Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Temos céu limpo aqui no Tatuapé, mesmo com os ventos soprando do mar!

Temperaturas de 15 graus nas estações do CGE mais próximas daqui! Se não nublar, poderemos ter ótimas mínimas!

Pois é... aqui na zona norte de Sampa está muito variável.

Fica nublado, diminuem bastante as nuvens, fica nublado de novo, limpa, fecha outra vez...

São as bandas de nuvens trazidas pelos ventos marítimos.

 

A automática do Mirante marcou 15,0°C às 23h mas está descendo muito lentamente, devido à nebulosidade.

 

Hoje,

Mirante: 14,0°C / 21,9°C

IAG: 12,3°C / 22,1°C

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Satelite mostra que por enquanto, os pontos de neblina estão bem isolados, se limitando a pontos localizados das áreas serranas de SC e PR.

 

Alguns pontos de neblina são observados no estado de SP também, além da nebulosidade marítima que ronda de forma esparsa o leste paulista e carioca.

 

Rx87C0c.png

Link to comment
Share on other sites

Hoje Monte Alegre do Sul teve a boa mínima de 9,5ºC. Teria uma boa posição no ranking.

 

PNI Marcão já humilhando com 6,2ºC. Mais uma negativa a caminho e imagina no Rebouças... :shok:

 

Nada de bairrismos aqui, mas o frio nessas regiões altas da Mantiqueira é imbatível. Acho que realmente vamos conseguir provar com dados que é a região mais fria do Brasil, com dados extremos interessantes, um frio presente durante todo o ano e a absoluta ausência de altas temperaturas!

 

Show de bola e parabéns a todos que se esforçaram para colocar essas duas estações no PNI funcionando!

 

Artur, você merece um busto de bronze na entrada do PNI! :good:

 

 

Até o momento só em 2014 as 2 menores temperaturas são de uma CIDADE (Urupema) o que nem é justo comparar com uma montanha lá no meio do mato.

 

Qual o critério para comparar o que é justo ou injusto?

 

Tudo é relativo. Eu que moro em São Paulo acho que Urupema é no meio do mato. O que interessa pra mim é a temperatura no sensor da estação, independente de onde esteja...

 

Na média o PNI é muito mais frio. E agora com a estação no Abrigo Rebouças é possível que os dados de PNI sejam os melhores nas mínimas absolutas. Mesmo se não forem, na média a região é imbatível em frio.

 

Infelizmente os dados do PNI incomodam algumas pessoas que não conseguem reconhecer que o Sul não é mais o lugar mais frio do Brasil. Na verdade nunca foi, a região mais fria que não tinha registros. Felizmente o BAZ está aí para reescrever a história! :good:

 

E antes que me acusem de bairrismo, nasci em Santos, moro em São Paulo e acredito que a região mais fria do Brasil fica no Rio de Janeiro, estado "rival" de SP na mente de algumas pessoas de cabeça pequena!

Link to comment
Share on other sites

O vilao aqui nesses dias esta sendo o vento que começa por volta das 18h e vai até as 23h mais ou menos , estavamos com 9,9°C a pouco começou a ventar mais forte e estamos com 10,5°C , veremos quando vento parar como vai ser a queda ! Infelizmente no sabado dia 3 parece que nao vai estar tao frio na instalaçao da estaçao de Gonçalves , porem só esta começando e começando beeeeeem !

 

 

William,

 

Tenho certeza que a estação de Gonçalves vai apresentar dados sensacionais!

 

Outra coisa que queria ver com você. Em MdF você colocou estações em extremos. Um topão e uma baixada extremamente cuíuda. Qual a diferença média observada entre os extremos mínimos de temperatura? Seria legal levantar esses dados e termos alguns parâmetros na diferença para um topão e uma baixada monstra!

 

Nada contra nosso amigo PH de Soledade, mas acho que esses dados seriam úteis para comparar com as mínimas do Inmet de Soledade e os registros de Tuias para balizarmos se estão dentro dessa diferença observada em Maria da Fé. Acho que seria interessante até para comparar com algumas observações feitas pelo PH de forma não oficial, como aqueles -10,6ºC e comparar com o Inmet de Soledade no dia. Se a diferença estiver dentro dessa diferença observada em Maria da Fé seria possível estimar melhor o potencial de frio da região. Se a diferença estiver muito fora, pode indicar alguma falha na medição, pois acho quase impossível que a diferença observada entre um topo e uma baixada de Soledade seja maior que a diferença do topão e da baixada absurdamente cuída do William em MdF.

 

Mais uma vez, nada de bairrismo ou querer questionar os dados do PH, apenas esclarecer o debate com números.

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Aliás, essa Capela do Socorro é um fenômeno dentro de SP-Capital!

Alguém sabe onde está localizada esta estação?

Abraços

O Troyano (Que sumiu) localizou-a tempos atrás.

Infelizmente, está perdido no meio dos monitoramentos do ano passado.

 

Mas fica mais ou menos próxima de onde está sinalizado.

Pela foto que o Troyano havia postado, tem jeitão de ficar em baixada, longe de edificações (Mas não dá para afirmar com certeza).

 

BxjyLYg.jpg

 

 

Interessante o local. Um lugar que eu tinha muita vontade de monitorar era a região na interligação da Imigrantes com a Anchieta no Planalto. Uma vez que voltei de Santos, peguei 5ºC no termômetro do carro e ao chegar em SP a temperatura era de 11ºC. Acredito que esta seja a região mais fria dentro da região metropolitana, rivalizando com alguns pontos da Serra da Cantareira, outro lugar que merecia um acompanhamento melhor.

 

Uma estação Baziana no Pico do Jaraguá seria interessante também, o que acham? É o lugar mais alto de São Paulo e deve ter um clima interessante. Imagino quanto deve ter sido a máxima naquele dia de máximas absurdamente baixas no ano passado...

Link to comment
Share on other sites

Estação de São Mateus/CGE está agora com 11,9C, e por enquanto está com a temperatura mais baixa das estações do CGE.

 

Possibilidade da primeira sub-10 do ano no meu bairro...

 

11°C? :shok:

 

Ushuaia mandou um abraço! :laugh:

 

Depois do calorão de fevereiro, nada a reclamar desse "friozinho" :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Esta noite começou com a temperatura despencando, mas a nebulosidade marítima entrou forte e chegou a chover fraco entre as 21 e 22 horas.

De lá pra cá a temperatura está oscilando dentro dos 14~15 graus.

 

Agora o céu vai limpando novamente e tenho 14,4 ºC.

 

O Simepar previu 12 ºC de mínima para esta madrugada. Se o céu ficar limpo, com certeza vai ser menos.

Link to comment
Share on other sites

 

Existe um Lugarzinho perto do PNI chamada Visconde de Mauá( Distrito de Resende), claro que não é PNI

Mas tem uma altitude variando entre 1.400. a 2.200m que são habitados

Acho eu que deveriam dar uma olhadinha por lá

 

PNI pode ate ser no meio do mato, mas é um local com muita frequencia de turista e existe uma base militar por lá!

Urupema também fica no meio do mato

 

Visconde de Mauá tem o seu centro a cerca de 1.200m de altitude e alguns lugares mais altos no seu entorno. Pelo que presenciei é fria, mas não é mais fria que Monte Verde ou Campos do Jordão. É uma região belíssima, com vista privilegiada para as montanhas do PNI. Eventualmente é um lugar interessante para se fazer parceria com alguma pousada e instalar uma estação.

 

Quando fui fiquei em uma pousada chamada "Fazenda do Mel" e pelo termômetro do carro era um pouco mais fria que o centrinho da cidade.

 

http://www.fazendadomel.com.br/

 

Recomendo a viagem pra esse lugar, a região é belíssima, o centrinho é bem bonito, com muitas opções de restaurantes e bares. Existem 3 restaurantes estrelados pelo guia 4 Rodas e são todos excelentes! Existe também uma cervejaria local, chamada "Serra Azul".

Link to comment
Share on other sites

Qual o critério para comparar o que é justo ou injusto?

 

Tudo é relativo. Eu que moro em São Paulo acho que Urupema é no meio do mato. O que interessa pra mim é a temperatura no sensor da estação, independente de onde esteja...

 

Na média o PNI é muito mais frio. E agora com a estação no Abrigo Rebouças é possível que os dados de PNI sejam os melhores nas mínimas absolutas. Mesmo se não forem, na média a região é imbatível em frio.

 

Infelizmente os dados do PNI incomodam algumas pessoas que não conseguem reconhecer que o Sul não é mais o lugar mais frio do Brasil. Na verdade nunca foi, a região mais fria que não tinha registros. Felizmente o BAZ está aí para reescrever a história! :good:

 

E antes que me acusem de bairrismo, nasci em Santos, moro em São Paulo e acredito que a região mais fria do Brasil fica no Rio de Janeiro, estado "rival" de SP na mente de algumas pessoas de cabeça pequena!

 

PERFEITO :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Depois do calorão de fevereiro, nada a reclamar desse "friozinho" :sarcastic:

 

É bem melhor aguentar esse frio do que aquele calorão de 35 graus que fez no começo de fevereiro e com aquelas noite bem abafadas dentro de casa hehe

 

=================================

 

Temos céu limpo aqui no Tatuapé, mesmo com os ventos soprando do mar!

Temperaturas de 15 graus nas estações do CGE mais próximas daqui! Se não nublar, poderemos ter ótimas mínimas!

Pois é... aqui na zona norte de Sampa está muito variável.

Fica nublado, diminuem bastante as nuvens, fica nublado de novo, limpa, fecha outra vez...

São as bandas de nuvens trazidas pelos ventos marítimos.

 

A automática do Mirante marcou 15,0°C às 23h mas está descendo muito lentamente, devido à nebulosidade.

 

Hoje,

Mirante: 14,0°C / 21,9°C

IAG: 12,3°C / 22,1°C

 

E não é que agora aqui no Tatuapé o céu já está bem mais nublado? hehe

Mas continua fazendo 15 graus nas estações do CGE mais próximas daqui!

Link to comment
Share on other sites

Estação de São Mateus/CGE está agora com 11,9C, e por enquanto está com a temperatura mais baixa das estações do CGE.

 

Possibilidade da primeira sub-10 do ano no meu bairro...

 

11°C? :shok:

 

Ushuaia mandou um abraço! :laugh:

 

Depois do calorão de fevereiro, nada a reclamar desse "friozinho" :sarcastic:

 

Aproveita bastante esse frio, Rodolfo!

 

Na Vila Madalena que eu uso como referência a temperatura é de 15,5ºC. Rodolfo você acha que, por exemplo, o Parque do Ibirapuera, no melhor lugar do parque (baixada) seria muito mais frio que a Vila Madalena??

Link to comment
Share on other sites

Hoje Monte Alegre do Sul teve a boa mínima de 9,5ºC. Teria uma boa posição no ranking.

 

PNI Marcão já humilhando com 6,2ºC. Mais uma negativa a caminho e imagina no Rebouças... :shok:

 

Nada de bairrismos aqui, mas o frio nessas regiões altas da Mantiqueira é imbatível. Acho que realmente vamos conseguir provar com dados que é a região mais fria do Brasil, com dados extremos interessantes, um frio presente durante todo o ano e a absoluta ausência de altas temperaturas!

 

Show de bola e parabéns a todos que se esforçaram para colocar essas duas estações no PNI funcionando!

 

Artur, você merece um busto de bronze na entrada do PNI! :good:

 

 

Até o momento só em 2014 as 2 menores temperaturas são de uma CIDADE (Urupema) o que nem é justo comparar com uma montanha lá no meio do mato.

 

Qual o critério para comparar o que é justo ou injusto?

 

Tudo é relativo. Eu que moro em São Paulo acho que Urupema é no meio do mato. O que interessa pra mim é a temperatura no sensor da estação, independente de onde esteja...

 

Na média o PNI é muito mais frio. E agora com a estação no Abrigo Rebouças é possível que os dados de PNI sejam os melhores nas mínimas absolutas. Mesmo se não forem, na média a região é imbatível em frio.

 

Infelizmente os dados do PNI incomodam algumas pessoas que não conseguem reconhecer que o Sul não é mais o lugar mais frio do Brasil. Na verdade nunca foi, a região mais fria que não tinha registros. Felizmente o BAZ está aí para reescrever a história! :good:

 

E antes que me acusem de bairrismo, nasci em Santos, moro em São Paulo e acredito que a região mais fria do Brasil fica no Rio de Janeiro, estado "rival" de SP na mente de algumas pessoas de cabeça pequena!

 

O PNI se destaca pela ausencia de calor e não pelo Frio em sí,em comparação ao Morro da Igreja. O M.I é o único lugar do Brasil que pode fazer frio durante dias, ou seja, sem a temperatura passar dos 7,xºC , que é a classificação de frio oficial.

 

Mas isso vai de cada um, na média o PNI é praticamente imbatível.

Link to comment
Share on other sites

Aproveita bastante esse frio, Rodolfo!

 

Na Vila Madalena que eu uso como referência a temperatura é de 15,5ºC. Rodolfo você acha que, por exemplo, o Parque do Ibirapuera, no melhor lugar do parque (baixada) seria muito mais frio que a Vila Madalena??

 

Luba pra ser sincero, não gosto de morar em São Mateus, é longe de tudo esse bairro, mas pelo menos o frio daqui em relação ao resto da cidade compensa.. Vou aproveitar mesmo :good2:

 

Provavelmente Luba, mas não creio numa diferença muito grande, embora ali do lado tenha o Parque Villa Lobos, que seria um local bom também, não?

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Hoje Monte Alegre do Sul teve a boa mínima de 9,5ºC. Teria uma boa posição no ranking.

 

PNI Marcão já humilhando com 6,2ºC. Mais uma negativa a caminho e imagina no Rebouças... :shok:

 

Nada de bairrismos aqui, mas o frio nessas regiões altas da Mantiqueira é imbatível. Acho que realmente vamos conseguir provar com dados que é a região mais fria do Brasil, com dados extremos interessantes, um frio presente durante todo o ano e a absoluta ausência de altas temperaturas!

 

Show de bola e parabéns a todos que se esforçaram para colocar essas duas estações no PNI funcionando!

 

Artur, você merece um busto de bronze na entrada do PNI! :good:

 

 

Até o momento só em 2014 as 2 menores temperaturas são de uma CIDADE (Urupema) o que nem é justo comparar com uma montanha lá no meio do mato.

 

Qual o critério para comparar o que é justo ou injusto?

 

Tudo é relativo. Eu que moro em São Paulo acho que Urupema é no meio do mato. O que interessa pra mim é a temperatura no sensor da estação, independente de onde esteja...

 

Na média o PNI é muito mais frio. E agora com a estação no Abrigo Rebouças é possível que os dados de PNI sejam os melhores nas mínimas absolutas. Mesmo se não forem, na média a região é imbatível em frio.

 

Infelizmente os dados do PNI incomodam algumas pessoas que não conseguem reconhecer que o Sul não é mais o lugar mais frio do Brasil. Na verdade nunca foi, a região mais fria que não tinha registros. Felizmente o BAZ está aí para reescrever a história! :good:

 

E antes que me acusem de bairrismo, nasci em Santos, moro em São Paulo e acredito que a região mais fria do Brasil fica no Rio de Janeiro, estado "rival" de SP na mente de algumas pessoas de cabeça pequena!

ta_serto.jpg.3b088d927d7b3a61919f12f146365625.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O vilao aqui nesses dias esta sendo o vento que começa por volta das 18h e vai até as 23h mais ou menos , estavamos com 9,9°C a pouco começou a ventar mais forte e estamos com 10,5°C , veremos quando vento parar como vai ser a queda ! Infelizmente no sabado dia 3 parece que nao vai estar tao frio na instalaçao da estaçao de Gonçalves , porem só esta começando e começando beeeeeem !

 

 

William,

 

Tenho certeza que a estação de Gonçalves vai apresentar dados sensacionais!

 

Outra coisa que queria ver com você. Em MdF você colocou estações em extremos. Um topão e uma baixada extremamente cuíuda. Qual a diferença média observada entre os extremos mínimos de temperatura? Seria legal levantar esses dados e termos alguns parâmetros na diferença para um topão e uma baixada monstra!

 

Nada contra nosso amigo PH de Soledade, mas acho que esses dados seriam úteis para comparar com as mínimas do Inmet de Soledade e os registros de Tuias para balizarmos se estão dentro dessa diferença observada em Maria da Fé. Acho que seria interessante até para comparar com algumas observações feitas pelo PH de forma não oficial, como aqueles -10,6ºC e comparar com o Inmet de Soledade no dia. Se a diferença estiver dentro dessa diferença observada em Maria da Fé seria possível estimar melhor o potencial de frio da região. Se a diferença estiver muito fora, pode indicar alguma falha na medição, pois acho quase impossível que a diferença observada entre um topo e uma baixada de Soledade seja maior que a diferença do topão e da baixada absurdamente cuída do William em MdF.

 

Mais uma vez, nada de bairrismo ou querer questionar os dados do PH, apenas esclarecer o debate com números.

 

:good2:

Na boa,este tipo de questionamento não cabe, então agora pq a diferença entre topo Canela e Castelinho esteja de 4 a 5º e aqui de 3 a 4º, que os dados estejam errados, por favor Luba, pergunte ao Ronaldo, cada noite pode ser diferente, pode variar a diferença, em função de vários fatores, velocidade do vento,PO, umidade, tipo de massa de ar etc.Então favor não começar com estes grilos...abraço amigo. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Hoje Monte Alegre do Sul teve a boa mínima de 9,5ºC. Teria uma boa posição no ranking.

 

PNI Marcão já humilhando com 6,2ºC. Mais uma negativa a caminho e imagina no Rebouças... :shok:

 

Nada de bairrismos aqui, mas o frio nessas regiões altas da Mantiqueira é imbatível. Acho que realmente vamos conseguir provar com dados que é a região mais fria do Brasil, com dados extremos interessantes, um frio presente durante todo o ano e a absoluta ausência de altas temperaturas!

 

Show de bola e parabéns a todos que se esforçaram para colocar essas duas estações no PNI funcionando!

 

Artur, você merece um busto de bronze na entrada do PNI! :good:

 

 

Até o momento só em 2014 as 2 menores temperaturas são de uma CIDADE (Urupema) o que nem é justo comparar com uma montanha lá no meio do mato.

 

Qual o critério para comparar o que é justo ou injusto?

 

Tudo é relativo. Eu que moro em São Paulo acho que Urupema é no meio do mato. O que interessa pra mim é a temperatura no sensor da estação, independente de onde esteja...

 

Na média o PNI é muito mais frio. E agora com a estação no Abrigo Rebouças é possível que os dados de PNI sejam os melhores nas mínimas absolutas. Mesmo se não forem, na média a região é imbatível em frio.

 

Infelizmente os dados do PNI incomodam algumas pessoas que não conseguem reconhecer que o Sul não é mais o lugar mais frio do Brasil. Na verdade nunca foi, a região mais fria que não tinha registros. Felizmente o BAZ está aí para reescrever a história! :good:

 

E antes que me acusem de bairrismo, nasci em Santos, moro em São Paulo e acredito que a região mais fria do Brasil fica no Rio de Janeiro, estado "rival" de SP na mente de algumas pessoas de cabeça pequena!

Luba cuidado para não entrar nos genéricos...

Como assim não é o mais frio.?Este é o problema, na hora de mensurar , quantificar se pega uma região e estende-se o entendimento para um todo muito maior.Vai querer que o PNI seja referência para a terra natal de meu pai a calorenta S Anastácio???

Ou que Urupema expresse o clima de Florianópolis...

Cada um é cada um...

O comparativo não deve ser por estado.

Até pode ser e concordo q pode ser q o PNI seja o local mais frio do Brasil na média, quem sabe mínimas...Mas daí a dizer que um estado é mais frio em função de um altiplano elevadíssimo com alguns km de extensão tem uma distância... :ok:

Link to comment
Share on other sites

PHP, ele atribuiu o frio de uma região geográfica a uma região política, se isso não é bairrismo então não sei o que é...

 

SE ele tivesse dito que a estação mais fria NA MÉDIA (porque em extremos ainda está perdendo) pertence à região sudeste ele estaria no direito dele.

 

Engraçado que quando instalaram a estação no MI e em Urupema que desbancou e fácil qualquer estação de Campos do Jordão eu não vi um sulista se vangloriando disso ou enchendo a boca pra dizer que aqui é a região mais fria do Brasil com ar de autoridade no assunto. Mas sempre tem boçal pra levar na competição.

Link to comment
Share on other sites

 

O PNI se destaca pela ausencia de calor e não pelo Frio em sí,em comparação ao Morro da Igreja. O M.I é o único lugar do Brasil que pode fazer frio durante dias, ou seja, sem a temperatura passar dos 7,xºC , que é a classificação de frio oficial.

 

Mas isso vai de cada um, na média o PNI é praticamente imbatível.

 

O frio é nada menos que a ausencia de calor

Link to comment
Share on other sites

Na boa,este tipo de questionamento não cabe, então agora pq a diferença entre topo Canela e Castelinho esteja de 4 a 5º e aqui de 3 a 4º, que os dados estejam errados, por favor Luba, pergunte ao Ronaldo, cada noite pode ser diferente, pode variar a diferença, em função de vários fatores, velocidade do vento,PO, umidade, tipo de massa de ar etc.Então favor não começar com estes grilos...abraço amigo. :ok:

 

Paulo,

 

Na verdade não é nenhum grilo, é só uma questão matemática! Acho que o William fez um trabalho sensacional em Maria da Fé por colocar estações nos maiores extremos da cidade. Colocou no topo de uma montanha e no fundo de uma das baixadas mais cuiúdas que já vimos no BAZ. Acredito sim que seria interessante quantificar essa diferença observada em Maria da Fé e utilizar como balizador para outros lugares, ainda mais pois acho que poucos lugares poderiam apresentar diferenças maiores. Com a média e o desvio padrão observados, poderíamos estimar uma amplitude de variação máxima a ser observada em baixadas e comparar essas informações com outros lugares.

 

Uma utilidade dessa informação seria justamente para enriquecer a discussão sobre baixadas que você, aparentemente, gosta, caso contrário não iria abrir um tópico para falar justamente sobre isso.

 

Ao pegar uma faixa de variação máxima seria possível avaliar melhor o potencial de cada baixada através de cálculos matemáticos, o que no meu entendimento faz mais sentido que falar se a baixada é "cuiúda" ou "tri cuiúda".

 

Digamos que essa faixa de variação no William seja de -1 a -5 graus em relação ao topo Inmet considerando 2 desvios padrões. Um lugar que constantemente apresente uma diferença próxima a -5 graus, por exemplo, seria uma excelente baixada. Se você constatar que Tuias tem uma diferença de -3 graus, fica claro que apesar de ser uma baixada boa ainda não aproveita todo o potencial do "efeito baixada" disponível, que seria de -5 graus. Se encontrar uma que a diferença seja de -5 graus pode ter quase certeza que achou uma das melhores baixadas da região.

 

Se você entendeu o que eu escrevi vai ver na verdade que eu estou querendo te ajudar na procura pela baixada perfeita!

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

 

Até o momento só em 2014 as 2 menores temperaturas são de uma CIDADE (Urupema) o que nem é justo comparar com uma montanha lá no meio do mato.

 

Hedgsgpa, creio que seria interessante voce buscar mais informacoes seja do MI seja do PNI. Primeiro, o MI é um topo, morro. E o PNI se trata de um planalto, cujo comprimento dele é superior a 7 km acima de 2000 metros. Cansei de falar e torno a repetir, é um PARQUE NACIONAL, frequentado por muitos turistas e pelos militares que ali fazem seus treinamentos. Não há uma base militar fixa, como no MI.

 

Quanto a ficar no meio do mato, isso eu concordo, a viagem é cansativa e são 13 km de estrada muito ruins, por melhor que tentem deixa-la.

 

Acho que por si só, por ser parque nacional, o PNI merece uma, duas, 3 estações. Existem muitos motivos para se colocar uma estação a 2454 metros, partindo desde o conhecimento do clima de altitude, muito pouco conhecido até então. Aqui mesmo no fórum imaginavamos que a estação iria a -15, mas com a estação lá em cima, sabemos que nao é bem assim. Passando pela aeronautica, o que antes os aviões mapeavam (temperatura nos sensores) agora temos uma estação fixa em solo mapeando, em alta altitude. Informação preciosa que ajuda a indicar em que altitude em vários pontos no territorio brasileiro deve ser ligado o sensor de descongelamento das asas de aviao.

 

Sobre a estação no Rebouças, INSTALADA! Amanha sera instalado pela manutenção o console dentro do próprio abrigo Rebouças, em sala fechada com acesso somente dos funcionarios do parque.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que entendi, ele falou que o RJ não é estado mais frio do Brasil mas sim o local mais frio do Brasil fica no RJ

 

No momento não é possivel definir que PNI é de fato mais frio, não tem nem 1 ano que puzemos a estação lá

No momento Urupema e MI são os locais mais frios, mas é quase certeza que percam o primeiro lugar para o PNI

mas para ter certeza disso, é preciso verificar quando for completar 1 ano da estação de PNI

 

MI e Urupema tem altitude suficiente para se tornar bem fria, porem não é tão alto a ponto de ter um clima seco, o que torna um lugar que neve com frequencia mas isso não o torna mais frio

Quem dera PNI fosse úmido no inverno, teriamos um local nevado durante todo inverno

:hang1:

Link to comment
Share on other sites

só comparei pq nosso amigo falou que PNI é meio do mato

pode até ser porem é bem frequentado que nem Urupema

O treço onde fica o abrigo rebouças poderia virar uma cidadezinha do tamanho de urupema se não fosse um parque

 

O "se" não existe. Se um dia for, OK, enquanto não for cidade, não é. Se não é cidade não é... Nem o PNI, nem o MI.

Link to comment
Share on other sites

 

Até o momento só em 2014 as 2 menores temperaturas são de uma CIDADE (Urupema) o que nem é justo comparar com uma montanha lá no meio do mato.

 

Hedgsgpa, creio que seria interessante voce buscar mais informacoes seja do MI seja do PNI. Primeiro, o MI é um topo, morro. E o PNI se trata de um planalto, cujo comprimento dele é superior a 7 km acima de 2000 metros. Cansei de falar e torno a repetir, é um PARQUE NACIONAL, frequentado por muitos turistas e pelos militares que ali fazem seus treinamentos. Não há uma base militar fixa, como no MI.

 

Quanto a ficar no meio do mato, isso eu concordo, a viagem é cansativa e são 13 km de estrada muito ruins, por melhor que tentem deixa-la.

 

Acho que por si só, por ser parque nacional, o PNI merece uma, duas, 3 estações. Existem muitos motivos para se colocar uma estação a 2454 metros, partindo desde o conhecimento do clima de altitude, muito pouco conhecido até então. Aqui mesmo no fórum imaginavamos que a estação iria a -15, mas com a estação lá em cima, sabemos que nao é bem assim. Passando pela aeronautica, o que antes os aviões mapeavam (temperatura nos sensores) agora temos uma estação fixa em solo mapeando, em alta altitude. Informação preciosa que ajuda a indicar em que altitude em vários pontos no territorio brasileiro deve ser ligado o sensor de descongelamento das asas de aviao.

 

Sobre a estação no Rebouças, INSTALADA! Amanha sera instalado pela manutenção o console dentro do próprio abrigo Rebouças, em sala fechada com acesso somente dos funcionarios do parque.

 

Muito bem explicado Artur. Mas por se tratar de Brasil, um povo pichador e depredador do patrimônio por excelência, fico em dúvida se seria bom facilitar o acesso ao parque.

Link to comment
Share on other sites

Luba cuidado para não entrar nos genéricos...

Como assim não é o mais frio.?Este é o problema, na hora de mensurar , quantificar se pega uma região e estende-se o entendimento para um todo muito maior.Vai querer que o PNI seja referência para a terra natal de meu pai a calorenta S Anastácio???

Ou que Urupema expresse o clima de Florianópolis...

Cada um é cada um...

O comparativo não deve ser por estado.

Até pode ser e concordo q pode ser q o PNI seja o local mais frio do Brasil na média, quem sabe mínimas...Mas daí a dizer que um estado é mais frio em função de um altiplano elevadíssimo com alguns km de extensão tem uma distância... :ok:

 

PH,

 

Acho que você não viu direito o que eu escrevi. Não falei que o Rio de Janeiro é o Estado mais frio do Brasil e sim que O PONTO MAIS FRIO DO BRASIL FICA DENTRO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Acredito que não falei nenhum mentira.

 

:hi:

Link to comment
Share on other sites

Na boa,este tipo de questionamento não cabe, então agora pq a diferença entre topo Canela e Castelinho esteja de 4 a 5º e aqui de 3 a 4º, que os dados estejam errados, por favor Luba, pergunte ao Ronaldo, cada noite pode ser diferente, pode variar a diferença, em função de vários fatores, velocidade do vento,PO, umidade, tipo de massa de ar etc.Então favor não começar com estes grilos...abraço amigo. :ok:

 

Paulo,

 

Na verdade não é nenhum grilo, é só uma questão matemática! Acho que o William fez um trabalho sensacional em Maria da Fé por colocar estações nos maiores extremos da cidade. Colocou no topo de uma montanha e no fundo de uma das baixadas mais cuiúdas que já vimos no BAZ. Acredito sim que seria interessante quantificar essa diferença observada em Maria da Fé e utilizar como balizador para outros lugares, ainda mais pois acho que poucos lugares poderiam apresentar diferenças maiores. Com a média e o desvio padrão observados, poderíamos estimar uma amplitude de variação máxima a ser observada em baixadas e comparar essas informações com outros lugares.

 

Uma utilidade dessa informação seria justamente para enriquecer a discussão sobre baixadas que você, aparentemente, gosta, caso contrário não iria abrir um tópico para falar justamente sobre isso.

 

Ao pegar uma faixa de variação máxima seria possível avaliar melhor o potencial de cada baixada através de cálculos matemáticos, o que no meu entendimento faz mais sentido que falar se a baixada é "cuiúda" ou "tri cuiúda".

 

Digamos que essa faixa de variação no William seja de -1 a -5 graus em relação ao topo Inmet considerando 2 desvios padrões. Um lugar que constantemente apresente uma diferença próxima a -5 graus, por exemplo, seria uma excelente baixada. Se você constatar que Tuias tem uma diferença de -3 graus, fica claro que apesar de ser uma baixada boa ainda não aproveita todo o potencial do "efeito baixada" disponível, que seria de -5 graus. Se encontrar uma que a diferença seja de -5 graus pode ter quase certeza que achou uma das melhores baixadas da região.

 

Se você entendeu o que eu escrevi vai ver na verdade que eu estou querendo te ajudar na procura pela baixada perfeita!

 

:good:

Ah sim perfeito, agora entendi, falha minha kkkkkkkkkkkkkkkk :laugh:

Agora dou 10 pra ti. :clapping:

Sabe que esta semana estive pensando sobre isto, que a diferença entre topo baixada aqui Inmet e Tuias revela aquilo que eu disse, que o Tuias é apenas uma baixada média para retenção de ar frio, portanto com certeza há baixadas mais frias.E em breve por curiosidade vou colocar uma estação padrão embora não on line e algumas destas tri-cuiúdas. :good:

Link to comment
Share on other sites

PHP, ele atribuiu o frio de uma região geográfica a uma região política, se isso não é bairrismo então não sei o que é...

 

SE ele tivesse dito que a estação mais fria NA MÉDIA (porque em extremos ainda está perdendo) pertence à região sudeste ele estaria no direito dele.

 

Engraçado que quando instalaram a estação no MI e em Urupema que desbancou e fácil qualquer estação de Campos do Jordão eu não vi um sulista se vangloriando disso ou enchendo a boca pra dizer que aqui é a região mais fria do Brasil com ar de autoridade no assunto. Mas sempre tem boçal pra levar na competição.

 

Beto você me chamou de boçal, mas na verdade você foi boçal por não ter conseguido compreender o que eu escrevi. Se o PNI é o lugar mais frio do Brasil e o PNI fica dentro do Rio de Janeiro, pela lógica, o lugar mais frio do Brasil fica no Rio de Janeiro. Ninguém tinha noção das temperaturas do alto da Serra da Mantiqueira. Mudanças sempre trazem comportamento reativo dos que estão acomodados.

 

Sinceramente eu estou cagando para bairrismos. Não ganho nenhum dinheiro se o PNI for mais frio que o Morro da Igreja ou Urupema. Não vou me alongar nesta discussão sobre bairrismos, já tivemos discussões chatas recentemente...

 

Boçal: estúpido, rude, grosseiro, ignorante. Cuidado com essas ofensas gratuitas...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ah sim perfeito, agora entendi, falha minha kkkkkkkkkkkkkkkk :laugh:

Agora dou 10 pra ti. :clapping:

Sabe que esta semana estive pensando sobre isto, que a diferença entre topo baixada aqui Inmet e Tuias revela aquilo que eu disse, que o Tuias é apenas uma baixada média para retenção de ar frio, portanto com certeza há baixadas mais frias.E em breve por curiosidade vou colocar uma estação padrão embora não on line e algumas destas tri-cuiúdas. :good:

 

Hehehe agora estamos falando a mesma língua! Um estudo deste tipo é a melhor forma para avaliar baixadas e será útil pra ver na matemática se Tuias explora bem o potencial do "efeito baixada". Com muitos números em mãos seria possível, através de intervalos de confiança, comparar se uma baixada a 800m de altitude tem um potencial diferente, seja maior ou menor, que uma baixada a 1.500m de altitude ou uma baixada de pouca altitude como a de Santa Rosa.

 

:good:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Muito bem explicado Artur. Mas por se tratar de Brasil, um povo pichador e depredador do patrimônio por excelência, fico em dúvida se seria bom facilitar o acesso ao parque.

 

Isso mesmo, infelizmente creio que um dos motivos do parque ter um acesso ridiculo se deve a natureza do cidadão brasileiro.

 

Estava eu lá com o vigia Cesar, e vi ao vivo como o povo pode ser tão mal-educado que beira a estupidez.

 

Lá tem uma área que o parque destinou a quem quiser acampar. São 6 lugares demarcados, há uma mesa de refeições, uma bica dagua e dois banheiros, homem e mulher.

 

Pois bem, dois grupos armaram barracas fora da área delimitada, vi embalagens de lanches e restos de comida em volta dos "retardados". Se eu fosse guarda lá ia dar m.... Por causa do povo ser otário que ninguem tem interesse em melhorar o parque. O Alsene foi abandonado e pelo visto nem o dono dele quer saber mais do lugar. Tem a ver com o comportamento de muitos babacas que vão lá pra fazer cagada. Reclamavam bastante do Alsene, mas iam jogar bituca de cigarro no chao, restos de embalagens de lanches, comida, etc etc no chao....e ainda achavam no direito de reclamar do Alsene.

 

Sabem porque não consegui colocar o console dentro da sala do Rebouças? Porque o abrigo rebouças estava fechado. A chave estava com o Leonardo e o Gustavo, ambos estavam lá. Fazendo sabe o que? OPERACAO LIMPEZA. Esperei mais de 4 horas pela chave, pra vcs verem o tempo que é perdido pra fazer limpeza do parque. Na boa, cansei dessa palhaçada de gente sem educação.

Link to comment
Share on other sites

O PNI se destaca pela ausencia de calor e não pelo Frio em sí,em comparação ao Morro da Igreja. O M.I é o único lugar do Brasil que pode fazer frio durante dias, ou seja, sem a temperatura passar dos 7,xºC , que é a classificação de frio oficial.

 

Mas isso vai de cada um, na média o PNI é praticamente imbatível.

 

Concordo. Vai de cada um, pra mim o MI é mais frio. Tem gente que prefere médias. Assim POA foi mais fria que Curitiba para alguns. Mas quando fez frio forte Curitiba foi mais fria. Para mim Curitiba ainda é mais fria.

Link to comment
Share on other sites

O PNI se destaca pela ausencia de calor e não pelo Frio em sí,em comparação ao Morro da Igreja. O M.I é o único lugar do Brasil que pode fazer frio durante dias, ou seja, sem a temperatura passar dos 7,xºC , que é a classificação de frio oficial.

 

Mas isso vai de cada um, na média o PNI é praticamente imbatível.

 

Concordo. Vai de cada um, pra mim o MI é mais frio. Tem gente que prefere médias. Assim POA foi mais fria que Curitiba para alguns. Mas quando fez frio forte Curitiba foi mais fria. Para mim Curitiba ainda é mais fria.

 

 

Não estou entendendo. MI é mais frio que o PNI em que sentido? Porque bateu a temperatura do PNI um único dia? E os outros dias que o PNI bateu até mesmo os extremos do MI, foram esquecidos?

 

Explique melhor teu critério. Ficou confuso e creio que muitos tambem querem entender melhor.

Link to comment
Share on other sites

Catarinenses defendendo MI.Nossa, que surpresa.Não esperava por essa.Até nos EUA existe a briga qual o lugar mais frio - tirando o Alaska, claro.

 

Lá não há consenso de qual lugar é mais frio.International Falls se auto-intitula Icebox of the Nation, mas existem cidades menores mais frias.Cidades que ninguém deve saber o nome.

 

No fim das contas o que conta é a propaganda.

Link to comment
Share on other sites

O PNI se destaca pela ausencia de calor e não pelo Frio em sí,em comparação ao Morro da Igreja. O M.I é o único lugar do Brasil que pode fazer frio durante dias, ou seja, sem a temperatura passar dos 7,xºC , que é a classificação de frio oficial.

 

Mas isso vai de cada um, na média o PNI é praticamente imbatível.

 

Concordo. Vai de cada um, pra mim o MI é mais frio. Tem gente que prefere médias. Assim POA foi mais fria que Curitiba para alguns. Mas quando fez frio forte Curitiba foi mais fria. Para mim Curitiba ainda é mais fria.

 

Se o critério que vale é o que você acha, não podemos criticar o termômetro de pele do saudoso João Tur... Não existe isso de "pra mim". Médias são números e números são maiores ou menores, não existe "achismo".

 

Como o Mafili falou bem, o trabalho absurdo de registrar por 30 anos a temperatura de um lugar não pode ser deixado de lado por termômetros de pele...

 

Se você quer comparar se um lugar é mais frio que outro PRECISA utilizar médias.

 

Se você quer falar que um lugar pontualmente esteve mais frio que outro aí sim pode usar temperaturas extremas pontuais.

 

É tudo uma questão de conceitos e tem muita gente se confundindo!

Link to comment
Share on other sites

Não estou entendendo. MI é mais frio que o PNI em que sentido? Porque bateu a temperatura do PNI um único dia? E os outros dias que o PNI bateu até mesmo os extremos do MI, foram esquecidos?

 

Explique melhor teu critério. Ficou confuso e creio que muitos tambem querem entender melhor.

 

Sim eu prefiro uma cidade mais quente por algum tempo no verão e partedon inverno do que uma cidade européia que tenha média menor, mas que não tenha extremos no momento de frio.

 

Não sei qual a dificuldade de entender.

Link to comment
Share on other sites

Não estou entendendo. MI é mais frio que o PNI em que sentido? Porque bateu a temperatura do PNI um único dia? E os outros dias que o PNI bateu até mesmo os extremos do MI, foram esquecidos?

 

Explique melhor teu critério. Ficou confuso e creio que muitos tambem querem entender melhor.

 

Sim eu prefiro uma cidade mais quente por algum tempo no verão e partedon inverno do que uma cidade européia que tenha média menor, mas que não tenha extremos no momento de frio.

 

Não sei qual a dificuldade de entender.

 

Ainda não respondeu minha pergunta. Faço-a em carater científico.

 

Qual teu critério pra definir o MI mais frio? Médias? Extremos? Máximas? Por favor, compartilhe conosco.

Link to comment
Share on other sites

Automatica do Mirantearcando 13,6° novo recorde.

 

São Mateus tem 11,1° a mais baixa das estações do CGE. Talvez devido a cobertura de nuvens na zona sul as estações de Parelheiros e Capela do Socorro não estão com mínima tão baixa.

 

Alguém reparou que há uma estação do INMET na ANTARTIDA??? Nunca tinha visto chama-se Projeto Criosfera, lá agora está com meros -40,7°.

Link to comment
Share on other sites

Mínima provisória de 12,7ºC, porém logo mais, à noite, o valor será batido pois o momento mais forte desta MP chegou. E

o PNI vai ir abaixo de zero hoje e amanhã, bem como a baixada do William terá uma geada mais consistente.

 

Henrique, estão muito bons os valores registrados nas estações altas de BH, simplesmente rivalizando com Barbacena nos

últimos dias.

 

Agora está 15,1ºC na minha Davis.

Link to comment
Share on other sites

A temperatura permaneceu estável no leste do Paraná, desde o início da noite de ontem.

No momento, 12°C e uma [mais uma] forte garoa atinge nossa região.

 

[parece q de uns anos pra cá, a antiga dinâmica do clima de Sampa tem se manifestado muito mais no leste paranaense, do q por lá..]

 

Sinceramente, tá um saco isso aki!

5a4e8966ccb31_2014-04-2807_02_02-1.jpg.9ad766fbdafd8562714a414eddade662.jpg

5a4e8966ce729_2014-04-2806_52.00-1.jpg.7f5ffc4956dae58229803c9fac712544.jpg

5a4e8966cf528_2014-04-2806_59.30-1.jpg.4bd9a0c581fa4fe2ff9422580c2b3270.jpg

Link to comment
Share on other sites

PHP, ele atribuiu o frio de uma região geográfica a uma região política, se isso não é bairrismo então não sei o que é...

 

SE ele tivesse dito que a estação mais fria NA MÉDIA (porque em extremos ainda está perdendo) pertence à região sudeste ele estaria no direito dele.

 

Engraçado que quando instalaram a estação no MI e em Urupema que desbancou e fácil qualquer estação de Campos do Jordão eu não vi um sulista se vangloriando disso ou enchendo a boca pra dizer que aqui é a região mais fria do Brasil com ar de autoridade no assunto. Mas sempre tem boçal pra levar na competição.

 

Você não viu nada na época?

Engraçado que eu vejo isso acontecendo até hoje, todos os dias no BAZ.

Link to comment
Share on other sites

PHP, ele atribuiu o frio de uma região geográfica a uma região política, se isso não é bairrismo então não sei o que é...

 

SE ele tivesse dito que a estação mais fria NA MÉDIA (porque em extremos ainda está perdendo) pertence à região sudeste ele estaria no direito dele.

 

Engraçado que quando instalaram a estação no MI e em Urupema que desbancou e fácil qualquer estação de Campos do Jordão eu não vi um sulista se vangloriando disso ou enchendo a boca pra dizer que aqui é a região mais fria do Brasil com ar de autoridade no assunto. Mas sempre tem boçal pra levar na competição.

 

Você não viu nada na época?

Engraçado que eu vejo isso acontecendo até hoje, todos os dias no BAZ.

Link to comment
Share on other sites

 

Até o momento só em 2014 as 2 menores temperaturas são de uma CIDADE (Urupema) o que nem é justo comparar com uma montanha lá no meio do mato.

 

Hedgsgpa, creio que seria interessante voce buscar mais informacoes seja do MI seja do PNI. Primeiro, o MI é um topo, morro. E o PNI se trata de um planalto, cujo comprimento dele é superior a 7 km acima de 2000 metros. Cansei de falar e torno a repetir, é um PARQUE NACIONAL, frequentado por muitos turistas e pelos militares que ali fazem seus treinamentos. Não há uma base militar fixa, como no MI.

 

frase-discutir-com-um-homem-que-renunciou-a-sua-razao-e-como-medicar-um-cadaver-thomas-paine-117675.jpg

 

Não perca seu tempo, já expliquei, desenhei, mostrei imagens, ele finge que não lê.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.