Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Paulo Henrique, responda-me....Sem as habituais vergastadas [ by shima]

 

Soledade é tão diferente de Tuias e Tuias é igual a Gramado.

 

Se assim for Tuias representa algo verdadeiro de Soledade?

 

Abração

 

Mafili sabia que estação do Inmet Soledade fechou? Na verdade só deixaram o anemômetro e um termômetro de máxima por lá... E no Tuias quebraram o anemômetro. Não vejo falarem em Sensação térmica no Tuias... Soledade agora tem só uma estação, que está dividida em vários pontos...

 

O anemômetro e o termômetro de máxima ficam em um lugar, e o termômetro de mínima fica em outro...

 

Achei interessantíssima a história do descobrimento, sinto por não ter conhecimento para retribuir também...

 

Abraço.

Poderia esclarecer o que tu queres dizer? :rtfm: :punish:

Há duas estações a do Inmet e a do Tuias, qual a tua dúvida ?

A sensação continua de frio intenso como sempre foi, é só tu usares a tabelinha do Inmet ou d q tu quiseres.:ok:

Que descobrimento tu tá falando ?..

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

FRIO NAS TUIAS

 

Já com 11°C

 

Dando uma Tunda nas dmais estações do Sul

 

:laugh:

 

Uma estação em baixada a 650 metros apanhando pra um topo de 230 mts.

 

10ºC no Inmet Bagé.

Olha a latitude garotinho, atuação do ar frio, ninguém disse que não faz frio na campanha. :ok:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mais um cobiçado e prestigiado prêmio para as terras altas da Serra Catarinense. Na Expovinis, maior feira no setor da América Latina, o terroir joaquinense é novamente condecorado na premiação mais importante, que elege os melhores em cada categoria, o famoso TOP TEN EXPOVINIS.

 

Parabéns também a campanha gaúcha, tendo o melhor nacional e provando que o terroir do sul gaúcho está entre os melhore do país!

 

EXPOVINIS 2014

 

Categorias dos vinhos:

 

Espumante Nacional: Gran Legado Brut Champenoise

Espumante Importado: Champagne Lanson Brut

Branco Nacional: Pericó Vigneto Sauvignon Blanc – Vinícola Pericó - São Joaquim

Branco importado: Boschendal Elgin Chardonnay – África do Sul

Rosado: Remy Panier Rosé D’Anjou – Loire – França

Tinto Nacional: Guatambu Rastros do Pampa Tannat - - Guatambu Estancia – Campanha Gaúcha

Tinto Novo Mundo: Casillero del Diablo Devil’s Collection – Vale do Rapel – Chile

Tinto velho mundo (Itália, França e outros) – Le Vigne Di Sammarco Solemnis Primitivo Salento IGP – Púglia – Itália

Tinto velho mundo: (Península Ibérica) Scala Coeli – Alentejo – Portugal

Fortificados e Doces: Andresen Porto White 10 years – Douro – Portugal

 

Com a beleza, o clima e alguns dos melhores vinhos do país, São Joaquim e região não desenvolvem o seu turismo se não quiserem.

Link to comment
Share on other sites

 

que delicia de lugarrrr..com certeza está nos meus planos de viagemmmm para este invernoooo :hang1: :hang1:

Tomamos uns 3 gols agora por causa do vento huauhauhuahu, mas dá pra empatar ou ainda virar o jogo desta noite, eu me divirto aqui. :rofl: Se vc vier pra cá sou guia turístico Ricardo hehehe. :good: :friends:

Começamos a reação, escalamos o centro-avante jaguatirica pra incrementar o ataque, já entrou e marcou um gol, 10.3º agora. :rofl: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

PH, aqui tem uma boa calculadora de sensação térmica, que se aplica somente ao calor, creio que serve para Tuias :ok:

 

http://www.srh.noaa.gov/epz/?n=wxcalc_heatindex

 

Abraço

 

Acho que tu tem que aprender ironia cara... Tu veio corneteando geral e eu só fiz um ''payback'' :mosking:

Eu to levando na brincadeira Vitinho...Até elogiei a tua Bagé. :friends: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Tatuapé estamos tendo apenas chuviscos.

As temperaturas nas estações do CGE mais próximas estão em 17 graus e eu acredito que são as mais baixas de 2014 pra essa hora.

 

===============================

 

Como é bom ver o frio invadindo o BAZ novamente.. :clapping: :heart:

 

Nem fale. Como é bom também ver posts comentando que tal modelo indica uma forte erupção daqui a por exemplo 240 horas!

 

Mas já em 144 horas a previsão para S. Paulo no ECMWF é de uma minima perto de 10 graus. Isso não me lembro de ter acontecido em Abril há muito tempo.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com média de 14° as 22:00 chegando a 12° em bairros mais frios. Creio que POA amanha vai amanhecer com minima de um digito e por mais um ano vai estrear sub-10° antes de CWB.

Interessante esse teu ponto. Não tinha observado isso. Mesmo agora as duas estações que podem ser monitoradas nestas capitais POA já tem a mínima absoluta de 2014 menor que CTBA. A estação do Passo da Areia, localizada no alto de um prédio (ruim para mínima) e urbana tá com mínima mais baixa que o Aeroclube Asas (zona rural de Ctba). Ctba realmente aqueceu muito. Isso era inconcebível há alguns anos atrás, ainda mais comparando estação urbana em POA com outra rural em ctba.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com média de 14° as 22:00 chegando a 12° em bairros mais frios. Creio que POA amanha vai amanhecer com minima de um digito e por mais um ano vai estrear sub-10° antes de CWB.

Interessante esse teu ponto. Não tinha observado isso. Mesmo agora as duas estações que podem ser monitoradas nestas capitais POA já tem a mínima absoluta de 2014 menor que CTBA. A estação do Passo da Areia, localizada no alto de um prédio (ruim para mínima) e urbana tá com mínima mais baixa que o Aeroclube Asas (zona rural de Ctba). Ctba realmente aqueceu muito. Isso era inconcebível há alguns anos atrás, ainda mais comparando estação urbana em POA com outra rural em ctba.

Só uma coisa Bruno: o aeroclube Asas fica em Balsa Nova, que é distante 60 km de Curitiba. Mesmo assim seu ponto é válido, porque com certeza esse lugar é mais frio que Curitiba na maior parte do ano.

 

Aqui em casa ontem o dia foi de tempo nublado com algumas aberturas de Sol. Choveu fraco no início da noite.

Mínima de 15,4 e máxima de 22,8 ºC. Agora céu totalmente encoberto e 16,1 ºC.

Link to comment
Share on other sites

Mais um cobiçado e prestigiado prêmio para as terras altas da Serra Catarinense. Na Expovinis, maior feira no setor da América Latina, o terroir joaquinense é novamente condecorado na premiação mais importante, que elege os melhores em cada categoria, o famoso TOP TEN EXPOVINIS.

 

Parabéns também a campanha gaúcha, tendo o melhor nacional e provando que o terroir do sul gaúcho está entre os melhore do país!

 

EXPOVINIS 2014

 

Categorias dos vinhos:

 

Espumante Nacional: Gran Legado Brut Champenoise

Espumante Importado: Champagne Lanson Brut

Branco Nacional: Pericó Vigneto Sauvignon Blanc – Vinícola Pericó - São Joaquim

Branco importado: Boschendal Elgin Chardonnay – África do Sul

Rosado: Remy Panier Rosé D’Anjou – Loire – França

Tinto Nacional: Guatambu Rastros do Pampa Tannat - - Guatambu Estancia – Campanha Gaúcha

Tinto Novo Mundo: Casillero del Diablo Devil’s Collection – Vale do Rapel – Chile

Tinto velho mundo (Itália, França e outros) – Le Vigne Di Sammarco Solemnis Primitivo Salento IGP – Púglia – Itália

Tinto velho mundo: (Península Ibérica) Scala Coeli – Alentejo – Portugal

Fortificados e Doces: Andresen Porto White 10 years – Douro – Portugal

 

Com a beleza, o clima e alguns dos melhores vinhos do país, São Joaquim e região não desenvolvem o seu turismo se não quiserem.

 

Eu particularmente sou apreciador dos bons vinhos nacionais. Esclareço que bebo vinho de qualquer meridiano e paralelo, mas só compro os nacionais.

 

O espumante Gran Legado eu tenho aqui em casa e realmente é muito bom. E não é a primeira vez que ele pontua bem. Os caras entendem mesmo.

 

Um que não está aí na lista e eu gosto muito é o Aparados Cabernet Sauvignon, também de Santa Catarina. É absolutamente perfeito.

 

Mas o que eu mais gosto mesmo é dos vinhos nacionais que fogem da receita "chileno-argentina", os nossos melhores vinhos estão mais para o velho mundo do que para a Califórnia. É o caso dos Lidio Carraro e os do Ateliê Tormentas. Estes são mais exclusivos, mais raros de se encontrar. Recomendo.

Link to comment
Share on other sites

Boa, Melo!

 

Todos da Lídio Carraro são divinos e também os recomendo "as cegas".

 

O Aparados é um vinho excelente e honesto. Foi concebido para ser o mais barato da Villa Francioni, um vinho de entrada, mas que se saiu melhor até que alguns mais caros da própria vinícola.

 

Agora falando em clima e vinho relativos a este ano, estou com muita curiosidade em saber se o verão seco, porém extremamente quente, trouxe mais beneficiou sou malefícios a safra deste ano?

 

Acredito em benefícios, pois calor por calor, o verão em Mendoza geralmente é tórrido, e mesmo assim se consegue uma qualidade excepcional. Veremos a vidima 2014 que descansa no carvalho e em tonéis neste momento...

 

Um icewine neste ano?

 

Bom, a última vez que combinou frio em junho de respeito com os parrerais sustentando Cabernet tardio foi em 2012 e 2011, ano passado não teve chance de conjugar os fatores. Estou cético, torcendo que o padrão USA do Ronaldo nos salve, pois com ambos pacífico e atlântico aquecidos, será bem complicado neste momento.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ar polar chegou e baixou as temperaturas na região.

 

BH (Cercadinho) tinha 15C na última hora; Barbacena 12,9ºC;

Juiz de Fora (INMET) 14,5ºC e Pico do Couto 08,3ºC.

 

Ao longo do dia de hoje, haverá sol e temperatura amena. À

noite cai bem a temperatura e o amanhecer de Sábado será o

mais frio do ano até agora...porque semana que vem será ainda

melhor.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Mais um cobiçado e prestigiado prêmio para as terras altas da Serra Catarinense. Na Expovinis, maior feira no setor da América Latina, o terroir joaquinense é novamente condecorado na premiação mais importante, que elege os melhores em cada categoria, o famoso TOP TEN EXPOVINIS.

 

Parabéns também a campanha gaúcha, tendo o melhor nacional e provando que o terroir do sul gaúcho está entre os melhore do país!

 

EXPOVINIS 2014

 

Categorias dos vinhos:

 

...Branco Nacional: Pericó Vigneto Sauvignon Blanc – Vinícola Pericó - São Joaquim...

 

Com a beleza, o clima e alguns dos melhores vinhos do país, São Joaquim e região não desenvolvem o seu turismo se não quiserem.

 

Parabéns São Joaquim e região. Se existe algo que me fascina, é o empreendedorismo! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com média de 14° as 22:00 chegando a 12° em bairros mais frios. Creio que POA amanha vai amanhecer com minima de um digito e por mais um ano vai estrear sub-10° antes de CWB.

Interessante esse teu ponto. Não tinha observado isso. Mesmo agora as duas estações que podem ser monitoradas nestas capitais POA já tem a mínima absoluta de 2014 menor que CTBA. A estação do Passo da Areia, localizada no alto de um prédio (ruim para mínima) e urbana tá com mínima mais baixa que o Aeroclube Asas (zona rural de Ctba). Ctba realmente aqueceu muito. Isso era inconcebível há alguns anos atrás, ainda mais comparando estação urbana em POA com outra rural em ctba.

 

Pára tudo!!!

 

:rtfm:

 

Até o momento, este outono tem sido um fiasco (em termos de mínimas), não só em Curitiba, como em todas as áreas situadas ao norte de 26°Sul.

As duas únicas Altas potentes q trouxeram geadas [setores isolados do RS/SC], mal esbarraram no Paraná. Além disso, eram mais secas do q frias. [esta característica pode ser observada nas máximas registradas nas estações onde houve a geada: Urupema, São Joaquim, Herciliópolis, etc... Máximas próximas ou acima dos 20°C]

 

Olha a latitude, garotinho..

 

Exatamente, PH ! Obrigado!

 

:laugh:

 

Ambas se posicionaram ao sul de 28°S e em seguida foram para o Atlântico.

Palmas teve mínima absoluta de 4°C até agora, enquanto Herciliópolis, pouco mais ao sul, mas ainda no mesmo paralelo, teve -0,8°C.

 

Outro aspecto das mínimas absolutas baixas no RS: ocorreram em apenas 1 ou 2 noites (no máximo). Não houve uma "sequência" de noites frias, como seria comum à título de comparações.

Agora veja q Curitiba, embora não tenha se destacado nas mínima (ausência total de noites com céu limpo), deu um show nas máximas!

Chegou a ficar umas 60 horas abaixo dos 15,5°C no último evento. Então eu diria: um frio de qualidade, persistente ao longo dos dias.

Kero q veja q não se trata de bairrismo, mas de uma explicação justa das características destes eventos recentes em cada uma das regiões.

 

Máximas nos últimos 30 dias em POA e em Curitiba..

 

Abraço

klibild_34.gif.52ed8bcec690fd0eec2dfa2410012f70.gif

klibild_33.gif.a939613ad93c719ec16df24274959b78.gif

Link to comment
Share on other sites

 

Parabéns São Joaquim e região. Se existe algo que me fascina, é o empreendedorismo! :good2:

 

Se tivéssemos mais Mauros e Cia. da serra gaúcha, a história seria outra, tanto é que o melhor restaurante de São Joaquim é o gramadense Pequeno Bosque. Só como exemplo.

 

O empresário que achou água termal é de São Leopoldo.

 

A recém criada vinícola Alture é de um boliviano.

 

Mas a história vem mudando, graças a bravos catarinenses e gaúchos que estão empenhando esforços na cultura do vinho.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns São Joaquim e região. Se existe algo que me fascina, é o empreendedorismo! :good2:

 

Se tivéssemos mais Mauros e Cia. da serra gaúcha, a história seria outra, tanto é que o melhor restaurante de São Joaquim é o gramadense Pequeno Bosque. Só como exemplo.

 

O empresário que achou água termal é de São Leopoldo.

 

A recém criada vinícola Alture é de um boliviano.

 

Mas a história vem mudando, graças a bravos catarinenses e gaúchos que estão empenhando esforços na cultura do vinho.

E UM DETALHE, FALO DE S.JOAQUIM NOS BOLETINS (NÃO A TODA HORA) PARA UM PÚBLICO POTENCIAL DE 6/7 MILHÕES DE PESSOAS, SÃO MAIS DE 100 BOLETINS DIA FALANDO ALGO DA SERRA DE SEGUNDA A SEXTA. OU SEJA NÃO É FALTA DE PROPAGANDA!!! É FALTA DE VERGONHA DOS NATIVOS.

Link to comment
Share on other sites

EM PALMAS/SIMEPAR DEU 3,6, O QUE DEVE TER DADO ENTRE 0/3°C NA MAIOR PARTE DA CIDADE E UM POUCO NEGATIVO NO HORIZONTE. -0,8 NO DSOARES E 3,4 NA EPAGRI (+-500 M UMA DA OUTRA)

Interessante a diferença entre a mínima na baixada do Diego e na Epagri.

A última deve estar tão mal localizada qto a do Simepar em Palmas.

(no Iapar foi 4,1°C)

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

.....Achei interessantíssima a história do descobrimento, sinto por não ter conhecimento para retribuir também...

Abraço.

 

Moretão, Sobre a estação fragmentada eu tive essa intuição e já fui suspenso por essa razão. Calo-me sobre o tema até a próxima e grandiosa confusão. Que será em breve.

 

Moretão, É o clima que molda a humanidade e não o contrário daquilo pregado pela maioria [ vi citações sobre a maioria ainda hoje no fórum, cuidado Nelson Rodrigues tem uma citação fantástica e pertinente para a maioria curiosamente Nixon também a tem.]

 

Estou lendo esse artigo AQUI

 

A ideia central é um super-el-niño, são muitas as evidências, entre 1789 e 1793 causou colheitas pobres na Europa e contribuiu bastante para a Revolução Francesa.

 

Seria leviano afirmar que a Inconfidência Mineira também tenha algo com o clima, de alguma maneira, dada que pressão de Portugal era intensa já em período anterior e tudo indica uma carga tributária parecida talvez superior com a atual.

 

Seja lá como for as cabeças rolaram na França e aqui uma ficou, digamos: Pendurada.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Elton, te entendi. Vc tem razão. Balsa Nova fica 60 km a oeste de Ctba.

 

Melo, o Tormentas de Encruzilhada é artigo raro. Quanto mais procuro, mais não acho. Será que só compramos via site?

 

Só no site, Bruno. Aí tem que fazer um "investimento" pra comprar pelo menos uma caixinha.

 

Aliás, o Marco Daniele tá no feicibuqui, sabia?

 

Se bem que "o cara" sabe onde ele mora? Em Canela!

 

Quem sabe a gente organiza uma visita, heheeh...

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Boa, Melo!

 

Todos da Lídio Carraro são divinos e também os recomendo "as cegas".

 

O Aparados é um vinho excelente e honesto. Foi concebido para ser o mais barato da Villa Francioni, um vinho de entrada, mas que se saiu melhor até que alguns mais caros da própria vinícola.

 

Agora falando em clima e vinho relativos a este ano, estou com muita curiosidade em saber se o verão seco, porém extremamente quente, trouxe mais beneficiou sou malefícios a safra deste ano?

 

Acredito em benefícios, pois calor por calor, o verão em Mendoza geralmente é tórrido, e mesmo assim se consegue uma qualidade excepcional. Veremos a vidima 2014 que descansa no carvalho e em tonéis neste momento...

 

Um icewine neste ano?

 

Bom, a última vez que combinou frio em junho de respeito com os parrerais sustentando Cabernet tardio foi em 2012 e 2011, ano passado não teve chance de conjugar os fatores. Estou cético, torcendo que o padrão USA do Ronaldo nos salve, pois com ambos pacífico e atlântico aquecidos, será bem complicado neste momento.

 

Taí uma "correlação" que é pouquíssimo explorada: o comportamento do tempo e o resultado nas vindimas. Será que no BAZ alguém já se dispôs a fazer isso?

 

Ainda mais no Brasil, onde plantar uva é uma verdadeira aventura, com variações absurdas no comportamento do frio no inverno e das chuvas na época da maturação/colheita.

 

E é isso mesmo, os da Lídio Carraro são todos excelentes, inclusive o Faces. E o Aparados pra mim é campeão no quesito custo/benefício em termos de Cabernet Sauvignon. Aqui em Jundiaí eu encontro esse, mas nó numa determinada pizzaria (na verdade, a melhor da cidade). Indo pro Sul eu o encontro na churrascaria "Sur" , em Lages. Esse vinho acompanhando um bife de chorizo sangrando é realmente do balacobaco. Que pizza que nada, hehehehe...

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

E novamente mais um aprendizado eu procuro ter humildade suficiente para reconhecer isto.

Observei que:

-Eu tinha uma ideia consistente de que pelo menos empataríamos com a região das Hortências em termos de mínimas, quando de vento sudeste, não é o que acontece, pois Canela e região recebem de maneira mais intensa o ar frio nestas situações,e com vento rondando de sudeste/leste, fica pior ainda para a Serra do Botucaraí. :russian: :sad:

-Em cenários de vento sul/sudeste e menos vento Tuias levará vantagem, ainda que pequena. :twisted:

-Comparando os dados dos dois aeroportos Inmet Canela x Soledade, em Solecity foi bem mais ventosa a noite, com rajada de 41 km/h na madruga. :girlwitch:

-Comparando topos e baixadas próximas,a diferença média em Soledade entre topo e baixada fica na média de 3º, e em Farroupilha e Canela em 4º, o que indica que o Tuias é apenas uma baixada média na retenção de ar frio, e o Vicentina e Castelinho são ótimas para retenção de ar frio. :russian:

-Acredito que o Tuias mostrará sua força em condições de ar mais continental, com vento de noroeste/oeste/sudoeste a sul. :good: :ok: :dirol:

-Em situações de ar mais marítimo, a vantagem é do Castelinho e Vicentina. :ok:

Apenas, observações.Aberto a qq comentário. :friends: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Bruno, vai ser fria assim, com tão pouca altitude Canela hem :clapping: :laugh:

Tiro o chapéu pra ti, não tem nada de mídia, como muitos alardeavam por aí, Gramado e Canela, São Francisco de Paula pela localização excelente(sudeste/leste da Serra Geral) têm uma impressionante capacidade de esfriar, e veja só palavra que eu achava que a maritimidade atrapalhasse bem mais aí, mas não, é simplesmente incrível, cidades tão próximas do mar com esta característica. :good: :-o

E olhem as mínimas do Ilson e S Rosa e Mato Queimado, nestes cenários, continentalidade é o que menos conta :mosking: :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

....Taí uma "correlação" que é pouquíssimo explorada: o comportamento do tempo e o resultado nas vindimas. Será que no BAZ alguém já se dispôs a fazer isso?

Abraço!

 

Well, Melo.

 

Aqui no Brazil não sei.

 

Os registros das safras de vinhos, o plantio da uva, e as condições climáticas.

 

São registros antigos na Europa, principalmente mosteiros....datando algumas séries do século V.

 

São proxies plenamente aceitáveis no campo da climatologia.

 

Assim como são as próxies obtidas através da dendrologia.

 

Para os não iniciados o grande trunfo dos aquecimentistas é uma reconstrução dendrológica altamente duvidosa sendo inclusive um processo que terminara na suprema corte americana.

 

Sobre a suprema corte....opa off...demais.

Link to comment
Share on other sites

Eu fiz uma pequena observação ontem que Porto Alegre provavelmente vai estrear temperaturas sub-10° antes de Curitiba por mais um ano como tem acontecido nos últimos. Ai já chegaram os soldados para a disuputar POA x CWB. Que saco!!!

 

Curitiba é usada apenas como referencial por ser a capital mais fria do Brasil, não to falando de máximas, falei apenas de temperaturas sub-10°. Alias dias atrás calculei e na média dos últimos 11 anos o Inverno foi mais frio em POA 7 vezes e 4 em CWB.

Link to comment
Share on other sites

Falando em águas termais,o proprietário do Tuias investiu pesado e descobriu, que ali, tem água termal :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :good:

Não se irritem com as comparações, elas são salutares e reveladoras. :good: :ok:

Mafili, antes de mais nada, tu até pode não concordar comigo, ter outra ideia, opinião, mas tu não vai começar a levantar suspeição de novo, aí tu estarás sendo leviano e mal-intencionado.

Link to comment
Share on other sites

Falando em águas termais,o proprietário do Tuias investiu pesado e descobriu, que ali, tem água termal :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :good:

Não se irritem com as comparações, elas são salutares e reveladoras. :good: :ok:

Mafili, antes de mais nada, tu até pode não concordar comigo, ter outra ideia, opinião, mas tu não vai começar a levantar suspeição de novo, aí tu estarás sendo leviano e mal-intencionado.

 

Eu já disse o que penso.

 

E como você é mestre em colocar palavras e depois editar.

 

Suspeição

Leviano

Mal-intencionado.

 

Para que essas palavras para quem já disse o que pensa?

 

E se eu conheço um pouco a teu jeito de postar com essas palavras você tenta remeter para quem instalou a estação aquilo que eu penso da estação e os propósitos desta.

 

A instalação da estação realizada pelo Bruno e pelo Diego até onde foi esclarecido está correta.

 

Pelas tuas palavras sou,

 

Mula

Suspeição

Leviano

Mal-intencionado

 

Acrescente, muito paciente e razoavelmente educado.

 

Abraços

 

========================

Link to comment
Share on other sites

Eu fiz uma pequena observação ontem que Porto Alegre provavelmente vai estrear temperaturas sub-10° antes de Curitiba por mais um ano como tem acontecido nos últimos. Ai já chegaram os soldados para a disuputar POA x CWB. Que saco!!!

 

Curitiba é usada apenas como referencial por ser a capital mais fria do Brasil, não to falando de máximas, falei apenas de temperaturas sub-10°. Alias dias atrás calculei e na média dos últimos 11 anos o Inverno foi mais frio em POA 7 vezes e 4 em CWB.

 

Olha que interessante!

E nesses 11 anos as mínimas quem ganhou, Curitiba?

Link to comment
Share on other sites

Boa, Melo!

 

Todos da Lídio Carraro são divinos e também os recomendo "as cegas".

 

O Aparados é um vinho excelente e honesto. Foi concebido para ser o mais barato da Villa Francioni, um vinho de entrada, mas que se saiu melhor até que alguns mais caros da própria vinícola.

 

Agora falando em clima e vinho relativos a este ano, estou com muita curiosidade em saber se o verão seco, porém extremamente quente, trouxe mais beneficiou sou malefícios a safra deste ano?

 

Acredito em benefícios, pois calor por calor, o verão em Mendoza geralmente é tórrido, e mesmo assim se consegue uma qualidade excepcional. Veremos a vidima 2014 que descansa no carvalho e em tonéis neste momento...

 

Um icewine neste ano?

 

Bom, a última vez que combinou frio em junho de respeito com os parrerais sustentando Cabernet tardio foi em 2012 e 2011, ano passado não teve chance de conjugar os fatores. Estou cético, torcendo que o padrão USA do Ronaldo nos salve, pois com ambos pacífico e atlântico aquecidos, será bem complicado neste momento.

 

Pessoal, peço que experimentem alguns vinhos e espumantes da Villaggio Grando. São muito bons, sobretudo os espumantes que já ganharam prêmios como o melhor do Brasil em anos passados!

 

Caio, o pouco que sei é que é importante o calor e tempo seco enquanto as uvas estão amadurecendo...mas pelo que andei lendo o clima extremo (muito frio e muito calor) causou o mesmo problema nas videiras: interrompeu o ciclo de maturação

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com média de 14° as 22:00 chegando a 12° em bairros mais frios. Creio que POA amanha vai amanhecer com minima de um digito e por mais um ano vai estrear sub-10° antes de CWB.

Interessante esse teu ponto. Não tinha observado isso. Mesmo agora as duas estações que podem ser monitoradas nestas capitais POA já tem a mínima absoluta de 2014 menor que CTBA. A estação do Passo da Areia, localizada no alto de um prédio (ruim para mínima) e urbana tá com mínima mais baixa que o Aeroclube Asas (zona rural de Ctba). Ctba realmente aqueceu muito. Isso era inconcebível há alguns anos atrás, ainda mais comparando estação urbana em POA com outra rural em ctba.

 

Tempo tapado também em Ctba né? Dificil imaginar que com isso a temperatura iria cair, mesmo com atuação de ar frio...

Link to comment
Share on other sites

Mafili na boa te quero bem, e eu não disse q tu é leviano, eu disse se voltares a colocar aquela questão q levantou quando teve suspensão, aí estará sendo leviano, não distorça minhas palavras.

Para o bem do BAZ, vamos evitar este tipo de atrito, eu proponho o seguinte:não fiquemos brigando com os números, eles estão aí, nos agradem ou não, e vale pra mim, pra vc e pra todos.E mula foi apenas uma maneira de dizer que vc é teimoso, nada ofensivo, se é por isto retiro o termo então :friends:

Foi uma noite fria em Soledade e Serra do Botucaraí, mínimas:

Parque das Tuias 6.7º

Inmet 9.3º

Sensação de mais frio em função do vento sudeste/leste,a sensação térmica média foi de 1º, a rajada máxima de vento 42 km/h agora pela manhã.

Em Curitiba e alhures foi agradável, mínima de 14.1º e sensação de 13.5º... :mosking:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Parabéns São Joaquim e região. Se existe algo que me fascina, é o empreendedorismo! :good2:

 

Se tivéssemos mais Mauros e Cia. da serra gaúcha, a história seria outra, tanto é que o melhor restaurante de São Joaquim é o gramadense Pequeno Bosque. Só como exemplo.

 

O empresário que achou água termal é de São Leopoldo.

 

A recém criada vinícola Alture é de um boliviano.

 

Mas a história vem mudando, graças a bravos catarinenses e gaúchos que estão empenhando esforços na cultura do vinho.

 

Caio, Mauro, Melo e afins...vamos criar ou reativar um tópico sobre vinhos?? Que tal?

 

ACho que já teve algo parecido aqui...

 

Sou um apreciador leigo na arte dos vinhos..mas adoro tomá-los e dou preferência para rótulos nacionais sempre!

 

Meu sonho é, um dia, cultivar uvas e produzir vinho hheheheheh

Link to comment
Share on other sites

.....Eu particularmente sou apreciador dos bons vinhos nacionais. Esclareço que bebo vinho de qualquer meridiano e paralelo, mas só compro os nacionais.

 

O espumante Gran Legado eu tenho aqui em casa e realmente é muito bom. E não é a primeira vez que ele pontua bem. Os caras entendem mesmo.

 

Recomendo.

 

Realmente será um prazer ir a Jundiaí.

 

E parece um prazer redobrado,

 

Vinhos....aprecio até os "de colônias" tecnicamente horríveis,,,,,mas Dionísio sempre consegue alegrar.

 

Tenho outras preferências, nada impeditiva de misturas exóticas e estonteantes.

 

Sobre o clima e onde faz frio,

 

O lúpulo (Humulus Lupulus) é uma trepadeira perene de origem europeia, cujas flores

fêmeas apresentam grande quantidade de resinas amargas e óleos essenciais, os quais

conferem à cerveja o seu característico sabor amargo. Para além desta qualidade,

também lhe são atribuídas outras virtudes: contribui para uma maior resistência aos

microrganismos indesejáveis graças ao seu poder anti-séptico, abre o apetite e fortalece

o sistema nervoso. Trata-se de uma cultura típica dos climas frios do hemisfério norte,

sendo que os maiores produtores são os EUA, a França, a Alemanha, a Rep. Checa, a

Eslováquia e vários países pertencentes à antiga Jugoslávia. No Brasil não existem

condições climáticas adequadas à produção de lúpulo, sendo que quase todo o

suprimento do país é importado da Europa e dos Estados Unidos. Já em Portugal, o

lúpulo chegou a ser uma cultura bastante divulgada, apesar de, nos últimos anos, e

mesmo levando em consideração os apoios comunitários a esta cultura, ter perdido

grande percentagem da sua área de cultivo.

 

 

http://www.apcv.pt/pdfs/lupulo.pdf

 

Uma pena abraços

Link to comment
Share on other sites

INFELIZMENTE SÃO JOAQUIM NO ROL DAS CIDADES GRANDES, O MARIDO DE UMA AMIGA NOSSA FOI ASSASSINADO NA NOITE DE ONTEM EM CASA COM 2 TIROS....NEM AQUI ESCAPA!

 

Por isso digo, a única saída deste País..é o Aeroporto..!!

 

Já joguei a toalha aqui faz tempo, alem dos politicos, digo todos...o povo aqui 90% , não tem cultura e contribue muito para a situação atual!! Meu filho filho foi pra Irlanda ontem e na primeira página policial do jornal de lá , a notícia foi que 2 moças alcoolizadas que fizeram arruaça numa loja e o dono deve que retira-las a força....Realmente uma nótícia muito grave por lá.....Completando o Collor foi absolvido ontem....

 

E vou torcer contra o Brasil na Copa por coisa desta roubalheira de bilhoes..

 

Daqui a pouco movo esta msg..

Link to comment
Share on other sites

.....Eu particularmente sou apreciador dos bons vinhos nacionais. Esclareço que bebo vinho de qualquer meridiano e paralelo, mas só compro os nacionais.

 

O espumante Gran Legado eu tenho aqui em casa e realmente é muito bom. E não é a primeira vez que ele pontua bem. Os caras entendem mesmo.

 

Recomendo.

 

Realmente será um prazer ir a Jundiaí.

 

E parece um prazer redobrado,

 

Vinhos....aprecio até os "de colônias" tecnicamente horríveis,,,,,mas Dionísio sempre consegue alegrar.

 

Tenho outras preferências, nada impeditiva de misturas exóticas e estonteantes.

 

Sobre o clima e onde faz frio,

 

O lúpulo (Humulus Lupulus) é uma trepadeira perene de origem europeia, cujas flores

fêmeas apresentam grande quantidade de resinas amargas e óleos essenciais, os quais

conferem à cerveja o seu característico sabor amargo. Para além desta qualidade,

também lhe são atribuídas outras virtudes: contribui para uma maior resistência aos

microrganismos indesejáveis graças ao seu poder anti-séptico, abre o apetite e fortalece

o sistema nervoso. Trata-se de uma cultura típica dos climas frios do hemisfério norte,

sendo que os maiores produtores são os EUA, a França, a Alemanha, a Rep. Checa, a

Eslováquia e vários países pertencentes à antiga Jugoslávia. No Brasil não existem

condições climáticas adequadas à produção de lúpulo, sendo que quase todo o

suprimento do país é importado da Europa e dos Estados Unidos. Já em Portugal, o

lúpulo chegou a ser uma cultura bastante divulgada, apesar de, nos últimos anos, e

mesmo levando em consideração os apoios comunitários a esta cultura, ter perdido

grande percentagem da sua área de cultivo.

 

 

http://www.apcv.pt/pdfs/lupulo.pdf

 

Uma pena abraços

 

Mafili, a esperança é a última que morre!

 

veja:

 

http://beercode.com.br/o-%E2%80%9Cmilagre%E2%80%9D-do-lupulo-na-serra-catarinense

Link to comment
Share on other sites

Eu fiz uma pequena observação ontem que Porto Alegre provavelmente vai estrear temperaturas sub-10° antes de Curitiba por mais um ano como tem acontecido nos últimos. Ai já chegaram os soldados para a disuputar POA x CWB. Que saco!!!

 

Curitiba é usada apenas como referencial por ser a capital mais fria do Brasil, não to falando de máximas, falei apenas de temperaturas sub-10°. Alias dias atrás calculei e na média dos últimos 11 anos o Inverno foi mais frio em POA 7 vezes e 4 em CWB.

É natural o frio chegar antes no paralelo 30°S [POA] do q no 25°S [CWB]

Assim como mínimas sub-10°C ocorrem antes em Buenos Aires [35°S]

Apresentei apenas um resumo do porquê não tivemos mínimas inferiores.

Já explikei em outra ocasião sobre a fraca amplitude das mínima no leste paranaense.

Não tem soldado nenhum aki e "saco" seria se eu viesse tagarelar sem informações para comprovar meus argumentos.

Por falar em mínimas, dsd 30/jan/2014:

 

POA: 10 mínimas iguais ou inferiores à 16°C

 

CWB: 27 mínimas iguais ou inferiores à 16°C

 

Absolutas:

 

POA: 11,5°C

 

CWB: 11,7°C

 

Satisfeito?

 

Vc sempre tenta colocar POA acima de CWB.

Até hj não entendi pq.

[já citei algumas vzs o inverno 2007 em POA, como foi frio e invejável. Tento ser imparcial. Mas vc só absorve o q lhe convém]

Link to comment
Share on other sites

INFELIZMENTE SÃO JOAQUIM NO ROL DAS CIDADES GRANDES, O MARIDO DE UMA AMIGA NOSSA FOI ASSASSINADO NA NOITE DE ONTEM EM CASA COM 2 TIROS....NEM AQUI ESCAPA!

 

Por isso digo, a única saída deste País..é o Aeroporto..!!

 

Já joguei a toalha aqui faz tempo, alem dos politicos, digo todos...o povo aqui 90% , não tem cultura e contribue muito para a situação atual!! Meu filho filho foi pra Irlanda ontem e na primeira página policial do jornal de lá , a notícia foi que 2 moças alcoolizadas que fizeram arruaça numa loja e o dono deve que retira-las a força....Realmente uma nótícia muito grave por lá.....Completando o Collor foi absolvido ontem....

 

E vou torcer contra o Brasil na Copa por coisa desta roubalheira de bilhoes..

 

Daqui a pouco movo esta msg..

 

Well, na tentativa, vã, de transformar essa msg em on topic,

 

a conclusão parece óbvia SÃO JOAQUIM está esquentando como demonstra a panaceia do aquecimento global abaixo.

 

Estudo aponta que aquecimento global pode levar a grande aumento da violência

Calor está associado a índices mais altos de agressões, mortes violentas, estupros e violência doméstica

 

AQUI

 

Essa relação pode ter consequências desastrosas se o aquecimento global continuar, advertem pesquisadores das Universidades de Berkeley e de Princeton, responsáveis pela publicação do estudo na revista Science.

 

– Acreditamos que os efeitos (que temos observado) são suficientemente importantes para que os levemos a sério e nos perguntemos se o que fizermos hoje terá influência sobre o grau de violência no mundo dos nossos filhos – afirma o principal autor do estudo, Solomon Hsiang.

 

Para chegar à conclusão da relação entre as temperaturas mais elevadas e o aumento da violência, os cientistas fizeram um "metaestudo", partindo de 60 pequisas que realizavam a mesma pergunta em diferentes disciplinas, como Arqueologia, Climatologia, Ciência Política e Economia.

 

Uma delas, por exemplo, revela que a violência de ordem criminal - agressões, mortes, estupros, ou violência doméstica - é maior quando a temperatura é mais alta.

 

A explicação desse fenômeno continua sem ser muito evidente, embora existam diversas teorias, segundo os cientistas. Uma delas estabelece vínculos entre colheitas afetadas por uma seca e uma propensão maior dos homens a tomar as armas para garantir seus meios de subsistência.

 

Abraços,

 

PS: Ronaldo sinto muito.....espero que seja um caso isolado apesar de próximo aos teus queridos.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.