Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

CARLOS CAMPOS:

Fazer frio na Argentina e não fazer aqui até entendo.

Agora: não fazer frio na Argentina e fazer aqui??? Poupe-me! Não tem chance... As MP´s vão passar por onde?

Depois vocês adoram desfazer das minhas postagens, mas essa não dá pra engolir.

Em alguns anos a dinâmica em parte da Argentina é tão acelerada, devido à alguns fatores q não irei citar agora, q as massas polares atravessam o país tão rápido q mal chega a esfriar pra valer, e a temperatura sobe novamente. Mas chegando ao Sul do Brasil, encontram blokeios e permanecem mais tempo q o normal, indo em seguida para o oceano, mas ainda mantendo o ar resfriado principalmente no leste.

Ao sul das massas frias ocorrem pré-frontais na Argentina. Menos frio lá e mais frio aki.

Dois excelentes exemplos são 1994/1995.

No primeiro, congelamos e no segundo, eles congelaram.

Às vezes acontece de aqui no sudeste estar mais frio que em PoA, o que também parece impossível.

 

Basta uma MP ficar no Atlântico por vários dias, no leste de SP, PR, RJ, MG e o fluxo de ar quente vir da Amazônia para o RS, pela borda do anti-ciclone.

Se Porto Alegre ficar vários dias em pré-frontal então...

Link to comment
Share on other sites

Ano passado eu estava muito menos esperançoso com o inverno, mas esse ano estou confiante, se a compensação realmente ocorrer teremos um inverno memorável!

 

Pelo menos no Sul acho que veio este Verão tórrido justamente devido ao Inverno gelado. No Sudeste o Inverno do ano passado não sei se foi tão frio, então , acho que com essa MP marítima já é um belo começo para esta área.

 

Extremas do Inmet , 6,9ºC ---- 20,1ºC. Dia Ensolarado.

Link to comment
Share on other sites

Ano passado eu estava muito menos esperançoso com o inverno, mas esse ano estou confiante, se a compensação realmente ocorrer teremos um inverno memorável!

 

Pelo menos no Sul acho que veio este Verão tórrido justamente devido ao Inverno gelado. No Sudeste o Inverno do ano passado não sei se foi tão frio, então , acho que com essa MP marítima já é um belo começo para esta área.

 

Extremas do Inmet , 6,9ºC ---- 20,1ºC. Dia Ensolarado.

 

Inverno no ano passado até em SP foi bom pra cima foi horrivel , as MPS chegaram rasas e nao atingiram a Mantiqueira , vamos ver se começamos com pé direito esse ano !

Link to comment
Share on other sites

Olha, o João Tur já passou do ponto faz tempo. Não agüento mais essa briguinha infantil e o coitadismo insistente.

 

Falas isso, porque a IMPLICÂNCIA NÃO é contigo, Caio! Fácil julgar os outros. NÃO ESTOU ME FAZENDO DE COITADINHO! Se visses em todos esses anos as MPs que já recebi ríspidas e com ameaças, me entenderias.

Parece que ninguém pode discordar nesse fórum. Isso é uma ditadura, por acaso? Onde está o debate saudável de idéias?

Por que isso incomoda tanto as pessoas?

Tu és um cara que nunca tive problemas, espero não ter agora. Já chega os problemas que tenho com o Bruno que me detesta gratuitamente. Isso que já tentei diversas vezes reconciliação com ele por MP e SEMPRE me respondeu mal, rispidamente, se achando superior.

Não admito isso. Tenho meu valor como pessoa.

Exijo ser respeitado, assim como respeito os outros.

Link to comment
Share on other sites

SEI QUE AQUI NÃO É O TÓPICO CORRETO PRA ISSO!

NO ENTANTO, COMUNICO A TODOS DO BAZ QUE "A PARTIR DESSE MOMENTO, NÃO POSTAREI MAIS NADA NO FÓRUM. SOMENTE ENTRAREI DE VEZ EM QUANDO PARA LER PROCURAR ME INFORMAR SOBRE METEOROLOGIA, POIS ADORO O ASSUNTO".

NO ENTANTO, PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE MEU NOME NÃO SEJA CITADO PELO USUÁRIO BRUNO MAIS. CANSEI DE SER RIDICULARIZADO POR ELE, CANSEI DE SER AMEAÇADO POR MPS E TENHO O DIREITO DE TER MEU NOME PRESERVADO.

AFINAL, SE ELE NÃO GOSTA DE MIM NÃO TEM O PORQUÊ CITAR MEU NOME, ATÉ PORQUE NÃO POSTAREI MAIS.

SÓ ISSO.

SE QUISEREM ME EXPULSAR DO BAZ, FAÇAM. SEM PROBLEMAS. SE EU PUDER CONTINUAR ENTRANDO E ME INFORMANDO SOBRE METEOROLOGIA, OK TAMBÉM.

É RIDÍCULO FICAR ME ESTRESSANDO NUM FÓRUM DA INTERNET. SEM CABIMENTO!

SOFRO DE UMA DOENÇA CRÔNICA DO INTESTINO E ME ESTRESSANDO EU PIORO. NÃO HÁ PORQUE PARTICIPAR DE ALGO QUE PODERIA ME DAR PRAZER, ME ESTRESSAR.

ABRAÇOS A TODOS E FIQUEM EM PAZ.

GOSTO DE MUITOS DE VOCÊS AQUI, PODEM TER CERTEZA DISSO.

:good:

Link to comment
Share on other sites

CARLOS CAMPOS:

Fazer frio na Argentina e não fazer aqui até entendo.

Agora: não fazer frio na Argentina e fazer aqui??? Poupe-me! Não tem chance... As MP´s vão passar por onde?

Depois vocês adoram desfazer das minhas postagens, mas essa não dá pra engolir.

Em alguns anos a dinâmica em parte da Argentina é tão acelerada, devido à alguns fatores q não irei citar agora, q as massas polares atravessam o país tão rápido q mal chega a esfriar pra valer, e a temperatura sobe novamente. Mas chegando ao Sul do Brasil, encontram blokeios e permanecem mais tempo q o normal, indo em seguida para o oceano, mas ainda mantendo o ar resfriado principalmente no leste.

Ao sul das massas frias ocorrem pré-frontais na Argentina. Menos frio lá e mais frio aki.

Dois excelentes exemplos são 1994/1995.

No primeiro, congelamos e no segundo, eles congelaram.

Às vezes acontece de aqui no sudeste estar mais frio que em PoA, o que também parece impossível.

 

Basta uma MP ficar no Atlântico por vários dias, no leste de SP, PR, RJ, MG e o fluxo de ar quente vir da Amazônia para o RS, pela borda do anti-ciclone.

Se Porto Alegre ficar vários dias em pré-frontal então...

Exatamente, Aldo

 

Isso ocorre tbm na Argentina

 

O ar kente avança pelo interior do continente e mantém nossos vizinhos akecidos, enqt passamos frio.

 

Não vou puxar os dados agora pq estou já indisposto e o discordante em kestão está ocupado brigando.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Estamos chegando no inverno e o BAZ ta um inferno de acompanhar.

O BAZ hoje é um antro de egos, pontos de vista, posicionamentos espalhados e impostos, disfarçados com a desculpa de debate sadio. Esta na hora de alguns aqui crescerem um pouco, pararem de se ofender. A vida é naturalmente dura, impossível de seguir fora de um ambiente harmônico.

Não gostou de algo, ignora. Não espalha sua ansiedade e aflição para os demais 200 users do Fórum. E menos opiniões por favor. Não se espoe, principalmente para seu bem Joao. Ninguém vai pegar na sua mão. Cresce, bypassa o que não gosta. É sabedoria, não inteligência.

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos no Sul acho que veio este Verão tórrido justamente devido ao Inverno gelado. No Sudeste o Inverno do ano passado não sei se foi tão frio, então , acho que com essa MP marítima já é um belo começo para esta área.

Inverno no ano passado até em SP foi bom pra cima foi horrivel , as MPS chegaram rasas e nao atingiram a Mantiqueira , vamos ver se começamos com pé direito esse ano !

Mas, mesmo na capital paulista, o inverno de 2013 não foi nada de mais.

É que aquela MP de julho acabou deixando uma falsa impressão, com aquela máxima de 8,7°C na convencional do Mirante.

 

Médias de 2013, no Mirante (Entre parênteses, a normal 1981-2010):

Jun: 18,1 (17,1)

Jul: 16,7 (16,7)

Ago: 18,0 (17,7)

JJA: 17,6 (17,2)

 

Mesmo com aquela MP, julho de 2013 ficou rigorosamente na média.

O resto acima.

 

-----------

Noite de céu encoberto em Sampa.

 

Mirante: 18,2°C / 24,1°C

IAG: 16,1°C / 23,8°C

 

Agora, 19°C nos 3 aeroportos.

Link to comment
Share on other sites

Céu encoberto aqui no Tatuapé nesse momento. A ff decepcionou mesmo no quesito chuva :(

 

=======================================

 

Sobre temperaturas acima da média na Argentina, me lembro que vi um comentário (não sei onde) dizendo que em 1994, enquanto fez muito frio no sul do Brasil, lá acabou tendo temperaturas acima da média.

Link to comment
Share on other sites

Sobre temperaturas acima da média na Argentina, me lembro que vi um comentário (não sei onde) dizendo que em 1994, enquanto fez muito frio no sul do Brasil, lá acabou tendo temperaturas acima da média.

 

Existe um trabalho científico publicado na internet tratando sobre esse assunto. É bem interessante.

Link to comment
Share on other sites

Pela primeira vez senti frio dentro de casa este ano. :clapping: :clapping: :clapping:

 

Faz 19°C, mas com a janela aberta, entra um vento mais forte e desconfortável, e sou obrigado a colocar uma camiseta!!! :clapping: :clapping: :clapping: :hi:

 

Também senti friozinho, fui obrigado a colocar uma cueca!

 

Baseando-se nas mensagens, posso esperar de tudo neste inverno, desde períodos longos sem frio (modelos) até frio de congelar cusco (Coutinho).

Link to comment
Share on other sites

Não entendo... Por que não ignora apenas? Se alguém falar alguma coisa que você não gostou, ignora!!! Finja que nem viu e continue a vida! Cada membro do BAZ pode ter sua própria opinião, e em partes acredito mesmo no aquecimento global, mas acredito que parou de aquecer e tende a se resfriar. Além disso, foi mais do que provado que POA não aqueceu. Não te estresse JT! Estamos aqui para aprender! Ignore o que não gosta. Mas, sigamos...

 

Em Blumenau faz um friozinho na rua, 17.7ºC e um ventinho frio. Delicia!

Link to comment
Share on other sites

Pelo satélite, nota-se muitas nuvens de chuva sobre a zona da mata. A temperatura está subindo, faz

19,7ºC. Segundo o GFS, os ventos polares começarão a soprar de verdade a partir de tarde de amanhã.

 

Nem parece que estamos a horas de um dos eventos mais importantes do ano no Brasil.Estamos vivenciando a passagem da estação úmida para a estação seca.Não consigo controlar minha emoção.

 

Cara....estou até escrevendo em letras garrafais, porque minha alegria também é SUPREMA!

 

Vou chorar...sério.... :cray: :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe o que aconteceu com o blog da Metsul? Vai entrar no sexto dia sem atualizar. Aliás, gostaria de dizer que o blog da Metsul já foi melhor, no sentido de atualizar com mais frequência, pois quando postam, o conteúdo segue sendo muito bom, como sempre foi.

Espero que não se incomodem com a crítica, acredito que ela sendo construtiva, apenas ajuda. :good:

Link to comment
Share on other sites

 

Inverno no ano passado até em SP foi bom pra cima foi horrivel , as MPS chegaram rasas e nao atingiram a Mantiqueira , vamos ver se começamos com pé direito esse ano !

Discordo. Pra mim o inverno do ano passado foi fraquíssimo. Só teve aqueles dois dias de tardes geladas e nada mais. Mínima absoluta de 4ºC numa cidade que já chegou a ter temperatura mínima negativa em vários anos no passado não é nada demais. Fora o junho mais quente que já vi com simplesmente nenhuma mínima sub 10. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigos!

Espero que hoje tenha sido o último dia de verão por aqui...rs.

A mínima foi de 18.0C e a máxima 29.4C (sol até por volta das 13h, após isso, nublou).

Agora tenho céu nublado e uma brisa bem fresca, faz 21.4C.

Até a minha cachorra Hanna (Akita) parece estar adivinhando que vem frio, está toda feliz lá fora, de barriga pra cima e com os pelos ao vento...rs. A bichinha sofreu demais esse ano com o calor... seremos recompensados! rs.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Existe um trabalho científico publicado na internet tratando sobre esse assunto. É bem interessante.

 

Vou procurar aqui na net pra ver se eu acho. Mas acredito que essa relação tenha a ver com o que o Carlos Campos postou ai dizer que as MPs passam rápidas demais por lá e logo esquenta, enquanto aqui no Brasil elas ficam mais tempo.

 

====================================

 

Concordo com o que o Maurício disse. Se não gostou, o melhor a fazer é ignorar.

Se por exemplo alguém discorda de mim, eu procuro ficar na minha.

Dessa forma evita discussões quase que intermináveis que de uma forma ou de outra acaba cansando.

 

====================================

 

Para a minha surpresa, vi que os radares mostram algumas áreas de chuva sobre o estado paulista. Até achei que ele todo estivesse seco (refiro no sentido de não estar chovendo). Espero que acabe chovendo aqui na capital.

Link to comment
Share on other sites

JT, tranquilo.

 

Só acho que vc não precisa se estressar tanto. Cuide da sua saúde. Ela está em 1o lugar.

 

Mantenho o alerta que te fiz por MP. Tome cuidado ao fazer acusações sérias. As regras do BAZ não permitem.

 

BRUNO,

Já falei e vou repetir: não vou postar mais no BAZ opiniões minhas sobre meteorologia. Portanto, PELA ÚLTIMA VEZ, NÃO CITA MAIS MEU NOME NO BAZ. Estou pedindo.

As tentativas de tentar ficar numa boa contigo, infelizmente esgotaram. Por MP tu és uma outra pessoa, aqui no fórum para os outros és outra. Cansei de tentar ser teu amigo e cansei das tuas ameaças e ofensas. Portanto, esquece que eu existo. Vai ser melhor pra nós dois.

Fica em paz.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura está em 9ºC no momento no INMET.

 

Mais uma noite de céu claro.

 

Parece que pelo dia 29/30 dá uma esquentada por aqui, com chuva. :good2:

 

E mais uma guerra clássica, GFS X Europeu, o Americano pega um início de Maio com frio bloqueado na Argentina, enquanto o Europeu o contrário.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura está em 9ºC no momento no INMET.

 

Mais uma noite de céu claro.

 

Parece que pelo dia 29/30 dá uma esquentada por aqui, com chuva. :good2:

 

E mais uma guerra clássica, GFS X Europeu, o Americano pega um início de Maio com frio bloqueado na Argentina, enquanto o Europeu o contrário.

 

European always wins!

Link to comment
Share on other sites

Sai de pedralva com garoa e 19C e cheguei em casa com 16C e com a mesma garoa , isso no termo do carro , na minha estação 15C agora ! To com vontade de chorar sabendo qe vou sentir um bom frio a partir de amanh e ancioso com medo de os modelos darem pra traz ! Kkkkkk

 

É só pensar no verão horrível que tivemos, qualquer coisa que não seja uma tarde escaldante de 35 graus (ou 26 no seu caso) já é muito lucro.

Link to comment
Share on other sites

Sai de pedralva com garoa e 19C e cheguei em casa com 16C e com a mesma garoa , isso no termo do carro , na minha estação 15C agora ! To com vontade de chorar sabendo qe vou sentir um bom frio a partir de amanh e ancioso com medo de os modelos darem pra traz ! Kkkkkk

 

É só pensar no verão horrível que tivemos, qualquer coisa que não seja uma tarde escaldante de 35 graus (ou 26 no seu caso) já é muito lucro.

A ausência de calor faz as pessoas ficarem mais felizes , e só de pensar na possibilidade de uma sub 5 fico em furor , e uma máxima na casa dos 20C com sol melhor ainda !

Link to comment
Share on other sites

JT, tranquilo.

 

Só acho que vc não precisa se estressar tanto. Cuide da sua saúde. Ela está em 1o lugar.

 

Mantenho o alerta que te fiz por MP. Tome cuidado ao fazer acusações sérias. As regras do BAZ não permitem.

 

BRUNO,

Já falei e vou repetir: não vou postar mais no BAZ opiniões minhas sobre meteorologia. Portanto, PELA ÚLTIMA VEZ, NÃO CITA MAIS MEU NOME NO BAZ. Estou pedindo.

As tentativas de tentar ficar numa boa contigo, infelizmente esgotaram. Por MP tu és uma outra pessoa, aqui no fórum para os outros és outra. Cansei de tentar ser teu amigo e cansei das tuas ameaças e ofensas. Portanto, esquece que eu existo. Vai ser melhor pra nós dois.

Fica em paz.

 

OK

 

Fique à vontade em encaminhar as minhas "ofensas" para os administradores do fórum ou postá-las no fórum comunidade.

Link to comment
Share on other sites

Hoje ainda fez calor em Laje do Muriaé, passou de 31ºC. Por uns bons não fará mais calor aqui.

 

Estava na espera de alguma chuva chegar nessa noite, acompanhando o Radar do Pico do Couto no site do CPTEC/INPE, com as movimentações das instabilidades na Zona da Mata e centro norte do Rio de Janeiro, melhorou muito ano passado, agora clico no Zoom para ampliar a imagem, deu para acompanhar a chegada das nuvens carregadas que vieram de sudoeste(zona da mata de minas), ás 23 h 24 min começou um pancadão de chuva, até neste instante chove fraco, mas constante. Na esperança das chuvas continuarem durante a tarde e noite de quinta.Para começarmos maio com a terra mais úmida.

Link to comment
Share on other sites

William se marcar uma mínima de 4 ou até 3,5 aí em Maria da Fé,vai ficar próximo ou menor, do que a menor mínima de São Lourenço para o mês de abril nas normais de 1961 a 1990.São Lourenço marcou 3,6 no dia 27 de abril de 1968.Outras cidades do sudeste também registraram temperaturas de inverno.

Nova Friburgo 3,6 no dia 26/4/1968(normais 1961 a 1990);estação ficava dentro da área urbana,praça do Suspiro.

 

Viçosa marcou 5,6 no dia 26/4/1968.

Link to comment
Share on other sites

Amigos.

 

E enfim é chegada a hora mais aguardada, onde analisamos os modelos com grandes expectativas. Alguns analisam com o sentimento, outros com a razão, onde decepções e alegrias andam lado a lado.

 

E vamo olhar então o quadro de 72 horas do Europeu x GFS.

 

GFS: Amanhecer do dia 26 deverá ser o mais frio do ano até o momento na grande SP, onde alguns locais podem registrar minimas de 12 a 14 graus, caso dos bairros mais arborizados ao sul da grande SP. No mirante, espero algo em torno de 15 graus dia 26.

 

Europeu: veio com uma saida mais agressiva, onde chega a indicar temperaturas de 12 a 14 já na madrugada do dia 25, aumentando o frio dia 26. Aponta em especial frio forte na Mantiqueira, colocando os topos na marca de 4 a 8 graus, o que pode significar uma boa negativa no PNI. Estou falando de marcas em torno dos -2 a -3 graus. Sinceramente, vejo o mirante na casa dos 14 a 15 graus e o sul da grande SP pode bater 11 graus por este modelo.

 

Resumo da rodada: vem frio bom pra SP, podendo quebrar os recordes de menor minima e menor maxima do ano no Mirante de Santana. A chance é boa de vermos a primeira negativa inferior a -1 no PNI e no Sudeste.

 

Problema a vista: chuva nas serras do RJ e PNI bem no sábado!

Link to comment
Share on other sites

Amigos.

 

E enfim é chegada a hora mais aguardada, onde analisamos os modelos com grandes expectativas. Alguns analisam com o sentimento, outros com a razão, onde decepções e alegrias andam lado a lado.

 

E vamo olhar então o quadro de 72 horas do Europeu x GFS.

 

GFS: Amanhecer do dia 26 deverá ser o mais frio do ano até o momento na grande SP, onde alguns locais podem registrar minimas de 12 a 14 graus, caso dos bairros mais arborizados ao sul da grande SP. No mirante, espero algo em torno de 15 graus dia 26.

 

Europeu: veio com uma saida mais agressiva, onde chega a indicar temperaturas de 12 a 14 já na madrugada do dia 25, aumentando o frio dia 26. Aponta em especial frio forte na Mantiqueira, colocando os topos na marca de 4 a 8 graus, o que pode significar uma boa negativa no PNI. Estou falando de marcas em torno dos -2 a -3 graus. Sinceramente, vejo o mirante na casa dos 14 a 15 graus e o sul da grande SP pode bater 11 graus por este modelo.

 

Resumo da rodada: vem frio bom pra SP, podendo quebrar os recordes de menor minima e menor maxima do ano no Mirante de Santana. A chance é boa de vermos a primeira negativa inferior a -1 no PNI e no Sudeste.

 

Problema a vista: chuva nas serras do RJ e PNI bem no sábado!

 

Valeu professor!

 

Esta chuva pode ajudar um pouco na questão da falta de água (geração de energia) aí em São Paulo? Ou ela vai para o "lado errado"?

Link to comment
Share on other sites

Para o inicio de maio:

 

Global mantém avanço, um pouco mais moderado.

 

Europeu reduziu mais um pouco, GFS mantém ainda menos intenso e postergado.

 

Sinais ruins pelas rodadas dos sonhos passadas.

 

Obs: e a SOI hein? +20 por dois dias seguidos, segurando um possível Nino que oficialmente não vem antes de agosto.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.