldo ou alguém apto.[...são tantos]

 

Ignorância completa minha:

 

Eu vi muita mínimas negativas, com valores apreciáveis e consecutivas em Urupema:

 

Alguém tem registro de média negativa da mínimas.

 

Sinceramente não sei.

 

Obrigado

 

julho de 42, -0,7°C IRINEÓPOLIS.

 

QDO DEU -14/CAÇADOR, URUPEMA ERA DISTRITO DE S.JOAQUIM.

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem registro de média negativa da mínimas.

 

Sinceramente não sei.

 

Obrigado

 

Menores médias das mínimas na história do Baz :

 

0,9 - Urupema (JULHO-2013)1,1 - PNI Marcão (julho-2013)

 

1,2 - PNI Marcão (Agosto-2013)

 

1,7 - Campos do Jordão (Horto / Julho-2008)

 

2,0 - S Joaquim (Climaterra / julho 2000)

 

2,3 - Campos do Jordão (Horto / Agosto-2010)

 

2,4 - Campos do Jordão (Horto / Agosto/1999)

 

2,7 - PNI Marcão (setembro-2013)

 

2,9 - S Joaquim (Climaterra / AGOSTO 2003)

 

2,9 S.JOAQUIM (CETREJO JUNHO DE 2012)

 

3,0 - Campos do Jordão (Horto / julho-2006)

 

3,1 - Morro da Igreja (julho-2007)

 

3,2 - Campos do Jordão (Horto / julho-1996)

 

 

 

Faltou o Cruzeiro SC

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alguém tem registro de média negativa da mínimas.

 

Sinceramente não sei.

 

Obrigado

 

Menores médias das mínimas na história do Baz :

 

1,1 - PNI Marcão (julho-2013)

 

1,2 - PNI Marcão (Agosto-2013)

 

1,5 - Urupema (junho-2011)

 

1,7 - Campos do Jordão (Horto / Julho-2008)

 

2,3 - Campos do Jordão (Horto / Agosto-2010)

 

2,4 - Campos do Jordão (Horto / Agosto/1999)

 

2,7 - PNI Marcão (setembro-2013)

 

3,0 - Campos do Jordão (Horto / julho-2006)

 

3,1 - Morro da Igreja (julho-2007)

 

3,2 - Campos do Jordão (Horto / julho-1996)

 

3,8 - S Joaquim (Climaterra / julho 2007)

 

Faltou o Cruzeiro SC

 

Nossa, não sabia que CDJ disputava tão bem nesse quesito.

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem registro de média negativa da mínimas.

 

Sinceramente não sei.

 

Obrigado

 

Menores médias das mínimas na história do Baz :

 

1,1 - PNI Marcão (julho-2013)

 

1,2 - PNI Marcão (Agosto-2013)

 

1,5 - Urupema (junho-2011)

 

1,7 - Campos do Jordão (Horto / Julho-2008)

 

2,3 - Campos do Jordão (Horto / Agosto-2010)

 

2,4 - Campos do Jordão (Horto / Agosto/1999)

 

2,7 - PNI Marcão (setembro-2013)

 

3,0 - Campos do Jordão (Horto / julho-2006)

 

3,1 - Morro da Igreja (julho-2007)

 

3,2 - Campos do Jordão (Horto / julho-1996)

 

3,8 - S Joaquim (Climaterra / julho 2007)

 

Faltou o Cruzeiro SC

 

Nossa, não sabia que CDJ disputava tão bem nesse quesito.

 

Frost, basta um ASAS superpoderoso para a estabilidade reinar nas baixadas da Mantiqueira. É uma constância de 0,1,2,3 graus sem fim!

 

Imagina no PNI?? :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Menores médias das mínimas na história do Baz :

 

0,9 - Urupema (JULHO-2013)

 

1,0 - Bom Jardim da Serra (Julho-2013)

 

1,1 - PNI Marcão (julho-2013)

 

1,2 - PNI Marcão (Agosto-2013)

 

1,7 - Campos do Jordão (Horto / Julho-2008)

 

2,0 - S Joaquim (Climaterra / julho 2000)

 

2,3 - Campos do Jordão (Horto / Agosto-2010)

 

2,4 - Campos do Jordão (Horto / Agosto/1999)

 

2,7 - PNI Marcão (setembro-2013)

 

2,9 - S Joaquim (Climaterra / AGOSTO 2003)

 

2,9 - S.JOAQUIM (CETREJO JUNHO DE 2012)

 

3,0 - Campos do Jordão (Horto / julho-2006)

 

3,1 - Morro da Igreja (julho-2007)

 

3,2 - Campos do Jordão (Horto / julho-1996)

 

 

Vlw Coutinho...

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, indo hoje rumo à FX, projeto baixadão do Guamirim, Pedras Brancas, Água Azul, se Deus quiser em breve uma Davis lá...tem sinal de internet...

Vamos ver o q consigo....

Base da baixada 590m,cercada de coxilhas de até 778m... :good: :ok:

 

PH, porque voce está tao obcecado por baixadas? Está buscando o que? Parece que está com medo de alguma coisa? Véio, faz frio sim na Serra do Batucarai, mas não é tudo isso, nem na baixada do tutuias, não é o lugar mais frio do Brasil.

 

Pra um lugar ser considerado o mais frio do Brasil, deve ser frio NA MÉDIA geral. Não adianta um dia fazer -12 se no restante do ano mal consegue baixar de 10 graus.

 

Desfoca da baixada!!!! As vezes o topo pode ser mais interessante sim!

 

Baixada só vai ter valores bons em dias de MP velha no auge do inverno, o que convenhamos em se tratando de Brasil, é mais difícil de acontecer, talvez devido a maior dinamica atmosférica, um dia faz frio de rachar, no outro ja entra pré frontal e adeus mínimas boas! E no sul a coisa é mais dinamica, entao ficam janelas menores de frio intenso. O sudeste tem uma dinamica mais estável, por isso no auge do inverno tem bem mais dias de estabilidade de MPS.

 

Povo do sul, estou errado?

 

Cada um tem uma opinião sobre os critérios do lugar mais frio. Acredito que o que deve valer é a média do inverno.

 

A cidade de International Falls nos EUA é considerada a mais fria de todo o US Continental. No verão, pode chegar a 39 graus, além de ter média dos três meses superior a de muitas cidades aqui no Brasil, igualmente no verão. A questão da baixada e de muitos outros pontos é que só tem a mínima expressiva. Depois das 8h da manhã já está muito mais quente e ninguém viu aquela temperatura. Por isso, passa batido por quase todo mundo.

 

O famoso Cacella (uma espécie de Mafili piorado :rtfm: ) queria porque queria fazer a sua Brasília ser considerada uma cidade fria usando as mínimas que faziam na estação dele do "parkway". às 9 da manhã a temperatura já estava acima de 20 graus.

 

Concluindo: se o PHP acredita que a estação em baixada vai ter uma boa média de inverno, então vale a pena. Creio que pode ter uma boa mínima absoluta, mas vai "esquentar" bastante durante as tardes de inverno. Existem estações semelhantes aqui no RS com essa performance.

Link to comment
Share on other sites

No dia da Neve Curitiba tivemos minima de 1,5°C. A máxima na capital no dia foi de 5,6ºC,

Pergunto a média é aritmética (1,5+5,6)/2 = 3,55°C ou é média ponderada por hora ?

 

"Ex: fictício"

3 horas a 1,5°

4 Horas a 3°

10 Horas a 4°

7 Horas a 5 º

Ex: {(1,5*3)+(3*4)+(4.*10)+ (7*5) } /24 =3,81°

 

 

Fonte

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1393176

Link to comment
Share on other sites

Mínimas negativas, médias bem baixas, temperaturas em rápida queda... Tudo isso é interessante e bacana.

 

Mas, me perdoem a franqueza: o que mais impressiona, empolga e contagia, é a NEVE em cidades, no campo, nas ruas, telhados, rodovias. Enfim, no cotidiano das pessoas. Coisa que o posto do Marcão, PNI, portaria... se registrarem, será para quem?

 

NEVE de verdade, de quantidade, SOMENTE o planalto meridional com araucária possui anualmente. Isso sim é INCRÍVEL!!

Link to comment
Share on other sites

Por falar em Máximas

 

Porto Alegre RS :

 

07/07/1918 : 09,7

08/07/1918 : 08,6

09/07/1918 : 09,2

10/07/1918 : 09,6

xx/08/1920 : 07,2

xx/08/1975 : 07,4

 

Florianópolis SC :

 

31/07/1955: 08,4

 

Curitiba PR :

 

04/08/2010 : 06,8

 

São Joaquim SC :

 

31/07/1993 : -02,4

30/07/1955 : -02,2

 

Campos do Jordão SP :

 

15/08/1999 : 05,0

Link to comment
Share on other sites

Prova cabal de como o outono está sendo generoso com o sudeste e pífio aqui no litoral sul..

Para algumas partes do sudeste!

Parao o estado de SP, excluindo a mantiqueira, maio está sendo monótono... Em Campinas não tivemos uma sub10 ainda!

Em viracopos:

tmax media: 26,2ºC

tmedia: 20,7ºC

tmin media: 15,5ºC

 

anomalia tmedia de +1,7ºC ("normal" 51-13)

anomalia tmedia de +1,6ºC (normal 81-10)

 

Isso que eu ia dizer. A coisa está boa apenas para o leste do Sudeste.

No geral, estado de SP , principalmente região oeste e sul, está bem sem graça.

Link to comment
Share on other sites

O pessoal falando onde é interessante mais uma estação metateológica...

 

E na minha humilde opinião a cidade de Pinheiro Machado devia ser prioridade.

 

 

Facil , é só voce ir lá , tentar contato com alguem que tenha interesse na estaçao , mostrar vontande de ter uma estação por la , se voce encontrar um local seguro , internet , e pessoas dispostas a ajudar $$$ fica facil ! Agora querer que um local tenha uma estaçao e nao mover uma pena pra ajudar , ai fica dificil , não basta só querer tem que batalhar pra conseguir !

Link to comment
Share on other sites

 

O famoso Cacella (uma espécie de Mafili piorado :rtfm: )

 

Certamente, não.

 

A atividade de astronomia do Cacella é fantástica.

 

Como vocês podem acompanhar no blog dele AQUI

 

http://cacella.tachyonweb.net/blog/

 

Creio que a maioria se recorda das grandes brigas com digamos a outrora panela de Porto Alegre. [ já não existe mais como entidade organizada...felizmente....rsrsrsrsr...brincadeirinha]

 

Até abril de 2014 ,Porto Alegre """perde""" para Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia.

 

Quase empata com Campo Grande.

 

Não o Cacella que às vezes posta no fórum é muito melhor que o pobre do Mafili.

 

Cometemos os mesmos erros,

 

Brigar com a turma errada. [sorry]

 

Resumindo: Até o momento Porto Alegre é Porto Alegre.

 

Se algo destoar do agrado dos leitores, sinto não há maldade apenas a constatação dos fatos até o momento.

 

Bons tempos que JJA em São Paulo era mais frio que a bela capital dos gaúchos.

 

Saudações Encarnadas....

 

 

 

76 BRASÍLIA DF 21,6 22,1 21,8 21,2 21,4

77 SÃO PAULO SP 23,5 25,0 25,3 22,8 20,8

78 BELO HORIZONTE MG 23,5 24,5 24,4 23,0 22,0

79 GOIÂNIA GO 23,9 24,3 24,0 23,4 23,8

80 PORTO ALEGRE RS 24,2 26,5 26,3 23,0 21,0

81 CAMPO GRANDE MS 24,6 24,7 25,2 24,3 24,2

82 FLORIANÓPOLIS SC 24,8 26,0 26,4 24,2 22,4

83 RIO DE JANEIRO RJ (GALEÃO) 27,3 28,9 29,0 26,8 24,6

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, indo hoje rumo à FX, projeto baixadão do Guamirim, Pedras Brancas, Água Azul, se Deus quiser em breve uma Davis lá...tem sinal de internet...

Vamos ver o q consigo....

Base da baixada 590m,cercada de coxilhas de até 778m... :good: :ok:

 

A mais de 29ºS. Desnível de 190m... Aqui em Lages, há pontos de 880m com topos de 1100m, mas nunca fiz teste algum.. Mas estamos a 28ºS ou nem isso...

 

Protegida do sol? Quem cuidará da aparelhagem? Faça um teste com aqueles term. digitais...

 

Me ligue a noite.

 

Abçs

Link to comment
Share on other sites

Em andamento :

 

- Estação no Morro da Antena no PNI (dados on-line)

 

- Estação on-line no Cruzeiro (Sitio do amigo do Ronaldo)

 

- Estação on-line ho Horto Floestal de Campos

 

- Estação do Caio em Urupema , mudança de local , mas permanecendo na cidade.

 

- Estação do Pico do Itapeva (Campos do Jordão ), PROJETO ABORTADO

 

Estação Fazenda Santa Bárbara, Morro da Igreja, ao lado da pista e baixada...

Link to comment
Share on other sites

Mafili, em nenhum momento julgaria tu ou o Cacella por conhecimentos científicos, até porque não os tenho. Quis dizer em termos de ser "mala sem alça" se é que vc me entende!

 

Com relação a Porto Alegre ser menos fria que estas cidades todas até maio, considero perfeitamente correta. Jamais chegaremos a um consenso sobre o que vale, se o inverno, se o ano inteiro e etc. Para mim o que vale é o inverno.

 

Veja a questão abaixo:

 

International Falls, MN e Fraser, CO.

 

A primeira está a 300m de altura apenas, porém a 48N.

 

A outra estação a 39N (diferença equivalente a Porto Alegre até o Espírito Santo) porém a 2.600m e com montanhas de até 3.500m no entorno.

 

O que acontece? No "core" do inverno International Falls é mais fria. Vive sendo invadida por ar polar fortíssimo. Inverno extremamente constante. Mínimas absolutas incríveis.

 

Fraser também tem mínimas absolutas incríveis, porém em menor quantidade. Por estar mais ao sul, também acaba tendo menos invasões polares, que porém são violentas quando chegam.

 

Mas.... no verão! Ah, o verão! Tema de discórdia aqui no BAZ entre São Joaquim e Campos do Jordão por tanto tempo. No verão International Falls chega a mais de 30 graus algumas poucas vezes, mas chega. Fraser mal bate os 20. Consequência? Média anual muito baixa para Fraser que deve ficar "tirando onda" de International Falls o verão inteiro.

 

O termo "icebox of the nation" foi inclusive motivo para disputa judicial por questões de atração turística entre as duas cidades. A justiça americana rendeu-se a International Falls. Não pelo clima, e sim porque registraram primeiro. Sobre quem será a real cidade mais fria? Cada um tem o seu critério e o adotará conforme conveniência.

Link to comment
Share on other sites

923242_557266031056592_884241818483894111_n.jpg

 

Vento máximo nos últimos 30 dias, apenas para curiosidade:

 

Morro da Igreja: 138,96km/h

São José dos Ausentes: 131,4km/h

Laguna: 130,32km/h

 

Vento médio:

 

Bom Jardim da Serra: 21,13km/h

Urupema: 20,81km/h

 

*Não consegui visualizar Morro da Igreja.

 

O pessoal do Sudeste poderia fazer uma, tenho curiosidade em saber quais locais mais ventosos de SP, RJ e MG. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Willian...sensacional..!!

 

Sobre as médias que perguntou Campos (Horto) está com 12,0 graus de média este mês e na média das míninas com 4,8...Maria da Fé Inmet estava ontem com 14,0, abraço!!

 

 

Vlw , Gonçalves na média vai brigar com as automaticas de CDJ e MV , e sera mais fria que o INMET de Maria da Fé !

 

 

Céu com muitas nuvens altas e 19°C !

Link to comment
Share on other sites

Mínimas negativas, médias bem baixas, temperaturas em rápida queda... Tudo isso é interessante e bacana.

 

Mas, me perdoem a franqueza: o que mais impressiona, empolga e contagia, é a NEVE em cidades, no campo, nas ruas, telhados, rodovias. Enfim, no cotidiano das pessoas. Coisa que o posto do Marcão, PNI, portaria... se registrarem, será para quem?

 

NEVE de verdade, de quantidade, SOMENTE o planalto meridional com araucária possui anualmente. Isso sim é INCRÍVEL!!

 

Concordo Shimutz....Poderemos abrir um tópico sobre Argentina , Chile, EUA, Canada ou Europa pra falar de neve....Dizem que lá tem fartura neste quesito...

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Mafili, em nenhum momento julgaria tu ou o Cacella por conhecimentos científicos, até porque não os tenho. Quis dizer em termos de ser "mala sem alça" se é que vc me entende!

 

Com relação a Porto Alegre ser menos fria que estas cidades todas até maio, considero perfeitamente correta. Jamais chegaremos a um consenso sobre o que vale, se o inverno, se o ano inteiro e etc. Para mim o que vale é o inverno.

 

.....

 

Entendo perfeitamente,

 

Aguentar a galerinha de Porto Alegre só sendo mala mesmo.

 

Claro que para você o que vale é o período que interessa.

 

Demasiadamente óbvio...se é que me entende.

 

Por uma razão que eu desconheço JJA de São Paulo ficou mais quente que JJA de Porto Alegre [ que pouca ou nenhuma mudança significativa ocorreu]...cuidado com o futuro.

 

 

Saudações Encarnadas....

Link to comment
Share on other sites

PH, até que sua estação foi bem hoje com 10,6 de minima...Ficou em 5o lugar no estado.......

 

Mas acabou tomando laço para Vitória da Conquista no Estado da Bahia com incríveis 8,2....menor do ano por lá..!!

 

:mosking:

 

Ué, Carlão.

 

Não tem aquele negócio de inverno climático MJJAS?

 

E Piatã e Trinfo como foram?

 

Peleia das boas.

Link to comment
Share on other sites

 

Concordo Shimutz....Poderemos abrir um tópico sobre Argentina , Chile, EUA, Canada ou Europa pra falar de neve....Dizem que lá tem fartura neste quesito...

 

abraço

 

Refiria-me às temperaturas monitoradas apenas... Mas fico feliz que concordou comigo. Pensei que estivesse perdjido, mas foi divertjido...

Link to comment
Share on other sites

Médias parciais - Maio 2014:

 

07,5 - Parque do Itatiaia MG (PWS - Marcão)

10,4 - Morro da Igreja SC (Inmet)

11,8 - Urupema SC (Ciram)

12,2 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

12,3 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

12,4 - Pico do Couto RJ (Inmet)

12,5 - São Joaquim SC (Inmet)

12,6 - Campos do Jordão SP (Inmet)

12,6 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

12,8 - Monte Verde MG (Inmet)

12,9 - Campos do Jordão SP (INPE)

13,0 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

13,4 - Bom Jesus RS (Ciram)

13,5 - Painel SC (Ciram)

13,6 - Maria da Fé MG (Inmet)

13,7 - Água Doce SC (Ciram)

13,8 - Matos Costa SC (Ciram)

13,9 - Santa Cecília SC (Ciram)

14,0 - Papanduva SC (Ciram)

14,0 - Vacaria RS (Inmet)

14,2 - Caçador SC (Ciram)

14,4 - Lebon Régis SC (Ciram)

14,6 - Canela RS (PWS - Castelinho)

14,8 - Inacio Martins PR (Inmet)

14,9 - Canela RS (Inmet)

16,4 - Passo Fundo (Inmet)

16,5 - Soledade RS (Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Mafili, em nenhum momento julgaria tu ou o Cacella por conhecimentos científicos, até porque não os tenho. Quis dizer em termos de ser "mala sem alça" se é que vc me entende!

 

Com relação a Porto Alegre ser menos fria que estas cidades todas até maio, considero perfeitamente correta. Jamais chegaremos a um consenso sobre o que vale, se o inverno, se o ano inteiro e etc. Para mim o que vale é o inverno.

 

.....

 

Entendo perfeitamente,

 

Aguentar a galerinha de Porto Alegre só sendo mala mesmo.

 

Claro que para você o que vale é o período que interessa.

 

Demasiadamente óbvio...se é que me entende.

 

Por uma razão que eu desconheço JJA de São Paulo ficou mais quente que JJA de Porto Alegre [ que pouca ou nenhuma mudança significativa ocorreu]...cuidado com o futuro.

 

 

Saudações Encarnadas....

 

Dúvida 1: Qual a cidade mais fria no teu critério: SP ou POA?

 

Dúvida 2: Quem é a galerinha de POA? Eu e o Bruno?

Link to comment
Share on other sites

Dúvida 2: Quem é a galerinha de POA? Eu e o Bruno?

 

Bruno

Alexandre Aguiar

Fábio Torales

JOAO TUR

Marcos

Gamboa

Arnaldo Villela

Gilberto

brunous2

Walter Holzhey

Avillex

denise berleze

PatrickIlan

Moacir Sampaio

Luis Telmo

Vicente Limberger

lederhos

Luiz FS

Margarida

JOAO ALOISIO

Samuel Schneider

Solange Maas

Hannes G Junior

Rodrigo Veleda

IlanRS

 

Usuários de Porto alegre no Forum

Link to comment
Share on other sites

 

Dúvida 1: Qual a cidade mais fria no teu critério: SP ou POA?

 

Dúvida 2: Quem é a galerinha de POA? Eu e o Bruno?

 

Dúvida 1: São Paulo desde 1554 sempre foi mais fria que Porto Alegre até que algo aconteceu e não foi só UHI e Porto Alegre ficou mais fria que São Paulo em JJA. E olha que essa inversão não é tão antiga assim.

 

Dúvida 2: Trate deste assunto via MP.

 

Saudações Coloradas

 

Carlos, O João Tur caiu em desgraça...pois...estava com calor...e saudades do casaco.

 

Mas é um bom exemplo....de onde vai parar as discussões quando envolvem essa cidade.

Link to comment
Share on other sites

Imagem do blog da Metsul,

:mosking: :mosking: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl:

Sempre houve a profecia que o sertão vai virar mar.

Havia também a promessa dos aquecimentista da expansão da cafeicultura nacional.

 

TEMPOS INTERESSANTES

 

1add576aeb2ad60fecd4dc4f4fcd1cff.jpg

kkkkkkk

 

essa do café na região do Prata e no RS foi dmais!

 

Falei q um dia haveriam CAFEZAIS em Soledade!

Link to comment
Share on other sites

 

Dúvida 1: Qual a cidade mais fria no teu critério: SP ou POA?

 

Dúvida 2: Quem é a galerinha de POA? Eu e o Bruno?

 

Dúvida 1: São Paulo desde 1554 sempre foi mais fria que Porto Alegre até que algo aconteceu e não foi só UHI e Porto Alegre ficou mais fria que São Paulo em JJA. E olha que essa inversão não é tão antiga assim.

 

Dúvida 2: Trate deste assunto via MP.

 

Saudações Coloradas

 

Carlos, O João Tur caiu em desgraça...pois...estava com calor...e saudades do casaco.

 

Mas é um bom exemplo....de onde vai parar as discussões quando envolvem essa cidade.

 

Mafili,

 

Acha mesmo que ele só foi "queimado" por reclamar de calor em POA?

 

Mas, enfim, o que vale pra determinar o lugar mais frio é a média anual ou JJA? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Me desculpe.

Sou novo no fórum.... Mas me diz uma coisa.... :punish:

Qual a importância de ser do sul ou do sudeste ou do Acre :D se todos somos iguais do avesso ? :friends:

Viva o Brasil e sua diversidade seja na origem, na baixada ou na altitude.....

 

Sou a favor de quadros e Ranking isso mostra a diversidade e é legal, muito legal....

ps: Esta chato essa situação :sad:

Link to comment
Share on other sites

Café - Clima pode mudar áreas de plantio da cultura para o Rio Grande do Sul

 

As mudanças climáticas podem provocar uma nova geografia da produção no Estado, dando lugar a culturas antes restritas a outras áreas do Brasil. Em um cenário futuro, plantações de cana-de-açúcar e de café, por exemplo, poderiam competir com culturas tradicionais na paisagem do Estado.

 

O mesmo estudo aponta a necessidade de investimentos de valores em torno de R$ 100 milhões na agricultura, no setor energético e em ações de gestão e políticas públicas, para regiões costeiras ameaçadas pela elevação do nível do mar.

 

O Chefe-Geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, destacou a importância de pesquisas em plantas mais resistentes aos estresses climáticos, durante o 6º Agrimark Brasil - Seminário Brasileiro de Marketing no Agronegócio, realizado pelo Instituto Universal de Marketing em Agribusiness e pelo Canal Rural/Grupo RBS, na Capital.

 

Essas mudanças de clima que podem trazer queda de produtividade em culturas como a soja e o milho, ao mesmo tempo podem abrir espaço para outras que hoje não podem se desenvolver na região por conta do frio - caso do café. A cana de açúcar, que já integra a pauta de zoneamento no Rio Grande do Sul, mereceu destaque na última reunião do Conselho Assessor Externo da Unidade.

 

Stumpf Jr. afirmou que já se fala com desenvoltura, que por volta de 2020, já haveria a possibilidade da existência de áreas de produção deste grão no Estado. Para ele a palavra chave é planejamento tecnológico. O conhecimento da pesquisa brasileira, desenvolvida pelas unidades da Embrapa, ja permite dispor de um variado portfolio de transferência de tecnologias e recomendações técnicas para que o agricultor ingresse nessa nova agricultura antes da ruptura anunciada.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.