Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

O tempo deve ter clareado na Dna Francisca em alguns momentos da madrugada.

Assim a mínima desceu um pouco, ao contrário daki q amanheceu nublado.

A imagem é de hj às 6:40/7:00 e mostra aberturas na região sudeste do planalto curitibano e serras do NE catarinense..

 

Sim. Quando acordei, umas 08:30h, havia sol, meu quarto estava bem iluminado. Até pensei que poderia ter dado uma mínima nos 10ºC, mas ainda não foi dessa vez.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Antes que comecem a falar que este Inverno vai ser fracote, olha que interessante essas postagens do Ano passado no início de Julho...Isso não é nenhuma zoeira, é só apenas para retratar que as coisas mudam rapidamente...

 

por João Tur » Seg Jul 01, 2013 7:14 am

O tópico da METSUL no seu site, infelizmente comprova o que eu estava prevendo amigos. NÃO É PESSIMISMO, É REALIDADE.

Coitadas das lojas com artigos para o frio. Se darão mal este ano de novo... Ano passado julho salvou o inverno, mas depois veio aquele agosto tórrido, que quero esquecer.

 

---

 

João Tur escreveu:Amigos,

Não acredito que agosto de 2013 seja parecido com o que foi em 2012! Seria um absurdo repetir aquele verdadeiro verão por mais de 20 dias constantes!

No entanto, não consigo acreditar em um inverno frio este ano. Os modelos são muito desanimadores e julho, que seria o mês das MPS mais fortes está passando,,, passando... sem nada de bomba polar.

Vamos ser realistas e nos conformar que este será mais um inverno decepcionante para os bazianos, infelizmente.

Abraços!

 

por Fábio Torales » Ter Jul 02, 2013 10:37 am

GFS indica um cenário MEDONHO pro "core" do frio: dias 5 a 15 de julho! Que coisa...

 

Mensagempor Caio César » Ter Jul 02, 2013 10:38 pm

Frio democrático em julho?

 

Segunda quinzena.

 

Com meio julho indo para o espaço pelos modelos, 2013 vai se confirmando como um inverno que não será lembrado pelos bazianos. A não ser que o quadro seja revertido drasticamente entre julho e agosto. Algumas rodadas de longo prazo dizem que é possível. Todavia impossível de crer.

 

por Rafael D » Qua Jul 03, 2013 3:22 pm

Julho deste ano vai ser DISPARADO pior que julho do ano passado...e se bobear agosto vai ser de igual à pior!!!

Se isto é inverno frio, fico imaginando o que seria um inverno quente...bah!!!

Muito bom Vitinho!

 

Se duas das maiores nevadas da história ocorreram em um inverno com previsões tão pessimistas.. Melhor mesmo é ignorar certos palpites e aguardar!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

O tempo deve ter clareado na Dna Francisca em alguns momentos da madrugada.

Assim a mínima desceu um pouco, ao contrário daki q amanheceu nublado.

A imagem é de hj às 6:40/7:00 e mostra aberturas na região sudeste do planalto curitibano e serras do NE catarinense..

 

Sim. Quando acordei, umas 08:30h, havia sol, meu quarto estava bem iluminado. Até pensei que poderia ter dado uma mínima nos 10ºC, mas ainda não foi dessa vez.

Teremos muitas sub-10°C em mai/jun/jul/ago/set.. Muitas sub-5°C e talvez algumas sub-0°C.

Não faltará frio em Curitiba neste inverno.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, tivemos muito sol na 1ª metade da manhã.

Depois foi nublando, nublando e a 1ª metade da tarde foi de muitas nuvens a nublado, com raras aberturas de sol.

Agora, já limpou quase tudo.

 

Mirante: 15,2°C / 20,9°C

IAG: 14,7°C / 20,8°C

 

Agora, temos um ventinho marítimo incômodo baixando a sensação térmica.

Aeroportos marcando de 18 a 19°C, o IAG já está com 17,2°C.

 

Granja Viana hoje: 14ºC/20,5ºC. Sol entre nuvens, às vezes nublado.

 

O melhor dia do ano até agora!

Link to comment
Share on other sites

Dia maravilhoso, até abri um vinho aqui pra comemorar:

 

Máxima 23,8ºC

 

Mínima 12,9ºC

 

 

-Agora já faz um friozinho, no momento 17,4ºC. Sobre o pessimismo do inverno, já estou acostumado aqui no

BAZ com esta preocupação, este 2014 provavelmente terá um inverno dentro da média no Sul e Sudeste, então

não vejo porque chorar.

Link to comment
Share on other sites

Claro que não dá para comparar o frio do Sul com o do Rio de Janeiro, mas tem certos lugares aqui no Rio que já está tendo um friozinho!

 

Em Teresópolis está fazendo 14°C

No Pico das Agulhas Negras está fazendo 6°C

Aqui onde eu moro, na Zona Sul do Rio de Janeiro está fazendo 21.9°C

 

Que venha o Frio! :good:

Link to comment
Share on other sites

Como sabe que esta 6 graus no Pico das AN..??

 

PNI hoje deu 3,4.....

 

Bom, peguei essa informação pela Wunderground.

 

Pq. N. Itatiaia - 2451 m

http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IRJITAMO2

 

Rodrigo,

 

Estes dados são de uma estação localizada no Parque Nacional do Itatiaia, 2450m de altitude, porém não fica no pico das agulhas

negras, que é o ponto culminante do parque. Esta estação fica logo na portaria do porque.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Como sabe que esta 6 graus no Pico das AN..??

 

PNI hoje deu 3,4.....

 

Bom, peguei essa informação pela Wunderground.

 

Pq. N. Itatiaia - 2451 m

http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IRJITAMO2

 

Rodrigo,

 

Estes dados são de uma estação localizada no Parque Nacional do Itatiaia, 2450m de altitude, porém não fica no pico das agulhas

negras, que é o ponto culminante do parque. Esta estação fica logo na portaria do porque.

 

abraços

 

Ah, valeu! :good:

É porque eu não sabia! Valeu pela explicação! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas despencando agora em SP, especialmente no extremo sul da cidade.

 

Temperaturas as 20h30/20h40:

 

Capela do Socorro: 12,9C

Parelheiros: 12,9C

Riacho Grande (SBC - CGE): 13,5C

M'Boi Mirim: 13,9C

Riacho Grande - PWS: 14,2C

Mauá (CGE): 14,8C

Sé: 15,0C

São Mateus: 15,4C

Mirante de Santana (20h): 15,5C

Link to comment
Share on other sites

Saída das 12z da versão em Mesoescala do ETA sugere temperaturas mínimas entre 10/12C pra esta noite entre a Zona Sul e o ABCD Paulista, e de 12/14 nas demais áreas da cidade.

 

PjekPY8.png

 

Para a manhã da terça, o modelo também enxerga a possibilidade da primeira sub 10 do ano em SP, com mínimas entre 8-10C nos extremos da Capital/RMSP.

 

dj9C1Ss.png

Link to comment
Share on other sites

,,,"Mafili"....

De onde você tirou está conclusão? Eu concordo que dados de estações de baixadas ou qualquer outra de microclima não são interessantes para alimentarem modelagem numérica, fato pelo qual o Inmet e outros acertadamente instalarem, suas estacoes em locais com o minimo de influência possível, mas não concordo com sua afirmação. Me parece que você está subestimando através de uma conclusão precipitada a ferramenta GFS. Ou você tem acesso a informações privilegiadas?

 

A propósito Bruno, Alguma das tuas davis exporta dados para a NOAA [ antigamente sei que havia essa possibilidade, hoje não sei como anda isso]Abraços

 

Sim, a Davis de Gramado.

 

Obrigado, Bruno, gentil como sempre.

 

Anselmi, legal que você concorda.

 

Não estou subestimando o GFS, não.

 

Até disse que o mesmo é imbatível dentro d'água.

 

A minha afirmação é do conhecido efeito GIGO todos modelos apresentam este problema e todos apresentarão daqui a 100 anos [ é inerente a um conjunto de equações não lineares em um sistema caótico: mais ou menos assim das pessoas se apaixonarão mas nunca saberemos quando, onde, etc....às vezes você chega ela já saiu....etc...etc...]

 

O que eu sei,

 

40% das boias do Pacífico Equatorial estão fora de operação.

 

Radiossondagens são utilizadas

 

Que existe um projeto de colocar em todos aviões da Boeing estações para reportar online o perfil da atmosfera.

 

Q que eu não sei,

 

inúmeras

 

se todos os navios que reportam SST [-6 m] são utilizados.

 

se todos os dados das boias Argos são utilizados.

 

Se todos os dados de satélites são utilizados

 

se todos os dados das estações terrestres inclusa as psws são utilizados. [como relatou o Bruno]

 

se todos as boias do projeto Argos são utilizadas.

 

Enfim, não sei muita coisa.

 

Fica evidente assim que não tenho nenhuma informação privilegiada.

 

Felizmente concordamos no essencial.

 

Abração

 

Em tempo, também sei que a 06Z e a 18Z utilizam menos informações que 12Z e a 00Z

Link to comment
Share on other sites

Teremos muitas sub-10°C em mai/jun/jul/ago/set.. Muitas sub-5°C e talvez algumas sub-0°C.

Não faltará frio em Curitiba neste inverno.

 

Abraço

 

HEHEHE

 

Também estou otimista. Estou ansioso para saber se iremos para o 5º ano seguido com registro de máximas sub-10ºC no Inmet, será inédito (na verdade, já é) pelo menos nos últimos 50 anos!

Link to comment
Share on other sites

Se o GFS foi o primeiro a retirar o frio que apontava, posteriormente seguido pelo Europeu, fica a pergunta que não entendo...por que apontava aquele baita frio, se ele não vai vir??? Fosse um supercomputador nota 10, nem apontaria aquele frio todo, e sim mostraria o que realmente vai acontecer, dias modorrentos pela frente.

Mafili, qual a tua opinião sobre o modelo do INPE, que o Coutinho cita aqui no BAZ, as vezes? Parece que a longo prazo ele é melhor que o GFS e o ECMWF.

 

Rafael, Esquecendo um cadinho o nome do modelo.

 

Até onde fui....mesmo para os maravilhosos modelos....me parece complicado """prever"""' o quanto do anticiclone vai atravessar os Andes supondo que a Alta venha do Poço do Pacífico. [às vezes não vem]

 

Quanto ao modelo do INPE, O RONALDO É TARADO COM ESSE MODELO.

 

Pelo que entendo das conversas O INPE pega bem no longo prazo e depois se perde no curto prazo.

 

FAz muito o estilo de previsão do Ronaldo " o frio vem....com que tamanho? na hora a gente vê."

 

Abraçãp

 

Como uma Baleias se transforma em um lambari [by Willian]

 

Ou simplesmente friozinho

 

 

20140420_1.jpg

 

EDIT: alguém sabe o que é aquela alta espremida nos Andes?

 

EltoS, Ave!

 

Não olhei com a devida paciência os modelos e os Índices.

 

A Alta que vem pelo Poço dos Andes cruza a Cordilheira dos Andes abaixo de 40S [ toda vez que digo isto o Ronaldo diz _ Há casos que cruzam a 30S.....e brigamos horas no fone....vai por mim o núcleo da Alta passa menor igual a 40S.

 

Enquanto a Alta ainda plenamente no Pacífico Sul Extratropical os modelos acertam que é uma beleza.

 

O problema é o seguinte:

 

Ao atravessar os Andes a Alta se espreme literalmente parece intuitivo e lógico, não?:

 

Pode acontecer duas coisas;

 

a- A Alta passar quase intacta e adentrar o continente sul americano e inicial sua jornada rumo ao noroeste da Argentina.

 

b- A ser seccionada em duas: Um ramo sobe pelo Pacífico margeando o Chile e outro parte agora enfraquecida não em pressão e sim na própria quantidade de ar frio.

 

O modelito abaixo é quadro sinótico médio da situação onde a Alta, a FF, a baixa no continente iniciam um balé cuja a coreografia termina com a Alta posicionada onde a maioria quer e o ciclone posicionado onde a maioria quer.

 

Preste atenção é um quadro sinótico que é repetitivo ao extremo.

 

Não esqueça de olhar as outras coisas....

 

Se não a Alta se transforma em apenas friozinho.

 

Abração

 

25s4f11_zps291d907a.jpg

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas despencando agora em SP, especialmente no extremo sul da cidade.

 

Temperaturas as 20h30/20h40:

 

Capela do Socorro: 12,9C

Parelheiros: 12,9C

Riacho Grande (SBC - CGE): 13,5C

M'Boi Mirim: 13,9C

Riacho Grande - PWS: 14,2C

Mauá (CGE): 14,8C

Sé: 15,0C

São Mateus: 15,4C

Mirante de Santana (20h): 15,5C

 

Atualizando para a leitura das 22h00

 

Capela do Socorro: 11,6C

Parelheiros: 12,8C

Riacho Grande: 13,0C

São Mateus: 14,5C

Tremembé: 14,8C

Santana/Tucuruvi: 15,8C

 

A queda está lenta na Zona norte, capaz de ficar em torno de 14º pela manhã. Já na Zona Sul enxergo possibilidade da primeira sub-10 do ano.

 

INPE projeta uma mínima de para SP na terça-feira. Seria muito lindo se isso acontecesse, apenas 2 meses depois do mês mais quente já registrado

Link to comment
Share on other sites

ALPHAVILLE voltou e faz 13ºC agora por lá.

 

Primeira sub-10 de BH possível na zona sul.

 

Os modelos preveem 8ºC-10ºC pra BH semana que vem.Não seria surpresa uma temperatura de 7ºC-8ºC na zona sul.

 

Expectativa que a Estação de Cercadinho requebre até o chão.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

ALPHAVILLE voltou e faz 13ºC agora por lá.

 

Primeira sub-10 de BH possível na zona sul.

 

Os modelos preveem 10ºC pra BH semana que vem.Não seria surpresa uma temperatura de 7ºC-8ºC na zona sul.

 

Expectativa que a Estação de Cercadinho requebre até o chão.

Uma pena que a estação de Florestal está fora do ar.

Possivelmente a primeira mínima sub-10 na RMBH irá ocorrer lá.

Link to comment
Share on other sites

Ziemann, a julgar o que as nuvens estão fazendo com a temperatura por aqui na próxima leitura vai ter se elevado.

 

Imagens do Eumetsat atrasadas das 21h, mostram várias áreas de nevoeiro/nuvens baixas (manchas embranquissadas) crescendo entre o leste de SC/PR, e mais isoladamente no Vale do Ribeira em SP.

 

kiZdLjY.png

Link to comment
Share on other sites

ALPHAVILLE voltou e faz 13ºC agora por lá.

 

Primeira sub-10 de BH possível na zona sul.

 

Os modelos preveem 10ºC pra BH semana que vem.Não seria surpresa uma temperatura de 7ºC-8ºC na zona sul.

 

Expectativa que a Estação de Cercadinho requebre até o chão.

Uma pena que a estação de Florestal está fora do ar.

Possivelmente a primeira mínima sub-10 na RMBH irá ocorrer lá.

 

Acho que tá funcionando.Só que os dados tão demorando a aparecer, só no outro dia parece.

Link to comment
Share on other sites

INPE projeta uma mínima de para SP na terça-feira. Seria muito lindo se isso acontecesse, apenas 2 meses depois do mês mais quente já registrado

 

Apesar do frio, confirmando a previsão do INPE, o Mirante de Santana, deverá fechar com temperaturas entre 1 e 1,5C acima da média, tanto nas mínimas, quanto nas máximas.

 

O alento em relação ao frio, é o último consenso do CFS que indica temperaturas abaixo da média em Maio no Centro-Sul de forma geral.

 

MYo6xbq.png

 

Porém uma extensiva anomalia positiva geopotencial vista no sul do Atlântico, poderá dificultar alguns Ciclones de se desenvolverem lá embaixo...

 

JOXgrra.png

Link to comment
Share on other sites

Céu agora nublado aqui no Tatuapé e temperatura baixa, 15/16 graus nas estações do CGE mais próximas daqui!

 

=======================

 

Tanto os mapas de previsão de temperaturas postado pelo Caio Cesar quanto o que foi postado pelo Rodolfo (CFS - maio) mostram a mesma coisa, ou seja, anomalias negativas no centro sul do Brasil e anomalias positivas na Argentina (lembro que chegou a ser a comentado aqui que se as temperaturas estão acima da média lá no país vizinho, acontece a mesma coisa no sul do Brasil).

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo o que temos de especial no fim de semana que o GFS indica tanto vento forte e constante ? Nos meu longos 5 anos de acompanhamento (kkkk) nunca vi o mesmo colocar tanto vento pra ca !

 

Hahaha.

 

Na verdade, esse vento será pré-frontal, ocasionado pela JBN e será intensificado por gradiente de pressões... Isso porque o Anticiclone, que vai derrubar as temperaturas mínimas no início da semana que vem, irá se deslocar lentamente para leste, e com o avanço do cavado frontal no sul no final da próxima semana, haverá esse gradiente de pressões entre o cavado, e o Anticiclone, intensificando o JBN, o que ocorrerá bem em cima de SP/Sul de MG e RJ, ocasionando esses ventos fortes.

 

O GFS está colocando aqui na Capital por exemplo rajadas entre 60 e 75km/h!! Vamo vê se é pra tudo isso mesmo, uma vez que o ECMWF não coloca esse Anticiclone, o que anula toda essa força da JBN.

 

Espero ter ajudado... Abraços!!

 

JC5pC2P.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.