Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Essa massa polar é muito estranha.Primeiro caiu as mínimas, depois que vai cair as máximas.

 

 

Percebi isso tambem hoje esta bem mais agradavel , a vontade era de ter um dia de céu de brigadeiro vento frio e maxima mais baixa , as duas ultimas vou ter o céu de brigadeiro nao , tenho algumas nuvens baixas passando por aqui agora , temperaturas entre 17C e 20C !

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Essa massa polar é muito estranha.Primeiro caiu as mínimas, depois que vai cair as máximas.

Aki no Sul, a Alta tem produzido mais nebulosidade, umidade e nevoeiros, do q frio propriamente dito.

Ainda está distante, no oceano.

Até o momento, seus efeitos são mais fracos q as duas anteriores.

C14042600-1-1.jpg.44007e8c0e6c5bf1d51310e0b627a3a7.jpg

Link to comment
Share on other sites

PH, só para completar o que o Diego e o William já escreveram, São Luís do Paraitinga está situada bem na metade do caminho entre Taubaté no Vale do Paraíba e Ubatuba no litoral norte. A estação automática do Inmet está numa altitude de 874 m. É uma cidade bem acolhedora com seus 12/15 mil habitantes. Foi lá que nasceu Osvaldo Cruz (médico sanitarista) e também a minha mãe. :mosking: :good2:

 

Quanto ao tempo, mais nuvens do que céu azul, mais um vento gelado. Temperatura de 15°C no digital.

Link to comment
Share on other sites

E tem gente q ainda considera Climatempo como sendo o melhor site de meteorologia do Brasil.

Qker desinformado (a maioria da população) ao ler uma portagem dessa, pensará q estes dados são verídicos.

 

Não há moderação, supervisão... enfim, tudo largado mesmo!

 

Isso sem falar naquelas projeções a longo prazo. Uma piada pra mim!

Link to comment
Share on other sites

Mínima na cidade do Rio de 15° na Vila Militar. O Alto da Boa Vista deve ter ficado próximo a isso, mas não sei onde encontro os dados da estação, se alguém souber agradeço! :good2:

Mínimas RJ (Alerta Rio):

 

Alto da Boa Vista: 15,2

Guaratiba: 17,4

Santa Cruz: 17,9

Barra/Rio Centro: 18,1

São Cristovão: 19,7

 

No Campo dos Afonsos a mínima também foi de 15°C.

 

SBAF 260900Z 24003KT CAVOK 15/14 Q1016

SBAF 260800Z 06001KT CAVOK 15/14 Q1015

Link to comment
Share on other sites

PHP, decepcionei-me com o dado do Tuias hj. Nevoeiro?

 

Acho que são as noites de PO baixo que serão as melhores

Me explica uma coisa, Bruno.Tive um debate com o Zeca de S Maria,ele quis argumentar que nevoeiro não sobe a temperatura, ou impede sua queda...

Amanheceu sim tapado de neblina aqui.Eu acredito sim que nevoeiro em região serrana não deixa a temperatura cair muito.E o ponto de orvalho estava alto demais, como bem observado pelo Vitor.

Alguém tem dados do PO naquele junho de 2012, em que tivemos baixíssimas temperaturas no RS.???

 

Junho de 2012 tava bem baixo, mas nenhum PO foi tão baixo quanto naquele dia que resovi instalar uma estacão caseira no Castelinho e vc coincidentemente no Tuias (2009). Registramos ao redor de -10C naquel ocasião.

 

Na verdade cerração não faz parar a queda, mas sim é resultado desta parada. É a saturação completa da atmosfera.

Isto, isto, neste dia aconteceu algo impactante, a sanga(riacho para outros estados) congelou...

Link to comment
Share on other sites

Kd nosso querido Carlos com as mínimas do Brasil esta primeira noite de friuzinho descente no país :clapping:

 

 

Hoje nao devemos ter o tabelao , o Carlos e o Artur estao no PNI , imagina que delicia deve ta la , sol sol sol e 9,8C KK , aqui tenho sol e 19,8°C !

 

Que inveja meu Deus kkkk

 

Estão instalando as novas estações?

Link to comment
Share on other sites

O modelo europeu tá um espetáculo para captar as mínimas...e a manchinha dos 2º ele colocava mais ao sul região de Cerca Velha e Barros Cassal...Não sei se já postei, mas há possibilidade de uma Davis, em Barros Cassal, na região da Cerca Velha.Tenho q falar com o meu amigo esta semana... :hi:

Link to comment
Share on other sites

Já que o Carlos Dias tá ocupado pra fazer as tabelas...

 

São Mateus (CGE) teve a menor mínima da Cidade de São Paulo: 12,6C

 

Outras mínimas:

Parelheiros: 13,2C

Capela do Socorro: 12,7C

Mauá: 14,4C

Riacho Grande (CGE): 13,4C

Riacho Grande (Carlos Dias): 14,3C

CGE/Sé: 15,3C

Penha: 15,8C

Mirante: 15,2C

IAG: 14,7C

Link to comment
Share on other sites

São Mateus (CGE) teve a menor mínima da Cidade de São Paulo: 12,6C

 

Outras mínimas:

Parelheiros: 13,2C

Capela do Socorro: 12,7C

Mauá: 14,4C

Riacho Grande (CGE): 13,4C

Riacho Grande (Carlos Dias): 14,3C

CGE/Sé: 15,3C

Penha: 15,8C

Mirante: 15,2C

IAG: 14,7C

 

A nebulosidade marítima reinou praticamente a noite toda aqui no Extremo Sul e acredito que na cidade toda também , poderíamos ter uma noite com mínimas bem baixas , mas depois desse verão tórrido que tivemos , não tenho coragem de reclamar disso :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

A nebulosidade marítima reinou praticamente a noite toda aqui no Extremo Sul e acredito que na cidade toda também , poderíamos ter uma noite com mínimas bem baixas , mas depois desse verão tórrido que tivemos , não tenho coragem de reclamar disso :sarcastic:

 

Ainda sim, no início da semana que vem, com a penetração de ar mais seco e menor infiltração marítima, essas mínimas irão cair mais ainda, e poderemos ter a primeira sub-10 nos extremos sul/leste da cidade...

 

Seria um pecado reclamar!! :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Já que o Carlos Dias tá ocupado pra fazer as tabelas...

 

São Mateus (CGE) teve a menor mínima da Cidade de São Paulo: 12,6C

 

Outras mínimas:

Parelheiros: 13,2C

Capela do Socorro: 12,7C

Mauá: 14,4C

Riacho Grande (CGE): 13,4C

Riacho Grande (Carlos Dias): 14,3C

CGE/Sé: 15,3C

Penha: 15,8C

Mirante: 15,2C

IAG: 14,7C

 

Nossa que diferença entre regiões.É a ilha de calor.Hoje em BH a diferença não foi tão grande.Ficou 14-15.

Link to comment
Share on other sites

Maria da Fé teve as temperaturas mais baixas do ano hoje , nao descarto a ocorrencia de geada !

 

 

Minimas :

 

 

PWS LAGE 4,9°C

 

INMET 6,2°C

 

PWS TOATOA 8,1°C

 

 

 

Entre as Estaçoes do INMET , Maria da Fé teve a temperatura mais baixa do sudeste hoje :

 

INMET

 

Maria da Fé 6,2°C

 

Pico do Couto 6,5°C

 

Caldas 7,0°C

 

Campos do Jordao 7,8°C

 

Nova Friburgo 8,8°C

 

Monte Verde 9,1°C

 

Sao Luis do Paraitinga 9,7°C

 

O céu limpou e vento parou na madrugada o que ajudou na queda , agora tenho sol forte céu bem azul e 13,6°C em casa ainda ! Dentro do meu quarto fez 14°C hoje ! A dentro do carro agora fazia 12°C !

 

 

Excelentes essas mínimas em MdF!

 

Minha querida Monte Alegre do Sul teve hoje 10,6ºC de mínima, valor bem expressivo e menor temperatura do ano até agora!!! Não ficou muito longe de Monte Verde que é bem mais alta! Infelizmente que eu estava lá no final de semana passado a não neste, mas ainda vou pegar muito frio lá esse ano!

 

bAz-I8X2tSE

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Já que o Carlos Dias tá ocupado pra fazer as tabelas...

 

São Mateus (CGE) teve a menor mínima da Cidade de São Paulo: 12,6C

 

Outras mínimas:

Parelheiros: 13,2C

Capela do Socorro: 12,7C

Mauá: 14,4C

Riacho Grande (CGE): 13,4C

Riacho Grande (Carlos Dias): 14,3C

CGE/Sé: 15,3C

Penha: 15,8C

Mirante: 15,2C

IAG: 14,7C

 

Ai vem a INMET dizendo q a mínima de Sampa foi de 15,2 enquanto do Rio foi 15,1

 

vai entender

Link to comment
Share on other sites

Já que o Carlos Dias tá ocupado pra fazer as tabelas...

 

São Mateus (CGE) teve a menor mínima da Cidade de São Paulo: 12,6C

 

Outras mínimas:

Parelheiros: 13,2C

Capela do Socorro: 12,7C

Mauá: 14,4C

Riacho Grande (CGE): 13,4C

Riacho Grande (Carlos Dias): 14,3C

CGE/Sé: 15,3C

Penha: 15,8C

Mirante: 15,2C

IAG: 14,7C

 

Como estávamos sobre nebulosidade e um pouco de vento , as ilhas de calor pesaram menos nessa noite .Em dias de céu claro e ar seco as diferenças são gritantes

 

 

Nossa que diferença entre regiões.É a ilha de calor.Hoje em BH a diferença não foi tão grande.Ficou 14-15.

 

 

Como estávamos sobre nebulosidade e um pouco de vento , as ilhas de calor pesaram menos nessa noite .Em dias de céu claro e ar seco as diferenças são gritantes

.

Link to comment
Share on other sites

Ai vem a INMET dizendo q a mínima de Sampa foi de 15,2 enquanto do Rio foi 15,1

 

vai entender

 

Aliás, esses 15,2C do Mirante é nesse momento o Recorde da temperatura mais baixa do Ano por aqui (ao menos de forma oficial) :mosking:

 

psé...tantas estações mostrando registros menores de temperatura, e eles só levam em consideração 1 estação :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Ai vem a INMET dizendo q a mínima de Sampa foi de 15,2 enquanto do Rio foi 15,1

 

vai entender

 

Aliás, esses 15,2C do Mirante é nesse momento o Recorde da temperatura mais baixa do Ano por aqui (ao menos de forma oficial) :mosking:

 

psé...tantas estações mostrando registros menores de temperatura, e eles só levam em consideração 1 estação :hysteric:

 

Ricardo nesse exato momento Parelheiros que fica no extremo sul da cidade tem 14 graus e Santana tem entre 20 e 21 graus , em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro acho extremamente errado divulgarem de apenas um ponto . Parelheiros tem 150 mil moradores , um bairro maior que 90 % das cidades brasileiras e mesmo assim não tem nenhum valor em se tratando de temperaturas oficiais .

Link to comment
Share on other sites

Ricardo nesse exato momento Parelheiros que fica no extremo sul da cidade tem 14 graus e Santana tem entre 20 e 21 graus , em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro acho extremamente errado divulgarem de apenas um ponto . Parelheiros tem 150 mil moradores , um bairro maior que 90 % das cidades brasileiras e mesmo assim não tem nenhum valor em se tratando de temperaturas oficiais .

 

Juzinho e Ricardo, eles usam o Mirante como referência, devido a toda a Climatologia que já existe por lá... Afinal é uma estação patentiada pela OMM e ativa desde 1943, então qualquer dado oficial tem que partir de lá.

 

As estações do CGE são automáticas e recentes. Por isso não usam como referência, mas mostram as diferenças na cidade como todos nós vemos.

 

Talvez a inércia seja do INMET em não instalar estações oficiais em outros pontos da cidade ao longo do tempo, ainda mais depois que São Paulo teve um explosão demográfica, coisa que não tinha 1943, e que afeta diretamente no clima da Cidade.

Link to comment
Share on other sites

Ai vem a INMET dizendo q a mínima de Sampa foi de 15,2 enquanto do Rio foi 15,1

 

vai entender

 

Aliás, esses 15,2C do Mirante é nesse momento o Recorde da temperatura mais baixa do Ano por aqui (ao menos de forma oficial) :mosking:

 

psé...tantas estações mostrando registros menores de temperatura, e eles só levam em consideração 1 estação :hysteric:

Nestas horas que me dá nojo de "dados oficiais" como se fossem verdades absolutas... :dash1: :onthequiet: :treaten: 0

Os bazianos ainda vão provocar a revolução na meteorologia brasileira. :good: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

A nebulosidade marítima reinou praticamente a noite toda aqui no Extremo Sul e acredito que na cidade toda também , poderíamos ter uma noite com mínimas bem baixas , mas depois desse verão tórrido que tivemos , não tenho coragem de reclamar disso :sarcastic:

 

Ainda sim, no início da semana que vem, com a penetração de ar mais seco e menor infiltração marítima, essas mínimas irão cair mais ainda, e poderemos ter a primeira sub-10 nos extremos sul/leste da cidade...

 

Seria um pecado reclamar!! :sarcastic: :sarcastic:

Só falta estrearem sub-10°C antes q CWB

kkkkkkkk

 

Da forma q está o clima, não é de se duvidar.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo nesse exato momento Parelheiros que fica no extremo sul da cidade tem 14 graus e Santana tem entre 20 e 21 graus , em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro acho extremamente errado divulgarem de apenas um ponto . Parelheiros tem 150 mil moradores , um bairro maior que 90 % das cidades brasileiras e mesmo assim não tem nenhum valor em se tratando de temperaturas oficiais .

 

Juzinho e Ricardo, eles usam o Mirante como referência, devido a toda a Climatologia que já existe por lá... Afinal é uma estação patentiada pela OMM e ativa desde 1943, então qualquer dado oficial tem que partir de lá.

 

As estações do CGE são automáticas e recentes. Por isso não usam como referência, mas mostram as diferenças na cidade como todos nós vemos.

 

Talvez a inércia seja do INMET em não instalar estações oficiais em outros pontos da cidade ao longo do tempo, ainda mais depois que São Paulo teve um explosão demográfica, coisa que não tinha 1943, e que afeta diretamente no clima da Cidade.

 

Resumindo: Td do Brasil é ultrapassado

Rio e São paulo tem clima bem variaveis dentro da cidade

é normal no Rio a zona norte ter 10 graus de minima enquanto Sul e centro tem 17 graus

mas a INMET pega de fato a menor temperatura do Rio e o torna oficial, diferente de São Paulo

Link to comment
Share on other sites

Ai vem a INMET dizendo q a mínima de Sampa foi de 15,2 enquanto do Rio foi 15,1

 

vai entender

 

Aliás, esses 15,2C do Mirante é nesse momento o Recorde da temperatura mais baixa do Ano por aqui (ao menos de forma oficial) :mosking:

 

 

Mas isso é normal em todo lugar, alias quase todos. EM Porto Alegre a minima oficial é de 11° e caiu ontem a 06° em Canoas na RM diferença beeeem maior do que essa de SP.

Link to comment
Share on other sites

Resumindo: Td do Brasil é ultrapassado

Rio e São paulo tem clima bem variaveis dentro da cidade

é normal no Rio a zona norte ter 10 graus de minima enquanto Sul e centro tem 17 graus

mas a INMET pega de fato a menor temperatura do Rio e o torna oficial, diferente de São Paulo

 

O engraçado do RJ, é que o INMET tem um monte de estação no RJ, e em São Paulo só tem uma.

 

Só que no RJ a estação que tinha a referência climatológica (recordes/média/etc) foi fechada, ao que parece (vi falar disso na época da onda de calor)....

 

Brasil é assim mesmo... Tudo na bagunça!

Link to comment
Share on other sites

Nestas horas que me dá nojo de "dados oficiais" como se fossem verdades absolutas...

Os bazianos ainda vão provocar a revolução na meteorologia brasileira. :good: :sarcastic:

 

Sobre os "nojos" " ânsia de vômito" e qualquer outra coisa escatológica.

 

Tens ideia de quanto custou e termos de dinheiro, pessoal qualificado, equipamentos, manutenção manter uma estação convencional por 30, 60, 90, 120 anos.

 

Sabe quanto custou para a família do sr Wolf da estorricante iTAPORANGA a 5km do RS obter 80 anos de dados .

 

Trabalho...muito trabalho.

 

Sobre as revoluções: Eu já fui suspenso por dizer aquilo que penso sobre algumas atitudes revolucionárias.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Ai vem a INMET dizendo q a mínima de Sampa foi de 15,2 enquanto do Rio foi 15,1

 

vai entender

 

Aliás, esses 15,2C do Mirante é nesse momento o Recorde da temperatura mais baixa do Ano por aqui (ao menos de forma oficial) :mosking:

 

 

Mas isso é normal em todo lugar, alias quase todos. EM Porto Alegre a minima oficial é de 11° e caiu ontem a 06° em Canoas na RM diferença beeeem maior do que essa de SP.

 

Eu sei que você gosta de tumultuar , mas vou esclarecer apenas para as pessoas sérias daqui .

Até onde sei Canoas e Porto Alegre são duas cidades diferentes , e as estações postadas sobre São Paulo são apenas de dentro da cidade , portanto dados incomparáveis . Se for comparar o Mirante de Santana como outras estações da RM de São Paulo aí as diferenças seriam gritantes .

Link to comment
Share on other sites

A rodada 12Z do GFS é excelente...pra quem vende picolé, bermuda e regata!!

Não entendo como pode um modelo oscilar tanto em 5 dias. Só posso chegar a uma conclusão: acerta num prazo de no máximo 96 hs. O resto, é o resto, ou seja, um LIXO TOTAL!! Não tem credibilidade NENHUMA!!!

Friozão, chance de neve, geadas amplas, negativas...só nas saídas enganosas e vexatórias da semana passada.

Link to comment
Share on other sites

 

Eu sei que você gosta de tumultuar , mas vou esclarecer apenas para as pessoas sérias daqui .

Até onde sei Canoas e Porto Alegre são duas cidades diferentes , e as estações postadas sobre São Paulo são apenas de dentro da cidade , portanto dados incomparáveis . Se for comparar o Mirante de Santana como outras estações da RM de São Paulo aí as diferenças seriam gritantes .

 

Perfeito, Ju.

 

A estação só representa a temperatura do ar no sensor.

 

Comparações são desgastantes.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

A rodada 12Z do GFS é excelente...pra quem vende picolé, bermuda e regata!!

Não entendo como pode um modelo oscilar tanto em 5 dias. Só posso chegar a uma conclusão: acerta num prazo de no máximo 96 hs. O resto, é o resto, ou seja, um LIXO TOTAL!! Não tem credibilidade NENHUMA!!!

Friozão, chance de neve, geadas amplas, negativas...só nas saídas enganosas e vexatórias da semana passada.

 

A Culpa (se for o caso) disso chama-se WCOSS (Weather and Climate Operational Supercomputing System).

 

Supercomputador que o NOAA comprou recentemente pra rodar o GFS.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo nesse exato momento Parelheiros que fica no extremo sul da cidade tem 14 graus e Santana tem entre 20 e 21 graus , em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro acho extremamente errado divulgarem de apenas um ponto . Parelheiros tem 150 mil moradores , um bairro maior que 90 % das cidades brasileiras e mesmo assim não tem nenhum valor em se tratando de temperaturas oficiais .

 

Juzinho e Ricardo, eles usam o Mirante como referência, devido a toda a Climatologia que já existe por lá... Afinal é uma estação patentiada pela OMM e ativa desde 1943, então qualquer dado oficial tem que partir de lá.

 

As estações do CGE são automáticas e recentes. Por isso não usam como referência, mas mostram as diferenças na cidade como todos nós vemos.

 

Talvez a inércia seja do INMET em não instalar estações oficiais em outros pontos da cidade ao longo do tempo, ainda mais depois que São Paulo teve um explosão demográfica, coisa que não tinha 1943, e que afeta diretamente no clima da Cidade.

São Paulo já teve pelo menos 2 outras estações do INMET, que foram fechadas:

 

1. No Horto Florestal, zona norte de Sampa, mais ou menos no limite entre a zona urbana e o Parque Estadual da Cantareira.

Sei que já operava em 1955 (-3,9°C no dia 02/08/55) e deve ter sido desativada aí pelo final dos anos 1990.

E advinhem porque foi fechada... O observador se aposentou e o INMET não tinha substituto. :negative:

 

2. Na Faculdade de Higiene e Saúde Pública, ao lado do complexo do Hospital das Clínicas.

Não sei o período em que operou.

Me lembro de ver um abrigo por lá nos anos 1970.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.