Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Modelos começam a esticar a continuidade do frio até 13/17 de julho, e começa mostrar algo interessante para final de junho, com 2 MP's entrando em sequencia com potencial isobárico de até 1044/1046 hPa.

Junho já vai começar bem no quesito frio, dias 3/6-10/14 devemos ter negativas generalizadas no RS/SC e parte sudoeste PR.

A geada dessa vez poderá alcançar o sul de SP/MS.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eu é que esperava mais da Verkhoyansk catarinense que me contaram é a baixada da baixada de Urupema...muito pouco para uma baixada com tamanha altitude... :mosking:

 

Só você. Qualquer um com pouco de conhecimento sabe que não é preciso apenas altitude para se registrar temperaturas baixas.

 

Tudo tem uma explicação, mas você consegue transformar tudo que é em Soledade em espetacular, mesmo que seja comum do ponto de vista da ciência. Em todos os outros lugares em apenas comum, natural, explicado. Como Curitiba, Urupema e PNI. Nesse locais tudo é comum e em Soledade tudo é espetacular... Pelo menos é isso que você fala aqui....

 

A mãe natureza fez primeiro Soledade depois o resto do Brasil...

 

As nuvens vieram e Maio foi será sepultado sem sub-10. 14°C agora.

Cara presta atenção e vamos parar com este tipo de discussão que não vai levar a lugar algum.

-Sei que não é só fator altitude não subestime meu conhecimento e capacidade de observação e memória.

-As coisas são como são, independente de tua vontade ou minha.

-Não há nada de espetacular em minha região, mas com certeza existem diversos fatores que explicam porque há mínimas absolutas tão baixas por aqui, assim como a parte dleste dela tem máximas excelentes, uma hora com mais tempo explico estes fatores.

-Interessante que alguns aqui atacam, corneteiam e eu levo na boa, e quando eu devolvo a flauta, dou resposta, ficam magoadinhos.

Finalizando, meu objetivo aqui é fazer amizade e manter um bom relacionamento, para tanto tenho que aceitar brincadeiras e até mesmo as flutas, mas isto tem que valer para todos.Saibamos brincar e construir juntos este espaço tão interessante que é o BAZ. :good: :friends:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

....Para o começo de JJA o Coutinho vai por enquanto dando um show, mostrando que foi o pioneiro, há três meses atrás. E não vi nenhum outro instituto botar o seu na reta com uma linha de raciocínio tão clara, direta, evitando o tom generalista resguardado em obviedades. Aliás, vi muita pouca previsão de inverno, e o JJA está começando. Nos EUA lançam com 2 a 3 meses de antecedência as vezes.

 

Caio César, Ave!

 

Como eu gostaria de ter escrito as últimas mensagens tuas e ter feito as últimas e corretas análises.

Resta com alegria parabenizar por uma frase que já considero um clássico : [evitando o tom generalista resguardado em obviedades, by Caio César].

 

Coutinho, Celular à noite volta ao operacional.

 

Como destacado "botar o seu na reta com 2 a 3 meses de antecedência" faz parte do negócio, o qual é arriscado, por natureza onde há acertos e há erros.

 

Como a maioria ama o frio.

 

ELE VEM.

 

Agradeçam a nebulosidade de abril e maio este que se despede em paz, não tão maldito e nem tão abençoado,....apenas passando o bastão da transição.

 

feliz JJA para todos.

Link to comment
Share on other sites

Caio, torcendo por todos os cenários propostos que vc postou hoje..

 

no segundo post, sobre a neve, se isso acontecesse seria épico!

 

----------------

 

Moisés, eu possuo uma estação nos campos de Herciliópolis, em Agua Doce..

 

Não está no local mais frio da Vinícola Villaggio Grando. Está em um lugar que o sinal de internet pega, e isso limitou a instalacao

 

A região de Água Doce em direção as montanhas do parque das araucárias lado sudeste tem potencial para minimas de -11/-14°C, outra região com potencial é Passos Maia ao longo do rio Chapecozinho em direção as montanhas do parque das araucárias lado sudoeste potencial para -10/-13°C

Link to comment
Share on other sites

Como eu gostaria de ter escrito as últimas mensagens tuas e ter feito as últimas e corretas análises.

 

Obrigado pelo elogio.

 

ELE VEM.

 

Agradeçam a nebulosidade de abril e maio este que se despede em paz, não tão maldito e nem tão abençoado,....apenas passando o bastão da transição.

 

feliz JJA para todos.

 

 

Perfeito! Vem sim, entre pausas e torpedos deve vir, pelo menos nesse start de JJA.

 

Pelo CFS, o único de longo prazo posso dizer que tenho visto ele variando exageradamente, do Polar ao Saara de um dia para o outro até para junho. Mas vejo predominar uma tendência de julho na média a ligeiramente abaixo e agosto abaixo, incrível pelo nível de El Nino que estará consolidado.

Link to comment
Share on other sites

Moisés tem várias localidades como Guaraciaba, São Miguel do Oeste, são José do Cedro, Guarujá do Sul, não tem muita altitude, mas tem mais continentalidade...

 

Depois essa região tem Ponte Serrada, Irani, Faxinal dos Guedes, Passos Maia.

 

Qualquer estação de baixada registrará valores excelentes...

Nos anos 80 por várias vezes eu passava uma temporada em Modelo SC, a cidade está num baita baixadão embora sem muita altitude, fazia friozinho às vezes mesmo no verão, acredito em mínimas bem expressivas entre Modelo e Maravilha.

Link to comment
Share on other sites

O que a 00Z trouxe?

 

- Consolidação do quadro para mínimas negativas terça e quarta, possivelmente segunda, de forma mais ampla.

 

- CMC mantém amanhecer muito gelado na terça, entre -3oC e -5oC nos locais mais frios.

 

- Reduzida pelo Europeu e GFS no potencial da MP que chega em 168h.

 

- Mas que ainda é muito forte pelo Global e Mbar.

 

- Outro que mantém a seqüência de frio com tudo e eu não tinha olhado ainda é o ETA.

 

- Sequência de primeira quinzena fria a muito fria se mantém.

 

- CFS prolonga o frio com a sequência de invasões por pelo menos 30 dias.

 

- SOI bateu +18 hoje, excelente. E segue o baile completamente díspar ao pacífico quente.

 

- AAO podendo escancarar a porteira ou colocar o cadeado, metade dos membros para cada lado.

 

- BAZ agitado pelos próximos dias.

Estas postagens do Caio, são excelentes, aí que me refiro.Manja muito de previsão. :good:

Link to comment
Share on other sites

Moisés tem várias localidades como Guaraciaba, São Miguel do Oeste, são José do Cedro, Guarujá do Sul, não tem muita altitude, mas tem mais continentalidade...

 

Depois essa região tem Ponte Serrada, Irani, Faxinal dos Guedes, Passos Maia.

 

Qualquer estação de baixada registrará valores excelentes...

Nos anos 80 por várias vezes eu passava uma temporada em Modelo SC, a cidade está num baita baixadão embora sem muita altitude, fazia friozinho às vezes mesmo no verão, acredito em mínimas bem expressivas entre Modelo e Maravilha.

É vdd, PH!

Já comentei aki q a irmã da minha avó materna possuía um sítio em Maravilha e me contaram q em ocasiões de geada severa, alguns córregos congelavam na superfície, igual no vídeo q vc fez dos Silvanos.

Sobre mínimas negativas de 2 dígitos, após o final da década de 1990 tem sido muito raro eventos com potencial para tanto.

O único q conheço é o dos -10,6°C das Tuias.

Fora este, teve -9°C de SJ [julho/2000] e tbm em BJardim há uns 2 anos atrás.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, mínima na área urbana de Nova Friburgo de 8,5°C, agora temperatura em rápida elevação faz 18,3°C com tempo limpo.

Outras mínimas:

Nova Friburgo (Inmet): 5,1 °C

Petrópolis (pico do Couto - inmet) : 7,9°C

Teresópolis (Inmet): 8,9°C

Resende (Inmet): 12,3°C

Parati (Inmet): 13,8°C

 

Vila Militar (Rio de Janeiro - Inmet): 12,9°C

Alto da Boa Vista (Rio de Janeiro -GeoRio) 13,0°C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Que tal abrirmos um tópico chamado "Copa do Mundo" para acompanharmos as temperaturas e as previsões mais focado na regiões onde terão jogos/sedes de seleções?

 

Se confirmar esse frio todo vai valer a pena ter sofrido um pouco com outono xôxo/quente.

 

Inverno climático vai começar no começo de junho este ano para as terras baixas em todo o sul, very well.

 

Desaconselho. A uma porque será repetitivo a este topico. A duas porque se adentrará ao tema futebol. Podemos, sim, fazer o monitoramento de cidades sedes ou nao aqui mesmo, beto.

Link to comment
Share on other sites

Caio, torcendo por todos os cenários propostos que vc postou hoje..

 

no segundo post, sobre a neve, se isso acontecesse seria épico!

 

----------------

 

Moisés, eu possuo uma estação nos campos de Herciliópolis, em Agua Doce..

 

Não está no local mais frio da Vinícola Villaggio Grando. Está em um lugar que o sinal de internet pega, e isso limitou a instalacao

 

A região de Água Doce em direção as montanhas do parque das araucárias lado sudeste tem potencial para minimas de -11/-14°C, outra região com potencial é Passos Maia ao longo do rio Chapecozinho em direção as montanhas do parque das araucárias lado sudoeste potencial para -10/-13°C

Tirei o chapéu pra vc Moisés, impressionante sua capacidade de observação , compreensão do efeito baixada e leitura de relevo e suas peculiaridades! :hi: :clapping: :good2:

Se não for pedir muito gostaria de uma análise sua sobre o relevo da Serra do Botucaraí, pode ser no tópico temas gerais, eu posto uns mapas e vc descreve.Pode ser? :friends: :good: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal...sei que posso estar sendo precipitado, talvez eu esteja cometendo um equívoco, mas vou arriscar neste palpite:

 

O PNI mostrou muito pouco de seu verdadeiro potencial desde a instalação da estação até agora!

 

Já percebi que o comportamento climático do PNI está em grande correlação com leste da região SE. A dinâmica do PNI se

assemelha muito com a dinâmica de boa parte de Minas Gerais e RJ. Vocês acham que chegou alguma MP muito forte no leste

do Sudeste desde que a estação foi instalada, há 1 ano? A resposta é um estrondoso NÃO! Ano

passado o estado de SP teve boas ondas de frio, daí os paulistas dizerem que o inverno ano passado foi bom. Mas

perguntem isso a nós de Minas ou o pessoal do RJ, e a resposta será que tratou-se de uma porcaria de inverno, com temperaturas

mínimas ridículas...e foi mesmo...

 

Bem, mas peraí, se o inverno foi uma porcaria em MG ano passado e o clima do PNI é bem mineiro...posso concluir que o

parque pode nos reservar surpresas ainda escondidas? A resposta é sim! Tivéssemos uma estação lá em cima em anos como

2004, 2008 e 2010, vocês veriam mínimas absolutas anuais entre -9/-11.

 

A mínima absoluta em JF ano passado foi de patéticos 08,3ºC....acho que isso nunca havia acontecido antes...mesmo assim,

alegramo-nos como a mínima de -06,9ºC no PNI. POIS É.... :clapping: :clapping: :clapping:

Em que lugar de São Paulo chegaram boas ondas de frio ano passado? Apenas um dia de MÁXIMA baixa e olha lá. Por aqui, um dos invernos mais decepcionantes que já vi, e por enquanto esse ano está indo pro mesmo caminho. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, mínima na área urbana de Nova Friburgo de 8,5°C, agora temperatura em rápida elevação faz 18,3°C com tempo limpo.

Outras mínimas:

Nova Friburgo (Inmet): 5,1 °C

Petrópolis (pico do Couto - inmet) : 7,9°C

Teresópolis (Inmet): 8,9°C

Resende (Inmet): 12,3°C

Parati (Inmet): 13,8°C

 

Vila Militar (Rio de Janeiro - Inmet): 12,9°C

Alto da Boa Vista (Rio de Janeiro -GeoRio) 13,0°C

 

Boas mínimas no Rio, hein?

 

Semana que vem a partir de terça, mais para quarta o bixo deve pegar por aí. PNI com chance de nova seqüência poderosa de quarta em diante. Ar bem seco e estável, bom para o Rebouças mostrar sua superioridade em mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, mínima na área urbana de Nova Friburgo de 8,5°C, agora temperatura em rápida elevação faz 18,3°C com tempo limpo.

Outras mínimas:

Nova Friburgo (Inmet): 5,1 °C

Petrópolis (pico do Couto - inmet) : 7,9°C

Teresópolis (Inmet): 8,9°C

Resende (Inmet): 12,3°C

Parati (Inmet): 13,8°C

 

Vila Militar (Rio de Janeiro - Inmet): 12,9°C

Alto da Boa Vista (Rio de Janeiro -GeoRio) 13,0°C

 

Ótimas mínimas! :ok:

 

Mínimas - Aeroportos

 

13°C - Campo dos Afonsos

15°C - Santa Cruz

16°C - Galeão

Link to comment
Share on other sites

Patrick, minhas sinceras desculpas. Na verdade o inverno em SP ano passado foi relativamente bom

do centro do estado em direção ao sul. No Sul do país, foi mágico e dificilmente será superado pelo

2014. Já para esta porção leste do SE, tem tudo para ser bem melhor que 2013. Estou gostando da

frequência de altas polares no oceano que estamos tendo este ano.

 

Registrei hoje minha quinta mínima sub-10 do ano: 09,6ºC hoje cedo. E Maio termina

com temperaturas na média ou levemente abaixo disso em MG....teve bom!

Link to comment
Share on other sites

[

 

Perfeito! Vem sim, entre pausas e torpedos deve vir, pelo menos nesse start de JJA.

 

Pelo CFS, o único de longo prazo posso dizer que tenho visto ele variando exageradamente, do Polar ao Saara de um dia para o outro até para junho. Mas vejo predominar uma tendência de julho na média a ligeiramente abaixo e agosto abaixo, incrível pelo nível de El Nino que estará consolidado.

 

 

O PADRÃO USA, QUE OBSERVO DESDE 20-- E POUCOS, NÃO DEPENCE EL OU LA.

Link to comment
Share on other sites

Caio, tu acha que sábado que vem pode fazer mais frio que hoje lá no PNI? Eu ia hoje mas não deu mas quero muito ir lá enfim conhecer esse lugar maravilhoso.

 

Acho que sábado que vem não será bom, Thiago. Deverá estar já sob pré-frontal com o ar frio entrando no sul e a frente-fria já atingindo SP.

Link to comment
Share on other sites

O PADRÃO USA, QUE OBSERVO DESDE 20-- E POUCOS, NÃO DEPENCE EL OU LA.

 

Não sejamos simplistas, Ronaldo. Quero ver após um inverno terrivelmente quente nos EUA e o nosso iniciando sob um forte La Nina plenamente estabelecido tipo 55,75,88 você vir falando em inverno quente padrão USA...

 

Não depende de El ou La? Vou guardar esta...

Link to comment
Share on other sites

Patrick, minhas sinceras desculpas. Na verdade o inverno em SP ano passado foi relativamente bom

do centro do estado em direção ao sul. No Sul do país, foi mágico e dificilmente será superado pelo

2014. Já para esta porção leste do SE, tem tudo para ser bem melhor que 2013. Estou gostando da

frequência de altas polares no oceano que estamos tendo este ano.

 

Registrei hoje minha quinta mínima sub-10 do ano: 09,6ºC hoje cedo. E Maio termina

com temperaturas na média ou levemente abaixo disso em MG....teve bom!

Na verdade, na minha opinião foi bom no leste, sul e oeste do estado. Por aqui, foi só aquele dia de máxima baixa e só. As mínimas foram decepcionantes, e estão sendo desde 2009 pra cá.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo já com mudanças no tempo e ventos até mais moderados esta manhã o dia começou frio, com apenas 9.5°C e agora faz 18°C.

E as chuvas avançam pelo Estado.

Em Palmas, 11°C agora.

Cascavel, com chuva e ventos de até 42 km/h está com 13,5°C.

Curitiba tem céu encoberto e 15°C.

Logo teremos chuva tbm aki .

A imagem mostra a ampla área de mau tempo sobre os 3 estados.

cs4Kira10_3-1.jpg.c4f1b0c71bb76fd30cff51803fd0da9a.jpg

Link to comment
Share on other sites

Impressionado com o frio que alguns modelos mostram em junho, mais forte até que a mp de julho 2013

 

Richard,

 

A leitura do fórum é complicada é necessário dispensar alguma atenção para aquilo que núcleo nerd escreve.

 

Veja o último comentário do Ronaldo.

 

Uma leitura desavisada pode-se entender que ele não dá importância ao El ou La. [ edit = eu li o comentário do Caio e o post já estava escrito]

 

A condição de ENSO é a maior força motriz da dinâmica do clima planetário [ perde para os vulcões e as coisas óbvias Sol, Meteoros ou cometas com potencial de extinção da vida na Terra, invasões alienígenas....]

 

É claro que o Ronaldo sabe disto muito bem.

 

Por outro lado temos apesar da influência em escala global de ENSO [ em se concretizando o El Niño a temperatura global vai subir alguns décimos certamente a partir de setembro e alguma coisinha já em maio]

 

Assim, a variabilidade em mesoescala AQUI é muito maior que em escala global.

 

Este é o ponto nem todas as estações dentro de uma região sofrem com a mesma intensidade a influência global predominando a variabilidade climática local.

 

Well, vou continuar o comentário no tópico de ENSO....

 

Não há razões para alterações humorais.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Renan e Patrick, já eu acho que da metade de julho em diante o inverno não decepcionou por aqui, não! Principalmente agosto! Um dos meses mais dinâmicos que já vi. Teve de tudo: advecção de frio mais intenso que o esperado (que por acaso trouxe apenas 2 dias de frio e uma inesperada máxima de 17°C), frio intenso com vento moderado a forte (2,4°C dia 15) e frio com neve no Sul e geada em SP no fim do mês! A única coisa que me deixou triste foi o bloqueio que impediu o avanço da onda de frio de julho com toda a sua força sobre SP, mas mesmo assim o frio foi muito intenso. Se avançasse, teríamos marcas similares às de junho de 1994 por aqui.

 

Mínima de 10,2°C hoje! Agora, nuvens altas e sol forte, com 22,7°C. Amanhã deve vir chuva!

Essa massa de ar frio que decepcionou por aqui. A mínima foi de 3,6ºC nesse dia, nada de espetacular e depois nada de muito frio. O bom é que pelo menos ano passado não teve aquele fim de inverno e começo de primavera escaldante por aqui. Esse ano por enquanto mínima de 8,2ºC, muito alta. Decepcionante também por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Fala Caio..este novo lugar em Urupema, qual sua expectativa em relação a estação do Ciram..?? O lugar é mais frio..?

 

abs

 

Carlos, Caio e demais amigos,

 

Acabei de receber a confirmação do Alesandro. Hoje a noite ou amanha cedo estarei em Urupema e faremos a alteração de local da estação do baz. O terreno atras da igreja, mencionado pelo caio e pelo moises, ao lado da estrada velha que vai p MT é mt ermo, largado... Nao ha casa dentro dele e a segurança é mínima. Antes de acharmos o local mais bagual, fundo de grota ou baixadão, a segurança e viabilidade devem prevalecer.

 

Assim, a partir de amanha Urupema terá um terceiro e DIFERENTE ponto de coleta de dados meteorológicos, entre casas e bem mais urbano que anterior, que fica ao lado do ctg, centro de eventos, reciclagem...

Link to comment
Share on other sites

Mesmo já com mudanças no tempo e ventos até mais moderados esta manhã o dia começou frio, com apenas 9.5°C e agora faz 18°C.

E as chuvas avançam pelo Estado.

Em Palmas, 11°C agora.

Cascavel, com chuva e ventos de até 42 km/h está com 13,5°C.

Curitiba tem céu encoberto e 15°C.

Logo teremos chuva tbm aki .

E por aqui 19°C agora, Carlos aqui acho que aqui a chuva deve chegar no final da noite/madrugada, o que acha ? :russian:

Realmente chuva e frio já no centro-sul do PR..

Link to comment
Share on other sites

Fala Caio..este novo lugar em Urupema, qual sua expectativa em relação a estação do Ciram..?? O lugar é mais frio..?

 

abs

 

Carlos, Caio e demais amigos,

 

Acabei de receber a confirmação do Alesandro. Hoje a noite ou amanha cedo estarei em Urupema e faremos a alteração de local da estação do baz. O terreno atras da igreja, mencionado pelo caio e pelo moises, ao lado da estrada velha que vai p MT é mt ermo, largado... Nao ha casa dentro dele e a segurança é mínima. Antes de acharmos o local mais bagual, fundo de grota ou baixadão, a segurança e viabilidade devem prevalecer.

 

Assim, a partir de amanha Urupema terá um terceiro e DIFERENTE ponto de coleta de dados meteorológicos, entre casas e bem mais urbano que anterior, que fica ao lado do ctg, centro de eventos, reciclagem...

 

 

Grande Shimutz, meu pensamento é pela pousada do próprio Alessandro, pela segurança. Outro local que gostariam que avaliassem é o Vale das Trutas, que também deve ser seguro e tem boa localização.

 

Expectativa e mãos a obra!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, ao longo de mais de década q estou aqui e conheço o Ronaldo, a teoria do efeito chaleira e padrão EUA (e nao USA), trata-se este de estudo empírico, observacional, despretensioso e puramente indutivo-experimental. Ou seja, nada cientifico, matemático .... Apesar de a bisa ser analfabeta, ela sabia mais que muito pós graduado, se entendeu a minha parodia...

 

Abcs

Link to comment
Share on other sites

Grande Shimutz, meu pensamento é pela pousada do próprio Alessandro, pela segurança. Outro local que gostariam que avaliassem é o Vale das Trutas, que também deve ser seguro e tem boa localização.

 

Aquela fazenda Morro XXXXX não seria uma boa? É aquela fazenda que fica na subida do Morro das Torres, ali deve fazer bonito não?

Link to comment
Share on other sites

Mesmo já com mudanças no tempo e ventos até mais moderados esta manhã o dia começou frio, com apenas 9.5°C e agora faz 18°C.

E as chuvas avançam pelo Estado.

Em Palmas, 11°C agora.

Cascavel, com chuva e ventos de até 42 km/h está com 13,5°C.

Curitiba tem céu encoberto e 15°C.

Logo teremos chuva tbm aki .

E por aqui 19°C agora, Carlos aqui acho que aqui a chuva deve chegar no final da noite/madrugada, o que acha ? :russian:

Realmente chuva e frio já no centro-sul do PR..

Jean, pelo sentido do deslocamento das chuvas neste início da tarde, o norte paranaense será atingido lá pelo final da tarde ou durante a noite.

As áreas chuvosas cobrem uma extensa parte do centro/sul/oeste e agora tbm avançam sobre o leste, mas nada de chuva ainda em Curitiba.

As temperaturas permanecem baixas na metade sul, com ainda 11°C em Palmas e 11,8°C em União da Vitória.

Vamos acompanhando...

Link to comment
Share on other sites

Caio, torcendo por todos os cenários propostos que vc postou hoje..

 

no segundo post, sobre a neve, se isso acontecesse seria épico!

 

----------------

 

Moisés, eu possuo uma estação nos campos de Herciliópolis, em Agua Doce..

 

Não está no local mais frio da Vinícola Villaggio Grando. Está em um lugar que o sinal de internet pega, e isso limitou a instalacao

 

A região de Água Doce em direção as montanhas do parque das araucárias lado sudeste tem potencial para minimas de -11/-14°C, outra região com potencial é Passos Maia ao longo do rio Chapecozinho em direção as montanhas do parque das araucárias lado sudoeste potencial para -10/-13°C

Tirei o chapéu pra vc Moisés, impressionante sua capacidade de observação , compreensão do efeito baixada e leitura de relevo e suas peculiaridades! :hi: :clapping: :good2:

Se não for pedir muito gostaria de uma análise sua sobre o relevo da Serra do Botucaraí, pode ser no tópico temas gerais, eu posto uns mapas e vc descreve.Pode ser? :friends: :good: :ok:

 

PH, do RS conheço bem a região vizinha daqui, os campos de Vacaria, Bom Jesus e Ausentes, nesta Região um lugar com potencial é entre Ausentes e Silveira (-8/-11°C), outro é entre Vacaria e Nova Prata (-7/-9°C).

Não conheço a região de Soledade e da Serra do Botucaraí, acredito que a região tem potencial pelos dados apontados.

Vejo uma singularidade do relevo de Soledade propício para precipitação invernal, além de Vacaria/Bom Jesus.

Posso contribuir analisando os teus mapas, também repasse as coordenadas da região a ser estudada.

Link to comment
Share on other sites

Fala Caio..este novo lugar em Urupema, qual sua expectativa em relação a estação do Ciram..?? O lugar é mais frio..?

 

abs

 

Carlos, Caio e demais amigos,

 

Acabei de receber a confirmação do Alesandro. Hoje a noite ou amanha cedo estarei em Urupema e faremos a alteração de local da estação do baz. O terreno atras da igreja, mencionado pelo caio e pelo moises, ao lado da estrada velha que vai p MT é mt ermo, largado... Nao ha casa dentro dele e a segurança é mínima. Antes de acharmos o local mais bagual, fundo de grota ou baixadão, a segurança e viabilidade devem prevalecer.

 

Assim, a partir de amanha Urupema terá um terceiro e DIFERENTE ponto de coleta de dados meteorológicos, entre casas e bem mais urbano que anterior, que fica ao lado do ctg, centro de eventos, reciclagem...

 

 

Grande Shimutz, meu pensamento é pela pousada do próprio Alessandro, pela segurança. Outro local que gostariam que avaliassem é o Vale das Trutas, que também deve ser seguro e tem boa localização.

 

Expectativa e mãos a obra!

O Vale das trutas no interior de Ausentes tem 1 registro de -13°C em 2009, quando aqui no Centro da minha cidade à 30 metros de altitude na região metropolitana registrei -1°C.

Link to comment
Share on other sites

Jean, pelo sentido do deslocamento das chuvas neste início da tarde, o norte paranaense será atingido lá pelo final da tarde ou durante a noite.

As áreas chuvosas cobrem uma extensa parte do centro/sul/oeste e agora tbm avançam sobre o leste, mas nada de chuva ainda em Curitiba.

As temperaturas permanecem baixas na metade sul, com ainda 11°C em Palmas e 11,8°C em União da Vitória.

Vamos acompanhando...

 

Já o noroeste fechado desde cedo. Não chegamos aos 20ºC ainda e pelo visto não chegará. Céu carrancudo, com chuvisqueiros esparsos.

Link to comment
Share on other sites

Patrick, minhas sinceras desculpas. Na verdade o inverno em SP ano passado foi relativamente bom

do centro do estado em direção ao sul.

Na verdade, na minha opinião foi bom no leste, sul e oeste do estado. Por aqui, foi só aquele dia de máxima baixa e só. As mínimas foram decepcionantes, e estão sendo desde 2009 pra cá.
Renan e Patrick, já eu acho que da metade de julho em diante o inverno não decepcionou por aqui, não! Principalmente agosto! Um dos meses mais dinâmicos que já vi. Teve de tudo: advecção de frio mais intenso que o esperado (que por acaso trouxe apenas 2 dias de frio e uma inesperada máxima de 17°C), frio intenso com vento moderado a forte (2,4°C dia 15) e frio com neve no Sul e geada em SP no fim do mês! A única coisa que me deixou triste foi o bloqueio que impediu o avanço da onda de frio de julho com toda a sua força sobre SP, mas mesmo assim o frio foi muito intenso. Se avançasse, teríamos marcas similares às de junho de 1994 por aqui.

Aqui em Sampa (Mirante):

 

- Mai/2013: sem nada demais, média 18,8°C (+0,5° em relação à normal 1981-2010)

- Junho/2013: totalmente insosso, não aconteceu nada, média 18,1 (+1,0°)

- Julho/2013: teve aquela massa polar histórica, com máximas sub-10 em toda RM de Sampa no dia 24.

Média: 16,7°C (0,0: exatamente na média da normal 81-10)

- Agosto/2013: teve MP's na metade do mês (Do dia 11 ao dia 18)

Média: 18,0°C (+0,3)

Link to comment
Share on other sites

Mafili, ao longo de mais de década q estou aqui e conheço o Ronaldo, a teoria do efeito chaleira e padrão EUA (e nao USA), trata-se este de estudo empírico, observacional, despretensioso e puramente indutivo-experimental. Ou seja, nada cientifico, matemático .... Apesar de a bisa ser analfabeta, ela sabia mais que muito pós graduado, se entendeu a minha parodia...

 

Abcs

 

Há muito que converso com o Ronaldo sobre o tema.

 

Se não era científico agora tenho evidências matemáticas que é.

 

Ele inicialmente ou talvez ainda utiliza as incursões em 850 mb.

 

E tenho algo a acrescentar apresenta indicadores estatísticos extremamente mais robustos que ENSO.

 

Sobre a bisa;

 

É sabido que o chá da casca do salgueiro ou chorão [não confundir com alguns amigos]

 

quando seca e triturada é um excelente chá para dor de cabeça e alguns problemas inflamatórios....verdade.

 

Minha bisa sabia disto....e talvez muitos pós graduados não sabem.

 

Porém, algum pós graduado isolou uma substância da casca do salgueiro, o ácido salicílico.

 

Porém, tanto o ácido salicílico quanto o chá de casca de salgueiro, apresentam o inconveniente de produzirem ulcerações no trato estomacal.

 

Assim, foi feita a acilação do ácido salicílico [reação com ácido acético] para que substância formada [ o ácido acetil salicílico AAS] não seja tão agressivo ao estomago.....obra de algum pós graduado.

 

Porém, eu já vi muito pós graduado, inclusive na televisão, recomendando o seguinte; um chá [com aspirina, água, e limão].

 

O que vai acontecer, o ácido cítrico que o limão contém é liberado, e age como catalisador, da hidrólise do ácido acetilsalicílico, liberando o acido salicílico e ácido acético.

 

Resultado; o efeito terapêutico é o mesmo e paciente ainda ganha de brinde uma dor de estomago [no uso prolongado uma gastrite]

 

Conclusão: Alguns pós graduados produzem asneiras que a bisa analfabeta não faria....neste caso são perniciosos.....um título a um ignorante é terrível para a ciência.

 

Quanto ao padrão USA ou EUA.....que na verdade é mais canadense....as tentativas de melhorarem as previsões com uma matematização do dito cujo continuarão e espero que o resultado seja o esperado....[um aumento na confiabilidade].

 

Abraços bizantinos.

Link to comment
Share on other sites

O Vale das trutas, próximo de ausentes é muito frio! Ficamos lá eu, o Tucci e o Staliano depois do encontro do BAZ em 2008. Estava mais frio lá do que em Ausdntes, cambará, Vacaria e Sao Joaquim.

É um vale c/ mto potencial.

 

Opinião minha, acredito que a região do Silveiras pode ser a mais fria de todas sob atuação de massas de ar frio. Seria mto legal monitorar essas 2 regiões!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS 12Z, o frio do próximo final de semana se esvaiu, foi pro saco!! :cray: :cray:

A 12Z de ontem mostrava um mastodonte polar, hoje mostra uma MP normal pro mês de abril...como pode oscilar tanto, como...??????

 

O frio virá, são oscilações normais de uma rodada para outra, ainda mais em se tratando de GFS. O problema é que o mesmo transformou o Paraná em piscina!

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS 12Z, o frio do próximo final de semana se esvaiu, foi pro saco!! :cray: :cray:

A 12Z de ontem mostrava um mastodonte polar, hoje mostra uma MP normal pro mês de abril...como pode oscilar tanto, como...??????

 

O frio virá, são oscilações normais de uma rodada para outra, ainda mais em se tratando de GFS. O problema é que o mesmo transformou o Paraná em piscina!

Não vi a rodada Igor, o que trouxe para o Paraná ?

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde amigos , acabei de chegar do PNI , pegamos um bom frio la , que lugar lindo incrivel e que GEADÃAAO !

 

Aqui em casa geou fraco com 2,9°C

 

 

Chegamos ao PNI com 1°C , a geada começou bem abaixo da portaria do parque , rebouças com geadao monstro

 

-2,2°C Abrigo Rebouças hoje

 

Só pro gostinho de voces depois posto em um post especifico :sarcastic:

 

PhOSVOx.jpg

 

wdMswuC.jpg

 

Frost

 

BiCpcXr.jpg

 

Nascente de um rio congelada completamente

 

58TH72L.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.