-
Posts
684 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
1
Flavio Feltrim last won the day on April 24 2018
Flavio Feltrim had the most liked content!
About Flavio Feltrim
- Birthday 10/16/1980
Location
-
Location
Curitiba
Recent Profile Visitors
1399 profile views
Flavio Feltrim's Achievements
-
Sim! Acima de 2 graus alguns institutos classificam como super, mas para isso precisa permanecer nesse patamar por 3 meses, o que parece que não vai ocorrer porque na próxima semana o valor cairá novamente abaixo de 2 graus. Nos super-El Niños de 2015 e 1997 a TSM já estava acima de 2 nesse época! Outro detalhe para ser super é a SOI, mas ela insiste em não negativar o suficiente (inclusive está positiva nos últimos 3 dias)!
-
Apesar de cada evento ser único, geralmente a transição Niño-Niña é mais rápida devido à fatores termodinâmicos, mas também porque o planeta demanda muita energia para formar um El Niño. Não podemos esquecer que embora o inverno 2016 tenha sido bom, tivemos condições de verão até o fim de abril quando veio a primeira onda de frio forte do ano e encerrou o padrão de El Niño. Se termos repeteco o tempo dirá...
-
O atual aquecimento da TSM na região 3.4 está sendo provocado por um forte pulso da MJO, sentido oeste-leste, como pode ser visto na imagem abaixo representado pela linha verde: Pela previsão, pelo menos até a primeira semana de dezembro não é mostrado novo pulso, o que poderia até reduzir um pouco a TSM no início do próximo mês. Vale destacar o enfraquecimento da anomalia negativa sobre o Índico, que pode ser um indicativo do ápice do evento! Aguardemos! Já o deslocamento da área mais quente entre a região 1+2 e a região 3.4 (indicado pela seta verde abaixo) parece ter chegado no seu ápice, portanto agora todo aporte de energia que ocorrer será direcionado para a área core do El Niño:
-
Para ser um remake de 1998 precisaríamos de um super El Niño agora, o que pelo visto não vai se configurar esse ano (estamos com um evento moderado a forte no momento). Acredito que até junho de 2024 teremos neutralidade, possibilitando um inverno melhor que 2023, o que não seria difícil já que esse ano foi vergonhoso!
-
Águas superficiais (de zero a 300 metros de profundidade) estão "migrando" da região 1+2 para a região 3.4 (que vai de 120W a 170W) desde junho conforme vemos na imagem. Num contexto geral podemos observar também que toda a região teve uma diminuição na TSM, o que pode ser a sinalização de que o Niño esteja finalizando o posicionamento para o ápice.
- 292 replies
-
- 10
-
-