Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Muita chuva no Rio de Janeiro

Inesperado!!!!

 

Aqui na Zona Sul a chuva também veio de uma forma inesperada, estava tudo estrelado, de repente, chuva e vento, mas por aqui a chuva já passou, o céu está parcialmente nublado, parece que vai abrir!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

S.JOAQUIM

 

DEPOIS DE ESTAR A MAIS DE 2°C DA MÉDIA...

 

+0,4°C/14,4 CLIMATERRA E 0,9°C/14,3 NMET, TERMINARÁ NA MÉDIA OU UM POUCO ABAIXO.

 

MI COM 11,9 ATÉ HOJE.

 

EM SC FRIO RELATIVAMENTE CONSTANTE ATÉ O DIA 10 DE MAIO, NADA DE -10 OU MÁXIMA DE-5....

 

HOJE TIVEMOS UM DIA "TÓRRIDO"

 

5,0/18,3 CLIMATERRA E 5,6/16,5 INMET. CRUZEIRO COM 2,9/---(DEVE TER FICADO NOS 16/17°C.)

Link to comment
Share on other sites

01:00AM

 

2,3 - Pq do Itatiaia MG/RJ

5,5 - Morro da Igreja SC

6,6 - Maria da Fé MG

7,7 - Campos do Jordão SP

7,9 - Painel SC

7,9 - São Joaquim SC

8,1 - Pico do Couto RJ

8,2 - Urupema SC

8,7 - São José dos Ausentes RS

8,9 - Caldas MG

9,0 - Poços de Caldas MG

9,0 - Vacaria RS

9,7 - Bom Jardim da Serra SC

Link to comment
Share on other sites

Outro ponto de apoio, já mostrado pelas correlações do Mafili, é a correlação com o Atlântico Sul:

 

Vejo o CFS resfriando MUITO a costa Brasil Sul-Sudeste e o Prata de maio em diante. Enquanto isso Nino ferve.

 

Será????

 

glbSSTMonInd1.gif

 

glbSSTMonInd2.gif

 

glbSSTMonInd3.gif

 

glbSSTMonInd4.gif

 

Caio, pacífico quente e o nosso atlântico frio, apesar de 2009 ter sido seco em termos de neve, isso não é favorável para ocorrência de neve?

 

2009 tivemos um inverno frio e uma primavera bem fria e úmida. Compensação foi o verão mais precoce que já vi e o segundo mais infernal até hoje (perdendo apenas para este).

Link to comment
Share on other sites

Caio, pacífico quente e o nosso atlântico frio, apesar de 2009 ter sido seco em termos de neve, isso não é favorável para ocorrência de neve?

 

2009 tivemos um inverno frio e uma primavera bem fria e úmida. Compensação foi o verão mais precoce que já vi e o segundo mais infernal até hoje (perdendo apenas para este).

 

Não dá pra dizer que seja favorável em termos de neve, pois não há correlação direta com esses fatores, Beto. O que estou sugerindo é um análogo, colaborado pelas suas informações, que podemos sugerir mediante alguns índices, entre eles o pacífico e o atlântico.

 

Um comportamento atmosférico similar ao de 2009 poderá induzir erupções mais forte e constantes que o normal, o que a depender da mecânica de cada sistema, pode gerar neve. Mas se há mais frio entrando que o normal, maiores as chances de precipitações invernais do que em um ano como 1997 ou 2006 por exemplo.

 

E mostrei também que a AAO teve um comportamento bastante favorável naquele ano, sendo predominantemente negativa de junho a setembro.

 

Outro fator que reporto é a cobertura de gelo, que teve picos de anomalia positiva bem intensos naquele ano, tendo diminuído no decorrer possivelmente pelas sucessivas aberturas da geladeira. Por isso considero interessante o padrão atual, precisando de um empurrão da AAO no decorrer do inverno.

 

seaice.anomaly.antarctic.png

Link to comment
Share on other sites

PNI é o teto do sudeste, não me surpreende temperaturas tão baixas por tamanha altitude.Nem pode ser comparado à cidades e municípios, por ser uma área única dentro de um estado ou conjunto de estados, serve para estudo de montanhas,mas para mim não serve para comparativo com os demais locais do Brasil(lugares normais), o mesmo vale para o Morro da Igreja.

Mas na realidade geral,nas terras habitáveis, fez bom frio tmbm no sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura mais baixa do ano até o momento e uma geadinha fraca no meu quintal

 

 

PWS LAGE 3,8°C

 

INMET 5,2°C

 

PWS TOATOA 6,9°C

 

--------------------------------------------------------------------------

 

 

Outras minimas no Sudeste INMET

 

 

Maria da Fé 5,2°C

 

Caldas 6,0°C

 

Campos do Jordao 6,5°C

 

Monte Verde 8,3°C

 

Sao Luis do Paraitinga 8,7°C

 

--------------------------------------------------------------------------

 

PWS PNI -1,3°C

 

 

Mais uma ves Maria da Fé 300 Metros mais baixa sendo mais fria que CDJ e MV !

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sensação térmica de -2 em São José dos Ausentes.

 

Friooooooo

Soledade pela tabela Inmet, sensação na madrugada de -1º na rajada de vento e 3º na média...

:girlwitch: :girlwitch: :girlwitch:

Recomendo que usem a fórmula para cálculo de sensação térmica mais atual http://www.nws.noaa.gov/os/windchill/index.shtml
Link to comment
Share on other sites

Extra-oficialmente a capital paulista já conseguiu sua primeira mínima sub-10 do ano:

 

Mínimas CGE-SP

Capela do Socorro 9,2C

Parelheiros 11,3C

S. Mateus 11,3C

Tremembe 12,9C

Sto. Amaro 13,4C

Santana/Tucuruvi 13,7C

Sé 14,2C

 

Pelo INMET, recorde do ano:

Mirante de Santana (Aut.) 14,1C

Mirante de Santana (Conv.) 14,0C

Link to comment
Share on other sites

Quanto mais indignado eu fico, mais certeza tenho que nasci no país errado!! :rtfm:

Frio nesta merda de país é a exceção, não adianta. Até a metade de maio, teremos uma baita extensão do clima modorrento que tem feito. 1 dia de friozinho e 6 dias amenos à quentes.

Como eu queria ser islandês!!

 

 

Nada de impede de ir pra lá. Aprende o idioma, consegue o visto, arranja um trabalho e leva a família junto. Pronto ta acabado teu problema.

Link to comment
Share on other sites

Forte garoa atinge o leste paranaense.

Durante a madrugada tivemos as mesmas condições, com melhorias após às 8h, mas com o retorno dos chuviscos/garoa após às 9h. No momento, 15°C.

As imagens mostram céu parcialmente nublado no início da manhã e nublado com garoas à pouco..

5a4e8966c6140_2014-04-2710_29.19-1.jpg.5999dd50d955aded520f9468d744be47.jpg

5a4e8966c74b8_2014-04-2710_42.33-1.jpg.ab8cefd794bd37e187caefc97943e9a4.jpg

5a4e8966c8382_2014-04-2708_38.55-1.jpg.dfd7f4a6c8eb35e621ce767cfd421c09.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Extra-oficialmente a capital paulista já conseguiu sua primeira mínima sub-10 do ano:

 

Mínimas CGE-SP

Capela do Socorro 9,2C

Parelheiros 11,3C

S. Mateus 11,3C

Tremembe 12,9C

Sto. Amaro 13,4C

Santana/Tucuruvi 13,7C

Sé 14,2C

 

Pelo INMET, recorde do ano:

Mirante de Santana (Aut.) 14,1C

Mirante de Santana (Conv.) 14,0C

 

Nada a reclamar né?? Foi antes do esperado até.

 

Vejamos a madrugada da segunda e da terça, se pode cair mais ainda, com o ar ficando mais seco.

 

E pelo visto SP teve a primeira sub 10, antes de Curitiba né Carlos Campos?? Que coisa hein :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Modelo Global Ensemble desta manhã sugere a possibilidade de uma nova incursão de ar frio para a Cidade de São Paulo, por volta dos dias 7-9 de maio. Antes teremos um período com temperaturas mais altas, não descartando calor, pelo meteograma.

 

yQGF9CV.png

 

Por enquanto há 9 membros dentro do Global (Cluster 1 e 3) sugerindo a passagem deste cavado de forma mais litorânea, enquanto 2 membros (Cluster 2) sugerem um cavado mais profundo, significando em uma incursão maior de ar frio.

 

c7sa7zF.png

 

O GFS também simula o mesmo cavado em Ensemble pro mesmo período, naturalmente pela distância, com alto grau de divergência quanto a profundidade do mesmo.

 

2K8HLom.gif

Link to comment
Share on other sites

O Renan Pira ! :sarcastic:

 

 

indice3.gif

 

:shok: :shok: :shok: :shok: :shout: :shout: :shout: :shout: :shout:

 

EM ABRIL???? NÃO CREIO!!!!!!

 

Cara...o simples fato de virmos a ter uma mínima de +-8 graus já seria HISTÓRICO para Abril.

Devo lhe dizer que a mínima absoluta de Abril é 10,1ºC, segundo o INMET (série histórica de

1973 em diante, no topo). Eu tenho os dados da antiga estação de 1960 até 1972 e já tivemos

sub-10 em Abril nela, mas é raro. Enfim, posso estar prestes a testemunhar um fato raro por

aqui e com chance de quebra de recorde absoluto. UFA! É demais pro meu coraçaum... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.