Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Estão o posto marcão fica na parte RJ

mas estação fica do lado MG pouco distante da divisa

agora entendi

pq eu achava que ficava do lado do posto tipo 3m e tal

Estação em um estado e consolo no outro dai confunde :laugh:

 

mas o frio é igual em ambas as partes :good2:

Link to comment
Share on other sites

 

Ultimo Sábado :

 

11:00AM

 

10,1 - PNI (Abrigo Rebouças - 2.402m)

11,9 - PNI (Posto Marcão - 2.451m)

 

Meia-dia

 

08,2 - PNI (Abrigo Rebouças - 2.402m)

10,1 - PNI (Posto Marcão - 2.451m)

 

 

Que Maravilha Carlão,

 

Agora, sim.

 

O Estado mais frio em qualquer critério é o Rio de Janeiro

 

O segundo Estado mais frio é Minas Gerais

 

Maria da Fé deixa de ser a cidade mais fria de Minas perdendo o posto para Itamonte.

 

A primeira normal de São Paulo era mais fria em JJA que normal atual de Porto Alegre (que tanto faz já que é quase imutável)

 

Curitiba é a capital mais fria do Brasil...inclusive neva (às vezes).

 

O Morro da Igreja, apesar de ter sido constantemente derrotado pela gigante estação mineira de Itamonte dá espetáculo em alguns dias do inverno.

 

Nada escrito acima é mentira.

 

Algumas beiram a distorção dos fatos, porém são verdades.

 

São verdades absolutas?

 

Claro que não.

 

São sustentáveis?

 

Talvez.

 

Comparações são inúteis .

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Alguém pode me tirar uma dúvida?

 

A temperatura máxima é feita com sensores externos expostos à luz solar com proteção ou sem proteção? ou diretamente na sombra?

Pois meu sensor está localizado em uma área externa na qual está protegido do vento e praticamente não tem luz solar na naquela área... E as vezes eu me pergunto como é feita a máxima do dia? pois a máxima da minha estação hoje deu 23.0°C, já nos aeroportos do Rio deram em torno de 24°C e 25°C... :russian:

Link to comment
Share on other sites

Alguém pode me tirar uma dúvida?

 

A temperatura máxima é feita com sensores externos expostos à luz solar com proteção ou sem proteção? ou diretamente na sombra?

Pois meu sensor está localizado em uma área externa na qual está protegido do vento e praticamente não tem luz solar na naquela área... E as vezes eu me pergunto como é feita a máxima do dia? pois a máxima da minha estação hoje deu 23.0°C, já nos aeroportos do Rio deram em torno de 24°C e 25°C... :russian:

 

 

Sensores externos dentro de abrigos expostos ao sol tal como na imagem !

 

 

Os sensores ficam dentro do abrigo protegidos do sol

 

 

DSCF0101.JPG

Link to comment
Share on other sites

Alguém pode me tirar uma dúvida?

 

A temperatura máxima é feita com sensores externos expostos à luz solar com proteção ou sem proteção? ou diretamente na sombra?

Pois meu sensor está localizado em uma área externa na qual está protegido do vento e praticamente não tem luz solar na naquela área... E as vezes eu me pergunto como é feita a máxima do dia? pois a máxima da minha estação hoje deu 23.0°C, já nos aeroportos do Rio deram em torno de 24°C e 25°C... :russian:

 

Olá Rodrigo!

Bom, acredito que o normal de uma estação é ficar em local aberto e como consequência acabará pegando sol em algum momento do dia, sempre com o sensor dentro de um abrigo padrão.

Aqui em casa tenho um termo-higrômetro com o sensor à 1,7mts do solo dentro de um abrigo de pratos pintados de branco. No verão aquece bastante, mas a partir de agora fica bem próximo do real nas máximas.... nas mínimas ele é perfeito!

Hoje tive 15.7C de mínima (choveu de madrugada/ início da mamnhã) e máxima de 23.0C com muito sol. Agora faz 21.6C com sol, porém não está pegando mais no abrigo nesse horário.

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Alguém pode me tirar uma dúvida?

 

A temperatura máxima é feita com sensores externos expostos à luz solar com proteção ou sem proteção? ou diretamente na sombra?

Pois meu sensor está localizado em uma área externa na qual está protegido do vento e praticamente não tem luz solar na naquela área... E as vezes eu me pergunto como é feita a máxima do dia? pois a máxima da minha estação hoje deu 23.0°C, já nos aeroportos do Rio deram em torno de 24°C e 25°C... :russian:

 

Olá Rodrigo!

Bom, acredito que o normal de uma estação é ficar em local aberto e como consequência acabará pegando sol em algum momento do dia, sempre com o sensor dentro de um abrigo padrão.

Aqui em casa tenho um termo-higrômetro com o sensor à 1,7mts do solo dentro de um abrigo de pratos pintados de branco. No verão aquece bastante, mas a partir de agora fica bem próximo do real nas máximas.... nas mínimas ele é perfeito!

Hoje tive 15.7C de mínima (choveu de madrugada/ início da mamnhã) e máxima de 23.0C com muito sol. Agora faz 21.6C com sol, porém não está pegando mais no abrigo nesse horário.

Abraço.

 

Hmm, entendi! :good2:

Mas as máximas em locais na sombra quer dizer então que não são válidas? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Sim, Tuias é nossa, uma legítima estação paulistana.

 

Pronto.

 

Mafili é incrível como a estação do Inmet realmente não representa a cidade, está a 3 kms do centro e é considerada o topo de uma montanha, está a 667 metros de altitude. Um lugar que precisa escalada. As variações de altitude no núcleo urbano são abissais variando até 80, 90 metros. Ninguém mora em topo. Tem vários pontos a 730 metros no centro, que são os pontos mais altos da região, mas não importa as mínimas dali, nem deve haver vento. Mínimas que ali serão 2°C mais altas que o Tuias. Então para SP deve instalar estações na borda da Cantareira a 1.000 metros de altitude também. Até no Alto da Vista Alegre.

Errado Marotão, os pontos mais altos da região todos já decoraram, 821m, na Raia da Pedra(mas farei medições em breve pode haver locais com quase 840m,,,) e Itapuca 827m, então não te faz de leitão pra mamar deitado... :sarcastic:

E mais uma coisinha, fato é fato e teremos que aceitar os dados.

Não adianta sapatear querer virar a mesa, o povo, quer saber de extremos, de recordes.

Então momento de aguardar.

OBS:Quanto melhor for o inverno(mais frio) melhor será para o Parque das Tuias, uma massa polar a la 2000, e eu não me surpreenderia com -12º por lá... :sarcastic: :mosking: :dirol:

Estou confiante, td que preciso, pelo menos uma massa de ar das boas que provoque geada ampla... :onthequiet: :onthequiet: :onthequiet:

Link to comment
Share on other sites

10 MENORES TEMPERATURAS REGISTRADAS NAS SEs CATARINENSE ÀS 16:00H (28/04/14):

 

São Joaquim ( planalto serrano): 12,8ºC;

Bom Jardim da Serra ( planalto serrano): 13,3ºC;

Lages ( planalto serrano): 14,8ºC;

Caçador ( meio oeste): 14,9ºC;

São Cristóvão do Sul ( meio oeste): 15,5ºC;

Major Vieira ( planalto norte):15,6ºC;

Bom Retiro ( planalto serrano): 15,7ºC;

Rio Negrinho ( planalto norte):15,8ºC;

Ponte Alta do Sul ( planalto serrano): 15,9ºC;

Fraiburgo ( meio oeste): 16,4ºC;

 

MAIOR TEMPERATURA REGISTRADA NAS SEs CATARINENSE ÀS 16:00H (28/04/14):

 

Itapiranga (oeste): 26,1ºC;

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alguém pode me tirar uma dúvida?

 

A temperatura máxima é feita com sensores externos expostos à luz solar com proteção ou sem proteção? ou diretamente na sombra?

Pois meu sensor está localizado em uma área externa na qual está protegido do vento e praticamente não tem luz solar na naquela área... E as vezes eu me pergunto como é feita a máxima do dia? pois a máxima da minha estação hoje deu 23.0°C, já nos aeroportos do Rio deram em torno de 24°C e 25°C... :russian:

 

Olá Rodrigo!

Bom, acredito que o normal de uma estação é ficar em local aberto e como consequência acabará pegando sol em algum momento do dia, sempre com o sensor dentro de um abrigo padrão.

Aqui em casa tenho um termo-higrômetro com o sensor à 1,7mts do solo dentro de um abrigo de pratos pintados de branco. No verão aquece bastante, mas a partir de agora fica bem próximo do real nas máximas.... nas mínimas ele é perfeito!

Hoje tive 15.7C de mínima (choveu de madrugada/ início da mamnhã) e máxima de 23.0C com muito sol. Agora faz 21.6C com sol, porém não está pegando mais no abrigo nesse horário.

Abraço.

 

Hmm, entendi! :good2:

Mas as máximas em locais na sombra quer dizer então que não são válidas? :russian:

 

Oficialmente, não!

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho -2,1 como + mais baixa do ano em Urupema, atualiza ai....Esta outra marca, só se for de outra estação na cidade que eu não estou sabendo..

 

:russian:

 

É temperatura do EPAGRI/CIRAM Alias foi a primeira onda de frio a atingir Santa Catarina em 23 de Março. Foi até manchete Nacional no Jornal Hoje.

 

 

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/sul-registra-temperatura-negativa/3234609/

Link to comment
Share on other sites

Céu do Rio limpinho e frio de 18 graus na zona norte

não entendo pq essas estaçoes de aeroportos mostram 25 graus

nunca que ta 20 graus agora no Rio

 

PNI ja com 8 graus, mais uma negativa, talvez tenhamos recorde do ano no Brasil em PNI

 

 

No Alto da Boa Vista Ricardo?

Aqui em casa tenho 20.6C com céu limpo também!

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho -2,1 como + mais baixa do ano em Urupema, atualiza ai....Esta outra marca, só se for de outra estação na cidade que eu não estou sabendo..

 

:russian:

 

É temperatura do EPAGRI/CIRAM Alias foi a primeira onda de frio a atingir Santa Catarina em 23 de Março. Foi até manchete Nacional no Jornal Hoje.

 

 

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/sul-registra-temperatura-negativa/3234609/

 

hedsgpa, o recorde de Urupema este ano é de fato -2,1 e não -1,3....É só entra no ste do Ciram que verá...a não ser que vc tá flaando de ooutra estação..

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia agradável em Jundiaí.

 

12,7º C de mínima.

 

20,0 º C agora.

 

A máxima o CIIAGRO só vai divulgar amanhã, mas mal passou de 21,2º C

 

Adoro essa época, com céu azul, manhãs frias e vento fresco.

 

Mas essa seca, a relativa monotonia e a ausência de frio pra valer acabam por dar no saco. Principalmente de agosto em diante.

Link to comment
Share on other sites

Alguém pode me tirar uma dúvida?

 

A temperatura máxima é feita com sensores externos expostos à luz solar com proteção ou sem proteção? ou diretamente na sombra?......

 

Rodrigo, buenas.

 

Todas as respostas que te deram estão corretas.

 

Tenho absoluta certeza que, como regra geral, alguns por essas paragens não sabem o quê é temperatura máxima. :laugh:

 

Abração e continue participando.

Link to comment
Share on other sites

Sudeste: possibilidade de recorde nas capitais

 

Nesta terça-feira, a massa de ar seco que está atuando no Sudeste continua avançando pela Região. O dia começa frio em todas as áreas e há possibilidade de recordes em grande parte da Região, inclusive nas capitais. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória tiveram nesta segunda-feira (28) a madrugada mais fria do ano, até agora, mas esses recordes podem ser batidos novamente.

 

Climatempo

Link to comment
Share on other sites

Urupema é a cidade mais fria do Brasil. O Ponto mais frio do Brasil, ainda poderá ser discutido com futuros dados da Baixada no PNI.

Só quero ver quando o Tuias desbancar o PNI na mínima absoluta, to até imaginando o chororô kkkkkkkkkkkk :mosking: :mosking: :mosking: :onthequiet:

 

Chororô mesmo mesmo vai ser o dia que abrirem o Google Earth e perceberem que existem casinhas e fazendas entre 1850-1950 metros em Campos do Jordão onde moram "pessoas que acordam cedo pra ir para a escola" na cidade...

Só não vai ser maior que o chororô no dia em que descobrirem que por ali a média é menor do que em Urupema.

 

Já abri e tem mais: já passei por estes locais na minha visita a Campos do Jordão.

 

Mas daí a achar que a média é menor que Urupema tem um longo caminho...a maioria esmagadora destas casas fica em topos que dificilmente verão negativas em quantidade similar ao que o puta baixadão que é Campos do Jordão registra, e acho difícil que a máxima destes locais compensem a queda livre que é o anoitecer de CDJ em dias invernais sem nuvens..

 

Estes topos bem altos em CDJ devem manter temperatura bem baixa ao longo do dia, entretanto não conseguem bater em média mínima o centrinho da cidade. Isso é quase certo! O relevo de CDJ é muito acidentado e não há quase acúmulo de ar frio nestes topos. Não tem absolutamente nenhuma relação com o relevo de Urupema e todo o planalto sul de SC. É muito diferente! O forte de CDJ são as mínimas nas baixadas. Os topos estão fora dessa briga (médias mínimas)!

Link to comment
Share on other sites

Alguém pode me tirar uma dúvida?

 

A temperatura máxima é feita com sensores externos expostos à luz solar com proteção ou sem proteção? ou diretamente na sombra?......

 

Rodrigo, buenas.

 

Todas as respostas que te deram estão corretas.

 

Tenho absoluta certeza que, como regra geral, alguns por essas paragens não sabem o quê é temperatura máxima. :laugh:

 

Abração e continue participando.

 

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho -2,1 como + mais baixa do ano em Urupema, atualiza ai....Esta outra marca, só se for de outra estação na cidade que eu não estou sabendo..

 

:russian:

 

É temperatura do EPAGRI/CIRAM Alias foi a primeira onda de frio a atingir Santa Catarina em 23 de Março. Foi até manchete Nacional no Jornal Hoje.

 

 

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/sul-registra-temperatura-negativa/3234609/

 

hedsgpa, o recorde de Urupema este ano é de fato -2,1 e não -1,3....É só entra no ste do Ciram que verá...a não ser que vc tá flaando de ooutra estação..

 

Ué mais a lista não é das menores temperaturas do ano no Brasil. A menor foi -2,1 em Urupema, a segunda menor foi -1,4 também em Urupema. Ah não ser que tu esteja colocando apenas a menor temperatura de cada cidade/ ou localidade.

Link to comment
Share on other sites

Ué mais a lista não é das menores temperaturas do ano no Brasil. A menor foi -2,1 em Urupema, a segunda menor foi -1,4 também em Urupema. Ah não ser que tu esteja colocando apenas a menor temperatura de cada cidade/ ou localidade.

 

 

Acho que nao entendeu que sao as menores "Absolutas" ou seja só vale a temperatura mais baixa o resto desconsidera !

Link to comment
Share on other sites

Céu do Rio limpinho e frio de 18 graus na zona norte

não entendo pq essas estaçoes de aeroportos mostram 25 graus

nunca que ta 20 graus agora no Rio

 

PNI ja com 8 graus, mais uma negativa, talvez tenhamos recorde do ano no Brasil em PNI

 

 

No Alto da Boa Vista Ricardo?

Aqui em casa tenho 20.6C com céu limpo também!

Sds.,

 

Não

Na zona norte

faz sol mas tem sombra no quintal da minha casa (onde so volta bater sol em setembro) onde fica meu termometro de mercurio

não é mt convencional porem dar uma ideia da temperatura atual ele marca mais ou menos 20,5 graus

Link to comment
Share on other sites

A lista é das menores temperaturas por cidade....e não somente as menores temperaturas....como você estava pensando...se fosse assim por exemplo Tuias não iria ficar nem entre as 50 aqui na lista...

Acho mais correto assim por município, até pq as mínimas aparecerão da mesma forma...

Anotando, entre as 50 é...

A revanche está sendo bem elaborada...

Deixa estar...

Link to comment
Share on other sites

Carlão,

 

Por falar em máximas.

 

Qual foi a máxima absoluta em Urupema?

 

Qual foi a máxima absoluta no PNI?

 

Ou essas estações não marcam máximas?

 

Abração

 

 

A do PNI acho que lembro 23,x

 

Urupema 30,x ? Ou mais nao ?

 

Nossa, Will tanta diferença.

 

Estou vendo uma discussão se foi -1,3 ou -2,1 ou coisa parecida.

 

A cidade mais fria do Brazil passa de 30....benzadeus.

 

brrrrrrrrr...que frio.

 

E o pior que é verdade: A cidade mais fria do Brazil passa de 30,xªC.....brrrrrr...que frio.

 

Abraços

 

PS: pirou agora é -2,1 contra -1,4.....

 

PS2: 32,1 a 23,3.......vige-maria

 

PS3: Nem nas 50 jesus-amado.

 

PS4: O hedhsgdoudhg está certo CArlos, tem que ser por estação.

 

Se é a estação mais que seja a lista das estações mais frias

Link to comment
Share on other sites

 

"Tem vários pontos a 730 metros no centro, que são os pontos mais altos da região" - Eu disse que eram os pontos da região do centro. Aonde eu menti? Ou agora Raia da Pedra e Itapuca fazem parte do centro de Soledade? E mesmo que fossem 820 metros, isso muda pouco. Para mim o Inmet é referência pra Soledade centro também, assim como Tuias.

 

Quantos dias de 2014, Tuias teve a mínima do dia?

 

Engraçado que outro dia eu falei que você dizia que Soledade rivalizava com Urupema. Você negou, disse que não. Agora Tuias já ultrapassou, Urupema, MI e PNI de uma vez só. Transtorno bipolar e síndrome de perseguição.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

A maioria das cidades do Minnesota nos EUA passam dos 35 graus em todos os verões.

 

No inverno passam dos -30 graus também.

 

St. Paul, capital do estado já teve 41 graus no verão. Então, não deve ser frio, né?

 

Legal quando a gente cita algumas coisas apenas porque convém.

 

Tempos interessantes.

 

Verdade, Torales.

 

Todas as informações que você colocou são verdadeiras.

 

As comparações levam a isto mesmo dada a falta do critério absoluto podemos ficar falando verdades em cima de verdades.

 

No final apenas perdemos os amigos, pois, daqui há 100 anos MI estará onde está hoje, o PNI idem, e o restante das localidades também.

 

Nós....ah! nós não. ( já nos fomos)

 

A ideia é mostrar o quão ridículo é comparar.

 

E vc está absolutamente certo.....quando interessa citamos fatos verdadeiros para apenas comparar o incomparável

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Carlão,

 

Por falar em máximas.

 

Qual foi a máxima absoluta em Urupema?

 

Qual foi a máxima absoluta no PNI?

 

Ou essas estações não marcam máximas?

 

Abração

 

 

A do PNI acho que lembro 23,x

 

Urupema 30,x ? Ou mais nao ?

 

Nossa, Will tanta diferença.

 

Estou vendo uma discussão se foi -1,3 ou -2,1 ou coisa parecida.

 

A cidade mais fria do Brazil passa de 30....benzadeus.

 

brrrrrrrrr...que frio.

 

E o pior que é verdade: A cidade mais fria do Brazil passa de 30,xªC.....brrrrrr...que frio.

 

Abraços

 

PS: pirou agora é -2,1 contra -1,4.....

 

PS2: 32,1 a 23,3.......vige-maria

 

PS3: Nem nas 50 jesus-amado.

 

PS4: O hedhsgdoudhg está certo CArlos, tem que ser por estação.

 

Se é a estação mais que seja a lista das estações mais frias

 

Percebi que o PH acha que frio é só ter uma temperatura extrema baixa, no caso a mínima. Não funciona assim.

 

E porque será que essa comparação com Urupema sendo que a discussão era sobre o Simples fato que o M.I na média perde pouco para o PNI e continua tendo um frio muito mais interessante ???

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Céu do Rio limpinho e frio de 18 graus na zona norte

não entendo pq essas estaçoes de aeroportos mostram 25 graus

nunca que ta 20 graus agora no Rio

 

PNI ja com 8 graus, mais uma negativa, talvez tenhamos recorde do ano no Brasil em PNI

 

Ricardo, todas as medições oficiais do RJ estão acima dos 20ºC agora, com exceção do alto da boa vista...o teu termometro é que pode estar desabrigado e, como tal, registrar menores ou maiores valores, dependendo da incidência do vento, umidade, chuva, sol, etc..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.