Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Frio chegando no Brasil

e trazendo junto a galera inativa por meses de volta ao BAZ :sarcastic:

 

Vamos que vamos frio, vem com tudo!!

 

Rio de Janeiro com 21 graus e chuva

climatempo cada dia que passa reduiz a mínimas dos proximos dias, antes vinham com minima de 20 graus, agora falam em 13 graus :hang1:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Fim de tarde com muitas nuvens vindas do mar aqui no Tataupé.

Temperaturas em torno dos 20 graus nas estações do CGE mais próximas daqui.

É... mais um dia sem emoções aqui em Sampa. :roll:

Muitas nuvens, garoas de vez em quando (Principalmente durante a manhã), pequenas e rápidas aberturas de sol...

 

Mirante: 17,8°C / 21,3°C

IAG: 17,8°C / 21,5°C

 

 

------------

Melhoras para o seu filho Valdir! Vai dar tudo certo!

São também os meus votos.

Link to comment
Share on other sites

Valdir, desde já minhas melhores vibrações de paz para seu filho e toda a família; vai dar tudo certo.

 

 

Em Juiz de Fora, temperatura caindo rápido com a chegada do ar polar que muda, em definitivo, a dinâmica de até

então. Faz 18,7C aqui em casa e venta forte. No INMET já temos 16,7C e, no Pico do Couto, na casa dos 11 graus já...

 

GFS surtou e colocou essas mínimas absurdas no sul de MG e zona da mata para o dia 29/04...mas, sinceramente?

Não acredito nestes valores, ainda mais em se considerando o tipo de MP que teremos e a época do ano. Se baixar de

10C aqui em casa, para Abril, já será ÉPICO.

 

Mas, para alegria do William, é cada vez mais certa a certeza de geada na cidades altas da Mantiqueira! :clapping:

 

O outono vai começar bem frio, pessoal! Isso depois do verão mais tórrido já registrado, enfim, acho que precisávamos

mesmo de um desconto... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Renan o GFS está muito instável,com relação as mínimas, na terça, numa rodada diminui, na outra aumenta o frio.

Se a pressão atmosférica chegar nos 1020hPa na manhã de segunda no sul de minas e zona da mata sul,a máxima subirá pouco,então tem chances de baixar muito na noite de segunda e madrugada de terça com noite e madrugada de estrelas.

 

O CMC coloca um frio mais abrangente em Minas Gerais, como os 4ºC na região metropolitana de BH, se por acaso confirmar a tendência do frio, as estações convencionais de Florestal e Ibirité vão registrar mínimas baixas.

Link to comment
Share on other sites

Renan o GFS está muito instável,com relação as mínimas, na terça, numa rodada diminui, na outra aumenta o frio.

Se a pressão atmosférica chegar nos 1020hPa na manhã de segunda no sul de minas e zona da mata sul,a máxima subirá pouco,então tem chances de baixar muito na noite de segunda e madrugada de terça com noite e madrugada de estrelas.

 

O CMC coloca um frio mais abrangente em Minas Gerais, como os 4ºC na região metropolitana de BH, se por acaso confirmar a tendência do frio, as estações convencionais de Florestal e Ibirité vão registrar mínimas baixas.

 

O europeu, quase sempre o melhor modelo, projeta mínimas mais realistas pro estado, mas que não deixam de ser muito boas para a época. Sem dúvidas o posicionamento

desta alta irá influenciar bastante na presença ou não de nebulosidade que poderia frustrar as mínimas. Quando me referia ao "tipo de MP" na mensagem anterior, era

exatamente sobre o fato histórico de que, em muitas oportunidades, anticiclones no oceano geraram turbulência no leste do Sudeste e frustraram mínimas baixas. Por isso,

olho aberto!

Link to comment
Share on other sites

Que beleza, hein PHP!

 

Tuias vai se firmando como um belo lugar para se monitorar sob ar frio!

Obrigado por tudo Bruno, vc e o Diego, bah sem palavras. :clapping: :good2:

E assim vai se confirmando aos poucos o que eu sempre afirmei das baixadas daqui. :ok:

Mas uma lição, a pantera do Parque das Tuias só sai da toca sob ar frio hehehe. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Davi, desculpe a demora.

Ontem a essa hora eu já estava :lazy: .

 

As médias eu pego no BDMEP - Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa, no site do INMET.

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=bdmep/bdmep

 

É necessário se inscrever, é auto-explicativo.

 

Como o BDMEP demora uns 3, 4 ou 5 meses para atualizar, muitas vezes eu calculo mesmo.

O Carlos Dias também calcula muuuiitas médias que ele posta nos seus tabelões.

 

Obrigado pela atenção, Aldo. Tenho acesso ao BDMEP. Já notei mesmo que eles demoram um bocado pra lançar as temperaturas lá.

Link to comment
Share on other sites

Tuias a mais fria do Brasil neste momento, com 8.3º...

As que chegam mais perto, PNI com 9.1º, e Livramento 9.7º... :mosking: :good:

PH.. Tuias é um local habitado? tem pousadas?

Entre quartos e apartamentos(tem hotel), deve ter uns 80.Posso me informar pra vc. :friends:

Além de umas 40 cabanas de alvenaria(chalés).

É quase uma mini-cidade :mosking:

Tem restaurante 24h, peixe frito na hora, é muito boa a estrutura do parque, conta ainda com mini-shoping.A temporada de verão tem mais atrativos, mas o S Valdemar tá impressionado, depois que o frio do Tuias foi manchete no CP e na mídia, tá lotando todo final de semana huhauhuahuhuahu.... :laugh: :good:

Aí site deles dá uma olhada.

http://www.tuias.com.br/site/

Link to comment
Share on other sites

Tuias a mais fria do Brasil neste momento, com 8.3º...

As que chegam mais perto, PNI com 9.1º, e Livramento 9.7º... :mosking: :good:

PH.. Tuias é um local habitado? tem pousadas?

 

Neste momento Herval, faz 8,5ºC.

 

Tuais subiu pra 9ºC. Herval nas Tuais :mosking:

Herval, Livramento,Bagé ,são gigantes do frio sob ar polar, são da primeira divisão,temos que respeitar :laugh:

O ar frio chega primeiro e com mais força lá.

Outra característica das baixadas da nossa região, desce mais de madrugada a temperatura, e é até normal subir um pouco até 22, 23 h, depois só cai... :ok:

Link to comment
Share on other sites

Valdir, desde já minhas melhores vibrações de paz para seu filho e toda a família; vai dar tudo certo.

 

 

Em Juiz de Fora, temperatura caindo rápido com a chegada do ar polar que muda, em definitivo, a dinâmica de até

então. Faz 18,7C aqui em casa e venta forte. No INMET já temos 16,7C e, no Pico do Couto, na casa dos 11 graus já...

 

GFS surtou e colocou essas mínimas absurdas no sul de MG e zona da mata para o dia 29/04...mas, sinceramente?

Não acredito nestes valores, ainda mais em se considerando o tipo de MP que teremos e a época do ano. Se baixar de

10C aqui em casa, para Abril, já será ÉPICO.

 

Mas, para alegria do William, é cada vez mais certa a certeza de geada na cidades altas da Mantiqueira! :clapping:

 

O outono vai começar bem frio, pessoal! Isso depois do verão mais tórrido já registrado, enfim, acho que precisávamos

mesmo de um desconto... :laugh:

 

Deixa de chororô Renan.A chance de baixar de 10ºC aí é até grandinha. :punish:

Link to comment
Share on other sites

Tuias a mais fria do Brasil neste momento, com 8.3º...

As que chegam mais perto, PNI com 9.1º, e Livramento 9.7º... :mosking: :good:

PH.. Tuias é um local habitado? tem pousadas?

Entre quartos e apartamentos(tem hotel), deve ter uns 80.Posso me informar pra vc. :friends:

Além de umas 40 cabanas de alvenaria(chalés).

É quase uma mini-cidade :mosking:

Tem restaurante 24h, peixe frito na hora, é muito boa a estrutura do parque, conta ainda com mini-shoping.A temporada de verão tem mais atrativos, mas o S Valdemar tá impressionado, depois que o frio do Tuias foi manchete no CP e na mídia, tá lotando todo final de semana huhauhuahuhuahu.... :laugh: :good:

Aí site deles dá uma olhada.

http://www.tuias.com.br/site/

 

que delicia de lugarrrr..com certeza está nos meus planos de viagemmmm para este invernoooo :hang1: :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal que está afim de curtir um frio de serra perto do PNI e da serra da mantiqueira

Deer uma olhadinha nesse site :hang1: :hang1:

 

http://www.portalviscondedemaua.com/

 

pretendo passar mes de julho por lá nas minhas férias, e quero ir pro sul tb, para gramado, são joaquim e Tuias

 

amooo frioooo :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Existe um trabalho científico publicado na internet tratando sobre esse assunto. É bem interessante.

 

Vou procurar aqui na net pra ver se eu acho. Mas acredito que essa relação tenha a ver com o que o Carlos Campos postou ai dizer que as MPs passam rápidas demais por lá e logo esquenta, enquanto aqui no Brasil elas ficam mais tempo.

 

Esse aqui é um: http://www.cbmet.com/cbm-files/12-2ab4cc58374c98b193f31a720d6f0416.pdf

Mas se não me engano existe um outro trabalho mais específico sobre o tema. Esse aí do link é mais sobre 1994, cita alguma coisa sobre 1995 e 1996.

 

Em Curitiba, friozinho mequetrefe agora, 15,1ºC!

Link to comment
Share on other sites

 

SJ com 16.3º, acho que vou pra lá me aquecer um pouco kkkkkkkk

Nossa tem umas marcando 20º na São Joaca e 18º na gelada Urupema... :mosking: :mosking: :mosking: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Aproveite o dia na neve , Paulo.

 

Já colheram o icewine hoje?

 

Não esqueça de jogar o sal na calçada e do snowmobille para chegar no Tuias.

 

Tá bonita a média na nova Comandante Ferraz brasileira? Realmente hoje demonstra que achamos a Sibéria tupiniquim.

Link to comment
Share on other sites

FRIO NAS TUIAS

 

Já com 11°C

 

Dando uma Tunda nas dmais estações do Sul

 

:laugh:

 

Uma estação em baixada a 650 metros apanhando pra um topo de 230 mts.

 

10ºC no Inmet Bagé.

:rofl:

 

Aliás, o topo nanico bajeense , isto mesmo , com ''J'' vem dando de relho nos últimos 7 dias nas Tutuias. :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Tatuapé estamos tendo apenas chuviscos.

As temperaturas nas estações do CGE mais próximas estão em 17 graus e eu acredito que são as mais baixas de 2014 pra essa hora.

 

===============================

 

Como é bom ver o frio invadindo o BAZ novamente.. :clapping: :heart:

 

Nem fale. Como é bom também ver posts comentando que tal modelo indica uma forte erupção daqui a por exemplo 240 horas!

Link to comment
Share on other sites

Chove em trechos da serra do Mar próximos a Sampa:

 

Paranapiacaba (Santo André) acumula 43,2 mm desde as 7h da manhã.

 

A PCD de Curucutu, em Marsilac, extremo sul do município de São Paulo, somou 41,2 mm das 15h de ontem às 18h de hoje.

 

De onde tirou esse dado de Paranapiacaba, Aldo? :russian:

 

Tem estação meteorológica por lá ou é apenas pluviométrica?

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique, responda-me....Sem as habituais vergastadas [ by shima]

 

Soledade é tão diferente de Tuias e Tuias é igual a Gramado.

 

Se assim for Tuias representa algo verdadeiro de Soledade?

 

Abração

 

Mafili sabia que estação do Inmet Soledade fechou? Na verdade só deixaram o anemômetro e um termômetro de máxima por lá... E no Tuias quebraram o anemômetro. Não vejo falarem em Sensação térmica no Tuias... Soledade agora tem só uma estação, que está dividida em vários pontos...

 

O anemômetro e o termômetro de máxima ficam em um lugar, e o termômetro de mínima fica em outro...

 

Achei interessantíssima a história do descobrimento, sinto por não ter conhecimento para retribuir também...

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.