Carlos Campos Posted September 18, 2024 at 09:57 AM Share Posted September 18, 2024 at 09:57 AM (edited) Em 18/09/2024 em 06:47, Juzinho disse: Imagina quanto o sol é danoso para a pele e os olhos nessa altitude e quase que em plena linha do Equador ... Uma curiosidade que eu vi uma vez sobre Bogotá, e que a cidade tem muitas e imensas granizadas...se é verdade, não sei, mas sempre lembro disso. Talvez seja um dos motivos por cuidarem tanto do verde na cidade. É um dos motivos que me fazem apreciar tanto Bogotá, além da altitude e das temperaturas. E sim, o granizo é comum por lá. Edited September 18, 2024 at 09:59 AM by Carlos Campos 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pauloribrj Posted September 18, 2024 at 10:36 AM Share Posted September 18, 2024 at 10:36 AM (edited) Ontem foi um dia bem agradável no Rio, com temperatura variando de 18,6oC a 23,2oC na Vila Militar. O dia ficou nublado com chuviscos ao longo do dia, chuva que só ajudou mesmo a baixar a poeira e limpar o ar com acumulado máximo na cidade de 9mm no Alto da Boa Vista. Setembro está com cara que pode ser um dos meses mais secos desse ano, competindo com abril. Chuva significativa mesmo parece que só em outubro, mas tomara que eu esteja errado. Hoje o dia amanheceu com poucas nuvens e mínima de 18,5oC (Vila Militar) Acumulados na cidade durante esse mês: Edited September 18, 2024 at 10:38 AM by pauloribrj 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 18, 2024 at 11:20 AM Share Posted September 18, 2024 at 11:20 AM A madrugada teve muito vento do leste e chuviscos intercalados com rápidas aparições de áreas escuras no céu onde dava pra avistar estrelas. Teve bastante barulho vindo dos pinheiros aqui do lado. Temperatura de 11°C em média e a impressão de que o inverno retornou com força. O panorama visto do satélite mostrava uma área de instabilidade avançando pelo oeste, já tendo provocado inclusive granizo em localidades dos Campos Gerais (II Planalto). 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 18, 2024 at 11:22 AM Share Posted September 18, 2024 at 11:22 AM O amanhecer foi aquele momento precioso na minha opinião, com o avanço dos aglomerados de nuvens produtoras de chuva e trovoadas. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 18, 2024 at 11:23 AM Share Posted September 18, 2024 at 11:23 AM Satélite agora. Amanhecer na outra câmera, achei mais legal esse. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted September 18, 2024 at 11:38 AM Share Posted September 18, 2024 at 11:38 AM Primeiras horas da manhã com céu nublado em São Paulo. O sol está tentando aparecer em meio às nuvens baixas. Nas estações do CGE, temos 16 graus e URA na casa dos 80%. Já nos aeroportos às 8 horas, também 16 graus tanto em Congonhas quanto em Cumbica. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted September 18, 2024 at 11:43 AM Share Posted September 18, 2024 at 11:43 AM Área de chuva entre o sudoeste de SP e o PR. Imagem do satélite mostrando as instabilidades que estão provocando essa chuva. 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel fontenelle Posted September 18, 2024 at 01:49 PM Share Posted September 18, 2024 at 01:49 PM Em 17/09/2024 em 19:54, Carlos Campos disse: Setembro em algumas estações de Bogotá, Colômbia +4°/5°N A cidade no geral me encanta pela quantidade absurda de áreas verdes e parques interligados por ciclovias. E tem araucárias em alguns locais, fora outras espécies de pinheiros de clima temperado. Entre 1970/2000 a temperatura no observatório da capital variou entre -5,2°C e 28,6°C. Eu já encontrei nas pws alguns dias com mínimas negativas em estações da periferia, em áreas rurais e de fazenda nos meses mais secos. Também já vi fotos de geadas por lá. No street vc vê algumas araucárias, menos talvez do que em Quito, no Peru, mas tem. Essas abaixo são Bogotá. Como os arredores da capital no norte e no leste são muito montanhosos, tem lugares na faixa dos 3.100/3.200m que surpreenderam nas mínimas, se houvesse monitoramento nas baixadas. É legal saber pq se trata praticamente da linha do Equador. Apesar lá quando está 15 graus no sol deve parecer 25 ou não? Devido a altitude e próximo a linha do Equador 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 18, 2024 at 01:57 PM Share Posted September 18, 2024 at 01:57 PM Em 18/09/2024 em 10:49, Gabriel fontenelle disse: Apesar lá quando está 15 graus no sol deve parecer 25 ou não? Devido a altitude e próximo a linha do Equador Essa parte eu não sei kk Mas pela altitude na faixa dos 2.800m eu acredito que seja muito diferente do que se sente na maioria das cidades brasileiras. O que mais se assemelharia em termos de Brasil (tirando o Monte Roraima), seria o alto do Parque Itatiaia no verão, visto a posição do sol que equivaleria à mesma posição em Bogotá ao longo do ano. Essa cidade possui 2 períodos secos, um no começo do ano e outro no meio, então deve ter suas compensações ao longo dos 12 meses. No total, em termos de chuvas, cai em média 1.000mm por lá. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 18, 2024 at 03:02 PM Share Posted September 18, 2024 at 03:02 PM (edited) Fiz um comparativo (no geral) de como anda a variação térmica em duas posições latitudinais neste Setembro, só para ter uma idéia, e nada além disso. Escolhi algumas estações posicionadas dentro das latitudes 37°S e 27°S no sentido leste-oeste. Não levei em consideração fatores como por exemplo se a estação fica em topo ou baixada, apenas escolhi pela coerência nos registros e nenhuma que eu de fato me interessasse em especial. De cara, vc vê que as médias dão um salto tremendo, numa distância de apenas 10° de latitude. Eu diria, a grosso modo, que as temperaturas se elevaram uns 10°C, o q equivaleria à +1°C por paralelo/sentido norte e considero este um valor bem elevado, porém eu faltei algumas aulas de "como são calculadas as equivalências térmicas entre os pólos e o Equador", então eu fico devendo essa parte. Aqui tem uma coisa que chama atenção (ou não mais) que é a pequena variação nas duas estações chilenas, junto à costa do Pacífico. No meu ver, são áreas sempre frias, comparando com o interior, igual lá em Lima, bem ao norte 👇 O problema nessa costa oceânica, é eternamente a influência da corrente marítima que cruza todo o litoral oeste do continente. São ventos frios incessantes e aquela bruma horrível que quase nunca se dissipa. Mais ao sul, a dinâmica muda um pouco esse eterno clima morto e produz outros fenômenos que não apenas vento e bruma. Em La Serena, no centro norte do Chile, já dá pra perceber uma ligeira movimentação na dinâmica: Mas não se compara ao sul do país, onde a influência da latitude se faz muito presente e também (não menos importante) os sistemas de baixas e altas pressões se movimentando naquela região - Valdívia é mais dinâmica: Voltando aos registros das temperaturas em duas diferentes latitudes, 27°S e 37°C, tem q dizer que não se trata de uma condição "normal" essa bizarrice que ocorreu (e talvez se repita nas próximas semanas) onde o Sul do Brasil ferve na área continental, enquanto os argentinos e chilenos aproveitam a primavera legal. A causa é óbvia, a anomalia gerada por alguns fatores em 2024 que nós sabemos de cor e salteado: bloqueio, vento NW forte, dinâmica ruim, etc. Talvez seja a nova normalidade de final de inverno/primavera, quem sabe? Edit: a falha em todas as estações chilenas no dia 8/Set é devido ao apagão que houve no país (e eu nem sabia que teve, muito menos o motivo). Edited September 18, 2024 at 09:24 PM by Carlos Campos 12 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Enio Rezende Posted September 18, 2024 at 03:09 PM Share Posted September 18, 2024 at 03:09 PM (edited) Eu já estive em Bogotá. O sol ARDE! Mesmo com a máxima nuns 20 graus a sensação é de calor NO SOL. Mas as sombras são sempre muito agradáveis. Mas eu acho um clima muito monótono, a mesma coisa o ano todo. Medellín tem uma temperatura mais semelhante com Minas, até a geografia e a comida fazem lembrar um pouco Hoje aqui em Lafaiete mínima de 15 graus, agora meio dia faz 23 graus com tempo parcialmente nublado Edited September 18, 2024 at 03:12 PM by Enio Rezende 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted September 18, 2024 at 03:14 PM Share Posted September 18, 2024 at 03:14 PM Belos núcleos atuando no sul do Amazonas e do Pará nesse momento. Outros já começam a pipocar entre o nordeste de MT e o sul de TO. 12 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 18, 2024 at 04:15 PM Share Posted September 18, 2024 at 04:15 PM Em 18/09/2024 em 12:09, Enio Rezende disse: Eu já estive em Bogotá. O sol ARDE! Mesmo com a máxima nuns 20 graus a sensação é de calor NO SOL. Mas as sombras são sempre muito agradáveis. Mas eu acho um clima muito monótono, a mesma coisa o ano todo. Medellín tem uma temperatura mais semelhante com Minas, até a geografia e a comida fazem lembrar um pouco Hoje aqui em Lafaiete mínima de 15 graus, agora meio dia faz 23 graus com tempo parcialmente nublado Eu lembro que vc comentou há algum tempo, depois q eu fiz uma publicação sobre a cidade (a pessoa vai pegando uma certa idade, no meu caso, e vez por outra repete coisas). Mas eu acho válido falar sobre outras cidades fora do Brasil, pois geograficamente, estamos no mesmo continente, tirando as delimitações políticas. Então, eu imagino que foi uma viagem muito bacana, e espero q tenha aproveitado bastante. Bogotá, eu olho com carinho pela aparência da cidade, toda cercada de verde e bem ampla. A parte do sol, deve ser desagradável mesmo. O interior das residências e dos edifícios provavelmente é frio. Talvez se eu conhecece, tivesse passado algum tempo na região, não gostasse. Aquela coisa: as imagens não transmitem tudo. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted September 18, 2024 at 07:10 PM Share Posted September 18, 2024 at 07:10 PM Maravilha! Núcleos atuando no sudoeste do Pará (local fortemente afetado pelas queimadas) e no nordeste de MT. Além disso, temos também núcleos (porém menores) pipocando no norte de MS, sudoeste de GO e sul de MT. 14 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vinicius Nanini Posted September 18, 2024 at 07:34 PM Share Posted September 18, 2024 at 07:34 PM Já estive em Bogotá (Dez/Jan) e realmente é bem diferente de tudo que nós temos no Brasil. Primeiramente, há uma variação gigante de altitude dentro da própria cidade. Então, ao se locomover pela metrópole é claramente perceptível a variação de temperatura. A sensação de calor também se altera acentuadamente em razão de estar nublado ou não. Muita se escuta falar de São Paulo ou Curitiba como cidades que têm as quatro estações em 24 horas, mas definitivamente, onde observei isso foi em Bogotá. Tudo muda repentinamente simplesmente por haver uma nuvem mais densa. Outra questão bem interessante em relação às elevadas altitudes é a sensação abrupta de frio com o pôr do sol, a temperatura despenca de 20/18º C para 12/10ºC em pouquíssimo tempo e depois estabiliza. A sensação que me ocorre é que com o crepúsculo liga-se um ar condicionado. Muito diferentemente do Clima do meu Centro-Oeste, que a temperatura vai caindo paulatinamente no decorrer da madrugada (Advecção). O bacana da cordilheira dos andes na Colômbia e no Equador é que ela é húmida, então há muito verde, uma paisagem muito bonita. Para mim, Bogotá e Quito são cidades subestimadas da América do Sul, pois são lindas e muito agradáveis. (Perdão pelo Tópico Off). 13 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 18, 2024 at 08:42 PM Share Posted September 18, 2024 at 08:42 PM Em 18/09/2024 em 12:02, Carlos Campos disse: Só uma coisa, essa estação de Itapiranga que vc pegou está mal instalada e alguns dias aquece 2-3 graus em relação a realidade. No verão até 4-5 graus 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 18, 2024 at 08:48 PM Share Posted September 18, 2024 at 08:48 PM Itapiranga/Linha Laranjeira (ao lado do Rio Uruguai) Itapiranga/Linha Becker baixa (afastada do Rio Uruguai) 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe F Posted September 18, 2024 at 08:53 PM Share Posted September 18, 2024 at 08:53 PM Depois de 5 meses, voltou a chover em Patrocínio! Festa nas ruas da cidade, hahaha 20 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted September 18, 2024 at 09:00 PM Share Posted September 18, 2024 at 09:00 PM Em 18/09/2024 em 17:42, jean10lj disse: Só uma coisa, essa estação de Itapiranga que vc pegou está mal instalada e alguns dias aquece 2-3 graus em relação a realidade. No verão até 4-5 graus Aquela dos 46 graus estilo do Sr. Wolfgang dentro de um galpão? 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 18, 2024 at 09:29 PM Share Posted September 18, 2024 at 09:29 PM Em 18/09/2024 em 17:42, jean10lj disse: essa estação de Itapiranga Tens razão, a diferença final chegou em +1°C de erro. Já arrumei lá em cima 😉 3 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 18, 2024 at 09:33 PM Share Posted September 18, 2024 at 09:33 PM Em 18/09/2024 em 17:48, jean10lj disse: Itapiranga/Linha Laranjeira (ao lado do Rio Uruguai) Itapiranga/Linha Becker baixa (afastada do Rio Uruguai) Só uma coisa, esse Julho/Agosto da Linha Becker, não seria Agosto/Setembro? 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jrmartinisp Posted September 18, 2024 at 10:11 PM Author Share Posted September 18, 2024 at 10:11 PM (edited) Em 18/09/2024 em 06:47, Juzinho disse: Imagina quanto o sol é danoso para a pele e os olhos nessa altitude e quase que em plena linha do Equador ... Uma curiosidade que eu vi uma vez sobre Bogotá, e que a cidade tem muitas e imensas granizadas...se é verdade, não sei, mas sempre lembro disso. Sim é verdade já fiquei lá por mais de 1 ano morando direto. O sol é intenso, mas as temperaturas são muito agradáveis, toda noite faz um bom frio (menos de 10°) e a tarde mal encosta nos 20° Tem 2 estações chuvosas que são definidas pela posição da zcit uma entre Abril e Junho outra entre Agosto e Novembro, esta última é mais intensa, é a das granizadas os meses de Outubro Novembro são os campeões do granizo. Houve uma que estive lá, foi em Novembro de 2007, foi um caos. O meio do ano não chega a ficar totalmente seco, já no fim do ano sim, Janeiro é um mês seco, lembrando que la ja é HN, logo Janeiro é 'inverno' Aqui dá uma geral de como é lá, eu viveria fácil em um lugar assim. https://pt.weatherspark.com/s/23324/3/Condições-meteorológicas-médias-no-inverno-em-Bogotá-Colômbia https://veja.abril.com.br/mundo/colombia-pede-que-cidadaos-tomem-menos-banhos-para-combater-seca Ha e sofre de influência de fenômeno enso, el nino pode atrapalhar a estação chuvosa e fazer as temperaturas subirem mais, no começo do ano estava um caos de seca naquela região, que foi quando o prefeito sugeriu banho coletivo para economizar água ========== Falando em chuva, granizo, etc.... Aqui em Jacareí ontem choveu irrisoriamente pela manhã coisa de 1mm. Hoje ventou, ameaçou, mas ficou só nisso msm, pelo menos não teve calor, nem fumaça. Edited September 18, 2024 at 10:14 PM by jrmartinisp 8 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted September 18, 2024 at 10:50 PM Share Posted September 18, 2024 at 10:50 PM (edited) Desde ontem, o ar polar no oceano tem influenciado nas condições de tempo na RMBH, que vivencia desde então ligeira queda de temperatura e aumento na cobertura de nuvens baixas e dos ventos. A capital amanheceu sob alta cobertura de nuvens Stratocumulus stratiformis translucidus (foto abaixo) que, associada aos ventos fortes e à temperatura de 17ºC, trouxe certa sensação de frio logo cedo. A nebulosidade predominou no céu até meados da manhã e o sol em seguida provocou elevação da temperatura até 28/29 graus à tarde. A noite segue bastante ventosa e agora com céu limpo. Faz 22°C. Muito agradável. Edited September 18, 2024 at 10:59 PM by LeoP 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 18, 2024 at 11:28 PM Share Posted September 18, 2024 at 11:28 PM Em 18/09/2024 em 18:33, Carlos Campos disse: Só uma coisa, esse Julho/Agosto da Linha Becker, não seria Agosto/Setembro? Isso, mandei errado 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 18, 2024 at 11:29 PM Share Posted September 18, 2024 at 11:29 PM Em 18/09/2024 em 18:00, Edison Bocorny Jr disse: Aquela dos 46 graus estilo do Sr. Wolfgang dentro de um galpão? Está perto da casa a estação, o termômetro original dele fica na parede da casa. Isso a estação particular. As da Linha Becker Baixa da Epagri (que fica 700m da casa do Wolfgang) e a da Linha Laranjeira, também da epagri, são boas estações. Não sei se ficou claro. 5 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus b Santos Posted September 19, 2024 at 12:04 AM Share Posted September 19, 2024 at 12:04 AM (edited) Conforme já era previsto ontem tivemos novamente chuva em Adamantina em decorrência daquele cavado de onda curta, choveu por volta das 13:30/14h foram 4mm, a diferença é que dessa vez registrei trovoadas algo que não ocorria há meses aqui, esse ano está bem fraco de qualquer dinâmica atmosférica. De manhã estava bem fresco menor mínima do mês hoje 13,4ºC. Chegou a cair uns raios positivos no centro da cidade e aqui perto de casa. Hoje infelizmente a fumaça também voltou, durou muito pouco tempo o alívio, e foi bastante fumaça. Com isso tivemos o fenômeno da chuva escura, algo raro por aqui: Edited September 19, 2024 at 12:06 AM by Matheus b Santos 10 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted September 19, 2024 at 01:19 AM Share Posted September 19, 2024 at 01:19 AM Em 18/09/2024 em 12:02, Carlos Campos disse: Fiz um comparativo (no geral) de como anda a variação térmica em duas posições latitudinais neste Setembro, só para ter uma idéia, e nada além disso. Escolhi algumas estações posicionadas dentro das latitudes 37°S e 27°S no sentido leste-oeste. Não levei em consideração fatores como por exemplo se a estação fica em topo ou baixada, apenas escolhi pela coerência nos registros e nenhuma que eu de fato me interessasse em especial. Esta estação de Ibirama sempre tem valores altos e fora da realidade. E é Acurite. A estação de Botuverá que tem altitude semelhante e é padronizada, tem valores bem menores. -- > Mínima de 2,7°C em Santa Catarina e máxima de 31,2°C. > No Vale do Itajaí, segue o padrão de primavera. O sol é forte, mas não brilha muito tempo e a brisa marítima fria, quando começa a soprar mais forte, baixa a temperatura. A máxima fica cedo. > Sobre o fim do mês, a previsão anda oscilando bastante. > Centro-Oeste: Cuiabá teve 42,3°C hoje. 8 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tstorm Posted September 19, 2024 at 01:59 AM Share Posted September 19, 2024 at 01:59 AM Ontem eu instalei uma estação meteorólogica aqui em Queimada Nova, uma Ecowitt WS69. Hoje foi o primeiro dia com registros completos. A temperatura variou de 22,6ºC a 34,8ºC na estação. A título de comparação, Paulistana - PI (INMET) registrou máxima de 34,7ºC e mínima de 23,4ºC. A temperatura aqui deveria ser 0,4ºC menor que em Paulistana, então, aparentemente, houve um pequeno superaquecimento na estação durante o dia. Ontem a máxima registrada aqui foi de 37,4ºC, enquanto em Paulistana foi de 37,1ºC. Esse local é provisório, pretendo colocá-la no telhado, a uns 4 metros do solo. Espero que isso resolva ou diminua o problema do superaquecimento. Além da vantagem de poder registrar melhor o vento, que nessa época é sempre constante, como é possível observar no gráfico de hoje. A quem interessar acompanhar, esse é o link no Wunderground: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IQUEIM2 14 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted September 19, 2024 at 02:04 AM Share Posted September 19, 2024 at 02:04 AM Hoje ficou um pouco quente de tarde. Cheguei a 26,7°. Agora faz 18,3° com 80% Vídeo de agora de noite. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 19, 2024 at 02:32 AM Share Posted September 19, 2024 at 02:32 AM Em 18/09/2024 em 22:19, Moretão disse: Esta estação de Ibirama sempre tem valores altos e fora da realidade. E é Acurite. A estação de Botuverá que tem altitude semelhante e é padronizada, tem valores bem menores. -- > Mínima de 2,7°C em Santa Catarina e máxima de 31,2°C. > No Vale do Itajaí, segue o padrão de primavera. O sol é forte, mas não brilha muito tempo e a brisa marítima fria, quando começa a soprar mais forte, baixa a temperatura. A máxima fica cedo. > Sobre o fim do mês, a previsão anda oscilando bastante. > Centro-Oeste: Cuiabá teve 42,3°C hoje. Obrigado Amanhã faço uma correção. Vou passar a utilizar apenas INMET ou aeros. Não vou mais utilizar dados de estações particulares, pois não sei quais prestam. Peguei 2 aleatoriamente e ambas são lixo. Ao menos a de Camboriú estaria correta? 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted September 19, 2024 at 02:44 AM Share Posted September 19, 2024 at 02:44 AM Em 18/09/2024 em 23:32, Carlos Campos disse: Vou passar a utilizar apenas INMET ou aeros. Não vou mais utilizar dados de estações particulares, pois não sei quais prestam. Acho bom, e que isso não se repita. 2 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 19, 2024 at 03:32 AM Share Posted September 19, 2024 at 03:32 AM Em 18/09/2024 em 23:32, Carlos Campos disse: Obrigado Amanhã faço uma correção. Vou passar a utilizar apenas INMET ou aeros. Não vou mais utilizar dados de estações particulares, pois não sei quais prestam. Peguei 2 aleatoriamente e ambas são lixo. Ao menos a de Camboriú estaria correta? Pior que é complicado mesmo. Tem bastante estação ruim ou mal instalada. Da epagri e do Inmet a grande maioria é confiável. Mas daí no extremo oeste por exemplo estamos sem monitoraramento do Inmet praticamente. Só tem Dionísio Cerqueira mais, desde que cag**am com a de São Miguel do Oeste, que era excelente. 4 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 19, 2024 at 11:43 AM Share Posted September 19, 2024 at 11:43 AM 5 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 19, 2024 at 12:41 PM Share Posted September 19, 2024 at 12:41 PM (edited) Em 19/09/2024 em 00:32, jean10lj disse: Pior que é complicado mesmo. Tem bastante estação ruim ou mal instalada. Da epagri e do Inmet a grande maioria é confiável. Mas daí no extremo oeste por exemplo estamos sem monitoraramento do Inmet praticamente. Só tem Dionísio Cerqueira mais, desde que cag**am com a de São Miguel do Oeste, que era excelente. Bom dia, Jean Uma pena que em pleno ano de 2024 a situação esteja nessa condição de desleixo no país. Era pra estar acontecendo justamente o contrário, com uma rede bem organizada e em perfeitas condições de funcionamento, com tudo interligado e de fácil acesso. É inacreditável que não tenha mais monitoramento aí no oeste, por parte do INMET. Aliás, em Junho, na época da discussão da "La Nina sim/La Nina não", alguém publicou que o INMET estaria falido (o q não é de se duvidar). Da minha fala, que não vou mais utilizar dados das estações particulares, não é bem assim, eu fiquei chateado pq esse negócio de "essa pode/essa não pode" enche o saco. Eu acredito que uma boa parcela das estações tem credibilidade. Na minha opinião, se for pra manter um padrão rígido de pensamento, não iremos mais poder utilizar dos históricos do INMET, as normais, já que tem muitos elementos desconhecidos por nós que colocariam em dúvida os registros. Das pws, as tuas eu confio pq dá pra perceber que vc é um cara chato pra caramba, quanto à isso. E quando tem algum problema, vc relata - não deixa as estações largadas. Mas assim, fazendo uma vista grossa, pq não dá pra exigir muita coisa numa terra sem lei, tirando algumas estações, boa parte é aproveitável. Claro que tem uma porção que são reprováveis, como a do Wolfgang que vc já mencionou mais de 1 vez, e essa de Ibirama que o Moretão falou. É complicado. Mudando um pouco o assunto, mas não muito, vc conhece ou já ouviu falar de um lugar chamado Iguaçu, na região de Chapecó (ou Xapecó, como falavam antes)? Tinha uma estação na região em meados do século passado que registrava mínimas excelentes, com absolutas anuais encostando e até ultrapassando -10°C. Essa informação que eu já conheço desde muito tempo atrás, a estação e os registros de "Iguaçu", descobri recentemente que se trata da estação de Xanxerê, aquela baixada famosa, onde as mínimas eram espetaculares, iguais ou parecidas com as da antiga estação de Palmas aqui no Paraná (até pq eram próximas, em termos regionais). Eu só vim a entender que Iguaçu era o nome antigo do local em Xanxerê, depois de fuçar nos históricos do INMET e desvendar (pq é assim q tem q ser, se tratando do "passado e do INMET" tudo junto. Esse registro do dia 7/7/44 com o maravilhoso -10,6°C vc encontra no banco de dados, porém lá aparece 10,6°C. Só que se vc for meio preguiçoso e sem interesse pela realidade obscurecida pelo tempo e pela pessoa que primeiro datilografou e pelo outra pessoa que futuramente iria digitalizar esse dado, ficará sem entender nada. E é geralmente o q as pessoas fazem. Então, temos esse registro de -10,6°C na data em questão. Nessa data, a tabela com os registros INMET aparece assim: A resolução tá ruim mas basta dar zoom: Florianópolis no dia tem 4,6°C e Blumenau 0,1°C. Isso leva a crer que Porto União teve -5,5°C e não 5,5°C e Campo Alegre -8,2°C e não 8,2°C, assim como a mínima em Curitibanos não bate os 6,8°C que seria corretamente -6,8°C. Mas como eu falei da outra vez, não é apenas uma questão de terem ignorado o sinal negativo antes do algarismo, mas também trocarem o código da estação na hora de passar à limpo (seja lá o q passar à limpo significasse na época da digitação). Eu digo isso pq justamente no dia 7/7/44, Xanxerê que teve -10,6°C pela manhã, aparece liderando as máximas (estadual) com 19,5°C na tabela, enquanto Curitibanos aparece em último lugar com 8,5°C. Essas duas deveriam ter suas máximas parecidas, num dia de geada severa e ampla e não uma diferença de 11°C kkk (a risada é de nervoso mesmo). Falando em máximas, tem lá na Wikipedia o registro de 39,9°C Xanxerê em 7/1/1947 que é uma profanação, pra dizer pouco. Nas tabelas do INMET vc detecta q tem coisa errada. Novamente, dá zoom. Veja o dia anterior e o posterior. Então, já pedindo desculpas pelo enorme texto - necessário, senão ninguém discute nada a não ser a fumaça e como tá ruim Setembro - devo dizer que é muito legal, pra falar o mínimo, que existam tantas estações disponíveis hoje, mesmo com alguns erros, pq dá pra detectar e corrigir se quiser, coisa que não dá pra fazer por exemplo com o passado obscuro. Vc descobriu onde era a velha estação de Caçador, quando ficou por lá fazendo o estágio? Edited September 19, 2024 at 01:15 PM by Carlos Campos 8 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted September 19, 2024 at 12:59 PM Share Posted September 19, 2024 at 12:59 PM Hoje, Belo Horizonte completa exatos 5 MESES sem chuva. Não se trata de chuva escassa, é nenhuma gota mesmo, um intervalo muito fora do padrão da cidade. É um dado que chama a atenção, especialmente pela conjuntura do padrão climático no país desde maio, mas tem muitos "poréns" importantes a se fazer sobre isso. Por aqui, essa longa estiagem de inverno tá repercutindo muito na imprensa e nas mídias sociais (perfis de influenciadores, por exemplo) e, a meu ver, de forma despretensiosa e oportunista. Muita gente chama o evento atual de "seca histórica" ou coisas do tipo. Bom, bora lá. Fiz um levantamento das chuvas desse ano na capital: Choveu bem na época das chuvas e basicamente não choveu na época de estiagem. O resultado é um balanço pluviométrico positivo até o momento. Essa manipulação de dados fica ainda mais evidente quando a gente pensa que uma única chuva em meados de julho, por exemplo, quebraria a sequência e não teria nada pra mostrar. como falei dias atrás, essa sequência de dias sem chuva não é relevante para a qualidade hídrica do estado. O que conta é o verão. No máximo, a falta de chuva no inverno (um desvio de - 30 mm) ajudou um pouco na intensidade dos incêndios (criminosos). Reservatórios (atualização 19/09/24): 59,4%. É um bom valor, já que estamos na porta do período chuvoso. Pior do que mentiras, são as meias verdades. ---------------------------------- Amanhecer fresquinho por aqui. 17,5°C. 7 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted September 19, 2024 at 01:19 PM Share Posted September 19, 2024 at 01:19 PM Sol aparecendo entre nuvens nessa manhã de quinta feira em São Paulo. Temos uma densa camada de fumaça nos níveis mais altos da atmosfera. Pelas estações do CGE, temos 19/20 graus tem grande parte da cidade. Já nos aeroportos às 10 horas, 20 graus em Congonhas e Cumbica. Mal dá para ver o azul do céu devido a essa fumaça comentada. 4 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted September 19, 2024 at 01:24 PM Share Posted September 19, 2024 at 01:24 PM Temos alguns núcleos de chuva próximos a grande SP nesse momento. Pela animação do satélite e dos radares, estão avançando em direção a capital paulista. Radar Imagem do satélite 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted September 19, 2024 at 01:48 PM Share Posted September 19, 2024 at 01:48 PM (edited) Em 18/09/2024 em 12:02, Carlos Campos disse: Fiz um comparativo (no geral) de como anda a variação térmica em duas posições latitudinais neste Setembro, só para ter uma idéia, e nada além disso. Escolhi algumas estações posicionadas dentro das latitudes 37°S e 27°S no sentido leste-oeste. Não levei em consideração fatores como por exemplo se a estação fica em topo ou baixada, apenas escolhi pela coerência nos registros e nenhuma que eu de fato me interessasse em especial. De cara, vc vê que as médias dão um salto tremendo, numa distância de apenas 10° de latitude. Eu diria, a grosso modo, que as temperaturas se elevaram uns 10°C, o q equivaleria à +1°C por paralelo/sentido norte e considero este um valor bem elevado, porém eu faltei algumas aulas de "como são calculadas as equivalências térmicas entre os pólos e o Equador", então eu fico devendo essa parte. Aqui tem uma coisa que chama atenção (ou não mais) que é a pequena variação nas duas estações chilenas, junto à costa do Pacífico. No meu ver, são áreas sempre frias, comparando com o interior, igual lá em Lima, bem ao norte 👇 O problema nessa costa oceânica, é eternamente a influência da corrente marítima que cruza todo o litoral oeste do continente. São ventos frios incessantes e aquela bruma horrível que quase nunca se dissipa. Mais ao sul, a dinâmica muda um pouco esse eterno clima morto e produz outros fenômenos que não apenas vento e bruma. Em La Serena, no centro norte do Chile, já dá pra perceber uma ligeira movimentação na dinâmica: Mas não se compara ao sul do país, onde a influência da latitude se faz muito presente e também (não menos importante) os sistemas de baixas e altas pressões se movimentando naquela região - Valdívia é mais dinâmica: Voltando aos registros das temperaturas em duas diferentes latitudes, 27°S e 37°C, tem q dizer que não se trata de uma condição "normal" essa bizarrice que ocorreu (e talvez se repita nas próximas semanas) onde o Sul do Brasil ferve na área continental, enquanto os argentinos e chilenos aproveitam a primavera legal. A causa é óbvia, a anomalia gerada por alguns fatores em 2024 que nós sabemos de cor e salteado: bloqueio, vento NW forte, dinâmica ruim, etc. Talvez seja a nova normalidade de final de inverno/primavera, quem sabe? Edit: a falha em todas as estações chilenas no dia 8/Set é devido ao apagão que houve no país (e eu nem sabia que teve, muito menos o motivo). Jesus, que LIXOOOO que tão essas "mérdias" em Ibirama. Edited September 19, 2024 at 01:49 PM by pindorama 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 19, 2024 at 01:58 PM Share Posted September 19, 2024 at 01:58 PM Em 19/09/2024 em 09:41, Carlos Campos disse: Florianópolis no dia tem 4,6°C e Blumenau 0,1°C. Isso leva a crer que Porto União teve -5,5°C e não 5,5°C e Campo Alegre -8,2°C e não 8,2°C, assim como a mínima em Curitibanos não bate os 6,8°C que seria corretamente -6,8°C. Acredito que seja isso mesmo que você esteja comentando, já escutei do pessoal comentando desses exatos erros. Se não me engano é tudo negativo mesmo. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 19, 2024 at 02:01 PM Share Posted September 19, 2024 at 02:01 PM Em 19/09/2024 em 09:41, Carlos Campos disse: Vc descobriu onde era a velha estação de Caçador, quando ficou por lá fazendo o estágio? Pior que eu não cheguei a pedir. Tenho desconfiança que seja o abrigo convencional que eu tirei foto. Em 19/09/2024 em 09:41, Carlos Campos disse: Esse registro do dia 7/7/44 com o maravilhoso -10,6°C vc encontra no banco de dados, porém lá aparece 10,6°C. Seguramente Iguaçu vem de Território Federal do Iguaçu que existiu entre 1943-1946 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 19, 2024 at 02:31 PM Share Posted September 19, 2024 at 02:31 PM Em 19/09/2024 em 11:01, jean10lj disse: Pior que eu não cheguei a pedir. Tenho desconfiança que seja o abrigo convencional que eu tirei foto. Seguramente Iguaçu vem de Território Federal do Iguaçu que existiu entre 1943-1946 Há q legal, deveria ter ficado assim kk Vc seria um iguaçuense em vez de catarinense. Trovejando bastante e parece q tem granizo no sul do Estado. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted September 19, 2024 at 03:25 PM Share Posted September 19, 2024 at 03:25 PM (edited) Em 19/09/2024 em 09:41, Carlos Campos disse: Bom dia, Jean Uma pena que em pleno ano de 2024 a situação esteja nessa condição de desleixo no país. Era pra estar acontecendo justamente o contrário, com uma rede bem organizada e em perfeitas condições de funcionamento, com tudo interligado e de fácil acesso. É inacreditável que não tenha mais monitoramento aí no oeste, por parte do INMET. Aliás, em Junho, na época da discussão da "La Nina sim/La Nina não", alguém publicou que o INMET estaria falido (o q não é de se duvidar). Da minha fala, que não vou mais utilizar dados das estações particulares, não é bem assim, eu fiquei chateado pq esse negócio de "essa pode/essa não pode" enche o saco. Eu acredito que uma boa parcela das estações tem credibilidade. Na minha opinião, se for pra manter um padrão rígido de pensamento, não iremos mais poder utilizar dos históricos do INMET, as normais, já que tem muitos elementos desconhecidos por nós que colocariam em dúvida os registros. Das pws, as tuas eu confio pq dá pra perceber que vc é um cara chato pra caramba, quanto à isso. E quando tem algum problema, vc relata - não deixa as estações largadas. Mas assim, fazendo uma vista grossa, pq não dá pra exigir muita coisa numa terra sem lei, tirando algumas estações, boa parte é aproveitável. Claro que tem uma porção que são reprováveis, como a do Wolfgang que vc já mencionou mais de 1 vez, e essa de Ibirama que o Moretão falou. É complicado. Mudando um pouco o assunto, mas não muito, vc conhece ou já ouviu falar de um lugar chamado Iguaçu, na região de Chapecó (ou Xapecó, como falavam antes)? Tinha uma estação na região em meados do século passado que registrava mínimas excelentes, com absolutas anuais encostando e até ultrapassando -10°C. Essa informação que eu já conheço desde muito tempo atrás, a estação e os registros de "Iguaçu", descobri recentemente que se trata da estação de Xanxerê, aquela baixada famosa, onde as mínimas eram espetaculares, iguais ou parecidas com as da antiga estação de Palmas aqui no Paraná (até pq eram próximas, em termos regionais). Eu só vim a entender que Iguaçu era o nome antigo do local em Xanxerê, depois de fuçar nos históricos do INMET e desvendar (pq é assim q tem q ser, se tratando do "passado e do INMET" tudo junto. Esse registro do dia 7/7/44 com o maravilhoso -10,6°C vc encontra no banco de dados, porém lá aparece 10,6°C. Só que se vc for meio preguiçoso e sem interesse pela realidade obscurecida pelo tempo e pela pessoa que primeiro datilografou e pelo outra pessoa que futuramente iria digitalizar esse dado, ficará sem entender nada. E é geralmente o q as pessoas fazem. Então, temos esse registro de -10,6°C na data em questão. Nessa data, a tabela com os registros INMET aparece assim: A resolução tá ruim mas basta dar zoom: Florianópolis no dia tem 4,6°C e Blumenau 0,1°C. Isso leva a crer que Porto União teve -5,5°C e não 5,5°C e Campo Alegre -8,2°C e não 8,2°C, assim como a mínima em Curitibanos não bate os 6,8°C que seria corretamente -6,8°C. Mas como eu falei da outra vez, não é apenas uma questão de terem ignorado o sinal negativo antes do algarismo, mas também trocarem o código da estação na hora de passar à limpo (seja lá o q passar à limpo significasse na época da digitação). Eu digo isso pq justamente no dia 7/7/44, Xanxerê que teve -10,6°C pela manhã, aparece liderando as máximas (estadual) com 19,5°C na tabela, enquanto Curitibanos aparece em último lugar com 8,5°C. Essas duas deveriam ter suas máximas parecidas, num dia de geada severa e ampla e não uma diferença de 11°C kkk (a risada é de nervoso mesmo). Falando em máximas, tem lá na Wikipedia o registro de 39,9°C Xanxerê em 7/1/1947 que é uma profanação, pra dizer pouco. Nas tabelas do INMET vc detecta q tem coisa errada. Novamente, dá zoom. Veja o dia anterior e o posterior. Então, já pedindo desculpas pelo enorme texto - necessário, senão ninguém discute nada a não ser a fumaça e como tá ruim Setembro - devo dizer que é muito legal, pra falar o mínimo, que existam tantas estações disponíveis hoje, mesmo com alguns erros, pq dá pra detectar e corrigir se quiser, coisa que não dá pra fazer por exemplo com o passado obscuro. Vc descobriu onde era a velha estação de Caçador, quando ficou por lá fazendo o estágio? Se nas baixadas do planalto Sul SC e Ausentes é um parto para registrar -10, fico imaginando em 950 m -14, sendo que estações da volta não condizem. Que frio foi este de 1952, -11 em Canoinhas. Que tanto registro absurdo em Caçador em questão de dias no inverno de 1952? Edited September 19, 2024 at 03:30 PM by Edison Bocorny Jr 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tavares Posted September 19, 2024 at 03:46 PM Share Posted September 19, 2024 at 03:46 PM 🚨Trovões em São Paulo. Que emoção! Tá chegando aquela época gostosa. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardosilva Posted September 19, 2024 at 04:08 PM Share Posted September 19, 2024 at 04:08 PM Em 19/09/2024 em 08:43, jean10lj disse: Caramba, como avançou para Sul essa fumaça em tão pouco tempo... --- Aqui em São Paulo ouço TROVOADAS, céu completamente cinza pela fumaça, impossível distinguir de onde vem essas nuvens, na estação CGE Pinheiros (mais próxima de onde estou) temos 23,6° no momento, com sensação de abafamento. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted September 19, 2024 at 04:14 PM Share Posted September 19, 2024 at 04:14 PM Em 19/09/2024 em 13:08, ricardosilva disse: Caramba, como avançou para Sul essa fumaça em tão pouco tempo... --- Aqui em São Paulo ouço TROVOADAS, céu completamente cinza pela fumaça, impossível distinguir de onde vem essas nuvens, na estação CGE Pinheiros (mais próxima de onde estou) temos 23,6° no momento, com sensação de abafamento. Chuva leve com as trovoadas aqui no Ipiranga nesse momento. 24° 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted September 19, 2024 at 04:24 PM Share Posted September 19, 2024 at 04:24 PM A nojeira voltou ! Fumaça no céu juizforano ! Temperaturas ainda agradáveis, entre 24C a 26C pelas estações. Mal se consegue visualizar o sol.... 4 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
edsr97 Posted September 19, 2024 at 05:03 PM Share Posted September 19, 2024 at 05:03 PM (edited) Em 04/09/2024 em 14:13, edsr97 disse: Fogo segue na ilha do bananal Segue o fogaredo na Ilha do Bananal - 19/09/2024 Seg Edited September 19, 2024 at 05:03 PM by edsr97 3 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted September 19, 2024 at 05:07 PM Share Posted September 19, 2024 at 05:07 PM Em São Paulo, mal dá para observar a nebulosidade devido a grande quantidade de fumaça. A luz do sol está bem fraca. Ao menos, a situação ainda está tranquila nos níveis mais baixos da atmosfera. Estamos ainda sob os efeitos daquele cavado. Assim, ocorrem algumas pancadas isoladas na capital e também na grande SP. Pelas estações do CGE, grande parte da cidade registra 23/24 graus. Já no extremo sul, faz apenas 19 graus. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted September 19, 2024 at 05:35 PM Share Posted September 19, 2024 at 05:35 PM Em 19/09/2024 em 13:08, ricardosilva disse: Caramba, como avançou para Sul essa fumaça em tão pouco tempo... --- Aqui em São Paulo ouço TROVOADAS, céu completamente cinza pela fumaça, impossível distinguir de onde vem essas nuvens, na estação CGE Pinheiros (mais próxima de onde estou) temos 23,6° no momento, com sensação de abafamento. Então a impressão que eu tive hoje não estava errada, porque temos nuvens altas e estava um pouco difícil distinguir se havia fumaça ou não. Agora 27,3° com 57%. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted September 19, 2024 at 05:49 PM Share Posted September 19, 2024 at 05:49 PM Em 19/09/2024 em 14:35, Marcos disse: Então a impressão que eu tive hoje não estava errada, porque temos nuvens altas e estava um pouco difícil distinguir se havia fumaça ou não. Agora 27,3° com 57%. Cidade mais ao sul da RM Barra do Ribeiro já tem 20 graus. Tempo virando antes do que GFS previa aqui 32 graus, vai virar 29 e o euro vai acertar. 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts