Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Paulo Henrique estava olhando a projeção de mínimas modelo europeu entre 6 e 9 horas da manhã de segunda, os lugares com menores mínima são: região de Herciliópolis, região de São Joaquim e a sua Soledade com lugares ao norte daí, as mínimas vão variar de 2ºC a 4ºC.

Vamos ver se confirma amanhã.

Exato Marinho, dentro de um comportamento normal, a nebulosidade tende a permanecer mais tempo, sobre o leste/nordeste do RS e sudeste/leste de SC, o que atrapalha a queda da temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Essa foto foi tirada do morro de furnas olha a baixadinha que é o parque , é incrivel como fazia uns 7°C la em cima com vento gelado e dava pra ficar de camiseta tranquilamente sem nem arrepiar de frio !

 

1544930_1435137793406102_625342185593704773_n.jpg

 

Diego tinha uma turma de Curitiba e outra de Joinville eles estavam indo escalar as Agulhas Negras ! Povo bem educado por sinal !

 

Bela foto... agora sabe o que eu senti quando subi no Morro do Couto em dezembro de 2007, com sol, tempo seco e 14ºC. Dava pra ficar sem camiseta, sério.

 

 

Hoje é aniversario de Maria da Fé 102 anos !

 

Aqui como presente tivemos a menor maxima do ano com 17,4°C em casa e 15,4°C ToaToa , chuva chegou a tarde tenho entre 3mm e 6mm acumulados !

 

PNI com 6°C ventos de +45km/h e muita chuva , esperamos noticias do Carlos e do Artur !

 

Parabéns para sua cidade... :clapping:

 

Segue uma foto "recente" da estação de trem:

 

mariadafe9001.jpg

 

:sarcastic:

 

Junho/12 foi o mais chuvoso ever em São Paulo. Freou as máximas, mas não houve mínimas boas. Não gostei.

 

Nem me fale... quero apagar da memória aquele mês em que virei sapo. Imagina o transtorno para quem se desloca de moto. :negative:

 

Em Sampa, praticamente nada de chuva.

Aqui na zona norte, houve um chuvisqueiro por volta de 6h45-7h da manhã, que mal molhou o chão, e só. :sad: :negative:

A automática do Mirante não acumulou nada: 0,0 mm.

 

A manhã foi com variação de nuvens, períodos nublados intercalados com aberturas de sol.

A tarde foi mais nublada.

 

Mirante: 13,4°C / 21,6°C

IAG: 13,3°C / 21,7°C

 

Agora, céu nublado, ventos ainda de NO a NNO.

 

Em Itapevi a chuva paraguaia chegou mais ou menos no mesmo horário, justo quando eu estava à caminho do trabalho, depois de 30 dias de férias. Depois, parou de vez... :dash1:

 

Durante o dia por aqui tivemos as mesmas condições climáticas daí, só que com temperaturas menores: 11,4ºC / 19,8ºC

 

No momento, céu encoberto: 17ºC

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra agora

 

Boa noite, céu quase nublado e 7,5°C com vento fraco de oeste/sudoeste.

 

7,4 agora.

 

A QUE APARECE O SENSOR ESTÁ MEIO CADUCO.

 

O SENSOR QUE USO PARA ANOTAR NÃO TEM COMO COLOCAR, HOJE A DIFERENÇA É DE 1,2°C, AS VEZES É MENOS. É A IDADE, JÁ ESTÁ FUNCIONANDO DESDE 2005, É A OREGON MAIS ANTIGA EM FUNCIONAMENTO NO BRASIL.

 

NA PÁGINA TEM OUTRA, ENTRE AS DUAS, A DIFERENÇA, AGORA É DE 0,1°C.

Link to comment
Share on other sites

O radar mostra amplas áreas de chuva na zona da mata neste momento. Já ocorrem as primeiras pancadas de chuva

em JF. Difícil saber quanto vai acumular, mas se ficar nos 5-10mm já está bom demais. No momento, 17,6C a temperatura.

 

Vamos torcer para que Junho/14 repita Junho/85.... :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Terça a temperatura deve cair bem no planalto catarinense devido a baixa umidade associada a MP. Poderemos ter algo entre 2/-1 C ( oeste); entre -1/-3 C (meio oeste); entre -2/-6 C (Planalto sul, e mínimas expressivas entre Urupema/São Joaquim/Bom Jardim da Serra).

Projeções mostram chance mesmo que remota para precipitação invernal entre 8/9 de junho (região acima dos 1100m do planalto serrano), entre 8/11 de junho poderemos ter temperaturas mínimas entre -5/-7 Ce sensação térmica abaixo dos -15 C. Modelos voltam a indicar outra MP entre 15/18 de junho. AAO volta a cair bem na metade de Junho e Atlântico Sul estará bem ativo nesse período. Modelos pegando sistema com boa dinâmica de altas no pacífico e baixas entre Malvinas e Costa RS.

 

Em Lages, 9.1 C.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente uma noite com mais emoções. 13.4ºC com céu claro. Possível primeira (e bem tardia por sinal) sub-10 do ano. Terça e quarta as chances aumentam muito mais.

 

Bela análise Moisés!

 

E por aqui, o vento continua e a mp não se estabeleceu ainda...dificilmente amanhã teremos sub-10...acho que só terça...

Link to comment
Share on other sites

Finalmente uma noite com mais emoções. 13.4ºC com céu claro. Possível primeira (e bem tardia por sinal) sub-10 do ano. Terça e quarta as chances aumentam muito mais.

 

Bela análise Moisés!

 

E por aqui, o vento continua e a mp não se estabeleceu ainda...dificilmente amanhã teremos sub-10...acho que só terça...

 

Pois é Diegão.. Joinville ta decepcionando. Quase 6ºC de diferença pra Blumenau... Mas não é o fim, pelo GFS o amanhecer mais frio é quarta. Limpa bem amanhã. Torcer!

Link to comment
Share on other sites

Finalmente uma noite com mais emoções. 13.4ºC com céu claro. Possível primeira (e bem tardia por sinal) sub-10 do ano. Terça e quarta as chances aumentam muito mais.

 

Bela análise Moisés!

 

E por aqui, o vento continua e a mp não se estabeleceu ainda...dificilmente amanhã teremos sub-10...acho que só terça...

 

Pois é Diegão.. Joinville ta decepcionando. Quase 6ºC de diferença pra Blumenau... Mas não é o fim, pelo GFS o amanhecer mais frio é quarta. Limpa bem amanhã. Torcer!

 

Pior é que está limpo...mas o vento é que não cessa, típico do avanço da MP...

 

Tem estação que já marcou 16ºC esta noite e fica oscilando devido ao vento...

 

Só quando ele parar é que a temperatura vai cair e bem..

 

Ai não tem vento?

 

Na RBS daí deu uma leve elevada..

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Em Sampa, praticamente nada de chuva.

Aqui na zona norte, houve um chuvisqueiro por volta de 6h45-7h da manhã, que mal molhou o chão, e só. :sad: :negative:

A automática do Mirante não acumulou nada: 0,0 mm.

 

A manhã foi com variação de nuvens, períodos nublados intercalados com aberturas de sol.

A tarde foi mais nublada.

 

Mirante: 13,4°C / 21,6°C

IAG: 13,3°C / 21,7°C

 

Agora, céu nublado, ventos ainda de NO a NNO.

 

Aqui no Tatuapé caiu um chuvisco bem fraco numa hora da tarde, mas depois parou!

Pelo menos ao olhar o radar, vi que teve uma chuva razoável no Cantareira!

 

No momento céu nublado por aqui! Faz 18/19 graus nas estações do CGE próximas daqui, ou seja, praticamente nada do ar frio ainda é sentido na zona leste da cidade!

Link to comment
Share on other sites

Estava observando alguns clarões para os lados da serra do mar agora a pouco. Achei fantástico! Típico de noite de verão. É um CB em alto mar.

http://i.imgur.com/K8YrEEz.png

 

Pelo Radar de São Roque essa célula está assumindo forma de Bow Echo (Arco em curvatura), e atingindo 65Dbz de refletividade... Essa célula também é detectada pelo Radar de Bauru!!

 

Totalmente atípica pra padrões de Junho. Bela tempestade em alto mar agora!

Link to comment
Share on other sites

Pior é que está limpo...mas o vento é que não cessa, típico do avanço da MP...

 

Tem estação que já marcou 16ºC esta noite e fica oscilando devido ao vento...

 

Só quando ele parar é que a temperatura vai cair e bem..

 

Ai não tem vento?

 

Em Blu não sei, mas aqui o vento tá normal de MP, ou seja muito fraco... as vezes dá uma aumentadinha, mais por pouco tempo.

 

Peguei uma baixada no início da noite e em torno de 18 horas já estava 16°C. Fiquei curioso. :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Em Blu não sei, mas aqui o vento tá normal de MP, ou seja muito fraco... as vezes dá uma aumentadinha, mais por pouco tempo.

 

Peguei uma baixada no início da noite e em torno de 18 horas já estava 16°C. Fiquei curioso. :prankster:

 

O vento não foi forte como aquelas MPs potentes em que o vento O-SO varre a região, mas foi e ainda é constante...tem ar frio chegando aqui agora só, pressão aumentando...

Link to comment
Share on other sites

Atualizando o gráfico com os dados do INMET:

 

lda_2014_05.png

Em Londrina maio fechou um pouco acima da média (+0,25º), assim como abril (+0,27º). A anomalia das mínimas (+0,78º) foi mais acentuada, já que aquela sequência de dias nublados ajudou a baixar as máximas (+0,28º) no fim do mês. Tivemos apenas duas mínimas sub-10 (é mais comum ter um pouco mais), a menor no dia 27 (8,8º) e apenas uma máxima acima de 30º, no dia 7 (30,2ºC). Com relação as chuvas ficamos umas três semanas sem; a maior parte dos 95,6mm acumulados só vieram mais para o final do mês, totalizando 81,5% da média.

 

Agora a época de queda gradual nas temperaturas já acabou por aqui. Em junho e julho temos só a oscilação costumeira ao redor de uma média relativamente constante, e com uma massa polar das bem fortes chega a fazer menos de 5ºC, mas é um ou dois dias no mês e olhe lá (ano passado não tivemos nem sub-10 em junho!).

 

Pelos modelos, parece que vamos começar o mês com temperaturas bem baixas na madrugada mas sol e calorzinho à tarde. Aguardemos...

 

Obs: ali entre os dias 23 e 24 deve ter havido algum erro de leitura ou outro problema, porque, até onde eu sei, a máxima de um dia não tem como ser menor que a mínima do dia anterior (deveria ser igual ou maior).

Link to comment
Share on other sites

Nossa Renan, repetir junho de 1985, com essa rede de estações on-line para acompanhar atualmente, seria fantástico.

Meu sonho.

 

Idem, também é o meu. Todos temos vários sonhos, e aqui no BAZ o meu sonho é testemunhar uma onda de frio como foi 1985. Para o

Sul, já houve outras mais fortes...mas para o Sudeste, pouquíssimas rivalizam, principalmente na amplitude do evento. Eu tenho certeza

que isso voltará a acontecer, assim como voltou a nevar forte e amplamente no Sul.

 

No momento, chuva leve a moderada e 17 graus. Já temos 4mm acumulados.

Link to comment
Share on other sites

E deu mais uma incrementada hoje!

 

zq4y7Ty.jpg

 

Porém compensou com julho acima da média.

 

E está impressionando mesmo a constância na opção por um agosto muito frio.

 

Fosse apenas a região da Bolívia/Paraguai/MS abaixo da média eu apostaria mais em excesso de chuva do que qualquer outra coisa. Mas vendo que a Argentina também estaria abaixo da média como um todo... Vejo de fato uma ótima tendência para o frio!

Link to comment
Share on other sites

Aqui, ainda nublado e "quentes" 17,7ºC. Ar frio mais forte começa a patrolar o RS. Tuias com 3,7ºC já. Urupema com 7ºC. Curitiba com 12ºC. Oeste e centro-sul do PR já bem frios, devido à continentalidade receber antes o ar frio mais forte. NE de SC começa a receber ar frio mais intenso.

 

Espero acordar amanhã com friozinho e despencar mais durante o dia aqui em São Paulo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Nossa Renan, repetir junho de 1985, com essa rede de estações on-line para acompanhar atualmente, seria fantástico.

Meu sonho.

 

Idem, também é o meu. Todos temos vários sonhos, e aqui no BAZ o meu sonho é testemunhar uma onda de frio como foi 1985. Para o

Sul, já houve outras mais fortes...mas para o Sudeste, pouquíssimas rivalizam, principalmente na amplitude do evento. Eu tenho certeza

que isso voltará a acontecer, assim como voltou a nevar forte e amplamente no Sul.

 

No momento, chuva leve a moderada e 17 graus. Já temos 4mm acumulados.

 

O que lembro da onda de frio de 1985 são meus pés que congelavam dentro de um par de tênis Conga vermelho na pré-escola, isso aqui em Itapevi. Dentro da sala de aula, teve uma vez que a professora mandou a gente recolher as mesas e correr em círculos em volta da sala para se aquecer, tamanho o frio que fez. :laugh:

 

Céu encoberto: 16,5ºC. Espero o esplendor da MP aqui na roça à partir da madrugada de terça.

Link to comment
Share on other sites

Idem, também é o meu. Todos temos vários sonhos, e aqui no BAZ o meu sonho é testemunhar uma onda de frio como foi 1985. Para o

Sul, já houve outras mais fortes...mas para o Sudeste, pouquíssimas rivalizam, principalmente na amplitude do evento. Eu tenho certeza

que isso voltará a acontecer, assim como voltou a nevar forte e amplamente no Sul.

 

No momento, chuva leve a moderada e 17 graus. Já temos 4mm acumulados.

 

Renan, já viu onde estava o ciclone dessa onda de frio de 1985??

O ciclone estava mais ao norte do que o normal, entre o litoral do Paraná e São Paulo. Pela reconstituição do evento percebe-se que o ciclone deu uma "continentalizada" na alta.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando o gráfico com os dados do INMET:

 

lda_2014_05.png

Em Londrina maio fechou um pouco acima da média (+0,25º), assim como abril (+0,27º). A anomalia das mínimas (+0,78º) foi mais acentuada, já que aquela sequência de dias nublados ajudou a baixar as máximas (+0,28º) no fim do mês. Tivemos apenas duas mínimas sub-10 (é mais comum ter um pouco mais), a menor no dia 27 (8,8º) e apenas uma máxima acima de 30º, no dia 7 (30,2ºC). Com relação as chuvas ficamos umas três semanas sem; a maior parte dos 95,6mm acumulados só vieram mais para o final do mês, totalizando 81,5% da média.

 

Agora a época de queda gradual nas temperaturas já acabou por aqui. Em junho e julho temos só a oscilação costumeira ao redor de uma média relativamente constante, e com uma massa polar das bem fortes chega a fazer menos de 5ºC, mas é um ou dois dias no mês e olhe lá (ano passado não tivemos nem sub-10 em junho!).

 

Pelos modelos, parece que vamos começar o mês com temperaturas bem baixas na madrugada mas sol e calorzinho à tarde. Aguardemos...

 

Obs: ali entre os dias 23 e 24 deve ter havido algum erro de leitura ou outro problema, porque, até onde eu sei, a máxima de um dia não tem como ser menor que a mínima do dia anterior (deveria ser igual ou maior).

 

Seus gráficos são muito bonitos. É verdade, acho que tem algum erro nos dias 23 e 24.

Link to comment
Share on other sites

Nesse momento, temos áreas de chuva na região de Campinas e também entre a região do Cantareira e extremo sul de minas.

Pode ser que pelo menos a zona leste daqui de Sampa tenha alguma chance de chuva nessa madrugada. Vamos esperar pra ver!

 

Achei no Wundermap uma PWS (na Mooca, mais ou menos perto da Av Paes de Barros) que fica próxima do bairro onde eu moro e coloquei um sticker dela na assinatura. Espero que a estação não esteja descalibrada ou instalada de maneira incorreta, mostrando valores nada a ver nas temperaturas!

Link to comment
Share on other sites

Estava observando alguns clarões para os lados da serra do mar agora a pouco. Achei fantástico! Típico de noite de verão. É um CB em alto mar.

http://i.imgur.com/K8YrEEz.png

 

Pelo Radar de São Roque essa célula está assumindo forma de Bow Echo (Arco em curvatura), e atingindo 65Dbz de refletividade... Essa célula também é detectada pelo Radar de Bauru!!

 

Totalmente atípica pra padrões de Junho. Bela tempestade em alto mar agora!

Muito boa observação, Davi/Rodolfo!

Imagine a vista do alto da Serra, com este céu limpo...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Previsão interessante essa do GFS, Poderemos ter nessa semana alguma chuva em áreas do interior do sudeste e também locais do centro oeste do Brasil que costumam ser secos nessa época do ano (GO, DF e MT).

 

Chuva acumulada prevista

1df8ioT.png?1

 

Anomalia de chuva prevista

wiVuFmI.png?1

 

Espero que não configure. Chuva nessa fase do ano nessa região, me preocupa chover depois aqui embaixo, em São Paulo, e a repetição de mês de inverno chuvoso, o que não é bom para nós (julho e agosto/09 e junho/12).

 

A excessão foi 97/98, entre meados de maio e começo de junho foi MUITO bom em termos de frio, e estava até que chovendo bem acima da média. Mas, logo depois, em meados de junho já ferrou tudo e o inverno 98 foi fraquíssimo. Idem 97, o qual só salvou uma MP bem forte em agosto.

Link to comment
Share on other sites

O modelo CMC está prevendo muito frio para MG nos dias 03 e 04 de junho, com temperaturas podendo chegar a 2ºC aqui na região de Divinópolis. Gostaria de saber se há real possibilidade de isso acontecer pois tanto a rodada 12z de ontem quanto a 00z de hoje intensificaram o frio previsto. Se confirmar, teremos recordes que a muito tempo não são batidos. De acordo com a estação convencional INMET de Divinópolis, mas menores temperaturas registradas na cidade em 2012, 2013 e até agora em 2014 foram, respectivamente:

 

5,0ºC no dia 20/07/2012

6,8ºC no dia 31/07/2013

7,3ºC no dia 14/05/2014

 

Por não ser uma previsão de tão longo prazo, imagino que mesmo que não tenhamos temperaturas extremas como previsto, poderemos ter um frio significativo e quem sabe bater um novo recorde de 2014.

 

Um bom dia a todos!

Boa noite Miguel, acredito que o frio deve chegar aí em Divinópolis, porém não creio que fará tanto frio como está prevendo o CMC.

Hoje e amanhã as tardes podem ser agradáveis e na terça em diante as manhãs podem ser um pouco frias, com temperaturas ao redor dos 8/9ºC, se fizer menos que isso confesso que ficarei surpreso.

Link to comment
Share on other sites

Espero que não configure. Chuva nessa fase do ano nessa região, me preocupa chover depois aqui embaixo, em São Paulo, e a repetição de mês de inverno chuvoso, o que não é bom para nós (julho e agosto/09 e junho/12).

 

A excessão foi 97/98, entre meados de maio e começo de junho foi MUITO bom em termos de frio, e estava até que chovendo bem acima da média. Mas, logo depois, em meados de junho já ferrou tudo e o inverno 98 foi fraquíssimo. Idem 97, o qual só salvou uma MP bem forte em agosto.

 

Eu realmente me lembro de ter feito um bom frio entre a segunda quinzena de maio/97 e primeira metade de junho de 1997.

 

Realmente o frio acaba sendo menor por conta de mais umidade. Em junho do ano passado também tivemos umidade acima do normal em SP, MS e PR e o que vimos foi um frio xoxo.

Já maio e junho de 2011 foram predominantemente de dias secos (tirando os 3 eventos isolados de chuva significativa em junho que se não me engano fez o acumulado no Mirante ficar acima da média) e o que se viu, foram vários dias de temperaturas bem baixas, além do frio contínuo que começou em 27/05 e foi até mais ou menos 17/06 (tivemos uma pausa a partir daí, mas sem veranicos e após essa pausa, veio aquela forte MP em 26/06 e ficamos tendo novamente um bom frio até 10/07).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.