Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Capital Paulista e Reg Metrop

 

11,1 - São Mateus

11,6 - Tremembé

11,8 - Capela do Socorro

12,0 - Guaruhos (Aero Cumbica)

12,0 - Riacho Grande (KM 26,5 Rod Anchieta)

12,3 - Riacho Grande (KM 29,0 Rod Anchieta)

12,3 - Água Funda (USP-IAG)

12,4 - Itaim Paulista

12,5 - Marcilaq

12,5 - Mauá

12,7 - Freguesia do Ó

12,8 - São Miguel Paulista

13,0 - Itaquera

13,0 - M Boi Mirim

13,1 - Perus

13,1- Vila Formosa

13,1 - Vila Prudente

13,1 - Vila Maria

13,1 - Vila Mariana

13,5 - Pirituba

13,5 - Sé

13,5 - Tucuruvi

13,6 - Butantã

13,6 - Ipiranga

13,6 - Mirante de Santana (Aut/Inmet)

13,6 - Santo Amaro

13,7 - Barueri

14,0 - Anhembi

14,0 - Campo Limpo

14,0 - Congonhas (Aero)

14,0 - Móoca

14,1 - Penha

14,2 - Cidade Ademar

14,5 - Mirante de Santana (Conv/Inmet)

14,5 - Vila Madalena

14,6 - Lapa

 

Carlão faltou a estação de Tuias.

 

Veja Soledade tem 20.000 habitantes e a estação está a 15km do núcleo urbano.

 

A RMSP tem 20.000.000 de habitantes, portanto 1000 vezes maior.

 

Aplicando o mesmo critério,

 

Posso expandir o centro de São Paulo em 1000 vezes

 

Chegando a genial conclusão que num raio de

 

15.000 km

 

qualquer estação representa São Paulo,

 

Sim, Tuias é nossa, uma legítima estação paulistana.

 

Pronto.

Link to comment
Share on other sites

Previsão de chuvas abaixo da média para o norte do Brasil

 

A previsão por consenso[1] para o trimestre maio-junho-julho de 2014 (MJJ/2014), após a análise das condições diagnósticas oceânicas e atmosféricas e dos modelos dinâmicos e estatísticos de previsão climática sazonal, indicou uma maior probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos na categoria abaixo da normal para o norte da Região Norte, com a seguinte distribuição de probabilidades: 25%, 35% e 40% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Esta previsão também se estendeu até o norte do Maranhão. Na faixa leste do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, a previsão por consenso indicou maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria normal (45%), com a segunda maior probabilidade na categoria abaixo da faixa normal (35%) e probabilidade de 20% para a categoria acima da faixa normal climatológica. Para a faixa leste do Nordeste, entre Alagoas e o nordeste da Bahia, a maior probabilidade também é de ocorrência de totais pluviométricos na categoria normal (40%), porém com a segunda maior probabilidade na categoria acima da normal (35%) e 25% de probabilidade das chuvas ocorrerem na categoria abaixo da faixa normal. É importante mencionar a possível ocorrência de chuvas intensas em alguns períodos, no decorrer deste trimestre, caso persista a condição de águas anomalamente aquecidas próximo à costa leste da Região Nordeste. Para uma área que engloba a maior parte da Região Sul e o sul do Mato Grosso do Sul, a previsão por consenso indicou a seguinte distribuição de probabilidades: 40%, 35% e 25% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal, respectivamente. Para as demais áreas do Brasil, a previsão indicou igual probabilidade para as três categorias.

 

No decorrer do trimestre MJJ/2014, a previsão por consenso indicou temperaturas variando entre valores normais e acima da normal climatológica para o centro-sul do País, mantendo-se a grande variabilidade temporal das temperaturas no sul do Brasil, ou seja, períodos anomalamente mais quentes ou mais frios no decorrer deste trimestre.

 

O destaque no decorrer de março e início de abril de 2014 foi o considerável aumento das anomalias de temperatura do mar nas camadas subsuperficiais do Pacífico Equatorial. Segundo a maioria dos modelos de previsão climática sazonal de anomalias da Temperatura da Superfície do Mar (TSM), sobre o Pacífico Equatorial, há grande possibilidade de evolução da fase quente do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS), durante o segundo semestre de 2014. Esta tendência foi determinante para a previsão de maior probabilidade de diminuição das chuvas em parte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil e de excesso de chuva na Região Sul. No Oceano Atlântico Sul, notou-se que o posicionamento do anticiclone subtropical próximo à costa leste sul-americana, associado às condições de bloqueio atmosférico presentes nos últimos meses, contribuiu para a diminuição das chuvas na faixa leste do Nordeste entre março e abril de 2014.

 

A ausência de episódios bem configurados da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continuou contribuindo para a escassez de chuva em grande parte da Região Sudeste em março passado. Contudo, destacaram-se alguns episódios de chuvas intensas no oeste e sul do Brasil, em particular no Amazonas, onde os totais mensais de precipitação excederam a média em mais que 200 mm.

 

Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas globais e a situação da chuva em todo o Brasil serão disponibilizadas no endereço http://infoclima1.cptec.inpe.br.

 

[1] Elaborada pelo INPE/CPTEC, INPE/CCST, INPA e CEMADEN, com a colaboração do INMET, FUNCEME e Centros Estaduais de Meteorologia.

Link to comment
Share on other sites

Verdade Igor muito vento, com relação as chuvas parece que feriadão vai começar chuvoso, o que eu achei era que depois iria vir mais frio, mais não temos previsão de queda mais significativa de temperatura né ? Ainda vai demorar pra eu ter meu 1° sub-10°C..

 

Continuaria ameno na quinta-feira com o afastamento da instabilidade, porém já no sábado a chuva retornaria.

Link to comment
Share on other sites

Ainda não respondeu minha pergunta. Faço-a em carater científico.

 

Qual teu critério pra definir o MI mais frio? Médias? Extremos? Máximas? Por favor, compartilhe conosco.

 

Máximas baixas, eventos invernais, sensação térmica, média dos dias mais frios, simples.

 

Na verdade eu quase chego a preferir Urupema que o MI. Eu não ligo que Urupema tenha 30°C no verão, e o MI tenha 20°C e vento. Médias de verão nem me importam. O que interessa é o inverno, mas especialmente MPs. Só não acho Urupema mais fria por causa da sensação térmica, que no MI é sempre muito mais baixa. Urupema até tem médias pouco menores no inverno, mas a sensação de temperatura é sempre mais próximo da temperatura real.

 

O PHP não está muito errado a meu ver. Só que o Tuias teria que ter mais fatores que a mínima absoluta. O que fica difícil. Tuias perderá pro PNI em médias de inverno, e vai perder para Urupema e baixadas da região de Palmas e Caçador, e do PNI em mínimas absolutas. Mesmo que tivesse só a mínima absoluta teria que ter mais pontos em outros quesitos, PHP. Sem classificação paralela.

 

Mas este conceito é meu. Média anual que é mais interessante para vários = PNI.

Link to comment
Share on other sites

Hoje quase chegamos aos 18°C na Zona Sul do Rio de Janeiro...

A mínima da minha estação meteorológica foi de 19.1°C.

 

No momento o céu está parcialmente nublado com 22.7°C.

Hoje de manhã quando fui ver o pluviômetro estava com 20mm de água, só que não entendi de onde veio essa chuva, pois quando dormi o céu estava parecendo até que ia abrir, provavelmente deve ter chovido de madrugada. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

 

O PNI se destaca pela ausencia de calor e não pelo Frio em sí,em comparação ao Morro da Igreja. O M.I é o único lugar do Brasil que pode fazer frio durante dias, ou seja, sem a temperatura passar dos 7,xºC , que é a classificação de frio oficial.

 

Mas isso vai de cada um, na média o PNI é praticamente imbatível.

 

O frio é nada menos que a ausencia de calor

 

Óbvio que não. Se fizer 10/20ºC todos os dias, ninguém irá passar frio, nem calor.

 

Ainda não respondeu minha pergunta. Faço-a em carater científico.

 

Qual teu critério pra definir o MI mais frio? Médias? Extremos? Máximas? Por favor, compartilhe conosco.

 

Máximas baixas, eventos invernais, sensação térmica, média dos dias mais frios, simples.

 

Na verdade eu quase chego a preferir Urupema que o MI. Eu não ligo que Urupema tenha 30°C no verão, e o MI tenha 20°C e vento. Médias de verão nem me importam. O que interessa é o inverno, mas especialmente MPs. Só não acho Urupema mais fria por causa da sensação térmica, que no MI é sempre muito mais baixa. Urupema até tem médias pouco menores no inverno, mas a sensação de temperatura é sempre mais próximo da temperatura real.

 

O PHP não está muito errado a meu ver. Só que o Tuias teria que ter mais fatores que a mínima absoluta. O que fica difícil. Tuias perderá pro PNI em médias de inverno, e vai perder para Urupema e baixadas da região de Palmas e Caçador, e do PNI em mínimas absolutas. Mesmo que tivesse só a mínima absoluta teria que ter mais pontos em outros quesitos, PHP. Sem classificação paralela.

 

Mas este conceito é meu. Média anual que é mais interessante para vários = PNI.

 

Mais ou menos isto. Pra mim por exemplo, o Chuí é mais ou tão frio quanto Tuais. E para mim o M.I segue 10x mais interessante em relação ao Inverno/frio que o PNI. Mas o PNI traz algo novo que são médias baixas ou seja Ausencia de calor devido a altitude.

 

Não me consigo imaginar morando em lugares como Manaus, Maria da Fé, Teresina. Não pelo calor ou pelo frio, mas sim pela pouca mudança. Sou fã de extremos, principalmente de ondas de Calor e Tempestades. Mas neve e frio intenso também gosto. Odeio é quando por aqui fica dias com um clima seco, frio ao amanhecer e temperaturas agradáveis a tarde.

Link to comment
Share on other sites

Uma observação.

Se uma estação padrão registrar temperatura x mais baixa do país, este local é onde fez mais frio e ponto final,não importa se por dois minutos ou duas horas ou o dia inteiro.Não adianta brigar com fatos, pois fatos são irrefutáveis.

Não estou dizendo com isto que onde tenha feito mais frio, que seja o lugar mais frio permanentemente.Por isto é importante termos 3 classificações paralelas.

-Menor mínima absoluta

-Melhor média de mínimas no inverno climático

-Melhor média no inverno climático.

Seguindo estes critérios, como ficaria Soledade?

 

[sem exageros, bairrismo, escândalos.. etc!]

-Te asseguro que ficaria bem, no TOP 5 a TOP 10 Brasil em mínimas absolutas... :dirol:

-Em média de mínimas de inverno ficaria bem, só que ainda não tenho a real noção de quanto. :laugh:

-Ah faltou o ranking do vento e sensação térmica.Tmbm ficaria no TOP 5 de sensação térmica.... :mosking: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Capital Paulista e Reg Metrop

 

11,1 - São Mateus

11,6 - Tremembé

11,8 - Capela do Socorro

12,0 - Guaruhos (Aero Cumbica)

12,0 - Riacho Grande (KM 26,5 Rod Anchieta)

12,3 - Riacho Grande (KM 29,0 Rod Anchieta)

12,3 - Água Funda (USP-IAG)

12,4 - Itaim Paulista

12,5 - Marcilaq

12,5 - Mauá

12,7 - Freguesia do Ó

12,8 - São Miguel Paulista

13,0 - Itaquera

13,0 - M Boi Mirim

13,1 - Perus

13,1- Vila Formosa

13,1 - Vila Prudente

13,1 - Vila Maria

13,1 - Vila Mariana

13,5 - Pirituba

13,5 - Sé

13,5 - Tucuruvi

13,6 - Butantã

13,6 - Ipiranga

13,6 - Mirante de Santana (Aut/Inmet)

13,6 - Santo Amaro

13,7 - Barueri

14,0 - Anhembi

14,0 - Campo Limpo

14,0 - Congonhas (Aero)

14,0 - Móoca

14,1 - Penha

14,2 - Cidade Ademar

14,5 - Mirante de Santana (Conv/Inmet)

14,5 - Vila Madalena

14,6 - Lapa

 

Carlão faltou a estação de Tuias.

 

Veja Soledade tem 20.000 habitantes e a estação está a 15km do núcleo urbano.

 

A RMSP tem 20.000.000 de habitantes, portanto 1000 vezes maior.

 

Aplicando o mesmo critério,

 

Posso expandir o centro de São Paulo em 1000 vezes

 

Chegando a genial conclusão que num raio de

 

15.000 km

 

qualquer estação representa São Paulo,

 

Sim, Tuias é nossa, uma legítima estação paulistana.

 

Pronto.

Tu escreves muito lixo que não se aproveita pra nada, só pra tumultuar... em outras escreves coisas interessantes...:punish:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vitinho, apresente números de mínima absoluta do Chuí.Senão fica muito no eu acho...

Galera é assim, tipo luta de boxe,tem que ser por categorias, ou escola de samba.

-No quesito enredo PNI 10, Tuias 9

-No quesito mínimas absolutas PNI 10, Tuias 10, S Rosa 10º, Chuí 8... :mosking: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Mais ou menos isto. Pra mim por exemplo, o Chuí é mais ou tão frio quanto Tuais. E para mim o M.I segue 10x mais interessante em relação ao Inverno/frio que o PNI. Mas o PNI traz algo novo que são médias baixas ou seja Ausencia de calor devido a altitude.

 

Não me consigo imaginar morando em lugares como Manaus, Maria da Fé, Teresina. Não pelo calor ou pelo frio, mas sim pela pouca mudança. Sou fã de extremos, principalmente de ondas de Calor e Tempestades. Mas neve e frio intenso também gosto. Odeio é quando por aqui fica dias com um clima seco, frio ao amanhecer e temperaturas agradáveis a tarde.

 

Só frio seco ou só frio úmido acho terrível de chato. Infelizmente pelas nossas latitudes, a diversão do inverno são MPs que duram 3, 4 dias. Então prefiro extremos também. Se eu disser que ligo muito para os outros dias do inverno, e para as médias, estaria mentindo.

 

Em Brusque mais uma vez queda prejudicada pelas nuvens, saudades de uma MP que leve-as embora. Ainda não sinto o outono/inverno inaugurado. Que dirá o Diego Soares. Abril vai fechar próximo da média, mas qual a graça disso sem nenhuma MP? E a primeira quinzena de Maio será deprimente. :negative:

Link to comment
Share on other sites

="Mafili"=

.....Tu escreves muito lixo que não se aproveita pra nada, só pra tumultuar... em outras escreves coisas interessantes...:punish:

 

Concordo inteiramente, quase... retire o (só para tumultuar).

 

Aí eu concordo.

 

Se bem que, o muito lixo, é devido ao input,

 

Saí sem eu pensar Paulo é uma resposta instintiva. Sei que respostas instintivas geralmente não são boas.

 

Chamarei, então, de reflexo.

 

Efeito GIGO, garbage in garbage out.....algo assim, lixo entra lixo sai.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Então Tuias empatou com S Mateus hoje.....

 

:mosking:

 

Falando em frio as duas estações + frias do Brasil no momento são

 

Morro da Igreja com 06,6

 

PNI Marcão com 07,3

 

Eu tenho a impressão de que, caso minha estação no Bradador estivesse online, ficaria com uma possível terceira colocação aí...

Link to comment
Share on other sites

Urupema é a cidade mais fria do Brasil. O Ponto mais frio do Brasil, ainda poderá ser discutido com futuros dados da Baixada no PNI.

Só quero ver quando o Tuias desbancar o PNI na mínima absoluta, to até imaginando o chororô kkkkkkkkkkkk :mosking: :mosking: :mosking: :onthequiet:

 

Chororô mesmo mesmo vai ser o dia que abrirem o Google Earth e perceberem que existem casinhas e fazendas entre 1850-1950 metros em Campos do Jordão onde moram "pessoas que acordam cedo pra ir para a escola" na cidade...

Só não vai ser maior que o chororô no dia em que descobrirem que por ali a média é menor do que em Urupema.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mais ou menos isto. Pra mim por exemplo, o Chuí é mais ou tão frio quanto Tuais. E para mim o M.I segue 10x mais interessante em relação ao Inverno/frio que o PNI. Mas o PNI traz algo novo que são médias baixas ou seja Ausencia de calor devido a altitude.

 

Não me consigo imaginar morando em lugares como Manaus, Maria da Fé, Teresina. Não pelo calor ou pelo frio, mas sim pela pouca mudança. Sou fã de extremos, principalmente de ondas de Calor e Tempestades. Mas neve e frio intenso também gosto. Odeio é quando por aqui fica dias com um clima seco, frio ao amanhecer e temperaturas agradáveis a tarde.

 

Só frio seco ou só frio úmido acho terrível de chato. Infelizmente pelas nossas latitudes, a diversão do inverno são MPs que duram 3, 4 dias. Então prefiro extremos também. Se eu disser que ligo muito para os outros dias do inverno, e para as médias, estaria mentindo.

 

Em Brusque mais uma vez queda prejudicada pelas nuvens, saudades de uma MP que leve-as embora. Ainda não sinto o outono/inverno inaugurado. Que dirá o Diego Soares. Abril vai fechar próximo da média, mas qual a graça disso sem nenhuma MP? E a primeira quinzena de Maio será deprimente. :negative:

 

Moretão, aqui ontem a noite por +- meia hora o tempo limpou, mas como sei o que estamos passando nem me animei...

 

Logo depois desta meia hora fui dormir e, de repente, escuto um barulho de chuva de média intensidade caindo hahahhaha...hoje amanhecemos com chuviscos forte...

Link to comment
Share on other sites

Urupema é a cidade mais fria do Brasil. O Ponto mais frio do Brasil, ainda poderá ser discutido com futuros dados da Baixada no PNI.

Só quero ver quando o Tuias desbancar o PNI na mínima absoluta, to até imaginando o chororô kkkkkkkkkkkk :mosking: :mosking: :mosking: :onthequiet:

 

Chororô mesmo mesmo vai ser o dia que abrirem o Google Earth e perceberem que existem casinhas e fazendas entre 1850-1950 metros em Campos do Jordão onde moram "pessoas que acordam cedo pra ir para a escola" na cidade...

Só não vai ser maior que o chororô no dia em que descobrirem que por ali a média é menor do que em Urupema.

 

Já abri e tem mais: já passei por estes locais na minha visita a Campos do Jordão.

 

Mas daí a achar que a média é menor que Urupema tem um longo caminho...a maioria esmagadora destas casas fica em topos que dificilmente verão negativas em quantidade similar ao que o puta baixadão que é Campos do Jordão registra, e acho difícil que a máxima destes locais compensem a queda livre que é o anoitecer de CDJ em dias invernais sem nuvens..

Link to comment
Share on other sites

Sim, Tuias é nossa, uma legítima estação paulistana.

 

Pronto.

 

Mafili é incrível como a estação do Inmet realmente não representa a cidade, está a 3 kms do centro e é considerada o topo de uma montanha, está a 667 metros de altitude. Um lugar que precisa escalada. As variações de altitude no núcleo urbano são abissais variando até 80, 90 metros. Ninguém mora em topo. Tem vários pontos a 730 metros no centro, que são os pontos mais altos da região, mas não importa as mínimas dali, nem deve haver vento. Mínimas que ali serão 2°C mais altas que o Tuias. Então para SP deve instalar estações na borda da Cantareira a 1.000 metros de altitude também. Até no Alto da Vista Alegre.

Link to comment
Share on other sites

2014 - Mínimas Absolutas:

 

-02,1 - Urupema SC (Ciram)

-01,3 - Parque Nacional do Itatiaia MG (PWS - Posto Marcão)

-00,8 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis)

-00,7 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

-00,5 - São Joaquim (Cruzeiro SC - Climaterra)

-00,3 - Vacaria RS (Ciram)

-00,1 - Bom Jesus RS (Ciram)

 

00,3 - São Joaquim SC (Climaterra)

00,6 - São Joaquim SC (Ciram- Sta Isabel)

00,8 - Vacaria RS (Fepagro)

 

01,3 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Bonita)

01,4 - São Joaquim SC (Ciram - Despraiado)

01,5 - Fraiburgo SC (Ciram)

01,5 - Morro da Igreja SC (Inmet)

01,7 - Caçador SC (Ciram)

01,8 - Soledade RS (PWS - Tuias)

01,8 - Morro das Torres SC (Ciram)

01,9 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

 

02,0 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

02,1 - Monte Carlo SC (Ciram)

02,4 - Lebon Régis SC (Ciram)

02,4 - Painel SC (Ciram)

02,4 - Rio Rufino SC (Ciram)

02,6 - Santa Rosa RS (PWS)

02,7 - Bom Retiro SC (Ciram)

02,7 - São Joaquim SC (Ciram - Boava)

02,8 - Bom Jesus RS (Conv/Inmet)

02,8 - Canela RS (PWS - Castelinho)

02,8 - Curitibanos SC (Aut/Inmet)

02,9 - Vacaria RS (Inmet)

 

03,0 - Cambará do Sul RS (Agro/Inmet)

03,1 - Campo Belo do Sul SC (Ciram)

03,1 - Santa Cecília SC (Ciram)

03,2 - Rio das Antas (Ciram)

03,3 - Lages SC (Inmet)

03,4 - Água Doce SC (Ciram)

03,4 - São Joaquim SC (Ciram - Bentinho)

03,5 - Lagoa Vermelha RS (Ciram)

03,7 - Andre da Rocha RS (Corede)

03,8 - Farroupilha RS (PWS - Vicentina)

03,8 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

03,8 - Palmas PR (Simepar)

03,8 - Santana do Livramento RS (PWS)

03,9 - Clevelandia PR (Aut/Inmet)

03,9 - Frei Rogério SC (Ciram)

 

04,0 - Campos Novos SC (Ciram)

04,0 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet)

04,1 - Bom Jesus RS (Corede)

04,2 - Campos Novos SC (Conv/Inmet)

04,2 - Herval RS (PWS)

04,2 - Muitos Capões RS (Corede)

04,3 - Palmas PR (Iapar)

04,4 - Caxias do Sul RS (Ciram)

04,5 - Arroio Trinta SC (Ciram)

04,6 - Farroupilha RS (PWS - Vicentina)

04,6 - São Marcos RS (PWS)

04,7 - Joaçaba SC (Aut/Inmet)

04,7 - Vacaria RS (UCS)

04,8 - Quaraí RS (Aut/Inmet)

04,9 - Canela RS (Inmet)

04,9 - Monte Alegre dos Campos RS (Corede)

04,9 - Pinhal da Serra RS (Corede)

Link to comment
Share on other sites

2014 - Mínimas Absolutas:

 

-02,1 - Urupema SC (Ciram)

-01,3 - Parque Nacional do Itatiaia MG (PWS - Posto Marcão)

-00,8 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis)

-00,7 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

-00,5 - São Joaquim (Cruzeiro SC - Climaterra)

-00,3 - Vacaria RS (Ciram)

-00,1 - Bom Jesus RS (Ciram)

 

00,3 - São Joaquim SC (Climaterra)

00,6 - São Joaquim SC (Ciram- Sta Isabel)

00,8 - Vacaria RS (Fepagro)

 

01,3 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Bonita)

01,4 - São Joaquim SC (Ciram - Despraiado)

01,5 - Fraiburgo SC (Ciram)

01,5 - Morro da Igreja SC (Inmet)

01,7 - Caçador SC (Ciram)

01,8 - Soledade RS (PWS - Tuias)

01,8 - Morro das Torres SC (Ciram)

01,9 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

 

02,0 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

02,1 - Monte Carlo SC (Ciram)

02,4 - Lebon Régis SC (Ciram)

02,4 - Painel SC (Ciram)

02,4 - Rio Rufino SC (Ciram)

02,6 - Santa Rosa RS (PWS)

02,7 - Bom Retiro SC (Ciram)

02,7 - São Joaquim SC (Ciram - Boava)

02,8 - Bom Jesus RS (Conv/Inmet)

02,8 - Canela RS (PWS - Castelinho)

02,8 - Curitibanos SC (Aut/Inmet)

02,9 - Vacaria RS (Inmet)

 

03,0 - Cambará do Sul RS (Agro/Inmet)

03,1 - Campo Belo do Sul SC (Ciram)

03,1 - Santa Cecília SC (Ciram)

03,2 - Rio das Antas (Ciram)

03,3 - Lages SC (Inmet)

03,4 - Água Doce SC (Ciram)

03,4 - São Joaquim SC (Ciram - Bentinho)

03,5 - Lagoa Vermelha RS (Ciram)

03,7 - Andre da Rocha RS (Corede)

03,8 - Farroupilha RS (PWS - Vicentina)

03,8 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

03,8 - Palmas PR (Simepar)

03,8 - Santana do Livramento RS (PWS)

03,9 - Clevelandia PR (Aut/Inmet)

03,9 - Frei Rogério SC (Ciram)

 

04,0 - Campos Novos SC (Ciram)

04,0 - São José dos Ausentes RS (Aut/Inmet)

04,1 - Bom Jesus RS (Corede)

04,2 - Campos Novos SC (Conv/Inmet)

04,2 - Herval RS (PWS)

04,2 - Muitos Capões RS (Corede)

04,3 - Palmas PR (Iapar)

04,4 - Caxias do Sul RS (Ciram)

04,5 - Arroio Trinta SC (Ciram)

04,6 - Farroupilha RS (PWS - Vicentina)

04,6 - São Marcos RS (PWS)

04,7 - Joaçaba SC (Aut/Inmet)

04,7 - Vacaria RS (UCS)

04,8 - Quaraí RS (Aut/Inmet)

04,9 - Canela RS (Inmet)

04,9 - Monte Alegre dos Campos RS (Corede)

04,9 - Pinhal da Serra RS (Corede)

 

 

Ué cadê a temperatura de -1,4 registrada em Urupema no dia 23/03 ?

 

O seja a segunda menor temperatura do ano também é de urupema.

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/566/Rio_Grande_do_Sul_tem_madrugada_muito_fria_e_primeira_geada_do_ano

Link to comment
Share on other sites

Chororô mesmo mesmo vai ser o dia que abrirem o Google Earth e perceberem que existem casinhas e fazendas entre 1850-1950 metros em Campos do Jordão onde moram "pessoas que acordam cedo pra ir para a escola" na cidade...

Só não vai ser maior que o chororô no dia em que descobrirem que por ali a média é menor do que em Urupema.

 

Aqui tenho gente morando a 300, 400 metros de altitude, mas acho um absurdo comparar com Urupema, Lontras, Presidente Getúlio (cidades a 300 metros de altitude). Cidades que por mais pequenas que sejam, tem Prefeito e Câmara de Vereadores.

Link to comment
Share on other sites

Sim, Tuias é nossa, uma legítima estação paulistana.

 

Pronto.

 

Mafili é incrível como a estação do Inmet realmente não representa a cidade, está a 3 kms do centro e é considerada o topo de uma montanha, está a 667 metros de altitude. Um lugar que precisa escalada. As variações de altitude no núcleo urbano são abissais variando até 80, 90 metros. Ninguém mora em topo. Tem vários pontos a 730 metros no centro, que são os pontos mais altos da região, mas não importa as mínimas dali, nem deve haver vento. Mínimas que ali serão 2°C mais altas que o Tuias. Então para SP deve instalar estações na borda da Cantareira a 1.000 metros de altitude também. Até no Alto da Vista Alegre.

 

Moretão, estou a rolaire de rir.

 

Não há razão que faça o PHP entender um argumento simples como o teu.

 

Farei aquilo que tinha prometido desde o início por razões inteiramente pessoais não considero a estação de Tuias para nada. simples assim.

 

Eu ando avesso às comparações.

 

Acho que as comparações são sempre movidas pela emoção em detrimento à razão.

 

E no momento a razão não oferece o absoluto.

 

Resumindo, é bom caminho para perder amigos.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

FRIO EM CURITIBA, APESAR DO SOL FORTE!

 

16°C [14°C no aero]

 

Aqui diz que Curitiba faz:

 

16° no Aeroporto do Bacacheri

 

18,2° No Inmet (Automática)

Me referi ao aero Afonso Pena!

 

Mas vale tbm o dado "oficial" do Bacacheri!

 

[ou este tbm fica no meio do mato?]

 

[no Simepar, ao lado do Inmet, 17°C]

Link to comment
Share on other sites

Só carlos diz q a estação fica em MG

agora fico confuso se a estação fica realmente em MG ou RJ

Este posto marcão eu vi no google e aparece como parte do RJ

:good2:

 

Ricardo, a estação do Posto Marcão fica em Minas Gerais por apenas 12 metros da divisa do Estado do Rio....então o correto geograficamente falando é dizer que a Estãção do Posto Marcão fica em Itamonte MG.

 

Mas calma Ricardo....está vindo ai a estação PNI Abrigo Rebouças que fica no Municipio de Resende RJ, veja uma preliminar do que vai ser..:

 

Ultimo Sábado :

 

11:00AM

 

10,1 - PNI (Abrigo Rebouças - 2.402m)

11,9 - PNI (Posto Marcão - 2.451m)

 

Meia-dia

 

08,2 - PNI (Abrigo Rebouças - 2.402m)

10,1 - PNI (Posto Marcão - 2.451m)

 

Link to comment
Share on other sites

Legal ver tambem nessa lista do Carlos a unica cidade que nao é do sul aparecendo na lista é Maria da Fé !

 

Essa Tuias mineira não é fácil não..!!

 

Assim como a Tuias catarina mais conhecida como Herciliópolis...

 

:mosking:

 

Pois agora, se for para buscar recordes, creio que precisarei botar a estação em um local melhor...hoje ela não se encontra no local mais frio da Villaggio Grando. Mas a internet por lá é um limitador para por a estação mais longe do que ela está atualmente...

Link to comment
Share on other sites

Só carlos diz q a estação fica em MG

agora fico confuso se a estação fica realmente em MG ou RJ

Este posto marcão eu vi no google e aparece como parte do RJ

:good2:

 

 

Carlos Artur e quem mais foi la , se eu estiver errado me corrijam , mais é mais ou menos isso ai nao ? Console do lado do RJ , Estação do lado mineiro correto ?

 

 

Desculpe pelo esgarrancho no paint , mais só assim pra ficar mais facil de entender !

 

 

8KEMRMg.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.