Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

E aí ouvindo a rádio Gaúcha e vem o Cleo com aquele velho papo estranho, ele diz que é massa de ar seco e não de ar frio que está entrando no sul do Br...caramba caraléo, é massa de ar seco, mas é massa de ar frio :rofl: :rofl: :rofl:

 

 

Não pode!

 

É de colocar o sujeito de sunga por uma hora no relento no topo do Morro da Igreja, com vento de 70km/h e 2oC, com uma advecção fudida de gelada e depois mandar repetir a asneira...

Link to comment
Share on other sites

Estação do Ceops (Itoupava) - 9,6°C (1ª sub-10 finalmente)

 

Em casa, muito vento e 12°C.

 

Ontem falei do vento aqui e realmente ele freou a queda em diversas estações. As duas estações mais protegidas do vento infelizmente estão com falhas em algumas leituras e falha na transmissão dos dados. Só saberei se rolou algo sub10 por lá quando a defesa civil liberar os dados.

Link to comment
Share on other sites

Estação do Ceops (Itoupava) - 9,6°C (1ª sub-10 finalmente)

 

Em casa, muito vento e 12°C.

 

Ontem falei do vento aqui e realmente ele freou a queda em diversas estações. As duas estações mais protegidas do vento infelizmente estão com falhas em algumas leituras e falha na transmissão dos dados. Só saberei se rolou algo sub10 por lá quando a defesa civil liberar os dados.

 

Quando não é a nebulosidade, é o vento que atrapalha...

Link to comment
Share on other sites

Idem, também é o meu. Todos temos vários sonhos, e aqui no BAZ o meu sonho é testemunhar uma onda de frio como foi 1985. Para o

Sul, já houve outras mais fortes...mas para o Sudeste, pouquíssimas rivalizam, principalmente na amplitude do evento. Eu tenho certeza

que isso voltará a acontecer, assim como voltou a nevar forte e amplamente no Sul.

 

No momento, chuva leve a moderada e 17 graus. Já temos 4mm acumulados.

 

Renan, já viu onde estava o ciclone dessa onda de frio de 1985??

O ciclone estava mais ao norte do que o normal, entre o litoral do Paraná e São Paulo. Pela reconstituição do evento percebe-se que o ciclone deu uma "continentalizada" na alta.

 

Sds.

 

Sim, Sílvio! Já olhei diversas vezes a reanálise e nunca me canso de ver...rs...

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos do BAZ!

Estive em Sampa este final de semana e o tempo estava começando a ficar mais frio ontem por lá, com a chegada do ar polar.

Quando pousei em Porto Alegre fazia 13°c, segundo informações do piloto. Eram 23h30min e estava garoando e um ventinho fraco.

Vi que a semana será de noites geladas e tardes agradáveis aqui em POA. Na quinta-feira já temos perspectiva de chuva.

Abraços a todos,uma ótima semana e um junho com muito frio para todos nós!

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 5 min

 

9,4°C no norte da Ilha/SC, Floripa/Epagri, baixou mais um pouco. 10,4°C Canasvieiras/Part., 10,8°C/Inmet e 10,8°C Itacorubí/Epagri,

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 14 min

 

1,2°C em Rio Negrinho e Urupema/M.Torres, ambas da Epagri, no Cruzeiro/S.Joaquim com 2,4°C as mín. de SC até agora.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 2 min

 

Informações da rádio Gralha Azul/Urubicí, no começo da tarde de ontem, localidade de Farrapos (+-1600 m)/Urubicí, rápida quirera de neve.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra agora

 

Neste horário tivemos nuvens com desenvolvimento vertical na região,em S.Joaquim estava com 10,8°C, em 2013 nevou com 8°C! Situação similar.

Link to comment
Share on other sites

Em Jundi City, 16º C, temperatura E-S-T-Á-V-E-L.

 

Duvidam?

 

Olhem só os dados do CIIAGRO:

 

02/06/2014 07:20 16,0

02/06/2014 07:00 16,0

02/06/2014 06:40 16,0

02/06/2014 06:20 16,0

02/06/2014 06:00 16,0

02/06/2014 05:40 16,0

02/06/2014 05:20 16,0

02/06/2014 05:00 16,1

02/06/2014 04:40 16,1

02/06/2014 04:20 16,1

02/06/2014 04:00 16,1

02/06/2014 03:40 16,1

02/06/2014 03:20 16,1

02/06/2014 03:00 16,1

02/06/2014 02:40 16,1

02/06/2014 02:20 16,2

02/06/2014 02:00 16,2

02/06/2014 01:40 16,2

02/06/2014 01:20 16,3

 

Bom dia a todos.

Link to comment
Share on other sites

Aí não dá só falta esta em dia de frio extremo, o Tuias parar de funcionar... :russian: :russian: :russian:

Gelado amanhecer em Soledade,no Inmet Aeroporto 2,9º,aqui na cidade também 2,9º, no Parque das Tuias estava 1,3º as 3h27min quando a estação parou de reportar...deve ter ido até abaixo de zero em algumas baixadas e vales da Serra do Botucaraí.

Link to comment
Share on other sites

Aeee primeira geada se formando na serra Dona Francisca. .na minha estação online marcou 5,7 mas na outra a temperatura foi mais baixa, pois entrei em contato com o pessoal do criador de trutas onde está minha estação e eles me relataram geada fraca nas baixadas...

 

Por aqui a mínima na estação do Ciram-Epagri foi de 10°C cravados. ..sem dados de duas estações da Defesa Civil, justo as mais frias: Ceasa e Jativoca..

Link to comment
Share on other sites

Em casa (região sul de Curitiba) 7.2°C e percebe em alguns pontos "orvalho branco" ou geada muito fraca em cima de telhados....

Vamos ver se amanha esfria mais :D

 

Geada com 7ºC eu nunca ouvi falar.

Depende...eu já fotografei geada em abril uma vez aqui com 12º n Inmet e geada fraca no Banhadal... :mail: :good:

Link to comment
Share on other sites

Em casa (região sul de Curitiba) 7.2°C e percebe em alguns pontos "orvalho branco" ou geada muito fraca em cima de telhados....

Vamos ver se amanha esfria mais :D

 

Geada com 7ºC eu nunca ouvi falar.

Depende...eu já fotografei geada em abril uma vez aqui com 12º n Inmet e geada fraca no Banhadal... :mail: :good:

 

Vou passar a observar melhor as geadas de BH.Você teria que ter uma diferença de 10ºC em 2 metros.Quase impossível.Todo ano da 4ºC-7ºC em Florestal mas não fica de branco.

 

Ainda mais no telhado como ele falou.Como assim?Orvalho brilha e tão confundindo com geada.

 

Pode da geada num tufo de mato no meio do nada...mas telhados de branco com 7ºC?Poderia acontecer em Brasília.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Depende...eu já fotografei geada em abril uma vez aqui com 12º n Inmet e geada fraca no Banhadal... :mail: :good:

 

Vou passar a observar melhor as geadas de BH.Você teria que ter uma diferença de 10ºC em 2 metros.Quase impossível.Todo ano da 4ºC em Florestal mas não fica de branco.

Só um pouquinho hehehe, os 12º no Inmet topinho a 5km do local uma baixada boa e com geadas frequentes.Acredito q no local da geada a temp do ar foi de 4 a 5º. :ok: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Depende...eu já fotografei geada em abril uma vez aqui com 12º n Inmet e geada fraca no Banhadal... :mail: :good:

 

Vou passar a observar melhor as geadas de BH.Você teria que ter uma diferença de 10ºC em 2 metros.Quase impossível.Todo ano da 4ºC em Florestal mas não fica de branco.

Só um pouquinho hehehe, os 12º no Inmet topinho a 5km do local uma baixada boa e com geadas frequentes.Acredito q no local da geada a temp do ar foi de 4 a 5º. :ok: :mosking:

 

Dá geada num tufo de mato, e não nas casas.

Link to comment
Share on other sites

Imagem desta manha

curitiba

 

Deixe eu melhorar o texto....

E até pedir orientação....

Em casa formou aquele "orvalho branco"..... qual o nome correto disso ?

E Sim, observei geada muito fraca no caminho para o trabalho, passo ao lado de um bosque no CIC bairro em Curitiba e lá eu não sei a temperatura.

7.2°C foi na minha casa. :good:

Link to comment
Share on other sites

Imagem desta manha

curitiba

 

Deixe eu melhorar o texto....

E até pedir orientação....

Em casa formou aquele "orvalho branco"..... qual o nome correto disso ?

E Sim, observei geada muito fraca no caminho para o trabalho, passo ao lado de um bosque no CIC bairro em Curitiba e lá eu não sei a temperatura.

7.2°C foi na minha casa. :good:

 

Orvalho branco é congelado.Na boa, acho que pra ter dado geada só nesse bosque, confirmando a temperatura.

 

Fez 5.8ºC na Serra Dona Francisca.Realmente não sei como você observou geada.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Em casa (região sul de Curitiba) 7.2°C e percebe em alguns pontos "orvalho branco" ou geada muito fraca em cima de telhados....

Vamos ver se amanha esfria mais :D

 

Geada com 7ºC eu nunca ouvi falar.

 

ASSIM COMO NEVAR COM 8/10°C....AQUI JÁ TEVE GEADA COM 12 NO ABRIGO (-1,0 RELVA) NO MESMO LOCAL E EM CASA JÁ TIVE GEADA COM 10,++, NÃO É COMUM, MAS TEM.

 

UMA DAS MAIORES DIFERENÇAS DE RELVA, 3 COM -11,3 NO INMET.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Em casa (região sul de Curitiba) 7.2°C e percebe em alguns pontos "orvalho branco" ou geada muito fraca em cima de telhados....

Vamos ver se amanha esfria mais :D

 

Geada com 7ºC eu nunca ouvi falar.

 

ASSIM COMO NEVAR COM 8/10°C....AQUI JÁ TEVE GEADA COM 12 NO ABRIGO (-1,0 RELVA) EM CASA JÁ TIVE GEADA COM 10,++, NÃO É COMUM, MAS TEM.

 

Nevar com 8/10 é extremamente raro.É pra Guiness.

 

Tanto é que nunca nevou em São Paulo com essa temperatura.É evento extremamente raro.Tão raro como chover sapos.

 

Se você viu geada com 12ºC.Parabéns, você presenciou um evento único da vida.

Link to comment
Share on other sites

[

 

Geada com 7ºC eu nunca ouvi falar.

 

ASSIM COMO NEVAR COM 8/10°C....AQUI JÁ TEVE GEADA COM 12 NO ABRIGO (-1,0 RELVA) EM CASA JÁ TIVE GEADA COM 10,++, NÃO É COMUM, MAS TEM.

 

Nevar com 8/10 é extremamente raro.É pra Guiness.

 

 

7 DE MAIO DE 2013, 24 DE SET DE 2013 (ESTAS DUAS EM CASA) E, POSSÍVELMENTE, ONTEM EM URUBICÍ/PERTO DO MI.

 

NÃO TENHO S. PARA FICAR EXPLICANDO, MAS É O QUE DÁ QDO SE ACHA QUE SE SABE TUDO SOBRE CLIMA.

 

EM SP A SITUAÇÃO DA ATMOSFERA É BEM DIFERENTE DAQUI.

 

EM FLORIPA VI GEADA COM 5,2°C.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

[

 

Geada com 7ºC eu nunca ouvi falar.

 

ASSIM COMO NEVAR COM 8/10°C....AQUI JÁ TEVE GEADA COM 12 NO ABRIGO (-1,0 RELVA) EM CASA JÁ TIVE GEADA COM 10,++, NÃO É COMUM, MAS TEM.

 

Nevar com 8/10 é extremamente raro.É pra Guiness.

 

 

7 DE MAIO DE 2013, 24 DE SET DE 2013 (ESTAS DUAS EM CASA) E, POSSÍVELMENTE, ONTEM EM URUBICÍ/PERTO DO MI.

 

NÃO TENHO S. PARA FICAR EXPLICANDO, MAS É O QUE DÁ QDO SE ACHA QUE SE SABE TUDO SOBRE CLIMA.

 

EM SP A SITUAÇÃO DA ATMOSFERA É BEM DIFERENTE DAQUI.

 

Eu tenho, por isso estou aqui.

 

Eu não sei tudo.Pobre do homem que acha que sabe tudo.Aquele que sabe tudo é o homem mais ignorante.

 

Mas geada acima de 10ºC e neve tb são eventos raros.A menos que você ignore as leis físicas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

SOS universitários,liguei pro Jones do Tuias, a internet está normal,a estação é que travou segundo ele .Será que parou de reportar?O que faço?Troco de local o sensor?Bah que coisa bem no dia que ia negativar... :cray: :cray: :russian: :russian: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1:

Link to comment
Share on other sites

 

Geada com 7ºC eu nunca ouvi falar.

Vou passar a observar melhor as geadas de BH.Você teria que ter uma diferença de 10ºC em 2 metros.Quase impossível.Todo ano da 4ºC-7ºC em Florestal mas não fica de branco.

 

Ainda mais no telhado como ele falou.Como assim?Orvalho brilha e tão confundindo com geada.

 

Pode da geada num tufo de mato no meio do nada...mas telhados de branco com 7ºC?Poderia acontecer em Brasília.

 

Aqui na Granja Viana, não vejo geada BOA/moderada (mais forte do que as postadas acima, desde agosto de 94). Em junho 2011, deu 2,5ºC aqui em casa e não vi geada, porém relataram geada na Granja, com foto inclusive no BAZ, porém MUITÍSSIMO FRACA. Em Itapevi, neste dia, o Evandro em Itapevi zerou e mostrou fotos de geada moderada por lá.

 

Aqui em casa, para gear parece que tem que chegar ao menos a uns 1ºC ou beirando a zero graus. É o que me parece. Quase todo santo ano chego a marcas de 3/4ºC e NADA de geada.

 

Como falou uma vez o Coutinho, não depende apenas da temperatura do ar. Mas outros fatores influem, como altitude, temperatura da relva, por exemplo. Ausência de vento na madrugada parece que é obrigação para formação de geada, mesmo com tempo aberto.

 

Na "seca" por geada aqui na Granja Viana faz anos. Em 1990 foi moderada também, era moleque. Em 94, a geada já formava por volta da meia-noite, em umas 3 noites.

Link to comment
Share on other sites

[

 

Geada com 7ºC eu nunca ouvi falar.

 

ASSIM COMO NEVAR COM 8/10°C....AQUI JÁ TEVE GEADA COM 12 NO ABRIGO (-1,0 RELVA) EM CASA JÁ TIVE GEADA COM 10,++, NÃO É COMUM, MAS TEM.

 

Nevar com 8/10 é extremamente raro.É pra Guiness.

 

 

7 DE MAIO DE 2013, 24 DE SET DE 2013 (ESTAS DUAS EM CASA) E, POSSÍVELMENTE, ONTEM EM URUBICÍ/PERTO DO MI.

 

NÃO TENHO S. PARA FICAR EXPLICANDO, MAS É O QUE DÁ QDO SE ACHA QUE SE SABE TUDO SOBRE CLIMA.

 

EM SP A SITUAÇÃO DA ATMOSFERA É BEM DIFERENTE DAQUI.

 

Eu tenho, por isso estou aqui.

 

Eu não sei tudo.Pobre do homem que acha que sabe tudo.Aquele que sabe tudo é o homem mais ignorante.

 

Mas geada acima de 10ºC e neve tb são eventos raros.A menos que você ignore as leis físicas.

Eu sou a prova viva que neva com 8°C. Vi nevar com pequena acumulação em 8/07/94 e 4/9/06 à tarde. Deu até pra fazer bonecos de neve.

Link to comment
Share on other sites

Imagem desta manha

curitiba

 

Deixe eu melhorar o texto....

E até pedir orientação....

Em casa formou aquele "orvalho branco"..... qual o nome correto disso ?

E Sim, observei geada muito fraca no caminho para o trabalho, passo ao lado de um bosque no CIC bairro em Curitiba e lá eu não sei a temperatura.

7.2°C foi na minha casa. :good:

 

Orvalho branco é congelado.Na boa, acho que pra ter dado geada só nesse bosque, confirmando a temperatura.

 

Fez 5.8ºC na Serra Dona Francisca.Realmente não sei como você observou geada.

 

Aqui em Joinville já vi geada com temperatura do ar em 5ºC em Agosto de 2011, com a relva congelada...

 

Não afirmei que ocorreu geada nesta minha estação online. Falei de outra que tenho desde 2011 instalada em outro ponto da Serra Dona Francisca e que não está online. Entretanto liguei para o pessoal que possui chácara lá e eles me confirmaram a geada.

 

Rio Negrinho que fica a poucos Km da serra dona Francisca registrou 1,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal, meu termômetro finalmente ficou abaixo dos 10 ºC. Registrei 9,7 de mínima, mesmo assim ficando bem longe dos 7,6 ºC do Simepar.

Agora céu limpíssimo e 11,3 ºC, típico de inverno.

 

Grande surpresa a mínima de São Mateus do Sul, 2,0 ºC no INMET! Isso estando a apenas 150 km de Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.