Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Abril (nas minhas medições) está mais chuvoso que qualquer outro mês do verão que passou aqui no NO do PR. Já tenho 163 mm até o momento. Só hoje foram 30 mm. Extremos do dia na minha Davis: 17,4ºC | 22,6ºC.

Bem visto Igor se bem que aqui com 128 mm ainda é o abril menos chuvoso desde 2010, tem chovido bem por aqui em abril.. agora esperar enfim pra um friozinho pra região né.. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Faz 6C no sul do RS agora. Se tivéssemos estações em baixada por lá poderia negativar amanha, heinhô, VitorVM e Diego Soares?

 

Aliás, Vitor, será que as malharias de Bagé estão com os estoque de regatas e calções de banho enfeitando vitrines nesse momento? Já imaginou os vivente mateando na 20 de Setembro agora noite com 8C no Centro da cidade vendo bikinis e sungões nos manequins das lojas? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Agradáveis 9,1 em Livramento neste momento.

To absolutamente cético quanto ao inverno deste ano, por vários motivos.

Passei todo feriado de páscoa entre POA e a grande POA, de manga curta,e por vezes bermuda. Verão total, abafamento com noites lembrando novembro. Muita gente se queixando que o calor não quer ir embora, que o frio tá chegando cada vez mais tarde. Não acredito em aquecimento global, mas sim em aquecimento regional. Chega de calor, pelo amor de Deus!!!!! :hysteric: :rtfm: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Agradáveis 9,1 em Livramento neste momento.

To absolutamente cético quanto ao inverno deste ano, por vários motivos.

Passei todo feriado de páscoa entre POA e a grande POA, de manga curta,e por vezes bermuda. Verão total, abafamento com noites lembrando novembro. Muita gente se queixando que o calor não quer ir embora, que o frio tá chegando cada vez mais tarde. Não acredito em aquecimento global, mas sim em aquecimento regional. Chega de calor, pelo amor de Deus!!!!! :hysteric: :rtfm: :negative:

 

Rafael, vc até pode crer que esse inverno será quente, mas não por esse motivo "está quente hj". Se tem uma coisa que não baliza o clima é o "hoje e agora".

 

No mais a minha opinião é de que esse inverno (JJA) será entre na média e acima da média. E me balizo pela temperatura dos oceanos que nos rodeiam e o que projetam os modelos de longo prazo. Ainda assim, por se tratar de um sistema caótico, confio quase nada nestas projeções. Estamos MUITO distantes de conseguir mapear o futuro climático de médio-prazo com clareza.

Link to comment
Share on other sites

O atlântico sul deve gelar

 

ECMWF para o período entre 6 e 10 dias a partir de hj[attachment=0]Anomalia 6 a 10.png[/attachment]

 

Anticiclone polar vai estacionar no atlântico e esfriar muito a temperatura do oceano. Também devido à MP ser

oceânica é que as maiores anomalias negativas estarão no RJ, ES, zona da mata MG, leste de MG e sul da BA.

Link to comment
Share on other sites

Faz 6C no sul do RS agora. Se tivéssemos estações em baixada por lá poderia negativar amanha, heinhô, VitorVM e Diego Soares?

 

Aliás, Vitor, será que as malharias de Bagé estão com os estoque de regatas e calções de banho enfeitando vitrines nesse momento? Já imaginou os vivente mateando na 20 de Setembro agora noite com 8C no Centro da cidade vendo bikinis e sungões nos manequins das lojas? :mosking:

 

:mosking:

 

Não creio em negativas hoje, mas nas baixadas de Bagé, principalmente as compreendidas entre o meu bairro até a altura do Aeroporto, praticamente grande parte do sul da cidade, algo entre 0/2ºC é bem provável. A 7 de Setembro é a principal avenida da cidade, com certeza devem ter os viventes só de chinelinho. :mosking:

 

Mas bah fui comprar camisetas e praticamente não achei, as lojas como anualmente ocorre investindo pesado em moletons/blusas.

 

Negativas nas baixadas Rurais entre Bagé/Pinheiro Machado.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bruno, na quinta feira e na sexta, eu tava me sentindo no final de novembro. Noites abafadas, alta umidade, calor forte de dia e nada de vento. Liguei o ar condicionado no máximo, pra poder dormir. O único dia agradável foi o domingo, os outros foram quentes.

Meu palpite em um inverno quente este ano, se baseia no calor que está(pra mim isso conta), e na condição dos oceanos nos próximos meses, como citaste. Em anos modorrentos, como ta sendo 2014, climaticamente falando, acontece do frio custar pra vir, e quando vem é curto como coice de porco. Estamos praticamente no dia 23 de abril e nenhum prognóstico aponta mínima abaixo de 5 graus pra cá, nos próximos 15 dias. Ano passado na metade de abril, já havia feito 3 graus, dias de inverno. Esse ano ta todo mundo chupando dedo de olho nos mapas, rezando pra vir algo que preste.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, aqui em Curitiba o dia foi de tempo nublado com aparições breves do Sol. Agradável o dia todo, com um certo abafamento no meio do dia.

Aqui em casa registrei extremas de 18,6/24,3.

 

Agora já mais frio, no momento 18,4 ºC (à meia-noite tinha 19,1) e céu parcialmente nublado. Fazia tempo que não via estrelas.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, aqui em Curitiba o dia foi de tempo nublado com aparições breves do Sol. Agradável o dia todo, com um certo abafamento no meio do dia.

Aqui em casa registrei extremas de 18,6/24,3.

 

Agora já mais frio, no momento 18,4 ºC (à meia-noite tinha 19,1) e céu parcialmente nublado. Fazia tempo que não via estrelas.

 

Ta custando pra chegar um frio mais forte em Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

O GFS segue insistindo por uma erupção forte e com ciclone por volta de 3/6 de maio, e indica inclusive neve no dia 5.

 

Por 0z; a frente fria atingiria o AM entre 2 e 3 de maio; temperaturas cairiam 2/3º no sul do AM. A alta teria uns 1030/1032hpa bem continental no norte da Argentina. A última 0z reduziu as chances de precipitação invernal, na minha interpretação, em relação a 0z anterior. Aguardemos.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Dia amanheceu fresquinho em POA, mas já está mais quente um pouco nesse horário, por causa do sol forte.

No entanto, teremos temperaturas mais de outono realmente nos próximos dias, melhorando um pouco a média no final de abril.

Só não gostei da previsão da METSUL já para terça da semana que vem, quando marca em torno de 27°c à tarde em POA, o que pra mim já começa a ficar quente demais. Hehehe.

Tomara que no início de maio outra MP mais forte chegue, mas NÃO ACREDITO em neve, como alguns modelos "fora da casinha" colocam.

Abraços a todos e uma ótima quarta-feira!

Link to comment
Share on other sites

22 de abril de 1500

 

EL NIÑO

 

Começamos bem

 

:rofl: :rofl:

 

E o melhor é que é sério as reconstruções indicam.

 

E o anedótico, expressão da observação normalmente designada a viajantes, é que aquela calmaria que afetou a esquadra de Pedro Álvares corrobora com as observações.

 

No relato de Caminha, ´(traduzido automaticamente)

 

A calmaria contínua indica a presença de um forte ASAS. um belo bloqueio

 

Ao amanhecer de uma segunda-feira, se perderam da frota Vasco de Ataíde com sua nau, sem haver tempo forte... O capitão fez o possível par ao achar, mas não conseguiu.

Tentou então fazer o próprio caminho até que no dia 21 de abril ,terça-feira de oitavas de Páscoa,....

 

Continua Pero Vaz,

 

Na noite seguinte, ventava com fortes chuvas e isso fez com que os portugueses escolhessem um abrigo mais seguro, eis que encontraram na costa: “um recife com um porto dentro, muito bom e seguro,....

 

O bloqueio foi quebrado e uma FF atingiu o litoral da Bahia.

 

Nesse dia 22 de abril de 1500 muito provavelmente o centro-sul do Brasil estava sob influência de uma massa polar e certamente Tuias perdeu para Urupema como ocorreu invariavelmente nos 514 anos seguintes.

 

 

Well, como as nuvens no sudeste no trimestre JFM foram sequestradas como mostra o mapa das anomalias de ORL abaixo.

 

O Atlântico Sul aquecido em 20;30 S e 30;50W pertinente para a Capital mais fria e São Paulo não é impeditivo para a entrada de mp, porém, na ausência desta a região esquenta.

 

15x8rj5.gif

Link to comment
Share on other sites

Goiânia nesse momento com clima típico de Piraquara, nublado com chuva fraca e frio (pros nossos padrões). No momento 21ºC.

Parece que semana que vem finalmente entraremos no clima de outono. Essa semana teremos as últimas chuvas da estação. Chuva agora só beeeeem isolada e principalmente causadas por alguma frente fria mais forte.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Goiânia nesse momento com clima típico de Piraquara, nublado com chuva fraca e frio (pros nossos padrões). No momento 21ºC.

Parece que semana que vem finalmente entraremos no clima de outono. Essa semana teremos as últimas chuvas da estação. Chuva agora só beeeeem isolada e principalmente causadas por alguma frente fria mais forte.

Abraços

 

Bom dia, Rodrigo!

Tudo blz?

Se amanhece com 21°c aqui em POA já é considerado "quente", pois durante o dia chega a 30°c ou passa disso. HEHEHE.

Nosso grupo a Caldas Novas todos os anos é em agosto, um mês ótimo para passear pelo lindo Estado de Goiás. Praticamente não chove. Agosto aqui tem fama de ser chuvoso e ainda com algumas incursões polares fortes.

Abraços e um bom dia!

Link to comment
Share on other sites

 

O INPE JÁ INDICA ALGO ASSIM A 3 DIAS, NO LONGO PRAZO, ACIMA DOS 7 DIAS, TEM SIDO O QUE MELHOR PEGA.

 

PADRÃO USA PRESTES A COMEÇAR.

 

Padrão USA leste ou oeste?

 

Se for o lado mais frio neste ano, centro-leste, onde em alguns locais foi o dezembro-março mais frio DESDE O INÍCIO DOS REGISTROS, eu coloco os meus dois pés atrás.

 

Não vejo neste momento nenhum indicativo que me leve a crer em um inverno com a magnitude de anomalias padrão americano centro-leste.

 

Agora se este seu indicativo se confirmar, dou a mão a palmatória.

Link to comment
Share on other sites

 

O INPE JÁ INDICA ALGO ASSIM A 3 DIAS, NO LONGO PRAZO, ACIMA DOS 7 DIAS, TEM SIDO O QUE MELHOR PEGA.

 

PADRÃO USA PRESTES A COMEÇAR.

 

Padrão USA leste ou oeste?

 

Se for o lado mais frio neste ano, centro-leste, onde em alguns locais foi o dezembro-março mais frio DESDE O INÍCIO DOS REGISTROS, eu coloco os meus dois pés atrás.

 

Não vejo neste momento nenhum indicativo que me leve a crer em um inverno com a magnitude de anomalias padrão americano centro-leste.

 

Agora se este seu indicativo se confirmar, dou a mão a palmatória.

 

Respeito muito a opinião de cada um e sei que o Coutinho é "o cara" em meteorologia! No entanto, NÃO ME ENTRA NA CABEÇA esta comparação do inverno americano com o nosso... NUNCA me entrou. Nada a ver a origem das massas polares deles com as nossas. Realmente, podem me chamar de "burrinho", como alguns adoram dizer, mas não entendo mesmo.

Se confirmar o padrão de inverno americano, este ano será gélido para nós gaúchos e catarinenses... Tomara que confirmasse mesmo!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

 

O INPE JÁ INDICA ALGO ASSIM A 3 DIAS, NO LONGO PRAZO, ACIMA DOS 7 DIAS, TEM SIDO O QUE MELHOR PEGA.

 

PADRÃO USA PRESTES A COMEÇAR.

 

Padrão USA leste ou oeste?

 

Se for o lado mais frio neste ano, centro-leste, onde em alguns locais foi o dezembro-março mais frio DESDE O INÍCIO DOS REGISTROS, eu coloco os meus dois pés atrás.

 

Não vejo neste momento nenhum indicativo que me leve a crer em um inverno com a magnitude de anomalias padrão americano centro-leste.

 

Agora se este seu indicativo se confirmar, dou a mão a palmatória.

 

Caio Cesar, Ave!

 

USA leste ou oeste?

 

No meu entendimento tanto faz.

 

PADRÃO USA,

E FINALMENTE O PADRÃO USA EM NÚMEROS

 

São as primeiras coisas matematizáveis sobre o PADRÃO USA que efetivamente não se restringe somente à América do Norte.

 

Existe uma parte que vai demorar muito.

 

É o segmento que trata da análise rítmica.

 

Os verões por essas bandas da Terra de Pindorama apresentam características que os silvícolas consideram monótonas e alguns literalmente enjoam-se a ponto de legítimos ataques de fúria.

 

Neste momento alguma lucidez...diz: _ Observe o inverno no paraíso [hemisfério norte] mesmo tendo 90% da terra emersa do planeta não é constante.

 

Este é o ponto.

 

A não constância.

 

Veja bem, se lembrarmos durante o verão que o inverno pulsa [não é constante] você sai com uma vantagem imensa caso do querido Ronaldo.

 

Voltando às correlações.

 

As observações ficam mais evidentes a partir de Curitiba que é efetivamente melhor correlacionada com São Joaquim [a região brazileira onde faz frio e a região anexa ao planalto sul catarinense onde também faz frio] e evidentemente apresenta melhor correlação com São Paulo.

 

Efetivamente existe correlação entre Curitiba e algumas regiões da América do Norte [ no caso mostro as correlações das temperatura médias em Curitiba em abril com as temperaturas médias na América do Norte em janeiro do mesmo anos...lag de 03 meses...isto é atraso de tres meses.

 

As correlações são de intensidade médias para padrões climatológicos [ onde a certeza é uma utopia]

 

Evidente que a correlação com o Atlântico Sul [20/30S e 30/50W] são preponderantes...mas o caso aqui ainda não previsão.

 

Observe que a contradições naturais no próprio EUA entre a região das caminhonetes [ dakota, montana, etc] e a Califónia.

 

Mas tudo faz parte do ainda incipiente aprender dessas coisas do clima.

 

Abraços

 

ps: claro que poucos compreenderão a princípio....mas se duvida existir....discutimos sempre com o maior carinho.

 

beijos

 

69nivo.jpg

 

t68480.gif

Link to comment
Share on other sites

Mais um julho "quente" para os padrões. Já avisto no horizonte um julho parecido com o que foi 2008, sem praticamente nada de frio para Porto Alegre e todo RS, com 1 incursão polar mais forte, se não me engano.

Depois vem agosto e os "calorões" começam a aparecer mais e o frio menos constante... E assim passa o inverno.

Por isso que muitas vezes o inverno decepciona. E tem gente que acha que eu exagero.

Abraços. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Mais um julho "quente" para os padrões. Já avisto no horizonte um julho parecido com o que foi 2008, sem praticamente nada de frio para Porto Alegre e todo RS, com 1 incursão polar mais forte, se não me engano.

Depois vem agosto e os "calorões" começam a aparecer mais e o frio menos constante... E assim passa o inverno.

Por isso que muitas vezes o inverno decepciona. E tem gente que acha que eu exagero.

Abraços. :sad:

 

O que tem que ficar claro na tua cabeça é que há 50% de chances de o inverno decepcionar. Basta ele ficar acima da média. E, nos últimos 10 anos, ele tem decepcionado pouco.

Link to comment
Share on other sites

Tem gente que insiste em implicar com minhas postagens. É um "hobbie" para alguns.

Já disse: LARGA DO MEU PÉ. Minhas tentativas de ficar numa boa se esgotaram já há alguns dias. Se não gosta de mim e tem preconceito com minha pessoa, simplesmente IGNORA. É fácil e menos esgotante.

Em PORTO ALEGRE agora a temperatura, pelo monitoramento do METROCLIMA, gira em torno dos 20°c ou 21°c, dependendo do bairro. Dia bem gostoso realmente.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Mais um julho "quente" para os padrões. Já avisto no horizonte um julho parecido com o que foi 2008, sem praticamente nada de frio para Porto Alegre e todo RS, com 1 incursão polar mais forte, se não me engano.

Depois vem agosto e os "calorões" começam a aparecer mais e o frio menos constante... E assim passa o inverno.

Por isso que muitas vezes o inverno decepciona. E tem gente que acha que eu exagero.

Abraços. :sad:

 

João, Meu querido.

 

O inverno no Brazil não decepciona jamais.

 

Na tua querida e para alguns a imutável Porto Alegre a média JJA é 14,7ºC

 

E o desvio padrão do período é 0,9ºC

 

Assim é muito provável que a média de qualquer inverno fique entre 12,7ºC e 16,7ºC ambos os extremos são excepcionais.

 

Quis a tradição cultural peculiar pela paixão que as coisas do tempo causam no povo que 12,7ºC é algo siberiano e que 16,7 é algo senegalesco.

 

Vai ser como sempre foi..... duas semanas a mais de frio é o paraíso e a ausência deste por duas semanas é o inferno.

 

Parece pouco, não?

 

Não é....Suponho que vocês tenham uns 20 dias por ano de frio intenso assim 15 dias a mais ou a menos é uma baita diferença.

 

Saudações Encarnadas

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

TROCENTAS VEZES JÁ DISSE, O PADRÃO USA NÃO É EM CIMA DE ANOMALIA E NEM DADOS REAIS.

 

COM A TROCA DE FIGURA, O MARRRRRRRRFILE ESTÁ CONSEGUINDO COLOCAR NA MATEMÁTICA ALGO QUE VENHO USANDO E, DADO CERTO, A 10 ANOS. EM 10 ANOS FALHOS ESTRONDOSAMENTE EM DUAS VEZES.

 

DESDE FEV/MARÇO, A MÉDIA DAS RODADAS , 120 DIAS, ESTÃO A INDICAR A TENDÊNCIA DE SEGUIR ESTE PADRÃO PARA SC.

 

CAIO; AMÉRICA DO NORTE, MENOS O MÉXICO.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mais um julho "quente" para os padrões. Já avisto no horizonte um julho parecido com o que foi 2008, sem praticamente nada de frio para Porto Alegre e todo RS, com 1 incursão polar mais forte, se não me engano.

Depois vem agosto e os "calorões" começam a aparecer mais e o frio menos constante... E assim passa o inverno.

Por isso que muitas vezes o inverno decepciona. E tem gente que acha que eu exagero.

Abraços. :sad:

 

João, Meu querido.

 

O inverno no Brazil não decepciona jamais.

 

Na tua querida e para alguns a imutável Porto Alegre a média JJA é 14,7ºC

 

E o desvio padrão do período é 0,9ºC

 

Assim é muito provável que a média de qualquer inverno fique entre 12,7ºC e 16,7ºC ambos os extremos são excepcionais.

 

Quis a tradição cultural peculiar pela paixão que as coisas do tempo causam no povo que 12,7ºC é algo siberiano e que 16,7 é algo senegalesco.

 

Vai ser como sempre foi..... duas semanas a mais de frio é o paraíso e a ausência deste por duas semanas é o inferno.

 

Parece pouco, não?

 

Não é....Suponho que vocês tenham uns 20 dias por ano de frio intenso assim 15 dias a mais ou a menos é uma baita diferença.

 

Saudações Encarnadas

 

Abraços

 

????????????????????????

Link to comment
Share on other sites

Mais um julho "quente" para os padrões. Já avisto no horizonte um julho parecido com o que foi 2008, sem praticamente nada de frio para Porto Alegre e todo RS, com 1 incursão polar mais forte, se não me engano.

Depois vem agosto e os "calorões" começam a aparecer mais e o frio menos constante... E assim passa o inverno.

Por isso que muitas vezes o inverno decepciona. E tem gente que acha que eu exagero.

Abraços. :sad:

Aki não se trata de um"atake de fúria", mas de uma constatação amigável à respeito do teor das tuas postagens:

 

Jota Tê

 

Estamos saindo de um abril chato, sobreviventes de um verão q não deixará saudades.

[estamos chateados]

Agora, maio se aproxima e com isso, nossas expectativas aumentam em relação ao q virá. À princípio os modelos indicam q teremos um bom período de baixas temperaturas logo no início do mês. Se não for tudo akilo, paciência!

Não sobrevivemos ao verão/2014?

 

Não é de hj q vc vem com essa:

 

" Mais um julho "quente" para os

padrões. Já avisto no horizonte um

julho parecido com o que foi 2008,

sem praticamente nada de frio para

Porto Alegre e todo RS, com 1

incursão polar mais forte, se não me

engano.

Depois vem agosto e os "calorões"

começam a aparecer mais e o frio

menos constante... E assim passa o

inverno."

 

Pra q antecipar as coisas?

 

Vejo uma situação parecida e tbm desagradável:

 

Nasce um lindo bebê ... A madrinha chega e diz: "Não se enganem... vai crescer e virá a adolescência qdo só terão aborrecimentos e qdo finalmente se casar e tiver seus próprios filhos, a vida de vcs já estará no fim.."

 

É assim q temos q encarar as coisas?

Não temos q viver um dia de cada vez?

 

Eu ainda recordo com alegria o único dia de neve de 2013...

Se fizer 1 único dia realmente interessante neste inverno, tá valendo!

 

Vc parece o Hardy: "Eu avisei, Lippy..."

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

O que eu acho mais engraçado, é que me criticam tanto, por eu achar que não se sente mais frio como nos tempos passados, mas depois começam a inventar desculpas para o "possível calor" que poderá fazer, já justificando este fato antecipadamente.

Muito engraçado...

Mas tudo bem, precisam se conformar e justificar de alguma forma. Até entendo.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.