Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

E começa hoje o GP Primeira Onda de Frio de Junho 2014

Parque das Tuias já é o 8º no ranking jeancharlier...

Mais tarde um resumão de maio, no Tuias...

 

PH,já coletou os dados do Tuias? Seria legal ir lá com um notebook com o Weatherlink instalado e baixar os dados da estação. O cara do TI do parque, (Felipe né?) poderia fazer isto pra ti...

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

 

Observem que os tópicos monitoramento e previsão nacional e internacional são únicos e indivisíveis, se alterando apenas o nome do mês no seu título. Isso concentra a discussão, não a divide interrompendo o debate, propiciando a sua continuidade, caso necessário.

 

Assim, por favor, NÃO abram tópicos mensais. Aguardem que a ADM vai acrescer o nome atual do mês no tópico.

 

Caso necessitem resgatar mensagens antigas, conforme o mês, cada uma delas carrega a data em sua parte superior, facilitando a sua localização.

 

att.

 

Equipe de ADM

 

Ave!! Um sonho realizado!

Link to comment
Share on other sites

As 12 menores temperaturas das SEs catarinenses às 10:30h (01/06/2014):

 

São Joaquim (planalto serrano): 11,4°C;

Lages (planalto serrano): 12,9°C;

Bom Jardim da Serra (planalto serrano): 13,0°C;

Vargem Bonita(meio oeste): 13,1°C;

São Lourenço do Oeste(oeste): 14,0°C;

Ponte Serrada(meio oeste): 14,1°C;

Caçador (meio oeste): 14,1°C;

Faxinal dos Guedes(meio oeste): 14,1°C;

São José do Cerrito (planalto serrano): 14,2°C;

Tangará(meio oeste): 14,3°C;

Fraiburgo(meio oeste): 14,7°C;

Água Doce(meio oeste): 14,9°C;

 

A maior temperatura das SEs catarinenses às 10:30h (01/06/2014):

 

Garuva(litoral norte): 24,9°C;

Link to comment
Share on other sites

 

A análise deste mapa nunca deve ser pelo detalhe, mas pelo macro.

 

Não necessariamente teremos algo terrível no sudeste e o céu no sul. O padrão continental chama muito atenção, o que na média da escala o modelo pode não pegar o deslocamento e amplitude destas poderosas massas continentais. O que pode render bons frutos de forma mais ampla, justamente como tenho vistos nas rodadas de longo prazo.

 

 

Valeu pela sustenção, Caio. :good2:

 

PORRA me FU!

Fiz uma mensagem gigante e PERDI TUDO. Apareceu isso e vi que o tópico foi apagado!

Mais que M hein?

 

Não há nada mais irritante....

 

Isso é terrível, mas não há como evitar. Qualquer alteração no tópico pela ADM ele faz apagar a mensagem que está sendo redigida, como no caso de perda de conexão. Seria possível evitar isso, Marcelo ou demais adm?]

 

 

Chuva em lages, que voltou. Agora, sigo para Urupema!! :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Caio , como disse o Bruno só vendo pra ter noçao do que é , a estaçao do BAZ que retiramos do local ontem e a do posto marcao ficam em uma pequena baixada e como bastante vegetaçao perto , essa baixada no meio do caminho e maior que muito campos do futebol e maior que tudo , ali sim deve mostrar o potencial do local ! Nao estou querendo colocar a estação por la mais sim falando que tem outro local que podem ter grandes diferenças pro Marcão só isso !

 

Só pra comparar os que falam que o PNI é um local isolado que nao tem nada que não poderiamos ter cidade por ali e tals

 

Dentro apenas da baixada monstra do PNI caberia duas cidades de Maria da Fé com folga !

 

Esse local

 

1544930_1435137793406102_625342185593704773_n.jpg

 

 

É maior que a cidade de MDF

 

stfRxfy.jpg

 

RgkoRBE.jpg

 

 

No mais MDF teve minima de 4,5°C hoje , minima pouco depois das 00:00 , depois as instabilidades chegaram e começou a esquentar , agora céu bem nublado e 16°C !

Link to comment
Share on other sites

Ave!! Um sonho realizado!

 

Consegui convencer os demais ADM para isso. A discussão não se divide, mantem uma continuidade. Isso é bom. :good2:

 

Shima, a mudança da estação sai hoje? Ansioso por um novo local...

 

Nem que chova pedra esta alteração será realizada. Estou levando bota de borracha, pois a chuva não parou e foi constante aqui na serra.

 

Desculpem-me a demora, mas só agora os horários casaram, meus e do alesandro.. :punish:

 

Haverá fotos. Aguardem.

Link to comment
Share on other sites

Interessante esta união em um tópico mensal...vejamos se vai dar certo. O único porém é que a gente

pode vir a se perder em meio a tantas mensagens, hehehe.

 

Junho começa típico aqui, com mínima de 10,9ºC (obviamente já superando a mínima absoluta do pior

Junho ever do ano passado) e vento mais forte no dia de hoje devido ao JBN.

 

Previsões indicam que a madrugada de Quarta promete ser a mais fria do ano até agora em muitas

cidades mineiras...

Link to comment
Share on other sites

Patrick, minhas sinceras desculpas. Na verdade o inverno em SP ano passado foi relativamente bom

do centro do estado em direção ao sul. No Sul do país, foi mágico e dificilmente será superado pelo

2014. Já para esta porção leste do SE, tem tudo para ser bem melhor que 2013. Estou gostando da

frequência de altas polares no oceano que estamos tendo este ano.

 

Renan e Patrick, já eu acho que da metade de julho em diante o inverno não decepcionou por aqui, não! Principalmente agosto! Um dos meses mais dinâmicos que já vi. Teve de tudo: advecção de frio mais intenso que o esperado (que por acaso trouxe apenas 2 dias de frio e uma inesperada máxima de 17°C), frio intenso com vento moderado a forte (2,4°C dia 15) e frio com neve no Sul e geada em SP no fim do mês! A única coisa que me deixou triste foi o bloqueio que impediu o avanço da onda de frio de julho com toda a sua força sobre SP, mas mesmo assim o frio foi muito intenso. Se avançasse, teríamos marcas similares às de junho de 1994 por aqui.

 

Mínima de 10,2°C hoje! Agora, nuvens altas e sol forte, com 22,7°C. Amanhã deve vir chuva!

 

Aplausos sobre 2013! Dos anos "recentes" pode até perder para outono/início inverno de 2011, que foi muito consistente e constante, com uma MP no final de junho que trouxe mínima de 2,5ºC para cá. Entretanto "freou" em 10/julho, a partir daí foi "ameno". 2013 teve uma MP semi-estacionária HISTÓRICA, com máxima de 7,6ºC na Granja Viana e 3 dias initerruptos de máxima baixíssimas. E não apenas isso. Do início de julho até final de agosto o frio foi bem constante. Pecou pela potencialidade daquela MP em relação à mínima, que foi de 5,1ºC no Mirante e 4ºC aqui na Granja Viana. Mas tivémos várias sub-10ºC, (inclusive no Mirante) do início de junho até final de Agosto. Junho sim, foi PODRE, como em todo centro-sul do Brasil.

 

Para mim, 2013 e 2011 foram, dos "recentes", os melhores. 2009 foi atípico: teve o junho mais gelado que me lembre aqui em São Paulo (em termos de máximas baixas, médias; a mínima do ano parece que foi nesse mesmo mês, com 7,7ºC no Mirante) e um julho e agosto atípicos, com MUITA CHUVA em São Paulo e Curitiba (viramos sapos naqueles 2 meses), freando as máximas, porém sem "aquelas" mínimas de destaque (bom apenas para média entre máximas e mínimas). Junho e julho de 2009 "bombou" mesmo do centro-sul de SC para baixo, com MP´s "represadas", garantindo dias de sol e frio a fio, embora não tenha nevado de forma intensa nas serras do RS/SC ( a "seca" de neve começou a cessar em agosto de 2010, com destaque para a região mais alta da serra SC, neste ano específico).

 

Uma coisa é fato. Em relação ao Mirante, desde 2000 não baixa dos 5ºC (ano passado chegou a 5,1ºC com tempo nublado). Era mais corriqueiro. Na Granja Viana, TODOS OS ANOS, chego, pelo menos, aos 5,0ºC cravados (marca mais alta), para baixo em noites de céu limpo. Ano passado, cheguei aos 4ºC cravados, porém com noite nublada, quando, dois dias após, a máxima foi de meros 7,6ºC.

 

Maio, esse ano por aqui, foi normalíssimo/quente até semana passada. Há 8 dias esfriou "bem", porém ontem e anteontem foi mais aproveitável. Minha mínima pontual foi de 10,5ºC (ainda não baixei de 1 dígito). Enfim, foi um maio "normal".

 

Junho começa com boas perspectivas até a primeira quinzena. Vamos ver se mantém na 2ª quinzena e no restante do inverno, a partir do qual nada sei.

 

Ainda com pulga atrás da orelha na MP do final da semana que segue quanto ao que vai ocorrer em relação às "projeções", que indicam variações e perturbações nas rodadas dos modelos. por ora, sem uma confirmação exata. Pontuo, porém que me parece que o sul do RS terá uns 5 dias geladíssimos, com muito sol e frio (como gosto!). Ainda em dúvida se o grosso do ar frio ficará acentuadamente mais "represado".

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal, aqui em Curitiba acordei hoje com uma surpresa: Sol!

O lado ruim é que a temperatura disparou logo cedo, já cheguei a 19,5 ºC. Agora o tempo deu uma fechada e tenho 18,5 ºC.

=====================================================================

Resumo de Maio/2014 aqui no meu termômetro:

 

Média das mínimas: 14,5 ºC

Média das máximas: 21,5 ºC

Menor Mínima: 11,1 ºC (31/05)

Menor Máxima: 15,3 ºC (25/05)

Maior Mínima: 17,7 ºC (05/05)

Maior Máxima: 26,3 ºC (08/05)

 

Média das mínimas 1ª Quinzena: 15,2 ºC

Média das máximas 1ª Quinzena: 22,8 ºC

 

Média das mínimas 2ª Quinzena: 13,6 ºC

Média das máximas 2ª Quinzena: 20,1 ºC

Link to comment
Share on other sites

Frente fria já presente por aqui. Nubladaço e 19,6ºC. Até às 3 da matina nesta madrugada, não havia nenhum sinal dela (estava 14,7ºC com céu limpo e sem vento na Granja Viana). Agora já bate umas rajadas de vento por aqui e a máxima "estancou".

 

Aqui também nublou totalmente agora.

 

21,7º C às 11 h.

 

Pelo radar da Unesp, as chuvas estão entre Ribeirão Preto e Campinas.

Link to comment
Share on other sites

Em São Mateus City manhã de céu encoberto também, com temperatura de 21C.

 

Sondagem dessa manhã aponta uma atmosfera levemente instável, com Indice K em 32, Total Totals em 44, Sweat em 236, e Showater positivo. Ponto de Orvalho também está muito baixo... Potencial para algum temporal hoje é muito baixo. Apenas alguma chuva/trovoada leve no cardápio pra hoje.

 

BgsK7T3.gif

 

E a partir de amanhã da-lhe frio de novo!

Link to comment
Share on other sites

Coisa que sempre faço desde que perdi quase uma hora digitando e perder todo meu texto pq a mensagem não foi enviada

Depois disso, não só aqui no BAZ mas em qualquer outro lugar qunado escrevo muita coisa, antes de enviar, eu seleciono tudo e dou um Ctrl + C só por garantia, depois que eu ver que enviou, dai fico tranquilo e copio outras coisas

Esse modo ja me salvou 3 vezes

Link to comment
Share on other sites

Maio/2014 em Blumenau.

 

Média Mínima: 15,7°C

Média Máxima: 24,3°C

Média Simples: 20,0°C

 

Maior Mínima: 20,4°C

Menor Mínima: 11,9°C

Maior Máxima: 30,3°C

Menor Máxima: 17,5°C

 

1ª Quinzena

 

Média Mínima: 16,4°C

Média Máxima: 25,5°C

 

2ª Quinzena

 

Média Mínima: 14,9°C

Média Máxima: 22,2°C

Link to comment
Share on other sites

Resumo Parque das Tuias Maio 2014:

Média das mínimas 8,7º

Média das Máximas 19,7º

Média Simples 14,2º

Menor mínima 0,4º

Maior máxima 27,4º

Chuva Total acumulado 210mm

O detalhe das mínimas estou usando o horário OMM 21h às 21h...

Aeee Diego Soares, agora aguardamos junho.

Estou fazendo anotação diária Diegão, aí não perco os dados.

Parque das Tuias agora com nova rede elétrica, com mais geradores...S Valdemar investindo, para manter a estação on line... :clapping: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Resumo Parque das Tuias Maio 2014:

Média das mínimas 8,7º

Média das Máximas 19,7º

Média Simples 14,2º

Menor mínima 0,4º

Maior máxima 27,4º

Chuva Total acumulado 210mm

O detalhe das mínimas estou usando o horário OMM 21h às 21h...

Aeee Diego Soares, agora aguardamos junho.

Estou fazendo anotação diária Diegão, aí não perco os dados.

Parque das Tuias agora com nova rede elétrica, com mais geradores...S Valdemar investindo, para manter a estação on line... :clapping: :good2:

 

Beleza, PHP!

 

Mas tente coletar os dados. Eles vem em forma de relatório bem completo.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, veja onde está o Rebouças. O sonho de consumo das baixadas, já instalado. Não vai ser muito diferente do Rebouças, apenas isso.

 

Também acho. Pode ser um pouco mais frio, mas nada de tão diferente, aliás se tiver só um pouco mais de vento será mais quente. Mesmo assim queria que colocassem nesse local.

Link to comment
Share on other sites

Europeu 00Z simplesmente bloqueia a MP e faz o pessoal do RS virar Sapo...(Preocupante, já que o padrão desse ano é de chuva.)

 

Já o GFS mantém a entrada da MP... Desta vez estão discordando.

 

Bueno, agora a estação de Bagé INMET está fora do ar... E a cidade está as cegas. :punish:

Link to comment
Share on other sites

Europeu 00Z simplesmente bloqueia a MP e faz o pessoal do RS virar Sapo...(Preocupante, já que o padrão desse ano é de chuva.)

 

Já o GFS mantém a entrada da MP... Desta vez estão discordando.

 

Bueno, agora a estação de Bagé INMET está fora do ar... E a cidade está as cegas. :punish:

Tá falando desta agora?Ou do final de semana que vem?

Acho interessante a gente focar na massa de ar frio atual e depois na outra...

Link to comment
Share on other sites

Coisa que sempre faço desde que perdi quase uma hora digitando e perder todo meu texto pq a mensagem não foi enviada

Depois disso, não só aqui no BAZ mas em qualquer outro lugar qunado escrevo muita coisa, antes de enviar, eu seleciono tudo e dou um Ctrl + C só por garantia, depois que eu ver que enviou, dai fico tranquilo e copio outras coisas

Esse modo ja me salvou 3 vezes

 

Também faço isso quando escrevo muito; passei a fazer o Ctrl + C depois de perder um email digitado uma vez.

Link to comment
Share on other sites

RESUMO DO MÊS DE MAIO/2014

 

PIRAQUARA-PARANÁ

 

MÉDIA MÁXIMAS: 20,2°C

MÉDIA MÍNIMAS: 11,6°C

MÉDIA MENSAL: 15,9°C

DESVIO MÁXIMAS: -0,3°C

DESVIO MÍNIMAS: +1,0°C

ANOMALIA: +0,4°C

MÁXIMA ABSOLUTA: 26,6°C [7/5]

MÍNIMA ABSOLUTA: 7,1°C [31/5]

MAIOR MÍNIMA: 15,8°C [22/5]

MENOR MÁXIMA: 13,1°C [25/5]

AMPLITUDE MÁXIMAS: 13,5°C

AMPLITUDE MÍNIMAS: 8,7°C

AMPLITUDE ABSOLUTA: 19,5°C

MÉDIA MENSAL PELAS EXTREMAS

ABSOLUTAS: 16,8°C

 

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA: 111,0

mm em 10 dias [MÉDIA: 105,2 mm em

10 dias]

 

****

 

RESUMO PRIMEIRA KINZENA/MAIO-2014

 

MÉDIA MÁXIMAS: 21,9°C

MÉDIA MÍNIMAS: 12,3°C

MÉDIA KINZENA: 17,1°C

DESVIO MÁXIMAS: +1,4°C

DESVIO MÍNIMAS: +1,7°C

ANOMALIA: +1,5°C

MÁXIMA ABSOLUTA: 26,6°C

MÍNIMA ABSOLUTA: 8,3°C

MAIOR MÍNIMA: 15,3°C

MENOR MÁXIMA: 15,1°C

 

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA 01-15/5

21,5 mm em 2 dias.

 

RESUMO SEGUNDA KINZENA/MAIO-2014

 

MÉDIA MÁXIMAS: 18,6°C

MÉDIA MÍNIMAS: 10,8°C

MÉDIA KINZENA: 14,7°C

DESVIO MÁXIMAS: -1,9°C

DESVIO MÍNIMAS: +0,2°C

ANOMALIA: -1,7°C

MÁXIMA ABSOLUTA: 23,3°C

MÍNIMA ABSOLUTA: 7,1°C

MAIOR MÍNIMA: 15,8°C

MENOR MÁXIMA: 13,1°C

 

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA 16-31/5: 89,5 mm em 8 dias.

 

****

 

DIAS COM TROVOADA: 2

DIAS COM NEVOEIRO: 16

DIAS COM GEADA: 0

 

Novamente, à exemplo do mês de abril, a segunda kinzena salvou a média mensal, desta vez em razão da aproximação da Forte Massa de ar Frio Continental q provocou mínimas de até 5°C nas regiões mais kentes do Estado.

Aki no leste, fiasco total qto às mínimas, devido à nebulosidade persistente, mas destake para as máximas relativamente baixas, com uma sequência de 9 dias abaixo dos 18,5°C.

 

Abraços à todos!

Link to comment
Share on other sites

A tarde de domingo está chuvosa em Rio Branco-AC. Apesar de junho ser o mais mais seco do ano por aqui, o primeiro dia do mês está começando com chuva torrencial. Já tivemos um mês de maio com chuvas bem acima da média. Outra coisa boa é que apesar de estarmos na Amazônia, nos últimos 8 dias tem sido difícil a temperatura superar a casa dos 30ºC. Pela estação do aeroporto, apenas na última sexta-feira é que tivemos temperatura máxima na casa dos 30. Hoje a máxima subiu até os 28 para logo a chuva baixar... :) A

Link to comment
Share on other sites

Eu gostaria de fotos da baixada Alencastro pra gente ter uma ideia do local.E esta de Caxias, alguém tem fotos, é baixada/topo/encosta???

Eu acho que tem dedo de bazianos, tentando tirar o doce da boca do Tuias... :mail: :mosking: :mosking: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Mas é tu brutus Torales,investindo na serra gringaaaa...kkkkk :mosking: :mosking: :mosking: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.