Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

[

 

Para o começo de JJA o Coutinho vai por enquanto dando um show, mostrando que foi o pioneiro, há três meses atrás. E não vi nenhum outro instituto botar o seu na reta com uma linha de raciocínio tão clara, direta, evitando o tom generalista resguardado em obviedades. Aliás, vi muita pouca previsão de inverno, e o JJA está começando. Nos EUA lançam com 2 a 3 meses de antecedência as vezes.

 

É o medo do Menino... Ninguém sabe em que momento ele vai dar as caras, por enquanto nem parece que ele está em desenvolvimento, porque simplesmente não há previsão de calor e estamos com ausência do mesmo até em pré frontais, o que é raro aqui na região da Campanha(Que de todos os lugares do Sul é a que mais sente os efeitos do Pacífico e o vento norte). E com os próximos 15 dias irão continuar predominando o frio com excelentes chances de vim algo forte, os previsores estão de olhos saltados.

 

Cléo Kuhn falou que não teríamos frio forte até 20 de Junho. :rofl:

Link to comment
Share on other sites

O menino tende a aparecer com mais força a frente. A atmosfera ainda responde a neutralidade por um tempo mesmo após o padrão do pacífico quente se estabelecer. E ainda mais com a SOI em padrão de La Nina, com os ventos e a pressão no pacífico colaborando para o acobertamento do menino.

 

Tem modelo (CMC) colocando o eixo Ausentes-Urupema rivalizando com a Patagônia na próxima terça, e ainda negativas na quarta também no PR. Acho que ainda não tivemos uma seqüência de negativas seguidas por aqui, em 2013 já teríamos passado por umas 6 seqüências, com até 5 negativas seguidas. Coincidência ou não Nino 1+2 anda frio, a AAO ajudando e a SOI bombando.

 

Terça - mancha de -2oC a -4oC

 

WX0yGmt.png

 

Quarta com negativas também - pegando a RM Curitiba? Acho que sim!

 

cpRQNh1.png

Link to comment
Share on other sites

Fala Caio..este novo lugar em Urupema, qual sua expectativa em relação a estação do Ciram..?? O lugar é mais frio..?

 

abs

 

 

APENAS ALGUNS DETALHES A MAIS OU A MENOS, A REGIÃO É UMA GRANDE BAIXADA. 1/3°C A + OU - NA GRANDE MAIORIA DOS DIAS. NO DIA QUE DEU -8,8 NO CIRAM, DEU -9 NO CENTRO DA CIDADE.

Link to comment
Share on other sites

NO GERAL TEREMOS BOAS OU MÁS SURPRESAS ENTRE AGORA ATÉ 15/17 DE JUNHO, QUE PODERÁ FICAR MUITO ABAIXO DA MÉDIA. COMEÇAREMOS A PARTIR DE SEGUNDA UMA SEQUÊNCIA GRANDE DE FRIO, ORA INTENSO, ORA MAIS AMENO.

 

ITAPIRANGA/80 ANOS, CAIU DE 20,0 PARA 17,9 (17,8 NORMAL)

 

Isso é válido para SC pra baixo, creio eu. No Sudeste, me parece altamente improvável frio constante. Em nossa região, quando as MPs não chegam,

fica apenas o pré-frontal e faz calor. Só esfria quando a MP vai pro oceano e "envelhece". Esqueçamos o PNI, que é um mundo à parte não só aqui,

como em todo o Brasil. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Caio, diante de tudo que citaste, com todos os índices ajudando o frio a chegar aqui nas latitudes mais baixas, que 2009 se faça presente em 2014.

Também achei a 12Z melhor, mas o importante é tendência. Pra Livramento acredito em algo em torno de -2 graus, no auge da influência da MP.

 

 

CONTINUE RECLAMANDO, NÃO ESMOREÇA!!

Link to comment
Share on other sites

Caio, diante de tudo que citaste, com todos os índices ajudando o frio a chegar aqui nas latitudes mais baixas, que 2009 se faça presente em 2014.

Também achei a 12Z melhor, mas o importante é tendência. Pra Livramento acredito em algo em torno de -2 graus, no auge da influência da MP.

 

 

CONTINUE RECLAMANDO, NÃO ESMOREÇA!!

 

Quanto mais reclamam, mais a atmosfera vai mandando... Quem disse que ela não fica magoada ?? :mosking:

 

cl56yua.png

Link to comment
Share on other sites

Fala Caio..este novo lugar em Urupema, qual sua expectativa em relação a estação do Ciram..?? O lugar é mais frio..?

 

abs

 

 

Sinceramente Carlão, não espero muito não. Até acho que pode ser ligeiramente menos gelada nas mínimas e deve empatar nas máximas.

 

Está apenas a 660 metros de distância da atual e o formato é mais aberto, apenas com elevações pequenas 100m mais altas logo ao norte. Mas segundo impressões pessoais do Alessandro, diz que as geadas ali são as vezes mais severas. Veremos, mas a diferença deve ser mínima ao meu ver.

 

O que eu ainda quero ver é como se comporta o clima naquele vale que sai de trás da igreja e vai ao pé do Morro das Torres, ali sim o bixo deve pegar. Mas por falta de local e segurança decidimos postergar.

Link to comment
Share on other sites

Muitas nuvens em parte do dia, no fim da tarde céu ficou azul.Máxima de 23,5ºC.

 

Coutinho, será que nessa sequencia de massas frias até o dia 15/17, vai sobrar algum frio para minha cidade, Laje do Muriaé-RJ, que fica em latitude de 21º 12' e longitude de 42º 08', faz divisa com Minas e pertinho do sul do Espírito Santo.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal...sei que posso estar sendo precipitado, talvez eu esteja cometendo um equívoco, mas vou arriscar neste palpite:

 

O PNI mostrou muito pouco de seu verdadeiro potencial desde a instalação da estação até agora!

 

Já percebi que o comportamento climático do PNI está em grande correlação com leste da região SE. A dinâmica do PNI se

assemelha muito com a dinâmica de boa parte de Minas Gerais e RJ. Vocês acham que chegou alguma MP muito forte no leste

do Sudeste desde que a estação foi instalada, há 1 ano? A resposta é um estrondoso NÃO! Ano

passado o estado de SP teve boas ondas de frio, daí os paulistas dizerem que o inverno ano passado foi bom. Mas

perguntem isso a nós de Minas ou o pessoal do RJ, e a resposta será que tratou-se de uma porcaria de inverno, com temperaturas

mínimas ridículas...e foi mesmo...

 

Bem, mas peraí, se o inverno foi uma porcaria em MG ano passado e o clima do PNI é bem mineiro...posso concluir que o

parque pode nos reservar surpresas ainda escondidas? A resposta é sim! Tivéssemos uma estação lá em cima em anos como

2004, 2008 e 2010, vocês veriam mínimas absolutas anuais entre -9/-11.

 

A mínima absoluta em JF ano passado foi de patéticos 08,3ºC....acho que isso nunca havia acontecido antes...mesmo assim,

alegramo-nos como a mínima de -06,9ºC no PNI. POIS É.... :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo, Vinicius! Também acho o CMC excelente nesses episódios de ar seco e frio por irradiação. Pega muito bem a mínima nos locais mais frios. Peça apenas em não pegar as baixadas mais frias do Brasil.

 

Tem tudo, tudo mesmo, para mínimas bem interessantes segunda, terça e quarta. Acho que pode ir a -5oC em alguns pontos. Desta vez acho que teremos a primeira geada do ano no Barigüi.

 

Uma comitiva de 850 torcedores australianos e outra centena de nigerianos escolheram Floripa de QG no Brasil na Copa, achando que vão pegar praia aqui na ilha? Vão usar bons agasalhos e no máximo surfar de neoprene grosso.

 

Perdemos de ser sede para Cuiabá e Natal, com toda rede hoteleira e três times do estado na série A (dois da cidade sempre brigando) mas ainda sim estão vindo pra Floripa. Que venha a copa com jogo em POA e Curitiba a 5oC numa mega erupção. Quem sabe...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eu é que esperava mais da Verkhoyansk catarinense que me contaram é a baixada da baixada de Urupema...muito pouco para uma baixada com tamanha altitude... :mosking:

 

Só você. Qualquer um com pouco de conhecimento sabe que não é preciso apenas altitude para se registrar temperaturas baixas.

 

Tudo tem uma explicação, mas você consegue transformar tudo que é em Soledade em espetacular, mesmo que seja comum do ponto de vista da ciência. Em todos os outros lugares em apenas comum, natural, explicado. Como Curitiba, Urupema e PNI. Nesse locais tudo é comum e em Soledade tudo é espetacular... Pelo menos é isso que você fala aqui....

 

A mãe natureza fez primeiro Soledade depois o resto do Brasil...

 

As nuvens vieram e Maio foi será sepultado sem sub-10. 14°C agora.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas essa manhã aqui em SP , estações do CGE .

 

Penha 11,0 Graus

Perus 10,9 Graus

Tremembé 9,7 Graus

São Mateus 8,6 Graus

Sé 12 graus

Butantã 10,5 Graus

M Boi Mirim 10,9 Graus

Barragem 10 Graus

Capela do Socorro 7,2 Graus

Itaquera 11,3 Graus

Vila Maria 11,3 Graus

Mauá 9,5 Graus

 

Granja Viana/Carapicuíba: 10,5ºC. Máxima de 20,9ºC. No momento, 13,2ºC e céu limpíssimo. Potencial para a primeira sub-10ºC. Creio em 9,XºC. Desde sábado passado, estamos tendo um bom inverno em São Paulo. A semana foi muito boa, e é garantido que a primeira quinzena de junho será abaixo da média.

Link to comment
Share on other sites

Fala Caio..este novo lugar em Urupema, qual sua expectativa em relação a estação do Ciram..?? O lugar é mais frio..?

 

abs

 

 

Sinceramente Carlão, não espero muito não. Até acho que pode ser ligeiramente menos gelada nas mínimas e deve empatar nas máximas.

 

Está apenas a 660 metros de distância da atual e o formato é mais aberto, apenas com elevações pequenas 100m mais altas logo ao norte. Mas segundo impressões pessoais do Alessandro, diz que as geadas ali são as vezes mais severas. Veremos, mas a diferença deve ser mínima ao meu ver.

 

O que eu ainda quero ver é como se comporta o clima naquele vale que sai de trás da igreja e vai ao pé do Morro das Torres, ali sim o bixo deve pegar. Mas por falta de local e segurança decidimos postergar.

 

Concordo contigo caio,

Quando minha prima morava em Urupema, lembro de passar parte das minhas férias de 89 e ver geada formada sem descongelar por 4 dias naquela calha entre a igreja e o pé do morro das torres.

Link to comment
Share on other sites

 

Monitoro ambas a que marcou esta expressiva tem. Foi a próxima da estação.

Para os que estudam relevos com potencial de baixa, o relevo de Caçador é um dos melhores já verificado.

 

Moisés, alguma informação do interior de Lebon Regis? Lá tem um relevo de vales com base de mais de 1000 metros com paredoes de 1300 metros. .interessante de monitorar..

 

-----------

 

Aqui em Joinville reina o nordestao. Ventos de nordeste levando e trazendo nuvens..

 

Tem potencial sim Diego,

agora a condição apresentada em Caçador é ímpar

Há outros lugares com potêncial de mínimas no meio oeste e oeste catarinense onde o formato de relevo intensifica as mínimas destaque para Xanxerê em direção a Faxinal dos Guedes, Água Doce em direção ao Campos de Palmas, Caçador em direção a Matos Costas, Ponte Serrada em direção a Vargem Bonita ,Lebon Regis em direção a Fraiburgo e no planalto norte Major Vieira em direção a Rio Negrinho.

Link to comment
Share on other sites

Moisés tem várias localidades como Guaraciaba, São Miguel do Oeste, são José do Cedro, Guarujá do Sul, não tem muita altitude, mas tem mais continentalidade...

 

Depois essa região tem Ponte Serrada, Irani, Faxinal dos Guedes, Passos Maia.

 

Qualquer estação de baixada registrará valores excelentes...

Link to comment
Share on other sites

Que tal abrirmos um tópico chamado "Copa do Mundo" para acompanharmos as temperaturas e as previsões mais focado na regiões onde terão jogos/sedes de seleções?

 

Se confirmar esse frio todo vai valer a pena ter sofrido um pouco com outono xôxo/quente.

 

Inverno climático vai começar no começo de junho este ano para as terras baixas em todo o sul, very well.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Joinville o dia amanheceu com poucas nuvens altas e denso nevoeiro que em pouco tempo se desfez no centro e se intensificou na zona norte.

 

temperatura baixa: faz entre 12 e 14°C nesta manhã e fez apenas 5,9°C na Serra Dona Francisca.

 

Foto da região central no anexo com o morro do Boa Vista ao fundo:

20140531_070624.thumb.jpg.ba015de641f1fd1eaa5b1aafbd380a1d.jpg

Link to comment
Share on other sites

O que a 00Z trouxe?

 

- Consolidação do quadro para mínimas negativas terça e quarta, possivelmente segunda, de forma mais ampla.

 

- CMC mantém amanhecer muito gelado na terça, entre -3oC e -5oC nos locais mais frios.

 

- Reduzida pelo Europeu e GFS no potencial da MP que chega em 168h.

 

- Mas que ainda é muito forte pelo Global e Mbar.

 

- Outro que mantém a seqüência de frio com tudo e eu não tinha olhado ainda é o ETA.

 

- Sequência de primeira quinzena fria a muito fria se mantém.

 

- CFS prolonga o frio com a sequência de invasões por pelo menos 30 dias.

 

- SOI bateu +18 hoje, excelente. E segue o baile completamente díspar ao pacífico quente.

 

- AAO podendo escancarar a porteira ou colocar o cadeado, metade dos membros para cada lado.

 

- BAZ agitado pelos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

12 menores temperaturas das SE's catarinenses às 8:00h (31/05/14):

 

Bom Jardim da Serra (planalto serrano): 8.3°C;

São Joaquim (planalto serrano): 8.6°C;

Caçador (meio oeste): 8.6°C;

Rio Negrinho (planalto norte): 8.7°C;

Mafra (planalto norte): 8.7°C;

Major Vieira (planalto norte): 8.9°C;

Canoinhas (planalto norte): 9.2°C;

Vargem Bonita (meio oeste): 9.7°C;

Ponte Serrada (meio oeste): 9.9°C;

Santa Terezinha (planalto norte): 10.3°C;

Campos Novos (meio oeste): 10.5°C;

Fraiburgo (meio oeste): 10.6°C;

 

Maior temperatura das SE's catarinenses às 8:00h (31/05/14):

 

São José (litoral /grande Florianópolis): 17.3°C;

Link to comment
Share on other sites

Bola de cristal do Global Acoplado.

 

Junho termina com uma bomba e neve em vários locais do RS e SC e até mesmo em locais de baixa altitude:

 

Um pontinho verde em Lages

 

jFvRcMp.png

 

Um pouco mais forte em Chapecó

 

qCs3PYV.png

 

Neve em Santa Rosa

 

AaKnJbv.png

 

Neve em Santa Maria

 

AaKnJbv.png

 

Neve das boas em Bagé

 

xFOruXL.png

 

Neve em Passo Fundo

 

mgPeAL2.png

 

Percebam que o modelo alivia o frio no miolo de junho, pra depois desaguar esta bomba final.

Link to comment
Share on other sites

Nesta madrugada, a aproximação das áreas de instabilidade e o enfrakecimento dos ventos marítimos, contribuíram para a dissipação das nuvens baixas e assim houve um bom resfriamento aki no leste.

A mínima em Piraquara chegou aos 7,0°C [por 1 décimo, a absoluta deste ano não ficou na cs dos 6°C]

Fui até a baixada e permaneci por uns 15 minutos, até o termo se adaptar, mas a temperatura já estava em 8,3°C, com 5,9°C na relva.

Houve formações de nevoeiros e provavelmente a fina camada de Stratus q cobria a área, impossibilitou um resfriamento mais expressivo.

Sol na manhã de hj, por enqto...

5a4e896b377ec_2014-05-3107_35.44-1.jpg.be2896184f6c98f691834a53dc6c309b.jpg

5a4e896b390af_2014-05-3107_34_34-1.jpg.463e1059390bffba61e21e96d97bcab4.jpg

5a4e896b3a237_2014-05-3107_30.56-1.jpg.8f153e61e80ac793de28130a455ba9ee.jpg

5a4e896b3b18f_2014-05-3107_08.39-1.jpg.844940d57db676c2892e21562b5cf28d.jpg

5a4e896b3c26b_2014-05-3106_43.39-1.jpg.eb5233724925bc9a65cbdfb8745ab7a9.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Que tal abrirmos um tópico chamado "Copa do Mundo" para acompanharmos as temperaturas e as previsões mais focado na regiões onde terão jogos/sedes de seleções?

 

Se confirmar esse frio todo vai valer a pena ter sofrido um pouco com outono xôxo/quente.

 

Inverno climático vai começar no começo de junho este ano para as terras baixas em todo o sul, very well.

 

COMEÇOU JÁ NO DIA 23.

Link to comment
Share on other sites

O que a 00Z trouxe?

 

- Consolidação do quadro para mínimas negativas terça e quarta, possivelmente segunda, de forma mais ampla.

 

- CMC mantém amanhecer muito gelado na terça, entre -3oC e -5oC nos locais mais frios.

 

- Reduzida pelo Europeu e GFS no potencial da MP que chega em 168h.

 

- Mas que ainda é muito forte pelo Global e Mbar.

 

- Outro que mantém a seqüência de frio com tudo e eu não tinha olhado ainda é o ETA.

 

- Sequência de primeira quinzena fria a muito fria se mantém.

 

- CFS prolonga o frio com a sequência de invasões por pelo menos 30 dias.

 

HOJE

 

SEG; -2/0

TER; -5/-3

QUAR; -3/-1

 

- SOI bateu +18 hoje, excelente. E segue o baile completamente díspar ao pacífico quente.

 

- AAO podendo escancarar a porteira ou colocar o cadeado, metade dos membros para cada lado.

 

- BAZ agitado pelos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Caio, torcendo por todos os cenários propostos que vc postou hoje..

 

no segundo post, sobre a neve, se isso acontecesse seria épico!

 

----------------

 

Moisés, eu possuo uma estação nos campos de Herciliópolis, em Agua Doce..

 

Não está no local mais frio da Vinícola Villaggio Grando. Está em um lugar que o sinal de internet pega, e isso limitou a instalacao

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.