Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Evandro

Members
  • Posts

    1897
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Evandro

  1. Parnaíba brilhando como sempre em MPs continentais, Rodolfo... por aqui 5,0ºC às 22:40 Faz tempo que não dou as caras no fórum, he he
  2. Em Itapevi também, porém nem senti cheiro de pré frontal por aqui. Temperaturas relativamente comportadas para essa época do ano: 8,3ºC / 24,1ºC No momento céu aberto com 8,6ºC (01:55)
  3. Incrível Alexandre. Nem imagino aquele centro ultra-urbanizado coberto pela neve, deve se assemelhar a Nova York depois de uma nevasca. #histórico Não imagine, apenas veja: https://www.youtube.com/watch?v=SezJ9eZL4PE
  4. Belíssimo trabalho seu e do Mafili, Aldo. :clapping: :clapping: :clapping: Sobre 1893, que foi o ano mais frio na média geral em SP, sempre vem aquela pergunta: será reflexo direto da mega erupção vulcânica do Krakatoa ocorrida 10 anos antes? Não consigo imaginar hoje em dia janeiro e fevereiro com médias abaixo dos 20ºC na capital paulista, exceto talvez lá pros lados de Paranapiacaba. É bizarro!
  5. Certamente trata-se da atual Palmeira das Missões (RS). Dados do Wikipedia: Latitude: 27°53' 56" S Altitude: 639 m Tem mais: "Em 29 de dezembro de 1944, foi modificado o nome do Município e do distrito de Palmeira para Palmeira das Missões" https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmeira_das_Miss%C3%B5es
  6. :good2: ---------------- Hoje faz 15 dias que a capital paulista não tem uma chuva "decente". O que é normal para a época mas desagradável. Já está ficando tudo empoeirado, além do pessoal da rinite, asma, bronquite, etc, que sofrem bastante. Junho vai fechar até que bem, com 102,9 mm no Mirante, em 5 dias de chuva. A média para junho na normal baziana 1981-2010 é 56,0 mm. O último dia em que choveu bem foi 14/06, com 13,2 mm. Depois disso, tivemos apenas 1,0 mm no dia 21. ---------------- O Mirante deve fechar junho entre +1,0 a +1,5°C nas mínimas. As máximas devem ficar em torno de +0,5°C. Aguardemos o fechamento do mês. Minha rinite piora horrores com tempo muito úmido. Agradeço por esses dias secos e amenos, perfeitos para passear de moto. :heart: Itapevi hoje: 7,8ºC / 25,3ºC
  7. Condições climáticas bem semelhantes com Itapevi... mínima de 7,8ºC hoje cedo e 22,9ºC neste instante. Espero pouca chuva e muito frio pra próxima semana, mas particularmente não estou muito empolgado com essa FF que está pra chegar. Vamos acompanhando.
  8. Agradeço, mas não tenho carro e viajar até lá de moto é impraticável... :negative: Mínima de 6,3ºC hoje cedo em casa.
  9. Aqui chegou nos 12.3 esta noite Tá mais frio que nos últimos dias, mas tá ruim.
  10. Eu ia postar no tópico de maio, mas foi bloqueado... Vamos lá: esse mês que passou fechou de forma péssima por aqui quanto às médias: 13.30 / 23.47 (simples = 18.38; compensada +- 17.6) Também foi chuvoso demais: 157mm na estação Cemaden mais próxima de casa (Vila Santa Rita). Vamos ver o que nos reserva junho. O que vier por aqui é lucro com esse ano que não está deixando saudade até agora.
  11. Um dos tópicos mais interessantes dos últimos tempos. Parabéns, Vinicius! :good2:
  12. Ushuaia eu morava fácil. Tem 70k habitantes e é perto do Bananil. E o fato de não ter extremos cativa o :heart: O fato de Ushuaia ser perto do Bananil é ponto negativo. Mais um ponto negativo é ser uma cidade argentina. País tão instável e com economia fechada quanto o nosso. Outro ponto (muito negativo) é ser longe de tudo. O único ponto positivo de Ushuaia é ter um clima parecido com o de Reykjavík (Islândia), onde a ausência de calor que incomoda e que faz mal é uma constante. Tirando a questão do idioma, entre Ushuaia e Reykjavík prefiro a cidade islandesa. Sobre Yakutsk, dois problemas: Primeiro: uso óculos de grau e não me imagino vivendo em uma cidade que, por causa do frio extremo, é desaconselhável sair com esse acessório na rua. Segundo: fica na Rússia.
  13. O que explica esse aquecimento excessivo da superfície do mar de forma extremamente localizada no litoral paulista? :russian:
  14. Se não me engano é -42,x°C. Menos quarenta e dois e alguma coisa... The lowest ever recorded temperature was −42.2 °C (−44.0 °F) in January 1940 https://en.wikipedia.org/wiki/Moscow#Climate A versão russa da Wikipedia diz que foi no dia 17/01.
  15. É mais fácil a Arábia Saudita se tornar um Estado laico, republicano e com maioria da população católica do que ver um ano com temperaturas médias abaixo do normal. Joguei a toalha. :negative: Muito calor em Mogi das Cruzes. Por aqui estou salvo graças ao ar condicionado.
  16. Uma amiga de minha mãe (e vizinha) está aí visitando parentes. Também reclama do forte calor, mas por aqui não está diferente. Foto que ela mandou da sua cidade:
  17. Por aqui foi basicamente a mesma coisa nesta segunda-feira... Pouco tenho a reclamar deste mês. As temperaturas estão comportadas e só me incomoda as MMs que predominam sempre que o sol se põe. O último domingo foi exceção e a mínima ficou em 8,4ºC. Segue uma foto que tirei em Aldeia da Serra por volta do meio-dia desta segunda: Temperaturas: Itapevi (casa) = 14,4ºC / 23,6ºC Aldeia da Serra = 13,8ºC / 20,8ºC
  18. Valeu pela citação! :good2: Também destaco a mínima absoluta da (quase) vizinha São Lourenço da Serra: -2,4ºC A gigantesca ilha de calor da RMSP faz muitos estragos, porém, ainda existem áreas próximas que pouco ou nada sofrem com isso e que surpreendem como nos velhos tempos. Mínima de 5,2ºC nesta manhã em casa. Nem sinal de MM, ao contrário da capital paulista. Excelente para um final de setembro.
  19. Comparação com o Mirante é desleal... Só pra vê mesmo a diferença brutal que dá. Como disse o Mafili, a comparação que queremos ver será com a sua Riacho Grande, Capela, Parelheiros, Santana do Parnaiba e São Mateus... No demais, ótima informação sobre esta estação! Só se for com as duas estações particulares WU de Aldeia da Serra e que estão pouco acima dos 1.000m de altitude. A estação CGE que fica no centro histórico da cidade e ao lado do Tietê não é confiável, especialmente nas máximas.
  20. Aldo, o ar frio também deu as caras nesta madrugada nas regiões oeste e sudoeste da RMSP, especialmente nas baixadas: S. Lourenço da Serra: 8,5ºC (CIIAGRO) Juquitiba: 9,2ºC (CIIAGRO) Em casa (Itapevi): 8,6ºC
  21. O dia pode ter sido monótono, mas o vídeo é muito bacana! Diferente do outro, este mostra vários tipos de nebulosidade! :good2: Gosto de ver esse tipo de time-lapse, Ricardo... valeu! :good2: Kim, como sempre tuas fotos são show... idem quanto aos dados. Sábado quente e abafado em Itapevi, com pancadas de chuva agora à noite. Desde o final de abril que não registrava uma mínima acima dos 17ºC: 17,2ºC / 25,2ºC Não pretendo investir numa estação particular em casa. Problemas seríssimos com falta de segurança no condomínio em que eu moro (infelizmente) e possível mudança definitiva de endereço em breve.
  22. A informação que eu tinha também era essa. :good2: Mas, certa vez, anos atrás, alguém postou aqui no BAZ uma foto de 1900, 1901 (Por aí, não me lembro bem), com o Tâmisa congelado na ponte da Torre, em Londres. Não sei se congelou por completo. Possivelmente não. Fui eu... o último congelamento completo do Tâmisa em Londres ocorreu em fevereiro de 1895: Essa foto foi tirada na mesma época em Oxford, um pouco mais acima:
  23. Bom dia, Carlos... belas fotos! :good2: Apesar do frio xoxo desta madrugada por aqui, estou impressionado e ao mesmo tempo feliz com mais uma quebra de recorde no PNI. Estou roendo as unhas de ansiedade com a leitura da estação do Campo Belo. Por aqui mínima de 7,2ºC nesta madrugada e predomínio de MM.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.