Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Eu sou leigo quanto a especificação de estações, então não tenho um Know-how pra comentar, mas tem mais um detalhe Moretão

 

Além da altura, você reparou que não tem o "cercadinho" que o Mafili defende, também né??

 

Vão colocar a confiabilidade das estações em cheque?? Xiiiiii... E agora?? :mosking: :russian:

 

É muito provável que sim. Essa estação de São Mateus, está em cima de um córrego, a 6 metros de altura, mesmo sendo uma área verde, está a menos de 2 metros da ponte e do asfalto. Sei não...

 

Outras não vou nem falar, no meio de avenidas movimentadas, recebendo escapamento na cara.

 

A questão do cercado acho exagero do Mafili. O que não pode é uma fonte de calor muita próxima, como parece haver.

 

 

Amigos, passo praticamente toda semana na frente da estação do CGE de São Mateus. Primeiro, está localizada num ponto que é uma curva, compresença de bastante verde e não está virada pro lado dos escapamentos de carros. Segundo, claramente há um equivoco quanto a altura da estação. Não está mais do que 2 metros e meio ou 3 acima do nivel da rua. 6 metros NEM A PAU. Vou ver se paro la esses dias e tiro uma fotografia do local exato. A estação de São Mateus, na verdade é equipada com um sensor de nivel da água do corrego aricanduva, dai o motivo de estar instalda onde esta.

 

Sobre frio na cidade de SP, não tem lugar que não tenha passado mais frio do que o bairro de GUAIANASES. Minha noiva é de lá, e me surpreendi com o frio noturno desse lugar. Tem bastante arborização (fica ao sul do Parque do Carmo), tem boa localização e se trata de uma área de baixada cercada por morros arborizados. Se não acreditam, peguem a av Ragueb Chofi, qdo esta vira estrada do Iguatemi, e observem os paredões de mata que cercam a região.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Na contagem regressiva para a volta das noites frias (para os nossos padrões). E o GFS continua indicando essa

fortíssima onda polar no início de Maio. Não sei dizer se vai vir algo ou não, mas o que podemos concluir é que

períodos significativos de frio estão chegando. Alô João, em breve suas preces serão ouvidas! Mas não espere

por uma nova era glacial em POA, afinal estamos no aquecimento global, né?

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

BOM DIA!

O dia amanheceu com temperatura em torno de 18°c ou 19°c aqui em Porto Alegre. NADA DE FRIO e até um pouco alta para o horário e época do ano.

A METSUL está colocando temperaturas pela manhã em torno de 13°c ou 14°c nesta semana, com máximas em torno de 23°ou 24°c na parte da tarde. Um pouco mais fresquinho, mas NADA DO TAL FRIO QUE PREVIAM!

Por isso que eu digo e sou muito criticado aqui no BAZ: o povo se empolga demais com as saídas de modelos, achando que vem um friozão, etc. Nada melhor os dias passarem, para confirmar que tudo não passa de exagero dos modelos meteorológicos e de alguns "bazianos" . VAI REFRESCAR? VAI. MAS SÓ REFRESCAR, NADA MAIS.

Abraços e uma boa semana a todos, voltando às atividades hoje!

:good2:

Link to comment
Share on other sites

kkkkk nada como provocar um pouco o povo e sair dados interessantes! Essa do Quiriri foi ESPETACULAR! 1 GRAU MAIS FRIO QUE O PNI!

 

Pra mim a estação do Quiriri será a grata surpresa do inverno de 2014!

 

hahahha cara, tomara que a região sofra incursões de ar frio constantes...nem precisa tantas vezes de 0ºC em 850 hPa, mas sim de frio constante com máximas baixas...

 

Se trata de um topo, mas tá valendo...

Link to comment
Share on other sites

NUBLADÃO, GAROA E 13,5, HOJE DEVE FICAR NOS 15/17°C E NO FIM DA NOITE ENTRE 8/10°C.

 

NOS TEMPOS DE GURI JÁ TERÍAMOS 15 CM DE NEVE NO CHÃO E ESTARIA EM POA CURTINHO UM DIA AGRADÁVEL DE 3/13°C QUE SERIA O NORMAL DESTA ÉPOCA QUE NÃO VOLTARÁ MAIS, É O CLIMA MUITO LOUCO. HOJE POA TEM ABSURDOS 17/18, E MÉDIA MÉDIA MÍNIMA DE 14/16 EM ABRIL, REALMENTE UMA NOITE MUITO FORA DO NORMAL.

Link to comment
Share on other sites

NUBLADÃO, GAROA E 13,5, HOJE DEVE FICAR NOS 15/17°C E NO FIM DA NOITE ENTRE 8/10°C.

 

NOS TEMPOS DE GURI JÁ TERÍAMOS 15 CM DE NEVE NO CHÃO E ESTARIA EM POA CURTINHO UM DIA AGRADÁVEL DE 3/13°C QUE SERIA O NORMAL DESTA ÉPOCA QUE NÃO VOLTARÁ MAIS, É O CLIMA MUITO LOUCO. HOJE POA TEM ABSURDOS 17/18, E MÉDIA MÉDIA MÍNIMA DE 15/17 EM ABRIL, REALMENTE UMA NOITE MUITO FORA DO NORMAL.

Tentando parar de rir

 

:laugh:

 

Ronaldo eskeceu de dzr q nos tempos idos, as margens do Guaíba já estavam congeladas em abril.

 

A navegação era interrompida de maio à agosto, devido aos icebergs...

Link to comment
Share on other sites

NADA DE FRIO e até um pouco alta para o horário e época do ano.

 

Você disse tudo João...NADA DE FRIO!!

 

Estamos quase em maio e minha noite mais fria do ano agora foi de 17 graus....isso que estou falando da represa na grande SP, imagina em São Paulo....As pessoas reclamando de calor quase em Maio numa das regiões mais fria da capital paulista. Sabemos que Abril não é um mês frio como junho ou julho por exemplo, mas está demais...considero este abril como um mês de verão estendido....um mes de verão um pouco mais ameno..mas longe de um outono.

 

O que não podemos distorcer é por causa de meia-dúzia de cidades serranas que somando todas não chegam a 50 mil habitantes, servir como referencia de frio no País.....Qdo você analisa as capitais , realmente a situação é de ausencia total de frio...Mais um mes de anomalia positiva após um verão que foi um dos mais quentes nos últimos 50 ou 100 anos....e isto num País tropical....Para quem gosta mesmo de um clima frio extenso e com estações do ano definidas , ou more há 1500m de altitude ou mude para a Europa ou EUA

Link to comment
Share on other sites

NUBLADÃO, GAROA E 13,5, HOJE DEVE FICAR NOS 15/17°C E NO FIM DA NOITE ENTRE 8/10°C.

 

NOS TEMPOS DE GURI JÁ TERÍAMOS 15 CM DE NEVE NO CHÃO E ESTARIA EM POA CURTINHO UM DIA AGRADÁVEL DE 3/13°C QUE SERIA O NORMAL DESTA ÉPOCA QUE NÃO VOLTARÁ MAIS, É O CLIMA MUITO LOUCO. HOJE POA TEM ABSURDOS 17/18, E MÉDIA MÉDIA MÍNIMA DE 15/17 EM ABRIL, REALMENTE UMA NOITE MUITO FORA DO NORMAL.

Tentando parar de rir

 

:laugh:

 

Ronaldo eskeceu de dzr q nos tempos idos, as margens do Guaíba já estavam congeladas em abril.

 

A navegação era interrompida de maio à agosto, devido aos icebergs...

 

Bom, se é pra radicalizar, escrevendo asneiras, vou começar a fazer isso também.

NUNCA DISSE que ter entre 3°c e 13°c em pleno abril seria o ideal (isso é temperatura para julho) e NUNCA DISSE que o normal seriam 15 cm de neve no chão na serra catarinense. Agora, que deveria já estar predominando um tempo mais frio, sem tardes em torno de 28°c ou 29°c em POA, deveria.

ESTAS PALAVRAS RELATADAS ACIMA, sei que se referem a mim, mas NUNCA SAÍRAM DA MINHA BOCA (nem da minha escrita).

Sejamos coerentes e tenhamos um pouco de postura e educação com as postagens dos colegas. É o mínimo.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Opa Mauro, quanta honra!

 

Certamente irei a Gramado no segundo semestre, pois agora viajo em maio para fora e procurarei uma oportunidade com menos movimento, pois o agito na Páscoa passada com muitas filas e a diária do Casa da Montanha ter passado de mil para R$ 400 no dia seguinte me deixaram escaldados. Se for para ficar bem, a partir de agora vou programar uma semana matada, hehehe. Final de semana e feriado em Gramado tá ficando mais inflacionado que Jurerê Internacional no verão.

 

Mas fique certo que tens aqui além de um futuro visitante, um torcedor e admirador!

 

Muito obrigado!

 

A honra é nossa e a admiração recíproca!

 

Quando precisares de algo, conta comigo.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

NADA DE FRIO e até um pouco alta para o horário e época do ano.

 

Você disse tudo João...NADA DE FRIO!!

 

Estamos quase em maio e minha noite mais fria do ano agora foi de 17 graus....isso que estou falando da represa na grande SP, imagina em São Paulo....As pessoas reclamando de calor quase em Maio numa das regiões mais fria da capital paulista. Sabemos que Abril não é um mês frio como junho ou julho por exemplo, mas está demais...considero este abril como um mês de verão estendido....um mes de verão um pouco mais ameno..mas longe de um outono.

 

O que não podemos distorcer é por causa de meia-dúzia de cidades serranas que somando todas não chegam a 50 mil habitantes, servir como referencia de frio no País.....Qdo você analisa as capitais , realmente a situação é de ausencia total de frio...Mais um mes de anomalia positiva após um verão que foi um dos mais quentes nos últimos 50 ou 100 anos....e isto num País tropical....Para quem gosta mesmo de um clima frio extenso e com estações do ano definidas , ou more há 1500m de altitude ou mude para a Europa ou EUA

:clapping: :good2: :hi:

Link to comment
Share on other sites

NUBLADÃO, GAROA E 13,5, HOJE DEVE FICAR NOS 15/17°C E NO FIM DA NOITE ENTRE 8/10°C.

 

NOS TEMPOS DE GURI JÁ TERÍAMOS 15 CM DE NEVE NO CHÃO E ESTARIA EM POA CURTINHO UM DIA AGRADÁVEL DE 3/13°C QUE SERIA O NORMAL DESTA ÉPOCA QUE NÃO VOLTARÁ MAIS, É O CLIMA MUITO LOUCO. HOJE POA TEM ABSURDOS 17/18, E MÉDIA MÉDIA MÍNIMA DE 15/17 EM ABRIL, REALMENTE UMA NOITE MUITO FORA DO NORMAL.

Tentando parar de rir

 

:laugh:

 

Ronaldo eskeceu de dzr q nos tempos idos, as margens do Guaíba já estavam congeladas em abril.

 

A navegação era interrompida de maio à agosto, devido aos icebergs...

 

Bom, se é pra radicalizar, escrevendo asneiras, vou começar a fazer isso também.

NUNCA DISSE que ter entre 3°c e 13°c em pleno abril seria o ideal (isso é temperatura para julho) e NUNCA DISSE que o normal seriam 15 cm de neve no chão na serra catarinense. Agora, que deveria já estar predominando um tempo mais frio, sem tardes em torno de 28°c ou 29°c em POA, deveria.

ESTAS PALAVRAS RELATADAS ACIMA, sei que se referem a mim, mas NUNCA SAÍRAM DA MINHA BOCA (nem da minha escrita).

Sejamos coerentes e tenhamos um pouco de postura e educação com as postagens dos colegas. É o mínimo.

Abraços.

Só de brincadeira, J...

Aki não tem feito calor, mas tbm sem frio.

Marasmo...

Nas serras já negativou! Mas somente lá.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Realmente, é o caos, é a loucura do clima, lutaremos para sobreviver ante a fúria do aquecimento global

em menos de 10 anos!!!

 

Loucuras à parte, este ano está demais mesmo! TODOS OS MESES acima da média aqui no leste, já

incluindo Abril. Forte resfriamento global no oeste e aquecimento no leste das regiões Sul e Sudeste.

 

OS JT PIRA COM O CALOR! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Passo fundo com 17.2c e Caxias despencando na casa dos 13c, vamos, sei que é capaz de cair a temperatura em pleno dia também Passo fundo. :laugh:

 

Sim, um ar mais frio está entrando, mas não será nada parecido com o que previam antes. Friozinho pela manhã e temperaturas agradáveis à tarde. Pelo menos, terá uma "cara" melhor de outono o tempo, num quase final de abril...

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Realmente, é o caos, é a loucura do clima, lutaremos para sobreviver ante a fúria do aquecimento global

em menos de 10 anos!!!

 

Loucuras à parte, este ano está demais mesmo! TODOS OS MESES acima da média aqui no leste, já

incluindo Abril. Forte resfriamento global no oeste e aquecimento no leste das regiões Sul e Sudeste.

 

OS JT PIRA COM O CALOR! :heat:

:mosking: :good:

Link to comment
Share on other sites

Consultei hoje cedo 4 modelos: GFS, ECMWF, ETA e MBAR.

 

TODOS apostando no resfriamento significativo no Sudeste de Sexta-feira em diante, com temperaturas

mínimas entre 11 e 13 graus na minha cidade no fim de semana. Ou seja, não há mais dúvidas que o início do

outono pleno se dará mesmo nesta semana não só aqui, mas em boa parte do Brasil.

 

Sei que estamos todos impacientes, de saco cheio com o calor (principalmente meu amigo João Tur), mas agora

acabou, galera...estamos vendo a luz no fim do túnel! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Amigos, passo praticamente toda semana na frente da estação do CGE de São Mateus. Primeiro, está localizada num ponto que é uma curva, compresença de bastante verde e não está virada pro lado dos escapamentos de carros. Segundo, claramente há um equivoco quanto a altura da estação. Não está mais do que 2 metros e meio ou 3 acima do nivel da rua. 6 metros NEM A PAU. Vou ver se paro la esses dias e tiro uma fotografia do local exato. A estação de São Mateus, na verdade é equipada com um sensor de nivel da água do corrego aricanduva, dai o motivo de estar instalda onde esta.

 

Ainda bem que eu não disse que esta estação estava virada para escapamentos de carros...

 

Entretanto não me agrada um córrego tão perto. O sensor tá onde? No braço? Se for, tem mais de 3 metros... O que estaria fora da OMM não?

Link to comment
Share on other sites

Passo fundo com 17.2c e Caxias despencando na casa dos 13c, vamos, sei que é capaz de cair a temperatura em pleno dia também Passo fundo. :laugh:

Aqui mínima de 14.2º no topinho Inmet, o Tuias fora do ar...

Há um divisor de águas,o ar frio atua mais forte até Ibirapuitã, Raia da Pedra, Itapuca...depois que desce a serra o ar frio demora a embalar de novo kkkkk, por isto Casca tem temperaturas geralmente mais elevadas que as nossas... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Passo fundo com 17.2c e Caxias despencando na casa dos 13c, vamos, sei que é capaz de cair a temperatura em pleno dia também Passo fundo. :laugh:

Aqui mínima de 14.2º no topinho Inmet, o Tuias fora do ar...

Há um divisor de águas,o ar frio atua mais forte até Ibirapuitã, Raia da Pedra, Itapuca...depois que desce a serra o ar frio demora a embalar de novo kkkkk, por isto Casca tem temperaturas geralmente mais elevadas que as nossas... :mosking:

 

HOJE AS MÍNIMAS DEVEM OCORRER NO FIM DA NOITE NA MAIORIA DAS CIDADES, O AR FRIO RECÉM COMEÇOU A ENTRAR E VAI SER LONGO P/ABRIL, DEVE AFETAR MAIS A PARTE CENTRO-LESTE DA REGIÃO SUL. ATÉ DOMINGO DEVE CHAMAR MAIS ATENÇÃO NAS MÁXIMAS. AQUI NA SERRA CHANCE DE GEADA NO FINDI, FRACA.

Link to comment
Share on other sites

O NORMAL É NÃO FAZER FRIO FORTE NO LITORAL DE SC ATÉ O DIA 15/20 DE ABRIL NO SUL E ATÉ COMEÇO DE MAIO DA CAPITAL AO NORTE, TANTO O OUTONO PLENO É EM MAIO.

 

NESTE JÁ TIVEMOS 13,8 EM FPOLIS E 9,9 URUSSANGA E 11 CRICIÚMA, O QUE NÃO É MUITO COMUM NA PRIMEIRA QUINZENA, OU SEJA, DENTRO DO CALOR NORMAL DE ABRIL, JÁ TIVEMOS FRIO NO LITORAL.

 

AGORA NÃO SOU CEGO DE ACHAR QUE ANTIGAMENTE FAZIA FRIO, LITORAL E BAIXO VALE DO ITAJAÍ EM BOA PARTE DE ABRIL, SIM EPISÓDIOS ESPORÁDICOS DE FRIO FORTE DE X EM X ANOS, FPOLIS JÁ TEVE 7,++ EM ABRIL, O NORMAL É FICAR ENTRE 11/13 OU 2 DIAS, ASSIM COMO É NORMAL TER TARDE QUENTE E NOITE ABAFADA MESMO EM ABRIL E VÁRIAS.

 

EM QUANTO LER MENSAGENS DO TIPO, ESCREVEREI DO MESMO JEITO, ASSIM, PELO MENOS TEREMOS BOAS RISADAS.

 

INCLUSIVE AGORA TEREMOS UM PERÍODO DE "FRIO" PARA O PADRÃO DE ABRIL NO LITORAL, MÁXIMAS ENTRE 20/24°C E MÍNIMAS ENTRE 14/17 DA CAPITAL AO NORTE E MAIS BAIXO AO SUL, PODERÁ IR ATÉ O FIM DO MÊS, ALGO POUCO USUAL EM ABRIL NO LITORAL DE SC.

Link to comment
Share on other sites

TOP *20* - MÉDIAS 2014 - 1o Trimestre:

 

[tabela]L=Estação&Altitude&Med Trim&Janeiro&Fevereiro&Março

L=Parque do Itatiaia MG/RJ&2.451mts&12,2&12,5&12,3&11,9

L=Morro da Igreja SC&1.822mts&15,0&16,2&15,9&12,9

L=Morro das Torres SC&1.725mts&16,2&17,6&17,1&14,0

L=Morro do Bradador SC&1.532mts&16,5&17,6&17,3&14,7

L=Pico do Couto RJ&1.777mts&16,8&17,7&17,1&15,7

L=C. do Jordão SP Horto&1.650mts&17,4&17,5&17,9&16,9

L=Cruzeiro SC&1.505mts&17,5&19,0&18,0&15,5

L=São Joaquim SC&1.410mts&17,8&18,5&19,1&15,9

L=Urupema SC&1.315mts&17,9&19,1&18,1&16,4

L=São José dos Ausentes RS&1.244mts&18,0&19,1&18,8&16,1

L=Bom Jardim da Serra SC&1.220mts&18,0&18,9&18,3&16,9

L=Monte Verde MG&1.500mts&18,2&18,7&18,3&17,5

L=Água Doce SC&1.329mts&18,5&19,4&19,3&16,8

L=Painel SC&1.257mts&18,7&19,5&19,4&18,7

L=Matos Costa SC&1.212mts&18,8&19,6&19,6&17,3

L=Cambará do Sul RS&905mts&19,4&20,5&20,2&17,5

L=Santa Cecília SC&1.094mts&19,4&20,4&20,1&17,8

L=Palmas PR&1.100mts&19,4&20,3&19,4&18,6

L=Bom Jesus RS&1.068mts&19,5&21,0&20,2&17,5

L=Pinhal da Serra RS&830mts&19,6&20,9&19,7&18,2[/tabela]

Link to comment
Share on other sites

TOP *20* - MÉDIAS 2014 - 1o Trimestre:

 

[tabela]L=Estação&Altitude&Med Trim&Janeiro&Fevereiro&Março

L=Parque do Itatiaia MG/RJ&2.451mts&12,2&12,5&12,3&11,9

L=Morro da Igreja SC&1.822mts&15,0&16,2&15,9&12,9

L=Morro das Torres SC&1.725mts&16,2&17,6&17,1&14,0

L=Morro do Bradador SC&1.532mts&16,5&17,6&17,3&14,7

L=Pico do Couto RJ&1.777mts&16,8&17,7&17,1&15,7

L=C. do Jordão SP Horto&1.650mts&17,4&17,5&17,9&16,9

L=Cruzeiro SC&1.500mts&17,5&19,0&18,0&15,5

L=São Joaquim SC&1.410mts&17,8&18,5&19,1&15,9

L=Urupema SC&1.315mts&17,9&19,1&18,1&16,4

L=São José dos Ausentes RS&1.244mts&18,0&19,1&18,8&16,1

L=Bom Jardim da Serra SC&1.220mts&18,0&18,9&18,3&16,9

L=Monte Verde MG&1.500mts&18,2&18,7&18,3&17,5

L=Água Doce SC&1.329mts&18,5&19,4&19,3&16,8

L=Painel SC&1.257mts&18,7&19,5&19,4&18,7

L=Matos Costa SC&1.212mts&18,8&19,6&19,6&17,3

L=Cambará do Sul RS&905mts&19,4&20,5&20,2&17,5

L=Santa Cecília SC&1.094mts&19,4&20,4&20,1&17,8

L=Palmas PR&1.100mts&19,4&20,3&19,4&18,6

L=Bom Jesus RS&1.068mts&19,5&21,0&20,2&17,5

L=Pinhal da Serra RS&830mts&19,6&20,9&19,7&18,2[/tabela]

 

Linda tabela :clapping:

agora vamos ver a media deste inverno :ok:

Link to comment
Share on other sites

Que linda a cidade de Andradas, não sabia que tinha estes dois imponentes morros.

 

Ronaldo, o próximo ar frio será mais fraco do que a massa polar dos dias 13/14 aí no Sul,

porém será bem mais duradoura, correto? Isso certamente ajudará a baixar as médias.

 

Já no Sudeste, o próximo ar polar será o mais forte do ano até o momento. Obviamente

haverá muitos outros mais fortes nos próximos meses, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé se recuperando na Média nesse Abril estou com 17,6C em casa , depois da onda de frio espero terminar com 16,x o mes e terminar na média !

 

 

Renan já viu falar do Pico do Gaviao la , tem uma davis e uma camera aovivo

 

 

Estaçao Meteorologica 1.663 m de altitude

 

 

http://www.picodogaviao.esp.br/meteo/

 

 

Camera ao vivo

 

 

https://www.facebook.com/picodogaviaoesporteseaventura/app_173159136224800?ref=ts

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé se recuperando na Média nesse Abril estou com 17,6C em casa , depois da onda de frio espero terminar com 16,x o mes e terminar na média !

 

 

Renan já viu falar do Pico do Gaviao la , tem uma davis e uma camera aovivo

 

 

Estaçao Meteorologica 1.663 m de altitude

 

 

http://www.picodogaviao.esp.br/meteo/

 

 

Camera ao vivo

 

 

https://www.facebook.com/picodogaviaoesporteseaventura/app_173159136224800?ref=ts

 

Já tinha visto a estação, William, mas nunca a câmera ao vivo. Legal!

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé se recuperando na Média nesse Abril estou com 17,6C em casa , depois da onda de frio espero terminar com 16,x o mes e terminar na média !

 

 

Renan já viu falar do Pico do Gaviao la , tem uma davis e uma camera aovivo

 

 

Estaçao Meteorologica 1.663 m de altitude

 

 

http://www.picodogaviao.esp.br/meteo/

 

 

Camera ao vivo

 

 

https://www.facebook.com/picodogaviaoesporteseaventura/app_173159136224800?ref=ts

 

Já tinha visto a estação, William, mas nunca a câmera ao vivo. Legal!

 

Olha o que eu achei , tirada la de cima

 

1902722_712288752127373_6477092558260983557_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

TOP *20* - MÉDIAS 2014 - 1o Trimestre:

 

[tabela]L=Estação&Altitude&Med Trim&Janeiro&Fevereiro&Março

L=Parque do Itatiaia MG/RJ&2.451mts&12,2&12,5&12,3&11,9

L=Morro da Igreja SC&1.822mts&15,0&16,2&15,9&12,9

L=Morro das Torres SC&1.725mts&16,2&17,6&17,1&14,0

L=Morro do Bradador SC&1.532mts&16,5&17,6&17,3&14,7

L=Pico do Couto RJ&1.777mts&16,8&17,7&17,1&15,7

L=C. do Jordão SP Horto&1.650mts&17,4&17,5&17,9&16,9

L=Cruzeiro SC&1.500mts&17,5&19,0&18,0&15,5

L=São Joaquim SC&1.410mts&17,8&18,5&19,1&15,9

L=Urupema SC&1.315mts&17,9&19,1&18,1&16,4

L=São José dos Ausentes RS&1.244mts&18,0&19,1&18,8&16,1

L=Bom Jardim da Serra SC&1.220mts&18,0&18,9&18,3&16,9

L=Monte Verde MG&1.500mts&18,2&18,7&18,3&17,5

L=Água Doce SC&1.329mts&18,5&19,4&19,3&16,8

L=Painel SC&1.257mts&18,7&19,5&19,4&18,7

L=Matos Costa SC&1.212mts&18,8&19,6&19,6&17,3

L=Cambará do Sul RS&905mts&19,4&20,5&20,2&17,5

L=Santa Cecília SC&1.094mts&19,4&20,4&20,1&17,8

L=Palmas PR&1.100mts&19,4&20,3&19,4&18,6

L=Bom Jesus RS&1.068mts&19,5&21,0&20,2&17,5

L=Pinhal da Serra RS&830mts&19,6&20,9&19,7&18,2[/tabela]

 

Linda tabela :clapping:

agora vamos ver a media deste inverno :ok:

 

Reparem que a amplitude entre jan e março é maior nas cidades do Sul do que no Sudeste. A mudança de temperatura ( e dinâmica) é mais acentuada entre o alto verão e o início do outono. Estou na expectativa no desenrolar dessa tabela durante o ano.

 

Por aqui nubladaço e 22,6ºC. Erraram feio na previsão, que dava sol.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.