Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

[

 

Geada com 7ºC eu nunca ouvi falar.

 

ASSIM COMO NEVAR COM 8/10°C....AQUI JÁ TEVE GEADA COM 12 NO ABRIGO (-1,0 RELVA) EM CASA JÁ TIVE GEADA COM 10,++, NÃO É COMUM, MAS TEM.

 

Nevar com 8/10 é extremamente raro.É pra Guiness.

 

 

7 DE MAIO DE 2013, 24 DE SET DE 2013 (ESTAS DUAS EM CASA) E, POSSÍVELMENTE, ONTEM EM URUBICÍ/PERTO DO MI.

 

NÃO TENHO S. PARA FICAR EXPLICANDO, MAS É O QUE DÁ QDO SE ACHA QUE SE SABE TUDO SOBRE CLIMA.

 

EM SP A SITUAÇÃO DA ATMOSFERA É BEM DIFERENTE DAQUI.

 

Eu tenho, por isso estou aqui.

 

Eu não sei tudo.Pobre do homem que acha que sabe tudo.Aquele que sabe tudo é o homem mais ignorante.

 

Mas geada acima de 10ºC e neve tb são eventos raros.A menos que você ignore as leis físicas.

Eu sou a prova viva que neva com 8°C. Vi nevar com pequena acumulação em 8/07/94 e 4/9/06 à tarde. Deu até pra fazer bonecos de neve.

 

Você presenciou um evento raro.O recorde de neve com alta temperatura é bem próximo disso.Neva?Neva...Neva em Maria da Fé?Neva....mas nem eu sei da última vez.

Link to comment
Share on other sites

Desde a manhã de ontem estava nublado, ventinho oeste. Variei ontem de 12ºC (pois a madrugada anterior não estava nublada) à 20,4ºC de máxima.

 

Esta madrugada foi 100% nublada, o ar frio mais forte não tinha chegado ainda, e amanheci com 16ºC.

 

Agora, o céu está parcialmente nublado e já se visualiza o sol e temos 18,7ºC.

 

Curitiba, Blumenau e Joinville e região tiveram um amanhecer belíssimo de sol e temperatura baixa.

 

Aqui, parece que o ar mais frio e seco "começa a dar as caras", por isso está limpando o tempo agora.

 

Espero que limpe de vez, faça uma máxima baixa (19ºC/20ºC com sol) e, de madrugada, com céu limpo, a mínima afunde, proporcionando amanhecer com temperatura sub-10ºC, o que ainda não tivemos esse ano aqui na Granja Viana. A "menor mínima" foi de 10,5ºC na 5ª feira passada.

 

Na torcida para essa situação.

Link to comment
Share on other sites

SOS universitários,liguei pro Jones do Tuias, a internet está normal,a estação é que travou segundo ele .Será que parou de reportar?O que faço?Troco de local o sensor?Bah que coisa bem no dia que ia negativar... :cray: :cray: :russian: :russian: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1: :dash1:

 

Calma, Paulo...se o sensor parasse de comunicar com a estação apareceria n/a no weatherlink. Verifica se houve a internet está realmente funcionando lá no auditório. Verifica se há energia por lá.

 

E outra: instala o Weatherlink em um notebook e coleta os dados! Aí acaba de vez com essa agonia. Eles devem estar lá, registrados.

Link to comment
Share on other sites

Eu não vi geada alguma aqui em Curitiba ao menos aqui no Batel, mas descarto isso até no bairros menos urbanizados. Alias realmente pago para ver geada com 7/8°...

 

Porém, o dia amanheceu bem friozinho sim.

 

Amanha a previsão para a temperatura minima aqui em Curi é de 2°

Em Piraquara, na área de minha estação (rural) não houve seker vestígios de geada, até mesmo pq a relva ficou em 1,7°C.

No abrigo fez 6°C.

Fui até a baixada q monitoro todos os anos e havia geada fraca e gelo fino em alguns veículos abandonados de um ferro-velho q fica no trajeto até lá.

A mínima foi 3°C, mas considero apenas a relva, onde fez -0,9°C [-0,7°C na foto].

Sobre geadas com 6/7/8°C já registrei algumas vzs nesses quase 30 anos de observações.

Depende muito da relva e do ar mais seco.

Para se observar geada com temperaturas acima dos 5°C, tem q procurar nos baixadões geralmente e em áreas desurbanizadas.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Eu não vi geada alguma aqui em Curitiba ao menos aqui no Batel, mas descarto isso até no bairros menos urbanizados. Alias realmente pago para ver geada com 7/8°...

 

Porém, o dia amanheceu bem friozinho sim.

 

Amanha a previsão para a temperatura minima aqui em Curi é de 2°

Em Piraquara, na área de minha estação (rural) não houve seker vestígios de geada, até mesmo pq a relva ficou em 1,7°C.

No abrigo fez 6°C.

Fui até a baixada q monitoro todos os anos e havia geada fraca e gelo fino em alguns veículos abandonados de um ferro-velho q fica no trajeto até lá.

A mínima foi 3°C, mas considero apenas a relva, onde fez -0,9°C [-0,7°C na foto].

Sobre geadas com 6/7/8°C já registrei algumas vzs nesses quase 30 anos de observações.

Depende muito da relva e do ar mais seco.

Para se observar geada com temperaturas acima dos 5°C, tem q procurar nos baixadões geralmente e em áreas desurbanizadas.

 

Abraço

 

ESCLARECEDOR! :hi:

Link to comment
Share on other sites

Eu não vi geada alguma aqui em Curitiba ao menos aqui no Batel, mas descarto isso até no bairros menos urbanizados. Alias realmente pago para ver geada com 7/8°...

 

Porém, o dia amanheceu bem friozinho sim.

 

Amanha a previsão para a temperatura minima aqui em Curi é de 2°

Em Piraquara, na área de minha estação (rural) não houve seker vestígios de geada, até mesmo pq a relva ficou em 1,7°C.

No abrigo fez 6°C.

Fui até a baixada q monitoro todos os anos e havia geada fraca e gelo fino em alguns veículos abandonados de um ferro-velho q fica no trajeto até lá.

A mínima foi 3°C, mas considero apenas a relva, onde fez -0,9°C [-0,7°C na foto].

Sobre geadas com 6/7/8°C já registrei algumas vzs nesses quase 30 anos de observações.

Depende muito da relva e do ar mais seco.

Para se observar geada com temperaturas acima dos 5°C, tem q procurar nos baixadões geralmente e em áreas desurbanizadas.

 

Abraço

 

ESCLARECEDOR! :hi:

 

Realmente, esclarecedor. Concluo que, para o início de formação de geada, a relva tem que atingir 0ºC. A intensidade da geada depende quanto vai cair mais a temperatura ambiente (e, consequentemente, da relva). Tempo limpo e ausência vento são condições "adicionais" para a geada "branca". Gostaria de saber a relação e influência da altitude da localidade (estou a +- 780 m na Granja Viana) e umidade do ar com a intensidade da geada. Para formação de geada "negra" a situação de ausência de vento também é indispensável?

 

Em agosto de 94, de manhã estava entre 1º/2ºC e houve formação de geada moderada. Em junho 2011, 2,5ºC de mínima e nenhum sinal de geada em casa.

 

Depende da subjetividade também essa coisa de geada. Qual seriam os parâmetros para diferenciar geada severa, forte, moderada, fraca e fraquíssima?

 

Fiquei curioso com o conceito de "orvalho branco". O que seria? Uma similaridade com geada fraquíssima?. Se for, é o que eu tenho por aqui todo ano. Mas, repetindo, moderada, no meu ponto de vista, as últimas ocorreram em 94.

 

As fotos postadas me parecem como geada fraca.

Link to comment
Share on other sites

Caco, outros podem explicar melhor, mas no meu entender, geada negra é denominada assim, qdo não há formação de cristais visíveis, mesmo com mínima negativa.

A vegetação fica escura dp q o Sol aparece.

Ocorre principalmente em condições de advecção polar, com vento.

Outra imagem de geada de hj na baixada, em Piraquara.

Na parte de cima do gramado não havia nada.

Só orvalho branco mesmo...

5a4e896b66bbd_2014-06-0206_58.18-1.jpg.47628afcac4d1731342b3d58b5226c2b.jpg

Link to comment
Share on other sites

Legal

Então o Rebouças tb vai ao ar?

 

Seria Massena e Rebouças em Resende e Marcão em Itamonte?

 

Com certeza Massena registrará a menor média máxima do Brasil, no caso Rebouça, vcs vão mudar de posição depois de terem visto que tem local que recebe mais frio?

 

Vcs são fantástico

Parabens :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Legal

Então o Rebouças tb vai ao ar?

 

Seria Massena e Rebouças em Resende e Marcão em Itamonte?

 

Com certeza Massena registrará a menor média máxima do Brasil, no caso Rebouça, vcs vão mudar de posição depois de terem visto que tem local que recebe mais frio?

 

Vcs são fantástico

Parabens :clapping:

 

 

Ricardo mais uma vez...

 

A estação do Rebouças foi para o Massena por falta de segurança....Não há mais estação no Rebouças....

Link to comment
Share on other sites

GEADA PROPRIAMENTE DITA, VAPOR/GELO

 

ORVALHO CONGELADO/BRANCO; VAPOR, ÁGUA E DEPOIS GELO

 

GEADA NEGRA; VENTO GELADO COM TEMPERATURA PERTO OU NEGATIVA E QUE CAUSE DANO, ESTAMOS TENDO AGORA, AO AMANHECER TINHA VENTO MODERADO COM 1/3°C, ISTO É GEADA NEGRA, SEM PROBLEMA AGORA, POIS NÃO TEMA NADA PARA ESTRAGAR, A NÃO SER PLANTAS ORNAMENTAIS TROPICAIS, SE DEIXAR NO VENTO, QUEIMARÁ.

Link to comment
Share on other sites

Legal

Então o Rebouças tb vai ao ar?

 

Seria Massena e Rebouças em Resende e Marcão em Itamonte?

 

Com certeza Massena registrará a menor média máxima do Brasil, no caso Rebouça, vcs vão mudar de posição depois de terem visto que tem local que recebe mais frio?

 

Vcs são fantástico

Parabens :clapping:

 

 

Ricardo mais uma vez...

 

A estação do Rebouças foi para o Massena por falta de segurança....Não há mais estação no Rebouças....

 

:negative: :cray: :negative: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Que pena

Apostava uma negativa de dois dígitos lá no rebouças, coisa que no marcão tenho quase certeza que não conseguirá

 

Mas vcs estão certo por tirar de lá antes que alguem danifique ou acabe pegando a Estação

 

Vamos ter dois pontos onde um registrará as menores mínimas e a outra registrará as menores máximas

 

Esse lugar é fantastico e estou doido para conhecer :good:

 

Parabens galera!!!

 

Quem sabe um dia poderemos por uma estação por lá que esteja seguro, unico jeito é criar um cerco com porta e cadeado em volta para não mexerem, igual as estações que ficam em cidades

Link to comment
Share on other sites

Hoje o frio atingiu os estados da Região Sul e áreas do MS e SP. Na figura vemos as temperaturas mínimas de hoje pelo Simepar e INMet.http://t.co/0sNADNoEqK ou https://www.facebook.com/n/?photo.php&fbid=279542585540516

No Paraná tivemos registro de recordes em várias cidades, amanhecer mais frio de 2014 em:

Curitiba 7.6ºC, Pinhais 6.9ºC, Ponta Grossa 5.7ºC, Guarapuava 2.0ºC, Lapa 4.4ºC, Toledo 4.3ºC, Cândido de Abreu 7.6ºC, Palmital 7.4ºC, Pinhão 3.4ºC, General Carneiro 2.1ºC, Pato Branco 4.7ºC, Fernandes Pinheiro 6.7ºC, Salto Osório 7.3ºC, Foz do Areia 5.9ºC, União da Vitória 4.4ºC, São Miguel do Iguaçu 5.7ºC, Entre Rios (distrito Guarapuava) 3.0ºC e Salto Caxias 7.7ºC (todas Simepar);

Ivaí 4.9ºC, Castro 5.6 ºC, São Mateus do Sul 2.0ºC, Icaraíma 9.0ºC, Ventania 5.9ºC e Mal. Cândido Rondon 5.3ºC (INMet).

 

#Atenção No Paraná espera-se mais frio amanhã, com possibilidade de novos recordes de baixas temperaturas e geadas no centro, sul e leste do Estado. twitter.com/simeparpr

 

:clapping: Em ritmo, finalmente, de inverno...

Link to comment
Share on other sites

Quando estagiava na estação climatológica de Maringá, os observadores eram bem claros quanto ao registro da geada:

 

TEM QUE ZERAR NA RELVA, INDEPENDENTE DA TEMPERATURA DO ABRIGO!

 

Já vi geada com +5, assim como vi neve em NY em outubro de 2011 com +5 quando uma baixa fria passou rapidamente por cima de uma polar forte que estava na região.

 

Resumindo: tem bastante diferença entre a temperatura no solo e a 1,5m dentro do abrigo! Cada centímetro é importante, tanto quanto instalar uma automática numa baixada cuiada ou no topo de uma mesma cidade!

 

Aliás... as estações convencionais ao redor do mundo normalmente eram instaladas a 1,5m do solo mas as automáticas estão em maioria de 1,8 a 2 metros. Isso "aumenta" a temperatura em todas elas! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal...

Em Galópolis 12,2C e na estação da RBS 7,2C... ansurda diferença nas temperaturas... com sol a sensação é até de calorzinho, deu até pra tirar o casaco... :hang1:

 

Como isso? Não conheço a região, mas Galópolis é um distrito de Caxias? Fica em altitude menor?

 

Abraços!

 

Conheço Galópolis, fica num "buraco" rodeado de coxilhas entre Caxias e Nova Petrópolis.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal...

Em Galópolis 12,2C e na estação da RBS 7,2C... ansurda diferença nas temperaturas... com sol a sensação é até de calorzinho, deu até pra tirar o casaco... :hang1:

 

Como isso? Não conheço a região, mas Galópolis é um distrito de Caxias? Fica em altitude menor?

 

Abraços!

 

Douglas, Galópolis é um distrito de Caxias, é uma baixadona, um panelão de Caxias do Sul e é consideravelmente mais baixa que a maior parte do município de Caxias... aqui a altitude é entorno de 620m variando um pouco pra mais ou pra menor mas não é muito mais alto que isso...

Com isso aqui as temperaturas durante o dia são um pouco mais elevadas, ao contrário de noites com tempo bem limpo aqui... mas dessa vez a disparidade tá muito grande aqui... vamos ver como se comporta durante o dia...

Abraços...

Link to comment
Share on other sites

Quando estagiava na estação climatológica de Maringá, os observadores eram bem claros quanto ao registro da geada:

 

TEM QUE ZERAR NA RELVA, INDEPENDENTE DA TEMPERATURA DO ABRIGO!

 

Já vi geada com +5, assim como vi neve em NY em outubro de 2011 com +5 quando uma baixa fria passou rapidamente por cima de uma polar forte que estava na região.

 

Resumindo: tem bastante diferença entre a temperatura no solo e a 1,5m dentro do abrigo! Cada centímetro é importante, tanto quanto instalar uma automática numa baixada cuiada ou no topo de uma mesma cidade!

 

Aliás... as estações convencionais ao redor do mundo normalmente eram instaladas a 1,5m do solo mas as automáticas estão em maioria de 1,8 a 2 metros. Isso "aumenta" a temperatura em todas elas! :heat:

Sinceramente eu achei a altura de algumas estações da Epagri no máximo com uns 1m30cm,1m40cm, pelo menos visualmente.Teria tanta diferença 1m50 para 1m75cm Feltrim???? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Quando estagiava na estação climatológica de Maringá, os observadores eram bem claros quanto ao registro da geada:

 

TEM QUE ZERAR NA RELVA, INDEPENDENTE DA TEMPERATURA DO ABRIGO!

 

Já vi geada com +5, assim como vi neve em NY em outubro de 2011 com +5 quando uma baixa fria passou rapidamente por cima de uma polar forte que estava na região.

 

Resumindo: tem bastante diferença entre a temperatura no solo e a 1,5m dentro do abrigo! Cada centímetro é importante, tanto quanto instalar uma automática numa baixada cuiada ou no topo de uma mesma cidade!

 

Aliás... as estações convencionais ao redor do mundo normalmente eram instaladas a 1,5m do solo mas as automáticas estão em maioria de 1,8 a 2 metros. Isso "aumenta" a temperatura em todas elas! :heat:

Sinceramente eu achei a altura de algumas estações da Epagri no máximo com uns 1m30cm,1m40cm, pelo menos visualmente.Teria tanta diferença 1m50 para 1m75cm Feltrim???? :russian:

 

 

Paulo, depende quais estações estás se referindo. As da BASF que geraram dúvidas. As restantes do Epagri estão em altura padrão.

Link to comment
Share on other sites

Agora achamos um bom local pra competir na sensaçao termica com o Morro da Igreja !

 

PNI Massena sempre com rajadas acima dos 50km/h 60km/h chegando em 70km/h com temperatura de 6,9°C !

 

 

Criando polemica em 3...2...1...

 

William, com certeza o topo ou a proximidade dele serão bem ventosos. Mas hoje há de se lembrar que há um sistema frontal passando pelo sudeste, o que aumenta e bem os ventos...

Link to comment
Share on other sites

Artur o que acha desse tiro curto de frio amanha e quarta ? Poderemos ter recordes ?

 

William, neste caso pra nós do sudeste nao espero nada excepcional e talvez nem recorde...já a proxima frente seguinte, esta vira forte e com maior chance de recordes do que a atual...talvez a cidade de SP - mirante de santana, bata o recorde na proxima madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal...

Em Galópolis 12,2C e na estação da RBS 7,2C... ansurda diferença nas temperaturas... com sol a sensação é até de calorzinho, deu até pra tirar o casaco... :hang1:

Aposta em mínima boa para hoje amigo?

 

Sim Ismar, aposto que será amanhã amanhecer mais frio do ano aqui até o momento...o meteoblue dá minima pra de 5C mas aposto em algo próximo a zero...o tempo secou bem e ao contrário da última MP cuja as nuvens em quase todas as noites se fizeram presentes durante sua atuação amenizando a queda, dessa vez isso não deve acontecer, pelo menos espero...

Abraços...

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal, meu termômetro finalmente ficou abaixo dos 10 ºC. Registrei 9,7 de mínima, mesmo assim ficando bem longe dos 7,6 ºC do Simepar.

Agora céu limpíssimo e 11,3 ºC, típico de inverno.

 

Grande surpresa a mínima de São Mateus do Sul, 2,0 ºC no INMET! Isso estando a apenas 150 km de Curitiba.

 

Olá, Elton

 

Em qual bairro de Curitiba você mora? Você sempre registra temperaturas tão altas!! =O

Link to comment
Share on other sites

Nevar com 8/10 é extremamente raro.É pra Guiness.

 

Tanto é que nunca nevou em São Paulo com essa temperatura.É evento extremamente raro.Tão raro como chover sapos.

 

Se você viu geada com 12ºC.Parabéns, você presenciou um evento único da vida.

 

Não é. E São Paulo não é parâmetro para outras regiões. Regiões com latitudes maiores tem a vantagem de quase sempre tem maior frio em altura, o que faz eventos acontecerem com maior frequência.

 

Já geada com 12°C realmente é raro.

Link to comment
Share on other sites

As chuvas adiantaram para Laje do Muriaé-RJ, em relação a previsão do ECMWF, começou a chover fraco no final da madrugada e continuou até 8 h 30 min.Nuvens vieram de sudoeste com a chuva, começou a abrir por volta de 11 horas, nuvens deslocando rápido vindas de oeste, tudo indicando esfriamento na noite/madrugada de terça.A pressão atmosférica ainda baixa.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra agora

 

Mesmo ensolarado o frio continua forte em S.Joaquim, 9,4°C na Cidade/Climaterra, sensação média de 3,5°C.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 5 min

 

Mínimas da Capital/Fpolis; 9,4°C norte da Ilha/Epagri, 10,0°C/Inmet ,10,4°C Canasvieiras/Part e 10,6°C Itacorubí/Epagri.

 

AS ESTAÇÕES INSTALADAS PELA EPAGRI/BASF FICAM ACIMA DE 1,5, A FOTO ENGANA E MUITO.

Link to comment
Share on other sites

Geada com 5°C é relativamente comum, já vi algumas vezes aqui.

Com 9°C vi apenas uma vez, em agosto de 2009, mas era numa baixada, era muito fraca (porém era geada) e o ar estava bem seco naquela manhã, em torno de 60%. Mas também, caso único. Nunca mais vi tal situação.

 

Tanto é que acho eu , que "oficialmente " já se pode começar a falar em geada com 6C pra baixo , isso é nas condiçoes adequadas !

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente eu achei a altura de algumas estações da Epagri no máximo com uns 1m30cm,1m40cm, pelo menos visualmente.Teria tanta diferença 1m50 para 1m75cm Feltrim???? :russian:

 

Está dentro da altura da OMM que é 1.2 para cima. Cuidado com fotos pois elas enganam. Já houve discussão antes aqui por causa disso.

Link to comment
Share on other sites

Agora achamos um bom local pra competir na sensaçao termica com o Morro da Igreja !

 

PNI Massena sempre com rajadas acima dos 50km/h 60km/h chegando em 70km/h com temperatura de 6,9°C !

 

Concordo. Em sensação térmica absoluta o Morro da Igreja vence, pois a temperatura negativa bem, na média o Massena deve ser melhor pois terá médias melhores. Fiz a conta de temperaturas do Massena acreditando que terá vento semelhante. A maior rajada do Morro da Igreja acho que ainda é 178,9km/h de 13/4/2008.

Link to comment
Share on other sites

Agora achamos um bom local pra competir na sensaçao termica com o Morro da Igreja !

 

PNI Massena sempre com rajadas acima dos 50km/h 60km/h chegando em 70km/h com temperatura de 6,9°C !

 

Concordo. Em sensação térmica absoluta o Morro da Igreja vence, pois a temperatura negativa bem, na média o Massena deve ser melhor pois terá médias melhores. Fiz a conta de temperaturas do Massena acreditando que terá vento semelhante. A maior rajada do Morro da Igreja acho que ainda é 178,9km/h de 13/4/2008.

 

 

ANTES DA ESTAÇÃO DO INMET; PAROU EM + DE 190/194 KM, POIS O ANEMÔMETRO FOI ESTAGIAR EM ORLEANS...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.