Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Setembro/2024

jrmartinisp
 Share

Recommended Posts

Em 22/09/2024 em 19:44, jayvillao disse:

Que formação é essa BH?

Screenshot_20240922-194335.png

A maior parte eram nuvens altas, ainda não chovia na capital no momento do seu print. Agora sim, 1 hora depois, a chuva vai conseguindo avançar  pela capital.

Aqui em Contagem, vizinha a capital, temos uma chuvinha fraca que consegue apenas molhar o chão. Em BH, registros de chuva forte no extremo sul da cidade.

20240922_203012.thumb.jpg.5d8049e316633d787b17d52e2b695552.jpg

Pelo menos na estação cercadinho acredito que seja certo que acumule alguma coisa. Vamos ver se sobra algo para a convencional ou para a Pampulha, mas estou achando difícil.  

Edited by RafaelBHZ
  • Like 12

Buenos Aires no domingo, 15/09:

Mínima: 10,4°C
Máxima: 20°C

O dia comecou com um pouco de frio frio. Depois, ensolarado e agradável. A URA mínima foi a 29%.

Esse dia voltei pra Buenos Aires e queria comentar do voo. Em quase 100 voos que fiz na vida, esse foi o segundo mais turbulento. Pensei que ia ser tranquilo, que a frente fria era fraca. Mas desde a decolagem até o meio do RS tivemos turbulencia, quase todo o tempo fraca a moderada, mas no norte do RS por uns cinco minutos balancou bastante, de derrubar as coisas do servico de bordo nas mesinhas dos passageiros. Uma crianca do meu lado vomitou. Nada sério, mas me surpreendeu.

Também achei curiosa a variacao da altitude ao longo do voo. O aviao subiu até os 36 mil pés e, ao invés de manter essa altura o voo todo, baixou para 30 mil pés na regiao de Curitiba (onde comecou a balancar de forma moderada) e foi assim até cruzar a frente. Depois, sobre o RS, voltou a subir até os 34 mil pés, antes de comecar a descer, como mostra a linha azul abaixo. A linha amarela mostra a velocidade, que também foi variando um pouco por causa das turbulencias.

image.png.334303c292c4e9f5d28b9a738137d7ef.png

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 10

Chove fraco ou chuvisca em diferentes pontos de BH, especialmente nas metades sul e oeste da cidade e inclusive na área central, onde está a estação de referencial climatológica. Pelas câmeras do clima ao vivo, é possível ver as pistas molhadas, mas não dá pra saber onde foi só um chuvisqueiro e onde acumulou.

Aqui onde moro na Pampulha, mais a norte, chuviscos.

Se chover pelo menos 1 mm na estação, teremos interrompida aquela sequência histórica de dias secos.

Edited by LeoP
  • Like 9

Em 22/09/2024 em 20:55, LeoP disse:

Chove fraco ou chuvisca em diferentes pontos de BH, especialmente nas metades sul e oeste da cidade e inclusive na área central, onde está a estação de referencial climatológica. Pelas câmeras do clima ao vivo, é possível ver as pistas molhadas, mas não dá pra saber onde foi só um chuvisqueiro e onde acumulou.

Aqui onde moro na Pampulha, mais a norte, chuviscos.

Se chover pelo menos 1 mm na estação, teremos interrompida aquela sequência histórica de dias secos.

Agora uma curiosidade bastante esquisita:

Tenho reparado desde o ano passado que só chove com bons acumulados aqui em BH quando a temperatura está acima dos 25°C. Quando está inferior, as nuvens não conseguem se desenvolver ou manter a consistência. Raríssimas excessões desde setembro/2023 quando comecei a reparar. 

Na primavera do ano passado, chovia mais a noite, mas eram todas noites de muito calor, bastante abafadas. Quando refrescava um pouco, não conseguia formar instabilidades. 

Hoje estranhamente foi a mesma coisa, enquanto meu termômetro marcava 26°C lá fora ainda tinham nuvens e alguns raios, mas foi só a temperatura cair um pouco, ligeiramente abaixo de 25°C que o tempo começou abrir e as instabilidades cessaram o desenvolvimento. Viramos uma cidade que depende quase exclusivamente de calor para chover nessa maré de azar que se arrasta desde 2023. 

Agora mesmo tenho 23°C e umidade, mas parece insuficiente para sustentar instabilidades em BH na maioria das situações. 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 10
  • Sad 3

Buenos Aires na quinta (19/9):

Mínima: 17,3°C
Máxima: 24,4°C
Chuva: 14 mm

Dia nublado e abafado. A pressao esteve baixa e chegou a apenas 997,8 hpa no meio da tarde. A partir dessa hora, o dia virou noite e choveu forte e rápido em Buenos Aires, com os primeiros 14 mm do mes. Caiu granizo em vários bairros, inclusive aqui no centro.

Na Grande Buenos Aires, houve granizo grande em Moreno e Benavidez:
image.png.864b1b5ef0c724dbe9b20b272f66e81f.png

Assim estava a linha de instabilidades antes de entrar na capital argentina:
image.png.8d10ee04c3c6406b4813ff5204d0f39d.png

Assim estávamos às 14h35:
image.png.0999a4005ace7e890fa4803b4960673b.png

Mais ou menos na mesma hora, em foto que encontrei na internet:
image.png.6f20d973d1a12ddb6c13813b5b016ab3.png

Alguns voos foram desviados para Córdoba e até pra Resistencia. À noite, a coisa ficou complicada mais pra cima, no RS:
image.png.d95a90b1fa2794505356334aa433d987.png

• Like 16

Setembro vem sendo um mes quente e seco até agora em Buenos Aires:

Média das mínimas: 11,6°C (+ 1°C)
Média das máximas: 21,2°C (+ 1,5°C)
Média simples: 16,4°C (+ 1,2°C)
Precipitacao acumulada: 14 mm (17,3% da média)

Esta semana será mais uma de temperaturas bem acima da média:
image.png.f713db3a86b66061eb91e487c16253d9.png

• Like 10

Buenos Aires hoje:

Mínima: 15,8°C
Máxima: 24°C

Dia nublado, em alguns momentos da tarde meio escuro, mas sem chuva. No fim da tarde comecou a abrir.

Agora poucas nuvens, 15,8°C, URA de 81% e vento sudeste a 14 km/h. Para amanha, muitas nuvens e termometros entre 12°C e 21°C. O sol nasce às 6h40 e se poe às 18h51.

• Like 7
  • Thanks 1

Com o vento fraco, a orla do Guaíbão ficou bem mais amena que o resto da cidade.

Até esse horário do vídeo a máxima na Vila Conceição, bem perto da água, tinha sido 25,9°. Diferença de 5,7° para meu dado!!

Agora tenho 24,7° com 77%. Entrou uma instabilidade do centro do RS no sentido N-S e a ponta veio até aqui; Deu até um trovão, mas ficamos só na ameaça.

• Like 8

Bom dia,

a chuva chegou ontem em alguns pontos do sul e oeste de BH, com o acumulado de 1,6 mm nas áreas próximas da Serra do Curral. Nas outras regiões, só chuviscou, o que fica evidente pelos pluviômetros (zerado na Pampulha e 0,1 mm na área central).

Diante daquele critério de considerar apenas acumulados de 1 mm ou mais como "dia de chuva", a estação de referência da cidade (centro) seguirá aumentando sua incrível e histórica sequência de dias secos, atualmente em 157 dias. Choveu, mas pra estatística, não.

Para essa semana, parece que vem muuuuuuuita chuva lá no RS, mas dessa vez mais ao sul e deve pegar o Uruguai também. As áreas afetadas pelas enchentes de maio felizmente terão acumulados mais moderados.

A boa notícia é o avanço da chuva, ainda que em baixos acumulados, por grande parte do Pará, norte do Tocantins, oeste e sul de Mato Grosso, MS, sul de GO, SP e centro-sul de MG. Em alguns pontos será só chuva muito fraca e isolada, mas o importante é que a umidade segue se espalhando aos poucos. Vai chover um pouco bem nas áreas de fronteira da floresta, onde o fogo é mais intenso. Aqui pra BH, há nova chance de chuva isolada no final de semana.

A previsão pra Manaus mostra o avanço dessa umidade, o que seria o começo da recuperação da região, nesse primeiro momento com efeitos na diminuição dos incêndios:

1279052675_Semttulo.png.af9dd822d658a45e7b690ad3478ccf9e.png

Percebe-se, também, as temperaturas que devem entrar num padrão distante dos extremos.

• Like 13

novos núcleos apareceram perto da RMPOA, chegando por sul/sudoeste e indo ao litoral: o primeiro que ouvi trovoadas altas foi bem no começo da manhã, pelas 6:00. Mas não choveu, pelo menos não onde moro. Depois, pelo meio da manhã, um baita estrondo, mas tb não deu chuva aqui. 

Pelo radar deu pra ver que tinha bastante instabilidade indo pro litoral norte gaúcho nesta manhã, mas escapamos do mais forte aqui em Canoas na RMPOA.

• Like 7

Em 23/09/2024 em 12:20, Marcos disse:

Tempo muito instável, ventoso e com cheio de fumaça por aqui. Enfim, um dia bastante singular.

Agora faz 22,7° com 79%.Vídeo dessa manhã.

Aqui 45 kms ao norte na transição do calor para a umidade, chuva, vento e temporal, 26.8 graus e deve ficar nos 29/30.

Serra acima daqui deve ter esta temperatura por estar ainda sob influência de ar quente do norte, enquanto Herval na Campanha, faz 14 graus.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 9

Em 23/09/2024 em 11:28, LeoP disse:

Bom dia,

a chuva chegou ontem em alguns pontos do sul e oeste de BH, com o acumulado de 1,6 mm nas áreas próximas da Serra do Curral. Nas outras regiões, só chuviscou, o que fica evidente pelos pluviômetros (zerado na Pampulha e 0,1 mm na área central).

Diante daquele critério de considerar apenas acumulados de 1 mm ou mais como "dia de chuva", a estação de referência da cidade (centro) seguirá aumentando sua incrível e histórica sequência de dias secos, atualmente em 157 dias. Choveu, mas pra estatística, não.

Para essa semana, parece que vem muuuuuuuita chuva lá no RS, mas dessa vez mais ao sul e deve pegar o Uruguai também. As áreas afetadas pelas enchentes de maio felizmente terão acumulados mais moderados.

A boa notícia é o avanço da chuva, ainda que em baixos acumulados, por grande parte do Pará, norte do Tocantins, oeste e sul de Mato Grosso, MS, sul de GO, SP e centro-sul de MG. Em alguns pontos será só chuva muito fraca e isolada, mas o importante é que a umidade segue se espalhando aos poucos. Vai chover um pouco bem nas áreas de fronteira da floresta, onde o fogo é mais intenso. Aqui pra BH, há nova chance de chuva isolada no final de semana.

A previsão pra Manaus mostra o avanço dessa umidade, o que seria o começo da recuperação da região, nesse primeiro momento com efeitos na diminuição dos incêndios:

1279052675_Semttulo.png.af9dd822d658a45e7b690ad3478ccf9e.png

Percebe-se, também, as temperaturas que devem entrar num padrão distante dos extremos.

Boa, importante ressaltar também que é bem comum episódios de chuva isolada que nenhum modelo prevê. Torço pra que tenhamos muitas boas surpresas nos locais mais castigados...

---

Aqui para São Paulo vai ser calor forte até quinta-feira, mas sem nemhum absurdo...mas as noites já estão ficando desconfortáveis em lugares que recebem bastante sol durante o dia.

• Like 9

Eu acho impressionante como os paradigmas do mês de Setembro foram destruídos nos últimos 10 anos. Esse mês no Brasil, que é o mais afetado pelas mudanças climáticas, perdeu completamente suas características originais e verdadeiramente se tornou um mês pré-monção com bloqueios intensos e temperaturas altíssimas. 

O mês anda tão descaracterizado, que no mês atual (Set-24) eu estou achando as temperaturas "OK", quando na verdade os desvios de anomalia 91-2020 estão altíssimos. Ora, essa percepção vem do fato de que passamos por severas ondas de calor neste mês nos últimos anos, e daí vem a falsa sensação de que está tudo bem em 2024 (mas na verdade não está NADA BEM). Esse padrão novo não muda mais, como podemos perceber. Seja EN, seja LN ou neutralidade: O calorão seco pré-monção veio pra ficar !

• Like 10
  • Thanks 1
  • Sad 2

Em 23/09/2024 em 14:08, Renan disse:

Eu acho impressionante como os paradigmas do mês de Setembro foram destruídos nos últimos 10 anos. Esse mês no Brasil, que é o mais afetado pelas mudanças climáticas, perdeu completamente suas características originais e verdadeiramente se tornou um mês pré-monção com bloqueios intensos e temperaturas altíssimas. 

O mês anda tão descaracterizado, que no mês atual (Set-24) eu estou achando as temperaturas "OK", quando na verdade os desvios de anomalia 91-2020 estão altíssimos. Ora, essa percepção vem do fato de que passamos por severas ondas de calor neste mês nos últimos anos, e daí vem a falsa sensação de que está tudo bem em 2024 (mas na verdade não está NADA BEM). Esse padrão novo não muda mais, como podemos perceber. Seja EN, seja LN ou neutralidade: O calorão seco pré-monção veio pra ficar !

Eu acho abril muito afetado, principalmente aqui no sul com o atraso do frio.

Aqui baixou de 28 para 24 graus agora com entrada de vento.

• Like 7

Em 23/09/2024 em 14:28, Edison Bocorny Jr disse:

Eu acho abril muito afetado, principalmente aqui no sul com o atraso do frio.

Aqui baixou de 28 para 24 graus agora com entrada de vento.

Esses dois meses, Abril e Setembro, têm sido muito descaracterizados na nossa região nesta última década.

Ambos ficaram muito tropicalizados, e atingindo extremos como Abril de 2016 e 2018, e Setembro de 2017 ao longo de quase toda a duração do respectivo mês.

Em vários dos anos recentes, mesmo que não tenham sido tão extremos quanto esses que citei, houveram períodos horrorosos, com o calor se prolongando pra dentro de Abril e o frio sumindo cedinho em Setembro.

Edited by Eclipse POA
  • Like 6
  • Sad 1

Hoje eu saí de lá do Litoral de São Paulo, na Baixada Santista, acostumado com máxima de 24 ºC que deu no fim de semana, e com céu fechado, e cheguei à capital do estado num dia de sol do mês de fevereiro. kkkkkk
Calor forte durante a tarde. Temperatura entre 32 ºC e 34 ºC em grande parte da zona oeste de São Paulo capital.

• Like 4
  • Sad 4

Em 23/09/2024 em 12:28, Edison Bocorny Jr disse:

Aqui 45 kms ao norte na transição do calor para a umidade, chuva, vento e temporal, 26.8 graus e deve ficar nos 29/30.

Serra acima daqui deve ter esta temperatura por estar ainda sob influência de ar quente do norte, enquanto Herval na Campanha, faz 14 graus.

Quando há bloqueio, 20 ou 30 km para o norte ou o sul fazem a diferença. Tanto que a chuva que eu menciono no vídeo passou logo ao sul de POA, uns 30 ou 40 km daqui.

• Like 5

Primeiro dia da primavera astronômica com  33º , quente, mas normal diante do que estamos vivendo, até quinta feira iriamos a 37º pelo europeu, SP um a menos 36º é um pico de calor significativo, o GFS já chuta o balde com 40º e 38º pra SP o que aproxima do recorde absoluto, eu não acredito, de qqer forma vai se consolidando a máxima do ano até o momento e fazendo o mês entrar na lista de ruindades de 2024.

Alguns modelos colocaram pancadas de chuva por aqui, sabia que se ocorressem ia ser na Mantiqueira por causa do relevo e bingo.

Sobre vcs estarem falando de Abril e Setembro descaracterizado, Setembro foi o primeiro mês a avacalhar lá em meados dos anos 90 já começou a esculhambação, o que esta acontecendo agora é que este calor esta é se expandindo para o Sul a ponto de colocar em risco as máximas anuais e até históricas que aconteciam no verão, passar a acontecer nesta época.

Abril demorou mais, mas me lembro de calor excessivo em 2012, depois 2016, agora este ano e mesmo nos anos que não tivemos calor, foram fracos.

Mas não para por ai aqui em SP,  Maio o calor invadindo a primeira quinzena. Agosto esta ficando mais quente antes da segunda quinzena.

E só para lembrar o quanto este ano foi bizarro não 1, mas 3 meses seguidos

https://portal.inmet.gov.br/uploads/notastecnicas/Balanço-de-SP-abril-R.pdf

https://portal.inmet.gov.br/uploads/notastecnicas/Balanço-São-Paulo-SP-Maio.pdf

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2024/07/01/cidade-de-sao-paulo-tem-o-junho-mais-seco-e-quente-em-63-anos-aponta-inmet.htm

ipmet.jpg

• Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 3

A vida antes do El Niño 2023/24: enquanto o primeiro semestre de 2023 foi uma ilha dentro da média 1951-1980 entre o Paraná e Goiás, foi o primeiro semestre mais quente já registrado no Centro-Norte da Argentina, incluindo Buenos Aires, no Uruguai e metade sul do Rio Grande do Sul:  https://www.carbonbrief.org/state-of-the-climate-2023-now-likely-hottest-year-on-record-after-extreme-summer/

Vem La Niña, e nos devolve o padrão que tivemos até o primeiro semestre de 2023!

• Like 6
  • Thanks 1

Essa menina é tudo de bom, sabia que a temperatura média anual de Cuiabá caiu mais de 1ºC entre 2020 e 2022? Veja como foi janeiro e junho de 2023 no Brasil, foi levemente azul:https://climate.copernicus.eu/surface-air-temperature-january-2023

https://climate.copernicus.eu/surface-air-temperature-june-2023

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 3
  • Haha 2

Algumas máximas de hoje pelo Brasil (INMET):

Aquidauana-MS: 42,8°C

Cuiabá-MT (Conv): 42,7°C

Corumbá-MS: 42,5°C

Coxim-MS: 42,5°C

Nhumirim-MS: 42,3°C

Rondonópolis-MT: 42,3°C

São Miguel do Araguaia-GO: 41,8°C

Cuiabá-MT (Aut): 41,7°C

Formoso do Araguaia-TO: 41,5°C

Lagoa da Confusão-TO: 41,5°C

Aragarças-GO: 41,3°C

Pedro Afonso-TO: 41,1°C

Rosário do Oeste-MT: 41,1°C

Santa Rosa do Tocantins-TO: 41,1°C

Araguaçu-TO: 41,0°C

Goiás-GO: 41,0°C

Alto Parnaíba-MA: 40,6°C

Gurupi-TO: 40,6°C

Miranda-MS: 40,5°C

São José do Rio Claro-MT: 40,5°C

Vila Bela da Sabntíssima Trindade-MT: 40,5°C

Porangatu-GO: 40,4°C

Paranaíba-MS: 40,3°C

Paranã-TO: 40,2°C

Porto Murtinho-MS: 40,2°C

Salto do Céu-MT: 40,2°C

Querência-MT: 40,1°C

Marianópolis do Tocantins-TO: 40,0°C

Três Lagoas-MS: 40,0°C

Cassilândia-MS: 39,9°C

Rio do Sono-TO: 39,9°C

Valparaíso-SP: 39,9°C

Campina Verde-MG: 39,8°C

Castelo do Piauí-PI: 39,8°C

------------

Na capital paulista, hoje tivemos o que já virou rotina neste setembro: sol, calor, céu esbranquiçado pela névoa seca/fumaça, U.R. baixa nas horas mais quentes...

Mirante (Aut): 18,8°C / 34,1°C

Interlagos: 16,6°C / 32,1°C

IAG: 14,6°C / 33,5°C

Edited by Aldo Santos
  • Like 9
  • Thanks 2
  • Sad 5

Em 23/09/2024 em 19:56, Aldo Santos disse:

Algumas máximas de hoje pelo Brasil (INMET):

Aquidauana-MS: 42,8°C

Corumbá-MS: 42,5°C

Coxim-MS: 42,5°C

Nhumirim-MS: 42,3°C

Rondonópolis-MT: 42,3°C

Cuiabá-MT (Conv): 42,2°C

São Miguel do Araguaia-GO: 41,8°C

Cuiabá-MT (Aut): 41,7°C

Formoso do Araguaia-TO: 41,5°C

Lagoa da Confusão-TO: 41,5°C

Aragarças-GO: 41,3°C

Pedro Afonso-TO: 41,1°C

Rosário do Oeste-MT: 41,1°C

Santa Rosa do Tocantins-TO: 41,1°C

Araguaçu-TO: 41,0°C

Goiás-GO: 41,0°C

Alto Parnaíba-MA: 40,6°C

Gurupi-TO: 40,6°C

Miranda-MS: 40,5°C

São José do Rio Claro-MT: 40,5°C

Vila Bela da Sabntíssima Trindade-MT: 40,5°C

Porangatu-GO: 40,4°C

Paranaíba-MS: 40,3°C

Paranã-TO: 40,2°C

Porto Murtinho-MS: 40,2°C

Salto do Céu-MT: 40,2°C

Querência-MT: 40,1°C

Marianópolis do Tocantins-TO: 40,0°C

Três Lagoas-MS: 40,0°C

Cassilândia-MS: 39,9°C

Rio do Sono-TO: 39,9°C

Valparaíso-SP: 39,9°C

Campina Verde-MG: 39,8°C

Castelo do Piauí-PI: 39,8°C

------------

Na capital paulista, hoje tivemos o que já virou rotina neste setembro: sol, calor, céu esbranquiçado pela névoa seca/fumaça, U.R. baixa nas horas mais quentes...

Mirante (Aut): 18,8°C / 34,1°C

Interlagos: 16,6°C / 32,1°C

IAG: 14,6°C / 33,5°C

Só faltaram 2,1 graus para Aquidauana-MS ultrapassar Nova Maringá - MT, como temperatura mais alta da história do Brasil. (que é de 44,8 ºC) Lembrando que esse recorde de MT é de 2020. Imagina ser ultrapassado depois de apenas 2 anos...

• Like 4
  • Sad 5

Hoje foi um dia feio, carregado e meio abafado, mínima de 21.3 graus agora com ventinho e a máxima 27.6 graus, mas sem chuva.

Amanhã deve fazer 29/30 graus de máxima e deve chover quarta a tardinha, com grande volume na quinta feira, em torno de 50 mm.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 2

Máxima de 39,1°C em casa hoje (Vila Jamil de Lima) igualou a maior máxima do ano que era de março.

Madrugada foi bem quente também, 24,6°C de mínima e agora ainda temos 30,0°C muito quente. 

Infelizmente é desanimador esse mês e é desanimador a previsão. 

image.png.398b4123686a803792e6bb32157c2543.png

Não bastasse isso as previsões que antes indicavam a chuva voltando em outubro estão cada vez mais adiando qualquer retorno de chuva, além de manter bloqueios no decorrer de outubro. Esse ano não escapará e vai fechar como o mais quente da história no oeste paulista. 

• Like 4
  • Sad 6

Ótimos acumulados de chuva em parte de Minas na tarde/noite de 21 setembro.

Estações do Cemaden

Barbacena

102 mm est. Carmo

81 mm est Pinheiro Grosso

78 mm est Agua Santa

77 mm est. SãoFrancisco

74 mm est. Senhora das Dores

Conselheiro Lafaiete

76 mm Santa Matilde

55 mm Rio Bananeiras

54 mm São Sebastião

46 mm Centro

Miraí

68,8 mm centro

Carandaí

60 mm Hermílio Alves

47 mm Ponte Chave

40 mm Centro

Santos Dumont

56 mm Quarto Depósito

Juiz de Fora

44 mm Chácara Passos del Rey

Aqui em Laje do Muriaé, 0,0 mm, trovoadas e relâmpagos, chuviscou mas não por minutos.

• Like 10

🌫️🌥️☁️🌧️

Máxima: 37,12°C em Itapiranga/Linha Presidente Becker Baixa/Epagri

Mínima: 7,8°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo

Menor máxima: 19,6°C em Passo de Torres/Balneário Bella Torres

Precipitação máxima: 1 mm em Timbé do Sul/Figueira

> Fumaça voltou aqui no Vale do Itajaí.

> Na serra ainda baixou de madrugada, mas com máximas irreconhecíveis.

> Litoral e sul catarinense tiveram um dia agradável.

• Florianópolis: +0,8°C
  • Indaial: +1,8°C (81-10)
  • Lages: +2,5°C (81-10)
  • Chapecó: +3°C 
  • Campos Novos: +3,5°C
  • São Joaquim: +3,8°C

> A coisa está feia! As previsões de temperatura abaixo da média sumiram dos vídeos. Já as previsões de temperatura acima da média nunca aparecem...

• Like 8

Temperaturas ICON x GFS x ECMWF

Acho que o ICON é mais pé no chão, mas é curioso a diferença no litoral, pelo GFS, a cidade de SP teria o recorde absoluto de 2014 ameaçado , na questão chuvas eu não coloquei  aqui, mas só o europeu esta mais otimista com relação a chuvas em SP

Screenshot_20240923-233547.png

Screenshot_20240923-233447.png

Screenshot_20240923-233427.png

Edited by jrmartinisp
  • Like 3
  • Sad 3

• jean10lj locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.