Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Mínimas negativas, médias bem baixas, temperaturas em rápida queda... Tudo isso é interessante e bacana.

 

Mas, me perdoem a franqueza: o que mais impressiona, empolga e contagia, é a NEVE em cidades, no campo, nas ruas, telhados, rodovias. Enfim, no cotidiano das pessoas. Coisa que o posto do Marcão, PNI, portaria... se registrarem, será para quem?

 

NEVE de verdade, de quantidade, SOMENTE o planalto meridional com araucária possui anualmente. Isso sim é INCRÍVEL!!

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili,

 

Acha mesmo que ele só foi "queimado" por reclamar de calor em POA?

 

Mas, enfim, o que vale pra determinar o lugar mais frio é a média anual ou JJA? :russian:

 

Sim, os argumentos do querido João Tur eram fracos e alguns efetivamente toscos.

 

Mas sem dúvida João Tur reclamou do calor.

 

Todos sabemos quais são as cidades e estações frias.

 

Urupema é fria

 

Manaus é quente

 

Alguma dúvida?

 

Saudações Coloradas

Link to comment
Share on other sites

Café - Clima pode mudar áreas de plantio da cultura para o Rio Grande do Sul

 

As mudanças climáticas podem provocar uma nova geografia da produção no Estado, dando lugar a culturas antes restritas a outras áreas do Brasil. Em um cenário futuro, plantações de cana-de-açúcar e de café, por exemplo, poderiam competir com culturas tradicionais na paisagem do Estado.

 

O mesmo estudo aponta a necessidade de investimentos de valores em torno de R$ 100 milhões na agricultura, no setor energético e em ações de gestão e políticas públicas, para regiões costeiras ameaçadas pela elevação do nível do mar.

 

O Chefe-Geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, destacou a importância de pesquisas em plantas mais resistentes aos estresses climáticos, durante o 6º Agrimark Brasil - Seminário Brasileiro de Marketing no Agronegócio, realizado pelo Instituto Universal de Marketing em Agribusiness e pelo Canal Rural/Grupo RBS, na Capital.

 

Essas mudanças de clima que podem trazer queda de produtividade em culturas como a soja e o milho, ao mesmo tempo podem abrir espaço para outras que hoje não podem se desenvolver na região por conta do frio - caso do café. A cana de açúcar, que já integra a pauta de zoneamento no Rio Grande do Sul, mereceu destaque na última reunião do Conselho Assessor Externo da Unidade.

 

Stumpf Jr. afirmou que já se fala com desenvoltura, que por volta de 2020, já haveria a possibilidade da existência de áreas de produção deste grão no Estado. Para ele a palavra chave é planejamento tecnológico. O conhecimento da pesquisa brasileira, desenvolvida pelas unidades da Embrapa, ja permite dispor de um variado portfolio de transferência de tecnologias e recomendações técnicas para que o agricultor ingresse nessa nova agricultura antes da ruptura anunciada.

 

Não conheço o estudo, mas posso afirmar que nenhum agricultor está levando em consideração qualquer coisa que está sendo dita aí. O RS e o Brasil em geral batem recorde em produção de soja e milho ano após ano. Certamente nenhum deles está pensando em café. Queria entender o que se passa na cabeça desses caras.. quer investir em café? compre terras no sudeste, ou na Colômbia. Na Colômbia está mais barato. Na Venezuela, sendo amigo do maduro, mais barato ainda!

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili,

 

Acha mesmo que ele só foi "queimado" por reclamar de calor em POA?

 

Mas, enfim, o que vale pra determinar o lugar mais frio é a média anual ou JJA? :russian:

 

Sim, os argumentos do querido João Tur eram fracos e alguns efetivamente toscos.

 

Mas sem dúvida João Tur reclamou do calor.

 

Todos sabemos quais são as cidades e estações frias.

 

Urupema é fria

 

Manaus é quente

 

Alguma dúvida?

 

Saudações Coloradas

 

Tem gente que reclama do calor quando está 15 graus.. outros com 30.. tem quem reclame por hobby também!

 

Mas... JJA ou Anual?

Link to comment
Share on other sites

Temos que fazer a experiencia do Mafili! ainda vejo aqui muito mito sobre topos e baixadas!!!!

 

Que mito? Topo e baixada tem diferenças grandes sim...

 

O mito que existe aqui é diferença de baixada para baixada... Tem gente que insiste que baixada em V e U, colher de sopa e afins tem muita diferença...

 

Baixadas frias, Urupema, Bom Jardim da Serra, PNI, registra bons valores normalmente, mas tem umas baixadas meio falsas que prometem, prometem e nada....

 

Moretao, a questao é exatamente essa. Mal sabemos a dinamica de uma estacao que esta online 1 dia, 1 ano ou 7 anos e já vejo muitos colocando informações como FATOS consumados. Isso que ajuda a criar mitos.

 

Um dos mitos que percebo e que muitos já se deram conta, é que a temperatura da baixada será sempre mais fria que em topo. Só vai ser com MP ESTABILIZADA. Se o MI teve -7,8 e nesse mesmo dia Urupema nao atingiu esse valor,, é por conta da advecção polar, bateu forte e frontal no MI, sem estabilizaçao da MP.

 

Outro mito: Determinar qual o tipo de baixada ideal. Oras, qualquer buraco com desnivel sem saídas de ar, será uma baixada boa de mínimas, tanto faz seu formato, se tem ou nao tem o capinzinho no morro. O que tem que ser estudado principalmente é a DINAMICA do movimento do ar e as trocas de massa quente/fria.

 

Mais um mito: achar que o ar de x lugar está exatamente na mesma temperatura que em Y lugar. Dai vem um cara e posta "Chupa! Baixada das xxxx do Borogodó fez -1 e PNI fez 7!"Eu já li isso aqui!

 

Mais outro mito: achar que com ar ESTABILIZADO a temperatura será sempre MENOR que a de topos. Entao tá bom. O cara pega uma cidade a 300 metros sobre o nivel do mar e compara com um pico a 1811 metros de altitude. eu li isso tb em algum lugar por aqui. Esqueçe que existem microclimas particulares pra cada caso e esqueçe o básico de geografia: a altitude altera a temperatura numa razao média de 2 graus a cada 300 metros. Entao passa o tempo todo bradando que na baixada a 300 metros faz mais frio que a 1811 metros. Aí veio o inverno 2013 e quem deu um tapa na cara da sociedade? AS ESTACOES EM ALTITUDE ACIMA DE 1000 METROS.

 

quer mais mitos? Tem o de achar que o vento atrapalha as mínimas de baixada. O que atrapalha nao é o vento, e sim de que lado ele vem! Já cansei de ver baixadas COM VENTO arrebentando nas mínimas. Ano passado me lembro de um dia no PNI, creio que foi perto daquele dia do -6,9, onde o Marcao TINHA VENTO ACIMA DE 20 KM/h e fez -5,4 de mínima. Esqueceram de olhar que o vento era de advecção SUL. Se fosse norte, obviamente seria mais quente e obviamente atrapalharia a queda.

 

Tem outros mitos que já li nao só aqui como até mesmo em estudos que fiquei chocado!

 

Mas chega por hora, né?

Link to comment
Share on other sites

Acho excelente essas discussões sobre o lugar mais frio do Brasil, é sempre bem vindo e válido..

Mas infelizmente essas temperaturas mínimas incríveis ocorrem geralmente em locais praticamente isolados e sem população ou turismo, ou seja, faz frio pra ninguém "curtir"..

E outra,do que adianta termos temperaturas negativas durante a madrugada e durante o dia chegar a 20ºC..

 

Nem precisaríamos ter minimas negativas, se durante o dia as temperatura não ultrapassassem os 10ºC, já que não podemos ser exigentes ao ponto de pedirmos temperaturas assim durante o inverno todo..

Mas que pelo menos durasse umas boas semanas... kkk

Para que influenciasse no nosso dia a dia, e não só fizesse frio de madrugada na hora que todos estão dormindo embaixo do edredons...

 

Não custa nada sonhar...rsrs

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Acho excelente essas discussões sobre o lugar mais frio do Brasil, é sempre bem vindo e válido..

Mas infelizmente essas temperaturas mínimas incríveis ocorrem geralmente em locais praticamente isolados e sem população ou turismo, ou seja, faz frio pra ninguém "curtir"..

E outra,do que adianta termos temperaturas negativas durante a madrugada e durante o dia chegar a 20ºC..

 

Nem precisaríamos ter minimas negativas, se durante o dia as temperatura não ultrapassassem os 10ºC, já que não podemos ser exigentes ao ponto de pedirmos temperaturas assim durante o inverno todo..

Mas que pelo menos durasse umas boas semanas... kkk

Para que influenciasse no nosso dia a dia, e não só fizesse frio de madrugada na hora que todos estão dormindo embaixo do edredons...

 

Não custa nada sonhar...rsrs

 

Abraços!!

 

Entao venha pra SP ou Curitiba no inverno, garanto que pegará vários dias com máximas abaixo de 14 graus e frio umido. :friends:

Link to comment
Share on other sites

Menores médias das mínimas na história do Baz :

 

0,9 - Urupema (JULHO-2013)

 

1,0 - Bom Jardim da Serra (Julho-2013)

 

1,1 - PNI Marcão (julho-2013)

 

1,2 - PNI Marcão (Agosto-2013)

 

1,7 - Campos do Jordão (Horto / Julho-2008)

 

2,0 - S Joaquim (Climaterra / julho 2000)

 

2,3 - Campos do Jordão (Horto / Agosto-2010)

 

2,4 - Campos do Jordão (Horto / Agosto/1999)

 

2,7 - PNI Marcão (setembro-2013)

 

2,9 - S Joaquim (Climaterra / AGOSTO 2003)

 

2,9 - S.JOAQUIM (CETREJO JUNHO DE 2012)

 

3,0 - Campos do Jordão (Horto / julho-2006)

 

3,1 - Morro da Igreja (julho-2007)

 

3,2 - Campos do Jordão (Horto / julho-1996)

 

 

Vlw Coutinho...

 

:good2:

 

Vila Inglesa, Julho ou agosto 10 foi +0.9C, 17 negativas, preciso procurar o topico, coloquei a tabela aqui em algum tópico.

Link to comment
Share on other sites

Diferente de outros dias, temos nessa noite céu bem limpo aqui no Tatuapé! 17 graus nas estações do CGE mais próximas daqui!

Parelheiros e São Mateus está em 12 graus! Aliás, São Mateus tem se mostrado muito nas mínimas!

Infelizmente o céu se encheu de nuvens de madrugada, prejudicando a queda :negative:

É incrível como é difícil de termos uma noite inteira de ceu limpo em São Paulo.

A estação do IAG bateu nos 11,9°C antes da meia noite.

Depois a temperatura subiu.

A mínima de hoje (Após 0h BR) foi 12,3°C.

No Mirante, a mínima foi 13,8°C.

 

Sampa amanheceu com muitas nuvens a nublado.

 

Agora, temos sol e poucas nuvens por aqui.

Nas ruas, sob o sol, já dava sensação de calor.

 

Às 16h, estava 25°C nos 3 aeroportos.

Link to comment
Share on other sites

Acho excelente essas discussões sobre o lugar mais frio do Brasil, é sempre bem vindo e válido..

Mas infelizmente essas temperaturas mínimas incríveis ocorrem geralmente em locais praticamente isolados e sem população ou turismo, ou seja, faz frio pra ninguém "curtir"..

E outra,do que adianta termos temperaturas negativas durante a madrugada e durante o dia chegar a 20ºC..

 

Nem precisaríamos ter minimas negativas, se durante o dia as temperatura não ultrapassassem os 10ºC, já que não podemos ser exigentes ao ponto de pedirmos temperaturas assim durante o inverno todo..

Mas que pelo menos durasse umas boas semanas... kkk

Para que influenciasse no nosso dia a dia, e não só fizesse frio de madrugada na hora que todos estão dormindo embaixo do edredons...

 

Não custa nada sonhar...rsrs

 

Abraços!!

 

Entao venha pra SP ou Curitiba no inverno, garanto que pegará vários dias com máximas abaixo de 14 graus e frio umido. :friends:

 

Opa... vou mesmo!

Mas ai você já esta "roubando".. falei Sub de 10ºC.. e você já esta sugerindo Sub de 14ºC... kkkk

Abraços..

Link to comment
Share on other sites

Sei que dias de frio extremos são raros aqui no Sudeste mas não posso esquecer que Santos no ano passado teve uma oscilição diária de 09/13... desde 1993 nunca tinha visto uma oscilação dessa.....E meu Riacho Grande em São Bernardo do Campo , teve um dia de Caxias do Sul....Chuviscos e oscilando entre 04,1 / 07,4.....São oscilçoes diárias que nunca vou esquecer....pena que é tão dificil..

 

A primeira negativa que peguei foi em Julho de 1981 justamente no Abrigo Rebouças no PNI...eram 7 da manha e termometros de mercurio na época marcavam -1 com geada no local.....Fui num Chevette 1976 pra lá....parece até a musica do Raul Seixas...

Link to comment
Share on other sites

Acho excelente essas discussões sobre o lugar mais frio do Brasil, é sempre bem vindo e válido..

Mas infelizmente essas temperaturas mínimas incríveis ocorrem geralmente em locais praticamente isolados e sem população ou turismo, ou seja, faz frio pra ninguém "curtir"..

E outra,do que adianta termos temperaturas negativas durante a madrugada e durante o dia chegar a 20ºC..

 

Nem precisaríamos ter minimas negativas, se durante o dia as temperatura não ultrapassassem os 10ºC, já que não podemos ser exigentes ao ponto de pedirmos temperaturas assim durante o inverno todo..

Mas que pelo menos durasse umas boas semanas... kkk

Para que influenciasse no nosso dia a dia, e não só fizesse frio de madrugada na hora que todos estão dormindo embaixo do edredons...

 

Não custa nada sonhar...rsrs

 

Abraços!!

 

Entao venha pra SP ou Curitiba no inverno, garanto que pegará vários dias com máximas abaixo de 14 graus e frio umido. :friends:

 

Opa... vou mesmo!

Mas ai você já esta "roubando".. falei Sub de 10ºC.. e você já esta sugerindo Sub de 14ºC... kkkk

Abraços..

 

Ah isso é pra cidade de São Paulo kkkk

 

Pro eixo São Bernardo x Raia do riacho Grande x Itapucapiacaba, é possivel pegar ao menos um dia por ano de sub-10 kkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Sei que dias de frio extremos são raros aqui no Sudeste mas não posso esquecer que Santos no ano passado teve uma oscilição diária de 09/13... desde 1993 nunca tinha visto uma oscilação dessa.....E meu Riacho Grande em São Bernardo do Campo , teve um dia de Caxias do Sul....Chuviscos e oscilando entre 04,1 / 07,4.....São oscilçoes diárias que nunca vou esquecer....pena que é tão dificil..

 

A primeira negativa que peguei foi em Julho de 1981 justamente no Abrigo Rebouças no PNI...eram 7 da manha e termometros de mercurio na época marcavam -1 com geada no local.....Fui num Chevette 1976 pra lá....parece até a musica do Raul Seixas...

 

Belos relatos Carlos Dias,mas infelizmente é como você disse "tev um dia".. É uma pena não termos vários eventos como esse durante o ano em cidades bem populosas para que todos nós possamos sentir aquele friozinho...

 

Abraços..

Link to comment
Share on other sites

Saudações povo, acompanho o forum há muito tempo, nunca postei porque meu conhecimento a acrescentar é muito pequeno em comparação a outros no forum (para poder ter mais previsibilidade e tranquilidade no meu esportes favoritos - surf e paragliding - fiz um curso basico de metereologia no inpe para pilotos aviação comercial), mas sempre acompanho vocês para aprender e pegar links interessantes. Ano passado acompanhei o inverno todo de perto e fiquei empolgado ao ver todas as analises e depois toda neve no sul, quase matei o trabalho para ver ao vivol, me arrependo de não ter ido rs. Só queria fazer uma pergunta, se vocês não acompanham a estação do pico do gavião entre Aguas da Prata e Andradas, fica na serra do caracol, perto de Poços de Caldas Ela tem uma altura de 1600 e é mais interiozada que as da mantiqueira. Apenas como efeito de comparação. link:

http://www.picodogaviao.esp.br/meteo/

 

 

:good: Abraços, Jairo.

Link to comment
Share on other sites

HOJE NO JORNAL HOJE, GOSTEI, FALARAM DO DERRETIMENTO DO POLO SUL E QUE O MAR SUBIRIA 1,2 M, COM UM PRECISO DETALHE!!! ATÉ UNS MESES OU ANINHOS ATRÁS ERA EM 50/100 ANOS, AGORA, FORAM INTELIGENTES, EM 200 ANOS!!! ESTÃO APRENDENDO COM O POLO NORTE....

 

FAÇA UM DOCUMENTO, BEM ELABORADO, COBRANDO POR QUAISQUER DANOS, CASO NÃO TENHA AQUECIMENTO, E INICIE UMA PLANTAÇÃO DE CAFÉ NO RS E PEÇA A ASSINATURA DELES NO DOCUMENTO.....DEPOIS ME MOSTRE QTOS FICARÃO NA SALA.....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vila Inglesa, Julho ou agosto 10 foi +0.9C, 17 negativas, preciso procurar o topico, coloquei a tabela aqui em algum tópico.

 

João...acho que não foi em 2010.....Achei este Junho de 2011

 

4,1

3,1

5,5

3,7

-1,1

-2,7

6,1

-0,2

-0,8

3,6

-1,2

-0,7

0,1

2,5

0,7

-0,3

0,1

-0,7

1,6

2,2

3,2

3,1

2,9

3,2

3,1

4,3

-1,8

-5,2

-1,1

6,1

4,1

 

Média : 1,5

Link to comment
Share on other sites

Sei que dias de frio extremos são raros aqui no Sudeste mas não posso esquecer que Santos no ano passado teve uma oscilição diária de 09/13... desde 1993 nunca tinha visto uma oscilação dessa.....E meu Riacho Grande em São Bernardo do Campo , teve um dia de Caxias do Sul....Chuviscos e oscilando entre 04,1 / 07,4.....São oscilçoes diárias que nunca vou esquecer....pena que é tão dificil..

 

A primeira negativa que peguei foi em Julho de 1981 justamente no Abrigo Rebouças no PNI...eram 7 da manha e termometros de mercurio na época marcavam -1 com geada no local.....Fui num Chevette 1976 pra lá....parece até a musica do Raul Seixas...

 

Belos relatos Carlos Dias,mas infelizmente é como você disse "tev um dia".. É uma pena não termos vários eventos como esse durante o ano em cidades bem populosas para que todos nós possamos sentir aquele friozinho...

 

Abraços..

 

Por isso que temos um fórum pra discutir esses dados. Somos fanáticos por esses dias!

 

O Mount McKinley, no Alasca, está a mais de 6100m de altitude. Os EUA mantêm uma estação lá a 5800m. Imagine: 5800m no Alasca! O serviço meteorológico e os "Jornais Nacionais" dos EUA nem divulgam mais, apenas se bater o recorde. Motivo? Já faz frio absurdo em muitas cidades de lá. Aqui no Brasil, qualquer onda forte de frio com negativas espalhadas ganha espaço no Jornal Nacional. Sobre o PNI não ser uma cidade: pra nós aqui no BAZ é interessantíssimo. Para a maioria da população, apenas uma curiosidade interessante. Mas no nosso "Jornal Nacional" deixa dar uma mínima de -10C lá pra ver se não será noticiada!

 

Tudo é a questão da raridade do evento..

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Saudações povo, acompanho o forum há muito tempo, nunca postei porque meu conhecimento a acrescentar é muito pequeno em comparação a outros no forum (para poder ter mais previsibilidade e tranquilidade no meu esportes favoritos - surf e paragliding - fiz um curso basico de metereologia no inpe para pilotos aviação comercial), mas sempre acompanho vocês para aprender e pegar links interessantes. Ano passado acompanhei o inverno todo de perto e fiquei empolgado ao ver todas as analises e depois toda neve no sul, quase matei o trabalho para ver ao vivol, me arrependo de não ter ido rs. Só queria fazer uma pergunta, se vocês não acompanham a estação do pico do gavião entre Aguas da Prata e Andradas, fica na serra do caracol, perto de Poços de Caldas Ela tem uma altura de 1600 e é mais interiozada que as da mantiqueira. Apenas como efeito de comparação. link:

http://www.picodogaviao.esp.br/meteo/

 

 

:good: Abraços, Jairo.

 

BEM VINDO AO NOVO/VELHO USUÁRIO.

Link to comment
Share on other sites

http://www.picodogaviao.esp.br/meteo/

 

 

:good: Abraços, Jairo.

 

Bem vindo Jairo...conheço o local, pois meu filho inclusive morou em Aguas da Prata 1 ano.......Mas a estação está fora do ar e marcando valores estranhos...

 

Veja o link

 

http://www.weatherlink.com/user/picodogaviao/index.php?view=summary&headers=1 ...

 

A minima ontem lá foi de -67,8....mais fria que o Posto Marcão....por isso acabei nem divulgando...

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z:

JwIAbXz.png

 

Isso mostra que este frio será sentindo no sudeste a partir do dia 25 em São paulo e 26 no Rio e BH

Rio com máxima de 16 graus, mostra que esse frio será bom para todos, e pode se extender para mais alguns dias

 

Será um MP que trará bastante umidade, o que podemos ter as primeiras ocorrencias de neve nas serras do RS e SC

 

Tomara que continua assim ou mais frio !! :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde pessoal...

Me desculpe a intromissão a assuntos alheios uma vez que parece haver briguinhas restritas a todos momento aqui no BAZ mas enfim... me desculpem a franqueza... agora me intrometendo novamente no assunto SP ou POA, qual a mas fria, em minha humilde opinião como leigo pelos dados de temperaturas mensais e anuais históricas, se formos levar em consideração o ano todo certamente é SP uma vez que no verão POA recebe ondas de calor dignas da índia e do vale da morte (acho que exagerei um pouco)...Porém obviamente no inverno por POA estar a 30 graus de latitude sul e SP A 23, POA é muito mais influenciada por massas polares sendo que das qais muitas chegam com força ao sul do Brasil e mal raspam SP... agora, para haver acordo sobre este fato não haveria alguma padronização internacional ou mesmo nacional para definir este critério de local/cidade mais fria ou mais quente? algo padronizado e de pleno acordo entre órgãos e institutos de meteorologia e/ ou quaisquer outras entidades dessa área?

Só acho que nosso país é rico e lindo por essa diversidade e peculiaridade de cada região, o que faz com que tenhamos certeza de que nunca faltará frio, neve, geada, tornado, calor, tempestades, raios e tantos outros fenômenos para nos encherem os olhos em todas as estações... até furacão já tivemos o prazer (ou não, dependendo do ângulo em que se vê)...de presenciar em nosso Brasil... e viva ao Sul com seu planalto das araucárias e ao sudeste com sua Serra da mantiqueira e seus picos ao Brasil todo!!!

 

Abraços temperados de Caxias!!!

Link to comment
Share on other sites

Artur entendo seus pontos, especialmente de consumar fatos antes da hora. Mas a coisa não destoa tanto assim...

 

-O caso do M.I e de Urupema, a meu ver são por nuvens. O M.I. não ganha sem elas ou ganha quando há muito vento em Urupema (o que de noite quase nunca tem, só de dia). Os dados ruins de uma baixada no centro do RS se devem por isso também... Se as noites fossem secas por lá, ela obteria valores melhores. O lugar que perdeu para o Assunção e Criciúma ontem é um pouco melhor de frio do que aparenta ser...

 

-O formato da baixada não faz milagres a meu ver. E como você diz o que tem que ser estudado é a dinâmica do movimento do ar, que penso não saber se a baixada é em U, V ou prato de sopa. Sou da tese do Mafilli. Diferenças pequenas.

 

-Este mitos do lugar x-y, e da altitude me parece ignorância...

 

-O vento atrapalha quase sempre. Atrapalha as trocas de ar frio e quente. O que penso que pode acontecer é no máximo haver algum abastecimento de ar frio, de algum outro ponto da atmosfera... Esse caso do PNI é interessante. Mas em quase todos os casos quando o vento aumenta bem a queda cessa. Aqui no sul acho que não procede nas cidades, atrapalha sempre, talvez no Morro da Igreja ou Morro das Torres ocorra algo semelhante mesmo sendo topo.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde pessoal...

Me desculpe a intromissão a assuntos alheios uma vez que parece haver briguinhas restritas a todos momento aqui no BAZ mas enfim... me desculpem a franqueza... agora me intrometendo novamente no assunto SP ou POA, qual a mas fria, em minha humilde opinião como leigo pelos dados de temperaturas mensais e anuais históricas, se formos levar em consideração o ano todo certamente é SP uma vez que no verão POA recebe ondas de calor dignas da índia e do vale da morte (acho que exagerei um pouco)...Porém obviamente no inverno por POA estar a 30 graus de latitude sul e SP A 23, POA é muito mais influenciada por massas polares sendo que das qais muitas chegam com força ao sul do Brasil e mal raspam SP... agora, para haver acordo sobre este fato não haveria alguma padronização internacional ou mesmo nacional para definir este critério de local/cidade mais fria ou mais quente? algo padronizado e de pleno acordo entre órgãos e institutos de meteorologia e/ ou quaisquer outras entidades dessa área?

Só acho que nosso país é rico e lindo por essa diversidade e peculiaridade de cada região, o que faz com que tenhamos certeza de que nunca faltará frio, neve, geada, tornado, calor, tempestades, raios e tantos outros fenômenos para nos encherem os olhos em todas as estações... até furacão já tivemos o prazer (ou não, dependendo do ângulo em que se vê)...de presenciar em nosso Brasil... e viva ao Sul com seu planalto das araucárias e ao sudeste com sua Serra da mantiqueira e seus picos ao Brasil todo!!!

 

Abraços temperados de Caxias!!!

 

Tassio, na verdade a comparação é muito mais uma brincadeira para externar que a cidade mais fria pode ser a do ano inteiro frio, ou apenas o inverno, tudo depende da conveniência. Citei até um exemplo nos EUA que é muito semelhante e que lá eles brigam também.

 

Tu tem alguma medição em Galópolis? Eu gostaria muito de instalar uma automática aí: um baixadão belíssimo, bem protegido de norte com leves aberturas ao sul!

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Torales....entendo que a S Paulo que antigamente (2 graus (média) mais fria que hoje), ou a minha Riacho Grande de hoje, poderia ser mais fria que Porto Alegre na media anual e ser pau-a-pau no inverno climatico...a SP de hoje é mais fria que Porto Alegre no verão climático (dez/mar)....simples..

 

Um comparativo interessante seria o Marcilaq (Capital paulista) x Porto Alegre.......

Link to comment
Share on other sites

PNI tá um relógio!

 

Ontem 17:26 6,6 graus

Hoje 17:26 6,6 graus!

 

Deve negativar novamente e bem. Mas creio que a estabilização do ar frio já está passando, entao nao descarto mínimas apenas um pouco abaixo de zero amanha.

 

Mas se seguir a toada de ontem e anteontem, poe mais um -5 na conta ai!

 

Carlos dias,

 

Alguma noticia do Reboucas hoje?

Link to comment
Share on other sites

Saiu a minima no Rebouças.....3,9 negativos.....

 

Porto Marcão hoje deu 5.3 negativos........

 

A neblina (confirmada) atrapalhou em muito a minima de hoje...

 

Mas o recorde de frio em 2014 , ainda é do Rebouças com 06,1 negativos

 

Med das minimas / Maio 2014:

 

PNI - Abrigo Rebou: 00,2

PNI - Posto Marcão: 00,6

Link to comment
Share on other sites

GFS 12z dessa terça insistindo para baixas temperaturas no centro sul do Brasil pro fim deste mês. "Verdinho" (by Mafili) atingindo até o centro sul do MS!

 

nJDPBLr.png

 

==========================================

 

Fim de tarde com algumas nuvens do tipo cúmulos (que parecem estar atingindo o estágio de auto cúmulos)!

 

Temperaturas de 23 graus nas estações do CGE que ficam próximas daqui do Tatuapé! Tá esquentando hehe

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde pessoal...

Me desculpe a intromissão a assuntos alheios uma vez que parece haver briguinhas restritas a todos momento aqui no BAZ mas enfim... me desculpem a franqueza... agora me intrometendo novamente no assunto SP ou POA, qual a mas fria, em minha humilde opinião como leigo pelos dados de temperaturas mensais e anuais históricas, se formos levar em consideração o ano todo certamente é SP uma vez que no verão POA recebe ondas de calor dignas da índia e do vale da morte (acho que exagerei um pouco)...Porém obviamente no inverno por POA estar a 30 graus de latitude sul e SP A 23, POA é muito mais influenciada por massas polares sendo que das qais muitas chegam com força ao sul do Brasil e mal raspam SP... agora, para haver acordo sobre este fato não haveria alguma padronização internacional ou mesmo nacional para definir este critério de local/cidade mais fria ou mais quente? algo padronizado e de pleno acordo entre órgãos e institutos de meteorologia e/ ou quaisquer outras entidades dessa área?

Só acho que nosso país é rico e lindo por essa diversidade e peculiaridade de cada região, o que faz com que tenhamos certeza de que nunca faltará frio, neve, geada, tornado, calor, tempestades, raios e tantos outros fenômenos para nos encherem os olhos em todas as estações... até furacão já tivemos o prazer (ou não, dependendo do ângulo em que se vê)...de presenciar em nosso Brasil... e viva ao Sul com seu planalto das araucárias e ao sudeste com sua Serra da mantiqueira e seus picos ao Brasil todo!!!

 

Abraços temperados de Caxias!!!

 

Tassio, na verdade a comparação é muito mais uma brincadeira para externar que a cidade mais fria pode ser a do ano inteiro frio, ou apenas o inverno, tudo depende da conveniência. Citei até um exemplo nos EUA que é muito semelhante e que lá eles brigam também.

 

Tu tem alguma medição em Galópolis? Eu gostaria muito de instalar uma automática aí: um baixadão belíssimo, bem protegido de norte com leves aberturas ao sul!

 

Abs!

 

Hum, entendo e desculpe se me expressei erroneamente sobre "briguinhas"... rsrs... bm faz parte do jogo e como todo jogo, das rivalidades né...

Fábio... não, pena, não tenho nenhuma medição atual... ano passado usava um simples termômetro de mercúrio e registrei aqui com este uma temperatura mínima de -4,2C se não me engano dia 23 de julho... mas minha casa fica que meio que na metade de um morro aqui o que deve ter influenciado a temperatura de não cair mais aqui...comprarei ainda essa semana nem que seja um termômetro digital pra monitorar ao menos as temperaturas aqui mas acredito que galópolis tenha um potencial imenso...é uma baixada profunda o que possibilita que uma enorme quantidade de ar gelado se acumule em dias de MP... embora alguns digam que o fatoda grande quantidade de vegetação densa aqui possa influenciar "negativamente" em mínimas muito baixas mas seria muito interessante a instalação de uma estação aqui.. um de meus sonhos mas... não entendo nada de tipos e marcas de estações meteorologicas e no momento estou meio "desprovido" financeiramente... rsrsr...mas seria ótimo!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde pessoal...

Me desculpe a intromissão a assuntos alheios uma vez que parece haver briguinhas restritas a todos momento aqui no BAZ mas enfim... me desculpem a franqueza... agora me intrometendo novamente no assunto SP ou POA, qual a mas fria, em minha humilde opinião como leigo pelos dados de temperaturas mensais e anuais históricas, se formos levar em consideração o ano todo certamente é SP uma vez que no verão POA recebe ondas de calor dignas da índia e do vale da morte (acho que exagerei um pouco)...Porém obviamente no inverno por POA estar a 30 graus de latitude sul e SP A 23, POA é muito mais influenciada por massas polares sendo que das qais muitas chegam com força ao sul do Brasil e mal raspam SP... agora, para haver acordo sobre este fato não haveria alguma padronização internacional ou mesmo nacional para definir este critério de local/cidade mais fria ou mais quente? algo padronizado e de pleno acordo entre órgãos e institutos de meteorologia e/ ou quaisquer outras entidades dessa área?

Só acho que nosso país é rico e lindo por essa diversidade e peculiaridade de cada região, o que faz com que tenhamos certeza de que nunca faltará frio, neve, geada, tornado, calor, tempestades, raios e tantos outros fenômenos para nos encherem os olhos em todas as estações... até furacão já tivemos o prazer (ou não, dependendo do ângulo em que se vê)...de presenciar em nosso Brasil... e viva ao Sul com seu planalto das araucárias e ao sudeste com sua Serra da mantiqueira e seus picos ao Brasil todo!!!

 

Abraços temperados de Caxias!!!

 

Tassio, na verdade a comparação é muito mais uma brincadeira para externar que a cidade mais fria pode ser a do ano inteiro frio, ou apenas o inverno, tudo depende da conveniência. Citei até um exemplo nos EUA que é muito semelhante e que lá eles brigam também.

 

Tu tem alguma medição em Galópolis? Eu gostaria muito de instalar uma automática aí: um baixadão belíssimo, bem protegido de norte com leves aberturas ao sul!

 

Abs!

 

Hum, entendo e desculpe se me expressei erroneamente sobre "briguinhas"... rsrs... bm faz parte do jogo e como todo jogo, das rivalidades né...

Fábio... não, pena, não tenho nenhuma medição atual... ano passado usava um simples termômetro de mercúrio e registrei aqui com este uma temperatura mínima de -4,2C se não me engano dia 23 de julho... mas minha casa fica que meio que na metade de um morro aqui o que deve ter influenciado a temperatura de não cair mais aqui...comprarei ainda essa semana nem que seja um termômetro digital pra monitorar ao menos as temperaturas aqui mas acredito que galópolis tenha um potencial imenso...é uma baixada profunda o que possibilita que uma enorme quantidade de ar gelado se acumule em dias de MP... embora alguns digam que o fatoda grande quantidade de vegetação densa aqui possa influenciar "negativamente" em mínimas muito baixas mas seria muito interessante a instalação de uma estação aqui.. um de meus sonhos mas... não entendo nada de tipos e marcas de estações meteorologicas e no momento estou meio "desprovido" financeiramente... rsrsr...mas seria ótimo!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde pessoal...

Me desculpe a intromissão a assuntos alheios uma vez que parece haver briguinhas restritas a todos momento aqui no BAZ mas enfim... me desculpem a franqueza... agora me intrometendo novamente no assunto SP ou POA, qual a mas fria, em minha humilde opinião como leigo pelos dados de temperaturas mensais e anuais históricas, se formos levar em consideração o ano todo certamente é SP uma vez que no verão POA recebe ondas de calor dignas da índia e do vale da morte (acho que exagerei um pouco)...Porém obviamente no inverno por POA estar a 30 graus de latitude sul e SP A 23, POA é muito mais influenciada por massas polares sendo que das qais muitas chegam com força ao sul do Brasil e mal raspam SP... agora, para haver acordo sobre este fato não haveria alguma padronização internacional ou mesmo nacional para definir este critério de local/cidade mais fria ou mais quente? algo padronizado e de pleno acordo entre órgãos e institutos de meteorologia e/ ou quaisquer outras entidades dessa área?

Só acho que nosso país é rico e lindo por essa diversidade e peculiaridade de cada região, o que faz com que tenhamos certeza de que nunca faltará frio, neve, geada, tornado, calor, tempestades, raios e tantos outros fenômenos para nos encherem os olhos em todas as estações... até furacão já tivemos o prazer (ou não, dependendo do ângulo em que se vê)...de presenciar em nosso Brasil... e viva ao Sul com seu planalto das araucárias e ao sudeste com sua Serra da mantiqueira e seus picos ao Brasil todo!!!

 

Abraços temperados de Caxias!!!

 

Tassio, na verdade a comparação é muito mais uma brincadeira para externar que a cidade mais fria pode ser a do ano inteiro frio, ou apenas o inverno, tudo depende da conveniência. Citei até um exemplo nos EUA que é muito semelhante e que lá eles brigam também.

 

Tu tem alguma medição em Galópolis? Eu gostaria muito de instalar uma automática aí: um baixadão belíssimo, bem protegido de norte com leves aberturas ao sul!

 

Abs!

 

Hum, entendo e desculpe se me expressei erroneamente sobre "briguinhas"... rsrs... bm faz parte do jogo e como todo jogo, das rivalidades né...

Fábio... não, pena, não tenho nenhuma medição atual... ano passado usava um simples termômetro de mercúrio e registrei aqui com este uma temperatura mínima de -4,2C se não me engano dia 23 de julho... mas minha casa fica que meio que na metade de um morro aqui o que deve ter influenciado a temperatura de não cair mais aqui...comprarei ainda essa semana nem que seja um termômetro digital pra monitorar ao menos as temperaturas aqui mas acredito que galópolis tenha um potencial imenso...é uma baixada profunda o que possibilita que uma enorme quantidade de ar gelado se acumule em dias de MP... embora alguns digam que o fatoda grande quantidade de vegetação densa aqui possa influenciar "negativamente" em mínimas muito baixas mas seria muito interessante a instalação de uma estação aqui.. um de meus sonhos mas... não entendo nada de tipos e marcas de estações meteorologicas e no momento estou meio "desprovido" financeiramente... rsrsr

 

Tu tem algum lugar seguro sem ser encosta para colocar uma estação? Seria bem interessante, ali na estrada que vai pra Caxias (centro) tem alguns pontos muito bons pra colocar algo! Pode ser de algum conhecido.. montamos um abrigo e mandamos bala!! Estou colocando uma automática no Cinquentenário (entrada da cidade pra quem vem de Farroupilha, perto do estádio Centenário e Iguatemi. Se eu não gostar dali, troco pra Galópolis! hehe

Link to comment
Share on other sites

Torales....entendo que a S Paulo que antigamente (2 graus (média) mais fria que hoje), ou a minha Riacho Grande de hoje, poderia ser mais fria que Porto Alegre na media anual e ser pau-a-pau no inverno climatico...a SP de hoje é mais fria que Porto Alegre no verão climático (dez/mar)....simples..

 

Um comparativo interessante seria o Marcilaq (Capital paulista) x Porto Alegre.......

 

Se vai PHPear com Marsilaq, então vamos "brigar" com a estação da Lomba do Pinheiro de Porto Alegre. Não o pobre Inmet. :dance2:

Link to comment
Share on other sites

To achando q vou queimar a lingua no PNI.

Ontem 17:42 5,2

Hoje 17:42 3,3

 

Quase 2 graus A MENOS!!!!

 

Eita pega!

 

Ele despencou assim pq o vento parou de soprar por lá

 

agora o vento vem de nordeste e a temperatura ja subiu para 4.3 graus

 

PNI adora pregar peças na gente :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Saiu a minima no Rebouças.....3,9 negativos.....

 

Porto Marcão hoje deu 5.3 negativos........

 

A neblina (confirmada) atrapalhou em muito a minima de hoje...

 

Mas o recorde de frio em 2014 , ainda é do Rebouças com 06,1 negativos

 

Med das minimas / Maio 2014:

 

PNI - Abrigo Rebou: 00,2

PNI - Posto Marcão: 00,6

 

É QUENTE ( muito quente)

 

Só -6,1ºC......que decepção,

Link to comment
Share on other sites

Foto que tirei 17:18 em Nova Friburgo; temperatura na hra da foto em torno dos 18°C.

 

13993371420_214062585b_z.jpg

Lua de outono

 

Explendidoooo

a lua ta linda, pena que aqui não dar para ver direito

está com uma leve nebulosidade

mas dar p ver ela embaçada :mosking:

 

Obrigado Ricardo, ontem fiquei a observando e estava tão linda quanto, então me programei para tirar essa belezura. A nebulosidade com alguns cirrus tentou estragar, mas na hora do click limpou, parece que conspirou tudo ao meu favor, rs. Agora voltaram as nuvens, faz 17,3C. Espero que limpe para temperatura cair mais rápido. Estou pensando em mandar a foto pra climatempo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.