Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Boa tarde amigos , acabei de chegar do PNI , pegamos um bom frio la , que lugar lindo incrível e que GEADÃAAO !

 

Aqui em casa geou fraco com 2,9°C

 

 

Chegamos ao PNI com 1°C , a geada começou bem abaixo da portaria do parque , rebouças com geadao monstro

 

-2,2°C Abrigo Rebouças hoje

 

Só pro gostinho de vocês depois posto em um post especifico

 

http://i.imgur.com/PhOSVOx.jpg

 

http://i.imgur.com/wdMswuC.jpg

 

Frost

 

http://i.imgur.com/BiCpcXr.jpg

 

Nascente de um rio congelada completamente

http://i.imgur.com/58TH72L.jpg

 

Well... well....well.....depois dizem que não há show invernal.

Link to comment
Share on other sites

:rtfm:

Pelo GFS 12Z, o frio do próximo final de semana se esvaiu, foi pro saco!! :cray: :cray:

A 12Z de ontem mostrava um mastodonte polar, hoje mostra uma MP normal pro mês de abril...como pode oscilar tanto, como...??????

 

O frio virá, são oscilações normais de uma rodada para outra, ainda mais em se tratando de GFS. O problema é que o mesmo transformou o Paraná em piscina!

 

Detesto frio úmido! Igor, tomara q seja só uma rodada anômala!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde amigos , acabei de chegar do PNI...

 

-2,2°C Abrigo Rebouças hoje

 

Só pro gostinho de vocês depois posto em um post especifico

 

http://i.imgur.com/PhOSVOx.jpg

 

http://i.imgur.com/wdMswuC.jpg

 

Frost

 

http://i.imgur.com/BiCpcXr.jpg

 

Nascente de um rio congelada completamente

http://i.imgur.com/58TH72L.jpg

 

Well... well....well.....depois dizem que não há show invernal.

Muito legal, William, Frost !!!

 

Estas imagens anulam quaisquer possíveis dúvidas sobre os registros na região!

 

Realmente um show!

 

Só lamento a ausência de árvores..

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mafili, ao longo de mais de década q estou aqui e conheço o Ronaldo, a teoria do efeito chaleira e padrão EUA (e nao USA), trata-se este de estudo empírico, observacional, despretensioso e puramente indutivo-experimental. Ou seja, nada cientifico, matemático .... Apesar de a bisa ser analfabeta, ela sabia mais que muito pós graduado, se entendeu a minha parodia...

 

Abcs

 

Há muito que converso com o Ronaldo sobre o tema.

 

Se não era científico agora tenho evidências matemáticas que é.

 

Ele inicialmente ou talvez ainda utiliza as incursões em 850 mb.

 

E tenho algo a acrescentar apresenta indicadores estatísticos extremamente mais robustos que ENSO.

 

Sobre a bisa;

 

É sabido que o chá da casca do salgueiro ou chorão [não confundir com alguns amigos]

 

quando seca e triturada é um excelente chá para dor de cabeça e alguns problemas inflamatórios....verdade.

 

Minha bisa sabia disto....e talvez muitos pós graduados não sabem.

 

Porém, algum pós graduado isolou uma substância da casca do salgueiro, o ácido salicílico.

 

Porém, tanto o ácido salicílico quanto o chá de casca de salgueiro, apresentam o inconveniente de produzirem ulcerações no trato estomacal.

 

Assim, foi feita a acilação do ácido salicílico [reação com ácido acético] para que substância formada [ o ácido acetil salicílico AAS] não seja tão agressivo ao estomago.....obra de algum pós graduado.

 

Porém, eu já vi muito pós graduado, inclusive na televisão, recomendando o seguinte; um chá [com aspirina, água, e limão].

 

O que vai acontecer, o ácido cítrico que o limão contém é liberado, e age como catalisador, da hidrólise do ácido acetilsalicílico, liberando o acido salicílico e ácido acético.

 

Resultado; o efeito terapêutico é o mesmo e paciente ainda ganha de brinde uma dor de estomago [no uso prolongado uma gastrite]

 

Conclusão: Alguns pós graduados produzem asneiras que a bisa analfabeta não faria....neste caso são perniciosos.....um título a um ignorante é terrível para a ciência.

 

Quanto ao padrão USA ou EUA.....que na verdade é mais canadense....as tentativas de melhorarem as previsões com uma matematização do dito cujo continuarão e espero que o resultado seja o esperado....[um aumento na confiabilidade].

 

Abraços bizantinos.

 

O bom do BAZ é que a gente aprende e se diverte, hehehe...

 

Enquanto isso..."caloraço" pré-frontal em Jundi-City!

 

25º C às 15:20 hs.

 

12,6º C de mínima hoje.

 

Ontem variamos de 12,8º C a 23,1º C.

Link to comment
Share on other sites

Há 13 dias para a Abertura da Copa, modelos sugerem por agora, que a Copa poderá começar por uma MP...

 

Modelo Global sugere o avanço de uma MP por volta do dia 9-12 de Junho em SP. Por enquanto há uma grande divergência quanto a intensidade dessa MP por parte do modelo, que pode ser de bem intensa, a bem fraca, variando do membro a ser executado, pelos lados paulistas...

 

iFhT3mu.png

 

GFS no seu cálculo de probabilidades as 0z, também mostrava por parte de alguns membros a entrada da MP com força na mesma data... sugerindo hoje entre 10 e 20% de chances de SP ver mínima abaixo dos 10C no dia 12... Tudo muito longe, mas a abertura da copa poderá ser com um dia relativamente frio... A acompanhar.

 

liIxAil.png

 

 

Em São Mateus, céu limpo e temperatura de 22,1C...

Link to comment
Share on other sites

Rodada do CMC 12z dá 1-2C de mínima para SP... Tipo???

 

Fhqsfe8.png

 

Enfim, na terça-feira, com a ondulação do Jato Subtropical por parte de um cavado, mais a incursão de ar seco em baixa/média troposfera em junção do Anticiclone, e favorecida pela circulação do ciclone que acompanhará a frente favorecerá a todo o estado de SP a ter belas mínimas...

 

4pWRVwA.gif

KbJJYt1.gif

Link to comment
Share on other sites

Não foi excelente, mas a rodada das 12Z do GFS, assim como as demais, continua mostrando um padrão de sucessivas invasões de ar frio. Na verdade a erupção entra mais em 168h/192h, foi uma postergada, mas que vem isso vem!

 

A grade do Global guarda e insiste no melhor para o final, assim como o GFS. Algo muito forte deve vir na primeira quinzena.

 

De modo geral nada se alterou. O frio continua marchando.

 

Quem deve falar muito alto na quarta-feira é o eixo Curitiba-SP.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, acho que tenho boas chances de novas mínimas sub-10 na Terça e Quarta, né?

 

Tudo indica que sim...amanhã já está garantido, pois faz 16,9ºC e o sol nem se pôs ainda...

 

Boas?? Eu diria grandes Renan... Cavadão/Ar Seco, e nada bloqueando... Tudoo de boom! Só uma pena que essa segunda onda será mais curta.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

 

Se não era científico agora tenho evidências matemáticas que é.

 

Sobre a bisa;

 

Abraços bizantinos.

 

:mail: :good2: :good2:

 

 

Aos que foram ao PNI, meus cumprimentos e todos os elogios pela expedição.

 

E a chuva não cessa na Serra Catarinense. Lages com 11ºC.

 

shima, não se esqueça. Sítio do Alessandro ou Vale das Trutas, dois locais bons e seguros.

Link to comment
Share on other sites

 

shima, não se esqueça. Sítio do Alessandro ou Vale das Trutas, dois locais bons e seguros.

 

Caio César, Ave!

 

Em algum lugar do passado......você escreveu uma analogia com 2009.

 

Pois bem,

 

A coisa é enrolada mesmo....

 

abraços

 

edit: não entendi a imagem saiu pequena....junho de 2009.

 

2cen2ax.jpg

Link to comment
Share on other sites

ESTAÇÃO SÃO MATEUS/CGE IRÁ RUGIIIIIIIIRRRRRR :clapping: :clapping: :clapping: :sarcastic:

 

Imagina então Capela do Socorro... iria congelar a Represa Guarapiranga!

 

Confirmando a tendência de temperaturas amenas à baixas nos próximos 15 dias pro leste paulista, os jogadores da seleção da Bélgica vão se sentir bem confortáveis na minha querida Mogi das Cruzes. :mosking:

 

Mínima de 7ºC hoje cedo em Itapevi.

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde com nuvens altas na capital paulista. Acredito que elas devam vir das instabilidades que estão no sul do Brasil!

Temperaturas de 21 graus nas estações do CGE próximas daqui do Tatuapé!

 

O CMC chega a indicar um pouquinho de 1994 na grande SP com as mínimas chegando a -2 graus hehe

 

================================

 

Muito legal as fotos do PNI com as geadas e também os rios congelados!

Parabéns aos viajantes que foram pra lá instalar a estação. Vamos ver como que será o comportamento nas máximas!

Link to comment
Share on other sites

Pasmei com isso Rodolfo

 

-2°C em SP :sarcastic:

 

http://i.imgur.com/2whJT1C.png

 

ESTAÇÃO SÃO MATEUS/CGE IRÁ RUGIIIIIIIIRRRRRR :clapping: :clapping: :clapping: :sarcastic:

 

Poxa Rodolfo suas análises para SP estavam fazendo falta aqui , as análises aqui se restringem quase que totalmente a região de SC e RS .

Link to comment
Share on other sites

Poxa Rodolfo suas análises para SP estavam fazendo falta aqui , as análises aqui se restringem quase que totalmente a região de SC e RS .

 

Adoro demais as análises que o Rodolfo posta e elas têm feito mesmo falta!

 

-2 em SP, sei que não é impossivel mas até lá os modelos vão mudar muito, tenho certeza

 

Geralmente o CMC superestima demais o frio!

Link to comment
Share on other sites

Poxa Rodolfo suas análises para SP estavam fazendo falta aqui , as análises aqui se restringem quase que totalmente a região de SC e RS .

 

Adoro demais as análises que o Rodolfo posta e elas têm feito mesmo falta!

 

3

O Rodolfo faz falta.

mínima aqui 12,0ºC

máxima AGRADÁVEIS 29,2ºC

 

Agora buscar o celular....o carregador....só falta a tomada não encaixar.

 

Boa Noite

:lazy: :lazy: :lazy:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal...

Aqui continua tempo nublado e temperatura na casa dos 11C...

Bom, tenho visto alguns model como o ecmwf e o gfs e a análise de verdadeiros profissionais de meteorologia aqui do BAZ e com base nisso tenho confiança de que realmente virão ondas de frio que devem deixar nosso centro-sul bem do jeito que gostamos... Porém o que vem me chamando a atenção este anos é a falta de eventos extremos do inverno...olhando um dos principais modelos de previsão quiçá o melhor, o europeu percebi que o mesmo mostra o avanço de uma alta polar que deve provocar um forte resfriamento... Porém pelo jeito será mais uma MP sem suporte em altura... a linha do zero em 850 que se não me engano a uns dois dias atrás mostrava-se chegando até a metade de SC agora nessas ultimas rodadas, e vem se mantendo nessa tendência, a mesma linha do zero "malemá" encosta na ponta do pé do RS... não sou profissional mas isso já nos permite entender que mais uma vez teremos um bom frio, úmido e sem chance de neve mais uma vez...até o momento neste ano ainda não vi nenhuma MP q pudesse nos oferecer a probabilidade de precipitação invernal no Brasil e olha que já estamos indo pra início de junho...ainda não houve também uma MP seca suficiente para gerar mínimas expressivamente baixas no sul... o frio virá e pelo jeito será constante e isso é bom mas será só... essa constância se se mantida chegará um momento que acabá sendo enjoativa, pelo menos para mim... não sei se outros modelos como o CMC, GLOBAL, ETA mostram um cenário diferente mas pelos principais a neve ainda será um pouco adiada ( no meu entender)... saudades daqueles dias em que fazia 23, 24 e no dia seguinte já chegava uma frente fria com raios e granizo e chuva forte e logo atrás um MP poderosa que nos gera expectativas de neve e mínimas extremas... espero que mude esse quadro...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde amigos , acabei de chegar do PNI , pegamos um bom frio la , que lugar lindo incrivel e que GEADÃAAO !

 

Aqui em casa geou fraco com 2,9°C

 

 

Chegamos ao PNI com 1°C , a geada começou bem abaixo da portaria do parque , rebouças com geadao monstro

 

-2,2°C Abrigo Rebouças hoje

 

Só pro gostinho de voces depois posto em um post especifico :sarcastic:

 

PhOSVOx.jpg

 

wdMswuC.jpg

 

Frost

 

BiCpcXr.jpg

 

Nascente de um rio congelada completamente

 

58TH72L.jpg

 

William! Belíssimas fotos! Repare que mesmo no PNI a geada não sobe o morro. É por isso que tenho uma espectativa de mínimas em média 5C mais altas que no Marcão e uma mínima absoluta levemente abaixo de zero. Isso na nova esração que será instalada no topo de 2610 metros. Frio de irradiação é isso.

Link to comment
Share on other sites

Pasmei com isso Rodolfo

 

-2°C em SP :sarcastic:

http://i.imgur.com/2whJT1C.png

Só estou estranhando o seguinte: para dar -2°C na RM de Sampa teria que ser uma MP continental abrangente (Tipo 1918, 1942, 1955, 1975, 1979, 1994...).

Logo, todo o estado, o norte do PR e o MS deveriam congelar.

O vale do Paraíba também, nem que fosse nos dias seguintes.

 

Uma MP marítima dificilmente (Para não dizer quase impossível) faria isso na capital paulista.

 

Este frio está muito restrito.

 

Por isso, acho que é uma rodada "fora da casinha".

 

E.T.: Belas fotos, William.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Maio termina assim em Matão:

Mínimas: 12,1°C (5,6°C/16,7°C)

Máximas: 27,6°C (18,9°C/33,1°C)

 

Até o dia 22 a média de máximas estava em 29,6°C.

 

Vou fazer minha comparação com Matão:

 

Juiz de Fora (PWS) termina assim em Maio:

Mínimas: 13,1ºC (08,2ºC/17,7ºC)

Máximas: 25,1ºC (21,4ºC/28,8ºC)

 

Média compensada: 17,4ºC

Média 24h: 17,6ºC

 

Vini, eu quero que você perceba o que geralmente acontece entre nossas cidades: Temperaturas mais

comportadas em JF, sem os extremos de Matão, graças ao efeito do oceano que dista 130km em linha reta

daqui. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Umidade baixou bem hoje, máxima amena com 25ºC, na sombra bem agradável.

 

Esse mapa das mínimas em 2 metros do CMC, para o início da manhã de 4/06,foi como o Vinicius comentou, frio nas baixadas e temperatura do ambiente externo, sem o abrigo da estação.

Os -2ºC negativos, devem ocorrer em São Lourenço da Serra,que parecer ficar bem perto de São Paulo, a oeste.

 

O estranho do mapa de mínimas do CMC para dia 4/06, são as mínimas na região de Teresópolis e Nova Friburgo com 6ºC e na região do Parque de Itatiaia mostra 10 ou 11ºC. Áreas da região metropolitana do Rio de Janeiro, como a baixada fluminense, indicando temperaturas menores do que na região do Parque de Itatiaia.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.